PDA

Ver Versão Completa : Weber TLDF, 2º estágio mecânico



dero
01/08/2005, 10:50
Weber TLDF, 2º estágio mecânico

Alguém sabe com transformar o 2º estágio do Weber TLDF de à vácuo para mecânico?


Meu problema é q o 2º estágio demora muito para acionar, só entra com o pé no fundo (WOT) e mesmo assim acima de determinado giro (qdo tem depressão suficiente no coletor para acionar a válvula), o meca falou q esses TLDF são assim mesmo, q sabe q tem transformação para o 2º estágio ser mecânico mas nunca viu (tá parcendo o Lombardi heheh).


valeu

Vinicius Hauagge
01/08/2005, 13:09
Não tem como fazer nenhum "bracinho" para acionar a borboleta, da mesma forma que acontece num carburador dois estagios mecanico?

dero
01/08/2005, 17:52
Vinicius,

Bem q eu pensei nisso, mas enquanto que o 1º estágio abre rodando pra um lado o eixo do 2º abre para o oposto, mesmo assim após liberação (por vácuo) do eixo. :(

Qto a essa liberação eu já resolvi como driblar, é só trocar a mangueira de vácuo do pé do carbura para a do freio q libera vácuo suficiente desde a marcha lenta, isso já testei e funciona.

Mas o acionamento por "bracinho" q está difícil fazer pela razão q citei acima, sem contar q este TLDF é tudos menos simples de fuçar haja a vista o tanto de mangueiras e mecanismos q tem. :|



valeu

Luca
02/08/2005, 08:36
Dero,
Já se falou muito em adaptar o sistema de vácuo do Webber mini-progressivo, para sistema mecânico. Nunca ouvi falar que tenham obtido êxito. Neginho perdia a paciência e trocava de carburador, mesmo.
De repente você já tá sabendo, mas se o teu problema é a demora na abertura da borboleta do 2o. corpo, sugiro arrancar o giclê que existe na cuíca de vácuo. Ele fica embutido na tomada de vácuo da cuíca. Nem precisa tirar, basta arrombar. A borboleta do segundo estágio passará abrir imediatamente. Lembre-se de que há um ressalto no came acionador, que somente permite que ele se abra a partir de uma certa posição do primeiro estágio. Abrir tudo junto desde o início, acho que vai atrapalhar o funcionamento.
[]´s

Ronaldo B.
02/08/2005, 09:10
Dero,

Já pensou em trocar esse carburador por um H34 ??

[]´s

gustavo signori
04/08/2005, 04:10
olá a todos.

neste carburador não dá.
dica: vá a uma oficina especializada em carburadores e faça à base de troca por um brosol 2e, que é infinitamente mais simples, dá para fazer segundo estágio mecânico fácil, fácil e não dá a manutenção e a encheção-de-saco dos weber's.
outra vantgem do 2e é que com giclagem e ajustes v. pode colocá-lo em motores de 1.5 a 2.0, pelo menos nos vw ap e gm ohc. e se for uma oficina "quente" não precisa nem trocar o coletor. eles já fabricam umas "botinhas" para a adaptação.

dero
04/08/2005, 08:55
Gustavo,


Boa dica, vou ver o $$ depois posto o resultado.


valeu

dero
11/08/2005, 20:08
No início da semana alterei a tomada de ar q comanda a cuica do 2º estágio, peguei uma mangueira vinda do coletor (maior vácuo) e troquei pela q vinha do pé do carbura.

Resultado: o 2º estágio passou a abrir no meio do pedal (antes só abria no fundo do pedal) o q melhorou e muito as retomadas e arrancadas, andei 110km e medi o consumo (20,5 litros)=5km/l (antes fazia 9).

Gostei do resultado, mas tenho q pensar como manter o sistema original e chavear (via válvula de pressao eletro-ativada) o vácuo suplementar, assim tenho consumo bom andando original e desempenho bom com a eletro válvula ativada, esta semana vou procurar a válvula no ferro velho (acho q a válvula q comanda vácuo para a compensação da marcha lenta qdo o ar condicionado está ligado do antigo UNo 1.6R resolve, o difícil é achar).

Depois posto o resultado.


valeu

dero
17/08/2005, 23:27
Finalmente fiz a adaptação.

Voltei a mangueira de vácuo da cuica pro lugar original (pé do carbura), nela coloquei uma tubulação T e liguei a terceira via em uma tomada de vácuo vinda do coletor, nessa terceira via adaptei uma bomba de vácuo (q tem em qquer carro injetado com a funçao de permitir a queima do vapor da gasolina do tanque qdo o pedal do acelerador está no fim), a bomba de vácuo é ligada via seletor no painel.

Assim qdo está desligada a bomba a cuica trabalha com pouco vácuo (o normal) e só aciona o 2º estágio qdo o pé está no fundo (muito vácuo no pé do carbura). (consumo 9,5 km/l = normal).

Com a bomba ligada a cuica aciona imediatamente e o 2º estágio entra mais rápido (não só com o pé no fundo) e o carro reage mais rápido (consumo 5,5km/l).

Se alguem quiser posso fotografar a instalação das mangueiras e tomada, mas é realmente muito simples.

O interessante disso tudo é que o q antes era um problema, o fato do 2º estágio ser a vácuo, acabou sendo a solução de se trabalhar com 2 comportamentos e consumos distintos, acionados qdo se deseja.

Agradeço a dica do Luca que me alertou para o giglê da cuica, apesar de não ter achado o tal giglê rs rs rs me alertou para o fato de que com pressão diferente a cuica trabalha tb diferente, isse foi o embrião da idéia da bomba de vácuo.

Custo:
Bomba de vácuo: 10,00 (no desmanche) (40,00 nova=tô fora)
Mangueira de 6mm(30cm): 2,00
Conexão T de 6mm: 1,50
TOTAL: 13,50



Agradeço a todos as dicas.




valeu

SJKCaio
18/08/2005, 09:00
Pessoal,

coloquei um artigo na seção "Download" com umas fotos sobre o assunto o titulo é carb. corpo duplo.

dero
18/08/2005, 17:51
SJKaio,

Poe o link aki pra galera, hehehe


valeu

SJKCaio
19/08/2005, 13:38
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12264

dero
22/08/2005, 21:50
SJKCaio,

Interessante e simples tb.

Ótima dica :concordo:

Ainda estou em fase de testes com a minha solução tabajara :mrgreen: depois porto o result

valeu

SJKCaio
23/08/2005, 08:44
O meu 3E tá uma gambiarra só tem arame e mola amassada para todo lado, como vou rodar no dia a dia tô pensando na solução de poder chavear o vácuo, pois no 6 canecos a diferença no consumo deve ser maior.
Quando peguei a viatura não passava de 2ª o carb. encharcava e não andava, quando desmontamos tinha uma vespa ( o bicho mesmo :? ) tampando uma entradinha de ar não deixando a boia funcionar.
Até hoje tô pensando como o raio do bicho entrou no carburador :shock: :shock:

lucianonicola
30/04/2009, 12:56
colocou a bomba de que carro!?

saulo.mag
22/07/2009, 15:21
Finalmente fiz a adaptação.

Voltei a mangueira de vácuo da cuica pro lugar original (pé do carbura), nela coloquei uma tubulação T e liguei a terceira via em uma tomada de vácuo vinda do coletor, nessa terceira via adaptei uma bomba de vácuo (q tem em qquer carro injetado com a funçao de permitir a queima do vapor da gasolina do tanque qdo o pedal do acelerador está no fim), a bomba de vácuo é ligada via seletor no painel.

Assim qdo está desligada a bomba a cuica trabalha com pouco vácuo (o normal) e só aciona o 2º estágio qdo o pé está no fundo (muito vácuo no pé do carbura). (consumo 9,5 km/l = normal).

Com a bomba ligada a cuica aciona imediatamente e o 2º estágio entra mais rápido (não só com o pé no fundo) e o carro reage mais rápido (consumo 5,5km/l).

Se alguem quiser posso fotografar a instalação das mangueiras e tomada, mas é realmente muito simples.

O interessante disso tudo é que o q antes era um problema, o fato do 2º estágio ser a vácuo, acabou sendo a solução de se trabalhar com 2 comportamentos e consumos distintos, acionados qdo se deseja.

Agradeço a dica do Luca que me alertou para o giglê da cuica, apesar de não ter achado o tal giglê rs rs rs me alertou para o fato de que com pressão diferente a cuica trabalha tb diferente, isse foi o embrião da idéia da bomba de vácuo.

Custo:
Bomba de vácuo: 10,00 (no desmanche) (40,00 nova=tô fora)
Mangueira de 6mm(30cm): 2,00
Conexão T de 6mm: 1,50
TOTAL: 13,50



Agradeço a todos as dicas.




valeu



caro dero,
mto boa a sua solução.
bom, no meu caso, o meu carbura é TLDZ e motor AP.
já vi em alguns tópicos que tem como colocar o 2º estágio mecânico.
mais eu não quero fazer dessa forma pois aumenta mto o consumo e o rendimento não é diretamente proporcional a este.
Então, se puder, gostaria que postasse umas fotos do esquema de ligação T com o vácuo do coletor, da tal bomba de vácuo de carro injetado como vc falou, e do esquema elétrico com seletor no painel, pra ver se seria possível essa adaptação do TLDZ no AP.

de qualquer forma, parabéns pela engenhosidade.

faustoangelini
07/06/2010, 11:29
Dero,

Sei que este tópico já tem algum tempo aberto, mas estou em dúvida quanto a esta adaptação: qual bomba de vácuo voce sugere? De que carro?

Desculpe mas não conheço esta peça. Voce teria fotos? O link no Downloads não está funcionando...

Valeu!

Fausto