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Ver Versão Completa : Motor NGD 3.0 Descarregando Tucho!!!



Neguinho t4
11/06/2012, 22:30
Ola Galera!
Meu Troller 2010, motor ngd 3.0 fez uma barulheira no motor, há principio parecia que tinha algo solto em baixo tipo cano de descarga trepidando.
Quando parei, percebi que era no motor. parecia que tinha valvulas soltas... Depois de um tempo parou e ficou numa boa.
Passou um tempo e depois de dias aconteceu novamente, perguntei aqui na css da Grande florianópolis e o mec. disse que é normal...
Descarregando tucho, que acontece com os zero km na loja tbem. Que se acontecer em um intervalo de duas semanas +ou- posso ficar tranquilo. O troller ta numa boa, mais isso me deixou grilado.
Alguem conhece esse tipo de ocorrencia com motores a diesel?
Valeu pessoal!

RHL
11/06/2012, 22:33
quando o meu começou com essa nhaca eu troquei o kit da corrente de distribuição. nunca mais encheu o saco!

NGDaniel
11/06/2012, 22:40
Ola Galera!
Meu Troller 2010, motor ngd 3.0 fez uma barulheira no motor, há principio parecia que tinha algo solto em baixo tipo cano de descarga trepidando.
Quando parei, percebi que era no motor. parecia que tinha valvulas soltas... Depois de um tempo parou e ficou numa boa.
Passou um tempo e depois de dias aconteceu novamente, perguntei aqui na css da Grande florianópolis e o mec. disse que é normal...
Descarregando tucho, que acontece com os zero km na loja tbem. Que se acontecer em um intervalo de duas semanas +ou- posso ficar tranquilo. O troller ta numa boa, mais isso me deixou grilado.
Alguem conhece esse tipo de ocorrencia com motores a diesel?
Valeu pessoal!


O NGD faz esse barulho mesmo, é NORMAL...

Neguinho t4
11/06/2012, 23:17
O NGD faz esse barulho mesmo, é NORMAL...
Acabei de falar com um amigo que tem uma ranger 3.0, ele disse que a dele tbem faz esse barulho, mais ele não sabe o que é.
Pode fazer, mais acho que nao deveria nao éh?
Valeu...

Neguinho t4
12/06/2012, 00:27
Pessoal, por favor deixe opniões pois tem gente me falando para abrir e trocar os tuchos, não sei se faço ou não. Valeuuuu...

Jorgao
12/06/2012, 02:13
Pessoal, por favor deixe opniões pois tem gente me falando para abrir e trocar os tuchos, não sei se faço ou não. Valeuuuu...

É normal. Se o meu fizer um dia, não vou esquentar e nem vou trocar nada. Tem outros tópicos que discutem sobre esse barulho e não há com o que se preocupar. Tem gente com NGD 3.0 bem rodado que faz o barulho de vez em quando desde cedo e nenhum prejuízo com relação a isso.

NGDaniel
12/06/2012, 07:03
Acabei de falar com um amigo que tem uma ranger 3.0, ele disse que a dele tbem faz esse barulho, mais ele não sabe o que é.
Pode fazer, mais acho que nao deveria nao éh?
Valeu...

Neguinho, é o seguinte.. nao sei quanto tempo vc tem teu troller, se for muito é até estranho que só hoje vc tenha percebido..

Esse barulho é uma desregulagem eletronica que ocorre nos tuchos de vez em quando.. quando ocorre o próprio sistema do motor trata de se auto regular.. tem posts a rodo nos topicos da ranger tratando sobre o assunto (por isso que nao me alonguei, mas esqueci de indicar.. )..

Relaxa.. o NGD faz isso praticamente desde quando sai da ccs...

papa
12/06/2012, 09:58
Pois é , o NGD tem auto regulagem pelo óleo de lubrificação tanto no tuchos como nos tensores da corrente de distribuição portanto quando se liga o carro e o óleo esta sem pressão faz a zuada e logo para ao atingir a pressão de trabalho, agora se a zuada fica muito tempo e após estar rodando deve ter atenção.

abreu
12/06/2012, 11:30
Tensor da correia.
É normal ele descarregar...

Basta apenas dar duas aceleradinhas que ele volta ao normal.

Abraços.

Neguinho t4
12/06/2012, 22:46
Pois é , o NGD tem auto regulagem pelo óleo de lubrificação tanto no tuchos como nos tensores da corrente de distribuição portanto quando se liga o carro e o óleo esta sem pressão faz a zuada e logo para ao atingir a pressão de trabalho, agora se a zuada fica muito tempo e após estar rodando deve ter atenção.
Então colega, as 3 ultimas vezes foi após estar rodando sim, aí eu desligo o motor e depois de um tempo ligo novamente e tudo certo. A ultima vez levou 14 dias para repetir a barulheira, o que vocês acham? . Abraços

NGDaniel
13/06/2012, 06:12
Então colega, as 3 ultimas vezes foi após estar rodando sim, aí eu desligo o motor e depois de um tempo ligo novamente e tudo certo. A ultima vez levou 14 dias para repetir a barulheira, o que vocês acham? . Abraços

Esse negócio nao tem um esquema para se medir... Relaxa, a minha as vezes passa um bom tempo, as vezes semanas sem ter nada, as vezes ouço duas, trez vezes num so dia..

O Imperador! está com uma tese de que ocorre mais quando vc religa o motor depois de quente, estou pra concordar com ele..

fse
13/06/2012, 09:57
Antes de comprar a Ranger li muito aqui no forum sobre o motor NGD e tem um topico aqui falando que esse barulho é normal. Na minha acontece toda semana. Começou depois dos 10000, hoje esta com 44000e por enquanto tudo normal. A minha tambem acontece sempre depois que religa ele ja quente, e sempre aconteceu quando estou fazendo trajetos curtos de no max 50km e depois religo o carro.

luiz silva
13/06/2012, 10:25
Este barulho é normal nos NGD´s acontece nos tensores hidraulicos da corrente do comando, ou seja quando a pressão diminui os tensores perdem pressão e o esticador da corrente relaxa, diminui sua força de esticar a corrente.
Estive observando o porque ocorre : Geralmente ao ligar pela manha; quando separa em algum lugar começa mesmo com o motor ligado.;
O que aconteçe é o seguinte ao meu ver: Quando o motor baixa de 700 rpm em (tipo manobrando, marcha alta baixo giro) a pressão baixa nos tuchos e bate a corrente. Observem para ver se não é isto (baixo RPM) no troller faz mais que na Ranger pq a lenta do Troller e 750 rpm e na ranger 800 rps.
abraços

fernandotf
13/06/2012, 10:30
Neguinho, é o seguinte.. nao sei quanto tempo vc tem teu troller, se for muito é até estranho que só hoje vc tenha percebido..
Esse barulho é uma desregulagem eletronica que ocorre nos tuchos de vez em quando.. quando ocorre o próprio sistema do motor trata de se auto regular.. tem posts a rodo nos topicos da ranger tratando sobre o assunto (por isso que nao me alonguei, mas esqueci de indicar.. )..
Relaxa.. o NGD faz isso praticamente desde quando sai da ccs...

No meu Troller 2010 com quase 30.000km nunca fez... mas é bom saber que isto é "normal" do motor, pois caso contrário pararia no acostamento e chamaria o guincho! :)

Elmer_Jeep
13/06/2012, 12:01
Pois é , o NGD tem auto regulagem pelo óleo de lubrificação tanto no tuchos como nos tensores da corrente de distribuição portanto quando se liga o carro e o óleo esta sem pressão faz a zuada e logo para ao atingir a pressão de trabalho, agora se a zuada fica muito tempo e após estar rodando deve ter atenção.

Correto, os tuchos e tensionadores são de acionamento hidráulico, os barulhos podem ocorrer em duas situações: a primeira é como vc falou na partida pois ainda não tem pressão de óleo ideal no sistema de lubrificação e a segunda é com o óleo quente que diminui um pouco a viscosidade.

Algumas informações sobre os tuchos (retiradas do catálogo do motor)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_01.JPG

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_02.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_03.JPG

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_04.JPG



Bom, voltando à vaca fria já passou aqui pela oficina uma ranger 2008 com esse problema, se o tucho estiver realmente danificado o motor vai falhar pois ocorre um atraso no correto acionamento de abertura e fechamento das válvulas portanto além do barulho o falhamento vai ser o principal sintoma. E pra resolver infelizmente não vende somente os tuchos, tem que trocar o conjunto do eixo e balancins completo.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_05.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_06.JPG


[]'s

Neguinho t4
13/06/2012, 12:20
Correto, os tuchos e tensionadores são de acionamento hidráulico, os barulhos podem ocorrer em duas situações: a primeira é como vc falou na partida pois ainda não tem pressão de óleo ideal no sistema de lubrificação e a segunda é com o óleo quente que diminui um pouco a viscosidade.

Algumas informações sobre os tuchos (retiradas do catálogo do motor)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_01.JPG

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_02.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_03.JPG

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_04.JPG



Bom, voltando à vaca fria já passou aqui pela oficina uma ranger 2008 com esse problema, se o tucho estiver realmente danificado o motor vai falhar pois ocorre um atraso no correto acionamento de abertura e fechamento das válvulas portanto além do barulho o falhamento vai ser o principal sintoma. E pra resolver infelizmente não vende somente os tuchos, tem que trocar o conjunto do eixo e balancins completo.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_05.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/uploads/724/ngd_06.JPG


[]'s
Elmer jeep, muito boa sua explicação Vai ajudar muita gente...Só não consegui tirar minha dúvida no meu caso, pois acontece com o motor já quente e funcionando, derepente eu ouço um barulho diferente, é o tal tec tec tec extra e horrível.
è normal tambem? com o motor quente e ja ligado?
Obrigado!!1

Elmer_Jeep
13/06/2012, 12:22
Elmer jeep, muito boa sua explicação Vai ajudar muita gente...Só não consegui tirar minha dúvida no meu caso, pois acontece com o motor já quente e funcionando, derepente eu ouço um barulho diferente, é o tal tec tec tec extra e horrível.
è normal tambem? com o motor quente e ja ligado?
Obrigado!!1

Nesse caso é mais comum ser os tensionadores ou a corrente que também sofrem desgaste.

[]'s

cantodopirão
13/06/2012, 15:43
Caro amigo, isso acontece com o meu desde os 2.000Km. Ocasionalmente e em todas as situações que você fala. Só não deve ser constante, aí pode ser problema. Quando ele surge com o motor já ligado dou uma leve acelerada e some...
Agora que comentaram, também acho que quando ligo com o motor já quente é mais frequente...e quando o óleo tá perto de vencer....

José Esteves Junior
17/09/2012, 17:00
Pois é, meu Troller tbm tem esse barulho, 2009, 3.0 eu até filmei...
eu falei com meu mecânico que tbm tem um Troller com esse mesmo motor e ele disse que tbm é normal,
mas esses tuchos tem regulagem, só não sei se alguém já fez....

Troller dando Castanhadas, Motor Grilando.... - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GPzIQPAMD80&feature=plcp)

NGDaniel
17/09/2012, 20:11
Pois é, meu Troller tbm tem esse barulho, 2009, 3.0 eu até filmei...
eu falei com meu mecânico que tbm tem um Troller com esse mesmo motor e ele disse que tbm é normal,
mas esses tuchos tem regulagem, só não sei se alguém já fez....



A regulagem é automatica.. basta manter o carro a 2000 giros por um certo tempo.. tá no manual..

eduardord
21/01/2013, 17:45
Fala pessoal, o meu Troller (2010) está fazendo a mesma coisa que no video de 2 posts acima.. não é toda hora, nas ultimas 2 semanas aconteceu 2x até agora, 1 quando tava parado ligado e outra quando eu estava andando.. logo parou.
Li que pode ser o tal do tucho e outros falaram que pode ser o rolamento da bomba d'agua ou até a corrente de comando.... alguem sabe falar o que seria?

Valeuu!!

Hespanhol
21/01/2013, 22:53
eduardod
O meu tem 7 meses e 17.000km e já fez isto 4x, igual ao video postado acima, e por conta desta situação ficou 21 dias na concessionária e ninguém me disse (ou não souberam dizer) o porque. Apenas disseram que as vezes pode acontecer, sem afirmar em que condições. Como moro longe da concessionária ele foi e voltou de guincho e por telefone nao me explicaram o que foi feito e se trocaram alguma peça. No manual, como citaram acima, não encontrei nada a respeito.
Ontem ele fez o barulho novamente 2x e dei uma acelerada com o coração na boca, de raiva e medo, e o barulho parou. Acho que deve ser mais uma "característica" do troller que na próxima vou deixar ligado, sob filmagem, pra ver até aonde vai a coisa...
Realmente é uma situação chata e que assusta e quem deveria explicar não sabe ou não quer.

homerohermida
21/01/2013, 23:35
No manual, como citaram acima, não encontrei nada a respeito.
É no manual de serviço do motor que diz que é normal.

Giuberto
21/01/2013, 23:56
É no manual de serviço do motor que diz que é normal.

Exato! Já teve gente postando a foto pros incrédulos lá no tópico de ranger.
Segue foto:

391078

Tem NGD 3.0 que não faz quase nunca ou até nunca. Tem outros que fazem desde 0 km e vão até o fim da vida útil assim. O mais importante é a OBS:

"O não funcionamento desta válvula
não implica em danos consequentes ao
motor tampouco redução em sua vida útil,
como já mencionado acima, sua única fun-
ção é reduzir um ruído..."

Conheço um cara que trocou o kit da corrente com menos de 100 mil km a toa por causa do ruído. Enganaram ele. E depois de um tempo o troller começou a ter dificuldade de partida gradativa. E o mesmo mecânico mané que trocou o kit da corrente não achava o problema. Adivinha o que era? Fora do sincronismo!

Moral: Não gastem dinheiro a toa com o que está previsto no manual! E não coloquem um motor de caminhão na mão de um mané!

robson caxias
22/01/2013, 00:21
Isso acontece com todos o negócio é não deixar esse barulho ficar por muito tempo, dá uma acelerada que ele some e pronto!

eduardord
22/01/2013, 08:09
Isso mesmo, como o amigo de cima ali falou, ele fica como se estivesse fora do sincronismo! depois que acelera ele para de fazer..
mais no manual fala que é frio e até encher.. o meu as 2x que aconteceu isso já estava quente..

Bernardo Hoelz
22/01/2013, 09:05
Quando acontece com meu carro, acelero ele até uns dois mil giros e mantenho assim por um tempinho, 20 segundos, e depois para.

Giuberto
22/01/2013, 16:50
Isso mesmo, como o amigo de cima ali falou, ele fica como se estivesse fora do sincronismo! depois que acelera ele para de fazer..
mais no manual fala que é frio e até encher.. o meu as 2x que aconteceu isso já estava quente..

Eduardo, o ruído não significa que o motor está fora de sincronismo. Pra tirar esse motor do ponto precisa de uma força bem grande. Tipo um tranco bruto (desses que nego dá em carro velho quando fica sem bateria).

Dar tranco no 3.0 não foge a regra, pois tem grandes chances de sair do ponto. Se der o tranco, o motor vai pegar, e você sai da situação de emergência, mas ao desligar, tem grandes chances de não pegar mais ou pegar com (muita) dificuldade. Também pode ser que nada aconteça... Se precisar, pra amenizar as chances o ideal é fazer um tranco "suave", não largando a embreagem de uma vez, e talvez em terceira marcha, não sei.

Aliás, tranco não é pra carro nenhum em situação normal. Só emergência. Só precisei dar tranco 1 vez, no meu troller 2001 com motor 2.8 e graças a deus, virabrequim nem engrenagens foram danificadas ou saíram fora do sincronismo.

san_sei
22/01/2013, 22:26
O tuxo hidraulico tem uma auto regulagem dentro dele, o que faz com que a baixa pressao do oleo causa o fechamento dele, por isso o balancim fica batendo no tuxo...

alguem ja tentou um oleo mais fino??

eduardord
23/01/2013, 11:39
o "fora de sincronismo" foi só modo de falar, porque eu não sei o que é..
Acredito que seja isso mesmo que o san_sei falou,

Giuberto
23/01/2013, 12:39
O tec-tec é gerado pelos tensionadores da guia da corrente de distribuição que quando não estão cheios de óleo provocam o ruído tec-tec em som bem alto. A imagem anterior explica que existe uma válvula para contenção de óleo lubrificante para fim de evitar o barulho quando os tensionadores não estiverem cheios de óleo. O não funcionamento dessa válvula não acarreta dano algum no motor, como explicitado.

Já vi gente trocando tucho também e dizendo que "resolveu" o problema e depois o barulho reaparecendo obviamente!

san_sei, com certeza alterando a especificação do óleo você vai conseguir uma sinfonia bem interessante!

roberto_nascimento
23/01/2013, 18:51
O tec-tec é gerado pelos tensionadores da guia da corrente de distribuição que quando não estão cheios de óleo provocam o ruído tec-tec em som bem alto. A imagem anterior explica que existe uma válvula para contenção de óleo lubrificante para fim de evitar o barulho quando os tensionadores não estiverem cheios de óleo. O não funcionamento dessa válvula não acarreta dano algum no motor, como explicitado.

Já vi gente trocando tucho também e dizendo que "resolveu" o problema e depois o barulho reaparecendo obviamente!

san_sei, com certeza alterando a especificação do óleo você vai conseguir uma sinfonia bem interessante!

Se o barulho para ao se dar uma aceleradinha, ele é do tensor da corrente. Esse é o tec-tec do NGD 3.0. Se ele acontece ao se ligar o veículo, mesmo que seja sempre que se ligar o veículo, independente da temperatura, e para depois de algum tempo ou só depois que se acelera, ou com o veículo parado em ponto morto ou numa situação de inclinação, ou com a embreagem acionada (motor sem carga), etc, não tem com o que se preocupar. Não há risco de danos nessas situações.

Não seria normal ele aparecer com o veículo andando, com marcha engatada, acelerando, etc. Nessas ocasiões é problema e o ideal é trocar o kit da corrente de comando inteiro (R$ 1000 a R$ 1400) pois existe o risco de quebra, não grande como nas correias dentadas, mas não é pra ficar rodando 1 ano desse jeito, pois se você for sorteado e ela quebrar o prejuízo é grande.

Tucho também pode vir a fazer barulho. Em geral, o que leva um tucho hidráulico a fazer barulho é nível do óleo baixo, filtro de óleo de qualidade inferior, borra no motor que acaba entupindo as galerias de óleo do motor, impurezas no óleo, válvula by-pass que retem o óleo na linha de lubrificação do cabeçote com defeito, carro parado muito tempo ou o próprio tucho hidráulico. Ou seja, depende de muita coisa.

No caso de tucho mecânico é normal também que apareçam ruídos bem altos com o tempo de uso, necessitando reajustar a folga.

eduardord
24/01/2013, 10:15
Bom dia pessoal,

Roberto_nascimento, o meu já aconteceu isso com ele parado (sem marcha engatada) e andando.
Ele começa do nada e para do nada, não é sempre que acontece, até agora em 2 semanas só aconteceu 3x..

Jorgao
24/01/2013, 16:47
Bom dia pessoal,

Roberto_nascimento, o meu já aconteceu isso com ele parado (sem marcha engatada) e andando.
Ele começa do nada e para do nada, não é sempre que acontece, até agora em 2 semanas só aconteceu 3x..

Só pra constar, o meu 2007 só fez o barulho 1 vez! Está com mais de 100.000 km rodados e está comigo há 1 ano. O barulho eu já estou careca de saber que é normal também, mas só apareceu quando usei filtro de óleo de marca genérica, logo nos primeiros 2000 km. Nem esperei, troquei em seguida por original MWM. Troco óleo a cada 5000 km junto com o filtro de óleo.

eduardord
27/01/2013, 09:23
amigos!
Ontem quando deu o tal "barulho" eu desliguei, e só ao "girar" a chave na ignição quando o carro faz aquele "check" pude perceber que o barulho também fazia (bem pouco, mais fazia o tal barulho junto quando carregava algo)..
Tinha um barulho a mais do que quando ele ta normal no check..

mvinicius_ba
13/02/2013, 19:12
Pessoal,
O meu começou a fazer com 57 mil km. Fiquei muito preocupado, mas depois de ver os posts fiquei mais tranquilo.

NANDO CPV
03/07/2014, 22:24
Boa noite, caros amigos.

tenho uma ranger 3.0 ano 2012, bem como já tive vários troller 3.0 de diversos anos, e na maioria dos veiculos estes barulhos eram constantes, porém intermitentes, e sempre me incomadaram, mas como vi varios posts a respeito, acabei me acostumando com eles.

entretanto, encontrei um amigo que tem uma informação a respeito, estou postando a título de informação aos senhores.

abraços

Caro Cachoeira, infelizmente não é só vc que sefre o problema relatado. Tenho uma Ranger Limites 09/10, 3.0, 4x4, diesel, com 18 mil Km rodados, comprada zero. Logo nos primeiros mil Kms observei o mesmo tipo de barulho, como um tic-tac de máquina de escrever ou TEC-TEC-TEC-TEC metálico que vc tão bem descreveu. O barulho surge quando a caminhonete está parada e em marcha lenta, independente se o motor está frio ou quente, o tal ruído é intermitente e quando se acelera o carro, com conseqüente aumento da pressão do óleo, o barulho cessa, retornando em seguida. Pode aparecer hoje e só dar as caras daqui a alguns dias... Bom, quando fez 3 mil Km consegui mostrar o tal barulho na concessionária, falaram que era na corrente de comando, trocaram os tensores e isoladores da corrente no entanto não resolveu o problema.
Um mês depois levei em outra conscessionária daqui de Brasília, a Slavieiro, que trabalha mais com caminhonetes e caminhões, tb consegui mostrar o barulho (por sorte), alegaram ser tuches mas que poderia ser resolvido com limpeza do motor e dutos de óleo e troca geral do óleo do motor (apesar de novo) c/ pouco mais de 3 mil km rodados. Resolveu? Não!!! Creio que o probelma realmente é nos tuches, algum deles deve está com problema e "descarrega" ocasionando o barulho. E olha que o barulho não é baixo, quando o carro está parado em um semáforo em baixa e começa o Tec-Tec-Tec sem fim, as pessoas até olham atravessadas pensando que a coisa vai explodir e voar peças pra todo lado... rs
Isto é lamentável para um carro novo e dito "Raça Forte". Em função disso nunca a coloquei na estrada, até agora só dentro da cidade. Sábado passado, dia 26.03.11, abri reclamação no 0800 da Ford e uma nova OS na concessionária, estou no aguardo de novas orientações por parte deles.
Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.

Pois é amigos,

Dia 04.04.11, após os procedimentos acima relatados, fui convidado a levar minha viatura na concessionária Ford Slaviero aqui em Brasília para averiguação técnica. Foi constatado problema no sistema de distribuição e orientação da fábrica para troca de todo o sistema, composto de duas correntes de comando, engrenagens, polias, tencionadores, etc, etc, conforme diagrama anexo. As peças foram solicitadas à fábrica e chegaram hoje, data que deixei o carro para que sejam efetuados os serviços necessários -- dentro da garantia, com promessa de entrega amanhã dia 12.04.11.
Postarei o resultado final após receber o carro e testá-lo à contento.

Sobre o problema do barulho relatado incialmente, retorno ao Fórum para registrar a solução do problema por parte da Ford. Hoje fui pegar a minha Ranger após troca do sistema completo de distribuição, composto das duas correntes de comando, esticadores, tensores, etc. O "tec-tec-tec" era ocasionando por defeito nos dentes das engrenagens da corrente de comando, desequilibrando todo o sistema.
Quero alertar os proprietários de Ranger 09/10 para verificarem existência de problema da espécie a fim de procurarem solução imediata, enquanto na garantia, pois o reparo é caro, só pra ilustrar, o custo das peças -- preço de fábrica -- pois foram trocadas na garantia, saiu por R$ 7.176,18, se fosse somar mão de obra e outros insumos, creio que não sairia por menos de R$ 11 mil.
Estou anexando nota dos valores das peças, cobertos pela garantia e foto do conjunto de distribuição ora trocado.
Pelos visto fui o primeiro a ser presenteado com esse problema, pelo menos aqui em Brasília, e que perdurava desde os primeiros 1000 km do carro, com a solução só agora, já com 19 mil Km. Coincidentemente, hoje, quando fui retirar o carro, acabara de chegar outra Ranger de mesmo ano, com 28 mil Km rodados, com o proprietário relatando os mesmos problemas da minha, que são difíceis de mostrar ao mecânico em função de sua intermitência.
Bom, quero com este relato, contribuir de forma positiva para que outros proprietários de Ranger, que tenham ou venham a ter esse tipo de problema, consigam em tempo hábil, junto à Ford, solução para a pendência no menor lapso possível, evitando assim que o desgosto com carro culmine com a sua venda antecipada, frustrando as expectativas de uma convivência prazerosa e durável. Infelizmente foi esse o meu caso, apesar de ter a garantia da Ford de solução do problema, a confiança na marca e modelo já foi pelo ralo. Vendi hoje a minha viatura, com 19 mil Km e uso estritamente em cidade.
Obs. o novo proprietário foi devidamente informado do ocorrido, inclusive com acesso a todas as OS abertas desde a minha compra em novembro/2010.
Abs a todos do Fórum e obrigado pelas opiniões e tentativas de se chegar a uma solução para o caso.
Juarez Pontes
Brasília-DF