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Ver Versão Completa : Novato em trilha pede ajuda e dica!!!



Mancha
15/06/2012, 09:18
Pessoal, algumas dúvidas do que aconteceu comigo:

Esse feriado eu peguei uma trilha sozinho e fui até aonde a Tracker (original) aguentou. Quando ficou impossível de continuar eu fui virar o carro e parte do terreno desbarrancou, deixando a roda direita da frente sem contato nenhum com o solo. Bom, o carro não saia do lugar e estava pendurado, a única coisa que segurou ele foi um morrinho de terra que escorou o carro atrás da roda dianteira e pela parte de plástico (esqueci o nome) que fica embaixo da porta. Bom, consegui socorro com uns motoqueiros (12) que passavam na trilha e conseguimos tirar o carro. Agora vem a dúvida 1.

1º Enquanto derrapava para tentar sair eu resolvi engatar a reduzida. Está certo ou nesse caso não adiantaria?

2º Depois de tirar o carro da ribanceira, desliguei o carro e depois de alguns minutos quando liguei, a luz do ABS ficou acessa direto, mas apagou depois de uns minutos (ficou mais tempo acesa que o normal). Os freios estão normais mas será que posso ter denificado alguma coisa no sistema? Tem algo que eu possa fazer para verificar?

Bom, continuando na trilha eu passei por uma parte muito difícil e que foi no limite (ou mais) da altura do carro, quando forcei um pouco mais ele fez um barulho, como se não estivesse com escapamento, barulho alto, mas saiu da erosão. O barulho passou mas ficoiu a dúvida:

3º Esse barulho é normal, quando é exigida muita força do carro?


Lições aprendidas... respeite o limite do carro e me preparar melhor para essas empreitadas, comprando corda, etc... já que sempre estarei sozinho (com a namorada) nessas trilhas.

Quem puder ajudar eu agradeço e aceito dicas de o que levar de material e onde comprar em Sampa acessórios de emergência para trilheiros solitários rsrsrs


Abs

nanito
15/06/2012, 11:53
Pessoal, algumas dúvidas do que aconteceu comigo:

Esse feriado eu peguei uma trilha sozinho e fui até aonde a Tracker (original) aguentou. Quando ficou impossível de continuar eu fui virar o carro e parte do terreno desbarrancou, deixando a roda direita da frente sem contato nenhum com o solo. Bom, o carro não saia do lugar e estava pendurado, a única coisa que segurou ele foi um morrinho de terra que escorou o carro atrás da roda dianteira e pela parte de plástico (esqueci o nome) que fica embaixo da porta. Bom, consegui socorro com uns motoqueiros (12) que passavam na trilha e conseguimos tirar o carro. Agora vem a dúvida 1.

1º Enquanto derrapava para tentar sair eu resolvi engatar a reduzida. Está certo ou nesse caso não adiantaria?

2º Depois de tirar o carro da ribanceira, desliguei o carro e depois de alguns minutos quando liguei, a luz do ABS ficou acessa direto, mas apagou depois de uns minutos (ficou mais tempo acesa que o normal). Os freios estão normais mas será que posso ter denificado alguma coisa no sistema? Tem algo que eu possa fazer para verificar?

Bom, continuando na trilha eu passei por uma parte muito difícil e que foi no limite (ou mais) da altura do carro, quando forcei um pouco mais ele fez um barulho, como se não estivesse com escapamento, barulho alto, mas saiu da erosão. O barulho passou mas ficoiu a dúvida:

3º Esse barulho é normal, quando é exigida muita força do carro?


Lições aprendidas... respeite o limite do carro e me preparar melhor para essas empreitadas, comprando corda, etc... já que sempre estarei sozinho (com a namorada) nessas trilhas.

Quem puder ajudar eu agradeço e aceito dicas de o que levar de material e onde comprar em Sampa acessórios de emergência para trilheiros solitários rsrsrs


Abs

1ª lição é: não ir sozinho pra trilha. A não ser que tu conheças a trilha e ela seja fácil.

Se quiser ir sozinho, adquira experiência e tenha um guincho elétrico pelo menos na viatura.

Quanto ao engate da reduzia, o certo é engatá-la antes do obstáculo e não durante o obstáculo. 4x4 hi tu usas somente em trânsito/velocidade de cruzeiro na trilha, no chão batido e meio escorregadio por exemplo.

Quanto ao barulho, a surdina tem tipo uma emenda com mola, pode ser que o silencioso tenha trancado em alguma pedra e forçou a abertura dessa emenda, ocasionando esse ruído alto.

Grande abraço!

Elisson
15/06/2012, 16:02
Confirmo o que o amigo Nanito mencionou! Assinado.

hurry-gurits
15/06/2012, 17:36
1ª lição é: não ir sozinho pra trilha. A não ser que tu conheças a trilha e ela seja fácil.

Se quiser ir sozinho, adquira experiência e tenha um guincho elétrico pelo menos na viatura.

Quanto ao engate da reduzia, o certo é engatá-la antes do obstáculo e não durante o obstáculo. 4x4 hi tu usas somente em trânsito/velocidade de cruzeiro na trilha, no chão batido e meio escorregadio por exemplo.

Quanto ao barulho, a surdina tem tipo uma emenda com mola, pode ser que o silencioso tenha trancado em alguma pedra e forçou a abertura dessa emenda, ocasionando esse ruído alto.

Grande abraço!

X2

Só um complemento, a reduzida somente se engata com o carro parado, e com as rodas alinhadas com as traseiras, se você ficar dando soquinho vai forçar o sistema sem necessidade, se tentar passar na brutalidade seu bolso não vai gostar, lembre-se um 4x4 é forte mas não indestrutível, alguns donos se esquecem disso e voltam no guincho.

Tenha com você sempre uma cinta e duas anilhas pelo menos, uma pá pequena, um macaco do tipo "torre" já me ajudou algumas vezes, levanta e empurra o carro pro lado pra sair da vala.... mas ainda assim é melhor evitar ir sozinho.....
boa sorte

Mancha
15/06/2012, 18:39
Pessoal, valeu mesmo, vou atrás dos equipamentos. Mas infelizmente, vai ser difícil de encarar as trilhas acompanhado. De qualquer forma vou mais na boa. Quanto a engatar a reduzida eu sabia que era com as rodas alinhadas, tenho aprendido muito no fórum, a teoria, a prática tem vindo aos poucos.

Outra dúvida, se eu estiver com a parte da frente virada para um abismo, que era o caso. Eu poderia (se eu tivesse) passar o cabo de aço por debaixo do veículo e ancorar em uma árvore atrás do carro??


Abs e desculpem a noobice

pmarc
16/06/2012, 16:23
Mas infelizmente, vai ser difícil de encarar as trilhas acompanhado.

É melhor não ir sozinho.



Outra dúvida, se eu estiver com a parte da frente virada para um abismo, que era o caso. Eu poderia (se eu tivesse) passar o cabo de aço por debaixo do veículo e ancorar em uma árvore atrás do carro??


Dá, mas é meio complicado. Tem videos no Youtube, é só procurar. Tem alguns tópicos no forum de condução offroad com boas dicas.

Edemar
17/06/2012, 21:07
Se você vai somente com a namorada, restrinja tuas aventuras à estradinhas no máximo com algum barro e atoleiros bem fáceis.
TRLHAS !.... - Somente acompanhado de outra viatura tão ou mais equipada quanto a sua(desejável). - Já que gosta de incursões, mantenha sempre algums equipamentos no carro. (cintas, pá, inchada....)

Elisson
18/06/2012, 11:27
Pessoal, valeu mesmo, vou atrás dos equipamentos. Mas infelizmente, vai ser difícil de encarar as trilhas acompanhado. De qualquer forma vou mais na boa. Quanto a engatar a reduzida eu sabia que era com as rodas alinhadas, tenho aprendido muito no fórum, a teoria, a prática tem vindo aos poucos.

Outra dúvida, se eu estiver com a parte da frente virada para um abismo, que era o caso. Eu poderia (se eu tivesse) passar o cabo de aço por debaixo do veículo e ancorar em uma árvore atrás do carro??


Abs e desculpem a noobice

No caso de ancoragem, é mais fácil você usar o ponto traseiro e não passar o cabo por baixo do veículo podendo ocasionar dano em alguma parte frágil. Não sei os trackers, mas meu GV veio com um gancho ao lado do tanque fixado por dois parafusos no chassi. Retirei esse gancho para colocar o engate traseiro.
Veja no seu carro se há esse gancho, caso tenha aconselho usar ele ao invés da argola do parachoque pois a mesma é bem frágil!!!! E caso tenha engate traseiro, use o engate.

Mancha
25/06/2012, 23:06
Bom, os amigos tem razão, vou ter que me limitar, por hora, em pequenas incursões em estradas Off... vou procurar um Jipe Clube na região do ABC Paulista ou São Paulo e trocar idéia com o pessoal.
Valeu novamente!

Octavio
26/06/2012, 13:31
Mancha,

reitero o que os companheiros falaram acima, NUNCA faça uma trilha sozinho, sem a companhia de PELO MENOS mais um veículo, eu e meus amigos já ajudamos muitas pessoas que passaram pela mesma situação que você e algumas vezes tiveram inclusive prejuízo material por estragarem demais o veículo em locais que eles entraram e não conheciam ( uma vez demoramos umas 4 horas para tirar um cara que tinha entrado no pinheirinho com um Jeep e a namorada e tombou de lado às 11 horas da noite - sorte dele que ainda estávamos no Pedrão e ele foi lá procurar ajuda!).
Procure mesmo um jeep clube ou reúna alguns amigos que tem jeep e veja que é muito mais legal fazer as trilhas com mais gente!
Ah, e não esqueça de colocar PELO MENOS as proteções inferiores ( cárter - câmbio e t-case e tanque ) no seu carro, vc. vai ver que é muito mais barato que consertar algo que quebre lá embaixo!

Boa sorte!

abs!

Edemar
26/06/2012, 19:13
Tanto lugar mais interessante pro cara ir com a "menina" de noite e ele leva ela prá tombar na trila !.......