PDA

Ver Versão Completa : Instalação Tanque CLA 80L



AlexandreStudart
13/06/2012, 13:25
Pessoal Blz?

Eu comprei o kit (tanque 80L e peito de aço) da CLA sem as mangueiras, para instalação na traseira. A minha intenção é instalar com uma mangueira mais flexível que as mangueira (mangote) de borracha devido a facilidade.

Alguém sabe informar se existe alguma mangueira que não deforme com o diesel?

Explicação: Algum dono anterior fez uma reforma e mudou o tanque e bateria dos locais originais. O tanque agora está do lado esquerdo, na frente do eixo traseiro, e a bateria na frente.
O problema da mudança do tanque é que para ficar do lado esquerdo, foi feito uma alteração no caminho do escapamento, que vem até o meio da viatura pelo lado esquerdo, antes de chegar no local atual do tanque, o escapamento faz um desvio a direita e vai até o fim da viatura pelo lado esquerdo. O lado esquerdo é justamente o lado de abastecimento, então uma mangueira mais flexível consigo resolver a instalação sem ter que mexer no escapamento.
Obrigado.

Alexandre

hercilio.neto
13/06/2012, 20:53
Alexandre,
Fiquei aqui tentando mentalizar essa imagem, mas confesso que fiquei com dúvidas.
Seria legal se tivessemos uma foto, poderíamos opinar melhor.

AlexandreStudart
13/06/2012, 23:17
Alexandre,
Fiquei aqui tentando mentalizar essa imagem, mas confesso que fiquei com dúvidas.
Seria legal se tivessemos uma foto, poderíamos opinar melhor.

Hercilio, tudo bom?

Seguem 2 fotos, foram as que ficaram melhor, é muito dificil tirá-las pq tem pouca distância, então as fotos ficam muito de perto, mas vamos lá.

353250
Nesta foto é possível visualizar que o escapamento deveria ir direto até da dianteira até a traseira, mas ele faz um desvio a direta em direção ao bocal de abastecimento e, perto do bocal faz uma curva em direção a traseira. Como foi instalado um tanque daí o motivo do desvio.


353251

Aqui é possível visualizar o escapamento fazendo novamente um desvio, logo abaixo da magueira de abastecimento, e sendo redirecionado até a traseira e finalizando do lado direito da viatura.
O tanque está praticamente no centro da viatura, porém mais para o lado esquerdo.

O meu problema é conseguir uma mangueira mais fácil de manusear que a mangueira de borracha, que terei que usar cotovelos e abraçadeiras a cada conecção.

Então a pergunta é, existe uma mangueira flexível que aguente o diesel? Eu não gostaria de ter que mexer no escapamento e quanto ao tanque que está lá vou tirá-lo, até porque está furado e é peso desnecessário.
Alexandre

hercilio.neto
14/06/2012, 17:40
Alexandre,
Não dá pra levar a mangueira de borracha direto até o filtro sem conexões?

Carlo Pecca
14/06/2012, 18:01
Hercílio
O que eu entendi é a manqueira do bocal do tanque até o próprio, pois o diâmetro é de 1 1/2" ou 38,2mm. Os canos do pescador e retorno são de diâmetro interno= 8,5 mm e as "manqueiras para injeção de combustível", como é conhecido no balção são bem flexíveis. Tem até um cara no MercadoLivre ofertando esse tipo de manqueira em vários diâmetros até 0 tamanho de 3/8". Estou sabendo desses detalhes pois graças ao Alexandre, nós realizamo a compra dos tanques na mesma época. Eu só vou partir para instalar o meu em outubro ou novembro devido a grana curta e já estar em outra empreitada. Mas vou acompanhar bem de perto os relatos que o Alexandre realizar.
Abs a todos

hercilio.neto
15/06/2012, 02:32
Hercílio
O que eu entendi é a manqueira do bocal do tanque até o próprio, pois o diâmetro é de 1 1/2" ou 38,2mm. Os canos do pescador e retorno são de diâmetro interno= 8,5 mm e as "manqueiras para injeção de combustível", como é conhecido no balção são bem flexíveis. Tem até um cara no MercadoLivre ofertando esse tipo de manqueira em vários diâmetros até 0 tamanho de 3/8". Estou sabendo desses detalhes pois graças ao Alexandre, nós realizamo a compra dos tanques na mesma época. Eu só vou partir para instalar o meu em outubro ou novembro devido a grana curta e já estar em outra empreitada. Mas vou acompanhar bem de perto os relatos que o Alexandre realizar.
Abs a todos

Opa Pecca.
Tinha entendido outra coisa. Sobre isso não tenho conhecimento para opinar.
E essa outra empreitada, é na Band?

Abraço

AlexandreStudart
15/06/2012, 14:48
Hercilio,
é o que o Pecca disse, o meu problema é a mangueira do bocal até o tanque. Pois como o escapamento passa muito perto do bocal, elas praticamente irão se cruzar. Com uma mangueira flexível consigo fazer milagres alé embaixo e com o mangote terei que fazer emendas para ir driblando.
Descobri que existe uma mangueira de nome Tecanol, que resiste ao combustível, só não sei se existe no diâmetro do bocal de abastecimento e tanque, que aliás são diferentes.
Ainda hoje vou numa casa de borrachas para descobrir se eles têm tal mangueira ou coisa que possa usar.

rbata
15/06/2012, 18:24
Existem os chamados "tubos flexíveis"... já vi utilizarem aqui na empresa algumas vezes.... é um tubo sanfonado em aço inoxidável, flexível, envolto por 1 ou até 2 tramas/malhas também de aço inoxidável.

Procure SPTF (sociedade paulista de tubos flexíveis) no google... é o nome de uma das empresas que fabrica esse tipo de componente.... o catálogo deles eu lembro que informava o raio de curvatura mínimo.

E vc pode escolher os tipos de terminais que quer que venha montado.... pode ser ponta lisa para solda, rosca macho, rosca femêa solta (gira livre), padrão BSP, etc...

Não vai ser muito barato... acho que um tubo flexível em inox 304 com 1/2pol por exemplo... e uns 2 metros de comprimento vai custar perto de 150 reais....

AlexandreStudart
18/06/2012, 23:34
Existem os chamados "tubos flexíveis"... já vi utilizarem aqui na empresa algumas vezes.... é um tubo sanfonado em aço inoxidável, flexível, envolto por 1 ou até 2 tramas/malhas também de aço inoxidável.

Procure SPTF (sociedade paulista de tubos flexíveis) no google... é o nome de uma das empresas que fabrica esse tipo de componente.... o catálogo deles eu lembro que informava o raio de curvatura mínimo.

E vc pode escolher os tipos de terminais que quer que venha montado.... pode ser ponta lisa para solda, rosca macho, rosca femêa solta (gira livre), padrão BSP, etc...

Não vai ser muito barato... acho que um tubo flexível em inox 304 com 1/2pol por exemplo... e uns 2 metros de comprimento vai custar perto de 150 reais....

Rafael, o que eu gostaria era de uma solução mais barata, pois o metro do mangote é caro porém mais barato que esse flexível.

Eu acabei comprando o mangote e custou 38,00/m, comprei também algumas curvas para acoplar nas saídas do pescador, retorno e suspiro, uma folha de borracha de 50x70cm e acho que tem uns 5mm que será colado no peito de aço para que o tanque não fique direto nele, assim evitará qualquer desgaste do atrito entre os dois.

Depois vou por algumas fotos da preparação do peito de aço - infelizmente ele não vem totalmente pronto para ser instalado.

Obrigado,
Alexandre

birawc
21/06/2012, 14:25
Ola , como vai Alexandre, vc istalou o tanque, conseguil resolver os problemas da instalação, e comprei recentemente um tanque tambem cla de 80 lts, e tambem estou com duvidas, fixei o tanque na parte trazeira na mesmas barra dos amotercedores a travessa reconda usei duas braçadeiras de escapameto de aço de 2 polegadas e fixou bem, a gora vem o escapamento como o meu tava muito ruim vou ter que mandar fazer tudo novo eu quero que ele saia na traseira do lado esquerdo e vai ser alto, como turbinei a jabiraqua, estou fazendo aos poucos, acho que vai dar trabalho para passar os canos do escape no lugar onde quero se e que vai dar, o tanque ta no lugar, coloquei esta semana, falta colocar a boca de abastecimento, comprei o kit mas vou dizendo que não gostei do bocal, terei que manda em um funileuro para que ele corte e de acabamento, assim que tiver okm ponho fotos.

AlexandreStudart
22/06/2012, 16:07
Ola , como vai Alexandre, vc istalou o tanque, conseguil resolver os problemas da instalação, e comprei recentemente um tanque tambem cla de 80 lts, e tambem estou com duvidas, fixei o tanque na parte trazeira na mesmas barra dos amotercedores a travessa reconda usei duas braçadeiras de escapameto de aço de 2 polegadas e fixou bem, a gora vem o escapamento como o meu tava muito ruim vou ter que mandar fazer tudo novo eu quero que ele saia na traseira do lado esquerdo e vai ser alto, como turbinei a jabiraqua, estou fazendo aos poucos, acho que vai dar trabalho para passar os canos do escape no lugar onde quero se e que vai dar, o tanque ta no lugar, coloquei esta semana, falta colocar a boca de abastecimento, comprei o kit mas vou dizendo que não gostei do bocal, terei que manda em um funileuro para que ele corte e de acabamento, assim que tiver okm ponho fotos.

Oi, Bira.

Já instalei, deu muito trabalho! Sozinho demorei 2,5 dias para instalar tudo.

O bicho não vem tão fácil de instalar como deveria, olha só estou falando da instalação do tanque no local dele, sem a ligação da mangueira.

É exatamente como você fez, de um lado ele fica preso na travessa do amortecedor e, do outro lado fica preso na travessa traseira do chassis, mas tive que fazer e soldar 2 mãos francesas para prender a cinta que fixa o tanque ao peito de aço (deveria já vir pronto), tive também que furar as costas do peito de aço, para fixar a outra ponta da cinta. Ficou até bem feito, como tenho esmerilhadeira e transformador de solda, nisso não gastei, mas quem não tiver vai gastar $$.

As 2 chapinhas que são para prender a outra ponta do peito de aço não vem furada, então tive que fazer um corte, no centro das chapinhas, para que criasse um regulador para os parafusos, pois seria muito difícil acertar com um único furo tudo. Como já disse, fiz tudo isso sozinho e foi trabalhoso, as única "ajudas' que tive foram das minhas 2 cadelas box, justamente no momento que eu estava prendendo o tanque na barra do amortecedor elas foram lá para me lamber e roubar uma chave de fenda para brincar. kkk deu trabalho.

Quanto ao bocal, usei aquele que a CLA que custa R$45,00, acho que é do Gol e, para fazer as curvas aproveitei os furos que já estavam lá, então usei um pedaço cano de PVC 50mm e 2 conexões de PVC 90 graus de 50mm, foi só para fazer um Z.

Já tenho fotos da maioria dos passos que fiz para prender o tanque ao peito de aço, só não anexei ainda pq preciso encontrar o cabo para baixar.

Qualquer dúvida, manda aí.

Abraço
Alexandre

AlexandreStudart
24/06/2012, 23:32
Como prometi seguem as fotos da preparação do tanque para instalação.

355228355229355230355231355232355233355234355235

titanium
25/06/2012, 08:29
Parabéns, Alexandre.

A instalação ficou com uma aparência bem profissional.
De primeira!

E as fotos são esclarecedoras.
Certamente irá ajudar os amigos aqui do fórum nas próximas instalações.

Abraços,

AlexandreStudart
25/06/2012, 22:50
Parabéns, Alexandre.

A instalação ficou com uma aparência bem profissional.
De primeira!

E as fotos são esclarecedoras.
Certamente irá ajudar os amigos aqui do fórum nas próximas instalações.

Abraços,

Titanium,
Obrigado pela força e caso alguém tenha alguma dúvida é só pedir ajuda.

Abraço
Alexandre

hercilio.neto
25/06/2012, 23:05
Só para esclarecer, esse tanque só serve em Band longa?

AlexandreStudart
26/06/2012, 15:52
Só para esclarecer, esse tanque só serve em Band longa?

Não. O Carlo Pecca tb. comprou um junto comigo, para o mesmo lado direiro e acho que o Band. dele é curto.
Só para esclarecer, o tanque é presso no lugar do estepe sob a viatura (são aquelas 2 barras verticais do peito de aço e acompanhas 2 alças que ficam por cima da travessa), então de um lado prende na travessa do amortecedor e, do outro, por trás do parachoque, na barra do chassis.

Alexandre

hercilio.neto
27/06/2012, 00:06
Legal,
Valeu.

birawc
27/06/2012, 09:13
Alenxandre, como ficou o bocal de abastecimento, ficou no local original ou fez alguma modificação, vc tem foto deste detalhe, a minha e bande curta o tanque ta no local as mangueiras ja passei so falta definir o bocal, to com do de cortar a jabiraca, p/ usar o bocal original teria que fazer com que as mangueiras decem muita curva e seria longa ate o tanque, e na hora de abastecer se o patio do posto for plaino vair dar trabalho, vai afogar pra xuxu.
Amenos que eu feche o bocal original e fure e instale um novo poto de abastecimento.

Carlo Pecca
27/06/2012, 15:27
Alexandre
Ficou DEZ a instalação, PARABENS!
Vc já facilitou e muito, a minha próxima instalação. E o bocal, como irá ficar, não esqueça de mandar as fotos.
Abs.

birawc
27/06/2012, 22:10
Esta são algumas fotos do tanque
35591935592835592735592635592535592435592335592235 5921355920355929355920

AlexandreStudart
28/06/2012, 00:29
Alenxandre, como ficou o bocal de abastecimento, ficou no local original ou fez alguma modificação, vc tem foto deste detalhe, a minha e bande curta o tanque ta no local as mangueiras ja passei so falta definir o bocal, to com do de cortar a jabiraca, p/ usar o bocal original teria que fazer com que as mangueiras decem muita curva e seria longa ate o tanque, e na hora de abastecer se o patio do posto for plaino vair dar trabalho, vai afogar pra xuxu.
Amenos que eu feche o bocal original e fure e instale um novo poto de abastecimento.

Bira, eu mantive o bocal no mesmo local, foi por isso que no início do post eu tentei uma solução com uma mangueira flexível.

A alternativa que indicaram ficaria muito cara. Então optei pelo mangote tradicional de borracha e paguei 38,00/m aqui em Goiânia e usei 2m, pois tive que fazer desvios por causa do meu escapamento que não está na forma original. Caso o seu esteja, acredito que 1,5m são suficientes.

Como já mencionei, substitui o bocal de metal que estava lá e utilizei o bocal da CLA, que custa R$45,00 e acredito ser igual ao do Gol(acho que o antigo BX -a tampa lembra muito). No meu caso, como já passou por uma reforma, então já tem furos no piso passando a mangueira de abastecimento para baixo da viatura chegando até o antigo tanque, só fiz aproveitar esse caminho.
Infelizmente não tenho como por fotos agora, esto em SP e só volto na 6a, dia 29/06. prometo tirar fotos para facilitar a visualização, ficou muito parecido com as fotos que você já postou (foi uma gambiarra complicada e não acontecerá com qualquer um daqui, pois só aproveitei o que já tinha lá para não gastar mais ainda), mas como tenho transformador de solda ainda vou melhorar a instalação da mangueira, mas o pricipal eu consegui exterminar...eu tinha um sério problema de vazamento de óleo. Todos os dias quando chegava em casa eu colocava sob o tanque um pote de sorvete e, no dia seguinte eu tinha quase meio pote de diesel, até minhas cadelas fediam a óleo, coitada da branca que além de feder ainda ficava marrom!

Abraço.

AlexandreStudart
28/06/2012, 00:56
Alexandre
Ficou DEZ a instalação, PARABENS!
Vc já facilitou e muito, a minha próxima instalação. E o bocal, como irá ficar, não esqueça de mandar as fotos.
Abs.

Carlo, não sei como é o modelo completo que você comprou, mas acredito que se você não tem transformador de solda então pode ser que terás que conseguir um serralheiro. No meu caso o peito de aço não veio pronto e precisou fazer ajustes. veja nas fotos que anexei novamente abaixo que tive que fazer 2 pequenas mãos fracesas, soldei-as, fiz um furo em cada e soldei um parafuso voltado para cima. Isso seviu como um regulador para as cintas que prendem o tanque ao peito de aço.

1o. tentei dobrar a chapa para fazer a mão francesa, mas não dava 90 graus, então corte e soldei as chapas para conseguir os 90 graus, para ficarem rente a chapa do peito de aço.

Também cortei com a esmerilhadeira uma canaleta, pois não vem nem com um furo a outra extremidade da parte que é fixada no parachoque, conforme é possível ver na foto acima do Bira, no caso dele foi feito apenas um furo, mas sozinho não consegui segurar e furar, optei pela canaleta e fiz um furo na barra do chassis, que facilitou a regulagem.

Como já mencionei no post acima, volto para Goiânia na 6a. e até domingo anexo mais fotos, inclusive da parte do bocal.

Abraço


355973355974355975

Carlo Pecca
28/06/2012, 11:10
Valeu Alexandre
Vou aguardar o teu retorno, as fotos ficaram muito boas.
abs

tavio_g
03/10/2012, 11:55
Alexandre, só para ver se eu entendi direito.
voce colocou esse tanque de 80 lts e manteve o bocal de abastecimento no lugar original, que é do lado do carona. isso mesmo?
se sim, poderia postar umas fotos de como ficou essa ligação das mangueiras?
hoje tenho o tanque de 55 lts da cla mas tenho muita vontade em colocar esse maior, mas nao queria mudar o bocal de abastecimento. E se foi assim, como ficou o abastecimento, ele afoga muito ou vai tranquilo?
abraços

OliveiraDf
13/03/2013, 00:15
Alexandre, só para ver se eu entendi direito.
voce colocou esse tanque de 80 lts e manteve o bocal de abastecimento no lugar original, que é do lado do carona. isso mesmo?
se sim, poderia postar umas fotos de como ficou essa ligação das mangueiras?
hoje tenho o tanque de 55 lts da cla mas tenho muita vontade em colocar esse maior, mas nao queria mudar o bocal de abastecimento. E se foi assim, como ficou o abastecimento, ele afoga muito ou vai tranquilo?
abraços

? como ficou o bocal?

AlexandreStudart
15/03/2013, 09:13
? como ficou o bocal?

Oliveira, desculpe-me não vi a notificação. Vou conseguir fotos.

Isto mesmo mantive o bocal no lugar original, do lado direito, o lado do passageiro.

Já havia um tanque antes embaixo do jepe, então foi feito um furo no piso passando a mangueira para baixo. Usei joelho de cano pvc de 50mm para fazer as curvas, de resto usei mangueira de abastecimento que comprei em loja de borrachas.

No início deu problemas de abastecimento porcausa de um desnível que teve, depois que acertei não tem mais.Mas o abastecimento é devagar, porque o bocal do tanque é menor que o do tanque original, ele tem 40mm ou até menos, usei um pedaço de borracha para fazer de calço para a mangueira. Os tanques originais tem 45mm a 50mm, então faz um efeito funil, vai muito combustível e quando chega na boca do tanque da CLA afunila. Esse é o motivo que alguns relatam da lerdesa do abastecimento.

Assim que eu tiver disposição vou trocar a mangueira do suspiro por uma mas larga,acho que isso ajudará.

tavio_g
15/03/2013, 12:23
Alexandre, se nao for pedir demais, mande umas fotos de como ficou dentro do carro e por baixo.
pra vermos por onde passa o cano e num abastecimento onde o carro está inclinado para frente ele chega no tanque sem problemas?
obrigado

AlexandreStudart
15/03/2013, 12:55
Alexandre, se nao for pedir demais, mande umas fotos de como ficou dentro do carro e por baixo.
pra vermos por onde passa o cano e num abastecimento onde o carro está inclinado para frente ele chega no tanque sem problemas?
obrigado

Otávio, vou providenciar fotos. Na parte interna será impossível porque no meu caso há um acabamento de lata rebitado que esconde a mangueira, bocal. Da parte de baixo não terá problema.
Abasteço normalmente, mas sempre que dá procuro parar de forma que a traseira fique mais baixa para ajudar.

OliveiraDf
16/03/2013, 14:36
obrigado Alexandre, se puder coloque fotos. abraço

AlexandreStudart
17/03/2013, 15:41
Alexandre, se nao for pedir demais, mande umas fotos de como ficou dentro do carro e por baixo.
pra vermos por onde passa o cano e num abastecimento onde o carro está inclinado para frente ele chega no tanque sem problemas?
obrigado

Otávio, blza?

Seguem as fotos:

Parte debaixo e uma foto de dentro - veja que tenho um acabamento que esconde tudo:

Foto 1: mangueira saindo debaixo do piso.
401023

Foto 2: Continuação da mangueira.
401024

Foto 3: Conecção com o tanque.
401025

Foto 4: Interna da viatura.
401026

Qualquer dúvida tô aqui!
Alexandre

Carlo Pecca
21/03/2013, 20:25
Alexandre
Finalmente consegui instalar o tangue de 80lt. Utilizei o bocal fornecido pela CLA, amanhã posto fotos da instalação. Continuo com o tangue de 45Lt, e a ideia e interliga-los de forma que possa transferir combustível do pequeno para o grande, através de uma bomba elétrica acionada no painel. Atualmente estou utilizando diretamente o de 80Lt, mas o abastecimento é lento em virtude de ter utilizado uma mangueira de 20 mm de diâmetro em função do pouco espaço que tenho para a curvatura da mangueira. Com as fotos vcs vão entender , abraço grande.

AlexandreStudart
23/03/2013, 11:15
Carlo, blza.

Mangeuira mais grossa eu mais fina não importará, se for mais grossa como fiz terá que por um redutor para a boca do tanque. O que dita é a entrada do tanque que é pequena, vc já mediu a boca do tanque da CLA?
Eu acho que vc não precisará de uma bomba, eles estão em desníveis, assim o pequeno abastece o grande por gravidade.
Alexandre

Carlo Pecca
25/03/2013, 19:28
Alexandre
Já pensei a respeito da gravidade, mas o meu problema é que moro em apertamento e alugo uma vaga para a Band em um estacionamento aberto de terra batida próximo de minha residência, Não tenho recursos para furar o tangue pequeno, que é de plástico. Para pagar o serviço fica muito caro. Aqui na cidade do Rio de Janeiro tudo é difícil e caro. Estou maquinando utilizar aquela bombinha de partida a frio dos carros a alcool e fazer um furo na tampa da boia de medição e passar uma manqueira fininha. Se der certo posto a fotos e conto como foi. Olha não esqueci das fotos do tanque de 80Lt, é que esta semana to meio sem tempo mas assim que der as coloco, OK?

Carlo Pecca
25/04/2013, 16:44
Ok finalmente as fotos da instalação:
1) o bocal foi instalado atras do banco do carona aonde tenho uma cobertura de plastico sobre a tampa do tanque.
2) tampa do tanque sem a cobertura plastica.
3) vista do bocal por baixo. joelho de PVC e mangueira de 20mm diâmetro interno.
4) ligação mangueira ao tanque. Enfiei uns quinze centimetros de mangueira no tanque e depois coloquei muito silicone pára vedar.
407739407740407741407742

Já to a 40 dias com o sistema instalado e ate agora não tenho problema de vazamento. Pra contrariar a boia foi pro saco assim to controlando pelo odômetro.
Quanto a passagem de combustível do pequeno para o grande ainda estou estudando como resolver a baixo custo.
Abs a todos.

AlexandreStudart
26/04/2013, 22:18
Carlo, blza?
A instalação ficou bem feita, só achei a tubulação muito fina.
Abraço

Carlo Pecca
28/04/2013, 13:39
É que não consegui mangueiras mais flexíveis, assim ficou essa de 20mm mesmo. Demora um pouquinho para encher os 80lts mas dá para o gasto. Agora em estudo a ligação entre os dois tanques.
Abraço a todos.

birawc
30/04/2013, 08:42
Ola a todos, a minha instalação fiz diferente o bocal original e o tanque foi fechado ficavam do lado do passageiro, não tem nem sinal que existiam, segue as fotos.
408748408749408750408751408752

AlexandreStudart
01/05/2013, 19:31
Bira, ficou ótimo.
Esse é o correto, mas não fiz assim porque tem que mexer com funileiro e eu não queria.
Alexandre

tavio_g
02/12/2013, 10:43
Alexandre, embora com uma atraso, obrigado pelo envio das fotos.
comprei um tanque para por na band e vou adotar a mesma solução que você. como ele é de inox vou tentar comprar uns canos de inox e fazer as curvas. vamos ver se consigo.. heheh
Muito obrigado pelo tempo em mandar as fotos detalhadas.
Espero agora não cheirar mais diesel quando vier de jipe pro trabalho! hehehe

abraços

MarcioNatal
08/12/2013, 02:18
Tavio_g, boa noite.

Há poucos dias mandei virar uns tubos de aço inox com 2 1/2". Por sorte antes de comprar, conversei com a pessoa que iria fazer o serviço e perguntei se tinha algum detalhe especial quanto ao tubo que eu iria comprar. Ele disse que sim. Para virar com perfeição, o tubo de aço inox teria que ter no mínimo 2mm de espessura de parede, caso contrário ele poderia enrugar junto das viradas. Comprei como ele falou e o resultado ficou excelente. Ai está a dica!

Um abraço.

Márcio Humberto

tavio_g
09/12/2013, 08:22
Muito obrigado Marcio pelas dicas!!!
Levarei em conta sim a espessura!!!
Nesse fds mudei o escapamento de lugar para ter espaço para o tanque novo! agora mãos a obra!

abraços

AlexandreStudart
11/12/2013, 21:25
Ola a todos, a minha instalação fiz diferente o bocal original e o tanque foi fechado ficavam do lado do passageiro, não tem nem sinal que existiam, segue as fotos.
408748408749408750408751408752

Bira, esse bocal você comprou em qual loja?
Obrigado.

birawc
12/12/2013, 11:32
Ola, Alexandre este bocal veio junto com o tanque fazia parte do kit da metalurgica cla 9(BOCAL DE ABASTECIMENTO - Loja - São Paulo (http://www.metalurgicacla.com.br/app/sc/gui/Listagem.aspx?cnt=321_1_351_1&cat=14317&html=categoria&tit=BOCAL+DE+ABASTECIMENTO+-+Loja+-+S%C3%A3o+Paulo) ) mas se não estou enganado na Donatti4x4 tambem tem.

AlexandreStudart
13/12/2013, 15:58
Ola, Alexandre este bocal veio junto com o tanque fazia parte do kit da metalurgica cla 9(BOCAL DE ABASTECIMENTO - Loja - São Paulo (http://www.metalurgicacla.com.br/app/sc/gui/Listagem.aspx?cnt=321_1_351_1&cat=14317&html=categoria&tit=BOCAL+DE+ABASTECIMENTO+-+Loja+-+S%C3%A3o+Paulo) ) mas se não estou enganado na Donatti4x4 tambem tem.

Eu vi no Merc. Livre e descobri que é da Donatti, no ML estava 190,00 e na loja estava algo como 220,00, fiz algumas perguntas sobre a instalação, mas eles suspenderam a venda no ML, como fiquei com o e-mail no ML, então pedi para que liberasse a venda. Eles disseram que não tem estoque no momento.
Na CLA o modelo agora é outro e achei o seu mais bonito.
Já descobri em outros fóruns que esse modelo de tampa é igual ao da RD350, Sundown, mas precisa fazer o bocal.
Obrigado.

Diogo_Vargas
07/05/2018, 14:03
Boa tarde pessoal

Procurei por fotos no google, li vários tópicos aqui do fórum, mas não achei nada do que preciso:

---- Alguém tem fotos de onde passou o escapamento ao lado do tanque de 80L da CLA?????

Minha Band é motor OM364 e o escape sai atrás da roda traseira esquerda, e gostaria de que continuasse por ali a saída, mas ontem retirei o suporte do estepe e vi que o escapamento original está bem no caminho do tanque novo...

Se alguém puder ajudar compartilhando aqui o que fez com o escapamento eu agradeço.
Caso eu consiga alguma solução, volto aqui e compartilho minha experiência para futuras dúvidas dos amigos.

Abraço.