Ver Versão Completa : FREIO FICA DURO
jmquiroga
31/07/2005, 14:17
ola galera , de um tempinho pra ca , tenho percebido algo estranho no meu vitara , antes acontecia só muito raramente , agora acontece muitas vezes , eu piso no freio e ele fica duro , e não freia direito , sorte que eu não gosto de andar colado na traseira de outros carro e nem gosto de ficar correndo , senão facilmente causaria algum acidente ... quando comprei o carro e aconteceu isso , achei que fosse algum sistema do carro para evitar derrapada , sei la .. mas agora percebo que é algum defeito , esta acontecendo até com o carro em baixa velocidade , o que será ?? ja aconteceu isso com alguem ?? ... obrigado
samukanvas
31/07/2005, 22:07
Num sei.... :pensativo: Mas parece ser bolha de ar no sistema de freio... solução pra ar no freio é sangria. Leva num meca rápido que pode ser perigoso.... :roll:
dioneiemme
01/08/2005, 09:36
No meu samurai já aconteceu isso.
E foi só abrir as rodas pra tirar o barro e sangrar o freio que voltou tudo ao normal.
[]'s
jmquiroga
01/08/2005, 10:43
alguem sabe se o freio do vitara é hidrovacuo ??? , e se isso pode ter algo a ver com ele estar duro ?? , ou é só sangria mesmo ? ..
O meu aconteceu isso.
No 1° mecânico que levei, ele acusou o cilindro mestre (por volta de R$550). :putz:
Levei em outro especializado em Suzuki e ele fez a regulagem do freio traseiro e cobrou a MO de R$20. 8)
Mas também já ouvi falar na limpeza da tubulação do freio...
[s]
cristiano
01/08/2005, 14:41
alguem sabe se o freio do vitara é hidrovacuo ??? , e se isso pode ter algo a ver com ele estar duro ?? , ou é só sangria mesmo ? ..
Se tiver hidrovacuo, eu já tive esse problema por causa do hidrovacuo... pode trocar o reparo ou colocar um novo...
jmquiroga
01/08/2005, 18:06
fiz a sangria e não resolveu nada ... to fudido :cry: :cry: :cry:
e agora
brenoaugusto21
01/08/2005, 20:16
Comigo aconteceu isso mandei limpar as pincas de freio e estavam bastante enferrujas. o mec cobrou RS 50,00 ficou zero.
brenoaugusto21
01/08/2005, 20:18
Comigo aconteceu isso mandei limpar as pincas de freio e estavam bastante enferrujas. o mec cobrou RS 50,00 ficou zero.
jmquiroga
02/08/2005, 18:03
é , fui no mecânico e sem ver o carro ele disse que é bem provavel que seja o hidrovácuo ou a válvula , se for , alguem ja teve esse problema , alguem sabe o preço dessas peças ? , onde posso conseguir ? ou se posso adaptar de outro veículo ? ..
jmquiroga
02/08/2005, 18:05
é , fui no mecânico e sem ver o carro ele disse que é bem provavel que seja o hidrovácuo ou a válvula , se for , alguem ja teve esse problema , alguem sabe o preço dessas peças ? , onde posso conseguir ? ou se posso adaptar de outro veículo ? ..
anategami
02/08/2005, 20:51
No meu Vitara (MT 97) aconteceu a mesma coisa. O freio ficou duro repentinamente, perdendo a ação de frenagem. Depois alternava... Ora normal, ora voltava a ocorrer a falha... até que ficou duro de vez.
Procurei vários especialistas em freios e um honesto profissional que encontrei, disse que precisava apenas fazer a limpeza do coletor, que era normal entupir (na TBI). Ele aproveitou e limpou os bicos injetores tb. RESOLVIDO!
Na Freio Vargas queriam me trocar os cilindros mestres, servo-freio, discos, etc... Quase caí pra trás com o orçamento!!! R$ 3.920,00
Gastei R$ 70,00
jmquiroga
03/08/2005, 08:53
ANATEGAMI , muito obrigado pela sua ajuda , meu mecânico tmb é de confiança , então ja vou chegar pra ele e falar pra limpar o coletor , se for só isso , não acredito que ele invente algum outro problema .. depois eu posto aqui o resultado .. valeu
:pensativo: Só vale a pena mexer no TBI depois de verificar se naum é ferrugem, sujeira, etc....
Bolhas de ar não fazem o pedal ficar duro.... fazem ele afundar, ficar fofo, pois elas comprimem mais que o oleo de freio reduzindo a pressão nos dutos e aumentando o curso necessário do pedal para freiar....cilindro mestre baleado também faz pedal descer e não ficar duro.....
Se depois de limpar e lubrificar tudo ainda estiver ruim.... faça a limpeza do TBI... aí provavelmente será isso mesmo, pois quando o hidrovácuo vai pro saco ele vai de vez mesmo.... naum tem essa história de P@# de velho de as vezes tá duro e as vezes tá mole..... :mrgreen:
[]s tentando ajudar....
samukanvas
04/08/2005, 13:59
Bolhas de ar não fazem o pedal ficar duro.... fazem ele afundar, ficar fofo, pois elas comprimem mais que o oleo de freio reduzindo a pressão nos dutos e aumentando o curso necessário do pedal para freiar....
tsc tsc tsc.... :discordo: :discordo: :discordo:
Bolhas de ar não fazem o pedal ficar duro.... fazem ele afundar, ficar fofo, pois elas comprimem mais que o oleo de freio reduzindo a pressão nos dutos e aumentando o curso necessário do pedal para freiar....
tsc tsc tsc.... :discordo: :discordo: :discordo:
Vou fazer o seguinte, passarei a bola para o seu mecânico ( Espero que o distinto seja dos bons) :lol: ...
Quando vc for revisar seu freio ou algo assim, aproveite e troque o fluido de freio, é bom trocar 1x por ano.
Aí vc aproveita e acompanha o andamento do serviço... vai ser bem instrutivo...no final, além de pagar a conta, peça para ficar no lugar do zequinha da oficina e vc terá a maravilhosa oportunidade de poder pisar no pedal de freio enquanto o cidadão drena as bolhas de ar da tubulação (eu mesmo adorava fazer isso no carro de meu pai quando tinha uns 12 anos) Quando tudo estiver pronto, poderás ver o quanto vc está errado sem que eu tenha de te explicar o porque....
Após este procedimento altamente científico 8) , caso ainda julgues necessário, estarei a sua disposição para continuar esta conversa... :mrgreen:
Antes disto, nem pensar :discordo: :parede: .... seria perda de tempo :parede: :parede: Já vi o quão teimoso que vc é.... :lol: :lol: :lol: ..... e :putz: sinceramente se naum quiseres aceitar a verdade vc é que sabe.... 8)
[]s passando a batata quente para o teu mecânico... :mrgreen:
samukanvas
05/08/2005, 21:50
Vou fazer o seguinte, passarei a bola para o seu mecânico ( Espero que o distinto seja dos bons) :lol: ...
Quando vc for revisar seu freio ou algo assim, aproveite e troque o fluido de freio, é bom trocar 1x por ano.
Aí vc aproveita e acompanha o andamento do serviço... vai ser bem instrutivo...no final, além de pagar a conta, peça para ficar no lugar do zequinha da oficina e vc terá a maravilhosa oportunidade de poder pisar no pedal de freio enquanto o cidadão drena as bolhas de ar da tubulação (eu mesmo adorava fazer isso no carro de meu pai quando tinha uns 12 anos) Quando tudo estiver pronto, poderás ver o quanto vc está errado sem que eu tenha de te explicar o porque....
Após este procedimento altamente científico 8) , caso ainda julgues necessário, estarei a sua disposição para continuar esta conversa... :mrgreen:
Antes disto, nem pensar :discordo: :parede: .... seria perda de tempo :parede: :parede: Já vi o quão teimoso que vc é.... :lol: :lol: :lol: ..... e :putz: sinceramente se naum quiseres aceitar a verdade vc é que sabe.... 8)
[]s passando a batata quente para o teu mecânico... :mrgreen:
Grande Gasoso!!! :mrgreen:
Ainda bem que temos gente como vc no fórum :concordo: Gente inteligente que tem propriedade e sabe o que fala. Gente com um conhecimento "além da imaginação" :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Mas gasoso, infelizmente eu num faço esse tipo..... sou completamente o contrário do que vc acha.... :putz:
Eu tenho um passado, que não posso negar foi de muito aprendizado em mecânica (pelo menos eu acho) :roll: , embora o foco fosse outro. Se um dia quiser discutir sobre guiar um carro, quem sabe posso te passar algum conhecimento.... nesse quesito eu boto dinheiro com quem for... :concordo: É bom vc não pagar pra ver. :discordo: Vai ficar sem $$$ :mrgreen:
No quesito mecânica, eu sou um simples fuçador... me interesso em fazer as coisas mais impossíveis que um mecânico comum, como vc, jamais imaginou em fazer. Minha cara é inovar, testar em condições extremas e acertar errando.
Pois bem, encerrando essa papo de menino, no qual já colocou o mestre do fórum e agora quer me colocar, faz o teste do pé esquerdo no pedal do freio....
Guia a uns 120km/h de 4º pé no fundo e tenta parar o carro com o pé esquerdo no freio.... daí quem sabe, vai aprender que bolha no sistema de freio frio e parado na oficina reage da forma que vc falou, mas com o freio quente as reaçoes são inversas.... mas isso é o que uma besta como eu testou, um cara inteligente como vc sabe que isso que eu falei é impossível de acontecer....
Do mais, meu super amigo que teima que eu não devo pagar pelos serviços que ele faz no meu carro, é bom demais pra esse tipo de testes... é um moleque novo, 2 anos mais velho que eu, e já fez mais cursos e especializações que vezes que vc colocou gás nos teus 2 vitaras. Aliás, gás num é fogão que precisa? :roll: Pra tratar bem do carrinho pelo menos um alcool em vez do gás, né? :roll:
Do mais "II A Missão", eu já sangrei muuuuuuito freio de carro de corrida.... toda vez que ia pra pista fazia isso.... tô bem acostumado com bolha no freio....
Beleza então.... bom natal, feliz ano novo, boas entradas :oops: e feliz aniversário. Espero te encontrar em 2500 no dia 30 de fevereiro num churrascão em baixo do mar....
PS: Aqui no rio gasoso = flatulento (ou peidão, no jargão popular).... será que em natal tb é? :pensativo:
All, :lol: :lol:
Tampem as narinas... este post naum vai cheirar bem....
:mrgreen:
samukanvas,
Sempre que faço um post é para tentar ajudar alguem, esclarecer um assunto, ou ser ajudado...
Nunca me auto entitulei bom em alguma coisa como vc acabou de fazer, acho isso ridículo. Só escrevo aquilo que penso ou aquilo que já aprendi aqui e acolá. Meu julgamento fica por conta de quem lê aquilo que escrevo.
É com profunda tristeza ( :lol: :lol: tá ficando bom...já to me inspirando :mrgreen: ) que declaro a todos que foi uma decepção para mim ler um post como o seu... nada mais encontrei nele do que um reflexo claro e nítido de seu caráter....
Como espero que vc tenha orgulho de quem vc é, peço agora a todos os usuários deste forum para fazerem a gentileza de ler com atenção o post do SAMUKANVAS, pois só assim poderão conhecer realmente este cidadão....
Bixo, pode ter certeza de uma coisa, depois do que lí nunca vou fazer questão de encontra-lo, costumo me envolver com pessoas muito mais maduras e inteligentes que vc, mas nunca te deixaria na mão (é isso aí, vc mesmo) em situação alguma.... meu nível é outro menininho...
Seria bom para a sua própria vida (pessoal, profissional e amorosa) se vc amadurecesse o mais rápido o possível, a final de contas, pelo menos cronológicamente, vc já tem 25 aninhos; naum deverias mais ser um nenem.
Acredito que aqui em Natal ou em qualquer lugar do brasil, devam exitir muitos nomes para caracterizar crianças como vc, mas melhor do que postar algum deles por aqui e desrespeitar este fórum como vc acabou de fazer é pedir a vc que vasculhe todo o grande conhecimento que vc alega ter para ver se vc encontra ao menos um pouco de educação, pois pelo visto ou teus pais não te ensinaram nada disso em casa... ou vc nâo teve capacidade de aprender... estou tentado a acreditar na segunda hipótese.
Vc citou a discussão que tive com Sukis outro dia...faça isso com muito respeito... pois em momento algum Sukis faltou com educação com minha pessoa ou com quem quer que fosse e posso garantir o mesmo de minha parte... Em meio a cachorrada que faz a peleia engraçada, o final foi feliz.... discutimos apenas o "assunto"... discussão na qual novamente vc não acrescentou nada além de insistentes comentários pessoais ou preferências por uma ou outra pessoa, sempre tomando partido ao invés de dicutir o "assunto" .... Naquele post vc cricrizou pacas, mas desta vez vc passou dos limites...
Pense duas vezes antes de fazer posts como este:
PS: Aqui no rio gasoso = flatulento (ou peidão, no jargão popular).... será que em natal tb é?
_________________
Conheço muitos lugares e, por onde andei, isso com certeza nada mais é do que falta de respeito e de vergonha na cara de quem escreve, não pelo peido, pois eu mesmo peido todo dia.... e sim pela sua arrogância.....
mas para alguém como vc, que pelo visto nunca deve ter peidado na vida (santa fescura, tô até te estranhando) sabe-se lá o que deve ser isso....
Portanto, Samukanvas....
DEIXE DE SER "MININO BUCHUDO" E PARE DE POSTAR ASNEIRAS NO FORUM....
:lol: :lol: :lol: vou parando por aqui pois este post já tá cheirando mal.... :lol: :lol: :lol:
[]s a todos REALMENTE surpreso com as Asneiras que acabei de ler... e em defesa do PEIDO NOSSO DE CADA DIA.... PEIDAR FAZ BEM PARA A ALMA :mrgreen:
jmquiroga
Minha idéia inicial foi te ajudar...
meu post para vc foi baseado neste motivo....
.... esta acontecendo até com o carro em baixa velocidade , o que será ??... obrigado
[]s e realmente espero que vc resolva sem muitos gastos a bronca com sua viatura....
Quiroga
Aqui neste link vc. verá dicas para reparo de pinça de freio, principalmente nos casos de laqueamento ou agarramento de cilindro da pinça, que é uma das causas do endurecimento do freio.
Espero que ajude.
http://www.suzukioffroad.com.br/portal2/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=2
jmquiroga
08/08/2005, 16:29
valeu galera , essa semana limparei o coletor .. e verei . resultado e posto aqui , obrigado pela ajuda de todos , e não briguem , somos todos amigos . :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :dance: :dance: :dance:
jmquiroga
15/08/2005, 18:05
O mecânico desmontou o coletor e infelizmente não achou sujeira , pelo menos não muito visivel , mesmo assim fez uma boa limpeza e vai montar essa semana , to só esperando as juntas que vou comprar na suzucar , acho que to fudido :putz: :putz: :putz: , pq o mecânico não acredita que o problema se resolva , ele continua achando que é o hidróvácuo ... se for ...... :parede: :parede: :parede: :parede: .. alguem tem mais alguma idéia ?????
jmquiroga
24/08/2005, 17:22
bom , consegui resolver o problema dos freios , graças a deus e graças a Ana , que meu deu o toque que era sujeira no coletor de admissão , realmente estava muito sujo , mas não foi tão facil assim de limpar , a parte que ficou no motor passamos bastante CAR 80 , e deixamos ele agir , e depois com um arame limpamos , mas a parte do coletor , ele desmontou tudo e demos um banho quimico para limpar por dentro , só assim ficou limpinho , depois ele ainda limpou os bicos injetores , depois de tudo montado e colocadas as juntas todas novas ... o freio ficou 100% , só tamos com um problema agora com a aceleração , o carro fica a 1500 rpm , e não abaixa disso , ele pediu para eu rodar um pouco com o carro pra ver se ele se ajusta , pq ficou parado mais de 10 dias , vamos ver .. se alguem puder ajudar agradeço ..
mandiares
24/08/2005, 19:17
Veja isto (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Throttle%20Opener.htm)
jmquiroga
24/08/2005, 20:05
legal , vou imprimir esta folha e levar para o mecânico , mas na verdade o que seria isso , controle das baixas rotações ??? ,
jmquiroga
25/08/2005, 10:31
entenda-se , controle da marcha lenta ... , alguem tem mais alguma idéia de pq meu vitara pode estar acelerado ??? ,
Tem também uma magueirinha que costuma entupir, causando essa aceleração em marcha lenta... Dá pra resolver em casa mesmo, com desentupidor de fogão...
[s]
jmquiroga
25/08/2005, 15:13
poxa , mas te tanta mangueirinha ali em cima , o bom seria saber qual é ... ou vc sugere soltar uma por uma e desentupir ??
jmquiroga
25/08/2005, 15:37
eu dei um olhada nessa matéria , alguem poderia me garantir que essa imagem é de um vitara ?? eu olhei por cima e não vi uma peça igualzinha ... quem sabe isso possa resolver meu problema
Fique posicionado na roda do lado do carona. À esquerda do coletor de admissão voce vai ver esse fole (sanfona).
OU segue o cabo do acelarador que levar-te-á ao mesmo destino. :concordo:
eu dei um olhada nessa matéria , alguem poderia me garantir que essa imagem é de um vitara ?? eu olhei por cima e não vi uma peça igualzinha ... quem sabe isso possa resolver meu problema
é SIM... Quando minha mangueirinha entupiu (feio mesmo) tive que apelar pra essa regulagem... E só depois de passar tiner consegui desentupi e regulei ali novamente.
Vou tentar te explicar... No meio do motor (em cima) tem quatro magueirinhas, duas vão pra perto do acelerador, uma vai mais pra tras e a outra faz uma curva pra baixo e "entra" no motor... Retire essa mangueirinha e desentupa o pequeno duto de ferro com o desentupidor de fogão... Põe um pouco de CAR 80 ou um pingo de fluido de freio, pra ajudar a desengripar...
Pra vc ter certeza, quando retirar essa mangueirinha, o giro vai subir pra perto de 2300RPM...
Qualquer coisa me manda uma MP que tento te explicar melhor... :mrgreen:
LuizCabral
26/08/2005, 11:05
Na Freio Vargas queriam me trocar os cilindros mestres, servo-freio, discos, etc... Quase caí pra trás com o orçamento!!! R$ 3.920,00
que absurdo! :parede:
jmquiroga
26/08/2005, 11:49
Bom , então , o mecânico garantiu que todas as mangueira foram limpas e o problema não era a regulagem .. então , ele regulou a baixa rotação usando o ponto do carro ... , meio estranho eu achei , ele tinha marcado o ponto extato do carro antes de desmontar tudo , e no ponto exato o carro ficava acelerado em 1500 rpm , então quanto mais ele afastava o ponto , mais diminuia a baixa rotação , até que ele deixou em 1000 rpm , usando o ponto do carro , ele pediu para andar com o carro uns dias para ver se noto algum problema , não sei se é sisma minha , mas não vejo o carro 100 % , vou andar mais uns dias , se eu não ficar satisfeito eu volto la .. , aparentemente parece que esta ok .. vamos ver outros sintomas .. eu disse a ele se isso era algum tipo de gambiarra , ele disse que não , que no desmontar pode ter saido do lugar o ponto e por isso ficou acelerado ( não sei não ) .. mas tudo bem , vai o toque pra galera ... qualquer comentario sera bem vindo ..
mandiares
27/08/2005, 21:05
jmquiroga,
:putz: :putz: Estranho. Muito estranho. Fica de olho. :roll:
Bom , então , o mecânico garantiu que todas as mangueira foram limpas e o problema não era a regulagem .. então , ele regulou a baixa rotação usando o ponto do carro ... , meio estranho eu achei , ele tinha marcado o ponto extato do carro antes de desmontar tudo , e no ponto exato o carro ficava acelerado em 1500 rpm , então quanto mais ele afastava o ponto , mais diminuia a baixa rotação , até que ele deixou em 1000 rpm , usando o ponto do carro , ele pediu para andar com o carro uns dias para ver se noto algum problema , não sei se é sisma minha , mas não vejo o carro 100 % , vou andar mais uns dias , se eu não ficar satisfeito eu volto la .. , aparentemente parece que esta ok .. vamos ver outros sintomas .. eu disse a ele se isso era algum tipo de gambiarra , ele disse que não , que no desmontar pode ter saido do lugar o ponto e por isso ficou acelerado ( não sei não ) .. mas tudo bem , vai o toque pra galera ... qualquer comentario sera bem vindo ..
Teu mecânico tá certo... :concordo:
vou tentar explicar... 8)
O que ele marcou deve ser o sincronismo do motor (valvulas), pra trocar correia dentada etc.... O ponto que ele regulou agora deve ser o de ignição, que se regula no distribuidor....
Ele deve ter voltado a viatura pro ponto original ou mais perto dele, quase todas oficinas entregam os carros um pouco adiantados hoje em dia...
é muito comum adiantar um pouco o ponto do carro devido a baixa qualidade da gasolina.... o grande teor de alcool e solventes existente na gasororoba que vendem por aí quase que obriga a isso....
:pensativo: Mas porque os mecânicos fasem isso?
....para vc sair da oficina satisfeito com o rendimento do carro, já que com o ponto do motor um pouco adiantado combustíveis que exigiriam taxa de compressão maior que a gasolina, como o alcool, queimam melhor... cliente satisfeito paga e naum volta pra reclamar....
...só que se adiantar demais o ponto de ignição a marcha lenta endoida :evil: ... isso é muito comum em viaturas com GNV sem variador eletrônico de avanço instalado.... por aqui a galera faz isso de propósito pro carro naum perder força no GNV.... mas a marcha lenta fica um lixo na gasolina.... :roll:
Como vc reclamou, acho que o mecânico voltou um pouco o ponto, mas com certeza teu carro perdeu força... naum existe gasosa 100%, isso é sonho... só cuide pois se ele voltar o ponto de mais, a viatura fica completamente sem força e o motor pode superaquecer.... :shock:
Se naum for isso,(o que duvido) pode ser o sensor MAP meio entupido (ou totalmente)... aí depois de quente costuma diminuir um pouco e as vezes fica até morrendo.... olha o teu sensor pra ver se o furinho dele naum tá entupido.... quem sabe.... :wink:
Mas eu mesmo acho que deve ser o ponto do motor..... dificil vai ser vc acostumar com a perda de pontência do carro com o ponto certo :twisted: .... já já vc tá adintando ele de novo e esquecendo da marcha lenta..... :mrgreen:
[]s tentando ajudar
Já que o assunto é freio, vou pegar uma carona no post do amigo...
só pra anunciar... to acabando de adaptar cilindro mestre e hidrovácuo de fiat uno fire no sombra pra corrigir uma adaptação sebosa com um sistema de gol que o dono anterior fez nele.... funcionava mas tava muito feio.... esta nova é bem "bunitinha" e é quase plug and play.... tá ficando nota 10.... o melhor foi o preço do conjunto, R$ 80,00 numa sucata... :mrgreen:
até onde lembro, acho que o conjunto serviria em samurais tambem...
Semana que vem já to testando :dance: ..... se ficar realmente bom, vou postar umas fotos por aí...
[]s a todos
jmquiroga
29/08/2005, 11:39
Valeu pela explicação gasoso , fiquei mais aliviado , na verdade esse final de semana andei bastante com o carro , e ja não percebo mais falta de força , o único problema é que de vez em quando , mesmo com o motor quente , a rotaçao continua com 1500 rpm , mas é só de vez em quando , normalmente ta caindo pra 1000 rpm , .. ele pediu pra levar o carro amanhã de manhã pra dar mais uma fuçada .. , a rotação normal do vitara é éssa mesmo , 1500 frio e 1000 quente ?? , e com relação ao freio , se vc conseguir adaptar será uma maravilha , posta as fotos depois .. flw
jmquiroga
29/08/2005, 11:43
outra coisa estranha que percebi , na verdade não sei se ja era assim ou começou agora , mas sinto que o carro da uns trancos meio fortes quando tiro o pédo acelerador , mesmo com as marchas mais altas como 3º e 4º e velocidades não muito altas , tiro o pé do acelerador e o carro da uns trancos , sei lá , como uma queda brusca de velocidade , meio estranho ...
Na Freio Vargas queriam me trocar os cilindros mestres, servo-freio, discos, etc... Quase caí pra trás com o orçamento!!! R$ 3.920,00
Putz, aconteceu +- a mesma coisa comigo, só que um pouco mais barato: R$ 2000,00. Amanhã levo em outro lugar para ver como fica.
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