Ver Versão Completa : Ford Explorer - Falhando - Pressão do cilindro OK
raphaelhp
12/06/2012, 23:28
Srs, Tudo bem?
Há tempos conheço o fórum e até alguns daqui pessoalmente, mas estou postando minha primeira mensagem somente agora, após aquisição de uma explorer 97 - V6, 4.0, gasolina, 4x4, completa.
O motor estava redondo, porém agora ela tem alguns sintomas estranhos:
> - Fraqueza em subida
> - Manobra só com embreagem, extremamente fraca.
> - Saída de lombada engasga em segunda.
> - Trepida MUITO a alavanca de câmbio quando vai arrancar em baixa.
Enfim...fraca, ela veio perdendo vigor com o tempo e muito disso, acredito que por ficar bastante tempo parada.
Trocamos velas, testamos cabos de velas e verificamos que apenas 1 cilindro não funcionava. Não queimava combustível, pois ao tirar o cabo de vela da bobina, somente com esse não caía a rotação.
Fiz a limpeza dos bicos injetores também.
Enfim, cogitamos então cabeçote, Falta de pressão e tal, mas não, a pressão está ok e o cabo de velas desse cilindro também foi trocado e não fez absolutamente nenhuma diferença. Claro que com a limpeza dos bicos ela ficou um pouco melhor, mas beeem pouco e o cilindro problemático continuou assim.
Já vi outras msgs do fórum, mas não encontrei nenhuma igual ao meu caso.
Alguém tem alguma idéia do que possa ser? Módulo? Daria problema só em 1 cilindro?
Desde já, obrigado.
BRAVOECONOVEMBER
12/06/2012, 23:55
Olha só, às vezes injetor dá um nó na gente. Pode ser que o injetor esteja com alguma falha mecânica (não entupimento, falha por desgaste mecânico mesmo) que inclusive não aparece em scanner, porque não é problema de continuidade elétrica. Fácil de fazer o teste trocando o bico com outro cilindro e vendo se o problema não passa para o outro junto com o bico. Esse teste pode ser feito com tudo o mais: velas, cabos de vela, bobinas (quando há mais de uma), etc. Às vezes mesmo novos essas coisas dão problema.
Módulo ou controle de ignição normalmente não dá problema só em um.
Boa sorte.
raphaelhp
13/06/2012, 08:38
Opa, obrigado pela resposta.
O problema é que quando mandei limpar os bicos, o mecânico já montou em outra posição propositalmente....mesmo assim, nada.
Verifica a bomba de combustível e o sensor de rotação. Verifica também o filtro de combustivel, a MAF e as sondas lambdas.
Boa sorte
raphaelhp
13/06/2012, 14:40
Verifica a bomba de combustível e o sensor de rotação. Verifica também o filtro de combustivel, a MAF e as sondas lambdas.
Boa sorte
Hugo, obrigado pela resposta. Mas tenho algumas dúvidas com relação ao que você falou.
Se fosse bomba, não daria problemas nos outros cilindros também?
Quando à sonda lambda, se uma delas estivesse ruim, comprometeria o lado dessa sonda inteira, não?
Quanto aos outros componentes (filtro, sensor e MAF), poderia me explicar melhor o por que?
Obrigado pela Ajuda!
BRAVOECONOVEMBER
13/06/2012, 18:35
raphaelhp, nessa mexida do mecânico, já que passando tudo de lá pra cá e daqui pra lá não ajudou, vocês chegaram a examinar válvulas? Será que não tem nenhuma enforcando? Só uma idéia que me deu, já que os periféricos não confirmaram a pane. Isso também é coisa bem mais simples de verificar que tirar um cabeçote ou abrir motor.
Ah tá só agora vi que é apenas um cilindro que está com problema!!
Se a vela desse cilindro está ok, se o cabo de vela que se conecta a essa vela está ok, nesse caso, realmente vale a pena verificar as valvulas.
Como a pressão esta 100% acredito que não seja biela do cilindro empenada e nada do tipo correto?
[]´s
sergioharo
26/08/2013, 10:42
Srs, Tudo bem?
Há tempos conheço o fórum e até alguns daqui pessoalmente, mas estou postando minha primeira mensagem somente agora, após aquisição de uma explorer 97 - V6, 4.0, gasolina, 4x4, completa.
O motor estava redondo, porém agora ela tem alguns sintomas estranhos:
> - Fraqueza em subida
> - Manobra só com embreagem, extremamente fraca.
> - Saída de lombada engasga em segunda.
> - Trepida MUITO a alavanca de câmbio quando vai arrancar em baixa.
Enfim...fraca, ela veio perdendo vigor com o tempo e muito disso, acredito que por ficar bastante tempo parada.
Trocamos velas, testamos cabos de velas e verificamos que apenas 1 cilindro não funcionava. Não queimava combustível, pois ao tirar o cabo de vela da bobina, somente com esse não caía a rotação.
Fiz a limpeza dos bicos injetores também.
Enfim, cogitamos então cabeçote, Falta de pressão e tal, mas não, a pressão está ok e o cabo de velas desse cilindro também foi trocado e não fez absolutamente nenhuma diferença. Claro que com a limpeza dos bicos ela ficou um pouco melhor, mas beeem pouco e o cilindro problemático continuou assim.
Já vi outras msgs do fórum, mas não encontrei nenhuma igual ao meu caso.
Alguém tem alguma idéia do que possa ser? Módulo? Daria problema só em 1 cilindro?
Desde já, obrigado.
Oi Raphael, bom dia.
Comprei uma Explorer recentemente e estou com o mesmo problema que você relatou ?
Você conseguiu resolver tal defeito? Caso sim o que era ?
Um abraço e obrigado, Sérgio.
raphaelhp
26/08/2013, 10:59
Oi Raphael, bom dia.
Comprei uma Explorer recentemente e estou com o mesmo problema que você relatou ?
Você conseguiu resolver tal defeito? Caso sim o que era ?
Um abraço e obrigado, Sérgio.
Olá Sérgio. Entre tantos mínimos defeitinhos que fui achando. Os principais eram:
1 - Chicote do bico injetor. Um deles estava com a conexão quebrada.
Para acessar os bicos injetores, você precisará tirar o coletor de admissão superior.
2 - Bomba de combustível não dava pressão suficiente.
Mandei refazer a parte do chicote e troquei a bomba e virou outro carro.
Apesar de já fazer bastante tempo e eu já ter ido até ao Ushuaia com ela (não me deixou na mão hehe), ainda tem umas irregularidades no motor, que eu gostaria de resolver. Uma leve trepidaçãozinha, que talvez seja resolvida com a troca
do tensor da correia (não está concêntrico), MAF e Sondas Lambda, que não estão acusando no scanner, mas podem causar
tal sintoma.
Aproveite, se você mesmo for fazer o trabalho e quando for tirar o coletor, troque todas as juntas, pois
a minha tinha um "assobio" de entrada de ar falso, que foi resolvido com troca de juntas e silicone RTV para
altas temperaturas, nas partes que a Ford manda colocar.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa, pode perguntar.
Abraços!
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