Conectar

Ver Versão Completa : Band 1964

Canali
12/06/2012, 22:18
Buenas gurizada!!!

É a primeira vez que escrevo aqui, apesar de ler bastante e conhecer alguns membros do fórum de outras paragens (pesca, principalmente)... Antes que eu esqueça, meus parabéns a todos, o nível de informação trocada aqui é altíssimo!!!

Sou um zero a esquerda em mecânica pesada, não que seja bom em mecânica de qualquer tipo, mas de certa forma me viro bem com automóveis de plástico (esse termo aprendi aqui, por sinal!!!)... Até no nome das peças tenho dificuldade, então já peço desculpas pelas gafes que virão, certamente, no decorrer deste tópico...
Estou começando a reforma da minha Band e vou precisar da ajuda de todos para não fazer muita cagad*... heheheh

Essa é a criança que estou reformando... 1964...

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/168578_1255317439068_3660790_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/164819_1255317639073_2974446_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/206648_1335730089334_6703694_n.jpg

Em algumas partes ainda é original (motor e câmbio ainda parecem ser originais), em outras já foi um pouco atualizada pelo antigo proprietário (o qual não conheci, comprei de um intermediário), ou seja, um verdadeiro quebra-cabeças...
Já tem freio a disco, roda livre, snorkel, rodas e pneus maiores... Além de outros atributos menos importantes, elétricos...
Essa semana encomendei os cilindros de embreagem e as fechaduras novas para as portas, na sequência vou fazer uma checagem no sistema de freio... Depois motor e transmissão, na medida que o orçamento for permitindo...

O meu grande problema são/serão peças as antigas ou que não sei para que servem...

Por exemplo, essa peça abaixo, do que se trata? Para que serve? Está acima do alternador e tem uma mangueira que liga no cilindro mestre, se não estou enganado...
Pergunto pois parece que há algo solto ali dentro... Vou abrir para ver do que se trata, mas gostaria de ter noção do tamanho do problema antes...

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/283643_2198737783987_978715824_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/600153_2198738143996_1762704583_n.jpg

Na semana passada troquei o Bendix, mas como a bateria estava arriada não conseguir confirmar se ficou 100%, só bati arranque algumas vezes e ela morreu de vez... Estou pesquisando preço de baterias... hehehhehe

Para tirar uma dúvida, se alguém souber responder... Há alguma chance do arranque ser 24V? Esqueci de averiguar isso antes de instalá-lo outra vez...

Buenas, me alonguei demais no texto... Desde já agradeço qualquer ajuda e deixo um abração!

Ricardo

TCHEIGOR
12/06/2012, 22:33
Grande Canali, tá bonita a band!
com certeza logo vão aparecer os conhecedores de band pra te ajudar, eu mesmo aprendi muito aqui sobre a minha toyota, mas infelizmente nessa eu não vou poder colaborar, tbem to curioso pra saber o que é isso.
No mais boa sorte com a reforma, como ela já tem snorkel, depois que ela tiver pronta pode aposentar o barco e ir pescar de band, hahahaha
abraço!

AlexandreStudart
13/06/2012, 00:24
Canali, tudo bom?

Pelo ano ele está muito bonito, pelas fotos nem parece que precisa de reforma.
A tal peça nunca vi igual a esta, mas me chamou atenção a foto 1, parece que sai uma mangueira da peça e vai até onde? É para algum depósito? As 2 fotos estão muito proximas da peça e não dá para ver todo o sistema que funciona com a peça.
O seu tem direção hidráulica? Pode ser a bomba da direção, pq. ainda na foto 1 dá para ver uma corrêia que liga a peça a polia do motor. Caso seja a bomda da direção hidráulica deve sair 2 mangueiras, uma que liga da bomba até um depósito do óleo e a segunda da bomba até a caixa da direção e a corrêia faz a bomba funcionar.
Espero que seja isto.
Boa sorte.
Alexandre

hercilio.neto
13/06/2012, 00:51
Eu tive uma Band 64 e não tinha essa peça.
Se estiver ligada ao alternador, provavelmente é uma bomba de vácuo de servo freio.
Coloque, por favor, uma foto do motor. Poderemos opinar melhor.
Realmente a Band não aparenta precisar de reforma. Tá muito bonita.

Fband
13/06/2012, 08:55
Canali, seja muito bem vindo.
Tudo o que sei sobre as Bands eu aprendi aqui no fórum, basta dar uma pesquisada que você ja encontra a resposta da sua dúvida.
Se essa peça estiver ligada ao cilindro mestre provavelmente isso é uma bomba de vácuo do freio como disse o nosso amigo Hercílio.
Parabéns pela Band, realmente não parece estar precisando de uma reforma. Está muito bonita !

Abraço

Rodrigo Branchini
13/06/2012, 14:06
Bem vindo Canali!
Mais um taura do rio grande cadastrado hehehe!
A band tá muito bonita mesmo!!

Mas, entendo a vontade da reforma.. quando coloca na cabeça, ninguém tira hahaha
E quando a peça, realmente não sei.. nunca tinha visto!
Mas como os outros já falaram deve ser a bomba de vácuo.. segue foto em anexo de uma mais "nova"
353186
Abraço e boa sorte

Guiga Tostes
13/06/2012, 16:07
Bem vindo Canali!

Belíssima Band, pelas fotos está muito bonita é uma relíquia! :palmas: :palmas: :palmas:

Quanto a peça concordo com os amigos, se puder tire uma foto mais "aberta" para que possamos ver melhor a peça em si e os periféricos, fica mais fácil para opinar!

Abs

Canali
14/06/2012, 12:47
Buenas Gurizada...

Hoje a tarde vou até o pavilhão onde ela está e vou fotografar a peça em quadro mais aberto...

Igor, tu foi um dos que mencionei (que conhecia de outras paragens)... hehehhehe... Já tinha lido umas postagens tuas aqui sobre a SW4... Tem outros pescadores por aqui, com o tempo nos achamos!!!
Aposentar o barco não é a idéia, mas levá-lo por terra a locais mais inóspitos sem dúvida é... hehheheh

Alexandre, não tem hidráulica não, mas sabe que não sinto falta, quando comprei achei que a direção seria muito mais pesada do que é...
A mangueira que dá para ver nas fotos vai até o cilindro mestre (se não me engano), já a correia é do alternador que está instalado logo abaixo... Mais tarde posto algumas fotos mais abertas...

Hercílio, pode ser, tem alguma ligação com o sistema de freio... Se for isso mesmo vai complicar minha próxima meta, revisar o sistema de freio... hehhehe

Pois é Fband, já há tempos leio o fórum, mas algumas informações são dificeis de filtrar, ainda mais não sabendo a nomenclatura certa das coisas... hehehheh... Mas já aprendi bastante!

Tem grande chance de ser isso mesmo, Rodrigo... Dependendo do estado interno da minha, derrepente o negócio será mudar o modelo para um mais atual, qual é esta da tua?
Quanto a reforma, é mais ou menos isso mesmo... hehehehe... Mas tem bastante coisinhas para fazer, ai sim ficará "nos conformes"!!!

Pode deixar, Guiga, mais tarde trago outras fotos, aí matamos a charada do que se trata (eu espero... hehheheh)

Gracias gurizada, meu "caminhãozinho" é forte, bonito só quem acha é o pessoal do 4x4, as gurias nem tanto... hahahhahah

Abraços,

Ricardo

junior888
14/06/2012, 13:12
Canali, sabe se o seu motor nao é um OM 324??

Rodrigo Branchini
14/06/2012, 13:45
Buenas Gurizada...

Hoje a tarde vou até o pavilhão onde ela está e vou fotografar a peça em quadro mais aberto...

Igor, tu foi um dos que mencionei (que conhecia de outras paragens)... hehehhehe... Já tinha lido umas postagens tuas aqui sobre a SW4... Tem outros pescadores por aqui, com o tempo nos achamos!!!
Aposentar o barco não é a idéia, mas levá-lo por terra a locais mais inóspitos sem dúvida é... hehheheh

Alexandre, não tem hidráulica não, mas sabe que não sinto falta, quando comprei achei que a direção seria muito mais pesada do que é...
A mangueira que dá para ver nas fotos vai até o cilindro mestre (se não me engano), já a correia é do alternador que está instalado logo abaixo... Mais tarde posto algumas fotos mais abertas...

Hercílio, pode ser, tem alguma ligação com o sistema de freio... Se for isso mesmo vai complicar minha próxima meta, revisar o sistema de freio... hehhehe

Pois é Fband, já há tempos leio o fórum, mas algumas informações são dificeis de filtrar, ainda mais não sabendo a nomenclatura certa das coisas... hehehheh... Mas já aprendi bastante!

Tem grande chance de ser isso mesmo, Rodrigo... Dependendo do estado interno da minha, derrepente o negócio será mudar o modelo para um mais atual, qual é esta da tua?
Quanto a reforma, é mais ou menos isso mesmo... hehehehe... Mas tem bastante coisinhas para fazer, ai sim ficará "nos conformes"!!!

Pode deixar, Guiga, mais tarde trago outras fotos, aí matamos a charada do que se trata (eu espero... hehheheh)

Gracias gurizada, meu "caminhãozinho" é forte, bonito só quem acha é o pessoal do 4x4, as gurias nem tanto... hahahhahah

Abraços,

Ricardo

Canali.. essa foto ai não é da minha não, peguei na net mesmo, só para nós fazermos uma comparação :D

Abraço!!

Canali
14/06/2012, 22:50
Buenas gurizada,

Fiz mais algumas fotos... Acho que agora matamos a charada (vocês matam, eu não sei mesmo... hehehhe)

A correia do motor/alternador também passa por uma polia que fica ao lado da dita peça (foto 2)... A mangueira que mencionei aparece na foto 3...

Tranquilo Rodrigo! Comparando aquela da tua imagem parece ser a evolução da minha... Se confirmado que é a bomba de vácuo (e a minha estiver ruim a ponto de não ter peças de reposição) pode ser uma alternativa...

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/303577_2202539359024_176401839_n.jpg

(Reparem ali no canto direito superior a falta do cilindro de embreagem... Ele e o auxiliar estão a caminho)

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/562097_2202539919038_1371656319_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/600782_2202540759059_1930815533_n.jpg

Junior, essa é a foto do motor... Não sei dizer com certeza qual o modelo do motor, mas pelas pesquisas que fiz aqui no fórum, pelo ano deve ser o 324... Mas para confirmação peço ajuda dos universitários!!!
Não reparem na sujeira, não cheguei nessa parte da reforma ainda... A limpeza será a última parte, por motivos engraxados... heheehheh

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/295085_2202538198995_1897394677_n.jpg

Abraços,

Ricardo

Canali
15/06/2012, 00:10
Gurizada, será???

http://img2.mlstatic.com/bomba-do-vacuo-peugeot-504-diesel_MLB-O-160063377_2263.jpg
http://img2.mlstatic.com/bomba-do-vacuo-peugeot-504-diesel_MLB-O-160063377_6171.jpg
http://img1.mlstatic.com/bomba-do-vacuo-peugeot-504-diesel_MLB-O-160063377_9618.jpg

Peugeot 504... Parecido é, mas notei algumas diferenças na parte de cima...

Abraços,

Ricardo

mecamaniaco
15/06/2012, 00:34
Caramba, sua band esta quase q original mesmo! O motor é o OM 324, mas essa bomba de vácuo esta adaptada, originalmente ela nao tem assistencia (hidrovacuo)!

Caso este nao esteja funcionando mais pode-se realizar a troca do mesmo visto q nao deve ser assim TAP antigo or se tratar de uma adaptação, ou então quando (e se) vc trocar o motor vc coloca logo a bomba no bloco como é originalmente!

Omotor OM 324 vai te dar um pouco de trabalho caso vc nao seja um amante de bandeirante, t sempre q esperar aquecer as velas antes de dar a partida etc etc.... Mas dizem q é muito econômico!

dudu83
15/06/2012, 00:54
qual a potencia do dinossauro? vai manter a band o mais original possivel ou pretende "modernizar" pra mim ta linda do jeito que ta?

hercilio.neto
15/06/2012, 01:56
O OM324, o famoso maçarico (sei lá o porque desse apelido), é um motor muito antigo. Vibra muito, e tem pouca potência. Não equipou nenhum caminhão Mercedes, acho que era derivado de um motor estacionário. Tem aquela vela aquecedora que é um porre.
O que mais me irritava nesse motor era o sistema de varetas do acelerador. Era comum desencaixar um daqueles "joelhinhos" que faziam as conexões das varetas. O jipe simplesmente apagava no meio da estrada. Ninguém merece!
Assim que pude, troquei por um OM314. Nossa, virou outro carro.
Então, na minha humilde opinião, se esse for um OM324, minha opção seria pela troca do motor ao invés da reforma geral. Bem porque, o estado geral é muito bom.

Sobre a bomba de vácuo, o servo freio está funcionando a contento? se tiver, Ok.

Mas se resolver trocar o motor, opte por um que tenha a bomba de vácuo por pistáo. Um problema a menos.

Canali
15/06/2012, 12:47
Caramba, sua band esta quase q original mesmo! O motor é o OM 324, mas essa bomba de vácuo esta adaptada, originalmente ela nao tem assistencia (hidrovacuo)!

Caso este nao esteja funcionando mais pode-se realizar a troca do mesmo visto q nao deve ser assim TAP antigo or se tratar de uma adaptação, ou então quando (e se) vc trocar o motor vc coloca logo a bomba no bloco como é originalmente!

Omotor OM 324 vai te dar um pouco de trabalho caso vc nao seja um amante de bandeirante, t sempre q esperar aquecer as velas antes de dar a partida etc etc.... Mas dizem q é muito econômico!

Buenas Mecamaniaco,

Pois é, no inverno só aquecendo as pelas mesmo, senão mata a bateria (a bateria morreu mesmo, mas de idade... hehehhe) e não pega de jeito nenhum... Mas já me acostumei com isso...
Realmente é econômico, no começo quando saia para passear com ela sempre desconfiava do marcador e parava no posto, pedia para completar, o frentista mal apertava o gatilho e a bomba já travava...

Quanto ao mistério da peça sem nome, acho que essa bomba da Castro mesmo... Vou abrí-la no final de semana para ver se acho o que parecer estar solto ali dentro, dependendo do que for já vou colocar mais um ítem na lista Freio (já constam: Par de discos, jogo de pastilhas, reparo cilindro da roda esquerda dianteira)
Não tenho como testar o sistema agora, mas antes de parar a Band no estaleiro parecia estar tudo funcionando no sistema de freios, a não ser o que eu sabia que estava ruim, os discos e pastilhas... A parte traseira também precise ser averiguada, não sei o estado das lonas...

Valeu a força!!!

Abraços,

Ricardo

Canali
15/06/2012, 12:54
qual a potencia do dinossauro? vai manter a band o mais original possivel ou pretende "modernizar" pra mim ta linda do jeito que ta?

Buenas Dudu,

Tchê, ai tu me pegou, não sei dizer a potencia em números, mas em questão de força o negócio é absurdo... Como dizem meus amigos, "Tchê, teu auto dá medo de dirigir no transito, parece que vai passar por cima dos outros"... hehheheh
Não sei dizer o potencial em trilhas pois esta não é minha praia, o máximo que faço é ir pescar por estradas de chão e passar por alguns atoleiros... Nessa categoria de off road ela nunca me deixou ma mão...

Não pretendo modificar muita coisa se achar as peças (ou reparos dessas) que estão judiadas... Mas já notei que não será tão fácil assim, por isso conto com a ajuda de todos aqui!!!

Abraços,

Ricardo

Canali
15/06/2012, 13:10
O OM324, o famoso maçarico (sei lá o porque desse apelido), é um motor muito antigo. Vibra muito, e tem pouca potência. Não equipou nenhum caminhão Mercedes, acho que era derivado de um motor estacionário. Tem aquela vela aquecedora que é um porre.
O que mais me irritava nesse motor era o sistema de varetas do acelerador. Era comum desencaixar um daqueles "joelhinhos" que faziam as conexões das varetas. O jipe simplesmente apagava no meio da estrada. Ninguém merece!
Assim que pude, troquei por um OM314. Nossa, virou outro carro.
Então, na minha humilde opinião, se esse for um OM324, minha opção seria pela troca do motor ao invés da reforma geral. Bem porque, o estado geral é muito bom.

Sobre a bomba de vácuo, o servo freio está funcionando a contento? se tiver, Ok.

Mas se resolver trocar o motor, opte por um que tenha a bomba de vácuo por pistáo. Um problema a menos.

Buenas Hercílio,

heheheheh... E como vibra!!!

As velas já me acostumei, mas por aqui só fazem diferença no inverno (sem elas não pegaria de jeito nenhum, pq faz frio mesmo!!!)... No verão ela pega de primeira, é só bater o botão e dar uma pisadinha no acelerador...

Ainda não me aconteceu isso de desencaixar as varetas, mas vou ficar ligado nisso... (valeu a dica)

Não tenho pretensão (o orçamento não permite...hehehhee) de trocar o motor por enquanto, mas assim que chegar nessa fase do projeto irei dar uma conferida nele para ver a real situação... "A olho nu" parece estar tudo ok, não queima nada de óleo e tem muita compressão...
Já sei que tem alguns pequenos vasamentos de óleo, acho que vou precisar da tua experiência para achar as juntas... hehhehhe

Como mencionei ao Mecamaniaco mais acima, não tenho como testar o sistema de freio agora, mas tu acha que se o servo estiver ok não preciso mexer na bomba de vácuo? Ainda não abri para vê-la por dentro, mas representa que há algo solto nela...

Abraços,

Ricardo

Canali
15/06/2012, 13:31
Por sinal Hercílio, são quantas velas aquecedoras? Uma ou todas?

Abraços,

Ricardo

Sergioporto
15/06/2012, 13:58
Sao quatro velas,uma para cada cilindro e uma resistencia no painel.Normalmente botao de partida era em dois estágios.Puxava até o meio para energisar as velas,quando resistencia no painel ficava bem vermelha era hora de puxar botao até final para dar partida.
Meu falecido pai tinha uma 64.Adaptamos vela unica aquecedora do motor perkins direto no coletor de admissao.Funcionava que era uma beleza.
hercilio,maçarico é um moor sem turbina.
Abs

mecamaniaco
15/06/2012, 14:15
Nao precisa trocar o motor, se vc quiser vc pode trocar apenas o cabeçote tbm, aí chega de vela aquecedora! Mas o om324 nao é ruim, tem motor pra vida toda também! Minha band antiga era com este sistema de varetas e eu achava muito bom, comigo nunca deu problema mas os terminais estavam todos em bom estado!

Quanto a bomba de vácuo, se realmente há algo solto dentro dela, seu freio deveria estar um pouco pesado, estava?!? Digo isso prq a bomba nao deveria estar funcionando! Mas é isso, mexer nas nossas bands é extremamente prazeroso!

Sergioporto
15/06/2012, 14:23
Trocar só cabeçote nao resolve ! nao esqueça que este motor é injeçao indireta ,os mais novos sao injeçao direta .pistoes sao diferentes pois possuem espécie de anti camara na cabeça.Bicos injetores sao outros etc....Pode ser feito mais vai $dilmas.

Canali
18/06/2012, 18:18
Sao quatro velas,uma para cada cilindro e uma resistencia no painel.Normalmente botao de partida era em dois estágios.Puxava até o meio para energisar as velas,quando resistencia no painel ficava bem vermelha era hora de puxar botao até final para dar partida.
Meu falecido pai tinha uma 64.Adaptamos vela unica aquecedora do motor perkins direto no coletor de admissao.Funcionava que era uma beleza.
hercilio,maçarico é um moor sem turbina.
Abs

Gracias pela informação, Sérgio!

Eu, sinceramente, não sabia que eram 4 as velas aquecedoras... Não sei ao certo como funciona isso, mas imagino que seja para "evaporar" o combustível como nos antigos lampiões Coleman, que primeiro se colocava fogo num pequeno reservatório que aquecia a tubulação (conhecida como generator) e depois abrir a válvula para o vapor ir para a camisa e incandescer... Deve ser mais ou menos isso...

No caso da minha Band o aquecedor é separado do sistema de ignição, é como se fosse o estrambulador (fica ao lado dele, por sinal), puxo até aquecer a resistência no painél e depois aperto o botão de ignição.

Vou revisar isso tudo, quando chegar a hora...

Abraços e obrigado pelas dicas!

Ricardo

Canali
18/06/2012, 18:29
Nao precisa trocar o motor, se vc quiser vc pode trocar apenas o cabeçote tbm, aí chega de vela aquecedora! Mas o om324 nao é ruim, tem motor pra vida toda também! Minha band antiga era com este sistema de varetas e eu achava muito bom, comigo nunca deu problema mas os terminais estavam todos em bom estado!

Quanto a bomba de vácuo, se realmente há algo solto dentro dela, seu freio deveria estar um pouco pesado, estava?!? Digo isso prq a bomba nao deveria estar funcionando! Mas é isso, mexer nas nossas bands é extremamente prazeroso!

Buenas Mecanimaniaco,

Na verdade não posso te afirmar se o freio estava pesado, pois desde a compra da Band o freio estava meio ruim em função dos discos e pastilhas estarem no tálo... Ou melhor dizendo, o freio sempre esteve igual, parava, mas tinha que dar uma margem de segurança... Vou primeiro trocar os discos e pastilhas (e abrir os cubos traseiros para conferir), se sentir que está pesado além do aceitável, ou não melhorar o tempo de parada, terei certeza que há algo errado na bomba de vácuo ou no cilindro mestre (ou outra parte)...
Sem dúvida, mexer nas "camionetes" é uma cachaça!!! Não vejo a hora de chegarem as peças que encomendei do Tor e colocá-la funcionando outra vez... hehehhehe

Gracias pelas dicas!

Abração,

Ricardo

Canali
18/06/2012, 18:31
Trocar só cabeçote nao resolve ! nao esqueça que este motor é injeçao indireta ,os mais novos sao injeçao direta .pistoes sao diferentes pois possuem espécie de anti camara na cabeça.Bicos injetores sao outros etc....Pode ser feito mais vai $dilmas.

Eita... Isso é matéria para mestrado, ainda estou no Prézinho da classe Bandeirante!!! hehehheheh

Abraços,

Ricardo

Canali
18/06/2012, 18:34
Em função do valor da bomba da Castro um camarada me deu a idéia de trocar o meu sistema por um alternador da L200 que tem a bomba de vácuo acoplada...

Alguém usa esse alternador da L200 com bomba bomba de vácuo nas Bands? Funciona bem?

Abraços,

Ricardo

mecamaniaco
18/06/2012, 19:00
O legal desse alternador ( q é igual ao da besta ) é o fato de ter uma peça a menos no sistema!

Funciona bem sim, pode por sem medo, além do q vc vai ganhar um alternador novo com regulador interno!

mecamaniaco
18/06/2012, 19:05
Eita... Isso é matéria para mestrado, ainda estou no Prézinho da classe Bandeirante!!! hehehheheh

Abraços,

Ricardo

Fala Sérgio, a ante-câmara fica no cebeçote, os pistões sao iguais!

Sergioporto
19/06/2012, 08:46
Fala Sérgio, a ante-câmara fica no cebeçote, os pistões sao iguais!
Grande mecamaniaco !!
Faz um bocado de anos que nao trabalho mais com mecanica diesel pesada ,entao sinceramente nao lembro.Este motor é muito bom,forte,economico ,só o porem de ter paciencia,aquecer bem,bateria e arranque bom.Se velas nao funcionarem tira a entrada da admissao ,faz uma bucha,coloca fogo,aproxima da entrada de ar e aciona partida!

junior888
19/06/2012, 11:55
Só por curiosidade, esse motor aguentaria uma turbina??

Guiga Tostes
20/06/2012, 02:41
Só por curiosidade, esse motor aguentaria uma turbina??

Fala Canali,

aproveitando a pergunta do Junior888, compartilho aqui uma história e fotos da Band 1963(General) capota de lona do amigo Fernando Fernandes, que está na família dele desde 1979 e foi reformada/militarizada, note que a grade frontal é das Band 1970 em diante e guincho mecânico Biselli não data do mesmo ano do jipe...mas o restante é todo original

Esta Band possui o OM324 turbinado + filtro de ar seco(Band OM364 e 14B) + escape dimensionado de 2,5", o serviço foi muito bem feito pela Sollo4WD de São Paulo,...e como toda Band turbinada o motor ganhou vida nova e muito mais folego para encarar os desafios...e se ficou bom?

...A resposta é sim, a valente Band e o Fernando cumpriram em 2009 uma expedição ao deserto do Atacama, partindo de São Paulo-SP realizaram uma travessia do Atlantico ao Pacífico percorrendo o norte da Argentina, Chile, Bolivia e Paraguai retornando a São Paulo...e detalhe a Band "General" era o único veiculo da expedição.

Enfim, Toyota pra quem gosta de Toyota!

E como não poderiam faltar, seguem algumas fotos da jóia em ação e detalhes...a do motor é a unica que tenho!

Dimasi
20/06/2012, 11:13
Muito bonita a Band. Impressionante a simplicidade do motor. Ele tem 3 cilindros ?

junior888
20/06/2012, 12:01
Fala Canali,

aproveitando a pergunta do Junior888, compartilho aqui uma história e fotos da Band 1963(General) capota de lona do amigo Fernando Fernandes, que está na família dele desde 1979 e foi reformada/militarizada, note que a grade frontal é das Band 1970 em diante e guincho mecânico Biselli não data do mesmo ano do jipe...mas o restante é todo original

Esta Band possui o OM324 turbinado + filtro de ar seco(Band OM364 e 14B) + escape dimensionado de 2,5", o serviço foi muito bem feito pela Sollo4WD de São Paulo,...e como toda Band turbinada o motor ganhou vida nova e muito mais folego para encarar os desafios...e se ficou bom?

...A resposta é sim, a valente Band e o Fernando cumpriram em 2009 uma expedição ao deserto do Atacama, partindo de São Paulo-SP realizaram uma travessia do Atlantico ao Pacífico percorrendo o norte da Argentina, Chile, Bolivia e Paraguai retornando a São Paulo...e detalhe a Band "General" era o único veiculo da expedição.

E como não poderiam faltar, seguem algumas fotos da jóia em ação e detalhes...a do motor é a unica que tenho!
A band ta muito bonita mesmo, e deve estar muito boa tambem. Entao a resposta é sim, esse motor aguenta uma turbina, hehehe...

mecamaniaco
20/06/2012, 13:59
Ele é igual ao OM314, os cilindros gêmeos 2 e 3 usam a mesma saída de escape!

DeMelo
20/06/2012, 23:14
Aí pessoal, babem um pouco nessa Band remodelada pela Icon!!! Liiiindaaaa!

Hard top ICON FJ40 Just Finished! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=uBYcYv9y6YY&feature=related)

Canali
28/06/2012, 11:18
Buenas Gurizada,

Chegaram algumas peças que havia encomendado há algum tempo... Hoje a tarde/noite vou para a graxa!!! Espero trazer boas notícias...

Assim que der tempo tentarei responder individualmente aos comentários anteriores...

Abraços e agradecendo sempre a ajuda e paciência de todos!

Ricardo

Canali
29/06/2012, 23:37
O legal desse alternador ( q é igual ao da besta ) é o fato de ter uma peça a menos no sistema!

Funciona bem sim, pode por sem medo, além do q vc vai ganhar um alternador novo com regulador interno!

Buenas Mecamaniaco,

Medi o braço que segura o alternador atual e aparentemente dá para colocar o da L200 sem precisar de maiores alterações, só precisa tencionar a correia mais para baixo...
Espero que na próxima semana acabe a parte dos cilindros de embreagem (amanhã vou regular e testar) e comece a etapa dos freios, ai vou atrás de um alternador com bomba de vácuo... Se achar com preço legal vou matar essa charada...

Gracias pelas dicas, tem sido fundamentais!!!

Grande mecamaniaco !!
Faz um bocado de anos que nao trabalho mais com mecanica diesel pesada ,entao sinceramente nao lembro.Este motor é muito bom,forte,economico ,só o porem de ter paciencia,aquecer bem,bateria e arranque bom.Se velas nao funcionarem tira a entrada da admissao ,faz uma bucha,coloca fogo,aproxima da entrada de ar e aciona partida!

Buenas Sérgio,

Pois é, nesse meio tempo que a viatura ficou parada a bateria foi para o saco... Já estou procurando uma para trocar, complicado é decidir por uma "paralela" mais barata ou por uma de marca que custa exatamente o dobro...! Por enquanto usando uma bateria estacionária emprestada, mas é provisória, devolverei assim que puder... O arranque está revisado, ficou show!

Legal essa dica da admissão... Espero não precisar usá-la, mas se as velas aquecedoras pifarem, ou não aguentarem o frio do inverno, já sei o que fazer!!!

Fala Canali,

Buenas Junior,

Também tenho essa dúvida... Apesar de não estar nos meus planos próximos turbinar a viatura, o futuro a Zeus pertence... hehheheh... Gracias pelos comentários...! Esta bonita mesmo, chama atenção, mas está merecendo um carinho em função da idade... Espero conseguir deixá-la 100% num todo o mais rápido possível!
O Guiga respondeu nossa dúvida e provou que esse "motorzinho" aguenta uma turbina!!!

Buenas Guiga,

Mas que bela empreitada, Tchê!!! Não é qualquer um que encara um dessas... Muito bacana!!! Obrigado por compartilhar a história e as fotos (Por sinal, linda a viatura... De muito bom gosto a reforma/militarizada)

Na foto do motor notei uma semelhança especial, a minha também tem a plaqueta de identificação... Não sei se isso é diferencial, mas desconfio que poucas dessa idade ainda possuam!!!

Buenas Dimasi,

São 4 cilindros, mas também não sabia que os cilindros centrais eram gêmeos...! Mais um aprendizado aqui no fórum!!!

Pô DeMelo, essa ai é fora de comparação... hehheheh
Linda é pouco... :campeao:
Obrigado por compartilhar o video... Inspirador!!!

Buenas Gurizada,

Estive meio ausente, esperava as peças chegarem e também por estar com uma alergia violenta não sei do quê... Mas hoje esqueci dela e botei a mão na graxa...

A sexta feira foi bacana...

Passar o dia inteiro metido na graxa, trocando e moldando a tubulação de fluído, instalando e sangrando os dois cilindros de embreagem novos... Só falta regular o eixo que precisei adaptar...
Nos intervalos trocar as fechaduras da Bud (rebatizaram a Bandeirante... hehehhe)... Uma está pronta, ficou igual a geladeira, só falta fechar o forro... A outra vai ficar legal tb, faltou furadeira para arrancar os rebites que colocaram na maçaneta e trocar por parafusos...
Nos intervalos dos intervalos revisar as máquinas de vidro e aparafusar os espelhos externos que estavam soltos... Tudo OK...
Quando sobrava o tempo olhar os detalhes das laterais por dentro e parte interna das portas... Zero KM

E no fim dar tudo certo, ver que tudo até agora está beleza e em ótimoooo estado é muito bacana...

Faz esquecer das coceiras, azar da alergia... ehehhehhe

Grande abraço a todos... Espero voltar com mais dúvidas na próxima semana...!

Ricardo

hercilio.neto
30/06/2012, 09:37
Canali,
O motor OM324 aguenta a turbina e dura a vida toda. Permite fazer viagens longas e é de fácil manutenção.
Então se quiser manter o jipe originalzinho sem investir muito para no futuro trocar por uma Band mais moderna, tudo bem.
Mas se pretende investir na viatura e torná-la um veículo mais confortável, com melhores respostas e de condução mais prazerosa, comece pela troca do motor.
Somente quando troquei o motor foi possível conversar dentro do jipe.
A Band que o Guiga mostrou está maravilhosa, certamente o dono investiu muita grana nela. Acredito que manteve o OM324 por algum motivo especial, talvez até sentimental. Não pode ter sido por motivos técnicos.
Eu já tive os motores OM324, OM314 e agora tenho OM364, a diferença do OM324 para o OM314 é gritante (gritante rarará).

Canali
03/07/2012, 18:28
Canali,
O motor OM324 aguenta a turbina e dura a vida toda. Permite fazer viagens longas e é de fácil manutenção.
Então se quiser manter o jipe originalzinho sem investir muito para no futuro trocar por uma Band mais moderna, tudo bem.
Mas se pretende investir na viatura e torná-la um veículo mais confortável, com melhores respostas e de condução mais prazerosa, comece pela troca do motor.
Somente quando troquei o motor foi possível conversar dentro do jipe.
A Band que o Guiga mostrou está maravilhosa, certamente o dono investiu muita grana nela. Acredito que manteve o OM324 por algum motivo especial, talvez até sentimental. Não pode ter sido por motivos técnicos.
Eu já tive os motores OM324, OM314 e agora tenho OM364, a diferença do OM324 para o OM314 é gritante (gritante rarará).

Buenas Hercílio,

A idéia no momento é manter o motor devido ao investimento necessário não estar disponível, por enquanto... hehehheheh
O motor da Bud está sereno (se é que aquele motor pode ser sereno, a comunicação com ele funcionando é complicada mesmo!!!), o que me instiga um pouco é a caixa ser curta, torna o transito na cidade nervoso, se é que me entendes... É força demais para o "arranca e pára" diário...

Pelo que andei estudando aqui no fórum o ideal seria mudar a relação ou mesmo trocar a caixa, mas aí vem a dúvida, só trocando a caixa (ou alterando a relação) já mudaria o suficiente? Ou precisaria trocar eixos, cardãs, diferenciais e afins? Dúvida cruel...!
São muita opiniões divergentes, não consegui achar uma "receita" para o meu perfil de uso (urbano + pescarias, não trilheiro).

Quanto a Band que o Guiga compartilhou, Zeus queira que um dia possa ter algo parecido... Na minha humilde opinião, está no ponto!!!

Gracias Tchê, tua experiência e comentários tem sido de grande ajuda (e incentivo!)

Abraços,

Ricardo

Canali
03/07/2012, 18:46
Buenas Gurizada,

Atualizando minha aventura como meXânico de Bandeirantes...

Fechaduras dianteiras trocadas, as novas serviram perfeitamente, plug and play!
Troquei também as travas, as duas portas estão fechando igual ao refrigerador aqui de casa!!! hehehhe
Mas nem tudo são flores. Esqueci de mandar fazer as chaves novas para as maçanetas (cada porta tem uma chave diferente), e como os forros de porta são presos por trocentos parafusos, futuramente precisarei abrir novamente...
Conferi a fechadura da porta traseira, está boa, só reapliquei graxa para durar mais tempo...

Troquei também os cilindros de embreagem, os dois (talvez o auxiliar não precisasse, mas foi no embalo) e aproveitei e troquei também a tubulação do fluído e o flexível inferior... Só faltou prender de maneira digna o parafuso do pedal... hahhahahha... Amanhã farei isso.
Como o serviço terminou a noite não reparei que o flange superior ficou vazando, o fluído que escorreu tirou um pouco da tinta por dentro do cofre... Problema solucionado, mas não deu tempo de pintar a parte escorrida, outra missão para amanhã (ou mais além, pois tem outras partes precisando de um banho de tinta)...

Amanhã inicia a segunda fase... Freios!

Vou desmontar e tirar umas fotos, principalmente dos discos, pois tenho uma certa desconfiança que possam não ser originais... Caso essa desconfiança se confirme começa outra vez o garimpo...!
Neste embalo já vou dar uma conferida nos arredores, se achar alguma coisa estranha compartilho com os amigos, ou melhor, peço ajuda desesperadamente a vocês!!! hehheheh

Abraços e boa noite!

Ricardo

hercilio.neto
03/07/2012, 20:08
Vou desmontar e tirar umas fotos, principalmente dos discos, pois tenho uma certa desconfiança que possam não ser originais... Caso essa desconfiança se confirme começa outra vez o garimpo...!

Canali,
Os discos originais são fáceis de achar.
Aqui em Campinas tem na Tor Off Road. Custa R$ 80 cada.
As pastilhas são as mesmas da S10.

Canali
03/07/2012, 21:41
Canali,
Os discos originais são fáceis de achar.
Aqui em Campinas tem na Tor Off Road. Custa R$ 80 cada.
As pastilhas são as mesmas da S10.

Buenas Hercílio,

Coincidência - ou não -, uns 15 minutos atrás mandei e-mail para o Rodrigo lá da Tor perguntando valores dos itens básicos, como discos, pastilhas e reparos de pinça...
Depois me dei conta que alguns itens tem valores no site... hehheheh

Não sei ainda se os discos (o sistema de freio dianteiro num todo) são originais, pois representa que o antigo proprietário fez diversas adaptações na camionete, talvez possa ter usado freios de outro carro... Vide o uso da bomba de vácuo adaptada da camionete Peugeot...

Para confirmar se são ou não originais, o que pensei em fazer é retirar um deles, levar numa auto peças e pedir um par de discos iguais (sem citar o modelo do carro)... Muito idiota essa idéia??? hehehheheh

Grande dica essa das pastilhas!!!

Agora a dúvida tola... Os discos e pinças não poderiam ser da S-10 também?

Abraços,

Ricardo

hercilio.neto
03/07/2012, 23:03
As pinças não são as mesmas, mas as originais Varga, custam em torno de R$ 300,00 cada.
Tomara que não precise mexer nelas.
Alguns proprietários de Jeep Willys optam pelo kit Super Break Disk que usa pinças de Kombi. Na Band não funciona, esqueça.

Canali
09/07/2012, 20:48
Buenas Gurizada,

Fase freios no início (bem no início!!!)

Dianteira desmontada... Como era de se esperar de um mexânico inexperiente, consegui quebrar um dos parafusos...
Resultado é que mesmo antes de qualquer outra coisa já precisei mandar a pinça para tirar o pedaço do parafuso. Aproveitei e mandei revisar as duas...
(Mas como alento descobri que a cagad* não foi toda minha, esse parafuso que quebrou era adaptado, parafuso de ferragem, enquanto os outros eram automotivos, resistência 10.9 se não me engano...)... Já aproveitei e encomendei os 4 parafusos novos, allen resistência 12.

O lugar onde levei as pinças é a Tecnifreios aqui em Porto Alegre, bastante conceituada no meio... O camarada que me atendeu desconfiou que as pinças possam não ser originais da Bandeirante, comentou algo sobre modelo "T", mas não soube dar certeza de qual carro seria em função das pastilhas não serem muito tradicionais, ele ficou de pesquisar nos catálogos.

Com isso já fiquei com receio de comprar os discos e pastilhas pela internet. Na Toroffroad os preços das peças originais estão muito bons mesmo considerando o frete para cá, mas se vierem errados vai custar caro fazer a troca.

Para piorar minha dúvida, esqueci de fotografar as pinças antes de deixá-las para revisão, e procurando aqui no fórum não achei nenhuma foto para ver se achava alguma semelhante... GÊNIO!!!

Eis as fotos do meu serviço!!!

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/577221_2253761279540_1871703740_n.jpg
(retirei a placa pois as fotos estão postadas no Facebook)

Lado esquerdo
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/480683_2253752719326_1762248885_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/487954_2253739238989_1374989378_n.jpg

Lado direito
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/315423_2253730118761_205470430_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/578893_2253726678675_772382806_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/555481_2253725998658_132321592_n.jpg

E os discos (que pegaram bastante chuva e enferrujaram um pouco)
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/s720x720/602513_2253725118636_873353124_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/s720x720/320408_2253723278590_1698517339_n.jpg

Achei que a fase Freios seria complicada se desse problema nas peças internas, mas de começo já complicou nas partes visíveis... eheheheh

Hercílio, ou qualquer outro mestre, alguma dica?!!! hehehheh

Abraços,

Ricardo

hercilio.neto
09/07/2012, 22:43
Ô Canali,
Não sou especialista, não.
Só tenho relatado aqui, os problemas pelo quais passei e as formas como solucionei (ou não).
Infelizmente nesse caso não poderei te ajudar. Se tivessemos fotos do conjunto talvez pudesse comparar com o meu.
Vamos aguardar a opinião dos amigos.

Sergioporto
10/07/2012, 08:35
Ô Canali,
Não sou especialista, não.
Só tenho relatado aqui, os problemas pelo quais passei e as formas como solucionei (ou não).
Infelizmente nesse caso não poderei te ajudar. Se tivessemos fotos do conjunto talvez pudesse comparar com o meu.
Vamos aguardar a opinião dos amigos.
Nao é original toy ou Varga.Suporte da pinça é parafusado no munhao,este é soldado. Nao dá para definir sem ver pinças.
Abs

Canali
16/07/2012, 11:25
Buenas Hercílio,

Os problemas que já passaste te deram experiência, então ao meu ver és sim um especialista, nem que seja no sentido de ser um camarada especial, que tem me ajudado bastante!!!

Buenas Sérgio, (outro especialista, no mínimo, no mesmo sentido que mencionei ser o Hercílio!!!)

Pois é, o suporte é soldado mesmo... Sábado, enquanto eu montava a dianteira, apareceu um camarada que entende de solda, trabalha com funilaria. Como eu já havia lido teu comentário Sérgio, perguntei a ele sobre aquela solda, ele disse que está muito bem feita, nem parece ser adaptação (comentou que talvez a peça inteira fosse adaptada de alguma camionete ou caminhão, de tão bem soldada)... Gostei do comentário... hehheheh

Durante a semana peguei as pinças na revisão (por sinal, o pessoal da Tecnifreios comentou que elas são de Escort e de ação dupla, que pelas medidas e testes nos discos servem tranquilamente para usar nas Bandeirantes, então fica a dica caso alguém precise adaptar), comprei os discos (tive que comprá-los aqui no mercado mesmo, 160,00 o par, pois o frete para mandar vir da Tor ficou caro) e flexíveis novos...
Toda a dianteira está montada e "aparentemente" funcionando... Ainda não consegui testar andando pois abri a traseira, durante essa semana vou mexer nas lonas...

Abaixo algumas fotos da dianteira montada, ainda sem as rodas.

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/480775_2269639796493_1433314852_n.jpg

Detalhe do suporte das pinças.
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/319447_2269640396508_1641745115_n.jpg

Tentei dar uma proporção do tamanho das pinças
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/555973_2269640796518_1390482349_n.jpg

Uma coisa que me intrigou... Nesta foto abaixo está em detalhe o lugar onde vaza óleo, escorre ali onde estão 4 parafusos mas talvez possa vir também do "anél que suporta a bolota da ponta do eixo" e só escorrer pelos parafusos pois estarem no nível mais baixo... (não sei o nome das peças, pode ser o "munhão" que o Sérgio comentou mais acima???)

Alguém sabe dizer se isso tem reparo ou alguma junta vedante???

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/s720x720/541422_2269641996548_441814175_n.jpg

Depois disso montei as rodas e fui para a traseira... Essa semana mexerei nela e vou atrás da bateria nova!

Abraço a todos,

Ricardo

Sergioporto
16/07/2012, 11:52
Tem kit pronto. É vedaçao da bola do munhao,É facil de trocar,nao precisa desmontar nada.

Canali
16/07/2012, 14:44
Grande Sérgio,

O que tu recomenda buscar, um kit simples assim...

Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/reparo-do-munhao-toyota-para-2-rodas-completo-numero-original-2bj43322-8080.html)

Ou mais completo?

OPERAMA 12-3921-9270 REPARO DO MUNHÃO TOYOTA BANDEIRANTES DE 1983 ATÉ 1996 (http://www.operama.com.br/jogo-de-reparo-do-munh-o-para-toyota-bandeirantes-de-1983-ate-1996.html)

Claro que preciso ver se não são diferentes dos que estão lá na minha...

Para abrir tem que tirar os parafusos do anél que envolve a bola ou "fecha o munhão", mas no kit mais completo representa que as peças de reposição não são abertas, então parece que é preciso retirar toda a carcaça do munhão e substituir por dentro, correto?
(a bola fica travada por aqueles 4 parafusos embaixo, que seriam de um "mancal", tirando isso sai tudo fora, correto? se sim, deveria ter feito isso antes de prender as pinças e sangrar os freios... hehehheh)

PS. Desculpe os termos entre aspas, é que não me familiarizei com os nomes das peças ainda!

Abraços e novamente, obrigado pela força!

Ricardo

Sergioporto
16/07/2012, 15:10
Quando troco na minha nao preciso desmontar nada.As chapas de fechamento é em duas partes.Feltro e borracha que vem no kit corta ele transversal ,pronto,só acho que devia ter revisado rolamentos do munhao,já que estava tudo desmontado !
Estes rolamentos costumam criar "casas" nas capas e ressente na direçao!Sao quatro parafusos encima e quatro embaixo.
Cacilda ,tu deve de ter mexido ali perto e nem verificado folga destes rolamentos .

Canali
16/07/2012, 23:05
Quando troco na minha nao preciso desmontar nada.As chapas de fechamento é em duas partes.Feltro e borracha que vem no kit corta ele transversal ,pronto,só acho que devia ter revisado rolamentos do munhao,já que estava tudo desmontado !
Estes rolamentos costumam criar "casas" nas capas e ressente na direçao!Sao quatro parafusos encima e quatro embaixo.
Cacilda ,tu deve de ter mexido ali perto e nem verificado folga destes rolamentos .

Pois é meu camarada Sérgio, estava ali com tudo desmontado e não fui além!!! Ossos do aprendizado de meXânico, não saber ao certo o que fazer e ter que repetir... hehehheh

Acho que entendi, tirando os parafusos do anél bi-partido que envolve a bola tenho acesso aos reparos... Se tirar os mancais de cima e de baixo deve liberar o munhão da bola, assim acesso o interior...

Vou revisar os rolamentos, gracias pela dica!!!

O kit de reparos que tu comenta deve ser tipo este...
Reparo do munhão toyota bandeirantes. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/toyota-bandeirantes-e-hilux/155-reparo-do-munhao-toyota-bandeirantes.html)
(o mesmo em outra loja)
Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/reparo-do-munhao-toyota-para-2-rodas-completo-numero-original-2bj43322-8080.html)
http://www.casadatransmissao4x4.com.br/188-thickbox/reparo-do-munhao-toyota-bandeirantes.jpg
O outro que comentei, mais completo e com as "peças de reposição fechadas", seria este...
(TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : REPARO COMPLETO MUNHO (FREIO A DISCO) TOYOTA (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=93&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=239&pg=1))

http://www.tracaomania.com.br/gera_thumb.inc.php?imagem=imagens/produtos/931.jpeg&x=250

Ou esse com ainda mais peças, e mais barato, por incrível que pareça...
(OPERAMA 12-3921-9270 REPARO DO MUNHÃO TOYOTA BANDEIRANTES DE 1983 ATÉ 1996 (http://www.operama.com.br/jogo-de-reparo-do-munh-o-para-toyota-bandeirantes-de-1983-ate-1996.html))

359318

Gracias pela força, Tchê!

Abraços,

Ricardo

Canali
16/07/2012, 23:14

Pois é meu camarada Sérgio, estava ali com tudo desmontado e não fui além!!! Ossos do aprendizado de meXânico, não saber ao certo o que fazer e ter que repetir... hehehheh

Acho que entendi, tirando os parafusos do anél bi-partido que envolve a bola tenho acesso aos reparos... Se tirar os mancais de cima e de baixo deve liberar o munhão da bola, assim acesso o interior...

Link - Reparo do munhão toyota bandeirantes. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/toyota-bandeirantes-e-hilux/155-reparo-do-munhao-toyota-bandeirantes.html)
(o mesmo em outra loja)
Link - Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/reparo-do-munhao-toyota-para-2-rodas-completo-numero-original-2bj43322-8080.html)
http://www.casadatransmissao4x4.com.br/188-thickbox/reparo-do-munhao-toyota-bandeirantes.jpg
O outro que comentei, mais completo e com as "peças de reposição fechadas", seria este...
Link - TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : REPARO COMPLETO MUNHO (FREIO A DISCO) TOYOTA (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=93&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=239&pg=1)

http://www.tracaomania.com.br/gera_thumb.inc.php?imagem=imagens/produtos/931.jpeg&x=250

Link - OPERAMA 12-3921-9270 REPARO DO MUNHÃO TOYOTA BANDEIRANTES DE 1983 ATÉ 1996 (http://www.operama.com.br/jogo-de-reparo-do-munh-o-para-toyota-bandeirantes-de-1983-ate-1996.html)

359318

Abraços,

Ricardo

Canali
16/07/2012, 23:21
Desculpas, a resposta saiu repetida e não consegui editar

Canali
18/07/2012, 11:41
Buenas Gurizada,

Freio traseiro desmontado, agora é ir atrás dos cilindros (que estão bem ruins, enferrujados por dentro) e trocar as lonas...
Pelo que andei pesquisando, por imagens, os cilindros não são os que atualmente se acha no mercado... Lá vou eu ao garimpo... heheheh

Abri novamente a dianteira e descobri que tipo de reparo preciso trocar para sanar o vazamento no munhão (aproveitei e revisei os rolamentos dianteiros, Valeu a dica Sérgio!)... Já encomendei o kit de reparos.

Alguém sabe dizer que tipo de lubrificante se usa dentro do munhão?

Abraços,

Ricardo

Sergioporto
18/07/2012, 12:04
Graxa sómente e nao muita!

Canali
24/07/2012, 15:55
Buenas Gurizada...

Até então a minha reforma estava indo de vento em popa, mas agora empacou... hehehhe

Abri os frios traseiros, limpei tudo, pintei, mandei fazer as lonas sob medida e troquei os cilindros (burrinhos), ao remontar e testar o freio para sangrar, os maledetos cilindros cuspiram os pinos e melecou tudo de fluído...
Lá fui eu lavar e limpar tudo outra vez... Desmontar tudo, regular, apertar um lado, afrouxar o outro e novamente os pinos saem do lugar...
Umas três vezes depois desisti e fui buscar informação... Resultado, os pinos (ou eixos dos cilindros) estão curtos, por isso saem do lugar...

Beleza, vamos atrás de eixos maiores... Mas quem disse que existem no comércio?!!!!!!!!!!!

Já fui em tudo que é loja ou oficina que mexe com freios aqui em Porto Alegre e não achei nada parecido... Na Toyosul (Multipeças) a única alternativa que me deram foi trocar o sistema todo por um mais moderno, mas 700,00 para trocar 6 por 1/2 dúzia não me parece valer a pena, ainda mais sendo um conjunto usado...!!!

Estou pensando em falar com um torneiro para mandar fazer as peças (um pouco maiores que o necessário para diminuir com a retífica e ter uma margem de segurança) e adaptar na parte de cima das sapatas, usando eixos dos cilindros da D-10...

Não tirei fotos dos eixos pois meu celular deu problema, mas são parecidos com isso da imagem abaixo (no caso é uma peça de Kart)

http://assets01.webstorelw.com.br/tenants/brascreen/assets/products/489/large/033.GIF?1338579594

Alguém sabe se esse pino existe no mercado???

Abraços,

Ricardo

Sergioporto
24/07/2012, 17:16
Ué,pelo que li tu trocaste os cilindros!venderam errado?
Rapaz,se tu estivesse aqui pela regiao ia ganhar um conjunto completo.Tambores,lonas novas,cilindros novos,espelho dos freios,explico;
Quando coloquei flutuante ,o mesmo já veio com freio à disco original vargas entao sobrou carcaça traseira sómente sem o miolo do diferencial,o resto tá por aqui,semi eixos originais com rolamentos novos.

Canali
24/07/2012, 17:49
Buenas Sérgio,

Troquei os cilindros pois os antigos estavam bem ruinzinhos por dentro... Levei os que retirei junto na hora da compra para não ter risco de comprar errado, as medidas de encaixe e internas bateram certinho. (Parece que esses cilindros são os mesmos da F-75 e D 10 / C 10)

Esses que comprei novos são iguais a este da imagem abaixo, porém da marca Controil...
http://www.jipebras.com.br/upload/imagem_ecommerce_produto_generico_preview/2434/83929.jpg
Não vem com os eixos... Imaginei que poderia usar os meus antigos, mas não deu!!! hehehheh
Voltei na mesma loja que comprei para ver se conseguia os pinos, mas eles só tem os modernos, que não encaixam nas minhas sapatas...

Agora estou na busca por uma solução, ou tentar achar os eixos no mercado ou mandar pro torneiro...
Isso é um dilema, pois se usar a base dos antigos (a ponteira dos eixos está encaixada numa base em "U" e travada na sapata por um pino central, quase a mesma coisa da imagem mais acima, só que dividida no meio) corro o risco de perder a peça base e aumentar o problema...
A "solução" menos arriscada é tentar fazer os 4 eixos novos um pouco maiores em todas as proporções e ir gastando com uma pedra de retífica até se encaixarem nos cilindros e nas sapatas, ainda com folga para regulagem...

Eita Brasilzão grande esse... Se tivesse jeito ia ai pegar o sistema contigo, ia sem freio mesmo, mas ia... hehehhehe

Valeu Tchê!!!

Abraços,

Ricardo

rbata
24/07/2012, 18:26
Comprei disco e fiz a substituição no mecânico Toyogreen/Kumazawa em Campinas.

Tentei negociar com ele algum valor no freio antigo, desconto na MO.... ele falou que não valia nada pois vendia como sucata os freios antigos. Aí me mostrou uma montanha, montanha mesmo, sem brincadeira, no mínimo uns 10 conjuntos de freio jogados lá no fundo da oficina que iriam para sucata.

Com certeza se vc ligar lá pra ele, ele te arruma um conjunto desse em bom estado por um preço bom.

Canali
24/07/2012, 19:42
Buenas Rafael,

Grande dica! Derrepente eles tem os eixos antigos compatíveis nessa pilha... Eu precisando tanto e eles atirando no canto... hehheheh

Sabe se tem site ou e-mail, procurei no google mas não achei Toyogreen em Campinas, só em Bragança Pauilista... Seria uma filial?

Abraços,

Ricardo

Canali
24/07/2012, 19:53
A última foto do falecido celular, começando a desmontagem do freio traseiro, até então só tinha tirado as travas das sapatas...

Ali dá para ver, mais ou menos, a base dos eixos ainda encaixados no cilindro...

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/313941_2288597390421_1719566999_n.jpg

rbata
24/07/2012, 22:22
Isso.. Toyogreen era o nome da oficina na época em que ele estava em Bragança Paulista. O dono da oficina era o Paulo, e agora ele se juntou a oficina Kumazawa em Campinas.

Achei aqui nas minhas anotações: (19) 3267.0291 e (19) 3383.8300

Fala com o Paulo. Ele é bem ativo no grupo Toyoteiros do Google.

cristiano
25/07/2012, 11:51

Link - Reparo do munhão toyota bandeirantes. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/toyota-bandeirantes-e-hilux/155-reparo-do-munhao-toyota-bandeirantes.html)
(o mesmo em outra loja)
Link - Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/reparo-do-munhao-toyota-para-2-rodas-completo-numero-original-2bj43322-8080.html)
Link - TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : REPARO COMPLETO MUNHO (FREIO A DISCO) TOYOTA (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=93&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=239&pg=1)

Link - OPERAMA 12-3921-9270 REPARO DO MUNHÃO TOYOTA BANDEIRANTES DE 1983 ATÉ 1996 (http://www.operama.com.br/jogo-de-reparo-do-munh-o-para-toyota-bandeirantes-de-1983-ate-1996.html)

359318

Abraços,

Ricardo

Beleza de reforma! Eu também faço muita coisa em casa.

Eu comprei esse kit de reparo do munhão mas ainda não chegou.

Alguém já desmontou o munhão? Eu já desmontei e montei os cubos traseiros

Canali
06/08/2012, 11:46
Buenas Gurizada!!!

A vida está muito corrida, pouco tempo tenho para entrar na internet...

As últimas reformas na Bandeirante deram bastante trabalho, mais tarde conto as peripécias do freio traseiro e respondo individualmente a todos... Foi uma novela... hehehhehe

Meus gurus, uma(algumas) dúvida(s) rápida(s) pois pretendo trocar todos os óleos, procurei bastante aqui no fórum e não consegui chegar num ponto definitivo...
Pesquisas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/41704-qual-e-o-melhor-oleo-que-devo-usar-nop-motor-da-band.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/11955-oleo-para-bandeirante.html

Resumidamente procuro saber o seguinte...

Óleo de diferencial: Quantos litros vai e qual mais indicado?

Óleo da caixa: Quantos litros se usa e qual o tipo?

Óleo de motor: Quantos litros e qual a especificação mais adequada? (Motor 324 original)

Abraço a todos!

Ricardo

Canali
06/08/2012, 22:51
Isso.. Toyogreen era o nome da oficina na época em que ele estava em Bragança Paulista. O dono da oficina era o Paulo, e agora ele se juntou a oficina Kumazawa em Campinas.

Achei aqui nas minhas anotações: (19) 3267.0291 e (19) 3383.8300

Fala com o Paulo. Ele é bem ativo no grupo Toyoteiros do Google.

Buenas Rafael,

Gracias pelo contato, mas no fim das contas acabei resolvendo o caso dos freios traseiros na base do desespero (ou raiva mesmo... hehehhehe)!

Depois de quebrar a cabeça, montar e desmontar todo o sistema dezenas de vezes - literalmente -, testar regulagens, trocar molas, presilhas, gastar sei lá quantos tubos de fluído, lavar todas as vezes as lonas, fazer e refazer os pinos dos cilindros, matei o problema por acaso!!!!!!!!
Acreditem se quiserem, um dos cilindros que comprei estava com problema nos reparos.... Dá pra acreditar???

Depois de desmontar tudo pela última vez para recomeçar do zero fui comparar os cilindros velhos com os novos para tentar achar alguma diferença que justificasse o vazamento... Pois imaginem a surpresa ao ver que havia uma diferença nas "borrachinhas" de reparo de um dos novos (exatamente o que vazava)...
Ainda não conseguia acreditar que pudesse ser esse o problema, coloquei as borrachinhas dos cilindros antigos e montei tudo outra vez... VOILÁ...!!! Não vazou mais!!! hahahhahaha... O maledeto cilindro novo veio com defeito...!
Troquei o cilindro, sangrei o sistema todo, ajustei as regulagens com os pinos nas medidas iguais, o freio ficou uma maravilha e ainda tem bastante curso de regulagem devido a medidas das lonas... Ainda não consegui testar muito, mas em percursos curtos está muito bom!

Quando a coisa funcionou senti um misto de alívio e raiva... hehehheh... Alívio por ter conseguido achar o problema e raiva por ter comprado uma peça nova, de marca melhor e ter vindo com defeito, gerando tanta dor de cabeça...

Buenas, mais uma etapa cumprida (a da bateria também, comprei uma Excel 140amp)... Ufa!!!

Vamos adiante, etapa dos óleos, agora chegou a hora de dar atenção especial a isso... Rodei muito pouco com a Bandeirante desde que comprei, na época passei num posto para conferir e estava tudo certo...

Achei essas referências com relação a quantidades: (Planeta Off-Road .:. História (http://www.planetaoffroad.com/p07d.htm))

Carter do motor: 6 litros;
Caixa de mudanças: 3,3 litros;
Diferencial dianteiro: 2,8 litros;
Diferencial traseiro: 2,8 litros;
Caixa de transferência: 1 litro.
(sinceramente, não tinha me dado conta da existência de um quinto óleo)

A maioria das menções que achei sobre óleos é um pouco antiga aqui no fórum, alguém saberia dizer se existe algo mais moderno ou continuam valendo as mesmas, como por exemplo as desses tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...r-da-band.html (qual é o melhor óleo que devo usar nop motor da band?) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/41704-qual-e-o-melhor-oleo-que-devo-usar-nop-motor-da-band.html)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ndeirante.html (Óleo para Bandeirante!!!) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/11955-oleo-para-bandeirante.html)

Como sempre, toda e qualquer dica é muito bem vinda... Aprendo cada dia nas pesquisas que faço aqui, contando com a ajuda de todos...!

Ah, essa semana vou pintar o assoalho por dentro, não que precise tanto, mas está desconforme para o padrão que quero!!!

Abraços,

Ricardo

Canali
06/08/2012, 22:59
Buenas Cristiano,

É o jeito Tchê! Quando não se pode gastar muito, fazer as coisas em casa ajuda no orçamento... heheheheh
Eu desmontei e montei praticamente tudo ali na frente, mas troquei só o básico... Não tem muito mistério, só errei ao não fazer isso quando estava mexendo nos freio, teria economizado uma etapa...

Abraços,

Ricardo

Canali
16/08/2012, 10:24
Buenas Gurizada,

Ontem consegui com um camarada algumas fotos que ele fez dos pinos... A adaptação das luvas e o re-trabalho usando os pinos que se encontra no mercado...

Ficam como dica se alguém tiver precisar fazer algo parecido...!

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/430319_2329403330544_786404295_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/s720x720/418588_2329408010661_118946490_n.jpg

Estou acabando a pintura da viatura por dentro... Tinta epoxi fosca na traseira e semi brilho (auto tráfego) na dianteira para facilitar a limpeza...
Antes tudo foi lixado e tratado com produto anti ferrugem... Existiam alguns pontinhos onde a "marvada" estava querendo se instalar...

PS1... Não reparem na fiação, está tudo desse jeito provisoriamente devido a pintura... hehehheh
PS2... As "manchas" nas fotos são reflexo ou poeira no ar

Traseira
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/s720x720/264662_2329411890758_697386380_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/539109_2329412450772_1492159697_n.jpg

Dianteira
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/523260_2329414570825_1604248040_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/s720x720/530000_2329413050787_1422724223_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/404158_2329417450897_847820916_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/s720x720/185518_2329410850732_1851782479_n.jpg

Esses dias um camarada no Facebook me pediu uma imagem da traseira... (foto editada pois a foto está lá aberta ao público)
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/s720x720/200645_2329418250917_1079097758_n.jpg

Ufa... Falta pouco!!! hehheheh

Abraços,

Ricardo