Ver Versão Completa : Roda dianteira direita travou a 80km/h
dands010
08/06/2012, 15:07
Pessoal, troquei a coifa da homocinética que estava vazando graxa... no dia seguinte fui viajar com o niva noq seria a primeira experiencia mais longa com o carro (planejava rodar 140km) porém fui surpreendido logo após os 4 primeiros km.. a aprox. 80km/h o carro fez um barulho não muito alto, e travo a roda dianteira direita puxando o carro para a direita em direção a mureta, controlei p não bater e parei, tentei colocar pra frente e para tras, mas o carro estava com a roda agarrada, se movia mas agarrado, bloquiei ele, e dei ré... aos poucos durante a ré senti q ele foi se "soltando".. parei ele, tirei o bloqueio e botei pra frente.. ele saiu normal, fazendo uns barulhos vindo da roda que rapidamente pararam e o carro voltou a ficar normal... fui devagar até em casa e troquei de carro para a viagem, oq pode ser isso? é a homocinética?
Flugêncio
08/06/2012, 15:15
Pessoal, troquei a coifa da homocinética que estava vazando graxa... no dia seguinte fui viajar com o niva noq seria a primeira experiencia mais longa com o carro (planejava rodar 140km) porém fui surpreendido logo após os 4 primeiros km.. a aprox. 80km/h o carro fez um barulho não muito alto, e travo a roda dianteira direita puxando o carro para a direita em direção a mureta, controlei p não bater e parei, tentei colocar pra frente e para tras, mas o carro estava com a roda agarrada, se movia mas agarrado, bloquiei ele, e dei ré... aos poucos durante a ré senti q ele foi se "soltando".. parei ele, tirei o bloqueio e botei pra frente.. ele saiu normal, fazendo uns barulhos vindo da roda que rapidamente pararam e o carro voltou a ficar normal... fui devagar até em casa e troquei de carro para a viagem, oq pode ser isso? é a homocinética?
Pela descrição, os rolamentos foram pra cucuia, ou seja, estouraram. Talvez por aperto excessivo quando foi trocado as coifas das homocinéticas. Este é um dos pontos mais sensíveis do Niva.
dands010
08/06/2012, 23:19
tudo bem, mas oq explica a roda ter destravado e o carro ter andado normal até em casa?? :S será que esse rolamento saiu do lugar de alguma forma e depois voltou?
Flugêncio
09/06/2012, 09:46
Ele pode ter superaquecido e esfriou quando vc parou, ao dar ré, os roletes do rolamento podem ter voltado pro lugar. uma coisa é certa, desmonte e verifique-os, pois outro travamento pode levar o cubo a ruptura e o estrago ser maior. Há tb a remota possibilidade de travamento da pinça de freio.
Pessoal, troquei a coifa da homocinética que estava vazando graxa... no dia seguinte fui viajar com o niva noq seria a primeira experiencia mais longa com o carro (planejava rodar 140km) porém fui surpreendido logo após os 4 primeiros km.. a aprox. 80km/h o carro fez um barulho não muito alto, e travo a roda dianteira direita puxando o carro para a direita em direção a mureta, controlei p não bater e parei, tentei colocar pra frente e para tras, mas o carro estava com a roda agarrada, se movia mas agarrado, bloquiei ele, e dei ré... aos poucos durante a ré senti q ele foi se "soltando".. parei ele, tirei o bloqueio e botei pra frente.. ele saiu normal, fazendo uns barulhos vindo da roda que rapidamente pararam e o carro voltou a ficar normal... fui devagar até em casa e troquei de carro para a viagem, oq pode ser isso? é a homocinética?
Sua estória lembra a minha.
Há uns anos estava indo para uma trilha na serra do mar quando a roda esquerda travou a uns 60 por hora. A direção imediatamente puxou para a esqueda, atravessei a pista de mão dupla e fui parar no acostamento da esquerda. Por muita sorte não peguei ninguem de frente.
A roda travou porque o idiota do mecânico que trocou a homocinética apertou demais a porca. A diferença é que a roda destravou só quando troquei os rolamentos.
A partir desse dia decidi que só eu mexeria no meu jeep.
Como lembrou Flugêncio, verifique tambem o freio.
Ab
dands010
09/06/2012, 17:07
Sua estória lembra a minha.
Há uns anos estava indo para uma trilha na serra do mar quando a roda esquerda travou a uns 60 por hora. A direção imediatamente puxou para a esqueda, atravessei a pista de mão dupla e fui parar no acostamento da esquerda. Por muita sorte não peguei ninguem de frente.
A roda travou porque o idiota do mecânico que trocou a homocinética apertou demais a porca. A diferença é que a roda destravou só quando troquei os rolamentos.
A partir desse dia decidi que só eu mexeria no meu jeep.
Como lembrou Flugêncio, verifique tambem o freio.
Ab
Essa porca é aquela que vai no meio (no buraco) da roda?
Flugêncio
09/06/2012, 18:15
Essa porca é aquela que vai no meio (no buraco) da roda? Ela mesmo, mas tem macetes pra ajustar os rolamentos através dela.
dands010
10/06/2012, 12:28
Ela mesmo, mas tem macetes pra ajustar os rolamentos através dela.
e eu posso falar pro mecanico como é o macete? vc sabe? ou ele tem obrigação de saber?
alexandre roveri
10/06/2012, 14:05
hehehehe, parece seção da tarde !!! Já vi muito essa história
Flugêncio
10/06/2012, 18:06
Se ele souber trocar rolamento de Fusca, Corcel, Escort, tem obrigação de saber. Dá uma lida que pode ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/14992-rolamento-dianteiro.html
Flugêncio
10/06/2012, 18:13
Melhor... TV Lada - Trocando o rolamento do Niva - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XGZGd2dJUrI)
GARCIA/SP
11/06/2012, 01:31
Melhor... TV Lada - Trocando o rolamento do Niva - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XGZGd2dJUrI)
Matou a pau.:palmas:
dands010
11/06/2012, 08:25
Verdade! matou a pau, estou indo agora mostrar isso para o mecanico! muito obrigado pela ajuda de vocês!
dands010
12/06/2012, 13:51
Só para constar aqui.. realizei a troca dos rolamentos dessa vez de maneira correta, apenas um estava quebrado e não chegou a fundir nem nada.. o carro estava andando "normal" sem estalar nada na ida para oficina... mas troquei logo os 4 rolamentos.. e os 3 que não quebraram eu vou deixar comigo no carro em caso de quebras em longas viagens ;)
mais uma vez muito obrigado a todos que aqui vieram ajudar!
So para constar
Eu troquei os rolamentos tambem , so que primeiro comprei o 32008 de uma marca francesa que me disseram que era primeira linha .
Ficou otimo por 250 km e depois começou a fazer barulho de novo
Voltei para Tremembe e comprei o original SKF 32008 X/Q e eu mesmo troquei
Segui os conselhos do pessoal e o mecanico veio em casa me dar uma força para desmontar
Como não tinha torquimetro fiz o seguinte , apertei e soltei umas 4 vezes
depois so encostei ate tirar o jogo da roda .
Andei com o carro uns 40 km chequei se nao tinha folga e bati a porca .
Ta ate hoje assim sem fazer barulho ou com jogo
Agora uma coisa é verdade voce fazendo é outra coisa , voce sabe o que faz
Um abraço
Mamão
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