Ver Versão Completa : Cat - Certificado de Adequação a legislação de Trânsito.
Transformar Hilux gasolina em diesel, o Detran autoriza?
Se houver modelo diesel , será que o Detran autoriza??
davidfarhat
14/06/2012, 18:22
Retirado do Detran-PR:
Veículo - Alteração de Características - Troca de MotorAutorização Prévia:
Para a troca de motor, inclusive as efetuadas com mudança do combustível utilizado, há necessidade de autorização prévia (http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=81) do DETRAN/PR. A substituição de motor a álcool ou gasolina por motor a diesel é permitida exclusivamente para veículos de carga com capacidade original de fábrica igual ou superior a 1.000 Kg, e veículos do tipo JEEP 4x4.
jorge.duarte
14/06/2012, 19:15
se houver modelo diesel , será que o detran autoriza????
Existe um longo caminho a percorrer, mas é possível. Primeiro o motor tem que sair de um carro baixado no Detran, ou seja, algum perda total onde a peças podem ser vendida. Terá que ser emitida uma nota fiscal, com todos os dados do veículo de onde saiu o motor, baixa do Detran e o numero do motor. Depois terás que fazer o INMETRO, onde terás um laudo que comprova a adaptação. Depois com todos os documentos, boa vontade, paciencia e calma...não necessariamente nesta ordem...pagar os famosos "DUDAS" e marcar a vistoria no Detran, para emitir o novo documento! Basicamente isso!
Abs
Jorge, e se comprar um motor zero bala?
Na minha humilde opinião vale mais a pena usar o $$$ da compra do zero bala, para dar de entrada em uma viatura originalmente diesel, ainda mais com os juros em baixa. Ou quem sabe até comprar a vista. Abraços Inner
Estou com o Inner. Carro adaptado nunca fica como o original. E trocando o motor de gasolina para diesel, tem que trocar o câmbio e relação do diferencial para ficar bom. É tudo diferente.
luiz eduardosh
14/06/2012, 22:26
Na verdade não acho nada tão complicado não pois se trata de uma mudança de característica. fiz no meu antigo civic pois rebaixei e legalizei o xenon e todo mundo dizia que seria um bicho, mas o procedimento é o mesmo. Tentando resumir:
Faz a pré vistoria no Detran (paga-se) para isso e segue para fazer a mudança na oficina ( se já for com a mudança feita, pode, mas paga-se multa). Feito isso, leva-se o carro no Imetro de posse da nota ou notas fiscais no caso de compra zero ou usado. Tudo aprovado no imetro, se volta para o Detran para uma nova vistoria e emissão do novo documento (nesta ocasião será entregue as notas e paga novas taxas para a pré-vistoria e emissão de um novo CRV ou CRLV, enfim novo documento, rsrsr)
Pensei em fazer isso pois não estava achando uma sw4 no meu gosto ou seja, usada mas em excelente estado, mas com paciência achei, embora hoje sinta falta de um motor mais esperto, o que teria feito se tivesse adaptado rsrsr, fora isso o carro é maravilhoso!!!
Boa sorte!!!
guilhermeabreu
15/06/2012, 14:28
Existe um longo caminho a percorrer, mas é possível. Primeiro o motor tem que sair de um carro baixado no Detran, ou seja, algum perda total onde a peças podem ser vendida. Terá que ser emitida uma nota fiscal, com todos os dados do veículo de onde saiu o motor, baixa do Detran e o numero do motor. Depois terás que fazer o INMETRO, onde terás um laudo que comprova a adaptação. Depois com todos os documentos, boa vontade, paciencia e calma...não necessariamente nesta ordem...pagar os famosos "DUDAS" e marcar a vistoria no Detran, para emitir o novo documento! Basicamente isso!
Abs
TEM MAIS UM FATOR COMPLICADOR
Na época em que troquei o motor do meu ENGESA DE ÁLCOOL PARA DÍESEL demorou 30 dias pra sair o verdinho na mão , mas ísto foi ha 5 anso , e agora teve um ajuste de lei , que ELES EXIGEM QUE O MOTOR A SER ADAPTADO NÃO PODE TER MAIS DO QUE 10% A MAIS DE POTÊNCIA DO QUE O MOTOR ANTEIROR .
Logo ; mais um fator para atrapalhar a mudança . E na época que fiz , fiz tudo aqui em Campos-RJ , agora tem que ser tudo feito lá no Rio de Janeiro .
jorge.duarte
15/06/2012, 14:45
dordef,
Aqui no Rio o detran dá nojo. Mesmo comprando um bloco ou motor novo, tem que fazer a adequação!
Abs
jorge.duarte
15/06/2012, 14:52
Na verdade não acho nada tão complicado não pois se trata de uma mudança de característica. fiz no meu antigo civic pois rebaixei e legalizei o xenon e todo mundo dizia que seria um bicho, mas o procedimento é o mesmo. Tentando resumir:
Faz a pré vistoria no Detran (paga-se) para isso e segue para fazer a mudança na oficina ( se já for com a mudança feita, pode, mas paga-se multa). Feito isso, leva-se o carro no Imetro de posse da nota ou notas fiscais no caso de compra zero ou usado. Tudo aprovado no imetro, se volta para o Detran para uma nova vistoria e emissão do novo documento (nesta ocasião será entregue as notas e paga novas taxas para a pré-vistoria e emissão de um novo CRV ou CRLV, enfim novo documento, rsrsr)
Pensei em fazer isso pois não estava achando uma sw4 no meu gosto ou seja, usada mas em excelente estado, mas com paciência achei, embora hoje sinta falta de um motor mais esperto, o que teria feito se tivesse adaptado rsrsr, fora isso o carro é maravilhoso!!!
Boa sorte!!!
Luiz,
Diferente de um acessório ou uma alteração de caracteristica(rebaixo). O motor implica em roubo, alteração no banco de dados do detran, pois a partir da vistoria obrigatória aqui no Rio, todos os carros tiveram seu motor decalcado, etc...Se você colocar um Turbo, também é tranquilo, como você relatou, mas motor é fod... Recentemente um amigo mecânico, vendeu um motor de uma sucata, na vistoria, implicaram com a documentação, resumindo, teve que ir para a para a policia civil, fazer perícia. No final deu tudo certo, mas...é dor de cabeça.
Abs
Então o negócio é pegar um diesel de fábrica.
guilhermeabreu
15/06/2012, 16:39
dordef,
Aqui no Rio o detran dá nojo. Mesmo comprando um bloco ou motor novo, tem que fazer a adequação!
Abs
ESTA ADEQUAÇÃO TEM UM DOCUMENTO CHAMADO DE " CAT " , SEM ELE VC NÃO CONSEGUE MUDAR DE MOTOR QUE TENHA A POTENCIA MAIOR DO QUE 10% DO MOTOR ORIGINAL .
Tenho um amigo aqui que esta todo enrolado por ísto , ele colocou um MWM 2.8 num CJ que tinha motor original de 90 hp e o MWM 2.8 tem 132hp , daí tem que tirar este documento CAT e ninguem sabe informar quem faz esta ADEQUAÇÃO E FORNEÇA ESTE DOCUMENTO , se alguem daí do Rio de Janeiro solber de algum lugar que faça esta ADEQUAÇÃO e forneça este documento , FAVOR ME INFORMAR O ENDEREÇO .
Leonardo Raffi
12/02/2013, 18:01
Alguem ja sabe deste tal CAT???????????????
Amostardeiro
12/02/2013, 18:56
Alguem ja sabe deste tal CAT???????????????
Leonardo
CAT= o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito, tem a ver com a vistoria do Inmetro no veículo para que se regularize as modificações, que eu saiba não é nenhum bicho de 7 cabeças, fala com o Alexandre, ele já fez algumas trocas de motores gasolina por diesel.
Abs
Leonardo Raffi
15/02/2013, 12:53
Valeu amigo... vou falar... é que penso mudar dos 90cv (Maxion S4t)para 130cv(MWM 2.8) ai é a duvida pois tem a função só de 10% de tolerancia....por enquanto só minhocas se criando na cabeça.......
silvoneiluiskath
14/10/2021, 18:00
Boa tarde Pessoal.
Necessito de uma ajuda.
Preciso encontrar alguém que tenha CAT, para legalizar um Mercedez Benz L1113, para 4X4 (de fábrica saia o 1113 LA), pois em Santa Catarina, só consegue legalizar com CAT.
Se alguém conhece quem tenha, agradeço.
Obrigado
Silvonei
silvoneiluiskath@gmail.com