Ver Versão Completa : Tristeza com a viatura x Motor AP.
quintino
13/06/2012, 16:45
Amigos,
Após ler, passar algumas noites acordado lendo topicos, fazendo pesquisas, resolvi trocar meu motor 4cc com cambio 3 marchas, por
um motor AP e caixa de chevette (tão sonhado). Troquei tudo, comprei flanges, relogios... fiz de tudo.
O motor antigo funcionava igual um relogio, o unico problema é que esquentava demais (bobina) e parava... fora isso, só alegria.
Resolvi colocar o maldito motor AP, alterei suspensão (deixei alto).
Resumindo... Jeep ficou horrivel, pula muito, motor nao consigo acertar, carro esta esquentando bobina, quando não é a bobina é a "caixinha da Bosh"...
Vou deixar uma dica aos amigos, eu agi por impulso. O certo seria colocar ignicao eletronica no meu motor e tudo estaria resolvido.
Agora estou com um abacaxi para descascar!!!
#Queriavoltaraotempo.
calhiandro
13/06/2012, 16:53
Amigo qual era seu motor antigo?
fmsJeep75
13/06/2012, 17:10
Amigos,
Após ler, passar algumas noites acordado lendo topicos, fazendo pesquisas, resolvi trocar meu motor 4cc com cambio 3 marchas, por
um motor AP e caixa de chevette (tão sonhado). Troquei tudo, comprei flanges, relogios... fiz de tudo.
O motor antigo funcionava igual um relogio, o unico problema é que esquentava demais (bobina) e parava... fora isso, só alegria.
Resolvi colocar o maldito motor AP, alterei suspensão (deixei alto).
Resumindo... Jeep ficou horrivel, pula muito, motor nao consigo acertar, carro esta esquentando bobina, quando não é a bobina é a "caixinha da Bosh"...
Vou deixar uma dica aos amigos, eu agi por impulso. O certo seria colocar ignicao eletronica no meu motor e tudo estaria resolvido.
Agora estou com um abacaxi para descascar!!!
#Queriavoltaraotempo.
É amigo infelizmente vc não é o primeiro que eu ouço falar isto. É o que eu digo sempre jeep tem que ser jeep. Quanto mais original melhor, exceto algumas ornamentações que o tornam mais bonito. A parte mecânica, suspensão, eletrica, e principalmente o motor tem que ser originais. O meu com BF 161, 6cc e cambio 3 marchas está uma maravilha. Além dos enfeites externos ele tem pedaleira suspensa, freio a disco na dianteira e direção mecanica do VW. O resto é tudo original. As pessoas tem se conformar com certas limitações que este veículo antigo tem e jamais querer equipará-lo a um veículo moderno.Boa sorte com o seu.
quintino
13/06/2012, 17:14
Amigo qual era seu motor antigo?
Opala 4 CC, funcionava feito um relógio!!!
M-Beltrame
13/06/2012, 17:29
Vc tirou um motor de opala pra colocar um ap???
É trocar 6 por meia duzia... Apesar q eu prefiro 10x o opala...
Oq vc fez para erguer o jeep?
Quanto a ele esquentar leva em um eletricista bom, mas bom mesmo não o zesinho da esquina, o motor é injetado? se não for leva em um mecanico bom q ele regula rapidinho.
Agora vc tem q ter calma, e acertar o seu novo jeep...
T+ Fica tranquilo q ele vai ficar bom.
SD GUERREIRO
13/06/2012, 18:00
amigo . olha o motor ap apesar de meio fraco em baixa ,ele é um motor muito confiavel. eu acredito que vai ser facil de vc arrumar isso . ha vários mecânicos bons e o ap é um motor bem simples. eu ja tive um 6cc de opala com iguinição eletrônica . esquentava a bobina e a caixinha queimei 3 bobinas em uma semana . o problema era na aranha do distribuidor, as vezes, cai a presilha dentro e ela desrregula . veja há uma marca bem na borda do distribuidor unde encaixa a tampa é tipo um risquinho. o vão do rotor deve se alinhar com esse risco quando as aranhas estão juntas . se isso tiver errado é bobina fora e falha não tem jeito . outra coisa é os fios do distribuidor se estiverem invertidos ele funciona . porém esquenta a caixinha. veja também se não ha folga no eixo da distribuição. as buxas de bronze dentro podem ser refeitas por qualquer torneiro. vai por mim fez um bom negócio em trocar de motor. não desanime .
verifique se a bobina que esta usando é K ou KW ( no fundo ) e se esta escrito " usar resistencia " nos auto eletricos vendem uma resistencia tipo louça , coloque que resolverá , o ap é motor pra giro alto, andando em baixa a ignição se aquece mais ainda ,e sem a louça ela corta .
Sai fora destas bobinas "VERMELHAS " e põem uma "BOCH" é caro mas não dá "purrinhação"
Igor Bevilacqua David
14/06/2012, 00:52
quando você fala em alterar a suspensão, o que você fez ? tenho SPOA no meu jeep com molas toyota, jumelos revolver e amortecedores cofap, o jeep ficou muito melhor do que era !
abraços
Rodolfo Ourique
14/06/2012, 01:12
Concordo, adaptações tem de ser bem ponderadas antes de fazer, eu pesquisei muito antes de mexer na ignição do meu OHC, quando optei pelo DIS da MotorSpice, foi o melhor upgrade que já fiz no Jeep e creio que iria resolver seu problema no GM 151.
É amigo infelizmente vc não é o primeiro que eu ouço falar isto. É o que eu digo sempre jeep tem que ser jeep. Quanto mais original melhor, exceto algumas ornamentações que o tornam mais bonito. A parte mecânica, suspensão, eletrica, e principalmente o motor tem que ser originais. O meu com BF 161, 6cc e cambio 3 marchas está uma maravilha. Além dos enfeites externos ele tem pedaleira suspensa, freio a disco na dianteira e direção mecanica do VW. O resto é tudo original. As pessoas tem se conformar com certas limitações que este veículo antigo tem e jamais querer equipará-lo a um veículo moderno.Boa sorte com o seu.
georgevalle
14/06/2012, 08:19
Quintino desanima não, é questão de tempo $$$, tem quem gosta dos jeep's com AP, no teu caso será uma questão de reaprender a pilotar o jeep pois existe a diferença da potência dos dois motores no GM151 já tem força em baixa rotação já no AP tem que deixar subir um pouco mais o giro mas de força assim ficam equiparados (tive que aprender a andar assim com o sportage) quanto a acertar o motor é como já falaram basta levar em um BOM mecânico ou eletricista aparentemente você está e ja estava quando era o GM151 com a bobina errada começa colocando a resistência que o jecãov8 falou que não vai mais esquentar a caixinha e a bobina, depois tenta resolver a questão da suspensão lembrando que você tirou um motor mais pesado e com isso tambem deveria acertar a suspensão.
Gelson Esser
14/06/2012, 10:39
ola a todos
Ja passei pelo problema de adaptação do velho BF 161 pro Ap 1.8 alcool.
Olha pela descrição do amigo nada que um bom eletrecista nao resolva .
Pelo fato de esquentar a bobina e chegar ao ponto de ate dereter a mesma
ja passei por isso tambem.
É problema no distribuidor e no chicote da caixa eletronica q nao esta certa
se isto estiver tudo em ordem sem fio quebrado no chicote poem uma bobina bosch destas pretas
do gol MI que funfa foi o que fiz no meu e ta um relogio. Bateu na partida pegou.
Espero ter ajudado o amigo.
Olá amigo fmsJeep75,
Teu Jeep parece o meu... o ano 75, a cor amarela, as adaptações... tá tudo igual. Só que o meu, além disso tem os bancos de uno e a coluna da direção de monza. O restante tá igual.
[] gêmeos.
Leandro
Engracado, no meu caso tirei um BF em perfeito estado para colocar um de opala 4+caixa de chevette, flanges feitas em casa e tudo mais.
Falar que foi o melhor negocio que fiz na minha vida, o Jeep é um relogio pra andar, o motor é extremamente confiavel a caixa é uma manteiga e muito bem escalonada e embora esteja usando pneus 35" e direcao hidraulica, eu o considero bem economico.
Agora estou montando outro um Fake GPW com o mesmo tipo de motor e caixa e acredito que ficara tao bom quanto o outro
vavarusso
14/06/2012, 18:29
Engracado, no meu caso tirei um BF em perfeito estado para colocar um de opala 4+caixa de chevette, flanges feitas em casa e tudo mais.
Falar que foi o melhor negocio que fiz na minha vida, o Jeep é um relogio pra andar, o motor é extremamente confiavel a caixa é uma manteiga e muito bem escalonada e embora esteja usando pneus 35" e direcao hidraulica, eu o considero bem economico.
Agora estou montando outro um Fake GPW com o mesmo tipo de motor e caixa e acredito que ficara tao bom quanto o outro
Olá Dic3, que DH voce vc usa? Se for a do santana, como fez para a barra nao pegar no feixe? E a coluna?
Obrigado.
vavarusso
14/06/2012, 18:32
353371Dic se coloco a abraçadeira pega, sorte que já é no final do esterçamento. Esta foto era sem o motor agora tá menos...
vava,
Direcao eu uso a do santana, sendo caixa TRW num e ZF no outro
No seu caso como voce usa o terminal duplo a unica ideia que me vem a cabeca é colocar um ou dois tocos de lamina de mola no sanduiche de molas para distanciar um pouco o feixe do eixo. Teria que fazer dos dois lados obviamente.
No meu sistema eu uso a barra curta ligando a caixa à roda direita e embora seja um sistema massacrado aqui no forum ela funciona muito bem pra mim sem trancos ao passar em buracos nem desvios de rota.
Coluna do omega/vectra/kadett/monza escamoteavel nos dois jeeps
M-Beltrame
14/06/2012, 21:55
vava,
Direcao eu uso a do santana, sendo caixa TRW num e ZF no outro
No seu caso como voce usa o terminal duplo a unica ideia que me vem a cabeca é colocar um ou dois tocos de lamina de mola no sanduiche de molas para distanciar um pouco o feixe do eixo. Teria que fazer dos dois lados obviamente.
No meu sistema eu uso a barra curta ligando a caixa à roda direita e embora seja um sistema massacrado aqui no forum ela funciona muito bem pra mim sem trancos ao passar em buracos nem desvios de rota.
Coluna do omega/vectra/kadett/monza escamoteavel nos dois jeeps
Não da só para colocar p terminal em cima do munhão???
T+
vavarusso
14/06/2012, 23:56
Dic, obrigado. Eu ia fazer assim como o seu, mas, falaram que dava trancos...
vavarusso
14/06/2012, 23:58
Não da só para colocar p terminal em cima do munhão???
T+
Por eu teria que desmontar novamnete e inverter a conicidade dos furos??
georgevalle
15/06/2012, 08:19
Vavarusso acredito que o M-Beltrame esta se referindo ao SOS munhão da Adap-Brasil, você vai ter que resolver esta situação aí do terminal outra opção é colocar um terminal com ângulo igual ao da sportage por exemplo (ou fazer um encaixe com ângulo) e trocar a tua barra pois na trilha com certeza vai ter situação em que a suspensão vai trabalhar muito mais que isso na foto e vai prender a direção.
fmsJeep75
15/06/2012, 08:39
Olá amigo fmsJeep75,
Teu Jeep parece o meu... o ano 75, a cor amarela, as adaptações... tá tudo igual. Só que o meu, além disso tem os bancos de uno e a coluna da direção de monza. O restante tá igual.
[] gêmeos.
Leandro
Legal! Que bom! Assim poderemos trocar melhores informações sobre eles aqui. Valeu. Na verdade a cor do meu é laranja.
M-Beltrame
15/06/2012, 10:44
Vavarusso acredito que o M-Beltrame esta se referindo ao SOS munhão da Adap-Brasil, você vai ter que resolver esta situação aí do terminal outra opção é colocar um terminal com ângulo igual ao da sportage por exemplo (ou fazer um encaixe com ângulo) e trocar a tua barra pois na trilha com certeza vai ter situação em que a suspensão vai trabalhar muito mais que isso na foto e vai prender a direção.
Na verdade eu quis dizer pra só passar o terminal pra cima msm, sem mexer no furo cônico. Fiz assim no meu e ate agora tudo bem.
Qual é o problema q pode gerar???
T+
chinelao4x4
15/06/2012, 11:01
nenhum ! esta é a solução. ou trocar os jumelos por uns maiores, caso forem na dianteira os jumelos.
Dic, obrigado. Eu ia fazer assim como o seu, mas, falaram que dava trancos...
Talvez eu seja teimoso, talvez eu seja burro, ou talvez eu seja apenas sortudo, mas estou indo para o terceiro jeep com o sistema de barra curta e em todos eles nenhum dos sintomas que dizem acontece. Nao da trancos ao passar em buracos, lombadas, corpos deitados, etc, sera sorte?
Um usa pneus 35" e estou a alguns anos andando sem problemas, embora nao faca trilha no maximo uns passeios e umas baguncas.
Ja o outro (do meu primo) usa sem dó nem piedade, o cara é um cavalo dirigindo, mete o Jeep em tudo o que é buraco e ta cagando se vai quebrar ou nao, ja entortou o braço de munhao (com 13mm de espessura) e o sistema esta la firme e forte e a caixa tambem em perfeito estado.
Em ambos, sem shimmy, sem imperfeicoes.
Lembrando que esse é a minha opiniao/relato ok?
O problema do amigo acho que é falta de um bom mecanico de confiança, pq se tivesse, talvez nem trocaria de motor, tanto é que depois de todo o investimento os problemas continuaram, problemas que um bom mecanico resolveria, tanto no antigo motor de opala quanto no AP.
Fica a dica ai:
Se teu mecanico recomendar trocar de motor, pare e pense se num é hora de trocar de mecânico.
Legal! Que bom! Assim poderemos trocar melhores informações sobre eles aqui. Valeu. Na verdade a cor do meu é laranja.
Hehehe... achei que fosse amarelo porque o teu avatar estava com o carro sujo de lama e parecia amarelo,
O meu tá queimando óleo e vou ter que retificar os cilindros e trocar os anéis... ainda é standard.
Mas não pretendo trocar o motor... pretendo retificar o velho BF. Você já fez isso no teu? Tem idéia de quanto eu gastaria?
[]
Davi Gonçalves
15/06/2012, 16:49
Gelou a espinhela agora?
Agora não sou eu q estou falando q AP não presta, é experiencia.....
Igor, não vá chorar agora q esta de AP kkkkkkkk
quando você fala em alterar a suspensão, o que você fez ? tenho SPOA no meu jeep com molas toyota, jumelos revolver e amortecedores cofap, o jeep ficou muito melhor do que era !
abraços
Igor Bevilacqua David
16/06/2012, 00:51
Davi até aqui !???? _|_ kkkkkkkkkkk
Eu perguntei em relação a susp.
Agora o motor, sempre foi um motor que eu defendo muito eu gosto, ainda mais quem gosta de preparar este motor, acertar o ap deve ser facil, sem muito segredo, vai de ap que é show !
abraço
Pablo.pinto2007
16/06/2012, 08:58
Em relação ao amigo que tá queimando bobina e caixinha da bosch, o problema está no distribuidor, troca ele, ele tem uma bobina interna que, esta quando está em curto (ou quase), fica queimando bobina e esquentando e queimando caixa da ignição (caixinha da bosch)... resolve o problema do motor (pelo menos esse)... motor AP é uma questão de saber regular.. e combinar o câmbio e a relação de diferencial... não tenho do que reclamar, e é porque já fiz o meu motor duas vezes, uma porque como comprei um motor usado, logo ele precisou de retífica e outra porque a primeira retífica não ficou boa, quer dizer tive problema com o mecânico (ou a própria retífica)...
Forte abraço e força aos que estão com problemas...
PAblo
matrakaum
16/06/2012, 09:28
Hehehe... achei que fosse amarelo porque o teu avatar estava com o carro sujo de lama e parecia amarelo,
O meu tá queimando óleo e vou ter que retificar os cilindros e trocar os anéis... ainda é standard.
Mas não pretendo trocar o motor... pretendo retificar o velho BF. Você já fez isso no teu? Tem idéia de quanto eu gastaria?
[]
Eu fiz um orçamento e não saía por menos de 3.000,00 -
Acho que o pessoal já falou bastante sobre o caminho praia resolver os problemas.Só faltou falar uma coisa o mecânico não consegue acertar um motor Ap??Tá na hora de trocar de mecânico...Quanto a suspensão falta você nos falar o que fez para "deixar alto "
jipeirodesdepequeno
16/06/2012, 18:52
...vai de ap que é show !...
É isso ai!! apzinho é show mesmo e afinadinho da banho em outros motores :mrgreen:
[]'s
quintino
18/06/2012, 09:44
Amigos,
Desculpa a ausencia, estive fora! Esse sábado resolvi dar uma "bica" em tudo.
Vou tirar o Ap (resolvi nao quero mais) e vou colocar o motor de volta (opala), ao menos andava redondinho, tinha força...
Vou usar o mesmo mecanico para trocar o motor, e trocar o eletricista...
Se tudo der certo, esse final de semana volto a andar com ele (desde a pascoa nessa novela).
Não gasto nem mais um centavo nesse motor AP. Aprendi que Jeep e Jeep, não é gol, Saveiro, Parati...
Cada um com seu cada um...
Abraços.
Quintino.
quintino
18/06/2012, 09:46
Estou pensando só em manter a caixa do chevette, ficou muito bom. Caixa de 5 marchas com motor 4cc Opala e pneus 35.
O que vcs acham? Alguem ja andou nessa configuração?
Eu ando, e feliz da vida!
quintino
18/06/2012, 10:43
Eu ando, e feliz da vida!
Motor opala e caixa chevette? Ficou bom?
Qdo engata reduzida, fica meio "bobo" na trilha ou vai bem
Davi Gonçalves
18/06/2012, 10:57
Pelos seus 6 meses de jeep e sua experiencia em trilha q se resume a andar na rua principal da sua cidade vc deveria ficar quieto.... kkkkkkkkkkkkkk
Tire como exemplo o sofrimento do seu colega ai.... AP não tem torque p fazer trilha, vc precisa andar no giro e aqui vc coloca um pneu maior vc moe o pouco q sobra do seu jeep.
AP só em gol e olhe la....;kkkkkkkkkkk
Davi até aqui !???? _|_ kkkkkkkkkkk
Eu perguntei em relação a susp.
Agora o motor, sempre foi um motor que eu defendo muito eu gosto, ainda mais quem gosta de preparar este motor, acertar o ap deve ser facil, sem muito segredo, vai de ap que é show !
abraço
Igor Bevilacqua David
18/06/2012, 15:12
Davi :odedo:
Gosto é gosto ! kkkkkkkkkkkkkkkkk se eh tonto de mais nego !!!
Andar na rua principal da minha cidade kkk e ainda ficar parado ;p
fmsJeep75
18/06/2012, 16:15
[]
Rapaz, até nisso as nossas viaturas são iguais então, porque o meu também está queimando uma pouco de óleo e principalmente jogando óleo pra cima pelo respiro do motor. Já limpei o respiro inferior e ele continua jogando óleo pelo respiro superior, assim não resta dúvida, também vou ter que trocar os anéis. Nunca fiz isto e acredito que o meu também seja standard, pelo que vi a galera falando aí no fórum uma boa retífica completa no BF fica em torno de R$3.000,00, mas para fazer uma meia sola trocando anéis, algumas juntas e alguma coisa mais não creio que passe de R$1.500,00. Claro que vai depender muito do estado de cada motor.Até mais.
AP só em gol e olhe la....;kkkkkkkkkkk
:lol: :lol: :lol:
chinelao4x4
18/06/2012, 19:01
vamos discutir pelo barulho ?, neste video dá pra ver que sobra o motor ap 1.8 com estes pneus que ele ta usando.Jeep willys ap 1.8 Atolado no barro. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cpqGzqpNQGA)
chinelao4x4
18/06/2012, 19:13
gente , tem que fazer bem feito, depois dizem que não fica bom ??? olha esse!
Jeep clube Botucatu em Agudos/ Motor A.P 1.8 Flex em Baixo D"Agua... - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4NbKDj86WQk&feature=related)
chinelao4x4
18/06/2012, 19:22
MEU PROJETO ! AP TURBO E PRONTO.Jeep Turbo AP 1954 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=byteytbeExg&feature=related)
netto mietto
18/06/2012, 21:19
:curtir: bela viatura cor de aborara vai fundo no ap.
M-Beltrame
18/06/2012, 21:40
Chinelão no 2º vídeo vc acabou com a sua teoria de que ap é bom pra trilha...
Olha que "entregada" que o motor da, foi só mergulhar e pronto, acabou, pareceu o titanic...
E outra com o preço do ap+turbo, só bem mais com pra um 6zinho carburado msm...
T+
chinelao4x4
18/06/2012, 21:59
por isso vou de 1.8 + turbo , vc vui no 3 video como não perde giro , ja no 2 perdeu um pouco a força e se ele estivesse de pneus 31 pra cima ai fica mais pesado ainda pro motor
aceito que na trilha, um ohc vai melhor pois o ohc não libera de uma só vz a potencia, da pra ver no 3 video, que o jipe quase não sai sem patinar, tem que ter eixos bons pra resistir isso do ap que só anda em alta , mais que é lindo ter um turbo, isso é ! rsrsrs
jipeirodesdepequeno
18/06/2012, 22:02
tem vezes que é melhor ter giro pra poder limpar o pneu, pra apimentar mais ainda o jipinho poe uma turbina nele, vai ficar leve+bom giro+torque
6cil é muito mais pesado, a frente do jeep afunda e na minha opinião é pior, a não ser que o jeep seja mais "preparado" com pneu grande, bloqueio etc. ja tive jeep opala, hoje tenho ap e mesmo carburado 1.8 é só alegria
[]'s
jipeirodesdepequeno
18/06/2012, 22:07
o ronco do ap + turbo é um tesão :mrgreen:Jeep Turbo AP 1954 Cara de Cavalo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GDxpGAGsS_k&feature=related)
o motor ap foi concebido pra andar em alta e em um carro com no maximo 1500 kg não foi feito pra anda em um jipe com 2t ele até vai mas não muito bem pq realmente é muito peso ainda mais qnd tem que rodar 4 pneus gigantes :parede:
calhiandro
19/06/2012, 08:38
A vantagem do OHC em relação ao Ap é notável veja esse vídeo do nosso amigo Rodrigo, como o carro dele faz muito menos esforço que o troller de motor AP. O jeep OHC é o cinza escuro, o amarelo parece que é 6cc.
Abertura da Trilha do 1° Passeio de Criciúma/SC - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=h17ZEsHJEkI&feature=plcp)
Num existe milagre não, quanto menos cilindrada, mais o motor vai ter que se esguelar pra obter a potencia necessária, e torque pode esquecer, em baixa só com motores maiores.
AP é muito bom, tanto é que a supremacia em vendas da VW se escorou nele por quase 30 anos. Mas o povo fanatico acha que é o melhor motor pra qquer aplicação desde Jeep até submarino...
Igor Bevilacqua David
19/06/2012, 13:55
Spina 4x4 - aumente o som (Japa canta: ''AI PABÉTO, ASSIM VOCE ME MATA'') - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ZNYKOPQvGyc)
E tem gente que vai falar mal ainda : ap 2.0 + turbo + pneu 37
Showw !
M-Beltrame
19/06/2012, 14:02
Spina 4x4 - aumente o som (Japa canta: ''AI PABÉTO, ASSIM VOCE ME MATA'') - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ZNYKOPQvGyc)
Showw !
Prepara qualquer outro 4cil. Vai fazer a msm coisa... se não fizer melhor.
Mas a questão é original X original, comparar um ap turbo com um gm151 ou ohc sem preparação é covardia...
T+
mali9ski
19/06/2012, 15:22
Prepara qualquer outro 4cil. Vai fazer a msm coisa... se não fizer melhor.
Mas a questão é original X original, comparar um ap turbo com um gm151 ou ohc sem preparação é covardia...
T+
com opala 4cc tudo bem mas compara com a ''carniça azul'' e sacanagem hahahahaha
mas pra quere subi pedra com pneu gigante ou só se achar com pneu grande nenhum 4 cilindros fica bom
Realmente o ap não é bom pra torque mas é otimo para o bolso, e em custo x manutenção e custo x preparação não tem para bater no Brasil
Showw !
Pois é!!! ele ficou:mrgreen:
M-Beltrame
19/06/2012, 16:34
Verdade tuna, nesse caso não adiantou em nada o ap ser peso pena...
Pessoal não me entendam mal, não é que eu não gosto de ap, eu ate acho interessante ver ele nas gaiolas e tals, mas para por ai...
T+
Dae PessALL...
Legal os videos... não sou contra motor AP, mas o opala 151 no jeep fica melhor...
Se for comparar... em termos de preparação é a mesma coisa... o oapal é fácil de fazer e tbm fica forte...
O detalhe é o torque...
Se você fizer exatamente a mesma coisa num ap 2.0 e num opala 151, o mesmo grau de comando, carburação, taxa e etc ou turbo... o AP continua tendo torque somente em alta....
Já o opala, mesmo pipocando por causa do comando ou antes de encher turbina vai embora, tem torque... e o ap tem que limpa o comando ou encher turbo...
Verdade tuna, nesse caso não adiantou em nada o ap ser peso pena...
Pessoal não me entendam mal, não é que eu não gosto de ap, eu ate acho interessante ver ele nas gaiolas e tals, mas para por ai...
T+
:concordo: X2
Davi Gonçalves
19/06/2012, 16:48
Tanta produção p isso?!
Pensei q fosse passar voando, mas me pareceu uma bigorna kkkkkkk
Showw !
chorando de rir com o "ai se eu te pego" ahuahuahauhauhauhauhauah
chinelao4x4
19/06/2012, 18:13
Fazia tempo que não via um topico tão legal.... rsrsrsrsr
Igor Bevilacqua David
19/06/2012, 19:04
O ai se eu te pego foi foda kkkkkkkk
Tanta produção p isso?!
Pensei q fosse passar voando, mas me pareceu uma bigorna kkkkkkk
Se tivesse um motor mais torcudo num tinha garrado ai não fiote...
fazer barulho e jogar lama pro alto qquer um faz...
Leonardo Daltrozo
20/06/2012, 01:28
Sem querer botar mais lenha, ou "apagar fogo c/ gasolina"... mais um mostrando o que vemos por aí: bastante estardalhaço p/ pouco resultado!
Cada um tem seu gosto e maneira de pilotar, eu prefiro andar mais "civilizado" com um motor que proporcione força e resposta em baixa (OPALA 4) do que andar empurrando o assoalho, AP e também OHC.
Admito que AP tem bem mais opções em preparação, se obtem muita potencia (pelo tamanho e cilindrada), é o preferido em desempenho e maioria nacional? SIM! mas em pistas, no asfalto e em CARROS!
Há quem pense diferente, mas não é o que comprovamos nas pesadas trilhas aqui do sul onde o OHC praticamente sumiu; e o AP não tem mostrado tanta eficiencia principalmente nos 4x4 um pouco mais pesados!!
calhiandro
20/06/2012, 08:38
Sem querer botar mais lenha, ou "apagar fogo c/ gasolina"... mais um mostrando o que vemos por aí: bastante estardalhaço p/ pouco resultado!
Cada um tem seu gosto e maneira de pilotar, eu prefiro andar mais "civilizado" com um motor que proporcione força e resposta em baixa (OPALA 4) do que andar empurrando o assoalho, AP e também OHC.
Admito que AP tem bem mais opções em preparação, se obtem muita potencia (pelo tamanho e cilindrada), é o preferido em desempenho e maioria nacional? SIM! mas em pistas, no asfalto e em CARROS!
Há quem pense diferente, mas não é o que comprovamos nas pesadas trilhas aqui do sul onde o OHC praticamente sumiu; e o AP não tem mostrado tanta eficiencia principalmente nos 4x4 um pouco mais pesados!!
O OHC, e o motor de opala de 4cc são equivalentes. Só que o OHC é mais moderno, tem fluxo cruzado, admissão e descarga de lados opostos, é mais econômico, é um motor de alta. O de Opala tem uma vantagem pequena apenas nas rotações um pouco mais baixas.
Rodolfo Ourique
20/06/2012, 10:02
Concordo, sei que há um número enorme de jipeiros que odeiam o OHC, mas é um motor muito confiável e trabalha de forma perfeita no Jeep, infelizmente no Brasil não tivemos a opção do 304 AMC, mas vejo o conjunto que a Ford colocou no Jeep brasileiro com sucesso, se fosse atualizar, bastaria colocar o da Ranger, atende perfeitamente, torque em baixa pra trilha é a solução.
O OHC, e o motor de opala de 4cc são equivalentes. Só que o OHC é mais moderno, tem fluxo cruzado, admissão e descarga de lados opostos, é mais econômico, é um motor de alta. O de Opala tem uma vantagem pequena apenas nas rotações um pouco mais baixas.
Davi Gonçalves
20/06/2012, 10:10
Fazer barulho e jogar agua suja p cima até AP faz kkkkkkkk
Por isso sou mais meus 6cc e meu cummins 3.9 com 56kgf de torque......
Se tivesse um motor mais torcudo num tinha garrado ai não fiote...
fazer barulho e jogar lama pro alto qquer um faz...
Davi Gonçalves
20/06/2012, 10:12
Falou tudo....:curtir::palmas:
O OHC só é caro de mexer, fora isso o defeito dele tá nos mexanicos que nun sabem mexer e estragam ou fazem os donos trocar de motor sem necessidade, é equivalente em baixa ao opala 4 cil e gira alto e fácil quando afunda o pé, só tá bem acertado.
agora pra quem é cupim de ferro tem que ir de ap, vai moer motor de 6 em 6 meses mesmo...
Pra uso civilizado o opala 4 cil e OHC atendem muito bem, se precisar dum motor mais porrada, um opala 6 ou Falcon casasm muito bem com o Jeep.
... um opala 6 ou Falcon casasm muito bem com o Jeep.
:concordo:
rodrigo.hoffman
20/06/2012, 12:26
Como cada um tem sua opiniuão, isso não ter fim nunca... Cada um tem gosto e um ponto de vista..
Eu particularmente tb não gosto do AP em jeep.. E um motor muito bom, mas depende do uso.. Para carro de rua e pra fazer arrancadão e um baita motor, facil de preparar e com um custo baixo.. Pro jeep pra mim num presta..
Ate pra andar na cidade fica ruim se nao tiver preparado.. Uma subida meio forte e capaz de ter que engatar reduzida pra sair do meio do morro, imagina uma trilha cheia de erosões morro acima onde tem que se andar bem devagar e o motor tem que empurrar usando o torque..
[ ]´s
quintino
20/06/2012, 16:47
Amigos,
Arranquei o motor fora, deixei apenas a caixa do chevette. Vou ver como se comporta (se não fica meio tolo com essa caixa). Se ficar "meia boca" arranco tambem e coloco de volta a caixa 3 marchas!!!
Referente ao motor AP, vou é montar um gaiola... não me resta alternativa!!!
Abraços aos Jipeiros e aos "apzeiros"
Quintino.
Pajero GLS
20/06/2012, 22:10
Belo topico, me ajudou a decidir entre BF X GM X AP.
Sou novato, tenho um CJ5 1960 com BF 6cc, que esta queimando um pouco e agora com valvula presa, talvez por ficar muito tempo parado, sem funcionar. Entao esta pensando em trocar o motor, com o topico, decidi, se for trocar, sera por um GM151 4cc.
Alias, se alguem souber de uma a venda, em bom estado, que me avise por favor....
quintino
21/06/2012, 09:33
Então amigo, eu me decepcionei... Achei que fosse bem mais do que realmente foi!! Mas tem quem ande e goste. O ideal mesmo é andar em um que apresenta essa configuração, assim você vai poder saber de fato o que é!!
Eu só troquei o meu motor, por "aporrinhar" com o aquecimento da bobina (opala), problema simples de resolver... que vou ter que resolver agora, pois vou colocar o motor que tinha!!
Confesso que com o motor 4cc e com a reduzida engatada, meu Jeep é um sonho!!!
A escolha esta com você!!
Forte abraço.
Quintino.
Belo topico, me ajudou a decidir entre BF X GM X AP.
Sou novato, tenho um CJ5 1960 com BF 6cc, que esta queimando um pouco e agora com valvula presa, talvez por ficar muito tempo parado, sem funcionar. Entao esta pensando em trocar o motor, com o topico, decidi, se for trocar, sera por um GM151 4cc.
Alias, se alguem souber de uma a venda, em bom estado, que me avise por favor....
Aos amigos que pretendem usar motor GM 151 em seus jeep...
Aqui em Horizontina, dos jeep que ainda fazem trilha, tem :
9 com motor opala 4 cil ( GM 151), dentre estes tem:
4 com caixa original 3 m, incluindo o meu;
2 com caixa 4 m da f1000;
1 com caixa 4 m do opala;
1 com caixa 5m do opala;
1 com caixa 3m da c10;
todos vão bem na trilha... o meu dos que tem caixa 3m se destaca por ser preparado...
tem tbm 4 jeep com motor original e caixa 3m original, que na trilha tbm vão super bem...
e mais 2 jeep com motor AP, sendo esses:
1 AP 1.8 e 1 AP 2.0, ambos com caixa 4m original do jeep;
Sendo que esses vão bem na trilha, porém sempre queimando embreagem, giro alto e sofrendo nas subidas... ou seja, falta torque de motor para o conjunto, ou teria que trocar de caixa ou relação de diferencial...
Conclusão....
Se somente trocar motor, o GM 151 fica bom na caixa original 3m ou 4m independente da realação de diferencial... claro que não muito longa...
Já o AP é preciso acertar todo o conjunto...
E é façil de adaptar ( o meu só refurei a capa seca, sem flange sem nada), tem manutenção barata, fácil, equivalente ao AP... sem falar em barato de comprar...
Nada contra o AP... mas custo x benefício... mil vezes o GM 151....
Forte abraço a todos!!
Forte abraço a todos!!
Poisé, o que eu vejo o pessoal falando de AP é o custo barato, coisa que num é o que vejo por aqui, motor 4 cil de opala vc acha até de 500 reais, mas um bom e muitas vezes funcionando no carro pra vc testar fica na faixa de 1000 completinho. Motor AP amigo meu precisou pra adaptar no jipinho coreano dele que não lembro a marca e teve que desembolsar 2500, passou 3 meses procurando...
Um motor gm 4 cil se no opala e bem cuidado dura 30 anos, no Jeep e uso civilizado dura menos mas garanto que é muuito tbém.
E ainda tem a questão de torque em baixa, num viram o video que o camarada colocou ai do Ap turbo? 7.000rpm, turbo carregado, pé embaixo e cravou na lama que deve tar lá até hj:parede:...
mali9ski
21/06/2012, 11:31
Poisé, o que eu vejo o pessoal falando de AP é o custo barato, coisa que num é o que vejo por aqui, motor 4 cil de opala vc acha até de 500 reais, mas um bom e muitas vezes funcionando no carro pra vc testar fica na faixa de 1000 completinho. Motor AP amigo meu precisou pra adaptar no jipinho coreano dele que não lembro a marca e teve que desembolsar 2500, passou 3 meses procurando...
Um motor gm 4 cil se no opala e bem cuidado dura 30 anos, no Jeep e uso civilizado dura menos mas garanto que é muuito tbém.
E ainda tem a questão de torque em baixa, num viram o video que o camarada colocou ai do Ap turbo? 7.000rpm, turbo carregado, pé embaixo e cravou na lama que deve tar lá até hj:parede:...
Amigo sem lavagem celebral né..........o negocio ai ta meio parcial ai.....:stop:
o motor deve ser com nota moderno e concerteza completo e injetado
moto gm por 500 só o motor pelado e sem nota e um gato ensacado......:parede:
o motor gm é bem mais cara para refazer ele inteiro com peças de qualidade mas dura muito mais muito mais.....
a um tempo atras chegou uma empilhadeira rodando mas que estava sem força, foi tirado o carter tava a biela tudo torta no fundoe o pistão grudado no cabeçote. e a empilhadeira ja tava um bom tempo rodando ''fraca''
pra jeep e pra quem prefere mais torque, é melhor mas com pneus 37'' nenhum 4cc fica bom tem que ser 6cc
mas convenhamos pra rodar no plaino e no trilho motor com torque de sobra ou sem não faria aquelas diferença....
Amigo sem lavagem celebral né..........o negocio ai ta meio parcial ai.....:stop:
o motor deve ser com nota moderno e concerteza completo e injetado
moto gm por 500 só o motor pelado e sem nota e um gato ensacado......:parede:
o motor gm é bem mais cara para refazer ele inteiro com peças de qualidade mas dura muito mais muito mais.....
a um tempo atras chegou uma empilhadeira rodando mas que estava sem força, foi tirado o carter tava a biela tudo torta no fundoe o pistão grudado no cabeçote. e a empilhadeira ja tava um bom tempo rodando ''fraca''
pra jeep e pra quem prefere mais torque, é melhor mas com pneus 37'' nenhum 4cc fica bom tem que ser 6cc
mas convenhamos pra rodar no plaino e no trilho motor com torque de sobra ou sem não faria aquelas diferença....
Lavagem cerebral pq?
Antes de mais nada eu acho o AP um excelente motor, tenho um Santana 2.000Mi e é o bicho, mas no Jeep fica uma M..., só isso.
É oque eu vi que falei aqui, num inventei nada nem tirei dados mirabolantes de lugar nenhum.
Se procurar nos anuncios antigos que eu fiz aqui no forum, deve estar lá ainda o anuncio que fiz ano passado de um motor 4 cil de opala zeradinho, só faltava arranque e carburador, anunciei por 1000, depois de 6 meses anunciado vendi por 800 a pagar em duas vezes, motor com procedencia, de carro baixado, tá lá rodando perfeitinho em um opala antigo de amigo meu e já cadastrou o numero do motor no opala dele.
Já AP por este precço vc até acha, mas é tudo cabrito e na hora que for no Detran cadastrar no seu Jeep é capaz de sair de lá algemado...AP bom com nota começa o preço em 2500.
O custo de fazer/retificar um motor de opala num é tão mais caro que de AP não.
mali9ski
21/06/2012, 12:50
Lavagem cerebral pq?
Antes de mais nada eu acho o AP um excelente motor, tenho um Santana 2.000Mi e é o bicho, mas no Jeep fica uma M..., só isso.
É oque eu vi que falei aqui, num inventei nada nem tirei dados mirabolantes de lugar nenhum.
Se procurar nos anuncios antigos que eu fiz aqui no forum, deve estar lá ainda o anuncio que fiz ano passado de um motor 4 cil de opala zeradinho, só faltava arranque e carburador, anunciei por 1000, depois de 6 meses anunciado vendi por 800 a pagar em duas vezes, motor com procedencia, de carro baixado, tá lá rodando perfeitinho em um opala antigo de amigo meu e já cadastrou o numero do motor no opala dele.
Já AP por este precço vc até acha, mas é tudo cabrito e na hora que for no Detran cadastrar no seu Jeep é capaz de sair de lá algemado...AP bom com nota começa o preço em 2500.
Se vc me achar um motor de opala completinho por 500, com nota e ignição eletronica completinho e com garantia eu compro pra mim.......se tive mais eu também compro
ap por volta de 2000 a 2500 2.0 com nota injetado 4 bicos é o preço realmente é o preço
mas pelado e carburado ainda com nota tem mais barato
aqui eu tenho dois fogão 4 bocas do opala, até pensei em usar na minha gaiola, mas não quis pelo peso e outra pela injeção eletronica
pedro bonadio
21/06/2012, 13:32
Sou mais um cara que é totalmente contra AP em jeep, e olha que sou dos que andam só com pé em baixo.
Tenho 2 carros com a mesma mecânica. Um CJ5 e um M520(CJ5 militar), os dois tem GM 151 a gasolina, câmbio 3 marchas original e 5.38:1 nos eixos, ambos com 7.50x16, sendo que o do M520 é pouca coisa maior. Andam à 100km/h na boa e na trilha só arregaço.
O GM 151 é tão fácil de preparar quanto um AP e chega facilmente no torque e potência do GM250 sem gastar muito.
Lúcio Fuentes
21/06/2012, 13:53
Aqui em Horizontina, dos jeep que ainda fazem trilha, tem :
9 com motor opala 4 cil ( GM 151), dentre estes tem:
4 com caixa original 3 m, incluindo o meu;
2 com caixa 4 m da f1000;
1 com caixa 4 m do opala;
1 com caixa 5m do opala;
1 com caixa 3m da c10;
todos vão bem na trilha... o meu dos que tem caixa 3m se destaca por ser preparado...
tem tbm 4 jeep com motor original e caixa 3m original, que na trilha tbm vão super bem...
e mais 2 jeep com motor AP, sendo esses:
1 AP 1.8 e 1 AP 2.0, ambos com caixa 4m original do jeep;
Sendo que esses vão bem na trilha, porém sempre queimando embreagem, giro alto e sofrendo nas subidas... ou seja, falta torque de motor para o conjunto, ou teria que trocar de caixa ou relação de diferencial...
Conclusão....
Se somente trocar motor, o GM 151 fica bom na caixa original 3m ou 4m independente da realação de diferencial... claro que não muito longa...
Já o AP é preciso acertar todo o conjunto...
E é façil de adaptar ( o meu só refurei a capa seca, sem flange sem nada), tem manutenção barata, fácil, equivalente ao AP... sem falar em barato de comprar...
Forte abraço a todos!!
KitiU, como você preparou seu motor?
anselmorabello
21/06/2012, 15:14
Boa tarde a todos
Lendo esse tópico fiquei mais ainda indeciso em trocar o meu OHC 2.3 pelo AP 2.0 injetado.
Pergunto a vcs se estarei fazendo uma ótima opção em fazer completo o OHC (deixá-lo zero) ou colocar o AP 2.0 injetado, GM 151 ou do opala? O uso de meu jeep é somente na cidade e alguns Rally de regularidades.
O OHC não esta fumando e nem me deu trabalho, mais quero ter um motor de confiança para quando eu quiser dar uns passeios de 200 a 1000 km o mesmo não me deixe na mão.
Não entendo muito de motorização e por isso é que tenho essas duvidas e medo de fazer uma opção errada.
Como eu posso saber se o OHC do meu Jeep esta 100% bom?
Abraços
Boa tarde a todos
Lendo esse tópico fiquei mais indeciso ainda em trocar o meu OHC 2.3 pelo AP 2.0 injetado.
Pergunto a vcs se estarei fazendo uma ótima opção em fazer completo o OHC (deixá-lo zero) ou colocar o AP 2.0 injetado, GM 151 ou do opala? O uso de meu jeep é somente na cidade e alguns Rally de regularidades.
O OHC não esta fumando e nem me deu trabalho, mais quero ter um motor de confiança para quando eu quiser dar uns passeios de 200 a 1000 km o mesmo não me deixe na mão.
Não entendo muito de motorização e por isso é que tenho essas duvidas e medo de fazer uma opção errada.
Abraços
Não conheço muito o OHC mas se o mesmo esta bom, não tem o porque mexer ou trocar....
Não esqueça que na troca de motor, além do valor pago pelo mesmo, é preciso conciderar mão de obra para adaptar e custos para legalizar a troca caso quera estar legal...
KitiU, como você preparou seu motor?
O meu motor tem:
=> Cabeçote preparado pelo Ricardo da Casa das Weber que tem:
•Balanceiros Roletados
•Lump Port nas admissões
•Válvulas maiores (da Blaser)
•Molas GM do 250-S
•Dutos trabalhados e reabertos em ângulo
•Câmaras de Admissão e escape equalizadas;
=> Comando SamCams 278 com Lob-C de 105°, 7,5mm de levante e overlap de 33°;
=> Escape dimensionado 4x2 de 2" de diâmetro;
=> Uso uma Speed 40mm (réplica da weber), rodando a gasolina ( só podium, premium ou nafta(castelhana)) e bomba elétrica;
=> Ignição com DIS sequencial da Motor Spice ( sequencial = 1 bobina MI para cada vela);
=> Velas Iridium ( vale a pena )
E na parte de baixo só tem pistão plano ultima medida (1,60mm) e ta com 11,5:1 de taxa;
Acho que só isso... estimados 160 cv segundo o Ricardo que tem grande experiência em opala preparado!
Se vc me achar um motor de opala completinho por 500, com nota e ignição eletronica completinho e com garantia eu compro pra mim.......se tive mais eu também compro
ap por volta de 2000 a 2500 2.0 com nota injetado 4 bicos é o preço realmente é o preço
mas pelado e carburado ainda com nota tem mais barato
aqui eu tenho dois fogão 4 bocas do opala, até pensei em usar na minha gaiola, mas não quis pelo peso e outra pela injeção eletronica
Ai tá certo, na gaoila vá de AP, ai é certeza de ficar bom.
se ja tem 2 de opala vc quer mais um? Se tiver precisando mesmo ajudo a achar, mas com nota, garantia e etc eu num lembro de ter escrito em lugar nenhum que achava, isso é tudo coisa de particular e não desmanche. Motor parcial fora do carro tem um coroa aqui perto que tem 3 lá, se jogar uns 2 mil na mão dele capaz de leva tudo, tem completo e bom por 1200 de um amigo meu que colocou o 6 cilindros no opala e sobrou a mecanica 4 cil, completinho e funcionou perfeito até mês passado. só me passar uma MP que te passo os contatos se tiver interesse mesmo.
abraço
Lúcio Fuentes
21/06/2012, 16:51
Não conheço muito o OHC mas se o mesmo esta bom, não tem o porque mexer ou trocar....
Não esqueça que na troca de motor, além do valor pago pelo mesmo, é preciso conciderar mão de obra para adaptar e custos para legalizar a troca caso quera estar legal...
O meu motor tem:
=> Cabeçote preparado pelo Ricardo da Casa das Weber que tem:
•Balanceiros Roletados
•Lump Port nas admissões
•Válvulas maiores (da Blaser)
•Molas GM do 250-S
•Dutos trabalhados e reabertos em ângulo
•Câmaras de Admissão e escape equalizadas;
=> Comando SamCams 278 com Lob-C de 105°, 7,5mm de levante e overlap de 33°;
=> Escape dimensionado 4x2 de 2" de diâmetro;
=> Uso uma Speed 40mm (réplica da weber), rodando a gasolina ( só podium, premium ou nafta(castelhana)) e bomba elétrica;
=> Ignição com DIS sequencial da Motor Spice ( sequencial = 1 bobina MI para cada vela);
=> Velas Iridium ( vale a pena )
E na parte de baixo só tem pistão plano ultima medida (1,60mm) e ta com 11,5:1 de taxa;
Acho que só isso... estimados 160 cv segundo o Ricardo que tem grande experiência em opala preparado!
:shock::shock::shock:
Boa tarde a todos
Lendo esse tópico fiquei mais ainda indeciso em trocar o meu OHC 2.3 pelo AP 2.0 injetado.
Abraços
É o que o amigo ai acima já falou, se tá bom, num tá fumando nem batendo, nem outros problemas, tu vai trocar praquê??
pra saber se ele realmente tá bom tu tem que eliminar as possiveis causas de mal funcionamento externas ao motor como dar uma revisada em carburador (revisada mesmo, desmonte, limpeza, conferir peças e troca de reparos - pq lavar com gasolina e trocar as juntas num resove nada), geral em parte de ignição, cabos, velas, distribuidor, acertar ponto de ignição, conferir ponto da correa dentada, etc, etc. Ai tu usa ele um tempo e faz a avaliação. Ah e nesse motor o que dá no saco é o motor de arranque, troca ele por um moderno e seja feliz.
pq em 2004 eu comprei um Maverick com esse motor OHC, o carro nem conseguia andar direito, ruin de pegar, morria, funcionava falahndo, rateando, fumaceando, embreagem patinando, esquentando e jogando toda agua fora, ou seja, já parecia no jeito de jogar no ferro velho.
Demos uma geral em tudo, o carburador foi pro lixo, o distribuidor tbém, ganhou cafrburador novo, ignição eletronica, velas, cabos, correia, bombas, bobinas, filtros, óleo, radidor vareta, valvula termostatica, ventoinha eletrica, etc, tudo novo,
Motor ficou um relógio, num fazia um barulhinho, num fumaceava nada(tava desreguladaço antes), só afundar o pé e o bicho roncava igual gente grande...rodei uns 15 mil Km com ele e só me deixou na mão duas vezes por minha culpa de gambiarra que tinha feito, vendi o carro e o cara qe pegou já deve ter rodado mais uns 20 mil km, isso num motor que quase foi pro lixo de tão mal cuidado que estava e tá lá atpe hj, firme forte e confiável.
pedro bonadio
21/06/2012, 17:38
Preparar o GM151 é relativamente fácil!
Uma receita é usar o virabrequim dos GM153(4 cilindros mais antigo), bielas do GM250... Só aí ele alcança quase 2.800cm³. Usar bloco com gaxeta, os mais antigos.
Se quiser gastar e fazer uma coisa top, injete o motor. Tanto EFI quanto MPFI serve, porém MPFI é mais trabalhoso por culpa da estrutura do motor. Já colocaria um módulo de I.E. programável que já controlasse a ignição. Usaria também receitas prontas para injetar, sem frescuras nem invenção de moda.
Se não quiser injetar, use no mínimo um carburador 3E, é o melhor pra trilha, porém sua cfm é pequena para o motor preparado. O bom seria arranjar um Weber. Muitos indicam o DFV446 Bijet, é bom, porém difícil de regular. Na ignição: Igniflex ou MotorSpice.
Usar válvulas maiores, como as do Vortec que o KitiU usa está de bom tamanho. Der uma trabalhada nos dutos.
Trocaria os tuchos hidráulicos por tuchos mecânicos pra permitir que o motor gire mais sem que "flutue". Junto com os tuchos colocaria um comando mais bravo com no máximo 272º de duração, para não ficar com o torque só em alta e com a lenta "pipocando". Molas mais firmes seriam bem vindas.
O escape dimensionado seria meio que obrigatório, utilizaria um 4x2 de 2" sem restrições o mais curto e reto possível.
Faria do 0 e com tudo "balanceado", vide o belo projeto do KitiU.
Um GM151 com 2.8L, injetado, com as outras coisas citadas, alcançaria no mínimo 170hp e uns 30kgfm, giraria liso até uns 6800rpm. Ótimos números para um 4 cilindros aspirado feito na década de 70/80.
Já colocava atrás dele um GM TH180 ou um ZF4HP22.
anselmorabello
21/06/2012, 18:08
É o que o amigo ai acima já falou, se tá bom, num tá fumando nem batendo, nem outros problemas, tu vai trocar praquê??
pra saber se ele realmente tá bom tu tem que eliminar as possiveis causas de mal funcionamento externas ao motor como dar uma revisada em carburador (revisada mesmo, desmonte, limpeza, conferir peças e troca de reparos - pq lavar com gasolina e trocar as juntas num resove nada), geral em parte de ignição, cabos, velas, distribuidor, acertar ponto de ignição, conferir ponto da correa dentada, etc, etc. Ai tu usa ele um tempo e faz a avaliação. Ah e nesse motor o que dá no saco é o motor de arranque, troca ele por um moderno e seja feliz.
pq em 2004 eu comprei um Maverick com esse motor OHC, o carro nem conseguia andar direito, ruin de pegar, morria, funcionava falahndo, rateando, fumaceando, embreagem patinando, esquentando e jogando toda agua fora, ou seja, já parecia no jeito de jogar no ferro velho.
Demos uma geral em tudo, o carburador foi pro lixo, o distribuidor tbém, ganhou cafrburador novo, ignição eletronica, velas, cabos, correia, bombas, bobinas, filtros, óleo, radidor vareta, valvula termostatica, ventoinha eletrica, etc, tudo novo,
Motor ficou um relógio, num fazia um barulhinho, num fumaceava nada(tava desreguladaço antes), só afundar o pé e o bicho roncava igual gente grande...rodei uns 15 mil Km com ele e só me deixou na mão duas vezes por minha culpa de gambiarra que tinha feito, vendi o carro e o cara qe pegou já deve ter rodado mais uns 20 mil km, isso num motor que quase foi pro lixo de tão mal cuidado que estava e tá lá atpe hj, firme forte e confiável.
Dodger (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/15984-dodger.html)
Vou seguir sua orientação, fico indeciso por não conhecer e fico neste desespero em deixar o meu jeep em condições de encarar qualquer terreno, aqui em casa já foi decidido de que o Jeep vai ficar na família e não haverá cogitação de vendas futuras e com isso não tenho medo em gastar no dito conforme eu posso.
Abraços e obrigado
Leonardo Daltrozo
21/06/2012, 18:49
Kitiu, te mandei uma MP.
vavarusso
21/06/2012, 18:57
Lavagem cerebral pq?
Dodger eu comprei um motor GM151 moderno (cinza com retentor no eixo virabrequim) com tudo tudo que um motor precisa para girar.(arranque, radiador, alternador, urna para cx 5m, carbura, ignição eletronica) E ainda acompanhou uma caixa de chevete 5m.
Deu o velho BF completo e pagei mais 600 latinhas. Falo que paguei 1200 latinhas. Convenci o dono a retirá-lo do opala dele (a vender) só pra me vender...
vavarusso
21/06/2012, 19:01
354501Olha ele ai, novinho. Eu ouvir o ronco dele.
354501Olha ele ai, novinho. Eu ouvir o ronco dele.
poisé, é um motor, bom, bonito e barato que se enquadra direitinho nas nossas necessidades.
Ele num é barato pq é ruim ou niguém quer, é barato pela simples lei de oferta e procura. Tem muito motor GM 4 cil dando sopa por ai e só jipeiro que se interessa por isso, afinal foram fabricados mais de 1.000.000 de opalas, quase tudo com esse motor, o opala é um carro que a lata é fraca e se acaba com certa facilidade, ai sobra a mecanica que é muito robusta.
ficou bacana o bicho pintado em vermelho!
Pintei um de laranja pra amigo meu, com os detalhes em preto e acessórios em grafite ficou show de bola tbém
Abraço
Dodger (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/15984-dodger.html)
Vou seguir sua orientação, fico indeciso por não conhecer e fico neste desespero em deixar o meu jeep em condições de encarar qualquer terreno, aqui em casa já foi decidido de que o Jeep vai ficar na família e não haverá cogitação de vendas futuras e com isso não tenho medo em gastar no dito conforme eu posso.
Abraços e obrigado
Tbém num conhecia muito, só depois que comprei esse carro que te falei que tive que aprender na marra.
procura um bom mecanico que num seja preguiçoso e dá uma geral nele pra poder avaliar direitinho, pq as vezes tu tá com um bom motor na mão que vai te servir bem por mais vários anos, só precisando dar um talento.
Ele só é carinho quanto a peças internas do motor, só começe a pensar em trocar por outro se tiver necessidade de retificar.
abraço e boa sorte com o bicho!
Robertux
21/06/2012, 19:57
Boa tarde a todos
Abraços
Eu não trocaria, como não troquei, a mecânica original do Jeep.
Tudo bem arrumadinho, com peças de boa qualidade e serviço bem feito o Jeep fica muito confiável.
Cansei de rebocar Jeep quebrado com AP, Opala 6, até um Javali com Q20 B eu reboquei com o CJ5 original, e nunca precisei ser rebocado, salvo uma única vez, em janeiro deste ano que fiz uma viagem de aproximadamente 700 km, de Piracicaba SP até Ilhabela e na volta quebrou o rolamento do eixo traseiro e a roda direita saiu com ponta de eixo e tudo, mas o motor não deu chabú.
Arrume bem, acerte bem o carburador, coloque uma ignição eletrônica ou um DIS e você terá um excelente motor, confiável, bom para trilha e com um desempenho satisfatório no asfalto, claro para um Jeep.
chinelao4x4
21/06/2012, 20:14
depois dessa, vou correr atraz de um ohc que ta parado uns 4 anos aqui perto, o kr pedia 1k , disse que a parte de baixo é nova, e que bate apenas 1 tucho , que de resto é zero, vou ver se dá pra por pra funcionar no chão pra ver direitinho se realmente ta bom...
quem sabe...
calhiandro
21/06/2012, 20:48
depois dessa, vou correr atraz de um ohc que ta parado uns 4 anos aqui perto, o kr pedia 1k , disse que a parte de baixo é nova, e que bate apenas 1 tucho , que de resto é zero, vou ver se dá pra por pra funcionar no chão pra ver direitinho se realmente ta bom...
quem sabe...
Meu patrão é a melhor coisa que você faz.:dance:
mali9ski
21/06/2012, 20:51
Ai tá certo, na gaoila vá de AP, ai é certeza de ficar bom.
se ja tem 2 de opala vc quer mais um? Se tiver precisando mesmo ajudo a achar, mas com nota, garantia e etc eu num lembro de ter escrito em lugar nenhum que achava, isso é tudo coisa de particular e não desmanche. Motor parcial fora do carro tem um coroa aqui perto que tem 3 lá, se jogar uns 2 mil na mão dele capaz de leva tudo, tem completo e bom por 1200 de um amigo meu que colocou o 6 cilindros no opala e sobrou a mecanica 4 cil, completinho e funcionou perfeito até mês passado. só me passar uma MP que te passo os contatos se tiver interesse mesmo.
abraço
É mais 1200 não é 500.......como vc se baseou na comparação.......
pelo menos admita que foi parcial,como eu disse no começo, que 2500 é preço de ap 2.0 injetado completo e com nota
anselmorabello
21/06/2012, 22:07
Eu não trocaria, como não troquei, a mecânica original do Jeep.
Tudo bem arrumadinho, com peças de boa qualidade e serviço bem feito o Jeep fica muito confiável.
Cansei de rebocar Jeep quebrado com AP, Opala 6, até um Javali com Q20 B eu reboquei com o CJ5 original, e nunca precisei ser rebocado, salvo uma única vez, em janeiro deste ano que fiz uma viagem de aproximadamente 700 km, de Piracicaba SP até Ilhabela e na volta quebrou o rolamento do eixo traseiro e a roda direita saiu com ponta de eixo e tudo, mas o motor não deu chabú.
Arrume bem, acerte bem o carburador, coloque uma ignição eletrônica ou um DIS e você terá um excelente motor, confiável, bom para trilha e com um desempenho satisfatório no asfalto, claro para um Jeep.
Obrigado Robertux (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/25706-robertux.html)
Seguirei sua orientação vou ficar com o OHC.
Eu já coloquei o DIS.
Abraço
Sydney66
21/06/2012, 22:08
Meu patrão é a melhor coisa que você faz.:dance:
Concordo com o calhiandro e o robertux, sei que gosto não se discute e todos tem seus defeitos e virtudes, mas tenho meu jeep OHC a quase 23 anos, acho que poucos tem um mesmo carro por tanto tempo, e logo quando o comprei fiz uma viajem de 1000 km, sem ter feito nehuma revisão (isto por conta da inexperiencia da juventude, pois precisava) e o problema foi no cambio (falta de óleo) no motor nada.
E em todos esses anos posso afirmar que as poucas vezes que deu problema (mas conseguia resolver logo após) foi no sistema de ignição que é original de platinado e condensador, portanto com muito orgulho digo que este jeep NUNCA precisou ser rebocado.
Também nunca fez trilhas pesadas, não está preparado para tal, mas é um Jeep, já teve que se mostrar como tal em estradas ruins, lama e trilhas leves.
Portanto, como foi dito aqui, se colocar uma boa ignição e estiver bem ajustado, é um ótimo motor.
É mais 1200 não é 500.......como vc se baseou na comparação.......
pelo menos admita que foi parcial,como eu disse no começo, que 2500 é preço de ap 2.0 injetado completo e com nota
Volta lá no post que eu falei dos preços, lê direito e com calma.
E num tô precisando de motor, nem vendendo motor, nem fazendo propaganda de motor nenhum.
Se eu tivesse precisando dum motor de opala bom, de procedencia eu procuraria e com certeza achava até por menos de 1.000, mas num tô. E num vou sair por ai procurando só pra depois voltar aqui e bater no peito pra provar que eu tô certo.
Abraço
Bem caros amigos!
Todos falaram de cambio, motor, comparação entre eles, preparação, custos!
Mais ninguém disse o porque o Jipe ficou ruim...
Bem, cambio não resolve o problema dele, pois a maioria dos 3 e 4 marchas, te a relação final 1:1, então, não muda em nada a troca, os com 4 marchas mais overdrive, que muda, pois tem a relação 0,75:1, melhorando em on road.
O motor OHC, Opala e BF 161, são motores considerados de baixo giro, onde sua máxima gira em torno de 4.500 rpm.
O motor AP, é de alto giro, coisa de 6.00 a 7.000 rpm.
Portanto, para a colocação de um AP, deve-se reduzir a relação do diferencial, senão, o motor fica "fraco" mesmo.
Pegue um motor de opala 4 cil, e coloque uma relação de veículo a diesel, uma 13x43, não sairá do lugar, não terá força nem em reduzida, pois o motor a diesel, chega no máximo a 3.800 rpm.
Se retirar um motor OHC, ou Opala, que está usando uma 9x44, o AP não conseguirá mandar a viatura para frente mesmo.
Se o pneu for grande, piorou.
Antes de retirar o motor, experimente colocar pneus pequenos, que reduz a a relação final, somente para teste.
O inverso de tudo que disse também é verdadeiro, coloque uma 8x53 num motor de opala, para andar a 80km/h, os pistões estarão saindo pelo escapamento, fervendo e bebendo!!!!
Andei com uma 9x44 no meu engesa, com motor Cummins diesel, estava fazendo 3km/L, saindo em 3a marcha e andando a 90km/h com o pé na lata, hoje ando com uma 13x46 com 37", 120km/h com 1.800 rpm.
Motor é motor, não existe melhor ou pior.
O que existe, é um afinamento no conjunto de MOTOR + CAMBIO + RELAÇÃO FINAL (COROA E PINHÃO + PNEU).
Deixarei umas tabelas para acharem o ponto ideal do torque do motor.
354559354560
Abraços.
Kim.
anselmorabello
22/06/2012, 00:43
Bem caros amigos!
Todos falaram de cambio, motor, comparação entre eles, preparação, custos!
Mais ninguém disse o porque o Jipe ficou ruim...
Bem, cambio não resolve o problema dele, pois a maioria dos 3 e 4 marchas, te a relação final 1:1, então, não muda em nada a troca, os com 4 marchas mais overdrive, que muda, pois tem a relação 0,75:1, melhorando em on road.
O motor OHC, Opala e BF 161, são motores considerados de baixo giro, onde sua máxima gira em torno de 4.500 rpm.
O motor AP, é de alto giro, coisa de 6.00 a 7.000 rpm.
Portanto, para a colocação de um AP, deve-se reduzir a relação do diferencial, senão, o motor fica "fraco" mesmo.
Pegue um motor de opala 4 cil, e coloque uma relação de veículo a diesel, uma 13x43, não sairá do lugar, não terá força nem em reduzida, pois o motor a diesel, chega no máximo a 3.800 rpm.
Se retirar um motor OHC, ou Opala, que está usando uma 9x44, o AP não conseguirá mandar a viatura para frente mesmo.
Se o pneu for grande, piorou.
Antes de retirar o motor, experimente colocar pneus pequenos, que reduz a a relação final, somente para teste.
O inverso de tudo que disse também é verdadeiro, coloque uma 8x53 num motor de opala, para andar a 80km/h, os pistões estarão saindo pelo escapamento, fervendo e bebendo!!!!
Andei com uma 9x44 no meu engesa, com motor Cummins diesel, estava fazendo 3km/L, saindo em 3a marcha e andando a 90km/h com o pé na lata, hoje ando com uma 13x46 com 37", 120km/h com 1.800 rpm.
Motor é motor, não existe melhor ou pior.
O que existe, é um afinamento no conjunto de MOTOR + CAMBIO + RELAÇÃO FINAL (COROA E PINHÃO + PNEU).
Deixarei umas tabelas para acharem o ponto ideal do torque do motor.
354559354560
Abraços.
Kim.
Mestre KIM bom dia
Ai esta uma explanação excelente o importante é o kit Motor+caixa e relação para ter um ótimo conjunto futuro.
Abraço
Compramos mais um GM151 esse final de semana.
Ta precisando de um talento pois esta dando uma fumadinha, saiu por R$200,00.
Rodolfo Ourique
23/06/2012, 03:47
o Kim mias uma vez supriu as necessidades com uma bela explicação, além das tabela que ele postou tem esta aqui da Dana que serve como comparativo para quando se coloca pneus maiores x relação:
354791
Muito bom ver o seu relato Sydney66, também sou muito feliz com o OHC, há 12 anos, em estradas e trilhas...como disse antes um motor que se acerta bem com as necessidades de um Jeep, porém ainda invejando os norteamericanos por não termos os 304 AMC :cry:.
Quintino, Acho que vc deve trocar de mexanico, pois se o antigo tava com problema e o ap tambem, algo esta errado, eu estou com um OHC que agora está funcionando bem, mas no meu caso não preciso de força e sim de autonomia, pois quando saimos fazemos km alta, por este motivo estou vendendo meu ohc e irei instalar um AP com cx de chevete tbm, da minha turma aqui na cidade sou o unico que ainda não esta com AP, os demais estão com AP e Caixa Chevette ou cx 4 m original. Sei que para isso terei que mexer em outras coisas. Não se arrependa de ter trocado de motor, como vc disse, "tao sonhado AP cx de chevette", se era seu sonho, realizou, apenas falta ajustar ele para ir bem.
Abraços
jipeirodesdepequeno
28/06/2012, 00:22
"tao sonhado AP cx de chevette", se era seu sonho, realizou, apenas falta ajustar ele para ir bem.
Abraços
:concordo:
Hoje uso ap 1.8, to muito satisfeito, uso caixa clarck 260f 4m, na estrada chega a fazer 10km/L (ta original), ando pensando em instalar uma injeção eletronica nele (sem gambiarras) e colocar um motor de partida do ap moderno (com redução) pra virar mais forte ainda
Trilha em alvorada com Jeep Clube Bloqueados do Sul e os Jeepeiros Anonimos. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=wrxdSTtPUuE)
Jipe vermelho rebocando a partir de 1:35min é AP
[]'s
Discordo de vc, respeito sua opiniao, mas caso queira um jeep de alta / media performace, tem que mudar alguma coisa, principalmente motor e cambio, pneus... pq as pecas paralelas existentes no mercado, ja nao valem nada.. e na reduzida, o que considero mais importante é a troca do eixo do carretel, que na minha opiniao, deve usar rolamentos.
Uso Ap 2.0 + relação de coroa e pinhao longas + cambio f1000. Estou super satisfeito, motor anda macio, nao esquenta, tem torque, e principalmente, NAO Quebrou mais... e principal suas pecas sao baratas e facil de encontrar.
Considero a mecanica do meu jeep 54: atualizada, robusta, e principalmente, confiavel... caso quebre, vou no açougue da esquina e compro pecas p/ o concerto.
NAO DESANIMA AMIGO, JEEPEIROS PASSARAM E SEMPRE ÃO DE PASSAR POR SITUACOES COMo ESSA QUE VC ESTA PASSANDO... e isso sempre volta a acontecer....Rsss!afinal e gente sempre inventa "moda"
[QUOTE=SD GUERREIRO;1714663]amigo . olha o motor ap apesar de meio fraco em baixa
Que isso?? Ap fraco em baixa se comparado ao 6cil... que tambem ficaria fraco em baixa se comparado a um v8...
Meu jeep é equipado com Ap 2.0, diferencial 9x44(longa e pneu 31)... veja meus videos no you tube...
Vantagem p/ o ap é o peso, muito leve, nao deixa seu jeep cabeçudo, e sendo mais leve, acaba nao forçando os demais itens, como caixa de direçao, munhoes, feixe de mola, jumelos, chassi, freio etc...
verifique se a bobina que esta usando é K ou KW ( no fundo ) e se esta escrito " usar resistencia " nos auto eletricos vendem uma resistencia tipo louça , coloque que resolverá , o ap é motor pra giro alto, andando em baixa a ignição se aquece mais ainda ,e sem a louça ela corta .
Vc tambem esta equivocado. Neste motor, vc deve usar bobina de alta, sem resistencia nenhuma, de preferencia use a bobina certa do gol MI (dois pinos na conexao +-), alta potencia tipo essa vendida no ML Bobina Ignição Gol Mi Parati Santana Quantum Saveiro 2 Pinos - R$ 36,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427789063-bobina-ignico-gol-mi-parati-santana-quantum-saveiro-2-pinos-_JM)
de preferencia a Bosch original.
mali9ski
29/06/2012, 18:52
Vc tambem esta equivocado. Neste motor, vc deve usar bobina de alta, sem resistencia nenhuma, de preferencia use a bobina certa do gol MI (dois pinos na conexao +-), alta potencia tipo essa vendida no ML Bobina Ignição Gol Mi Parati Santana Quantum Saveiro 2 Pinos - R$ 36,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427789063-bobina-ignico-gol-mi-parati-santana-quantum-saveiro-2-pinos-_JM)
de preferencia a Bosch original.
Até que enfim alguem pra defender o coitado hahaha
pelos relatos parece que o willys com ap não vai nem conseguir se arrancar, mas na verdade o torque do 2.0 é semelhante só que em 500 rpm a mais que o opala a gasolina
se fosse tão ruim o willys ap não tinha tanta gente vivendo as custas das flanges para adptação........dele em tudo quanté motor de veiculos de rua até uma porrada de 4x4........
tenho um amigo que tirou um falcon 3.6 do jeep dele e adptou um ap 1.9 e está dando pulos de alegria o willys é esse aqui e faz trilhas356251356252
tudo é questão de custo beneficio.
AP pode ficar bom no Jeep sim, é claro, lógico e evidente, mas trocado relações, pneus e as vezes até o cambio.
ai tu compara preço dum motor com outro, se vais ter que trocar cambio, diferencial, pneus, etc
depois de tudo tu avalia o motor que fica bom com menor custo final.
Que Ap 1.9 é esse? de kombi Diesel? com seus incríveis 50cv??? trocou um motor de 140Hp por um de 50 e ficou dando pulos? tem certeza que num foi de raiva não? ehehehe
M-Beltrame
29/06/2012, 19:33
Até que enfim alguem pra defender o coitado hahaha
pelos relatos parece que o willys com ap não vai nem conseguir se arrancar, mas na verdade o torque do 2.0 é semelhante só que em 500 rpm a mais que o opala a gasolina
se fosse tão ruim o willys ap não tinha tanta gente vivendo as cusdas das flanges para adptação........dele em tudo quante motor de veiculas de rua até uma porrada de 4x4........
tenho um amigo que tirou um falcon 3.6 do jeep dele e adptou um ap 1.9 e está dando pulos de alegria o willys é esse aqui e faz trilhas356251356252
Putzzz cada um força de um lado...
Um fala de gm 151 por 500 conto (alem de "surprezinha" deve ser sem doc, mas tudo bem) e o outro fala q um ap 1.9 se encaixou melhor no jeep do que um falcon, a unica visão q eu tenho do dono do jeep mais feliz q as qbras acabaram (ap e gm 151 num quebra nem palito de dente :mrgreen:) e o consumo do jeep deve ter melhorado pois ate onde sei ap 1.9 só existe a diesel...
Então pra quem estiver formando uma opinião, não leve tudo muito a serio...
T+
mali9ski
29/06/2012, 19:37
Um fala de gm 151 por 500 conto (alem de "surprezinha" deve ser sem doc, mas tudo bem) e o outro fala q um ap 1.9 se encaixou melhor no jeep do que um falcon, a unica visão q eu tenho do dono do jeep mais feliz q as qbras acabaram (ap e gm 151 num quebra nem palito de dente :mrgreen:) e o consumo do jeep deve ter melhorado pois ate onde sei ap 1.9 só existe a diesel...
T+
Então hoje o menino vai aprende mais uma coisa hahahah
1.8 com pistões do 2.0 é um ap 1.9
mali9ski
29/06/2012, 19:39
T+
Caixa é do chevette e a relação é 44/9 e os pneus são os mesmos que rodava com o falcon não lembro as medidas
e o 1.9 é um 1.8 com pistões de 2.0 a gasolina
de raiva seria se fosse um georgia OHC na hora da partida hahahah
M-Beltrame
29/06/2012, 19:45
Ata, então é um misto quente, mas de qualquer jeito no máximo é igual a um 2.0.
T+
Então hoje o menino vai aprende mais uma coisa hahahah
1.8 com pistões do 2.0 é um ap 1.9
Ah tá, então piorou já que num é original. adiciona ai no custo total vc abrir motor 1.8, retificar e passar ele pra 1.9. Pensei que fosse original, ai AP 1.9 só o da Kombosa diesel com 50 Hp...
OHC fora de ponto, com motor de arranque original de 30 anos nas costas e carburador ferrado é ruim mesmo de virar quando quente. Tem OHC num Maverick aqui em casa, pode tentar fazer ele pegar a frio e depois de bem quente, se o carro num pegar pode levar ele pra vc.
Rodolfo Ourique
29/06/2012, 21:14
Ah tá, então piorou já que num é original. adiciona ai no custo total vc abrir motor 1.8, retificar e passar ele pra 1.9. Pensei que fosse original, ai AP 1.9 só o da Kombosa diesel com 50 Hp...
OHC fora de ponto, com motor de arranque original de 30 anos nas costas e carburador ferrado é ruim mesmo de virar quando quente. Tem OHC num Maverick aqui em casa, pode tentar fazer ele pegar a frio e depois de bem quente, se o carro num pegar pode levar ele pra vc.
X2 Dodger...OHC ruim é pra quem num sabe mexer nele...:screwy:.
Já tive 2 Passat Pointer e sou fã do AP, mas no Passat...no Jeep, menor que o OHC, só louco...
jipeirodesdepequeno
29/06/2012, 21:18
V Lamaterapia - O Batizado - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1KDwIWHh76M&feature=related)
F75 1.8 EVANDRO 05-05-12 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fVrBX_UnNzA&feature=related)
[]'s
Pessoal, estou trocando meu OHC por um AP, porem nao decidi, faz muita diferença 1.8 do 2.0 ou somente consumo? E qual o melhor, alcool ou gasolina?
calhiandro
29/06/2012, 22:50
Pessoal, estou trocando meu OHC por um AP, porem nao decidi, faz muita diferença 1.8 do 2.0 ou somente consumo? E qual o melhor, alcool ou gasolina?
Dizem as más línguas que o 2.0 é mais frágil que o 1.8. Aqui na minha cidade 99% dos ap's são 1.8. Um motor a álcool quando aquecido é mais disposto que o gasolina.
Fosse você ia de 1.8 álcool.
Antes que me taquem pedra, eu gosto e tenho carro AP, só num acho o melhor motor do mundo pra Jeep, e nem é a melhor solução pra toda e qquer aplicação como os fanáticos falam.
Tem AP 2.0 injetado a alcool? Mas a alcool mesmo não estas bostas flex?
gosto muito de carro a alcool, meu primeiro carro foi um Monza 1.8 alcool, o carro andava muito, quase a mesma coisa do monza 2.0 gasolina e fazia 10 a 11 km/l na estrada, abri o motor dele pela primeira vez aos 265.000km. igual ao Siena 1.4frex zero km lá de casa, anda nada e faz 11 na gasolina e 8 no alcool...
Motor AP eu senti uma P diferença quando passaram de injeção monoponto pros Mi, o Santana 2.0 Mi aqui de casa acho que são 127Hp, pelo menos é o que fala o manual, mas anda mais que os monoponto que andei e é muito economico, só que acho que num tem opção original a alcool.
Motor AP eu senti uma P diferença quando passaram de injeção monoponto pros Mi, o Santana 2.0 Mi aqui de casa acho que são 127Hp, pelo menos é o que fala o manual, mas anda mais que os monoponto que andei e é muito economico, só que acho que num tem opção original a alcool.
uso ap2.0 santana + 2E. ja tive problemas con injecao na trilha, ranquei tudo e coloquei o 2E.
Faz MUITA diferença, troquei o meu 1.8 pelo 2.0 SANTANA tem comando p/ torque em baixa rotação.
Eu particularmente prefiro gasolina, pq o alcool consome um pouco mais e meu tanque é tipo original, pqno demais, se nao me engano 30 litros...
Faz MUITA diferença, troquei o meu 1.8 pelo 2.0 SANTANA tem comando p/ torque em baixa rotação.
Eu particularmente prefiro gasolina, pq o alcool consome um pouco mais e meu tanque é tipo original, pqno demais, se nao me engano 30 litros...
Edwint
Mas e o consumo aumentou do 1.8 p 2.0?
Pretendo colocar AP com carburador, pois injeção ja tive varios amigos falando que tiveram problema e sairam rebocado da trilha, ja carburador todo mundo diz q entende um pouco e no final resolve.
Sobre combustivel tenho preferencia por gasolina devido autonomia, pois meu tanque tambem é original.
Teria como passar qual a caracteristica do teu motor, qual modelo do santana MI, qual caixa vc usa e qual as flanges que usou, pois há muita gente vendendo flange, eu realmente não sei o que irá precisar.
E qual a diferença da injeção monoponto?
Grato
Igor Bevilacqua David
30/06/2012, 19:03
Antes que me taquem pedra, eu gosto e tenho carro AP, só num acho o melhor motor do mundo pra Jeep, e nem é a melhor solução pra toda e qquer aplicação como os fanáticos falam.
Tem AP 2.0 injetado a alcool? Mas a alcool mesmo não estas bostas flex?
gosto muito de carro a alcool, meu primeiro carro foi um Monza 1.8 alcool, o carro andava muito, quase a mesma coisa do monza 2.0 gasolina e fazia 10 a 11 km/l na estrada, abri o motor dele pela primeira vez aos 265.000km. igual ao Siena 1.4frex zero km lá de casa, anda nada e faz 11 na gasolina e 8 no alcool...
Tem sim o meu Ap 2.0 do gol gti bola injetado a alcool original com 120 cv
chinelao4x4
30/06/2012, 20:30
vcs que tão pensando em trocar por ap, no caso tem que pensar nos docs. to com este problema, na media o de vcs deve ter 90cv, daria pra por ate 99 cv no max ( 10 %) , entao teria que procurar um motor onde consta ate 99cv, tem varios ap 1.8 com cv diferentes e 2.0 tambem...
no caso, adquiria um com ate 99 cv, e depois de ter documentado o jeep, dá pra , injetar., turbinar e etc...
calhiandro
30/06/2012, 20:40
vcs que tão pensando em trocar por ap, no caso tem que pensar nos docs. to com este problema, na media o de vcs deve ter 90cv, daria pra por ate 99 cv no max ( 10 %) , entao teria que procurar um motor onde consta ate 99cv, tem varios ap 1.8 com cv diferentes e 2.0 tambem...
no caso, adquiria um com ate 99 cv, e depois de ter documentado o jeep, dá pra , injetar., turbinar e etc...
chinelão, você esta partindo para o AP mesmo é?
Denis Takashi
30/06/2012, 21:30
Pessoal,
Bom, já vi algumas "trocas de carícias" aqui e não custa dar a minha opinião :
Já rodei com Jeeps com diversas configurações, infelizmente com o AP eu não tenho muito contato, pois na minha região a predominancia é de Opala, mas o unico AP que tem é do meu tio, logo "é da casa" .
Falar que existe uma configuração perfeita seria errado.... Cada combinação de motor+cambio +relações +pneus tem suas caracteristicas.... e como tudo na vida seus prós e contras.
Ao meu ver, posso resumir da seguinte maneira :
Opala 4 cilindros : É uma adaptação fácil na qual normalmente não se precisa de flanges, é um motor simples de mexer, resistente, tem muito torque em baixa , mas tem sues defeitos : é barulhento, tem a engrenagem do comando que PODE quebrar, pra pneus maiores que 35 fica meio ruinzinho....
Opala 6 cilindros : É um baita motor, porém é dificil de acertar : Suspensão, chassis, freios, eixos, cambio, arrefecimento, direção e etc tem que ser repensados e isso acarreta em maiores despesas.... Depois disso ainda tem o fator do C* na mão.... só recomendo para quem tem juizo e sabe pilotar.... se você é daqueles que não tem sensibilidade de tempo de marcha, embreagem e etc não recomendo..... A vantagem é que o torque é um absurdo.... na marcha lenta ele encara a maioria dos obstáculos e se precisar é só apertar o pedal da direita que ele responde.... porém numa trilha de barro mais mole, os kg a mais atrapalham....
AP: É leve e resistente, ou seja : Você entra "colando o pé" pra pode passar.... Aí vão falar " Ah, mas é velocidade entrar embalado nos atoleiros" , porém se o Jeep estiver com um cambio e relações de diferencial mais reduzidos, todo aquela rotação será reduzida e você terá mais torque..... Um exemplo "meio" próximo é o Samurai.... um motor 1.3 com uma redução brutal....e nem por isso eles devem pra ninguém em trilhas.
Espero ter ajudado
()´s
chinelao4x4
30/06/2012, 22:26
chinelão, você esta partindo para o AP mesmo é?
eu realmente gostaria muito de um ap 1.8 , monoponto + turbo com 0,8kl ,+ chevette(junior se achar)
to vendo ai a parte de docs. que vai dar problema se eu por, meu jeep ta cadastrado com apenas 50 cv. to tentando arrumar isso, se for facil parto pro ap.
agora se não for, vou ter que gastar mais de 5k no veio e bom ohc , como gosto de levar ao extremo o jeep, tenho receio apenas do motor mesmo, um ex: um motor totalmente refeito , perfeito , foi encamisado , ai vc ta em um encontro, vai pra trilha, meio dia, calor demais da conta, tem um riacho, um rio... , vc com DIS ou DD , plateia assistindo, CONCEQUENCIA: motor pode travar com choque termico ! as camisas empenam ! ja pensou um ohc com 5k gasto e acontecer isso ? um ap, que se dane ! fica pouco o concerto, por isso um ap é a melhor opção pra trilheiros...
jipeirodesdepequeno
30/06/2012, 22:56
ia ficar uma combinação muito boa, mas se der pra ir de mi (4 bicos) é melhor ainda
que ano é seu jeep? estranho constar apenas 50cv.. não sei onde vc mora, mas tem lugares ainda que vc consegue passar dessas 10%.. cidade pequena.. interior.. bom despachante e $$
retificar um motor e botar no pau da dó hein.... ap se trincar, tem vezes que nem compensa concertar, larga no desmanche e pega outro rsrs
jipeirodesdepequeno
30/06/2012, 23:07
Sikart, flange tem dessa marca: : : : DEEPTEC 4x4 : : : (http://www.deeptec4x4.com.br/)
as peças são muito boas, uso a flange deles no cambio 260f x reduzida, e na capa seca com o cambio foi feito uma adaptação com a capa seca original do ap, bem simples. o disco de embreagem, rolamento, garfo usa tudo do ap, nada de gambiarras.
[]'s
Sikart, flange tem dessa marca: : : : DEEPTEC 4x4 : : : (http://www.deeptec4x4.com.br/)
as peças são muito boas, uso a flange deles no cambio 260f x reduzida, e na capa seca com o cambio foi feito uma adaptação com a capa seca original do ap, bem simples. o disco de embreagem, rolamento, garfo usa tudo do ap, nada de gambiarras.
[]'s
Boa Noite
Obrigado, irei ver com eles sobre as flanges, pois encontrei muitas no mercado, e de diferentes preços, vai saber o que é bom ou ruim.
mali9ski
02/07/2012, 10:25
Pois é desculpa de alejado é muleta.......:offtopic:
se fosse um pouco mais perto eu ia tentar a sorte......hahahahah
mali9ski
02/07/2012, 10:33
O que acontece com o 2.0 é que o curso dele é muito longo para o comprimento da biela e o funcionamento dele se torna meio aspero, e para conseguir rotações mais elevados complica, mas para uso normal funciona bom e torque é bem melhor.....por isso o chamado ''1.9'' ou ''milinove'' se tornou tão popular com uma cilindrada um pouco maior e gira bem melhor....
a vw concerotu este problema nos motores do golf com bielas mais longas, 150 alguma coisa milimetros (não estou bem lembrado) contra 144mm dos ap's nacionais, mas ai quase conpensa mais um motor da familia gm 2.0 2.2 2.4 que o custo desse motor do golf já é mais alto e o proprio motor já é bem mais caro para comprar.
mali9ski
02/07/2012, 10:40
eu realmente gostaria muito de um ap 1.8 , monoponto + turbo com 0,8kl ,+ chevette(junior se achar)
to vendo ai a parte de docs. que vai dar problema se eu por, meu jeep ta cadastrado com apenas 50 cv. to tentando arrumar isso, se for facil parto pro ap.
agora se não for, vou ter que gastar mais de 5k no veio e bom ohc , como gosto de levar ao extremo o jeep, tenho receio apenas do motor mesmo, um ex: um motor totalmente refeito , perfeito , foi encamisado , ai vc ta em um encontro, vai pra trilha, meio dia, calor demais da conta, tem um riacho, um rio... , vc com DIS ou DD , plateia assistindo, CONCEQUENCIA: motor pode travar com choque termico ! as camisas empenam ! ja pensou um ohc com 5k gasto e acontecer isso ? um ap, que se dane ! fica pouco o concerto, por isso um ap é a melhor opção pra trilheiros...
As vezes é bom pensar no ''custo opercional da coisa'' é bom pensar que se ascender a luz de oleo o maior problema vai ser voltar pra casa o resto resolve.....
com ap eu posso até me dar ao luxo de ter motor reserva, se meu motor prender o saltar uma biela eu tenho um 1.6zinho que é bem fraquinho mas eu não vou ficar sem brincar até, bem com calma terminar o que prendeu...... hahaha....
Pois é desculpa de alejado é muleta.......:offtopic:
se fosse um pouco mais perto eu ia tentar a sorte......hahahahah
Muleta nada! Isso é problema crônico não do OHC, mas da falta de conhecimento na hora de mexer nele.
o arramque já é manco e neguinho coloca o ponto lá em 50° pra ver se anda mais, ai num pega a quente nem fud$%$@.
Já arumei uns 5 motores OHC com esse problema gravíssimo, 2 minutos de mão de obra, só voltando o ponto pro lugar certo.
Pablo.pinto2007
03/07/2012, 03:43
uso ap2.0 santana + 2E. ja tive problemas con injecao na trilha, ranquei tudo e coloquei o 2E.
Ok! Me lembro que o meu primeiro AP era um 1.6 alcool que não sei porque tinha o carburador a gasolina... eu tive a impressão quando fui levar o jeep pra casa que tinha feito merda, pois o jeep não andava nada, engasgava direto, mau consegui chegar em casa... aí resolvi levar pra uma regulagem no carburador... chegando lá o cara disse que o meu carburador era a gasolina... ele deu o jeito dele lá de transformar (não sei como) e o jeep passou a andar normal... porém como o motor estava trelando.. e tinha comprado na sucata com "garantia"... tive que trocar a onça por um 1.8 que veio completo também de carburador um TLDZ - Miniprogressivo, que falam mau dele, ma anda bem que só... mas infelizmente esse motor também não estava bom, e quase não consigo pegar outro na "garantia", e acho que o cara só me arrumou outro motor porque sou meio grande... aí me colocaram na cabeça que o carburador bom era o 2E... então fui atras de um, consegui, instalei e de cara tive a impressão de ter feito merda de novo... mas como tudo nesses motores, é só regulagem, achei um cara esperto em carburador... tirei o segundo estágio a vácuo e coloquei mecânico (muito melhor a resposta, embora beba mais) e por último coloquei um comando 049G do gol GTS... que anda mais um pouco ainda....
Sei que é uma longa história, mas era só pra ressaltar duas coisas: uma que pra acertar o motor AP não é de cara, aos poucos você acha quem acerte, troca isso coloca aquilo e a tendência é dar certo... a segunda era pro amigo que tem um 2.0 e tá usando um carburador 2E, eu sei que devo estar colocando areia no bolo, mas pra motor 2.0 render o que tem que render o carburador é o 3E... e seja feliz...
Forte abraço e desculpa o tamanho do post.
Pablo
jipeirodesdepequeno
06/07/2012, 00:11
hj tirei o motor de partida do ap mais antigo e botei um com redução... plug&use.. perfeito... vira muuuuito melhor,
ja tinha revisado o motor de partida antigo, induzido novo, algumas pecinhas e MO: R$150, arranque novo com redução: R$145
Pablo.pinto2007
07/07/2012, 14:49
hj tirei o motor de partida do ap mais antigo e botei um com redução... plug&use.. perfeito... vira muuuuito melhor,
ja tinha revisado o motor de partida antigo, induzido novo, algumas pecinhas e MO: R$150, arranque novo com redução: R$145
Amigo esse preço é do motor novo? Pela foto parece novo, confirma?
Lembro que paguei no meu usado e um pelo outro por R$200,00 há tres anos... e nunca tive dor de cabeça, você verá, só lubrificação.
Forte abraço!!!
Pablo
jipeirodesdepequeno
07/07/2012, 17:53
Amigo esse preço é do motor novo? Pela foto parece novo, confirma?
Lembro que paguei no meu usado e um pelo outro por R$200,00 há tres anos... e nunca tive dor de cabeça, você verá, só lubrificação.
Forte abraço!!!
Pablo
Isso ai!! 0 km, comprei no ML mesmo, cidade vizinha dai nem paguei frete. Vira coisa mais linda!!
sobre a lubrificação, como você faz? tem que abrir ele?
[]'s
quintino
08/07/2012, 10:40
Amigos,
Peguei minha viatura, esta andando com o motor Opala 4cc, mantive a caixa do chevette. Resumindo... estou feliz da vida!!!
Tenho mais torque novamente, pra mim é fundamental.
Ap no Jeep, nao mais.
Abraços.
Pablo.pinto2007
08/07/2012, 20:34
Isso ai!! 0 km, comprei no ML mesmo, cidade vizinha dai nem paguei frete. Vira coisa mais linda!!
sobre a lubrificação, como você faz? tem que abrir ele?
[]'s
É tem que abrir o danado... como o fechamento é um pouco chato de se fazer, devido as ferramentas utilizadas, pelo menos no meu é uma talhadeira, pois o aperto é em fenda e sabemos que fenda para aperto não aperta nada, então os "feras" da elétrica fecham na marra com talhadeiras... então mando meu eletricista de confiança lubrificar, ele nunca parou de funcionar, é que quando está seco ele demora um pouco o retorno do eixo (através da solenóide) e então faz aquele barulho de motor arranhando, mas não deixou de funcionar até hoje, ou seja, as manutenções foram todas preventivas mesmo. Só teve uma vez numa trilha que ele não queria pegar, e coloquei a culpa no danado do motor de partida, mas na verdade era o terminal da bateria isolando, pode um negócio desses?
É isso amigo!!
Pablo.
mali9ski
09/07/2012, 14:06
O problema maior as vezes não são os motores de partida, mas as flanges, como o centro do induzido o original é na caixa do ap, a qualidade das falnges não é aquelas coisas e quase sempre é torta e faz arrasta o motor de partida e esse como é sem cabeça não precisa do centro na flange......
eu me estressei bastante com motor de partida até colocar um desses ai e depois foi só alegria....
volta e meia nas trilhas eu vejo alguem com a partida arrastando e também do esse tok do motor de partida.....
valew
Pablo.pinto2007
10/07/2012, 10:08
O problema maior as vezes não são os motores de partida, mas as flanges, como o centro do induzido o original é na caixa do ap, a qualidade das falnges não é aquelas coisas e quase sempre é torta e faz arrasta o motor de partida e esse como é sem cabeça não precisa do centro na flange......
eu me estressei bastante com motor de partida até colocar um desses ai e depois foi só alegria....
volta e meia nas trilhas eu vejo alguem com a partida arrastando e também do esse tok do motor de partida.....
valew
É isso acontece muito mesmo... no meu caso não tive esse problema, pois minha flange é AP, e a adaptação é feita por bloco de ferro (ou alumínio), pra centrar o câmbio!!!
O meu motivo pra trocar foi bem esquisito, pois não entendia, frio pegava que era uma beleza, mas se caso quando fosse entrar em casa eu estancasse, aí o jeep ficava fora de casa, pois não pegava mais quente! Quando esfriava o motor, pegava que era uma beleza. Aí o eletricista não quis ter trabalho, me aconselhou logo um com redutor, e não me arrependi nem um pouco!
Pablo
mali9ski
10/07/2012, 14:02
É isso acontece muito mesmo... no meu caso não tive esse problema, pois minha flange é AP, e a adaptação é feita por bloco de ferro (ou alumínio), pra centrar o câmbio!!!
O meu motivo pra trocar foi bem esquisito, pois não entendia, frio pegava que era uma beleza, mas se caso quando fosse entrar em casa eu estancasse, aí o jeep ficava fora de casa, pois não pegava mais quente! Quando esfriava o motor, pegava que era uma beleza. Aí o eletricista não quis ter trabalho, me aconselhou logo um com redutor, e não me arrependi nem um pouco!
Pablo
O que também as vezes acontece é como o escapamento passa do lado do motor de partida e esquenta bastante e ele arrasta depois de quente, eu fiz só uma chapinha em cima do motor de partida para dissipar o calor já mudou um pouco .......o com redução é um pouco menor e fica um pouco mais longe do escapamento e talvez não esquente tanto......
valew
Pessoal,
Estou trocando o motor do meu jeep e paguei 500 reais no motor de um opala batido e baixado, faltando apenas o arranque e alternador.
Quando estava montando no meu jeep pedi para o mecânico abrir e dar uma geral e para minha surpresa ele disse que o motor devia ter sido retificado pouco tempo antes de ter sido retirado do carro pois estava tudo em otimo estado. ai comprei o arranque um capa seca e não gastei nem 700 reais pra ter as peças principais que iria precisar para a troca do motor.
Na época da compra eu cotei varios motores e fiz muitos orçamentos, e também pensei no conjunto ap+cx-chevette, mas preferi o opala+cx-jeep. E os motivos foram: Torque em baixa, não ter correia dentada(magina ela rodando com barro lá dentro deve ter q se fazer inspenção a cada trilha), baixo custo de aquisição, facilidade de compra de peças e preço de peças aqui na minha região, facilidade em preparação( cabeçote preparado + vira de curso longo e motor vira o cão chupando manga) e varios outros fatores.
A caixa provavelmente vou usar a minha 3 marchas até estoura-la depois vou ver se vou pro clark de camionete ou chevette( se bem que aqui na minha região todo mundo que colocou acabou tirando pois o cambio não aguento).
Já comprei também um motorspice dis para instalar depois que o motor tiver pronto e rodando.
Também pretendo coloca injeção eletrônica e já estou com o vira de curso longo aqui guardado para colocar no motor quando tiver que abri-lo para retificar.
Acredito que montei um bom conjunto( Falta so o radiador ficar pronto e colocar o cabo do acelerador pra testar) pois montei um motor mais leve que o do jeep, mais forte que o meu original go devil, que irá ficar imune a aguá, e relativamente fácil de preparar e gastando pouco nisso tudo.
Agora to só comichando de vontade de tacar o jeep na trilha mas o cara que meche com radiador não termina logo a mudança do lado do bocal do meu....
quintino
14/07/2012, 21:20
Hoje finalmente andei pra valer com a viatura nessa nova configuracao, e confesso nao tem coisa melhor!!!
Feliz, muito feliz.
Anota aí...
4 cc e caixa chevette.
Show.
fmsJeep75
24/07/2012, 09:22
[]
E aí Legauer? Como andam as coisas? Fez a retifica no seu? O meu está fazendo. Pior, tive que trocar o bloco porque o meu rachou...mas já ta tudo certo, comprei um bloco bom no ferro velho e estou aguardando a retifica...mande noticias