Ver Versão Completa : FENAJEEP (Críticas e Sugestões)
Juliano Nitsch
11/06/2012, 23:32
Ola pessoal
Estou criando este tópico para que possam contar suas experiências com a maior festa jipeira da américa latina.
Eu fiquei muito chateado com o ar de menosprezo por parte do organizador da trilha radical deste ano, em relação ao meu jipe e o do meu amigo. Andamos 750 km para fazer a trilha e um cara quer me julgar pelo jipe, sem me conhecer. Totalmente errado !!! A trilha "radical" dele eu faço todo sábado aqui na minha região.
Fizemos a trilha, estava boa, porém muito mal organizada ! Chegou ao ponto de eu ter que deixar minhas manilhas com o Jeep de apoio, pois estavam juntando as cintas com galhos de arvore, totalmente pré-histórico. Aí entendi o pq de tanta demora. Só que eu e meu amigo estavamos entre os trinta primeiros, e os outros 70 que estavam para traz ? Sem saber oque acontecia por ali.
Aí como queria encontrar aquele cara que me olhou com menosprezo. Ia preguntar para ele para que serve aquela "taixinha" de inscrição !
Bom este é meu desabafo. Gosto muito desta festa, mas vai demorar para eu voltar.
Angelo Jr
11/06/2012, 23:43
eu fui na sexta feira mais ou menos as 3 da tarde. tava sem dinheiro, mas com cartão, aí chego lá e vejo q não podia usar cartão. até aí tudo bem, por só dez reais de entrada eu não espera mesmo, mas foi uma sacanagem não ter um caixa, o mais próximo era na havan ou no mcdonalds, pessoal da fenarreco podia instalar um lá perto (se bem q com a onda de explosões de caixa é meio perigoso:lol:)
Vinicius Hauagge
12/06/2012, 17:14
A trilha radical, de radical teve apenas a briga entre dois participantes, que foram para as vias de fato....
Sem comida, sem apoio, sem organização... Realmente, deixou a desejar.... Cheguei no camping (ao lado da feira) depois das 22:00 horas....
Juliano Nitsch
12/06/2012, 22:41
É isso mesmo Vinicius... eu estava entre os trinta primeiros, ficava imaginando quem tava atras.
Conseguiu comer pelo menos ??? Se chegou as 22:00...
Até mais.
mouramares
12/06/2012, 22:45
eu tbm quero deixar anotado sobre a falta de restaurantes em brusque,ou melhor,os que existem abrem a 10:30 e fecham as 14:00, nao sei, mas o pessoal deveria ter opção de almoçar em um bom restaurante e que nao fosse preciso estar lá nestes horarios para almoçar. E tbm restaurantes que sirvam um la carte e nao tipo bandejao conforme a maioria..abçs..ah ano que vem se nao resolverem levarei um fogao....kkk
Vinicius Hauagge
13/06/2012, 08:59
Comemos pq nossos amigos de Pitanga levaram fogareiro e carne... senão, era jejum...
Realmente a trilha radical foi um DESAFORO para os participantes..
Viajei por volta de 850km, com uma grande expectativa para participar do raid, fui fazer a inscrição não encontrava nenhum responsável pelo raid, ninguem que pudesse dar informações, e o pessoal que fazia inscrição para trilha radical e expedition disseram que eu tinha que ir para Itajaí, procurar o jeep clube de lá, pq eles não tinham nada a ver com o raid.
Bom me inscrevi na trilha radical, carro n 126, fizeram inscrição até o 160, e a organização falou que nao precisava se preucupar, só levar umas duas garrafas de agúa que iria ter almoço, duas horas já estaria de volta, etc..
Iniciamos a trilha passado das 9h, a vistoria nao foi levado a sério, vi muito jipe abarrotado de bebida alcoolica, um jeep nao tinha nem cinto de segurança, vi outro sem estepe, equipamentos essenciais para uma trilha..
O resultado de muitos jeeps na trilha, e de muitos jeeps que sem condições de rodar, junto com a FALTA DE APOIO adequado, gerou um atraso imenso, passamos por aquele acampamento de escoteiros depois das 14h, e logo mais para frente ficamos parado por mais de 3h sem poder ir para a frente e para tras. Isso fez com que aproximadamente uns 30 jeeps que estavam atras de nós, desistissem e voltassem, só conseguiram pq estavam num ponto onde era possivel manobra, nós que estavamos passando o primeiro atoleiro na subida não tivemos outra opção a nao ser seguir em frente.
Já estava anoitecendo e ainda tinha uns 30 jeeps na nossa frente para subir o segundo atoleiro, cada jeep levava uns 10 minutos para subir puchado pelo guincho, o apoio totalmente sem equipamentos apropriado, não tinha cinta longa o suficiente, ninguem do apoio queria se deslocar até lá para ajudar, uma hora ouvi pelo radio que o guincho do apoio tinha começado a fazer barulho e não iam mais puchar ninguem.. Chegou num ponto que ninguem mais aguentava tanta demora, ocorreu briga entre participantes, ouvi varios jipeiros reclamando e ameaçando o pessoal da organização, tinha jipe do apoio que chegou a tirar os adesivos para se isentar da responsabilidade, maior stress entre todos. Foi AMADORISMO puro.
E nós ainda sem comida o dia todo, conseguimos terminar a trilha depois das 22h, nós proprios rebocando outros jeeps com probemas, pois não tinha apoio, nem fecha trilha, a organização nem respondia mais o radio, no final da estrada de chao, tinha um jeep parado e avisaram que o tal almoço era só seguir em frente que teria plaquinhas de sinalização.. não tinha placa nenhuma, já tinham tirado, foi dificil até achar a saida para retornar para Brusque.
Sem contar que essa trilha radical, se resumiu em alguns pontos perigosos de precipicios e desabamentos, algumas descidas com erosão, uma descida mais tensa no barranco do rio, a travessia desse rio, e a subida do barranco do rio. Após isso só tinha um atoleiro mais fácil e um que quase ninguem subia, isso pq estava muito cavocado dos pneus e sempre enrroscava os diferenciais e encavalava.
Para quem pagou R$200,00 e ganhou um relogio de brinde, uma camiseta e dois almoços que não existiram foi decepcionante, pior ainda é ter ficado 13horas no meio do mato em congestionamento de jeep, devido principalmente a falta de apoio.
Agora façam as contas 160 jeeps pagando R$200,00.. são R$32.000,00 reais.. deveria ter no mínimo um trator de esteira no ponto mais dificil, um mecanico disponivel pra ajudar algum eventual jeep com problema com peças diversas de reserva, comida no meio da trilha para um imprevisto como oque aconteceu, pontos de retorno, etc etc..
E depois de tudo ninguem quis assumir a culpa, fiz uma crítica no facebook da fenajeep, apagaram meu comentario e me proibiram de mandar novas mensagens.. Não só a minha mas de outras pessoas tambem.. Essa é a humildade da organização!!
Eu lá não piso NUNCA MAIS... e na minha regiao podem saber que nao vai mais ninguem também..
Triste isso.
"Trilha radical" com 160 jipes? Fala sério! Deveriam estar divididos em pelo menos 10 grupos. Cada um com guia e fecha trilha. Além de apoio extra (como um trator) em pontos críticos.
Se começarem à espantar os jipeiros do evento, não demora muito para os expositores e patrocinadores deixarem de investir nele.
Também passamos 5 dias comendo algo parecido com um xis salada... Vi o pessoal assando costelão. Mas a quantidade que fizeram o JC da Polenta come numa janta...kkkkkk
Saímos de lá às 23:00h de domingo, depois de desmontar tudo. Não havia lugar algum para comer. Tivemos que nos virar com os salgadinhos do frigobar do hotel.
Brusque não tem infra-estrutura para um evento como esse. As reservas do hotel foram confirmadas em janeiro, senão teríamos que ficar em outra cidade.
Fora o acesso... Foram 10 horas de viagem para fazer 530km. Passamos por Blumenau por volta das 17:00h. Estava tudo parado! Isso na rodovia, nem entramos na cidade. Fomos para Gaspar onde havia uma obra e ficamos uns 20 minutos parados. Na sequencia um desvio estreito, morro acima em frente à uma igreja. E nós com reboque carregado! Queria ver se não fosse um 4x4.
No geral o evento foi bom, mas o JC de Brusque deveria pensar seriamente em mudar o local do evento. O salão é minúsculo. Do lado de fora ninguém quer ficar, pq sempre chove e/ou faz frio. Poderia ter o dobro de expositores. Poderia ter 10x mais jipes preparados em exposição. Precisa ter uma praça de alimentação melhor. Precisa ter bons restaurantes e hotéis na volta. E ser numa cidade que não vá dormir ao pôr do sol.
Torço para que realmente seja o maior da américa latina, mas para isso precisa melhorar.
Não faria mal algum mudar para Floripa, por exemplo. Dobraria de tamanho no 1º ano.
[]'s
guilhermeabreu
13/06/2012, 21:29
Estou estarrecido com os relatos acima .
A FENAJEEP , infelizmente tem tudo para ír minguando .
A NÃO SER QUE TOMEM ATITUDES JÁ NO PRÓXIMO ANO MUDANDO DE LUGAR .
Esta história de trilha radical com 160 jipes NÃO EXISTE , no máximo 20 jipes em cada grupo com apoio e em locais diferentes para absorver o total de 160 jipeiros em 8 grupos diferentes .
Só quem já fez uma trilha radical sabe do que estou falando , numa ocasião aqui saímos em um grupo de 8 jipes e não foi para uma trilha radical , mas encontramos dificuldades grandes o que tornou ela em RADICAL e só conseguimos chegar em casa as 4 hs da madrugada , IMAGINA 160 JIPES JUNTOS NUM LOCAL DESTE ??????
Barazzetti
13/06/2012, 22:26
Realmente a trilha radical foi um DESAFORO para os participantes..
[...]Iniciamos a trilha passado das 9h, a vistoria nao foi levado a sério, vi muito jipe abarrotado de bebida alcoolica, um jeep nao tinha nem cinto de segurança, vi outro sem estepe, equipamentos essenciais para uma trilha..
O resultado de muitos jeeps na trilha, e de muitos jeeps que sem condições de rodar, junto com a FALTA DE APOIO adequado,[...]
Sem condições de rodar vírgula.. não se julga o jeep por ele ter estepe ou cinto de segurança, nosso jeep não tem nada disso e não ficou atolado em nenhum ponto da trilha, nem aceleramos o jeep. Já uma L200 que tava atrás de nós ficou atolada, oferecemos ajuda e o cara era tão orgulhoso que não quis... isso ai que atrasa a trilha, não é só a organização, a má conduta dos participantes gera grande parte do atraso!
E nós ainda sem comida o dia todo, conseguimos terminar a trilha depois das 22h, nós proprios rebocando outros jeeps com probemas, pois não tinha apoio, nem fecha trilha, a organização nem respondia mais o radio, no final da estrada de chao, tinha um jeep parado e avisaram que o tal almoço era só seguir em frente que teria plaquinhas de sinalização.. não tinha placa nenhuma, já tinham tirado, foi dificil até achar a saida para retornar para Brusque.
Sem contar que essa trilha radical, se resumiu em alguns pontos perigosos de precipicios e desabamentos, algumas descidas com erosão, uma descida mais tensa no barranco do rio, a travessia desse rio, e a subida do barranco do rio. Após isso só tinha um atoleiro mais fácil e um que quase ninguem subia, isso pq estava muito cavocado dos pneus e sempre enrroscava os diferenciais e encavalava.
.
Cara, já que tu tá falando de "essencial pra trilha"... essencial pra trilha é uma caixinha de isopor com água e comida! Utopia era achar que todo mundo ia chegar no almoço no horário certo, sendo que tinha 160 jeeps! A trilha foi leve, sim, mas se foi leve e demorou tudo isso, magina uma trilha com pontos mais difíceis, quanto ia demorar??
Não quero defender ninguém.. só acho que não podemos botar toda a culpa da trilha ter sido estressante no jeep clube.
Juliano Nitsch
13/06/2012, 22:49
Barazzetti, até concordo que cada um deve levar alguma bebida e comida, desde que aquelas pessoas que te atendem na inscrição não falem que as 14:00 a trilha acaba com um almoço. Fora o café da manhã que não foi lá aquelas coisas. Pra quem vem de fora não sabe nem onde comprar as coisas, quando acha esta fechado...
O sul do país tem uma credibilidade muito grande, a Fenajeep no meu ponto de vista tinha uma maior ainda, já que não se trata de uma primeira festa e sim a décima nona, se não correrem atrás só vão perder os admiradores. Aliás este ano não tinha a mesma quantidade de pessoas que o ano passado.
Muito interessante apagarem o post no facebook. Só confirmaram que tem algo errado !
A coisa tá feia ! Que pena !!! Espero que alguém acorde enquanto é tempo. Que saiam os Mercenários e voltem os Jipeiros.
Até mais.
Barazzetti
13/06/2012, 23:08
Barazzetti, até concordo que cada um deve levar alguma bebida e comida, desde que aquelas pessoas que te atendem na inscrição não falem que as 14:00 a trilha acaba com um almoço. Fora o café da manhã que não foi lá aquelas coisas. Pra quem vem de fora não sabe nem onde comprar as coisas, quando acha esta fechado...
Certo, o que eu to tentando dizer é que é meio lógico que não ia acabar as 14h, Juliano...
Outra que o café da manhã também não é responsabilidade da organização, e quem vem de fora tem que vir pronto. Nós viajamos 700 km com a comida pronta pra trilha já, e compramos as bebidas já quando chegamos, é questão de organização isso.
Abs
Juliano Nitsch
13/06/2012, 23:23
Ok concordo com vc até certo ponto. Oque eu quis dizer é que não é responsabilidade até alguém dizer que vai ter algo ! Depois que disse que vai ter alguma coisa e a tal hora é responsabilidade da organização sim, ou é propaganda enganosa.
Pelo jeito vc já se apertou em alguma outra situação e agora vem preparado. Aqui na minha região nunca passeia aperto, pois sei como é. Aí foi a primeira vez que fui.
O problema é que a gente imagina que pagando uma inscrição de R$ 200,00 só vai ter coisa boa, já que a média é R$ 50,00. Como disse nosso amigo anteriormente a arrecadação só da trilha radical foi R$ 32.000,00, não é pouco não, fora o resto do evento. Dava para fazer muito melhor doque fizeram, mas muito melhor mesmo.
Até mais.
VOVÔ DO TROLLER
13/06/2012, 23:25
Boa noite pessoal. Eu até tinha vontade (agora que tenho tempo , pois estou aposentado) de ir até a Fenajeep no ano que vem, com outros amigos offroaders , mas depois destas e outras, lamentavelmente, vou desistir. Meus amigos também não irão, portanto, com certeza, sozinho não irei. Pelo que eu li nos posts acima, baita propaganda negativa para a Fenajeep. Abs. Válter.
Fernando Caçador
14/06/2012, 01:37
Concordo em alguns relatos acima, inclusive pela infraestrutura da cidade, que não consegue receber um evento desse tamanho...
A 5 anos consecutivos, percebi que existe uma melhora anualmente para os expositores, agora, é de se pensar em questão de público, tive a impressão que esse ano o público não estava tão animado como nos outros anos...
Fizemos uma ação na pista, distribuindo alguns brindes para a arquibancada, e parecia td meio "morto", não fiquei do lado de fora do evento, não sei se isso aconteceu o tempo todo, ou se foi apenas nesse momento que estive na pista, alguém mais sentiu esse "desanimo" por parte do público?
A Fenajeep, tem tudo para crescer, e inclusive, tenho ctz que vem com grande novidades para o ano que vem, inclusive o tamanho do evento, não sei se chegaram a reparar, mas estão construindo uma rampa de acesso para o piso superior, com essa rampa pronta, provavelmente, devemos ter uma ampliação para os expositores...
Vamos aguardar...
A Fenajeep todos os anos me surpreende, e esse ano não foi diferente, gostei do evento, só acho que a cidade não valoriza tanto... Era para a cidade toda estar a "milhão", mas, está melhorando, a uns 3 ou 4 anos atrás os shoppings fechavam no feriado e no domingo, esse ano pelo menos esteve aberto todos os dias... kkkk...
Segue algumas fotos do evento:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.380787631969574.77392.100001150212505&type=1
Minha opinião sucinta e sincera.
Se continuar em Brusque não tem como crescer.
Precisa de um local melhor. Precisa de melhor acesso.
Precisa de BANHEIROS.
Fila no banheiro masculino? Fala sério.
Tem potencial, tem histórico, tem "fama"!!!
Mas se continuar como foi esse ano, não dura muito tempo.
Contei menos de 20 4x4 em exposição.
Abs.
Andrezão4x4
14/06/2012, 08:52
A marca Fenajeep é do JC de Brusque? Se sim, acho que não vão querer mudar o local do evento. Estive em Brusque este ano e encontrei dificuldades com alojamento e alimentação tb. Na minha umilde opinião, o evento ganharia maiores proporções sendo etinerante (local diferente todo ano = capitais e cidades polo), inclusive aumentando o público OffRoad e simpatizantes do 4x4.
Ab.
PAULO TEREX
14/06/2012, 09:19
Certo, o que eu to tentando dizer é que é meio lógico que não ia acabar as 14h, Juliano...
Outra que o café da manhã também não é responsabilidade da organização, e quem vem de fora tem que vir pronto. Nós viajamos 700 km com a comida pronta pra trilha já, e compramos as bebidas já quando chegamos, é questão de organização isso.
Abs
Acho que em partes todo mundo tem razão, mas muitas coisas tem que levar em conta: trilha nunca começa na hora e chega na hora marcada(minha esposa já sabe, saio de casa sem marcar hora, teve um dia q sai sabado 6h manhâ e cheguei domingo 12h), pssei fome apenas uma vez, depois nunca mais deixei de levar comida e roupas reservas, muita gente olha só o seu lado, realmente tem gente que é avacalhado num guenta nem por bateria e gasolina e quer ir na trilha, mas tem gente q está começando e tem condição(não devemos menosprezar ninguem), restaurante em brusque é phoda, dificil de achar. Organizar um evento desse porte não é facil, acredito que tem muita gente dando o sangue por esse evento, acredito q são pessoas como noz que tem familia, filhos e trabalhos e deixa de lado pra ajudar na organização,(quando fui comprar camisa vi quem estava vendendo era esposa filhos e filhas , sê ve q não tem uma empresa e sim, familias e amigos), tem muito que melhorar mas temos muito q aplaudir tambem.
pessoal,estive na abertura da fenajeep,pelo inicio das atividades,ja notei que seria igual ou pior que o ano passsado,pareceia um evento politico,ocorreu atrazo no inicio pois estavam esperando o prefeito da cidade,este cidadao deve ser muiiiito mais importante que as varias pessoas ali presentes que se programaram para chegar no horario adequado,e ficaram esperando a ilustre pessoa,todos sob um frio intenso e alguns com crianças.
alias se este individuo nao viesse acho que nao teria começado a feira ate hoje,pura falta de respeito com os cidadaos ali presentes.
quanto a trilha,como a experiencia do ano passado foi muito ruim,este ano optei por nao participar e esperar a opniao/comentarios dos amigos,e fiquei decepcionado pois houve uma evoluçao de um ano para o outro a coisa foi pior este ano.......lamentavel,ano que vem nao paricipo de novo e pelo visto muitos amigos tambem,
assim,um grande evento vai se esvaziando aos poucos e se continuar daqui uns anos pode ser o fim da fenajeep.
fui na abertura,visitei alguns amigos e nao me animei a voltar para os outros dias,
ano que vem quem sabe.
se tiver certeza que vao valorizar/respeitar os frequentadores,talvez,caso contrario nao ariscarei
Sem condições de rodar vírgula.. não se julga o jeep por ele ter estepe ou cinto de segurança, nosso jeep não tem nada disso e não ficou atolado em nenhum ponto da trilha, nem aceleramos o jeep. Já uma L200 que tava atrás de nós ficou atolada, oferecemos ajuda e o cara era tão orgulhoso que não quis... isso ai que atrasa a trilha, não é só a organização, a má conduta dos participantes gera grande parte do atraso!
Cara, já que tu tá falando de "essencial pra trilha"... essencial pra trilha é uma caixinha de isopor com água e comida! Utopia era achar que todo mundo ia chegar no almoço no horário certo, sendo que tinha 160 jeeps! A trilha foi leve, sim, mas se foi leve e demorou tudo isso, magina uma trilha com pontos mais difíceis, quanto ia demorar??
Não quero defender ninguém.. só acho que não podemos botar toda a culpa da trilha ter sido estressante no jeep clube.
Tudo bem, não é questão de julgar, mas se acontece de um pneu furar num ponto critico?? Falo isso isso pq aconteceu comigo, tinha a roda e o pneu zerado e já no começo furou.. rapidinho com Hi-lift trocamos o pneu e seguimos, mas se eu não tivesse estepe ficaria lá até não sei quando trancando trilha, até conseguir uma roda compatível..
Por prevenção tinhamos água e comida sim, levamos um fogareiro a alcool, tres Kg de carne e pao, e comemos durante as quase 3 horas que ficamos parados, mas ai vai vindo gente, divide com outros jipeiros e como se deve imaginar não foi suficiente para saciar a fome até de noite..
Quanto a má conduta dos participantes, isso é notavel, não só pelo orgulho, mas tambem pelo lixo que vimos durante a trilha.. latinha, saco de salgadinho, papel de bolacha.. etc.. ajuntamos o que pudemos, mas isso é uma vergonha deixar lixo espalhado!!
Estou estarrecido com os relatos acima .
A FENAJEEP , infelizmente tem tudo para ír minguando .
A NÃO SER QUE TOMEM ATITUDES JÁ NO PRÓXIMO ANO MUDANDO DE LUGAR .
Esta história de trilha radical com 160 jipes NÃO EXISTE , no máximo 20 jipes em cada grupo com apoio e em locais diferentes para absorver o total de 160 jipeiros em 8 grupos diferentes .
Só quem já fez uma trilha radical sabe do que estou falando , numa ocasião aqui saímos em um grupo de 8 jipes e não foi para uma trilha radical , mas encontramos dificuldades grandes o que tornou ela em RADICAL e só conseguimos chegar em casa as 4 hs da madrugada , IMAGINA 160 JIPES JUNTOS NUM LOCAL DESTE ??????
Essa ideia do Guilherme é a mais certa para um evento desses, em comboios pequenos, e se necessário organizar a saída para a trilha em dois ou tres dias diferentes, só assim para dar fluidez e evitar maiores transtornos como os que ocorreram..
Lógico que o trabalho aumenta muito para organizadores, mas se querem evoluir devem tomar providencias.. eu apoio essa sugestão..
Abços
Vinicius Hauagge
14/06/2012, 10:47
Comemos e distribuimos para a galera! Estava no grupo que o rstein mencionou... Somos jipeiros experientes (eu por exemplo, tenho mais de 17 anos de trilha) e sabemos da dificuldade em organizar eventos e provas... Aqui temos a copa iguaçu de jeep raid (Copa Iguaçu de Jeep Raid (http://www.copaiguacu.com.br)) e em TODAS as trilhas, SEMPRE tem trator ou veículo compatível nos pontos mais críticos.. Na minha frente tinha um carro de apoio para puxar os outros... sem querer menosprezar, mas era um vitara sidekic com pneus lisos, onde estava o motorista e três crianças.... (das quais duas, acredito que não tinham mais do que dez anos de idade)...Em uma subida forte, havia APENAS um jeep willys, com guinho eletrico puxando o povo... evidente que não aguentou...
Então a crítica aqui no tópico é construtiva... se pagamos R$ 200,00, viajamos 500 km, queremos uma infraestrutura e uma organização adequada, não concordam comigo?
ACMantova4x4
14/06/2012, 11:31
Pessoal, segue minha impressão da FENAJEEP pois não conhecia.
Fui no Sábado, chegei próximo a Brusque por volta das 11:00h e fique parado num transito na rodovia achando que era por causa do evento, de cara percebi que não havia placas ou faixas ou alguèm para orientar; Após mais tempo parado, minha esposa resolveu ir a pé para averiguar o ocorrido, quando voltou me disse que todo aquele transito era por causa da muvuca de 2 Shoppings e um farol que estava causando a fila de carros; Resolvemos voltar e entrar na rotatória para dentro da cidade, que também não havia nada indicando a feira. Com a ajuda dos simpaticos moradores de Brusque, conseguimos chegar ao evento.
Na entrada, os ingressos(pulseiras) eram vendidas por pessoas sem identificação e distantes do Portal de entrada, pensei que fossem cambistas.
A parte da pista estava bem montado, estava OK.
A parte de dentro da feira onde estavam os lojistas, estava apertado, haviam muitas pessoas, resolvemos subir as escadas para conhecer a parte superior do prédio quando me deparei com um imenso lugar completamente vazio e pensei por que não distribuiram parte dos espositores/logistas ali!
Para o almoço, não encontrei restaurante e voltei para Balneário onde estava hospedado para almoçar.
Minha impressão foi de falta de estrutura e organização. de zero a dez, dou 5,5.
A parte de dentro da feira onde estavam os lojistas, estava apertado, haviam muitas pessoas, resolvemos subir as escadas para conhecer a parte superior do prédio quando me deparei com um imenso lugar completamente vazio e pensei por que não distribuiram parte dos espositores/logistas ali!
Sem rampa de acesso para veículos e escada rolante para o povo, lá em cima não vira.
Nenhuma empresa vai arriscar de ficar num local menos visitado.
[]'s
Eduardo Velo
14/06/2012, 21:39
Não fui dessa vez , mas ja estive em outras Fenajeeps ...
O Pavilhão é aproveitado da Fenarreco , tanto que a maioria da cidade conhece o pavilhão como Fenarreco e não como Fenajeep ... de uma Fenarreco que é regional pra uma Fenajeep que é nacional a coisa pega mesmo ... se vai ter um pavilhão superior , com certeza só vai ser usado em Fenajeeps ...
O povo de SC quarda a 5a da paixão , é feriado religioso , tudo fica fechado , inclusive Restaurantes e até Farmacias ... , mas como a Fenajeep é sempre nesse feriado esse problema sempre vai ter ... na Havan tem restaurante , é bem em frente e não fecha ...
O pessoal da organização poderia explicar que bastava seguir as placas de Havan pra chegar na Fenajeep ...
Até trilha leve acaba não tendo hora pra sair , mesmo com almoço prometido levaria alguma coisa pra roer e beber se fosse na trilha , mas com uma taxa dessas e não oferecer nem o básico é sacanagem ...
Acho muito coplicado ser Itinerante , mas poderia alguma cidade qqer sediar algo parecido a efeito de concorrência , aqui na grande SP as vzs vem aquele Brasil Off Road que acaba sendo bem fraquinho tb ...
Pra fazer trilha na galega não precisava de organização , poderia combinar roteiro e participação por aqui pelo 4x4Brasil mesmo ... rs , acho que seria até mais proveitoso ... rs
Se tiver um boicote pra trilha em 2013 eles acordam pra vida ...
abs ... Edu
Grande Edu!!!
Bem, o transito foi foda!!!!
Eu, achando que era da Fenajeep, e na realidade, era dos shopings da entrada da cidade, tudo muito mau organizado!
Fui com a família lanchar no McDonalds e, que decepção!
Além de esperar quase uma hora na fila do caixa de pedidos, o que se via do outro lado do balcão era uma completa desorganização, atendentes trombando um no outro, montando pedidos já entregues, derrubando lanches no chão, um caos!!
Eu efetuei o pedido, e um dos lanches foi o ANG DELUX pro.
No mostruário, seria para vir com um copo de coca cola.
Efetuamos o pedido, e logicamente pedi o copo.
A antendente simplesmente disse que para vir o copo, teria que pedir um sorvete (?), minha esposa disse que pegaria o sorvete.
A atendente simplesmente disse que teria que ser no mesmo pedido (????)
Como estava com fome, e já eram 13:17h, deixei pra lá.
Mais, me senti completamente lesado!
Aaahhhhh o lanche???
Veio todo meio que querendo cair da caixa.
353463
Eduardo Velo
14/06/2012, 23:06
Kim , Com a qtdade de gente a mais na cidade era de esperar isso mesmo ...
Não como lanche , se tiver que comer lanche na hora do almoço prefiro ficar sem comer ... sempre tento comer em algum restaurante self service ou que tenha buffet , a la carte tb fujo pq a maioria do que vem não como ... mas sempre que passo em Brusque vou na Havan , é self service , não tem erro ... em Barra Velha tem uma Havan na beira da BR 101 , sempre que posso almoço ali ...
Em Blumenal tem muita churrascaria e tem rodizio de pizzas e rodizio de sopas a noite , e é bem perto ...
Em Nova Trento tem muito restaurante tb , são simples , mas a comida é muito boa ...
São opções pra evitar ficar nas filas em Brusque ...
O locutor Toledo das edições anteriores faz uma falta imensa !
Assistir as provas com ele narrando era outra história !
[]´s
JCJ
NABO (RENATO)
15/06/2012, 11:21
Sou piloto do sulbrasileiro de jeepcross, sabemos que a organização tenta fazer sempre o melhor, espero que com essa criticas pro ano que vem possam melhorar e muito esses problemas e outra coisa sei que os locutores do jeep cross tentaram fazer seu melhor, mas minha opinião é a seguinte, narrador tem que ser o Toledo pois ele faz parte do campeonato sul brasileiro e sabe realmente animar o publico interagir com os pilotos dando assim mais emoçao tanto pra quem assiste como pra quem pilota. Espero tambem que alguem da organização de alguma resposta pra gente aqui do forum. Valeu e um abraço a toda galera do forum.
Juliano Nitsch
15/06/2012, 13:18
Realmente seria muito bom alguém da organização da Fenajeep nos dar um respaldo sobre todas estas críticas e sugestões aqui mencionadas.
Tomara que apareça alguém... pelo menos aqui eles não podem apagar os posts como fizeram no facebook.
Estamos aguardando !!!
mouramares
15/06/2012, 13:33
Amigos conforme relatos, ví que nao foi nada fácil, mas acho que uma multidao de jipes,,nem pra passeio serve, pois acaba dando problemas....por isso como já estou escaldado nao participo mais destas pegadinhas....voce vai na fé e encontra uma roubada...abçs
Vicente Guimaraes
15/06/2012, 15:30
Que M.... heim... ainda bem que eu não fui....
Vou na Fenajeep desde 2008, somente para visitar os stands nunca participei de passeios, trilha.
Acho que falta muita estrutura para os visitantes tanto no evento como na cidade alimentação, banheiro, organização no transito, informações.
Apesar de tudo não deixarei de participar ano que vem.
Felipe Glod
15/06/2012, 16:12
Estive a dois anos atras mais fui de avião e aluguei um carro, não fiquei em Brusque pois já não tinha vagas nos hoteis, fiquei em Nova Trento que é a cidade ao lado, visitei o pavilhao e realmente a cidade não tem estrutura pra um evento desse porte os restaurantes não comportam o numero de pessoas, ainda bem que na pousada Nona Lourdes onde fiquei o restaurante era ótimo e como a maioria vai com a família não dá pra passar perrengue, uma pena tomará que não vire apenas uma forma de ganhar dinheiro.
Organizar um evento desse porte não é facil, acredito que tem muita gente dando o sangue por esse evento, acredito q são pessoas como noz que tem familia, filhos e trabalhos e deixa de lado pra ajudar na organização,(quando fui comprar camisa vi quem estava vendendo era esposa filhos e filhas , sê ve q não tem uma empresa e sim, familias e amigos), tem muito que melhorar mas temos muito q aplaudir tambem.
Também fiz parte de JC e ajudei à organizar eventos. É difícil sim e precisa de muita dedicação.
Mas a Fenajeep fez a 19ª edição. Ano que vem será a 20ª! Não é nenhum evento amador e nem beneficente.
Na cobrança pelo espaço, inscrições, entradas, etc, não tem nada de amadorismo. Cobram e cobram caro.
Então o mínimo que se espera é profissionalismo e uma boa estrutura.
Estive a dois anos atras mais fui de avião e aluguei um carro, não fiquei em Brusque pois já não tinha vagas nos hoteis, fiquei em Nova Trento que é a cidade ao lado...
Só aqui já podemos ver 2 grandes limitadores de público.
Quem vem de longe para o evento, geralmente vem de avião. Mas Brusque não tem aeroporto. Então precisa descer em Itajaí ou Florianópolis, alugar um carro e ainda tem que achar hospedagem em outro município!
A organização do evento tem que facilitar a vida do público, não dificultar.
Não estamos aqui para fazer uma malhação de Judas. Mas é importante que relatem os fatos ocorridos e que o pessoal do JC de Brusque se conscientize das falhas e as corrija para o próximo ano, senão o evento vai esvaziar.
E não é hora de dar marcha ré. Deveriam dobrar os esforços e realizar um grande evento para o próximo ano, começando por mudar o local. Não há motivo para ficar enraizado em Brusque.
[]'s
Foi o primeiro ano que participei e vou dar o meu ponto de vista:
Esperava um evento maior, mais movimentado, o espaço ta pequeno mesmo.
Concordo com todas as reclamações que foram feitas no tópico, não participei da trilha porque não fui com meu 4x4, mas posso afirmar que vender 160 inscrições pra uma trilha é completa irresponsabilidade, mesmo que fosse bem leve sempre tem jeep que quebra até no asfalto imagina na trilha, e o proprietário na maioria das vezes quer consertar no local o que acaba formando um transito absurdo.
A organização não parecia estar treinada, uma hora quase ficamos com o nosso veículo DE COMPETIÇÃO pra fora do evento pois não reconheciam o adesivo do competidor, essa hora bateu uma raiva porque os caras da organização queriam dar uma de autoridade e nem estavam informados.
O indoor foi show, mérito dos próprios competidores que tinham viaturas nervosas, a pista não tem mais os pulos de antes (vide revistas).
Realmente tudo que fosse fazer no evento cobravam muito pra ter pouco, preferível gastar no monte verde essa grana :odedo:
Comparando com outros eventos de pouco ou nenhum nome, teve alguns que foram bem superiores em nível de contentamento como o que teve ano passado em itu-cabreúva, com expositores e tudo mais.
[]s
Leco1974
16/06/2012, 20:17
Buenas. Fui no ano passado e neste. Ano passado estava bem melhor. Nesta edição, vi produtos sendo vendidos por preço maior do que os usuais da internet. De barato não vi nada! Vários comerciantes se reuniram para dividir stand, mostra de que o vlr do m2 estava caro. Outros não vi. Espaços vazios foram "maquiados" com um helicoptero, um jeep do exército bem judiado etc. Sábado da edição deste ano parecia ter bem menos gente do que no sábado da edição passada. Ano que vem vou de novo, mas se continuar neste padrão descendente...páro de ir! Muito longe, muito envolvimento pra pouco retorno. Mas, esta é apenas minha opinião, respeito as que expressam diversamente.
Também fiz parte de JC e ajudei à organizar eventos. É difícil sim e precisa de muita dedicação.
Mas a Fenajeep fez a 19ª edição. Ano que vem será a 20ª! Não é nenhum evento amador e nem beneficente.
Na cobrança pelo espaço, inscrições, entradas, etc, não tem nada de amadorismo. Cobram e cobram caro.
Então o mínimo que se espera é profissionalismo e uma boa estrutura.
Só aqui já podemos ver 2 grandes limitadores de público.
Quem vem de longe para o evento, geralmente vem de avião. Mas Brusque não tem aeroporto. Então precisa descer em Itajaí ou Florianópolis, alugar um carro e ainda tem que achar hospedagem em outro município!
A organização do evento tem que facilitar a vida do público, não dificultar.
Não estamos aqui para fazer uma malhação de Judas. Mas é importante que relatem os fatos ocorridos e que o pessoal do JC de Brusque se conscientize das falhas e as corrija para o próximo ano, senão o evento vai esvaziar.
E não é hora de dar marcha ré. Deveriam dobrar os esforços e realizar um grande evento para o próximo ano, começando por mudar o local. Não há motivo para ficar enraizado em Brusque.
[]'s
Concordo 100%
Preço de profissional, organização Amadora. Evento nacional precisa de organização, que contratem empresa especializada para a organização. Mas acho também que o setor público não apóia, pois não arrecada dinheiro. Quanto foi faturado na feira? Quanto foi pago de impostos? Vamos em frente.
Vicente Guimaraes
17/06/2012, 13:07
Pessoal, temos que ser realistas, quem organiza o evento é o Jeep Club de Brusque, então acho que não tem chance de sair da cidade... aliás, deve ser o principal evento da cidade...
Fazer um evento grande em uma cidade sem aeroporto, estrutura hoteleira, restaurantes, etc... é inviável...
Increver 160 viaturas em uma trilha sem nenhum suporte, sem nenhum trator para resgate, sem pontos de parada, banheiros, água, etc... não é falta de organização... tem outro nome para isso...
Paulo1234
18/06/2012, 01:21
Sem rampa de acesso para veículos e escada rolante para o povo, lá em cima não vira.
Nenhuma empresa vai arriscar de ficar num local menos visitado.
[]'s
Escada rolante já é exagero né? Eu acho que daria certo sim, o que falta é expositor...
Imagina se quem viaja imensas distancias nao iria subir poara a parte de cima...
O que eu penseiq ue daria certo ali seria derrepente venda de viaturas 4x4, mediante uma taxinha para exposição... ficaria bonito e geraria movimento...
Paulo1234
18/06/2012, 01:30
Olha, eu acho que o povo ta exagerando nas criticas, eu vi muito mais gente comprando que ano passado...
A infra da cidade realmente não é muito grande, mas cá engtre nós, já tem até mac donaldis do lado do evento ehehehe...
Ser itinerante seria péssimo, fica difícil se programar, assim as pessoas ja sabem o destino direitinho, ja se sabe como é o evento... fica facil passar as informações, eu por ex há 3 anos fico em balneario camboriu, há meia hora do evento em com estrutura de um dos maiores destinos turisticos do Brasil...
eu gostei q a fenajeep esta um pouco mais interativa com os passeiso de caminhão, passando pelo tunel, é uma alternativa para quem vais em jeep.... sempre falei q faltava isso... na minha opniao teria que ter tambem aluguel de quadriciclos mas sei q é dificil.
Enfim... TUDO DE BOM PARA A FENAJEEP!!!!!
PAULO TEREX
18/06/2012, 08:27
Olha, eu acho que o povo ta exagerando nas criticas, eu vi muito mais gente comprando que ano passado...
A infra da cidade realmente não é muito grande, mas cá engtre nós, já tem até mac donaldis do lado do evento ehehehe...
Ser itinerante seria péssimo, fica difícil se programar, assim as pessoas ja sabem o destino direitinho, ja se sabe como é o evento... fica facil passar as informações, eu por ex há 3 anos fico em balneario camboriu, há meia hora do evento em com estrutura de um dos maiores destinos turisticos do Brasil...
eu gostei q a fenajeep esta um pouco mais interativa com os passeiso de caminhão, passando pelo tunel, é uma alternativa para quem vais em jeep.... sempre falei q faltava isso... na minha opniao teria que ter tambem aluguel de quadriciclos mas sei q é dificil.
Enfim... TUDO DE BOM PARA A FENAJEEP!!!!!
Xará faço o mesmo que vc, fico em balneario(baixa temporada, hotel bom, comida boa e preço bom) e pra mim q sou de Minas adora o sul do Brasil, não vou apenas na fenajeep, aproveito bastante.
Fernando Lages
18/06/2012, 13:50
Fui com a família lanchar no McDonalds e, que decepção!
Além de esperar quase uma hora na fila do caixa de pedidos, o que se via do outro lado do balcão era uma completa desorganização, atendentes trombando um no outro, montando pedidos já entregues, derrubando lanches no chão, um caos!!
Acho que isso aí é próprio do McDonalds mesmo, uma vez fiz um pedido pela tele-entrega, e um dos sandubas era pra minha filha de 6 anos, que queria um McLanche Infeliz só de pão e queijo (sem carne). Quase 2 horas e 5 tentativas de entrega depois, conseguiram acertar o sanduíche. E o coitado do motoqueiro que fazia a entrega contou que ele ia receber por 1 entrega, mesmo tendo ido 5 vezes sendo que a culpa de errarem o sanduba não era dele. Enviaram cheeseburguer, depois hamburguer, na terceira hamburguer, na quarta cheeseburguer, só na quinta acertaram preparar um cheeseburguer sem carne hehehehe
Uma coisa BÁSICA para um evento deste porte, até digo que a pura e simples existência de um pavilhão de exposições no local torna obrigatória, é a existência de FAIXA PARA PEDESTRES atravessaram aquela maldita estrada/avenida. Se você estaciona do outro lado, ou vai dar uma olhadinha em alguma loja do outro lado da avenida, tem que se arriscar metendo o corpo na frente dos carros para atravessar. Eu então, que estava acompanhado de meu filho de 9 anos, tinha que tomar cuidado redobrado ao atravessar, até pq tem muito desgraçado fpd que não quer nem saber. No domingo fui deixar umas compras no carro, na ida tinha dois carros do depto de trânsito ou algo assim, mas 5 minutos depois já tinha SUMIDO...
Fernando Lages
18/06/2012, 13:57
E também precisa de espaço pro pedestre transitar! Teve nego montando "barraca de churrasquinho" e metendo fita no espaço que ia do meio-fio até a a cerca do terreno, obrigando o pedestre a andar no meio da rua!!! E a prefeitura? Aonde estava? E esse pessoal do depto de transito ou beosta assim? Nada fizeram. O espaço público foi privatizado!
P da cara, eu passei com meu filho pelos estacionamentos improvisados na calçada do outro lado da avenida, metia a mão nas fitas e levantava lá no alto, se arrebentasse, arrebentou, o espaço é público e não privado, e não tenho que me agachar para passar, ou passar pelo meio da rua arriscando minha vida e de meu filho!
Renato Fraga
18/06/2012, 16:12
Amigos, frequento a FENAJEEP desde 2001. Todas as vezes que fui ao evento fiquei acampado, portanto não sei o que é problema com hospedagem e alimentação.
Falando de alimentação, sempre achei a "PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO" da feira bem fraca, mas admito dizer que do ano passado para cá, melhorou bastante.
Aliás, no ano de 2009, a feira foi bem fraca, reflexo da crise mundial, mas nos anos seguintes a coisa só melhorou.
O Problema é que realmente a coisa cresceu tanto que está difícil da estrutura original atender a expectativa.
Infelizmente, a contrapartida virá da forma inversa, hotelaria e demais serviços presentes na cidade são suficientes para a demanda anual, que recebe milhares de compradores do setor de malharia. Acontece que essa galera no máximo passa o dia na cidade, retornando a sua origem no esquema bate-volta.
O trânsito chato na entrada da cidade é fruto de um semáforo para pedestres em frente a duas grandes lojas de roupas. E é assim o ano inteiro em Brusque.
Achei graça de ver o pessoal reclamando até do McDonalds da cidade. Meus amigos, lamento dizer, também é assim o ano inteiro. E não é só em Brusque não, na região inteira, melhor dizendo, saindo de São Paulo, esse tipo de serviço é péssimo.
Restaurantes, farmácias, e demais estabelecimentos fechados para o feriado??? Olha, que tem coisa demais aberta para atender o movimento do evento. Vai num dia qualquer pra ver como é???? Em nossa região, almoçar num domingo depois das 13:00h, só em casa. Na rua, não encontra mais nada aberto.
Nossa região é muito provida de oferta de emprego, diante disso, muita gente não agarra o trabalho com o compromisso necessário. Não existe muito profissionalismo em determinados setores, pois hoje o carinha tá montando sanduíche no McDonalds, amanhã ele tá trabalhando na linha de ´montagem de alguma indústria.
Eu só digo uma coisa:
FENAJEEP é uma paixão, que vai se sustentar ainda por muitos anos. É um evento que nasceu de um simples RAID e hoje é o maior evento Off Road do Brasil. Terminado o evento, tem vendedor/expositor que sai um pouco frustrado, mas duvido conseguir ficar de fora do próximo. É o maio Show Room do off road brasileiro.
Sabe o que precisa para o evento poder atender melhor seu público???? Cada vez mais público. Só assim a cidade, os organizadores e todas as pessoas envolvidas poderão trazer melhorias, investir em melhorias, incentivar o comércio local, etc etc etc.
Até 2008 morava em Bauru-SP, desde então moro em Jaraguá do Sul, SC, e desde 2001 frequento a FENAJEEP, antes, 800km de casa, agora só 80km.
Abraços a todos e até o próximo ano.
Paulo1234
18/06/2012, 19:15
Isso mesmo, não é facilm encarar o onus de organizar um evento desse porte.Todo ano espero ansiosamente pela fenajeep, e esse ano como já disse, tive gratas surpresaqs tal como o passio do tração total, que foi muito bom para quem vai sem jeep.Outra coisa que notei é muita gente nos pavilhões dificultando um pouco a visualisação dos stands, mas nada que nao pudesse ser contornado para quem realmente tava interessado indo em ouytra hora menos movimentada.Se tiver a parte superior tambem vai dar uma folgada, mas creio que ainda nao existe demanda.... espaço la tem de sobra, aonde ficam estacionamentos dos dois lados do pavilhão.É FENAJEEEEP NA VEIAAAAAAA
Schuinka
19/06/2012, 02:02
Fui no ano passado e neste ano, percebi que feira estava desorganizada em relação a do ano passado, para mim tinha mais pessoas no ano anterior, fiz o Raid no ano passado, organizado pelo Alex Koling, show de prova, fizemos a inscrição pela internet, esse ano até no dia da prova não tinha valores no site, a inscrição era feita pelo site da Licia, que também não funcionava, sem informação, aí uns amigos viajaram 800 km para fazer a prova e uma desorganização total, foram para a trilha radical, maior furada como já relataram anteriormente, gente, olhem o tanto de dinheiro que arrecadam com essa feira, inscrição de raid, passeio expedition, trilha radical, stand, entrada, para esse tipo de atendimento ao público???? me desculpem, adoro jeep, adoro trilhas, provas etc, mas se comprometem a fazer um evento neste porte contratem pessoas capacitadas, falta organização com certeza e quero ver alguém que foi responsável pelo evento deste ano vir a público e explicar tudo o que foi levantado, se foi verdade, é mentira, depende disso ou daquilo, ou simplismente ninguem da organização não acessam o forum????? pessoal criticou no facebook e apagaram os comentários, então no mínimo tenham respeito com público que frequenta a fenajeep, neste que é o maior forum relacionado a 4x4 e nos esclareçam sobre os fatos ocorridos. Minha opinião!!!
Juliano Nitsch
11/08/2012, 18:12
Até agora ninguém dos organizadores se manifestou. Que descaso !!!
No Brasil é tudo assim mesmo... deixa cair no esquecimento.
Até mais
notem o respeito da organização de fenajeep,para com os participantes,
estamos qase fechando o ano e ninguem se pronunciou,
lamentavel,poderiam utilizar o forum para propor melhorias,tentar se justificar,ou simplesmente:
pedir desculpas pelo acontecido............acho que se julgam superiores aos amigos do mundo 4x4 e por isso nao devem nenhum pedido de desculpa ou sinalizar uma tentativa de melhora para o proximo evento.
algo para se pensar a participação ou nao no proximo evento.???????
Jgaliotto
30/10/2012, 21:36
Ainda bem que não achei esse topico nos dias seguintes ao evento.
Nos próximos dias farei meus comentários.
André 1943
18/03/2013, 14:24
Fenajeep já era.Um evento que não tem a menor estrutura.A fenajeep se tornou grande demais para os organizadores e para a cidade.Conheço bem a região e tirando Balneario Camboriu nenhuma das cidades ao redor de Brusque e Brusque Tem estrutura para eventos deste porte,seja em hospedagem ou seja no ramo alimenticio,O horario é sagrado,restaurante fecha as 14horas.Acho que eles tem que pensar em crescer o evento sim mas primeiro devem se preocupar com tudo que esses jipeiros que rodaram kms iram precisar.
Ainda bem que não achei esse topico nos dias seguintes ao evento.
Nos próximos dias farei meus comentários.
AMGOLDONI
20/03/2013, 09:38
bom , venho deixar meu relato sobre o lixo do ano de 2012 tambem
que foi o pior de todos no passeio radical
todo ano me desloco 700 km para chegar ao lixo de brusque , bem como dito , tem que reservar hotel de um ano para outro , sendo que a maioria ja esta reservado para os organizadores ou para os expositores
fazem 5 anos que vou todo ano , a partir desse ano nao vou mais pela decepcao que esta se tornando a fenajeep
10x ir a curitiba fazer a trilha do sopa pinhao , que ali sim é trilha pesada e bem instruturada
ano retrasado eu e meus companheiros tivemos que carregar no braco um rapaz que tombou o jeep que nao tive mais noticia até hoje se esta bem ou mal , só deixamos ele na ambulancia e fomos embora , improvisamos uma maca com madeiras para poder se deslocar pelo meio do barro com o troller iluminando a frente e outro companheiro iluminando atras para poder andar com o rapaz na maca , todo ensopado de sangue sem ao menos saber o que tava quebrado nele , com ajuda de muitas pessoas conseguimos sair com ele do mato era umas 22 hrs ja , PEÇA PARA MIM SE TINHA ALGUM ORGANIZADOR POR PERTO AJUDANDO OU DANDO APOIO ?????
era 14 hrs , voce nao via apoio mais , nao via organizador nem anda , apenas largaram todos e se mandaram , uns baita de uns FDP
muito jeep velho , quebrado , sem pneu atrasando a trilha , esses jeeps sim deveriam estar nos passeio , pois para trilha pesada nao andam 10 metros sem quebrar
agora esse ano de 2012 , fui com a esposa , loco para fazer a trilha radical , que terminou em 3 horas , isso que ficamo mais de hora parado esperando na tal fila para andar
trilha mais podre , insignificante , colocam 160 carros e fizeram literalmente um passeio de bosta
coloquem grupos de carros , para triljhas diferentes , cada 40 carro vai para um local de trilha pesada diferente , nao haveria esse desconforto enorme de ficar até as 22 23 hrs no meio do mato , com fome , sede, friu , molhado
fora o salao , porra, aquele salao , em 15 min voce ve tudo , todo ano os mesmos expositores , ja to enjuado e sei de cór e saltiado aonde eles vao estar e tudo o que vai acontecer , nao tem novidade , planejamento , nem nada
nada novo que atraia os olhos dos jeepeiros
como ja falaram , vai demorar muito tempo para se tornar o maior da america latina em brusque e com a organizacao que briga a todo ano ( como correm boatos ) e um quer mandar mais que o outro , tudo por culpa do dinheiro que envolve a cabeca de uns e outros e acaba destruindo o evento e as amizades que poderiam estar fazendo esse evendo ainda melhor a cada ano
deixo meu esclarecimento acima de cimo estou chateado ano apos ano
salvo erros de portugues pois estou trabalhando e fiz um relato rapido
Alexandre Mello
20/03/2013, 14:43
Caramba...
Estava interessado em ir até a Fenajeep 2013, sair de São Paulo - SP e ir até Brusque - SC, uma longa distância para se percorrer de carro. Depois do relato do colega paranaense AMGOLDONI estou refletindo se vale mesmo a pena percorrer essa longa distância, pedir 2 dias de folga no trabalho, gastar com hospedagem, alimentação, combustível, pedágios... para no fim das contas correr o risco de me decepcionar com o evento.
O que precisamos é concorrência. Um evento com REAL potencial para ser grande.
Pena que em SP cobram caviar e entregam sardinha...
Conversei com alguns lojistas, jipeiros e entusiastas. Tem tanta coisa bacana que pode ser feita que poderíamos ter um mega evento, com uma semana inteira de duração e muita atividade. Mas para isso é preciso local (a parte fácil) e gente capacitada, disposta à fazer acontecer (a parte difícil).
Precisa entrar sangue novo nesse ramo...
[]'s
Arthur Gubert
20/03/2013, 22:31
AM GOLDONI.
Parabéns, voce expressou tudo que eu também tenho vivenciado na Fenajeep!
Tomara que para 2013 alguém da organização leia esses posts e dê tempo de deixar tudo nas melhores condições para receber os jeepeiros de todo o BR.
bom , venho deixar meu relato sobre o lixo do ano de 2012 tambem
que foi o pior de todos no passeio radical
todo ano me desloco 700 km para chegar ao lixo de brusque , bem como dito , tem que reservar hotel de um ano para outro , sendo que a maioria ja esta reservado para os organizadores ou para os expositores
fazem 5 anos que vou todo ano , a partir desse ano nao vou mais pela decepcao que esta se tornando a fenajeep
10x ir a curitiba fazer a trilha do sopa pinhao , que ali sim é trilha pesada e bem instruturada
ano retrasado eu e meus companheiros tivemos que carregar no braco um rapaz que tombou o jeep que nao tive mais noticia até hoje se esta bem ou mal , só deixamos ele na ambulancia e fomos embora , improvisamos uma maca com madeiras para poder se deslocar pelo meio do barro com o troller iluminando a frente e outro companheiro iluminando atras para poder andar com o rapaz na maca , todo ensopado de sangue sem ao menos saber o que tava quebrado nele , com ajuda de muitas pessoas conseguimos sair com ele do mato era umas 22 hrs ja , PEÇA PARA MIM SE TINHA ALGUM ORGANIZADOR POR PERTO AJUDANDO OU DANDO APOIO ?????
era 14 hrs , voce nao via apoio mais , nao via organizador nem anda , apenas largaram todos e se mandaram , uns baita de uns FDP
muito jeep velho , quebrado , sem pneu atrasando a trilha , esses jeeps sim deveriam estar nos passeio , pois para trilha pesada nao andam 10 metros sem quebrar
agora esse ano de 2012 , fui com a esposa , loco para fazer a trilha radical , que terminou em 3 horas , isso que ficamo mais de hora parado esperando na tal fila para andar
trilha mais podre , insignificante , colocam 160 carros e fizeram literalmente um passeio de bosta
coloquem grupos de carros , para triljhas diferentes , cada 40 carro vai para um local de trilha pesada diferente , nao haveria esse desconforto enorme de ficar até as 22 23 hrs no meio do mato , com fome , sede, friu , molhado
fora o salao , porra, aquele salao , em 15 min voce ve tudo , todo ano os mesmos expositores , ja to enjuado e sei de cór e saltiado aonde eles vao estar e tudo o que vai acontecer , nao tem novidade , planejamento , nem nada
nada novo que atraia os olhos dos jeepeiros
como ja falaram , vai demorar muito tempo para se tornar o maior da america latina em brusque e com a organizacao que briga a todo ano ( como correm boatos ) e um quer mandar mais que o outro , tudo por culpa do dinheiro que envolve a cabeca de uns e outros e acaba destruindo o evento e as amizades que poderiam estar fazendo esse evendo ainda melhor a cada ano
deixo meu esclarecimento acima de cimo estou chateado ano apos ano
salvo erros de portugues pois estou trabalhando e fiz um relato rapido
AMGOLDONI
27/03/2013, 11:08
brigado rapaziada , foi um relato engasgado na guéla fazia tempo rsrsrs
Grassmann
27/03/2013, 12:20
Em 2006 e 2007 já reclamei de problemas parecidos para a organização.
A diferença é que eu me inscrevi para o Passeio, e não a Trilha Pesada. Em 2007, ficamos das 10:00 até as 17:00 na trilha (Chamaram de passeio, mas era uma trilha moderadamente difícil.) Abortamos a segunda metade e voltamos pra Brusque.
Estava no carro com 2 crianças (6 e 4 anos) e esposa.
Muitos carros velhos, alguns sem a mínima condição de rodar. Fico estupefato quando alguém tem coragem de dirigir um veículo sem cinto de segurança! Mais preocupado ainda quando vejo esses donos de veículo acharem normal dirigir sem se "prenderem" no carro, só porque não é no asfalto.
Muita gente bebendo cerveja.
Nos trechos críticos, ninguém com guinho. E ainda acusaram os participantes que tinha guincho de egoístas porque eles não quiseram usá-los. Muita gente perdeu a cebaça. Ocorreram muitas agressões verbais e alguns inícios de briga.
Fiz uma conta parecida. À época o valor era menor, mas a arrecadação passou de R$20.000. Realmente, por esse valor, deveriam ter mais apoio mecânico.
Minha opinião: Quem organiza esses passeios tenta tirar lucro que talvez o resto da feira não pague. Só estão interessados no dinheiro. Os passeios normalmente são mais pesados que se imagina. Carros de todos os níveis de preparação. Os mais agressivos acham fácil. Os mais "lisos" enroscam em tudo. E a organização é omissa no auxílio.
Já fiz passeios menores com a presença de tratores e guinchos hidráulicos. Já fui melhor atendido.
A última vez que fui foi em 2009 e não fiz a trilha.
Já achei a feira fraca. A programação da pista, monótona. Só umas corridinhas de gaiola. Os preços dos acessórios não tinham nenhum atrativo, iguais aos de mercado. A disponibilidade de acessórios, limitada. Poucos carros em exposição.
De lá pra cá não voltei mais. Tomei a liberdade de não me incomodar com isso... Prefiro gastar meu suado dinheiro em coisas mais aprazíveis.
Minha impressão é que a feira não vai melhorar nunca enquanto tiver as mesmas cabeças pequenas organizando.
André 1943
27/03/2013, 13:10
Lembro eu nos meus 20 anos vendo as reportagens na revista 4x4 e cia sobre a fenajeep e sonhando em um dia poder estar la ,e quando eu fui pela primeira vez me encantei isso foi em 2003 mais ou menos . depois retornei em 2010 e 2011 e foi uma grande decepção. A fenajeep se tornou uma feira decadente de investimentos pois pelo que senti os verdadeiros amantes de 4x4 estão deixando de participar por tudo o que já foi dito. A feira não traz nenhum atrativo novo e quem foi em 2005 é pegar as fotos trocar as datas que todos irão pensar que são deste ano pois é sempre as mesmas coisas ,não há novidade.
realmente como descrito pelos topicos anteriores,
estive pensando num jeito de boicotar a fenajeep,sem prejudicar os expositores/cidade local.
ai cheguei a seguinte ideia:
ja que existem os passeios e eventos fora do pavilhao,portanto em local publico,seria interessante apenas alguns 2 ou 3 amigos comprarem/fazerem a inscriçao no passeio,depois a gente tira xerox da planilha e vai varias pessoas fazendo o trajeto,um seguindo o outro,e o mesmo procedimento para com o raid.
ai acredito que daremos um susto na organização,sem prejudicar o pessoal do salao/expositores.
reflitam sobre isso:
como fazer o pessoal da organização se mobilizar para melhorar o evento,???
e como nao prejudicar os expositores e arrancar deles melhores condições no preço do salao.??
sugestoes::??
ricardoalex
07/04/2013, 13:25
:safari-rig:Estavo kerendo sai daki de natal - rn para fenajeep , agora fikei em duvida se vai valer apena. de sugestão.
ricardo,
pela viagem a regiao vale a pena,mas pela fenajeep e pelo respeito que eles estao tendo com os participantes,nao vale,voce com certeza vai passar por aborrecimentos/decepçao.
eu iria ate itajai/camboriu/brusque/urubici/serra rio do rastro/serra do corvo branco/laguna/farol de santa marta/fabrica da mormaii(esqueci o nome da praia mas é uma saida da br116)/paulo lopes/floripa/porto belo/bombinhas/uniprais/camboriu/itajai...
eu vou de novo,mas apenas pela regiao,encontra alguns amigos,mas desta vez nem entro no salao de eventos.
no roteiro devo ter esquecido alguns lugares,mas a grosso modo é isso.
Fenajeep tem que sair de Brusque e expandir. Fui 2x, em 2003 e em 2010...7 anos e PIOROU...Pelos relatos de 2012, é ladeira abaixo.
Infelizmente, pois o mercado já é carente e o que deveria ser o maior e melhor evento offorad do Brasil, está em declinio.
Hoje o que vale lá é encontrar amigos e fazer passeios/trilhas independente dos organizadores somente. A parte comercial já era. Como disseram, os estandes são os mesmos, nao tem infra estrutura de alimentaçao, em 15min voce roda todo o galpão, trilhas mal organizadas...uma pena que não evoluiu.
Paulo1234
30/04/2013, 01:18
Caramba....
Eu vou todo ano, acho que a cidade evolui, portanto, a parte de alimentação evoluiu, agora temos mac donalds, temos um bom restaurante na havan, e mais alguns ali nas imediações, antes realmente era difícil...
O evento de fato nao mudou muito, colocaram um passeio de helicoptero que fiquei curioso mas nao tem muito haver com jipe..
Fizeram um mini passeio pelo tunel q achei muito legal... num caminhao 6x6...
Eu acho que pra quem gosta o que importa eh todo mundo estar la, aquelas centenas de jipes desfilando...
Nao da de falar tao mal assim do evento, po muito pior se nao existisse.
Paulo1234
30/04/2013, 01:18
Me parece que a turma nao se conforma do maior evento off road do pais nao ser no eixo rio sao paulo
Esse será meu 7° ano consecutivo.
Se ruim já é bom, imagine quando melhorar ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
Gustavo Jipeiro
05/05/2013, 22:00
eu fui a primeira vez ano passado e amei,apesar do tanto de pessoas e o transito.
a fenajeep é uma paixão onde os jipeiros se encontram,aqui no post muitos defenderam ideias para melhorar,isso é prova de que essa feira não deve morrer por falta da preocupação do publico e sim por problemas ocorridos.
esse ano to de novo na fenajeep,vivendo a minha,a nossa paixão 4X4
abraços
Foltram F 1000
06/05/2013, 14:41
Me parece que a turma nao se conforma do maior evento off road do pais nao ser no eixo rio sao paulo
Boa tarde Paulo, moro em São Paulo a 47 anos e tambem critico eventos feitos aqui, ontem mesmo fui ao Ibirapuera no
Adventuri sport Fear e estava um "LIXO" a 5 anos não frequentava a feira e vejo que não perdi nada nesse tempo todo,
o problema que eu vejo é que na maioria das vezes o Brasileiro é preguiçoso e só pensa em ganhar dinheiro, e não faz
nada por amor ao esporte, na feira de ontem não tinha nenhuma loja grande de esporte de São Paulo espondo seus produtos,
sendo assim fica dificil fazer uma boa feira. Com relação a Fenajeep acho que acontece o mesmo, infezlimente.
Foltram
Paulitxo
15/05/2013, 17:25
Bom... no seu lugar, e com sua idade, ficaria envergonhado em estar propondo TRAPAÇA ao evento. Você fala coisas sem realmente saber de todas as dificuldades em montar um evento deste porte, contando apenas com os sócios e as famílias dos jipeiros. Só para você saber, a cada ano AUMENTA o número de expositores no salão. Concordo que o trânsito da cidade é uma PORCARIA, mas você esperava o que? Acredito que tenha mais carro na rua do que habitantes. Outra coisa, tanto o governo do Estado e a Prefeitura não ajudam com 1 centavo. A organização depende EXCLUSIVAMENTE dos patrocinadores e bilheteria para montar TODO o evento. E por último, ME DESCULPEM, MAS SER JIPEIRO É ESTAR PREPARADO PARA TUDO ISSO. LAMA, FOME, CANSAÇO, CARA QUE QUEBRA A MERDA DO CARRO E NÃO DEIXA NINGUÉM POR A MÃO PRA AJUDAR OU COLOCAR PARA O LADO. Nunca passei nem fome nem sede, pois sei como que é e sempre estou preparado. Meu carro já quebrou, fui puxado, guinchado e não reclamei. Já presenciei gente que puxou facão se alguém enconstasse no carro. QUER MOLEZA, COMPRA UM KA E VAI ANDAR NO ASFALTO. Até parece que nunca passou dificuldades na vida. Outra coisa, pra quem pensa que a festa está minguando... desculpem, mas é mentira, uma vez que ano após ano a festa está maior. Tem muito ainda que melhorar, mas VAI FAZER UM EVENTO DESTE PORTE CONTANDO APENAS COM ALGUNS SÓCIOS E SUAS FAMÍLIAS. Abraços a todos e vamos que vamos.
realmente como descrito pelos topicos anteriores,
estive pensando num jeito de boicotar a fenajeep,sem prejudicar os expositores/cidade local.
ai cheguei a seguinte ideia:
ja que existem os passeios e eventos fora do pavilhao,portanto em local publico,seria interessante apenas alguns 2 ou 3 amigos comprarem/fazerem a inscriçao no passeio,depois a gente tira xerox da planilha e vai varias pessoas fazendo o trajeto,um seguindo o outro,e o mesmo procedimento para com o raid.
ai acredito que daremos um susto na organização,sem prejudicar o pessoal do salao/expositores.
reflitam sobre isso:
como fazer o pessoal da organização se mobilizar para melhorar o evento,???
e como nao prejudicar os expositores e arrancar deles melhores condições no preço do salao.??
sugestoes::??
Andrezão4x4
15/05/2013, 17:50
A democracia é assim. Está bom para uns e ruim para outros. No meu caso...acredito que uma melhor organização seria necessário.
Abs e boa sorte a todos.
Fernando Caçador
21/05/2013, 17:37
Bom ou Ruim, é o único evento grande Off Road em nosso país.
Pelo tamanho do evento, pela quantidade de pessoas e a variedade de empresas no salão off road, sim é um BOM evento.
Pode melhorar? Sim, tudo pode melhorar... Mas eu sinceramente considero um bom evento. É nosso (4x4Brasil) 6º ano consecutivo, e a cada ano existe uma evolução.
Aguardamos todos usuários e visitantes em nosso stand.
Teremos MUITAS novidades para vocês, quem for uniformizado (camiseta, boné ou chapéu do 4x4Brasil) irá ganhar um brinde.
Abraços!!!
mali9ski
21/05/2013, 18:38
Bom... no seu lugar, e com sua idade, ficaria envergonhado em estar propondo TRAPAÇA ao evento. Você fala coisas sem realmente saber de todas as dificuldades em montar um evento deste porte, contando apenas com os sócios e as famílias dos jipeiros. Só para você saber, a cada ano AUMENTA o número de expositores no salão. Concordo que o trânsito da cidade é uma PORCARIA, mas você esperava o que? Acredito que tenha mais carro na rua do que habitantes. Outra coisa, tanto o governo do Estado e a Prefeitura não ajudam com 1 centavo. A organização depende EXCLUSIVAMENTE dos patrocinadores e bilheteria para montar TODO o evento. E por último, ME DESCULPEM, MAS SER JIPEIRO É ESTAR PREPARADO PARA TUDO ISSO. LAMA, FOME, CANSAÇO, CARA QUE QUEBRA A MERDA DO CARRO E NÃO DEIXA NINGUÉM POR A MÃO PRA AJUDAR OU COLOCAR PARA O LADO. Nunca passei nem fome nem sede, pois sei como que é e sempre estou preparado. Meu carro já quebrou, fui puxado, guinchado e não reclamei. Já presenciei gente que puxou facão se alguém enconstasse no carro. QUER MOLEZA, COMPRA UM KA E VAI ANDAR NO ASFALTO. Até parece que nunca passou dificuldades na vida. Outra coisa, pra quem pensa que a festa está minguando... desculpem, mas é mentira, uma vez que ano após ano a festa está maior. Tem muito ainda que melhorar, mas VAI FAZER UM EVENTO DESTE PORTE CONTANDO APENAS COM ALGUNS SÓCIOS E SUAS FAMÍLIAS. Abraços a todos e vamos que vamos.
Calma cara....
essa galera que reclama é tudo jipeiro pia de predio criado a todynho e leite com pera, pode mudar da agua pro vinho que eles vão reclamar que antes era melhor....bla bla bla....
estarei indo para o 5ª ano consecutivo na festa, e não veja nada disso, existem alguns pequenos defeito, mas nada de condenar o evento, parece um bando mulher chata que vai nos lugares pra achar defeito, eu vou curto o indoor vou na feira compro umas bujigangas bado no que eu ainda não posso comprar tomo us par de chope e volta pra casa feliz...
valew e na proxima semana vou estar em brusque denovo....
Pelo tamanho do evento, pela quantidade de pessoas e a variedade de empresas no salão off road, sim é um BOM evento.
Pode melhorar? Sim, tudo pode melhorar... Mas eu sinceramente considero um bom evento. É nosso (4x4Brasil) 6º ano consecutivo, e a cada ano existe uma evolução.
Teremos MUITAS novidades para vocês, quem for uniformizado (camiseta, boné ou chapéu do 4x4Brasil) irá ganhar um brinde.
Abraços!!!
Tenho até hoje o canivete que ganhei em 2010.:concordo:
Fernando Caçador
22/05/2013, 10:42
Tenho até hoje o canivete que ganhei em 2010.:concordo:
Esse ano não temos canivete, mas talvez vai gostar de um dos brindes, da pra usar com o canivete... kkkk...
Abraços!!!
Andrezão4x4
22/05/2013, 11:11
Deve ser fod...ser criado com leite de Boi e muita vara nas costas.:odedo: kkkkkk....
Esse ano não temos canivete, mas talvez vai gostar de um dos brindes, da pra usar com o canivete... kkkk...
Abraços!!!
Ok!
No sábado estarei lá de camiseta. Meia surradinha, é verdade, mas ainda uso!:concordo:
Paulitxo
23/05/2013, 08:35
Bom dia jovem.
Como faço para conseguir uma camiseta de vocês?
Abraços e até lá.
Abraços!!!
Fernando Caçador
23/05/2013, 16:01
Bom dia jovem.
Como faço para conseguir uma camiseta de vocês?
Abraços e até lá.
Teremos uma loja na fenajeep.
Abraços!!!
Com esse canivete abro garrafa de vinho, garrafa de cerveja, corto carne, pão e salame.
Fazer trilha pra quê?:mrgreen:
fraenkel
26/05/2013, 03:33
Abraços!!!
Vou com a camiseta, só pra ver qual é o brinde..
[],
Alexandre
Fernando Caçador
26/05/2013, 03:38
Com esse canivete abro garrafa de vinho, garrafa de cerveja, corto carne, pão e salame.
Fazer trilha pra quê?:mrgreen:
Esse é relíquia...
Não deixe de comprar os produtos de 10 anos... Isso vai valer dinheiro ainda... rs!
Robertux
28/05/2013, 15:33
Calma cara....
essa galera que reclama é tudo jipeiro pia de predio criado a todynho e leite com pera, pode mudar da agua pro vinho que eles vão reclamar que antes era melhor....bla bla bla....
estarei indo para o 5ª ano consecutivo na festa, e não veja nada disso, existem alguns pequenos defeito, mas nada de condenar o evento, parece um bando mulher chata que vai nos lugares pra achar defeito, eu vou curto o indoor vou na feira compro umas bujigangas bado no que eu ainda não posso comprar tomo us par de chope e volta pra casa feliz...
valew e na proxima semana vou estar em brusque denovo....
Eu fui aeromodelista por quase 20 anos, participei de muitos eventos nessa modalidade, desde o maior deles, daí da vizinha cidade de Gaspar até de pequenos clubes pelo interior de São Paulo.
Participei da organização da maioria dos eventos promovidos na década de 90 pelo Clube Piracicabano de Aeromodelismo em Piracicaba, clube, aliás, do qual cheguei a ser presidente.
Hoje participo do grupo Jipeiros S/A - Piracicaba. Esse grupo organiza dois eventos anuais, o Pira na Lua (trilha noturna) e o Passeio Natalino (passeio beneficente que arrecada e distribui presentes para as crianças da zona rural) e continuo participando da organização desses eventos, portanto, acho que conheço um pouquinho do assunto.
Por mais que se faça, SEMPRE aparecem imprevistos, quem apenas frequenta não tem ideia da dificuldade que é organizar um evento, principalmente desse porte.
Parabenizo os organizadores, se falhas ocorrem, tenho certeza que tudo será feito para saná-las no próximo evento, porém com certeza novas aparecerão. Assim é a vida. Parabéns a esse povo que nunca desiste apesar dos imprevistos.
Daqui há pouco, mais precisamente daqui há 14 horas, estarei saindo de Piracicaba para uma viagem de aproximadamente 700 km participar pela 4ª vez consecutiva desse maravilhoso evento. Nos vemos aí!
Abraço
Roberto
Paulitxo
28/05/2013, 21:36
Perfeito Roberto. Você falou exatamente o que ocorre. Abraços e até lá.
Eu fui aeromodelista por quase 20 anos, participei de muitos eventos nessa modalidade, desde o maior deles, daí da vizinha cidade de Gaspar até de pequenos clubes pelo interior de São Paulo.
Participei da organização da maioria dos eventos promovidos na década de 90 pelo Clube Piracicabano de Aeromodelismo em Piracicaba, clube, aliás, do qual cheguei a ser presidente.
Hoje participo do grupo Jipeiros S/A - Piracicaba. Esse grupo organiza dois eventos anuais, o Pira na Lua (trilha noturna) e o Passeio Natalino (passeio beneficente que arrecada e distribui presentes para as crianças da zona rural) e continuo participando da organização desses eventos, portanto, acho que conheço um pouquinho do assunto.
Por mais que se faça, SEMPRE aparecem imprevistos, quem apenas frequenta não tem ideia da dificuldade que é organizar um evento, principalmente desse porte.
Parabenizo os organizadores, se falhas ocorrem, tenho certeza que tudo será feito para saná-las no próximo evento, porém com certeza novas aparecerão. Assim é a vida. Parabéns a esse povo que nunca desiste apesar dos imprevistos.
Daqui há pouco, mais precisamente daqui há 14 horas, estarei saindo de Piracicaba para uma viagem de aproximadamente 700 km participar pela 4ª vez consecutiva desse maravilhoso evento. Nos vemos aí!
Abraço
Roberto
Paulo1234
30/05/2013, 01:14
Estou indo sábado....
GARANTO QUE VAI ESTAR BOM.... Como disseram.. mesmo ruim é bom demais!!!!!
nona vez e sexta consecutiva.
Impressão de quem acompanha varias edições de sao Paulo, via web e sempre teve vontade de ir e finalmente esteve HOJE na Fenajeep.........me decepcionei........vou aproveitar para visitar o Beto Carrero e comprar algumas roupas de cama em conjunto com minha esposa e meu filho !
fgarcia,
vc fez muito bem,vale a pena o parque,balneario tambem tem o parque unipraias,da proxima vez va ate la.
quanto a fenajeep,estive visitando alguns conhecidos e expositores,coisa rapida.
como nao achei nada de novidade,sai rapido do local.
nem fui nas arquibancadas/passeio/qualquer outro tipo de coisa.
portanto este ano nao posso criticar/elogiar a organizaçao
preferi ir almoçar em pomerode,onde encontrei mais alguns amigos e fomos para sao francisco por terra com destino a penha/beto carrero.
quanto ao evento em si,so vai melhorar quando tiver concorrencia,nas proximidades ou outra regiao.