Conectar

Ver Versão Completa : Guia Básico para Off-Road



Angelo Jr
12/06/2012, 00:12
bom dia galera, muita gnt tem colabora comigo, mas como ainda sou novo neste universo, não retribui muito até agora.

mas trago a vocês, um guia básico de off-road para novatos como eu que encontrei num site americano, e que até o final de semana terei traduzido para colocar aki :bananadança:

Off-Road Driving Basics | The Art of Manliness (http://artofmanliness.com/2011/01/13/an-introduction-to-off-roading/)

Mancha
16/06/2012, 14:12
Opa!! Aguardando!!

Angelo Jr
17/06/2012, 00:54
Infelizmente, a maior parte dos 4x4 nas ruas hoje passam suas vidas inteiras... nas ruas. Para o motorista médio, a opção do 4x4 é somente uma forma de manter valor de revenda para o carro e possivelmente ir ao mercado quando a neve começar a cair. É hora de colocar sua máquina off-road na terra. Pessoal, vamos por lama no pneu.


A condução off-road tem várias formas. Dos motoristas de trilha de fim-de-semana, aos fanáticos praticantes de rock crawling, off-roaders mundo afora sabem que tem poucas formas de se divertir tanto quanto tendo total controle sobre seu carro enquanto você leva ele a lugares que muitos nem sabiam poder faze-lo. Vamos dar uma espiadinha em alguns lugares em que você se encontrará quando resolver deixar o asfalto para trás, tendo em mente que isso é apenas uma introdução e de nenhuma forma tudo o que você precisa saber quando ir em trilhas. Lembre-se, os principais ingredientes para o sucesso de uma aventura fora de estrada, é a segurança e preparação.

Uma Breve Lição sobre Vocabulário 4x4

4x4 High (Alto): Opção de direção 4x4 para todo o caso, e usado na maioria deles. Oposto a direção 4x2, todas as rodas estão engatadas e tracionadas pela caixa de transferência (CT ou powertrain). "High" se refere a relação de transmissão, pois nesse modo não é alterada em relação a usada em 4x2.

4x4 Low (Reduzida): Modo 4x4 onde uma relação de transmissão reduzida é utilizada, entregando mais torque as rodas e diminuindo a velocidade máxima. Útil em off-roading mais devagar, rock crawling, e também quando pra sair da m****.

Bloqueio do diferencial: Na maioria dos 4x4 padrão, as rodas giram em velocidades diferentes para realizar curvas e compensar algumas falhas no terreno. Quando o bloqueio é ligado, as rodas se movem na mesma velocidade. Uma ferramenta muito útil para desatolar.

Ângulo de ataque: A inclinação máxima na qual o veículo possa subir ou descer sem bater com o para-choque traseiro ou partes da suspensão sem que atinjam o chão.

Ângulo de saída: A inclinação máxima na qual o veículo possa subir ou descer sem bater com o para-choque traseiro ou partes da suspensão sem que atinjam o chão.

Entre-eixo: Distância entre o centro da roda dianteira ao centro da roda traseira de um mesmo lado da viatura.

Curso de suspensão: A distância máxima em que uma roda pode subir ou descer. Quanto maior o curso, mais capacitado o sistema de suspensão e melhor o desempenho dentro e fora de estrada.

Massagem de pedra: Quando você tenta rock crawling sem as devidas preparações e sendo propriamente qualificado.

(Mais informações: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/32942-dicionario-4x4-termos-e-significados.html)


Equipamento Necessário para Qualquer Trilha



Tanque cheio
Cabo de guincho
Estepe e equipamento para trocá-lo em campo
Compressor de ar portátil
Mapas, GPS e/ou informações sobre o local
Kit de primeiro socorros
Celular

Itens Recomendado



Macaco do tipo High Lift
Guincho acoplado ao carro
Snorkel
Tanques de água (para o radiador) e gasolina extras
Rádios para comunicação entre seus amigos
Extintores
Dicas e Truques

Passeio Ecológico

Terreno: Cascalho, chão batido, gramado

Equipamento: Veículo 4x4

Dificuldade: Iniciante

Dirigir em passeios ecológicos e estradas de chão é a forma mais simples e segura de off-road e também uma boa escolha para o iniciante que procura se orientar no mundo 4x4. Muitos parques e reservas possuem trilhas off-road para veículos, então faça sua parte e pesquise a disponibilidade deles em sua área. Se você é novo no off-roading, tenha certeza de que você se sente confortável com a dificuldade. Não tente nenhuma subida ou descida íngreme ou travessia de água de nenhum tipo, especialmente se sua máquina também é usada na dia-a-dia.


Dunas

Terreno: Areia

Equipamento: Veículo 4x4, compressor de ar e câmara
Dificuldade: Intermediário

Antes de entrar na areia, tenha certeza de que está fazendo algo permitido. A maioria das praias estará marcada se é possível andar de 4x4 nela. Como a tração não é algo fácil de se conseguir na areia, a maioria dos pilotos vão desinflar um pouco o pneu, para algo entre 15 e 20 psi, assim aumentando a área de contato do pneu, aumentando a pressão (lembre-se de antes de voltar ao asfalto, reinflar os pneus para a pressão correta). O momentum é a chave quando dirigindo em terreno solto como dunas, então assegure-se de nunca parar de acelerar na areia fofa, a menos que estritamente necessário. Se você sentir que o veículo está cavando ou ficou preso enquanto se move, vire as rodas para a esquerda e direita repetitivamente até atingir uma camada mais firme de terra e obter tração.


Lama

Terreno: Lama, água rasa (até 15 centímetros)

Equipamento: Veículo 4x4, pneus All Terrain (A/T) ou Mud Terrain (M/T)

Dificuldade: Intermediário

A tendência dirigindo em lama é atolar, as rodas girarem, e talvez deslizar o carro um pouco. Divertido, mas perigoso. Assim que o veículo começar a deslizar, ele não irá parar até ele querer, e você terá perdido o controle. Claro, irá impressionar os seus amigos fazer um 360 que você queria, até você bater na árvore que fica na beira do lamaçal. É melhor ser o cara que tem o carro sobre controle, ou mesmo o cara que puxa os exibidos da lama, do que um exibido.

Muito dos princípios da direção nas dunas se aplica também a lama. Manter o momentum se possível. Se você sentir que está ficando preso, rapidamente e repetidamente vire o volante para a esquerda e direita. Mais importante, se atolar, a última coisa que você quer é ficar mais preso ainda, então evite a tendência de atolar e deixar as rodas girando. Primeiro, saia e veja onde você se meteu. Dependendo quão ruim é, você pode sair, ou não. Se você achar possível, tente sair acelerando para a frente e em seguida dando ré, em baixas RPM. Se não, use uma corda e amarre no carro de um amigo seu, ou use um guincho.




**Técnicas mais avançadas, como travessia de rios e rock-crawling, são melhores feitas por pessoas mais experientes, e nenhum "Como fazer" irá ser tão valioso quanto o conhecimento adquirido pela experiência.




Dicas Importantes de Uso Geral

Tanto no off-road quanto na vida em geral, nada supera o conhecimento. Prepare-se para cada circunstância, e saiba onde você se mete. Familiarize-se não somente com o ambiente em que você está se iniciando, mas com seu veículo também. Claro, você sabe ligar o ar-condicionado, mas sabe onde fica a entrada de ar ou o computador de bordo em caso de entrar em águas muito fundas e arriscar submergi-los? Leia o manual de seu carro e sempre espere e esteja preparado para o inesperado. Mais importante, nunca vá sozinho. Tenha sempre um amigo em outro veículo com corda e/ou guincho e tenha certeza que seu celular tenha sinal, em caso de uma emergência