PDA

Ver Versão Completa : àlcool ou gasolina ?

William_NATAL
01/08/2005, 12:27
Ola amigos,
Possuo um CJ com motor AP 1.8 a álcool, anda muito bem , ocorre que nas trilhas qdo tenho que atravessar riachos relativamente fundo, o motor vai " apagando" ficando difícil manter o bixho ligado , sendo obrigado muitas vezes a pisar na embreagem "dentro d'água" para o motor não apagar , e mesmo assim o motor morre. Alguns companheiros me disseram que o motor a alcool tem este problema com agua, todos os outros cj´s são movidos a gasolina.
qual a solução? mudar o combustível , ou trocar o AP por um de Opala.
Informo que o distribuidor esta vedado.

William

Vinicius Hauagge
01/08/2005, 13:35
Sinceridade, acho que o problema deve ser outro, nada referente ao combustivel, pois o principio de funcionamento dos motores a alcool e a gasolina sao os mesmos.. gera-se uma faisca que vai para as velas e detona o combustivel....
Portanto, pra funcionar literalmente dentro dagua, apenas se o motor for a diesel, onde a explosao da-se por compressão e nao faisca..
Acho que seu problema deve estar ou no distribuidor, ou na ignicao eletronica ou ainda na bobina... pode ainda estar entrando agua pela admissao...
Meu jeep nao podia ver agua que ja morria... sofri um monte para achar o problema.... era no cabo de uma das velas....
Faca o seguinte... antes de passar pela agua, passe uma boa quantidade de wd40 (oleo spray) no carburador, no distribuidor, nos cabos de vela, na bobina, na caixinha da ignicao... e veja se melhora...
Espero ter ajudado!

Marcos Arcosy
01/08/2005, 13:43
Teoricamente a única relação entre o combustível e fato de o motor morrer quando você atravessa riachos é que motores a álcool necessitam que o motor esteja a uma temperatura maior que um similar a gasolina para trabalhar de maneira satisfatória. Talvez quando o veículo estiver atravessando a água, a temperatura do motor baixe devido ao contato com a água :pensativo:.

Porque você não experimenta usar uma válvula termostática com temperatura de abertura um pouco maior do que a utilizada atualmente.

Vamos ver o que os expertes do fórum vão dizer sobre seu problema, :mrgreen:

Abraços, pensativos

kiko ribeiro
01/08/2005, 15:24
ele simplesmente morre ou vai falhando ate morrer :pensativo: se ele va falhando ate morrer é porque umideceu a parte eletreica

William_NATAL
01/08/2005, 15:50
Ele morre , qdo passo em riacho (mais fundo) o jipe apaga , qdo pressiono a embreagem , dentro dágua , o motor enche e saio do rio numa boa.
como é este negocio da valvula termostática , sera que resolve

William

William_NATAL
01/08/2005, 15:56
Vi esta resposta em algum lugar do forum é pertinente:
O Alcool é um combustivel com menor poder calórico que a gasolina e grande parte dele é composta de água. Uma queda brusca de temperatura no sistema de admisão ou câmara de combustão faz com que a agua que compõe o alcool se condense e volte a forma líquida, a mistura deixa de ter combustível em forma gasosa, e passa a tê-la em pequenas gotas, o que resulta em menor área de superfície. Este efeito resulta em um "retardo" na explosão dentro da câmara de combustão, fazendo com que o motor tenha uma baixa significativa em seu rendimento, acarretando em falhas ou até mesmo deixando de funcionar.
Por outro lado, os motores a gasolina ou Diesel, tambem sofrem com uma queda significativa de temperatura, mas em menores proporções, pela baixa quantidade de água encontrada nestes combustíveis.

Sera possível? qual a solução?

Marcos Arcosy
01/08/2005, 16:00
como é este negocio da valvula termostática , sera que resolve

Isso que falei é uma suposição minha, eu posso estar delirando :parede: possivelmente o problema é mais complexo.

Trocando a válvula termostática como falei o motor irá trabalhar com uma temperatura maior, no seu caso como a ventoinha é elétrica para o motor trabalhar mais quente seria necessário trocar a cebolinha também.

O ideal é alguem que possua Jeep com motor AP a álcool dar sua opinião :pensativo:

Abraços,

Kako
01/08/2005, 16:16
Wilian,

Já tentou misturar, gasolina no seu tanque? não custa tentar, se ajuda o motor funcionar de manhã, talvez funcione.

[]'s :putz:

bacana00
02/08/2005, 18:27
Willian,

Tem um macete, se você acha que isso tá acontecendo pelo fato do motor ser a álcool entre com o afogador um pouco puxado, mas isso tá mais com cara de perda de faisca do que o contrários,,, Outra possibilidade é colocar um pouco de gasolina no tanque, ela dá uma turbinada na octanagem do álcool e deve melhorar isso.

dero
02/08/2005, 19:22
William,

Vou dar meu palpite, acho q o problema está na vedação do distribuidor, como o ar tem umidade e o distribuidor está lacrado creio q o repentino resfriamento pode estar condensando água dentro dele.

Nesses casos o ideal é ter um respiro alto ao lacrar ao invés de só lacrar.

O ideal para o seu caso é verificar:

1) respiro do distribuidor
2) aquecimento do coletor de admissão (a falta dele faz o carro a álcool falhar em baixa rotação e/ou em tempo frio (quem sabe o resfriamento pela água não está induzindo esta falha de carburação?).
3) temperatura baixa no motor por falta da válvula termostática
4) perda de corrente nos cabos de vela
5) se o caso ocorrer com o motor bem dentro da água entao o problema pode ser de corrente por qquer contato obrigatório ao funcionamento do motor (alternador/velas/alimentação da bobina/etc)

boa sorte :D

bacana00
03/08/2005, 15:21
Dero, concordo contigo, pode ser isso mesmo... já aconteceu comigo também....

William_NATAL
03/08/2005, 18:12
Ok,

Eu também estou achando que a principal causa é a condensação dentro do distribuidor, pela mudança brusca de temperatura.
estou desmanchando a antiga (um parto). e colocando um respiro no distribuidor. (dentro da tampa)

alguem sabe , como vedar eficientemente o distribuidor do motor AP. ele fica em lugar bem ruinzinho para vedar, estou utilizando camera de ar e muito silicone.

William