PDA

Ver Versão Completa : Discovery 3 2009 HSE ou SE

Serengetiman
14/06/2012, 17:59
Estou atrás de uma Disco 3 2009 HSE ou SE queria saber o que olhar no carro para evitar entrar em uma roubada. Afinal comprar um veículo usado por um valor alto e ter dor de cabeça com ele é a última coisa que desejo. Tenho uma SW4 1998 com apenas 63000km rodados e pretendo ficar com ela, pois carro bom que não dá dor de cabeça é esse da Toyota. Gosto do design das Disco 3 e 4, o carro é realmente muito atraente e dizem que o motor é um verdadeiro canhão. Qualquer dica será muito bem-vinda, obrigado.

Renato Franco
14/06/2012, 18:25
Olá amigo,

Lamento te dizer, mas não existe Disco 3 2009. As últimas vieram em 2008, modelo 2009. Aí ficou um tempo sem vir e, quando voltou, já era a Disco 4, ano 09 modelo 10. Disco 3 09/09 não tem no Brasil.

Acho que vc tem que olhar o básico que veria em qualquer carro: revisões, ausência de batidas fortes, se tudo está funcionando (verifique a suspensão a ar, se sobe e desce a frente e a traseira ao mesmo tempo, senão é sinal de compressor cansado).

As buchas de suspensão da Discovery são muito macias, mas o material não aguenta muito tempo. Troquei as minhas com 72 kkm, é a recomendação normal. Correia dentada só acima de 144 kkm.

A minha já passou dos 100 kkm, e está tudo em cima, sem nenhum problema, só que não dá pra comparar com a manutenção da SW4, pois a Disco é um carro muito mais complexo, desde a suspensão, sistemas eletrônicos, bancos, teto solar (especialmente a HSE, como a minha), e também MUITO mais confortável. Quem fez o upgrade não volta jamais à Toyota, com o perdão dos apaixonados.

O motor da D3 é o V6 2.7. Não é um canhão, mas o câmbio de seis marchas aproveita muito melhor a potência e torque, permitindo rodar com giros muito baixos, sem ruído e com economia (já viajei em caravana com SW4, e o consumo é uns 10% menor, apesar da Disco pesar quase uma tonelada a mais).

Se quiser um canhão, tem que pegar a D4, com motor 3.0. Acelera de 0 a 100 por hora em 9 segundos, mais ou menos igual um Camry, só que a Diesel e com 2.700 kg.

Não se assuste com as histórias do Diesel. É só saber abastecer e trocar os filtros regularmente que não dá nada. Já viajei o Brasil inteiro e o Cone Sul, sem qualquer problema. Nunca usei o S-50, só diesel comum, sem aditivar, em posto que tem alto giro de combustível (que abastece muitos caminhões - posto de avenida chique é fria, o diesel fica velho).

Bem vindo ao clube.

Serengetiman
14/06/2012, 18:44
Renato, quando disse 2009 era o modelo mesmo ok. Eu sei que não há termos de comparação com as SW4, meu medo é me decepcionar com sucessivas dores de cabeça a cada viagem mais longa e por lugares remotos. Algo que uma Toyota te dá é a confiança quando se trafega em lugares longe de tudo no meio do nada. Gostaria de comprar uma Disco e ficar pelo menos o primeiro ano sem um problema, justamente para ganhar confiança no carro. Não tenho pressa e vou olhar varias com calma. Tem muita vantagem a 2008/2009 em relação a 2008? Amanhã vou ver uma HSE 2008. Acho que a Disco 3 é um canhão se comparada a SW4 de 116 cv hehehe. Muito obrigado pelas dicas, tenho certeza que dirigir uma Disco 3 deve ser um elixir para a alma. Disco 4 é demais mas está fora do orçamento, quem sabe no futuro se gostar da Disco 3. Grande abraço.

Renato Franco
14/06/2012, 19:23
Oi amigo,

Como te disse, já fui pro Atacama e sul do Chile, várias vezes ao Nordeste, viajo muito a trabalho, e NUNCA fiz manutenção não programada (traduzindo, ficar na mão). Sei que, se acontecer, a coisa complica, pois não é qualquer mecânico que resolve.

As comparações que fiz com a SW4 foram com a atual, de 163 cv. Em relação à 116 realmente dá muita diferença, se bem que, jipe por jipe, fico com a antiga, é um SENHOR jipe, extremamente robusta e econômica. Gosto muito do carro (a antiga, friso).

Quanto às diferenças do modelo 9, é só o desenho da roda, mas o pessoal pede 20 ou 30 mil a mais por causa disso. Eu, quando peguei a minha, paguei mais barato em uma HSE 2008 do que uma SE 8/9 que estava vendo na época, e com quilometragens similares.

Sugestão: eu não me fiaria muito na quilometragem. Prefiro um carro com 100 mil km de estrada do que um com 30 mkm de uso urbano. O uso urbano desgasta muito o carro, especialmente um grande e pesado como a Disco. Eu uso a minha EXCLUSIVAMENTE na estrada, para andar na cidade tenho um carrinho pequeno.

Espero ter ajudado.

Abs.

Serengetiman
14/06/2012, 20:04
Mais uma vez muito obrigado pela resposta Renato. Vi que as rodas são um pouco diferentes, as 2009 tem um furinho em cada aro da roda. Pensei em uma 2009 por ser mais nova, menos chances de dar problemas talvez (nem sempre). Carro usado é ver com calma e dar sorte de ser um carro realmente bem cuidado e sem problemas ocultos. Eu acho as Disco 3 e 4 os SUVs mais bonitos e com tecnologia muito acima da concorrência, não dá para comparar. Só espero dar sorte e encontrar uma que me satisfaça plenamente e me passe a confiança de viajar muito e descobrir lugares remotos nesse mundão, abraço meu caro.

neilsonhenriques
15/06/2012, 01:15
Só espero dar sorte e encontrar uma que me satisfaça plenamente e me passe a confiança de viajar muito e descobrir lugares remotos nesse mundão, abraço meu caro.

Só encontra quem procura. Dificilmente o contrário acontece.

O carro é um devorador de estradas. Muito parrudo. Não existe distância dentro de um Discovery e não tenho dúvidas de que um carro desses bem cuidado te levaria em qualquer lugar do mundo, até no Serengeti, se tiver disposição ($$$) pra embarcá-lo pra Tanzânia. :cool:

As dicas do Renato Franco resumem muito bem o que se deve observar e espero que consiga encontrar algum bem cuidado.

Abraços e boa sorte. Precisando de informações, estamos por aqui. :concordo:

Neilson

Serengetiman
16/06/2012, 00:12
Valeu pela dica Neilson, hj testei uma 2008/2009 SE e gostei muito do carro em si. Andei pouco e para falar a verdade mas deu para ter uma idéia, esperava um pouco mais do motor. Não sei se foi a expectativa de tanta gente falando que o carro anda muito. Fiquei surpreso de verdade com o silêncio em que o motor trabalha, incrível para um motor a diesel. Testei a suspensão a ar e calculo que ela deve subir do normal para o offroad cerca de 5 cm, não é muito mas ajuda. Parece ter um apetite danado para uma estrada asfaltada de boa qualidade, só aumentou a vontade de viajar em uma. É isso, vou ber outras para ver qial me agrada mais.

Renato Franco
17/06/2012, 10:27
Olá amigo,

A suspensão sobe 9 cm no padrão off-road, e ainda pode subir mais 1" caso ela enrosque em algum obstáculo, mas este acionamento suplementar é automático, sem interferência do piloto, e volta automaticamente à altura padrão 'off road assim que liberada do obstáculo (não me pergunte como ela sabe que está enroscada, mas sabe).

No modo de acesso ela abaixa 5 cm, com uma variação total de 14 cm, mas a de "emergência".

No modo off-road, a altura livre do solo chega a 31 cm, nem troller original tem esta altura livre.

Como te disse, o motor não é "canhão" que falam (digo o 2.7, não o 3.0), mas a suavidade e silêncio são superlativos.

Se quiser um motor mais forte sem ter que comprar um carro mais novo, a Range Rover Sport 2008 tem uma versão V8 diesel, que é um absurdo de bom. Mais silencioso e suave ainda, e com 272 cv e 65 kgfm de torque. Esse é um canhão, e compra por pouca a coisa mais que uma D3. Questão de gosto.

Por fim, cuidado ao sair na estrada com a Disco (ou RRS). Como dizem aqui no forum, vc volta com um carnet no bolso (rs).

Abs.

Serengetiman
19/06/2012, 10:19
Olá amigo,

A suspensão sobe 9 cm no padrão off-road, e ainda pode subir mais 1" caso ela enrosque em algum obstáculo, mas este acionamento suplementar é automático, sem interferência do piloto, e volta automaticamente à altura padrão 'off road assim que liberada do obstáculo (não me pergunte como ela sabe que está enroscada, mas sabe).

No modo de acesso ela abaixa 5 cm, com uma variação total de 14 cm, mas a de "emergência".

No modo off-road, a altura livre do solo chega a 31 cm, nem troller original tem esta altura livre.

Como te disse, o motor não é "canhão" que falam (digo o 2.7, não o 3.0), mas a suavidade e silêncio são superlativos.

Se quiser um motor mais forte sem ter que comprar um carro mais novo, a Range Rover Sport 2008 tem uma versão V8 diesel, que é um absurdo de bom. Mais silencioso e suave ainda, e com 272 cv e 65 kgfm de torque. Esse é um canhão, e compra por pouca a coisa mais que uma D3. Questão de gosto.

Por fim, cuidado ao sair na estrada com a Disco (ou RRS). Como dizem aqui no forum, vc volta com um carnet no bolso (rs).

Abs.

Obrigado pelas informações Renato, 9cm está excelente é que eu tinha lido em algum lugar que eram apenas 5cm, mas 9 cm me surprendeu, ótimo. Andei em outra 2008 HSE, com apenas 70000 kms mas achei estranho o banco estar meio encardido, o acabamento de veludo no batente da porta todo poído,alguns arranhões no teto, enfim achei que estava feia e o hodômetro com certeza foi adulterado.Como gosto de carro perfeito sem detalhes tenho que ter paciência e procuar com calma, a qualquer momento aparece um filé. Mas que a HSE é cheia de eletrônicos isso ela é hehehe. não vejo a hora de estar com a minha e sair de férias, vou estrear ela no Pantanal. Abraço.

Bira75
27/06/2012, 19:13
Serengetiman

Estou tbm a procura da mesma viatura, tanto ano como modelo.
Voce ja encontrou a sua? se precisar de algum auxilio aqui no Sul e puder ajudar é só prender o grito.
Abr

Serengetiman
28/06/2012, 01:01
Só hj vi os posts por isso não respondi antes. Bira como vc viu tá difícil conseguir uma D3 2009 meu caro, muito obrigado pela oferta de sua ajuda, qualquer coisa grito mesmo. Eu queria comprar até início de agôsto quando entro de férias e já queria viajar com ela. Se não aparecer uma vou ter vque ir de SW4 mesmo e deixo para comprar depois. Mas poder viajar com ela já nas férias seria demais, abs a todos.

Serengetiman
12/07/2012, 00:41
Bem finalmente comprei a Disco e estou em processo de fazer seguro, vistoria etc. Queria logo pegar confiança no carro, pois devo rodar uns 7000 kms agora em agosto nas minhas férias, Pantanal Norte, Pantanal Sul (Estrada Parque)etc. Seguro do Bradesco com cotação de 7900 reais, acabei fazendo com um amigo pela Sul Anérica por 4800 em quatro vezes. Amanhã pretendo trocar o óleo do motor, pois vi que a última revisão foi aos 58000 kms e está agora com 70000kms. A próxima revisão pelo que vi é com 72000 kms. Vcs acham que devo trocar mais algum fluido antes de viajar? Lógico vou checar todos os níveis deles. O carro é uma delícia e andando na estrada pude perceber que ele anda algo mais do que a minha SW4 e não um pouco mais como havia dito anteriormente. Abraço a todos.

Renato Franco
12/07/2012, 15:32
Bem finalmente comprei a Disco e estou em processo de fazer seguro, vistoria etc. Queria logo pegar confiança no carro, pois devo rodar uns 7000 kms agora em agosto nas minhas férias, Pantanal Norte, Pantanal Sul (Estrada Parque)etc. Seguro do Bradesco com cotação de 7900 reais, acabei fazendo com um amigo pela Sul Anérica por 4800 em quatro vezes. Amanhã pretendo trocar o óleo do motor, pois vi que a última revisão foi aos 58000 kms e está agora com 70000kms. A próxima revisão pelo que vi é com 72000 kms. Vcs acham que devo trocar mais algum fluido antes de viajar? Lógico vou checar todos os níveis deles. O carro é uma delícia e andando na estrada pude perceber que ele anda algo mais do que a minha SW4 e não um pouco mais como havia dito anteriormente. Abraço a todos.

Olá amigo,

Parabéns pela aquisição. Andei dando uma olhada aqui pela minha região, mas D3 virou mosca branca. Acabei recebendo duas ofertas pela minha (rs).

O portela aqui do forum disponibilizou em seu site (me parece que csenna.com) as planilhas de manutenção da D3, com tudo o que tem que fazer e quando. Tenho as cópias impressas em meu escritório, mas estou em viagem. Caso vc não consiga aqui no site te passo em pvt.

Quanto ao seguro, vc já fechou, mas tenho feito com a Chubb, indicada pela Eurobike e especializada em importados, ficou em 3.800 (classe bonus 10, e no interior de SP), e as franquias são razoáveis.

Quanto ao desempenho, faça a viagem com a D3 e depois tente viajar com outra viatura... A diferença não se percebe tanto quando se vai para ela, mas sim,, quando se sai dela, a não ser que para uma D4, com 256 cv, oito marchas, etc., etc.

Abs. e boa viagem.

Serengetiman
12/07/2012, 16:21
Olá amigo,

Parabéns pela aquisição. Andei dando uma olhada aqui pela minha região, mas D3 virou mosca branca. Acabei recebendo duas ofertas pela minha (rs).

O portela aqui do forum disponibilizou em seu site (me parece que csenna.com) as planilhas de manutenção da D3, com tudo o que tem que fazer e quando. Tenho as cópias impressas em meu escritório, mas estou em viagem. Caso vc não consiga aqui no site te passo em pvt.

Quanto ao seguro, vc já fechou, mas tenho feito com a Chubb, indicada pela Eurobike e especializada em importados, ficou em 3.800 (classe bonus 10, e no interior de SP), e as franquias são razoáveis.

Quanto ao desempenho, faça a viagem com a D3 e depois tente viajar com outra viatura... A diferença não se percebe tanto quando se vai para ela, mas sim,, quando se sai dela, a não ser que para uma D4, com 256 cv, oito marchas, etc., etc.

Abs. e boa viagem.

Obrigado pela dica do seguro Renato, ano que vem coto com eles, mas pelos preços que vi suspirei de alivio quando consegui esse preço de 4800 reais. Tive de deixar o carro para trocar óleo numa loja, pois nenhuma concessionária Land tinha o filtro de óleo, só a de Friburgo (sic). Mandei fazer o alinhamento tb e me disseram lá na loja que tem de alinhar as rodas traseiras tb, para mim é novidade, mas o preço algo salgado!
Tenho umas dúvidas:
1- Usando o cambio no manual (tiptronic) numa estrada será que fica mais economico?
2- Posso passar do automático para o tiptronic com o veículo em movimento né? (É o primeiro veículo automático que compro)
3- No painel vi que tem o TRIP, como zerar ele? Ainda não tive muito tempo de fuçar o painel nem o manual. Depois de zerar, aquele consumo que aparece é o do trecho da TRIP né? Não tem o consumo instantâneo não?
4- Reparei que o curso da suspensão desde o mais baixo até o mais alto varia apenas uns 15 cm no máximo é isso mesmo?

A medida que forem surgindo as dúvidas recorrerei ao forum que tem muito guru de Land, abração a todos.

Serengetiman
12/07/2012, 18:28
Mais uma pequena dúvida, estando no cambio automático tem como saber em que marcha o veículo está naquele momento?

Angelo Jr
12/07/2012, 18:30
Mais uma pequena dúvida, estando no cambio automático tem como saber em que marcha o veículo está naquele momento?

cara, na pajero full do meu pai, quando coloca no sequecial, aparece a indicação de marcha, mas não quando totalmente automatizada

Serengetiman
13/07/2012, 01:36
Valeu Angelo, então a Pajero é igual a Disco 3 quando vc coloca no tiptronic aparece em qual marcha está no painel.

Angelo Jr
13/07/2012, 02:06
creio eu q sim, se num carrinho mais "barato" tem isso, creio eu q a disco 3 tmb tem. meu pai já andou numa disco 3, e ele geralmente usa o tiptronic, e nem me falou nada de não aparecer a marcha

Bira75
13/07/2012, 09:45
Parabéns pelo achado Angelo!

Que lhe traga muitas alegrias. Se puder ir colocando suas impressões aqui seria de grande ajuda aos novatos como eu.
continuo na esperança de encontrar uma.aqui no Sul e difícil demais de encontrar algo.

Abracao

Angelo Jr
13/07/2012, 09:51
shuahsua, infelizmente ainda não é achado, a discovery é de um primo meu, mas to na luta pra convencer o pai a dar o seguro da pajero (meu irmão bateu ela, PT) como entrada em uma disco 3, mas acho q vamos ficar com uma pajero full mais nova (pra garantir, caso meu irmão bata de novo)

Bira75
13/07/2012, 10:50
shuahsua, infelizmente ainda não é achado, a discovery é de um primo meu, mas to na luta pra convencer o pai a dar o seguro da pajero (meu irmão bateu ela, PT) como entrada em uma disco 3, mas acho q vamos ficar com uma pajero full mais nova (pra garantir, caso meu irmão bata de novo)

Me perdoa Angelo, a menssagem anterior era para o achado do Serengeti.

Abraços

Angelo Jr
13/07/2012, 11:02
Me perdoa Angelo, a menssagem anterior era para o achado do Serengeti.

Abraços

de boa, já aconteceu shauhsuah =)

neilsonhenriques
13/07/2012, 16:04

Parabéns pela escolha. O carro é espetacular, sem dúvida e vai te trazer muitas alegrias. :palmas:

Moro aqui na Cidade Favela e o seguro é de R$ 4.800 com classe de bônus 10 pela Porto Seguro. Sendo a sua a diesel, o valor está muito bom dependendo de onde você mora.

Aconselho a já importar as peças da próxima revisão e incluindo pastilhas e discos de freio, caso estejam na espinha. Como o processo de importação as vezes é lento, quanto mais rápido começar, mais barata vai ficar a manutenção.

Abraço e boa sorte ! :concordo:
Neilson

Serengetiman
13/07/2012, 17:03
Parabéns pela escolha. O carro é espetacular, sem dúvida e vai te trazer muitas alegrias. :palmas:

Moro aqui na Cidade Favela e o seguro é de R$ 4.800 com classe de bônus 10 pela Porto Seguro. Sendo a sua a diesel, o valor está muito bom dependendo de onde você mora.

Aconselho a já importar as peças da próxima revisão e incluindo pastilhas e discos de freio, caso estejam na espinha. Como o processo de importação as vezes é lento, quanto mais rápido começar, mais barata vai ficar a manutenção.

Abraço e boa sorte ! :concordo:
Neilson

Bom dia Neilson. Bem mandei trocar o óleo e filtro de óleo, 385 reais ufa, quase cai para trás, alinhamento completo das 4 rodas com camber e caster 330 reais, só para começar a brincadeira 705 reais hehehe. As pastilhas foram trocadas a pouco e a bateria tb é zerada. Estava pensando em fazer a revisão dos 72000km em Cuiabá, já até marquei, visto que vou passar por lá mesmo, 1200 reais o que acham? É bom para ter o carimbo no manual creio. O carro mais parece uma nave espacial, tem até cheiro de avião na cabina. Neilson vc sabe me dizer se usando o cambio no manual o carro fica mais economico? Isso é para numa emergência de estar com pouco combustivel e longe de um posto, saber como proceder da melhor forma, mas nessa ida ao Pantanal vou andar sempre com um galão de 20 litros de reserva. Abraço

Renato Franco
14/07/2012, 09:41
Olá amigo,

Vamos às respostas:

1 - Quando estou na estrada costumo usar o manual, em 6a marcha. No automático, o câmbio joga 5a em qualquer subida, aumentando o consumo, e o motor toca em 6a tranquilo. Com o cruise control, então, amarro ele em 6a e deixo a velocidade cair um pouquinho na subida, para evitar que o câmbio reduza as marchas.

2 - Pode passar à vontade do manual pro automático. Observe que, quando vc passa do automático para o manual, ele entra primeiro no modo "sport", ainda automático, de modo que é necessário dar um toquinho para a frente na alavanca para ele "entender" que vc quer o manual. Se vc tirar o pé na hora de mover a alavanca, ele não reduz a marcha, o que sempre ocorre quando entra no modo "sport". Com o tempo pega a manha.

3 - para resetar as funções do computador tem que apertar por 3 segundos o botão no bigode esquerdo. O consumo médio é sempre o da última resetada. Não tem indicação de consumo instantâneo (o qual, ademais, não tem utilidade efetiva).

4 - o curso normal da suspensão é de 14 cm - 5 para baixo (modo access) e 9 para cima (modo off road). Ela sobe mais uma polegada quando encalha, mas é automático, sem atuação do piloto, aparecendo uma mensagem no painel, e logo depois retorna ao modo off road normal - DICA: NÃO USE a suspensão elevada em longos percursos, mas apenas para atravessar o obstáculo em que se fizer necessário, senão o compressor superaquece e desativa todas as funções especiais da suspensão, além de abreviar sua vida útil.

Quanto aos demais temas: a marcha só aparece no painel quando vc está no modo manual, no modo automático não precisa saber, que o cambio faz tudo sozinho. Com o tempo vc aprende a correlacionar a velocidade o e o giro, e saber a marcha que está mesmo no automático.

O preço da troca de oleo e filtro é esse mesmo. Todos os carros que usam oleo sintético gastam por aí. Meu Jetta gasta 250,00 cada troca, e é a cada 10 mkm, enquanto a Land é com 12 mkm. O alinhamento tem que ser das quatro rodas, por conta da suspensão ativa, mas te enfiaram a faca. Pago 110 reais na concessionária aqui.

Abs.

Serengetiman
14/07/2012, 14:41
Primeiraente muitíssimo obrigado pelas suas respostas Renato, muito elucidativas. Cara, para falar a verdade quanto mais leio o manual, mais surgem dúvidas. Pelo que vi o controle de tração e de estabilidade estão sempre prontos para entrar em ação quando se dirige. Se for pegar um areião ou um trecho com muita lama está escrito que é bom desativar o controle de estabilidade apertando a tecla HDC no painel, isso faz muita diferença no desempenho do veículo ao vencer um trecho mais complicado? Se vc atola estando na altura todo terreno o carro automáticamente sobe mais 1,5 cm para tentar te tirar do enrosco, ai se vc pressionar a tecla que regula a altura da suspensão para cima por tres segundoa ela ainda sobe mais um pouco, vc já precisou disso? Troquei o óleo e reparei que sumiu um barulhinho de batida de pino (castanholada) que tinha quando acelerava (ufa que alivio). Isso mostra que o ex-dono não trocou o óleo do motor nos últimos 10000kms recomendados, como tem gente que esquece das regras básicas de manutenção de um veículo! Espero que não tenha afetado nada do motor hehehe. Grande abraço Renato, a Disco 3 é udo o que vc falava dela e mais alguma coisa. A minha sendo SE não tem cruise control que deve ser uma mão na roda quando em longos trechos de estrada asfaltada. Foi bom vc ter falado que é melhor usar a altura off road apenas para se vencer os obstáculos, depois retornar para a altura normal. Achei que podia deixar na altura off direto depois de entrar na estrada de terra. Faz sentido o que vc disse com certeza. Quando estive na Land Rio tinha uma Disco 4 no salão e o vendedor me mostrou ela e disse que aquela estava na altura off road exposta, achei que não tinha problema deixar assim dirigindo em longos trechos de trilha. Mas deve até aquecer o sistema quando muito exigido. Grande abraço.

Renato Franco
14/07/2012, 22:18
Primeiraente muitíssimo obrigado pelas suas respostas Renato, muito elucidativas. Cara, para falar a verdade quanto mais leio o manual, mais surgem dúvidas. Pelo que vi o controle de tração e de estabilidade estão sempre prontos para entrar em ação quando se dirige. Se for pegar um areião ou um trecho com muita lama está escrito que é bom desativar o controle de estabilidade apertando a tecla HDC no painel, isso faz muita diferença no desempenho do veículo ao vencer um trecho mais complicado? Se vc atola estando na altura todo terreno o carro automáticamente sobe mais 1,5 cm para tentar te tirar do enrosco, ai se vc pressionar a tecla que regula a altura da suspensão para cima por tres segundoa ela ainda sobe mais um pouco, vc já precisou disso? Troquei o óleo e reparei que sumiu um barulhinho de batida de pino (castanholada) que tinha quando acelerava (ufa que alivio). Isso mostra que o ex-dono não trocou o óleo do motor nos últimos 10000kms recomendados, como tem gente que esquece das regras básicas de manutenção de um veículo! Espero que não tenha afetado nada do motor hehehe. Grande abraço Renato, a Disco 3 é udo o que vc falava dela e mais alguma coisa. A minha sendo SE não tem cruise control que deve ser uma mão na roda quando em longos trechos de estrada asfaltada. Foi bom vc ter falado que é melhor usar a altura off road apenas para se vencer os obstáculos, depois retornar para a altura normal. Achei que podia deixar na altura off direto depois de entrar na estrada de terra. Faz sentido o que vc disse com certeza. Quando estive na Land Rio tinha uma Disco 4 no salão e o vendedor me mostrou ela e disse que aquela estava na altura off road exposta, achei que não tinha problema deixar assim dirigindo em longos trechos de trilha. Mas deve até aquecer o sistema quando muito exigido. Grande abraço.

VAmos lá de novo:
1 - O controle de tração atrapalha em pisos de baixa aderência. Quando vc utiliza os modos específicos para areia e lama, ele é automaticamente desligado. Se vc não for usar o programa específico (eles sobem a suspensão e só atuam até 40 km/h), vc deve sim desligar o controle de tração, pois ele vai atrapalhar o sistema de bloqueio de diferencial automático.
2 - Só uma vez que enrosquei ao transpor uma curva de nível na fazenda que ela acionou a altura suplementar. Pode parecer bobagem, mas essa polegada adicional normalmente é suficiente para liberar o carro e voltar a ter tração nas rodas.
3 - O motor da D3, em certas rotações (1.500 a 2000) faz um barulho que parece castanhola, quando acelera. Vários amigos já assustaram com isso, achando que estava bichado. É assim desde os 40.000 km, quando a comprei. Já está com 110 k, e não abaixa uma gota de óleo entre as trocas, não mela escapamento, não perdeu potência. Não se assuste com isso, possivelmente o proprietário anterior não negligenciou nas trocas. É o "jeito da madeira"...
4 - Não tem problema deixar ela PARADA nas alturas elevadas ou de acesso. O problema é rodar muito assim, e digo MUITO, pois o dia que a minha superaqueceu já tinha feito 100 km de trilha na Serra da Canastra, em 7 horas de trajeto, com a suspensão levantada o tempo todo. Depois disso me explicaram o que ocorreu e eu passei a utilizar só nos locais de necessidade. Nunca mais teve o aviso.

Abs. e disponha.

Serengetiman
15/07/2012, 17:53
VAmos lá de novo:
1 - O controle de tração atrapalha em pisos de baixa aderência. Quando vc utiliza os modos específicos para areia e lama, ele é automaticamente desligado. Se vc não for usar o programa específico (eles sobem a suspensão e só atuam até 40 km/h), vc deve sim desligar o controle de tração, pois ele vai atrapalhar o sistema de bloqueio de diferencial automático.
2 - Só uma vez que enrosquei ao transpor uma curva de nível na fazenda que ela acionou a altura suplementar. Pode parecer bobagem, mas essa polegada adicional normalmente é suficiente para liberar o carro e voltar a ter tração nas rodas.
3 - O motor da D3, em certas rotações (1.500 a 2000) faz um barulho que parece castanhola, quando acelera. Vários amigos já assustaram com isso, achando que estava bichado. É assim desde os 40.000 km, quando a comprei. Já está com 110 k, e não abaixa uma gota de óleo entre as trocas, não mela escapamento, não perdeu potência. Não se assuste com isso, possivelmente o proprietário anterior não negligenciou nas trocas. É o "jeito da madeira"...
4 - Não tem problema deixar ela PARADA nas alturas elevadas ou de acesso. O problema é rodar muito assim, e digo MUITO, pois o dia que a minha superaqueceu já tinha feito 100 km de trilha na Serra da Canastra, em 7 horas de trajeto, com a suspensão levantada o tempo todo. Depois disso me explicaram o que ocorreu e eu passei a utilizar só nos locais de necessidade. Nunca mais teve o aviso.

Abs. e disponha.

Renato eu acredito que o controle de tração é excelente em pisos de baixa aderencia como lama por exemplo, pois ele sempre anulará a atuação do diferencial aberto, travando a roda que perdeu aderência e jogando para a outra a tração. O que eu quis dizer e não entendi bem no manual é que o controle de estabilidade atrapalharia a ação do controle de tração em determinadas situações e por isso seria melhor desativá-lo (controle de estabilidade) em certas circustâncias. Em 2008 atravessando o deserto do Kalahari em uma defender 110 zerada (alugada) pude sentir que o controle de tração é fantástico. O segundo carro do safari não tinha TC e atolava toda hora e a Land nem titubeava. Me disseram que o TC das Discovery 3 tem uma atuação ainda mais impressionante do que a das Defenders. O castanholar que eu ouvi inicialmente e fiquei preocupado desapareceu felizmente com a troca de óleo (não ouvi quando testei o carro pq o som estava ligado), agora quando acelero aparece um barulhinho distante do motor berrando baixinho, depois some, é só no início da aceleração. Agora parece um barulho normal do motor mesmo. Passarei a seguir o seu conselho de só utilizar a suspensão no modo off-road por breves períodos. Estou aqui contando os das para entrar de férias e pegar a estrada com a máquina, grande abraço.

neilsonhenriques
16/07/2012, 16:39
Serengetiman,

Tem que desligar o controle de estabilidade (DSC) em determinadas situações como lama e principalmente areia. Descobri isso quando fiz o carro cavar até sentar o fundo na areia da praia e acredite, atolar um Discovery é a pior situação do mundo. Só um guincho potente tira ele do lugar.

Não é possível desligar o controle de tração (TC). Ele fica ativo todo o tempo e atua de diferentes formas dependendo da configuração escolhida no Terrain Response que é a principal diferença entre o TC da Discovery e o da Defender 110 que você usou, porque no D3 ele adiciona inteligência aos sensores e o bicho vira um Transformer. É muito legal de ver como a eletrônica desse carro é irada !!! :violao:

Rapaz, você vai gostar desse brinquedo ... não vai querer outro carro.

Abraço,
Neilson

Renato Franco
16/07/2012, 21:39
Serengetiman,

Tem que desligar o controle de estabilidade (DSC) em determinadas situações como lama e principalmente areia. Descobri isso quando fiz o carro cavar até sentar o fundo na areia da praia e acredite, atolar um Discovery é a pior situação do mundo. Só um guincho potente tira ele do lugar.

Não é possível desligar o controle de tração (TC). Ele fica ativo todo o tempo e atua de diferentes formas dependendo da configuração escolhida no Terrain Response que é a principal diferença entre o TC da Discovery e o da Defender 110 que você usou, porque no D3 ele adiciona inteligência aos sensores e o bicho vira um Transformer. É muito legal de ver como a eletrônica desse carro é irada !!! :violao:

Rapaz, você vai gostar desse brinquedo ... não vai querer outro carro.

Abraço,
Neilson

FALHA NOSSA!!!!

Serengetiman, confundi controle de tração com controle de estabilidade. Na minha resposta anterior, onde se lê tração, leia-se estabilidade. O controle de tração, como o Neilson falou, não se desliga, e assume diferentes funções conforme a seleção do terreno. Ele NÃO ATRAPALHA, ao contrário, ajuda, e muito. Onde os demais 4x4 passam patinando e pulando, o Discovery passa tranquilo, na manha.

Comentário de amigo trolleiro depois de fazer uma trilha na Canastra: esse carro é um tédio! Não dá emoção (risos).

Abs.

Serengetiman
19/07/2012, 12:20
Falhas acontecem caro Renato, no problem. Dirigindo na estrada pela primeira vez testei o câmbio no manual e percebi que se vc estiver em sexta marcha e a velocidade baixar de 70 km/h ele reduz automáticamente para quinta marcha e se baixar de 50 km/h reduz para quarta. Tentei passar para sexta marcha estando a 60 km/h e a sexta não entra, só se a velocidade estiver acima de 70km/h ai ela entra na boa. Percebi que para cada marcha existe uma velocidade mínima para ela entrar, pensando bem parece um sistema bom, evita que se force o motor em velocidades muito baixas para aquela determinada marcha. Andando na cidade e depois a 90/100km/h na estrada consegui chegar ao consumo médio no painel de 11,3 km/l, quer dizer se pegar só estrada acho que vai passar fácil de 12km/l. Levei na Land Rover de Botafogo e o chefe da oficina disse que o meu motor está ótimo, só sentiu alguma entrada de ar no sistema do turbo, falou num tal de solenóide acoplado ao turbo etc. Alguém sabe algo sobre isso? Decidi que na revisão de 72000km marcada para agosto na Land Rover de Cuiabá vou pedir para darem uma olhada nisso, visto que ele me disse que não havia problema algum em andar com o carro assim. Lá na Land o cara me disse para só usar diesel S-50 na Discovery, assim não terei problemas,vou passar a usar sempre que encontrar o dito cujo. Outra dúvida, dá para encarar uma trilha leve com esses pneus 255/55/19? Vique cada pneu desses custa uns 1200 reais então tenho que ficar esperto hehehe, abraço aos Landeiros!

Serengetiman
19/07/2012, 12:35
Como vou viajar em agosto para o Pantanal, gostaria de levar um filtro de diesel extra como medida de precaução. Alguém sabe se vale comprar uma que não seja original ou só na autorizada mesmo? Pretendo levar tb uns dois litros de óleo de motor 5W 30, algo mais?

Renato Franco
19/07/2012, 15:50
Como vou viajar em agosto para o Pantanal, gostaria de levar um filtro de diesel extra como medida de precaução. Alguém sabe se vale comprar uma que não seja original ou só na autorizada mesmo? Pretendo levar tb uns dois litros de óleo de motor 5W 30, algo mais?

Olá amigo,

A opção "manual" de manual não tem nada, pois sua ordem passa pelo processador antes de ser executada, sendo impossível fazer o motor "bater pino" ou esticar demais a marcha, como em um verdadeiro "manual".

Quanto ao consumo, procure observar a confiabilidade do marcador. O meu "rouba" uns 5%, de modo que, quando indica 11 km/l (o mais comum), acaba fazendo 10.5 quando encho o tanque.

Quanto ao pneus, no barro são lisos e nas pedras corta fácil. Na minha primeira viagem com ela cortei DOIS na Serra da Canastra. Depois disso arrumei umas rodas aro 17 e comprei um jogo de BF Mud, e troco o conjunto quando vou encarar coisas mais sérias...

O sistema de controle de tração (agora tração mesmo) ajuda bem a deficiência do pneu, mas não o protege contra cortes e buracos, e o pior é que não tem opção de pneu Mud ou AT nessa medida (ao menos não encontrei no Brasil).

Quanto ao preço dos pneus, já tem chineses e coreanos na faixa de R$ 700,00 na medida. Os pneus Kumho do Azera do meu pai já estão com 35.000 km e impressionamente bons (melhores que os Michelin do meu Jetta, com mais ou menos a mesma km). Os Goodyear originais não rodam mais que 50.000 km, e com pé leve. Na próxima troca vou arriscar os coreanos. A Michelin também disponibilizou pneu nessa medida, mas é caro.

Finalmente, quanto aos filtros, nunca arrisquei não original, de modo que não posso te falar nada.

Abs.

Serengetiman
19/07/2012, 20:02
Renato, na minha SW4 tenho pneus Kumho 31 pol MUD e eles são excelentes, tem um rendimento perfeito na lama e a durabilidade me parece boa tb. Já rodei 23000 kms com eles e ainda estão zero bala. Valeu pelas dicas meu amigo.

Serengetiman
21/07/2012, 06:10
Passei na loja onde troquei o óleo para comprar dois litros de óleo de reserva para levar para a viagem e qual foi a minha surpresa quando vi que o óleo que colocaram foi um óleo importado alemão 15W 40. No manual recomenda apenas o 5W 30, mas o dono da loja me levou até o computador dele e me mostrou um programa que a loja utiliza para ver as opções de óleos que podem ser utilizadas nos diversos veículos. Lá realmente estava o 15W 40 como possível substituto do 5W 30 e agora? Cheguei a pensar em pedir para baixar o óleo todo e pedir o dinheiro de volta, mas depois que vi que o óleo poderia ser usado na Discovery 3 fiquei mais tranquilo, o que dizem os mais entendidos em óleos? O óleo que colocaram é um semi-sintético importado como falei anteriormente, 25 reais o litro.

Serengetiman
24/07/2012, 21:19
Procurando o gancho de reboque no porta-malas, abri o compartimento na lateral esquerda na traseira e vi que ali tem duas tubulações aparentemente de aluminio e dentro delas passa um liquido muito quente, alguém sabe o que é aquilo? Estava pensando em colocar ali um litro de óleo de reserva e quando coloquei a mão na tal tubulação, desisti na hora, será que é do ar condicionado? Posso usar o óleo 15W 40 ou só mesmo o 5W 30??? Estou preocupado com isso.

Serengetiman
30/08/2012, 10:10
36730036730736730436730136730536730236730636730336 7294367298367295367299367296367297
Coloquei esse post em outro tópico, mas repito ele aqui:
Bem já rodei até agora nessa viagem 4620 km sem problema algum graças a Deus, agora a confiança na Disco se igualou à na SW4 hehehe. Da Chapada dos Guimarães fui para Porto Jofre no final da transpantaneira onde fiquei sete dias sem net, muita onça por ali. Depois fui para campo Grande e dali direto para a estrada parque próximo a Miranda e Corumbá. Em uma das famosas pontes de madeira tinha um desvio (quase todas as pontes tem um desvio) em mau estado de conservação com um degrau alto de uns 30 centimetros (só vi depois) resolvi arriscar passar por ali, quando desci com a suspensão na altura normal, o fundo raspou de leve. Estava indo para a Curva do Leque e ai pensei, na volta vou testar a Disco e subir por onde desci, subir o degrau ia ser mais dificil. Na volta subi a suspensão e tentei subir o degrau sem reduzida e sem pegar embalo, mas não consegui, pois os dois pneus de trás patinavam e nada das rodas dianteiras subirem o degrau. Dai coloquei segunda reduzida e com um leve embalo uma das rodas dianteiras subiu e acelerando o carro subiu até sem patinar demais, talvez se tivesse desligado o DSC teria ido melhor, mas na hora me esqueci completamente. Esse desvio estava sem marcas de pneus e há muito aparrentemente ninguém se arriscava a passar por ele. Adiante da Curva do Leque entrando à esquerda tem uns bons trechos de areião e fui tranquilo em primeira sem reduzida, o motor tem um torque excelente. Hoje cheguei a Bonito, MS e quando voltar ao Rio já terei chegado aos 6500 quilômetros nessa viagem é o meu record. A minha melhor marca de consumo foi 13,44km/l em São Paulo e a pior foi andando em Cuiabá depois na Chapada com uma média de 8,5 km/l, usando muita segunda e terceira marcha. A Disco superou as minhas espectativas e estou apaixonado pelo carro. Ele pode ter muita eletrônica, mas é tudo tão bem feito e projetado que te dá muita confiança nele, os ingleses não iriam fazer um carro para quebrar algo a cada esquina. A suspensão e a contrução do veículo em si me passa uma sensação de muita robustez. É isso pessoal e além de tudo que design tem as Disco 3 e 4 heim, incrível como todo mundo olha, pois não é um carro que se vê a toda hora rodando por ai.
No trajeto de Bonito MS para Campo Grande com a SW4 em 2003 bati meu record 14,54 km/l andando manso. Agora com a Disco 3 consegui no mesmo trajeto a melhor marca com o carro 13,69 km/l na mesma tocada, estrada vazia e tal.
A Discovery é uma delicia na estrada, o problema é que é tão bom de dirigir que não dá vontade de parar nunca. Impressionante a disposição nas ultrapassagens, o motor é excelente. Quem quer uma SUV e experimenta uma Disco não vai querer outro SUV nem a pau. O problema agora é que em toda viagem vou querer ir com a Disco e a SW4 vai ficar com ciúmes hehehe.

Serengetiman
17/10/2012, 01:36
Este fim de semana acabei meio contra a minha vontade fazendo u,a trilha leve com a Disco 3 na Serra da Bocaina, subida por Arapeí. Vem a trilha estava muito escorregadia pois, estava chovendo muito lá em cima. Fiquei mais uma vez impressionado com o desempenho da Discovery mesmo com pneus de asfalto aro 19, mas a característica que achei mais impressionante foi o controle de descida (o botãozinho amarelo. Impressionante a atuação dele em situações em que outros 4X4 sem esse dispositivo descem as encostas escorregadias de lado correndo risco de despencarem ribanceira abaixo, tinha gente tremendo que bem vara verde. Resumindo as Discos 3 e 4 tem tudo para facilitar a vida de seus proprietários, tudo parece brincadeira de criança. Dosco forever...

Leandro Neves
17/10/2012, 09:34
Este fim de semana acabei meio contra a minha vontade fazendo u,a trilha leve com a Disco 3 na Serra da Bocaina, subida por Arapeí. Vem a trilha estava muito escorregadia pois, estava chovendo muito lá em cima. Fiquei mais uma vez impressionado com o desempenho da Discovery mesmo com pneus de asfalto aro 19, mas a característica que achei mais impressionante foi o controle de descida (o botãozinho amarelo. Impressionante a atuação dele em situações em que outros 4X4 sem esse dispositivo descem as encostas escorregadias de lado correndo risco de despencarem ribanceira abaixo, tinha gente tremendo que bem vara verde. Resumindo as Discos 3 e 4 tem tudo para facilitar a vida de seus proprietários, tudo parece brincadeira de criança. Dosco forever...

Serengetiman,

Uma duvida!

Quando o botãozinho amarelo está ligado, e o sistema em operação, o carro faz um barulho parecido com freio raspando? ( um barulho aspero ).

O Sistema funciona certinho como já relatei anteriormente, só achei estranho o barulho.

Abraços,

Leandro

Serengetiman
17/10/2012, 18:48
Serengetiman,

Uma duvida!

Quando o botãozinho amarelo está ligado, e o sistema em operação, o carro faz um barulho parecido com freio raspando? ( um barulho aspero ).

O Sistema funciona certinho como já relatei anteriormente, só achei estranho o barulho.

Abraços,

Leandro

Bem faz um barulho chato para ser sincero no início fiquei preocupado, mas depois vi que era só quando apertava o botão amarelo. Quando coloquei no Terrain Response Lama, o controle de descida entra automáticamente em funcionamento. Incrível a eficiência desse sistema, incrível, aliás a Disco 3 é incrível! Que 4x4 maravilhoso!

rudgeleite
17/10/2012, 22:30

Caro Serengetiman:

Lindíssimas fotos!!! Parabéns! Além da Disco3, sou também apaixonado por foto e as suas estão demais.

Curiosidade: Nikon ou Canon?

Abs,

Fernando

Renato Franco
17/10/2012, 22:53
Caro Serengetimans e demais amigos do forum.

Cheguei, semana passada, de uma expedição de 5.600 km: Veadeiros, Jalapão, Serra da Mesa (MA); Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, dos quais 900 km foram em terra, trilha, dunas e praias.:

Como já postei no forum, dei uma bobeada no Jalapão e uma pedra arrancou um dos silenciosos traseiros (estava com a suspensão em nível normal). Nos lençóis, um galho jogado na trilha (fizeram uma estiva de galhos para melhorar a tração sobre a areia) entrou entre a bandeja e a coifa, cortando a coifa e expondo a homocinética à areia. Só percebi no dia seguinte, e vou ter que trocar a junta. Os incidentes poderiam ter acontecido com qualquer carro.

Não tive qualquer problema com qualidade do diesel, suspensão a ar, e todas as outras coisas que constantemente são colocadas como "fragilidades" do carro. O fato é que já rodei quase 80 kkm, em asfalto, terra, trilha, areia, desertos, no Brasil e no exterior, e NUNCA fiquei parado ou imobilizado com o carro.

Ridículos, portanto, os questionamentos sobre a robustez do carro para expedições. A única diferença dos demais 4x4 é que o conforto e a segurança são muito superiores, e o risco de ficar atolado é muito menor, dada a qualidade do sistema de tração.

Abraços a todos.

PS: o barulho de ferro raspando quando liga o HDC é normal, são as pastilhas de freio acionadas individualmente pelo sistema, de forma "vibratória", igualzinho o ABS (em verdade, o HDC é um aperfeiçoamento do ABS, já disponibilizado em outros carros, como Amarok e nova Ranger).

Serengetiman
18/10/2012, 14:45
[QUOTE=Serengetiman;1766566]
/QUOTE]

Caro Serengetiman:

Lindíssimas fotos!!! Parabéns! Além da Disco3, sou também apaixonado por foto e as suas estão demais.

Curiosidade: Nikon ou Canon?

Abs,

Fernando

Caro Rudge, essas fotos foram feitas com uma Nikon D700 particular, no jornal onde trabalho uso uma Canon EOS1 MKIV e a nikon em fotos dá banho, abraço.

Serengetiman
18/10/2012, 14:47
Caro Serengetimans e demais amigos do forum.

Cheguei, semana passada, de uma expedição de 5.600 km: Veadeiros, Jalapão, Serra da Mesa (MA); Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, dos quais 900 km foram em terra, trilha, dunas e praias.:

Como já postei no forum, dei uma bobeada no Jalapão e uma pedra arrancou um dos silenciosos traseiros (estava com a suspensão em nível normal). Nos lençóis, um galho jogado na trilha (fizeram uma estiva de galhos para melhorar a tração sobre a areia) entrou entre a bandeja e a coifa, cortando a coifa e expondo a homocinética à areia. Só percebi no dia seguinte, e vou ter que trocar a junta. Os incidentes poderiam ter acontecido com qualquer carro.

Não tive qualquer problema com qualidade do diesel, suspensão a ar, e todas as outras coisas que constantemente são colocadas como "fragilidades" do carro. O fato é que já rodei quase 80 kkm, em asfalto, terra, trilha, areia, desertos, no Brasil e no exterior, e NUNCA fiquei parado ou imobilizado com o carro.

Ridículos, portanto, os questionamentos sobre a robustez do carro para expedições. A única diferença dos demais 4x4 é que o conforto e a segurança são muito superiores, e o risco de ficar atolado é muito menor, dada a qualidade do sistema de tração.

Abraços a todos.

PS: o barulho de ferro raspando quando liga o HDC é normal, são as pastilhas de freio acionadas individualmente pelo sistema, de forma "vibratória", igualzinho o ABS (em verdade, o HDC é um aperfeiçoamento do ABS, já disponibilizado em outros carros, como Amarok e nova Ranger).

Falou tudo Renato, as Disco mais novas são super confiáveis, eu não entendo pq tanta gente fica questionando as possiveis fragilidades de um 4X4 perfeito, vai entender, grande abraço.

rudgeleite
19/10/2012, 21:41
[QUOTE=rudgeleite;1795568]

Caro Rudge, essas fotos foram feitas com uma Nikon D700 particular, no jornal onde trabalho uso uma Canon EOS1 MKIV e a nikon em fotos dá banho, abraço.

Eita! Somos então fãs da Nikon e da Disco3!

Tenho uma D800 - ou melhor, uma D800 me tem...

Grande abraço,

Fernando

Serengetiman
20/10/2012, 20:01
[QUOTE=Serengetiman;1796047]

Eita! Somos então fãs da Nikon e da Disco3!

Tenho uma D800 - ou melhor, uma D800 me tem...

Grande abraço,

Fernando

Fala Rudge
Realmente a D800 é uma campeã em termos de resolução, vc está muito bem equipado. Abs

CGAUER
21/10/2012, 01:51
Também sou Nikon! FM2, F100, D70 e D700... As fotos do meu flickr são todas com estas (vide assinatura).

Confesso que também adoro/uso uma Canon S100, um pequeno milagre, bem como uma PowerShot minúscula, que sempre está comigo. Utilizo esta pequena para as fotos de graxa do LR, pois seu campo de profundidade é enorme em razão do pequeno sensor, o que vem a calhar para fotografar peças e as entranhas do LR.

Hoje ando namorando uma Fuji X-Pro 1, pois me irrita um pouco ter que sempre colocar a D700 na cara para fazer as fotos... Excelente para paisagens e shows, mas para fotos furtivas é bastante frustrante, nem falar do barulho que a D700 faz... Clack!

Como o assunto veio a calhar, acho que vale postar algo que escrevi bastante bêbado após uma festa, PREPARADOS?

Lá vai!

Como de fotógrafo e louco, cada um tem um pouco; resolvi realizar minha tabela de cross-reference cámera vs carros.

Nikon = Toyota

Qualidade nipônica, um tanto conservadora. No meio do absoluto nowhereland, é com um destes que gostaríamos estar acompanhados. Nada de botões com duplas funções e personalidade, o sistema aqui é simplificado. A Nikon D700 é o verdadeiro Land Cruiser série 70; ultra capaz, mestre da lama, mas peca no asfalto. A D700 não é 5D, logo não filma! A Hilux SW4 seria uma boa D90; faz de tudo um pouco, filma e fotografa bem; porém só para aqueles cuja exigência não ultrapassa o 90% no ranking da chatice, se quiser algo fino só Prado ou Série 70.

Canon = Mitsubishi

Ousadas no marketing e maravilhosa nos specs. Tecnicamente mais atrevidos, mas costumam resolver problemas após o lançamento de seus produtos, com updates de software ou kits de peças, como o Kit Gelo das L200. Em homenagem a Mitsu (número três em japonês) mudaram 3 vezes a baioneta da lente, deixando o legado Canon de outrora furioso. Quem se lembra da famosa Canon A1, a camera mais modera do mundo, sabe bem o que é voltar de viagem com cabeçote trincado ou rolos e mais rolos 35mm com faixa velada rosa por defeito no obturador.

Zenith = Lada

Assim como fez a Zenith com sua lendária camera 35mm, onde a rosca e projeto da lente veio das lendárias Pentax SP500 e SP100, a Lada inspirou-se nos Fiat para criar o Laika e Niva. Infelizmente não ficou lá aquela qualidade. Vai bem na lama e na foto, mas a sensação é de dirigir é similiar a um pudim de chumbo ou fotografar com um grifo de encanador; tudo meio bambo e "leiba" no acabamento.

Leica = BMW

Não é só o modelo de suas criações que coincide, series M. Finesse, qualidade e confiabilidade, são bons adjetivo compartilhados entre os teutos. Não exatamente os mais arrojados em termos técnicos, afinal paralaxe existe nas Leica M assim como a tração traseira dos BMW i130 até os M3 M5 aumenta o consumo em 10%. É o preço da tradição. Seus donos, grande parcela da atual contemporaneidade, prezam mais pelo status que seu real valor técnico e histórico. Assim como a fabricante de câmera faz com os modelos mais baratos, Panasonic com logo Leica, a BMW adesiva sua marca nos mirrados X1, X3 fabricados na Austria pela Magna Steyr. Um M5 anos 80 é tão Cool quanto uma Leica M3.

Hassel = Mercedes

Sólidos, parrudos e grandalhões. Pouca tecnologia, exceto o 300SL gull-wing e Hasselblad SWC. Delicia para usar, apesar do peso e seu barulho nada discreto. Definitivamente a Hassel tem muito em comum com um Unimog. Custa caro, mas o resultado é fantástico. Graças a Hassel H1 e o seu nada discreto look, acabei com minhas despretensiosas fotos do Wynton Marsalis durante uma Jam, publicadas em grande volume e destaque numa Carta Capital. Teria isso acontecido com um genérico fotografo de Nikon D700?

Panasonic = Suzuki

X100 = Jimny. Plenamente capazes e sólidos. Mas não chega a atender todas as necessidades. São compactos, confiáveis, acessíveis e charmosos, mas seu porte é o problema. Excelente como equipamento para uso diário e corriqueiro. Não vai precisar limpar CCD do mesmo modo com não apresentará problemas mecânicos. Cabe no bolso, como cabe nas vagas. Mas não serve como ferramenta profissional ou expedição.A autonomia da bateria é tão curta quanto ao do tanque de um Jimny.

Deardorff = Land Rover

A long, long time ago, there was a guy named Maurice Cary Ferdinand Wilks.... Como não ele podia mais ter um Jeep novo, resolveu imitar a idéia de sua colônia, fazendo uso de restos de material para aviões. Na colonia do outro lado da poça, vivia um cara chamado Laben F. Deardorff, que consertava câmeras... Assim como o Wilks, o Deardorff também resolveu usar o que existia naqueles tempos para construir uma câmera 8x10. Pois bem, tão rudimentar e honesto quanto um Land Rover em alumínio, nasceu a lendária câmera do Ansel Adams a Deardorff, o Camel Trophy dos fotógrafos de paisagem. Assim como um verdadeiro LR Series e Defender, a Deardorff tem inúmeros problemas; nunca evoluiu, chacoalha com vento, entra poeira, é difícil de manejar, os suprimentos custam caro, tem um bando de louco que curte e uma infinidade de acessórios para os mais diversos usos. A discussão sobre que lente se usa, Zeiss, Nikon ou Rodenstock, é mais prolongada que os debates entre as opções de pneus, sejam finos, largos e AT ou escolha de guincho, por elétricos ou mecânicos. A verdade é; se manter em bom estado, valoriza e todos querem uma, seja como enfeite ou para fotografar paisagens, bem coisa de Land Rover.

Abraçooooooo e um dia completo com os notáveis restantes (Subie, Pentax, Porsche, Alpa, Bugatti, etc..), mas só quando pintar o próximo estalo...

Abraços

Clemente

[QUOTE=rudgeleite;1795568]

rudgeleite
21/10/2012, 18:32
Caro Clemente:

Quem tem uma fonte elogiada pelo Wynton Marsalis, que pede para colocá-las no seu site, virou meu ídolo!!!!

Fantástica a comparação das câmeras. E olha como somos todos um pouco parecidos: tenho a D800 e um Fuji X-100.

Achei tão interessante, que vou até criar um tópico geral, para ir na linha da sua pesquisa. Acho que vc tem toda razão.

Grande abraço!

Fernando

Baizai
28/10/2013, 22:50
Procurando o gancho de reboque no porta-malas, abri o compartimento na lateral esquerda na traseira e vi que ali tem duas tubulações aparentemente de aluminio e dentro delas passa um liquido muito quente, alguém sabe o que é aquilo? Estava pensando em colocar ali um litro de óleo de reserva e quando coloquei a mão na tal tubulação, desisti na hora, será que é do ar condicionado? Posso usar o óleo 15W 40 ou só mesmo o 5W 30??? Estou preocupado com isso.

Prezado Serengetiman,
sua pergunta sobre o 5W30 ou 15W40 ficou sem resposta, e me vejo com a mesma dúvida. Alguém pode ajudar? Na verdade estou cogitando usar o 10W40.
abs

scadufax
28/10/2013, 23:22
Amigo,

só 5W30 e preferência para Castrol ... óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e combustível são as coisas que tem que ter cuidado - o estrago sai muito caro.

Renato Franco
28/10/2013, 23:35
Prezado Serengetiman,
sua pergunta sobre o 5W30 ou 15W40 ficou sem resposta, e me vejo com a mesma dúvida. Alguém pode ajudar? Na verdade estou cogitando usar o 10W40.
abs Amigo, NEM PENSE EM FAZER ISSO. Os TDV6 PSA das Disco trabalham com tolerâncias mínimas (daí o baixo nível de ruído e suavidade), e exigem óleo com baixa viscosidade. Conversando com o Ronald em Cotia e com outros mecânicos especializados sempre que tenho oportunidade, me disseram que as causas MAIS FREQUENTES de travar esse motor é quando se usa óleo fora da especificação, mesmo com pequena diferença. O 10W40 já pode travá-lo. Esqueça a ideia. Use SOMENTE 5W30. A brincadeira fica cara se travar, pra lá de 35.000...

Baizai
13/11/2013, 22:53
Obrigado pela ajuda, Renato e Scadufax! Resolvi nao arriscar e fui de Castrol Magnatec 5w30 mesmo. Abs

Juliano Andrade
23/10/2014, 09:38
Bom dia!
Pessoal tenho uma Discovery 3 HSE 2009.
Suspensão dianteira agachou, percebi que mais precisamente a dianteira direita.
No visor do 4x4 aparece exatamente esta suspensão rebaixada e com ponto vermelho.
Alguma dica? Perdi a suspensão?

heartland
23/10/2014, 22:29
nao entendo de discovery mas pelo que li ela é a ar, certo? se for, sera que nao tem um vazamento?

Fábio Augusto Branda
03/11/2014, 23:56
Renato Franco, eu não consigo mandar MPs porque não alcancei o número mínimo de posts. Gostaria de uma opinião sua, se não for incômodo. Tenho uma Disco III, 2008/2009, a Diesel e achei os faróis meio fracos. Estava pensando em trocá-los pelos de Led, mas fiz um orçamento e achei muito, mas muito caro, cerca de R$ 2.500,00 o par. Vc teria alguma sugestão? Agradeço.

Silvio_Schilibretch
04/11/2014, 19:30
Prezados;

Comprei uma Disco 3 2008 HSE semana passada e o navegador está desconfigurado. Gostaria de saber onde consigo a reinstalação do sistema de navegação (GPS), pois na autorizada daqui, Terra Nova, não tem!
Grato e aguardo gentil retorno e ajuda.
Silvio

adrianomoenster
11/11/2016, 13:48
Óleo tem que usar o recomendado, esse motor deve ser o mais sensível do mundo, se não usar o 5w ele vai gastar as bronzinas e fundir.

Prezados;

Comprei uma Disco 3 2008 HSE semana passada e o navegador está desconfigurado. Gostaria de saber onde consigo a reinstalação do sistema de navegação (GPS), pois na autorizada daqui, Terra Nova, não tem!
Grato e aguardo gentil retorno e ajuda.
Silvio

Márcio Fonseca
26/03/2017, 18:01
Uma pergunta.
Comprei agora uma Discovery 3 HSE 2008, e na primeira viagem que fiz com ela, apareceu um F no indicador de marcha do painel! parei na primeira cidade e mandei trocar o óleo do câmbio, não coloquei o original por não ter no mercado dá cidade que eu estava, daí coloquei o original dá Toyota ( Dexeron 4) sei que ele é inferior ao original dá Land Rover mais o carro ficou normal nos primeiros 200 km e depois apareceu novamente o F. Cheguei na minha cidade ( Belém-Pa ) aqui não tem Concecionaria vou mandar trocar novamente o óleo por o melhor do mercado. Alguém já teve esse problema? O que fez para resolver?

NoStress
28/03/2017, 11:31
Uma pergunta.
Comprei agora uma Discovery 3 HSE 2008, e na primeira viagem que fiz com ela, apareceu um F no indicador de marcha do painel! parei na primeira cidade e mandei trocar o óleo do câmbio, não coloquei o original por não ter no mercado dá cidade que eu estava, daí coloquei o original dá Toyota ( Dexeron 4) sei que ele é inferior ao original dá Land Rover mais o carro ficou normal nos primeiros 200 km e depois apareceu novamente o F. Cheguei na minha cidade ( Belém-Pa ) aqui não tem Concecionaria vou mandar trocar novamente o óleo por o melhor do mercado. Alguém já teve esse problema? O que fez para resolver?

Amigo, esse F veio acompanhado de alguma outra mensagem? Todas as 6 marchas trocavam normalmente, mesmo em modo manual? Havia algum vazamento de fluido perto do radiador (o fluido de câmbio passa por ali para ser resfriado)?
No melhor dos casos pode ser umidade ou algum resíduo que contaminou o fluido de câmbio. O melhor seria que um técnico conectasse o scanner para ver se tem algum código de falha registrado no computador de câmbio, que indicaria a presença de algo mais sério.

Quanto ao fluido, única e somente coloque o fluido recomendado: ATF Shell M13754. É o recomendado pela fabricante da caixa de câmbio; possívelmente você vai achar esse óleo em alguma concessionária BMW. 10 litros, se você for "só" trocar o óleo. O recomendado seria fazer um "double flush", para limpar totalmente a caixa do óleo Toyota (trocar duas vezes seguidas o óleo, e aí vai uns 20 litros...).

Boa sorte!

Rapha, que às vezes dá uma de Dr House dos mecânicos amadores anônimos.