PDA

Ver Versão Completa : discovery 2 - bloqueio de diferencial

renato vieira
11/06/2012, 20:17
Alguns amigos e eu trocamos mensagens em outros tópicos sobre bloqueio de diferencial para as primeiras Disco 2.
Resolvi abrir novo tópico para ver se mais gente se habilita a dar pitaco.
Recapitulando:
O Rui (Portuga4x4) comentou que bloqueou seu diferencial com uma chave 10mm para determinada situação.
Alguns links foram sugeridos para consulta:
http://www.boothroyd.com/cdl.htm
http://gbrutah.com/cs_drivetrain_transfer%20case.html
No primeiro link, encontramos uma solução técnica e economicamente interessante que pode ser feita sem muita dificuldade.
O Ronesjr gostou e tb quer um trequinho destes.
Quem mais ajuda a desenvolver uma solução tupiniquim?

joao cj3a
12/06/2012, 10:02
parece muito fácil se tivéssemos escala do braço dava para cortar a laser umas peças acho que ficaria em alguns reais cada, acho que menos de 5,00, que cabo seria interessante? gosto do afogador do landaul tem um manete bem ergonomico mas será que ainda produzem?

Rones Jr
12/06/2012, 12:32
ou....braço, mais solenoide tipo trava elétrica, mais interruptor no painel...que acham?

portuga4x4
12/06/2012, 13:28
O acionamento elétrico é uma boa ideia, mas como é uma parte que fica bastante exposta a lama e água não sei se é confiável.

renato vieira
12/06/2012, 17:40
Concordo com o Rui.
Os modelos dos gringos são mecânicos com cabo.
O comprimento do braço, considerando o baixo custo unitário, pode ser feito por tentativas.
Imagina uma chave de boca #10 fazendo o esforço. Seria a primeira aproximação. Senão, a ultima e definitiva.
Quem tem acesso aos magos do corte? Eu sou eng. civil. areia e cimento é comigo.

portuga4x4
12/06/2012, 19:35
D2a CDL Actuator Installation In D2 (http://www.d2au.com/index.php?topic=562.0)
Esse tópico mostra bem como pode ser feito o atuador, nem precisa de uma alavanca tão comprida

renato vieira
12/06/2012, 19:46
Verdade. Este sistema é da Disco 1.
O braço tem cerca de 40mm de alavanca.
Conseguimos instalar o braço sem ter que desmontar todo o console?

joao cj3a
13/06/2012, 12:10
eu tenho acesso a corte a laser, mas a empresa que mando tem um pedido mínimo, quando precisar de peças para o meu kart cross posso encaixar o pedido, mas dá para fazer até com uma lima a abertura do rasgo.
quem se interessa dependendo do número talvez role. o que me preocupa é qual cabo usar alguam sugestão?

posso montar um piloto mas só daqui a umas duas semanas que extou sem tempo nos proximos finais de semana

portuga4x4
15/06/2012, 18:24
Acho meio difícil instalar sem despontar o console, mas não é impossivel.
Achei mais esses dois que são interessantes, e o site tambem tem muitas informações sobre as Discos.
http://discoweb.org/cdl/index.htm
Great Basin Rovers CDL Solenoid kit installation (http://discoweb.org/cdlsolenoid/index.htm)

renato vieira
15/06/2012, 18:34
Olha o esquema do Rones aí.
Por enquanto, o que me desmotiva é desmontar o console.
Como escreveu o Greg, do primeiro link, " ...a tedious and pain-in-the-ass instal ..."

portuga4x4
15/06/2012, 19:17
Deve ser bem chato mesmo, mas nada que uma tarde de sábado não resolva hahaha
Nas férias da faculdade vou-me aventurar e tentar por em prática alguma dessas ideias.

Abraço

Rones Jr
15/06/2012, 23:33
Portuga, aproveite as férias, venha de Disco para o ES e desmonte o meu tb! Depois pago em muqueca capixaba!

portuga4x4
16/06/2012, 17:12
Opa Rones! Tentadora a proposta, nunca recuso uma viagem de férias, mas desta vez vou ficar devendo hahah
Nestas férias a Disco vai passar por algumas modificações como a levantar a suspensão e trocar as rodas pelas de s10, o bloqueio central e preciso leva-la na concessionária pra desligar a suspensão pneumática.
Mas assim que ela estiver no grau vou querer conhecer o ES e a muqueca capixaba

Abraços

Rui Pereira

renato vieira
16/06/2012, 18:17
Rui,
Esqueceste de por no rol:
- verificar a possibilidade de instalar braço do bloqueio sem desmontar o console. hehe.
Hoje, a minha Disco saiu da concessionária com ACE e susp pneum. desabilitados.
Agora não enjoarei mais com a ação do ACE.
Parece outra viatura

portuga4x4
17/06/2012, 16:17
É mesmo Renato haha mas acho que só tirando o painel de madeira e com um pouco de paciência dá pra fazer o serviço sem desmontar tudo.
O ACE da nossa também está com a luz acesa mas esse dá dó de desabilitar, porque faz uma diferença nas curvas!! Nem parece um carro de mais de duas toneladas e dois metros de altura hahaha
Quanto cobraram pelo serviço na concessionária? Fizeram cara feia ou aceitaram o trabalho tranquilo?

Abraços

renato vieira
17/06/2012, 16:32
Então vou me munir de paciencia de Jó para fazer o serviço quando tivermos o kit desenvolvido.
Quanto a concessionária, eu estava cheio de preconceito com a Eurobike desde que fomos muito mal atendidos na área de vendas de zero km. Minha esposa acabou desistindo da Freelander e optando pela Tiguan da VW devido a arrogancia dos vendedores.
Mas, na área de serviços, minha impressão foi muito positiva. Agendei com uma semana de antecedência. O atendimento foi ótimo, o veículo foi devolvido(bem) lavado. O custo, não sei se é caro ou não. Uma hora técnica = R$ 200,00.
Não sentirei saudades do ACE. Eu me sentia num barco devido as correções da inclinação.

portuga4x4
17/06/2012, 17:50
Vamos ver se a Euro Import é tão amigável assim.
No final desta semana vou estar de volta ao interior onde a Disco estará à minha espera. A primeira coisa a fazer é procurar um cabo que dê certo.
Parece alguma coisa como esse do link
http://www.bascular.com/site/conteudo.php?pg=03&id=187#topo

portuga4x4
20/06/2012, 18:25
Air Shifter CDL - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LuSnycTKBpM)
Olha mais uma ideia interessante aí.

renato vieira
21/06/2012, 15:24
And the blondie phone number? I'll need a help.
Qual o telefone da loira? Precisarei de ajuda.

Caiogaucho
22/06/2012, 20:27
E então Renato, Quando fores ao setor de vendas da Eurobike fale com o Nestor (podes dizer que fostes indicado pelo Antonio da Termolar) e depois diga como fostes atendido!!!

Já fizestes as mudanças abaixo? se fizestes dá um alô pra saber como ficou e como se faz!!

Já utilizou as rodas com os pneus off?

Abs

Caio (Antonio)

Então vou me munir de paciencia de Jó para fazer o serviço quando tivermos o kit desenvolvido.
Quanto a concessionária, eu estava cheio de preconceito com a Eurobike desde que fomos muito mal atendidos na área de vendas de zero km. Minha esposa acabou desistindo da Freelander e optando pela Tiguan da VW devido a arrogancia dos vendedores.
Mas, na área de serviços, minha impressão foi muito positiva. Agendei com uma semana de antecedência. O atendimento foi ótimo, o veículo foi devolvido(bem) lavado. O custo, não sei se é caro ou não. Uma hora técnica = R$ 200,00.
Não sentirei saudades do ACE. Eu me sentia num barco devido as correções da inclinação.

renato vieira
22/06/2012, 21:22
Fala Antonio,
Por enquanto, das mudanças, apenas a eletronica da suspensão.
Estou esperando nosso garoto prodígio Rui entrar em férias e desenvolver mais o acionamento do bloqueio.
Depois me aventuro a instalar.
Quanto a Eurobike, me frustrei novamente ontem. Fui com meu genro, interessado numa Disco 3, até a loja de semi-novos. Os caras seguem arrogantes. Ofereceram 60% da FIPE pela C4 Picasso 2010 da minha filha. Infelizmente, só li tua mensagem agora a noite.
Quanto aos pneus terei que deixar para o próximo fim de semana o batizado.

portuga4x4
23/06/2012, 00:37
Opa, prodígio não, só um estudante de engenharia mecânica curioso e que gosta de por a mão na massa hahaha
Mas enfim, já estou em casa junto da Disco, e amanha já vou fuçar lá em baixo.
Quanto ás modificações da Disco, a suspensão já subiu 2". Comprei o kit de molas traseiro, mas como o carro é blindado as molas são muito fracas e o carro acabou ficando mais baixo atras do que na frente. A solução foi colocar as molas traseiras na frente e as bolsas de ar na traseira com calços, mas com o sistema independente, sem eletrônica. Como o carro é blindado ficou a combinação perfeita, ficou alta, macia, não dá mais fim de curso quando passa nas lombadas e nos estradões de terra nem dá pra sentir os buracos.
Agora o próximos passo é achar umas rodas de s10 para substituir as originais aro 18.
Amanha posto fotos de como ela ficou

Abraços

Rui Pereira

renato vieira
25/06/2012, 18:57
E aí, Rui,
Como foi o resultado da fuçação de domingo.
Progrediu nosso projeto de CDL?
Abçs

portuga4x4
26/06/2012, 13:52
Opa
Domingo foi dia de passeio, ontem tentei fazer a alavanca que vai no parafuso do bloqueio, mas é dificil de fazer o encaixe com precisão, até agora sem sucesso.
Algumas fotos do passeio de domingo.
Fomos visitar as obras da nova usina do Rio Tibagi.
355628355629355630355631355632355633

Rones Jr
26/06/2012, 13:58
Rui,
sua lanterna direita está igual a minha! Seria uma característica da Disco 2??? rss

renato vieira
26/06/2012, 19:35
Belas fotos, Rui.
Temos paciência. Hora dessas a coisa funciona. Persistência é a chave.
Rones, qual a característica das lanternas direitas de vcs?
Será que a minha tb tem?
Abcs

rogerc
27/06/2012, 09:48
Portuga, o que vc fez para levantar sua disco??? é Td5?

renato vieira
27/06/2012, 10:03
Rui,
sua lanterna direita está igual a minha! Seria uma característica da Disco 2??? rss
Olhando bem, percebi o diferencial. A minha lanterna não tem reservatorio auxiliar. Deve ser de uma série especial.

Leonel Gimenes
27/06/2012, 10:13
Belas fotos, Rui.
Temos paciência. Hora dessas a coisa funciona. Persistência é a chave.
Rones, qual a característica das lanternas direitas de vcs?
Será que a minha tb tem?
Abcs

Pessoal, segue mais uma sugestão,
www.discovery2.co.uk / Disco 1 CDL into a Disco 2 (http://www.discovery2.co.uk/D1_to_D2_cdl.html)

Rones Jr
27/06/2012, 14:13
É que a nossa deve ser da série "desert"....aí tem que ter reservatórios extras....rsss

Olhando bem, percebi o diferencial. A minha lanterna não tem reservatorio auxiliar. Deve ser de uma série especial.

portuga4x4
29/06/2012, 23:14
Ola Rogério
É TD5 sim, e pra levantar coloquei calço de 5cm nas bolsas de ar traseiras e troquei as molas dianteiras originais pelas traseiras originais, mas atenção, o meu carro é blindado por isso as molas traseiras na frente ficaram perfeitas, agora num carro original deve ficar uma pedra.
Rones, as nossas vêm prontas para atravessar o deserto do Saara hahaha
Quanto ao bloqueio, estive a pensar em usar um cabo de aço normal para aciona-lo e uma mola de tração para fazer voltar à posição normal... é uma ideia a ser amadurecida mas pode dar certo.

portuga4x4
30/06/2012, 17:19
Uma foto da Disco a fazer o papel de trator na chacara
356414

renato vieira
02/09/2012, 11:36
Alo, Rui,
Estou desencavando este topico.
Tera mais alguem qurendo investir nisso?
abraços

joao cj3a
03/09/2012, 11:15
opa eu tenho interesse... vamos dar continuidade

renato vieira
03/09/2012, 11:37
Oba, mais um.
Já que estás em CWB, fica mais fácil desenvolver com o Rui.
Qualquer coisa, dou meus pitacos.
Abraços

joao cj3a
03/09/2012, 12:51
sim podiamos fazer um kit com a referencia das pecas usadas ai cada um compra na sua cidade, vou ver se este final de semana tenho tempo de tirar as medidas para fazer a alavanca de acionamento

Caiogaucho
03/09/2012, 12:56
Renato, quem instalaria aqui em POA?

Oba, mais um.
Já que estás em CWB, fica mais fácil desenvolver com o Rui.
Qualquer coisa, dou meus pitacos.
Abraços

renato vieira
03/09/2012, 16:05
Na minha, ficarei entre eu mesmo e o Henrique. Vai depender da paciencia do momento.

portuga4x4
03/09/2012, 17:46
Ola
Durante esse tempo que se passou aconteceram muitas coisas, problemas financeiros, tentamos vender o carro mas ninguem quis... tive que trancar a faculdade, espero poder voltar ano que vem, e entretanto desanimei com o projeto.
Desculpem não cumprir com as expectativas.

Rui Pereira

renato vieira
03/09/2012, 17:56
Lamento muito, Rui.
Desejo toda sorte para darem a volta por cima.
O projeto deve seguir com demais interessados.
Abraço

Caiogaucho
05/09/2012, 15:53
Rui, por mais complicada a situação que nos possa parecer - e muitas vezes juramos de pé junto que é quase intransponível - jamais desanime. Acabei de passar por uma dor muito intensa - perdi minha mãe ontem -, portanto, enquanto estivermos vicos, com saúde e rodeados de quem amamos, jamais poderemos nos dar o luxo de desistir ou esmorecer. Lembre-se que SEMPRE existirá amigos e pessoas que torcem por voce. Olhe ao seu redor, duvido que não os encontres!! Grande abraço e lembre-se disso!!

Ola
Durante esse tempo que se passou aconteceram muitas coisas, problemas financeiros, tentamos vender o carro mas ninguem quis... tive que trancar a faculdade, espero poder voltar ano que vem, e entretanto desanimei com o projeto.
Desculpem não cumprir com as expectativas.

Rui Pereira

neilsonhenriques
05/09/2012, 16:32
Acabei de passar por uma dor muito intensa - perdi minha mãe ontem -, portanto, enquanto estivermos vicos, com saúde e rodeados de quem amamos, jamais poderemos nos dar o luxo de desistir ou esmorecer. Lembre-se que SEMPRE existirá amigos e pessoas que torcem por voce. Olhe ao seu redor, duvido que não os encontres!! Grande abraço e lembre-se disso!!

Caio,

Meus mais sinceros pêsames pela sua perda.

Palavras maravilhosas essas que você escreveu. Essa atitude deve mesmo ser constante enquanto por aqui estivermos.

Um abraço e espero que você encontre a paz necessária pra superar essa perda inestimável.

Neilson

portuga4x4
05/09/2012, 17:08
Ola Caio
Primeiramente quero dizer, que sinto muito pela sua perda, não imagino como deve ser essa dor, e espero não ter que passar por isso tão cedo. Meus sinceros pêsames.
Realmente as suas palavras foram muito inspiradoras, já me deixaram mais animado, obrigado. É nessas horas que encontramos os verdadeiros amigos. Não é a primeira crise financeira pela qual a minha familia passa e sempre demos a volta por cima, o que realmente me desanimou foi ter que trancar a faculdade, mas tenho esperanças de que no próximo ano esteja tudo normalizado, as coisas já estão se encaminhando novamente. É da maneira que tenho mais tempo para vasculhar uma solução para o bloqueio.
Obrigado pelas palavras de apoio.
Um grande abraço, Rui Pereira

Caiogaucho
05/09/2012, 20:27
Rui,
Na minha terra (Dom Pedrito - Pampa da Campanha - divisa com Uruguai) temos um ditado gaúcho: Deus tira os dentes , mas alarga a goela :mrgreen: Com certeza, ano que vem, estarás novamente trilhando a rota do teu sucesso profissional!!
Grande abraço, e...Renato, vamos dar um jeito de não deixar morrer este projeto do amigo Rui!!!!
Sou muito grato pelas palavras de vcs. Valeu!!!:concordo:

renato vieira
05/09/2012, 21:13
Antonio,
Sei bem como estás te sentindo.
Há 15 dias foi a vez do meu pai, gaúcho do Alegrete.
Estes fatos da vida são inevitáveis e, como outros dissabores, temos que enfrentar.
Meus sinceros sentimentos.
Vamos manter a peteca no ar.
Amanhã vou trocar uma ideia com o Henrique para ver se damos andamento por aqui.
Abraços

Rones Jr
07/09/2012, 00:27
...sinto muito por todos, temos que seguir em frente, sempre. Para ajudar o tópico: The D2 Boys Club. - Login (http://www.thed2boysclub.co.uk/forums/viewtopic.php?f=15&t=13603)

Rones Jr
19/10/2012, 17:33
Pessoal,

onde fica mesmo o tal parafuso do bloqueio da T Case? Baixei a minha e não to achando nada...alguma dica?