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Ver Versão Completa : Sistema de Arrefecimento Vitara/Sidekick 1.6 16v.



Rainer 89
06/06/2012, 23:22
Ola Pessoal,

Estou abrindo este tópico para tirar algumas duvidas sobre o sistema de arrefecimento do meu Sidekick 1.6 16v. Andei pesquisando e lendo bastante no fórum a respeito deste assunto. Bom... Se a um consenso em tudo que eu li é que este carro, este motor, tem sérios problemas de super aquecimento.

Espero poder ajudar a outras pessoas então vou postar algumas coisas que aprendi do assunto, depois boto minhas duvidas.

Ai vão algumas coisas que peguei num manual de manutenção, em inglês, e andei descobrindo aqui no fórum.

Motivos que podem causar super aquecimento.

- Radiador sujo, tanto por dentro quanto por fora, Qualquer tipo de restrição no fluxo de água ou de ar podem trazer problemas.
- Vazamentos na tubulação de água.
- Tampa do radiador defeituosa.
- Problemas com a ventoinha mecânica. Problema recorrente devido ao sistema de acoplamento viscoso.
- Válvula termostática defeituosa (não abre).
- Bomba d'água "sem pressão".
- Junta de cabeçote queimada
- trincas no cabeçote
"As que mais me surpreenderam."
- Ponto de Ignição desajustado.
- Correia dentada fora do ponto ou ruim.
- Óleo fora da especificação.
- Sistema de exaustão com restrição na vazão.
"Por ultimo uma que não consegui traduzir direito. seria algo como:"
- Medidor de temperatura impreciso. (Inaccurate temperature gauge.) "Acredito que esteja relacionado ao medidor de temperatura da injeção eletrônica."

Outras coisas que descobri.

Lendo aqui no fórum descobri que este carro tem um sistema que quando o termómetro "marca no vermelho" a ventoinha do A.C. liga para abaixar um pouco a temperatura.
Existem tres sensores de temperatura no "compartimento" da válvula termostática. Um é da injeção eletrônica, ou outro do medidor do painel e o ultimo é um misterio para mim. Quando desconectei o fio deste a ventoinha do A.C. disparou imediatamente. Seria este dispositivo que faz a ventoinha disparar quando a temperatura fica muito alta? Seria um "cebolão" da ventoinha?

Agora vou as minha duvidas.

Como quase todo proprietário de Vitara ou Sidekick, já tive sérios problemas de super aquecimento. Já tive que fazer o cabeçote mais de uma vez. Bom... Com isso fiquei meio traumatizado. E estou me empenhando ao maximo para não esquentar de mais o motor. Apesar do carro estar trabalhando até abaixo da temperatura no momento pretendo fazer umas adaptações para ter uma margem de segurança, principalmente em uso mas pesado.
Andei tendo umas ideias. Uma delas é colocar um termómetro digital e ligar uma ventoinha, no caso a do A.C. num botão no painel. Outra ideia que tive é trocar este suposto "cebolão" da ventoinha por um que "dispare" a uma temperatura maior. Alguém por aqui já fez alguma destas adaptações?

Mais uma duvida.
Estou andando sem a válvula termostática, o que não é nada bom pro consumo do carro. Pretendo colocar uma alternativa no lugar. Descobri num manual de manutenção espanhol que a válvula original do carro começa a abrir aos 82ºC e abre completamente aos 95ºC (Temperatura ideal de trabalho do motor) tendo a abertura de 8mm. Sei que tem sido bastante usada a válvula do Uno 1.3 que abre a 82º. Alguém tem ideia a que temperatura esta abra completamente e quanto ela abre?

Agradeço dês de já qualquer contribuição. E espero que minha postágem seja útil para mais alguém.

Saudações
Rainer Holzer

Rainer 89
12/06/2012, 00:52
Alguém?!?!?!

mairo
12/06/2012, 09:34
vamos la: eu usava valvula do motor CHT, pequena adaptação, abre a 77º, prefiro assim que aquecer!
uso relógio da temperatura mecanico, os eletricos não prestam!
tirei o radiador do ar condicionado, deixei só a ventoinha, liguei um cebolão mecanico na manga de baixo do radiador, este faz ligar a ventoinha adicional!
agora resolvi tirar o cebolão e coloquei um botão no painel, ligo a outra ventoinha quando quero!

mas o uso de um relógio mecanico é o mais importante para controlar a temperatura e leva um balde pras trilhas, pra molhar o radiador com agua fria quando aquecer! rsrsrsrs

nanito
12/06/2012, 12:44
Cara, não acho que seja justo dizer que os motores dos suzukis tem problema crônico de superaquecimento. Isso depende de quem mantem o motor.

Por exemplo: já tive uma santana quantum com motor ap 2.0, que muitos julgam ser o melhor motor a gasolina/alcool feito na história automobilística brasileira, e mesmo assim sofri com superaquecimentos constantes, sendo necessário retífica e algumas plainas no cabeçote. O motivo? Na época eu tinha 18 anos e eu era um proprietário inexperiente e ignorante que não entendia bulhufas de motor, deixava tudo na mão do mexânico, nunca havia ouvido falar do tal liquido de arrefecimento, sempre enchia o radiador com água da torneira, pura, trocava o óleo sempre depois da km determinada, manutenção preventiva era coisa de fresco pra mim naquela época.

Hoje em dia, depois de vários problemas e idas ao mecânico com os carros que tive, adquiri uma certa experiência e conhecimento mecânico.

Por isso eu digo, a culpa do superaquecimento do motor é culpa do proprietário. Se o indivíduo faz o que a cartilha mecânica recomenda, o motor vai durar muito! Assim como outras partes essenciais da viatura, se o cara não cuida da maneira correta, uma hora ou outra vai estragar. E o pessoal que não tem "alcance" sai por aí nos fóruns de internet descendo o pau na marca ou no modelo específico.

Quanto à sua contribuição sobre como cuidar do sistema de arrefecimento, ela é muito boa e útil aqui pro fórum. Esse tipo de informação nunca é demais.

Abraços!

nanito
12/06/2012, 12:55
A respeito dos seus problemas relatados, o pior que pode acontecer é estourar uma mangueira velha e perder todo o liquido do sistema, assim o termostato não trabalha, marcando temperatura normal no painel do carro. Para isso já lancei a idéia aqui no forum de adaptar um barômetro no parafuso de sangria do radiador, pois com a ruptura de uma mangueira, a pressão do sistema cairá drasticamente, acusando no barômetro.

Quanto ao problema de aquecimento, no teu caso o que vejo é que tu podes estar com problema no acoplamento viscoso da ventoinha, pois mesmo em uso severo, a temperatura não deve chegar nem perto do vermelho. Sugiro que verifique o acoplamento, revise a colméia do radiador e coloque a válvula termostática ORIGINAL. Já inventei de adaptar válvula de c-10 no meu antigo Vitara e tive problemas de vazamento ali, pois a bitola não era a mesma. Usando o liquido adequado no sistema, a vida útil da válvula termostática é muito longa.

Grande abraço!

aryrj
12/06/2012, 16:18
Já inventei de adaptar válvula de c-10 no meu antigo Vitara e tive problemas de vazamento ali, pois a bitola não era a mesma. Usando o liquido adequado no sistema, a vida útil da válvula termostática é muito longa.

Grande abraço!

X2. Não procure adaptar peças que vc encontra com facilidade no mercado originais. Adaptações, no meu entender, são bem-vindas em casos de vc não achar o original e não prá economizar 10 tostões.

E viatura antiga amigo... é manutenção constante mesmo. E como Nanito falou, não acredite em defeitos crônicos de superaquecimento: eles não existem. O negócio é investigar, item por item o seu sistema de arrefecimento.

Rainer 89
12/06/2012, 16:48
Não estou depreciando a marca o carro ou o motor quando digo que o problema de super aquecimento do Vitara/Sidekick é cronico.
Sou muito fã tanto da marca quanto do carro!
Sem duvida estes problemas de super aquecimento não são culpa dos engenheiros da Suzuki. (Sou estudante de engenharia e tenho grande admiração e respeito por esses caras) O projeto do Vitara é impecável.
Agora... O sistema de arrefecimento dos suzukis exigem um cuidado especial o que torna a manutenção uma tarefa não muito trivial. Sem duvida o dono e o mecânico tem uma parcela de culpa nesses super aquecimentos. Minha ideia neste tópico é exatamente esclarecer as duvidas que muitos tem em relação a este tema.
Voltando ao meu problema.
Meu carro não tem superaquecido, mas sei que se isso ocorrer o prejuiso vai ser grande. Portanto estou de olho nessa manutenção.
Sobre a minha ventoinha mecânica acredito que esteja funcionando direitinho, mas pretendo verificar.
Alguém tem como postar um passo a passo aqui? Seria bom até pra posteridade aqui no no tópico.

Obrigado a Todos!
Abraços!
Rainer

aryrj
12/06/2012, 17:30
No seu lugar, o que eu faria?

1- Começando pela bomba dágua... qual a pressão? Numa loja ou mecânica de radiadores, mediria essa pressão e verificaria se está dentro do especificado pela fábrica. Não me lembro bem qual o valor, mas isso é fácil de descobrir;
2- Ainda na oficina e mantendo o sistema fechado e sob pressão, verificaria se há queda dessa pressão com o correr do tempo; se houver, há vazamento. Onde? Mangueiras? Radiador? Bloco? Isso pelo visual é fácil de ver, principalmente pela cor do líquido de arrefecimento;
3- Válvula termostática? Colocaria a original, segundo projeto. Se tivesse desconfiança dela, simplesmente retiraria e testaria. Melhorou sem ela? Troque por outra... original; ela pode ter travado aberta ou fechada.
Outro detalhe que foge à maioria dos mecânicos: existem dois tipos de vedante para essa válvula e depende da forma do berço de assentamento da mesma. Um é uma junta de material tipo cortiça, a outra, um o'ring de borracha. Um não substitui o outro e muito menos podem ser usados ao mesmo tempo;
4- Notei furos no radiador depois de varetar o mesmo? Trocaria por outro;
5- Como está minha tampa (válvula) do radiador? É a correta, 0,9 bar? Se não é, trocaria pela correta... original. É ela que permite o líquido de arrefecimento circular entre o sistema e o reservatório de expansão e funciona quando a pressão ultrapassa justamente 0,9 bar.

Bem... isso é o que eu faria...:concordo:

Rainer 89
12/06/2012, 23:42
Muito boa a dica da pressão da bomba de água... Meu mecânico disse que estava Ok mas não confio 100% não.
Vazamento acredito que não tenha nenhum... Já rodei uns quase mil Km depois que fiz o cabeçote pela ultima vez e o liquido não baixou, e o fluido manteve a cor azul quase cristalino. Também não borbulha quando desligo o carro ou seja não deve ter passagem de gás pela junta.
O radiador e todo o sistema foram limpos. A tampa do radiado é nova 0.9 Bar.
Estou sem válvula termostática. O motivo da minha preocupação com o sistema de arrefecimento é esse. Quero, preciso, colocar uma válvula, e sei que quando colocar o motor ira trabalhar em uma temperatura maior. Se der um mole o carro super aquece.
Quero instalar um termómetro e ligar a ventoinha do A.C. num botão pra não deixar a temperatura do carro passar muito dos 95ºC (temperatura ideal de funcionamento).
Alguém sabe como posso fazer essa ligação da ventoinha?
Minha ideia era ligar um fio direto da bateria num relé (conectado a um botão no interior do carro) e ligar no fio que vem do A.C. pra ventoinha mas não sei se isso pode danificar algum componente do A.C. (teoricamente não, mas não sei como são feitas as ligações do ar).

Quanto a Válvula termostática... Meu carro é do tipo antigo com junta acho que o ideal quando trocar é vedar com silicone de alta temperatura no lugar da junta. A válvula é a mesma dos outros modelos né?!

Obrigado a todos!

lucasaboboreira
13/06/2012, 00:30
Recentemente tive problemas com o sistema. Levei o carro em um especialista e ele retirou o radiador fora detectou furos, vazamentos etc. Minha bomba d'água estava ok e as mangueiras tb. Solução: fiz um radiador novo bem dimensionado com nova tampa; instalei um medidor mecanico de temperatura; estou rodando sem a válvula por enquanto e nao pretendo instala-la. Depois verei a possibilidade de ligar a ventoinha manualmente tb. Após o serviço: carro mantém a temperatura entre 80 a 90 graus, a depender do transito, portanto n tive mais problemas.

nanito
13/06/2012, 10:25
Muito boa a dica da pressão da bomba de água... Meu mecânico disse que estava Ok mas não confio 100% não.
Vazamento acredito que não tenha nenhum... Já rodei uns quase mil Km depois que fiz o cabeçote pela ultima vez e o liquido não baixou, e o fluido manteve a cor azul quase cristalino. Também não borbulha quando desligo o carro ou seja não deve ter passagem de gás pela junta.
O radiador e todo o sistema foram limpos. A tampa do radiado é nova 0.9 Bar.
Estou sem válvula termostática. O motivo da minha preocupação com o sistema de arrefecimento é esse. Quero, preciso, colocar uma válvula, e sei que quando colocar o motor ira trabalhar em uma temperatura maior. Se der um mole o carro super aquece.
Quero instalar um termómetro e ligar a ventoinha do A.C. num botão pra não deixar a temperatura do carro passar muito dos 95ºC (temperatura ideal de funcionamento).
Alguém sabe como posso fazer essa ligação da ventoinha?
Minha ideia era ligar um fio direto da bateria num relé (conectado a um botão no interior do carro) e ligar no fio que vem do A.C. pra ventoinha mas não sei se isso pode danificar algum componente do A.C. (teoricamente não, mas não sei como são feitas as ligações do ar).

Quanto a Válvula termostática... Meu carro é do tipo antigo com junta acho que o ideal quando trocar é vedar com silicone de alta temperatura no lugar da junta. A válvula é a mesma dos outros modelos né?!

Obrigado a todos!

Rainer, a ventoinha do AC do Vitara não é das mais fortes não, ela é só um complemento da ventoinha principal. A ativação dela não evitará o superaquecimento caso a ventoinha principal não esteja funcionando corretamente.

Faça um teste para ver se o acoplamento viscoso está ok. Para fazer o teste: pegue um barbante e amarre em uma das pás da ventoinha, com o motor frio peça para alguém ligar o carro enquanto tu seguras o barbante. Resultados: se a ventoinha não apresentar nenhuma resistência (não puxar o barbante), o acoplamento poderá não estar funcionando; se a ventoinha apresentar alguma resistência (sentir o barbante puxando de leve) o acoplamento tem grandes chances de estar ok; caso a ventoinha arranque o barbante da tua mão, o acoplamento está desativado e a hélice está travada. O acoplamento viscoso está diretamente relacionado com a temperatura do motor, quanto mais o motor estiver quente, mais ela apresentará resistência.

O pessoal geralmente manda travar a hélice quando o acoplamento apresenta problemas. A hélice travada é mais prejudicial em trilha, numa travessia de rio por exemplo, a pá poderá quebrar. A hélice travada também contribui para uma demora no aquecimento do motor.

Abraço!

Rainer 89
13/06/2012, 14:18
...teste para ver se o acoplamento viscoso está ok. Para fazer o teste: pegue um barbante e amarre em uma das pás da ventoinha, com o motor frio peça para alguém ligar o carro enquanto tu seguras o barbante. Resultados: se a ventoinha não apresentar nenhuma resistência (não puxar o barbante), o acoplamento poderá não estar funcionando; se a ventoinha apresentar alguma resistência (sentir o barbante puxando de leve) o acoplamento tem grandes chances de estar ok; caso a ventoinha arranque o barbante da tua mão, o acoplamento está desativado e a hélice está travada. O acoplamento viscoso está diretamente relacionado com a temperatura do motor, quanto mais o motor estiver quente, mais ela apresentará resistência.

O pessoal geralmente manda travar a hélice quando o acoplamento apresenta problemas. A hélice travada é mais prejudicial em trilha, numa travessia de rio por exemplo, a pá poderá quebrar. A hélice travada também contribui para uma demora no aquecimento do motor.

Abraço!

Nanito, farei o teste em breve... Se encontrar algum problema sem duvida irei consertar.
Muito obrigado pela dica!

Ainda pretendo ligar a ventoinha do A.C. num "botão" mas só como auxiliar mesmo... Se não fizer muito efeito tento colocar uma mais forte no lugar da original. Alguém conhece uma adaptação??

Abraço!

Rainer 89
14/06/2012, 13:06
Feito o teste do acoplamento viscoso da ventoinha!!!

Parece que está funcionando perfeitamente...
Amarrei o barbante e liguei o carro, parecia que tinha um peixe na ponta da linha. Não esta travada e apresenta resistência! :dance:

VLW!!!

Claudio Souza
15/06/2012, 13:51
A mangueira do fiesta rocam 99/2000 inferior serve no vitara 1997. É só cortar a ponta que faz mais volta e reposicionar a borracha de proteção para ficar entre a longarina e o suporte soldado no chassi (onde fica preso o cano com um parafuso) . Posicione de forma que não encoste no braço da barra de direção para não furar com o movimento da direção de um lado para o outro. Isso eliminará a borracha que entra no bloco o cano de ferro e a borracha inferior que entra no radiador. Eu paguei nessa borracha (manguiera) R$55,00. se fosse comprar as duas mangueiras e o cano de ferro gastaria R$240,00

RicardoM
15/06/2012, 20:02
Eu mandei fazer um radiador usando caixas superiores e inferiores da C20, e colmeia do opala 6cc com ar. Coloquei também o reservatório de água do gol quadrado, e eliminei aquela tampinha ridícula que sempre vaza do radiador original.
O radiador ficou mais largo e um palmo mais comprido. Tive que reposicionar umas peças, mas nunca mais esquentou.

Depois coloco umas fotos.

Rainer 89
16/06/2012, 19:21
Ventoinha do A.C.
Hoje liguei a ventoinha do A.C. num botão dentro do carro. Achei uma solução muito simples que saiu muito barato.
Descobri que existe um "cebolinha" (peça acima do conector verde) que arma a ventoinha quando o carro chega a temperaturas muito altas. Quando o fio desta "cebolinha" é desconectado a ventoinha do A.C. dispara. O que fiz foi "alongar" o fio do censor e passar para dentro do carro cortei o fio e coloquei um interruptor. Com este ligado (circuito fechado) a ventoinha permanece desligada quando desligo (circuito aberto) a ventoinha liga. Gastei uns 2m de fio (que já tinha em casa) um botão (interruptor), umas abraçadeiras plásticas e alguns pedaços de fita isolante. Só quero trocar o botão que coloquei porque não ficou muito bonito (na verdade ficou é muito feio mesmo). Tem algum botão que caiba direitinho no espaço aberto (espera) ali do painel?
353727353728353729

Abraços!

Rainer 89
16/06/2012, 19:28
P.S.
O próximo passo é colocar um termómetro digital para testar a eficácia da ventoinha do A.C... Se não for muito boa pretendo colocar uma ventoinha mais eficiente.

sidekick94
05/01/2013, 15:04
Tenho um sidekick 93, automatico, que "ferveu" em viagem na semana passada. O carro ficou no Uruguai para conserto. A primeira peça pedida pelo mecanico uruguaio (por telefone, já que precisei retornar), foi a TAMPA DE VALVULAS. Alguém sabe aonde eu posso conseguir?

jipezuki
05/01/2013, 23:28
Suzucar ou Alternativa4x4 (ambas em SP).

Fabrício José Saullo
10/04/2013, 13:21
Aprendi com um mecânico e na pratica com uma sportage que larguras dos pneus também podem afetar o desempenho e aquecimento de motor ou câmbio de alguns veículos. No suzuki os pneus ideais são 205 75 R15 ou 215 75 R15. Evitar aquecimento pelo jeito é um conjunto de medidas e manutenção.

Gomez
24/09/2013, 21:24
Boa noite.
Esta é minha primeira mensagem no grupo.

Comprei um Side 95 , parece-me, em bom estado.

Não tenho medo de mecânica , tenho um Fiat coupé( problema pra quem não gosta de oficina) e já restaurei Puma GTB S2, samuca 93...

Não consultei nenhum site pois sempre ouvi falar muito bem da mecânica dos Vitaras.

Lendo alguns tópicos descobri que fiz um péssimo negócio rsrsrs... falam que o carro é "velho" e problemático...tem um tópico que detona o side .


Uma questão que me deixou curioso foi a do aquecimento .

Pelo que entendi : trocando o radiador, a tampa, a termostática e travando a ventoinha ( além de checar as mangueira e colocar água com etileno glicol) o problema dificilmente acontecerá. Pensando que com R$ 1.000,00 vc consegue comprar tudo ...problema resolvido.
Não tenho interesse em atravessar rios (acredito que seria problema alto giro e ventoinha travada) e nem nada muito pesado em trilhas... uso misto com trilhas leve.
Comprei o carro de um amigo por R$ 6.000,00 tenho folga para investir.

Teria algo mais ... do tipo... pifa muito no side?

Obrigado pela ajuda e prazer em participar.

Abraço,

Carletto
25/09/2013, 00:18
Boa noite.
Esta é minha primeira mensagem no grupo.

Comprei um Side 95 , parece-me, em bom estado.

Não tenho medo de mecânica , tenho um Fiat coupé( problema pra quem não gosta de oficina) e já restaurei Puma GTB S2, samuca 93...

Não consultei nenhum site pois sempre ouvi falar muito bem da mecânica dos Vitaras.

Lendo alguns tópicos descobri que fiz um péssimo negócio rsrsrs... falam que o carro é "velho" e problemático...tem um tópico que detona o side .


Uma questão que me deixou curioso foi a do aquecimento .

Pelo que entendi : trocando o radiador, a tampa, a termostática e travando a ventoinha ( além de checar as mangueira e colocar água com etileno glicol) o problema dificilmente acontecerá. Pensando que com R$ 1.000,00 vc consegue comprar tudo ...problema resolvido.
Não tenho interesse em atravessar rios (acredito que seria problema alto giro e ventoinha travada) e nem nada muito pesado em trilhas... uso misto com trilhas leve.
Comprei o carro de um amigo por R$ 6.000,00 tenho folga para investir.

Teria algo mais ... do tipo... pifa muito no side?

Obrigado pela ajuda e prazer em participar.

Abraço,
Poh Gomez, também não é bem assim..rs.

Carro velho dá problema mesmo, ainda mais com uso mais pesado do que carros de passeio comuns. Comparando carros da mesma categoria e faixa de valor, acredito que não é um péssimo negócio.

Nanito, parabéns pela dica do acoplamento viscoso. Difícil de se identificar quando não conhece. Essa vai ficar guardada junto com o manual. rs

Rainer 89
25/09/2013, 00:43
Gomez,

Bem vindo!
Sem duvida você fez um bom negocio.

Sobre super aquecimento...
Trocar radiador é bobagem só se estiver estragado sem chances de recuperar. Vale a pena limpar por dentro com produto ou levar pra "varetar" se estiver muito sujo. Se estiver com lama por fora também vale tirar e lavar com mangueira. A umas semanas fiz isso no meu, deu uma boa diferença.
Quanto a travar a ventoinha também não acho necessário só se estiver sem funcionar. Na pagina anterior desse tópico tem um post que ensina a fazer o teste.
Trocar a tampa, verificar as mangueiras e colocar aditivo junto a água é de fato importante. Vale a pena.
Por precaução é interessante investir num termometro digital e na ligação da ventoinha do A.C. como descrevi no tópico.

Acho que o único problema cronico, de fato, no sidekick é super aquecimento. Tem um outro problema que o meu teve, e que li outros relatos, é a quebra do coxim (suporte) do motor do lado do motorista, mas não sei se é tão comum. No mais é ficar atento com probleminhas que qualquer carro velho a gasolina pode dar.

Boa Sorte com a viatura.
Att,

Rainer 89
25/09/2013, 00:50
P.S.

Sobre valvula termoestatica. Tem quem rode sem mas não aconselho, o carro bebe ainda mais e desgasta muito o motor rodar a baixo da temperatura ideal. No meu coloquei a valvula da D10 que abre na mesma temperatura 82ºC ou 180ºF (a original da GM a temperatura esta em ºF). Sem problemas até o momento. O motor não roda tão frio e a temperatura não sobe de mais.

Gomez
25/09/2013, 11:49
Bom Dia,

Obrigado pelas dicas.

o que pensei nas trocas:

- Não conheço o histórico do carro.

O radiador e válvula termoestatica podem estar funcionando, mas... até quando? será que esta funcionado perto do fim ?
A ventoinha no meu Samuca pifou em uma trilha ( passeio na verdade) ... Uma pergunta : Com a termoestatica nova e a ventoinha travada e não trabalharia na temperatura normal ? seria uma coisa a menos pra dar problema...

Concordo plenamente que a manutenção é vilã desta estória... o pessoal espera pifar e ai é fazer parte da estatística.

Radiador, termoestatica , tampa de radiador... isso vai perdendo eficiência com o tempo ( trabalham em condições adversas , apesar de projetadas para ferrugem e alta temperatura).

Qual seria o medidor de temperatura e sensor ideal ?

Mais uma vez Obrigado.

vou tentar postar fotos..

Abraços

Gomez
25/09/2013, 12:38
432517 Amigos, A foto da viatura...acho que nunca fez trilha... :) Abraço,

Rainer 89
25/09/2013, 12:47
Gomez,

Eu uso o sensor de temperatura do link. Comprei nessa loja mesmo.
Termômetro Água Beast Racing Vermelho 52mm Pt Prata Frete Grátis (http://www.tuningparts.com.br/termometro-de-agua-beast-racing-vermelho-52mm-preto-prata.html?_pid=GqpHTc)
O sensor foi relativamente simples de instalar, e por ser digital da pra controlar bem a temperatura do carro.
Se quiser posto umas fotos de como ficou no meu carro.

Sobre o radiador, o do Side é de alumínio. Se levar para desmontar e limpar em alguém especializado em radiadores vai ficar novo.
Já a valvula termoestatica acho uma boa colocar uma nova de D10 mesmo.

Att,

Rainer 89
25/09/2013, 12:51
P.S.

Muito legal a viatura. Ta bem equipada...
Cara você fez um otimo negocio!

Gomez
25/09/2013, 13:38
Boa tarde.
É de alumínio ?? agora fico mais tranquilo com a limpeza.... vou fazer !
O sensor de temperatura é o original ou o medidor acompanha?

Valeu ! ainda não peguei o carro... só vi.. estou esperando a garagem vagar para pegar a viatura.
Ele esta bem alinhado... sem massa , pneus bons... por isso acho que compensa um investimento para não ter problemas futuros.

Abraços,

Rainer 89
25/09/2013, 22:56
O sensor vem junto com o termometro. Tem que fazer uma adaptação na mangueira perto da VT para instalar.

Att,

Iuri Pereira
26/09/2013, 11:08
Ranier,

Muito bacana esse sensor que você instalou. Se puder coloque algumas fotos do painel e da adaptação que você fez.

Achei alguns sensores na China, não é bonito igual o seu ma o custo é um pouco melhor. Agora é estudar pra saber se funciona:

52mm 2inch Racing Car Meter EVO Red / Blue LCD Water Temp Temperature Auto Gauge Smoke Lens With Sensor 40 140 Degree-in Instruments from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/52mm-2inch-Racing-Car-Meter-EVO-Red-Blue-LCD-Water-Temp-Temperature-Auto-Gauge-Smoke-Lens/1122560115.html)

SPECIAL OFFER Smoke Lens Dia: 2" 20 LCD Digital Racing Car 52mm Water Temp Gauge Meter With Temperature Sensor & Logo-in Instruments from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/SPECIAL-OFFER-Smoke-Lens-Dia-2-20-LED-Digital-Racing-Car-52mm-Water-Temp-Gauge-Meter/1162834877.html)

Rainer 89
26/09/2013, 13:26
Iuri,

Acredito que com o frete, a peça chinesa vai ficar quase no mesmo preço que o nacional, se a diferença de preço for pequena acho que vale mais a pena comprar a nacional.

Ai vão as fotos...
432662 432663 432664
É bom lembrar que o termometro não vem com esse "copinho" onde esta instalado. É fácil de encontrar, tem em qualquer loja de peças, em especial onde vendem aquelas "tranqueiras" para Tuning. Esse copo tem uma base larga nem precisei furar o painel, fixei com fita dupla face dessas que usam para fixar frisos, etc. O copinho é de 52mm.

432665 Esse é o sensor instalado.
O ideal é colocar o mais próximo do sensor original. Como não queria furar a TBI fabriquei essa peça para adaptar na mangueira superior do radiador. A ideia da peça é servir para instalar um sensor de pressão também. Mas não senti necessidade até agora. Tenho o esquema da peça mas não sei onde está o arquivo quando encontrar posto aqui.

Att,

Iuri Pereira
26/09/2013, 15:04
Rainer, sua solução ficou show. Parabéns. Já coloquei esse sensor na minha lista de desejos.

Qual o consumo atual do seu Sidekick? O meu está fazendo 6,5 na cidade sem ar, com velas, cabos e correias novas. Ainda não limpei os bicos. Estou desconfiado do motor está fora do ponto.
Se fizesse uns 8 ficaria feliz da vida.

Rainer 89
27/09/2013, 13:11
Iuri,

6,5 km/L... Ta otimo! Bem melhor que o meu. rsrs
O meu tem feito uns 5,5 a 6 na cidade as vezes na estrada faz uns 7 a 7,5. Mas não ta valendo como comparação pois estava sem VT, velas gastas, TBI suja, com sensor de temperatura da injeção e MAF ruins. A umas semanas atras coloquei a VT limpei a TBI e troquei junta, troquei velas e limpei os bicos com car 80. Ainda não completei o tanque pra saber se a média melhorou.
Sobre 6,5 estar bom é brincadeira, por tudo que li a média do side e vitara 16v é por volta dos 8km/L na cidade.
Para tentar melhorar o consumo limpa a TBI e os bicos e troca o filtro de ar. Também é bom ver se não tem nenhum sensor queimado ou dando erro de leitura e se o catalisador não esta saturado.

Att,

Gomez
30/09/2013, 14:44
Rainer,

Ótimas fotos , ficou bastante explicativo , devo copiar tua ideia...rsrs

Fui ver o carro , pessoalmente, pela primeira vez... parece que o brinquedo não é trabalho pra uma férias só não...

O Negocio é mais embaixo...muito ferrugem ( principalmente para lama e caixa de roda).

Ventoinha travada.

Liguei o carro ( pegou fácil) , escapamento aberto - acho que próximo ao final antes do silencioso- barulho retado !!

Deixei ligado por algum tempo e a temperatura não subiu nada... acho que está sem VT.

Verifiquei a agua do reservatório com aspecto de ferrugem ( carro ta parado ).

Olhei por baixo : carro tem calços na suspensão e carroceria de aproximadamente 5cm ... parece que é nylon ( branco).

Retrovisor motorista quebrado ( meio solto) .

Esse consumo que vcs falam é do automático, correto?

Macaneta da porta ( interna) foi pro saco...

O proprietário deve chegar esta semana... ai sim, pego a viatura.

Abraço a todos.

Rainer 89
01/10/2013, 12:15
Gomez,

O carro ta bem abaixo do valor de mercado se os problemas forem só esses ta "otimo". É bom verificar se essa não é só a ponta do iceberg. Antes de pegar o carro é bom conversar com o proprietário e fazer uma verificação mais minuciosa na mecânica.
Uma dica... Quando tiver oportunidade de ver novamente o carro, antes de ligar retire a tampa do radiador e depois de partida no motor. Se jorrar um chafariz de água do radiador é que a junta do cabeçote esta queimada.

Sobre o consumo, o meu é automático e desregulado. rsrs

Boa Sorte!

Gomez
01/10/2013, 12:54
Valeu vou fazer isso.... retirara a tampa e ligar.

Minha tranquilidade é essa... fazendo direito e carro chegar a uns R$ 12.000 no total tá de bom tamanho.

O valor fica normal (pro mínimo) e o carro bem revisado e "arrumado".

Não tem carro deste ano que esteja perfeito ( se tivesse o dono não vendia rsrs)

Conversar com o proprietário é que é o problema:
O carro era de um medico que morava em Sampa e montou pra fazer trilha... não tinha tempo e acabou pedindo a mãe pra vender.
O meu Amigo ( que fiz "rolo" ) não andou no carro... A mãe dele fez uma negociação com a mãe do médico ( que confusão !!).
Resumo... é quase um carro sem dono rsrs ( pelo menos pra perguntar algo).

Abraço,

Gomez
01/10/2013, 18:18
Rapaz...

Fiquei preocupado.

Passei no Carro , tirei a tampa do radiador , liguei ... deixei o carro ligado por 5 minutos...
nem a agua esquentou direito.... só um pouquinho de espuma.

Tá com ventoinha pressa.... e sem VT provavelmente.

abraço,

Rainer 89
01/10/2013, 23:53
Gomez,

Se não jogou água pra sima ta otimo... Provavelmente a junta esta boa.
Se o motor pega no estalo, a marcha lenta fica estável depois de alguns minutos ligado, não faz fumaça de óleo e a junta do cabeçote esta boa. Sinal que de motor o carro ta legal.
A VT é coisa barata paguei R$:45 na da D10 peça original da GM. Da até pra achar por menos.
Só coloca VT depois de estar com o termômetro.

Att,

Iuri Pereira
04/10/2013, 10:12
Srs,

Tenho dúvidas sobre a caixa de expansão do radiador. Um "experiente mecânico" da robauto me disse que ela é desnecessária, que eu poderia tirar e jogar fora. Como já sou calejado por esses 'experts' deixei a caixa lá, intacta quando troquei meu radiador.
Hoje eu vejo que a caixa funciona quase diariamente, tem dias que quando eu chego em casa ela está cheia de líquido e quando pego o carro de manhã já está na metade.
Conheço o princípio do seu funcionamento, a dúvida é: se o radiador joga água pra ela é sinal de superaquecimento?
No manual do carro recomenda-se completar o aditivo somente através da caixa e nunca diretamente pela tampa do radiador. Vocês seguem essa orienteação?

Rainer 89
04/10/2013, 13:26
Iuri,

Esses "mexanicos" profissionais contam cada uma...

O reservatório de expansão é para receber mesmo a água do radiador, devido a expansão quando aquecida.
Se o nível do compartimento só ficar variando quando o carro esquenta e esfria esta tudo Ok. Eu tenho verificado o nível d'água no radiador e no compartimento. Mas já constatei que se o sistema estiver em ordem da para verificar só no compartimento, como é recomendado no manual.

Mas se o carro estiver com problemas da para ver alguns sintomas pelo compartimento de expansão. São estes:

- O nível do compartimento sobe quando quente e depois não baixa. Provavelmente é a mangueira de dentro do compartimento que esta frouxa ou rompida.
- O C.E. joga água para fora com motor ligado ou logo apôs desligar (Tem uma mangueira que sai do C.E. e vai para dentro do paralama do lado do motorista, a água deve sair por ela). Isso é sinal de super aquecimento, o fluido "ferve" e vai para o compartimento que não suporta o volume e extravasa o fluido. É muito comum isso acontecer depois de desligar o carro, quando a água para de circular pelo sistema a "temperatura sobe" ai acontece o "super aquecimento". Isso só acontece quando o motor está de fato muito quente (marcador acima da metade), para evitar que isso aconteça jogue uns 2L de água por fora do radiador antes de desligar o carro. (Pode ser confundido com o próximo.)
- O liquido no C.E. "borbulha" quando o motor é desligado. Isso vai acontecer sempre que desligar o carro, depois de algum tempo ligado, independente da temperatura. É causado por entrada de gases no sistema de arrefecimento. Pode ser junta de cabeçote queimada, cabeçote e/ou bloco empenado, cabeçote com rachadura ou trinca.

Att,

Ed 4x4
04/10/2013, 15:19
Rainer 89

No meu carro já aconteceu, umas 3 vezes, mas espaçadamente, daquele mangote curto que sai do motor ao radiador passando pela válvula termostática dele murchar encostando as paredes. Na última vez que isto aconteceu retirei a tampa do radiador e vi que estava seco, saiu a pressão, a mangueira estufou novamente, troquei a tampa e não voltou a acontecer mais, por enquanto. Isso é sinal de algum problema? Será que era a só a tampa?

Obrigado pela sua participação sempre ativa!

Suzuki Sidekick, 93/94, 5D, 1.6, 16v, automatico

Rainer 89
05/10/2013, 01:17
Ed,

Esse problema eu nunca vi.... Fiquei bem intrigado com ele, acho que pode estar relacionado com uma perda de água pela tampa ou alguma coisa assim mas não sei ao certo o que pode ter acontecido, é só palpite.
Se o problema parou é um bom sinal.
Fica atento se não vai acontecer de novo e aos sintomas que falei na outra postagem.

Att,

Palavro
24/09/2015, 16:51
Preciso de ajuda .
Alguém sabe onde consigo o sensor de temperatura da água do motor Suzuki Sidekick 1.6 16v 1995 ? Grato

joselucaspb
19/01/2018, 09:39
P.S.

Sobre valvula termoestatica. Tem quem rode sem mas não aconselho, o carro bebe ainda mais e desgasta muito o motor rodar a baixo da temperatura ideal. No meu coloquei a valvula da D10 que abre na mesma temperatura 82ºC ou 180ºF (a original da GM a temperatura esta em ºF). Sem problemas até o momento. O motor não roda tão frio e a temperatura não sobe de mais.


rainer por um acaso teve que fazer alguma adaptação o meu é um 93 tambem preciso trocar a minha valvula, voce mesmo troucou é so tirar os parafusos tirar uma e coloca a outra simples assim? obrigado

Juliano Salmar
16/05/2018, 20:39
Olá Rainer

Não sei quão antiga é a sua postagem sobre o aquecimento do vitara/sidekick, mas o problema relacionado continua atual.

Tenho um sidekick JX 16V - 1995 que após uma excursão à Pedra Grande (Atibaia SP) queimou a junta do cabeçote entre as duas câmaras centrais.

A SUZUKAR tem sido meu salva-vidas. Quem estiver querendo comprar para-choques originais de vitara/sidekick pode me escrever, pois troquei os meus por metálicos. Escreva para julianosalmar@gmail.com

Um abraço e obrigado.



Ola Pessoal,

Estou abrindo este tópico para tirar algumas duvidas sobre o sistema de arrefecimento do meu Sidekick 1.6 16v. Andei pesquisando e lendo bastante no fórum a respeito deste assunto. Bom... Se a um consenso em tudo que eu li é que este carro, este motor, tem sérios problemas de super aquecimento.

Espero poder ajudar a outras pessoas então vou postar algumas coisas que aprendi do assunto, depois boto minhas duvidas.

Ai vão algumas coisas que peguei num manual de manutenção, em inglês, e andei descobrindo aqui no fórum.

Motivos que podem causar super aquecimento.

- Radiador sujo, tanto por dentro quanto por fora, Qualquer tipo de restrição no fluxo de água ou de ar podem trazer problemas.
- Vazamentos na tubulação de água.
- Tampa do radiador defeituosa.
- Problemas com a ventoinha mecânica. Problema recorrente devido ao sistema de acoplamento viscoso.
- Válvula termostática defeituosa (não abre).
- Bomba d'água "sem pressão".
- Junta de cabeçote queimada
- trincas no cabeçote
"As que mais me surpreenderam."
- Ponto de Ignição desajustado.
- Correia dentada fora do ponto ou ruim.
- Óleo fora da especificação.
- Sistema de exaustão com restrição na vazão.
"Por ultimo uma que não consegui traduzir direito. seria algo como:"
- Medidor de temperatura impreciso. (Inaccurate temperature gauge.) "Acredito que esteja relacionado ao medidor de temperatura da injeção eletrônica."

Outras coisas que descobri.

Lendo aqui no fórum descobri que este carro tem um sistema que quando o termómetro "marca no vermelho" a ventoinha do A.C. liga para abaixar um pouco a temperatura.
Existem tres sensores de temperatura no "compartimento" da válvula termostática. Um é da injeção eletrônica, ou outro do medidor do painel e o ultimo é um misterio para mim. Quando desconectei o fio deste a ventoinha do A.C. disparou imediatamente. Seria este dispositivo que faz a ventoinha disparar quando a temperatura fica muito alta? Seria um "cebolão" da ventoinha?

Agora vou as minha duvidas.

Como quase todo proprietário de Vitara ou Sidekick, já tive sérios problemas de super aquecimento. Já tive que fazer o cabeçote mais de uma vez. Bom... Com isso fiquei meio traumatizado. E estou me empenhando ao maximo para não esquentar de mais o motor. Apesar do carro estar trabalhando até abaixo da temperatura no momento pretendo fazer umas adaptações para ter uma margem de segurança, principalmente em uso mas pesado.
Andei tendo umas ideias. Uma delas é colocar um termómetro digital e ligar uma ventoinha, no caso a do A.C. num botão no painel. Outra ideia que tive é trocar este suposto "cebolão" da ventoinha por um que "dispare" a uma temperatura maior. Alguém por aqui já fez alguma destas adaptações?

Mais uma duvida.
Estou andando sem a válvula termostática, o que não é nada bom pro consumo do carro. Pretendo colocar uma alternativa no lugar. Descobri num manual de manutenção espanhol que a válvula original do carro começa a abrir aos 82ºC e abre completamente aos 95ºC (Temperatura ideal de trabalho do motor) tendo a abertura de 8mm. Sei que tem sido bastante usada a válvula do Uno 1.3 que abre a 82º. Alguém tem ideia a que temperatura esta abra completamente e quanto ela abre?

Agradeço dês de já qualquer contribuição. E espero que minha postágem seja útil para mais alguém.

Saudações
Rainer Holzer

Juliano Salmar
02/06/2018, 07:59
Bom dia Rainer 89:

Tenho um suzuki sidekick 95 16V. Gostaria de trocar algumas dúvidas com vc.
Por exemplo....qual líquido de arrefecimento a suzuki recomenda

Simone camposcc
14/03/2019, 08:30
Bom dia Rayner... Aqui quem fala é a Simone do gp suzukeiros. Tenho um Sidekick igual ao seu até na cor... Tô com um problemão aqui e às vezes vc pode me ajudar. Moro em Friburgo e tô na dificuldade de conseguir... Meu carro deu problema no radiador comprei um pelo mercado livre só q é menor pois é do Vitara e o do Sidekick é um pouco maior.... Vc conhece alguma loja ou site que venda ou faça reparo em radiador do Sidekick 94 automaticamente?
Desde já agradeço, Simone

Simone camposcc
14/03/2019, 08:31
Bom dia Rayner... Aqui quem fala é a Simone do gp suzukeiros. Tenho um Sidekick igual ao seu até na cor... Tô com um problemão aqui e às vezes vc pode me ajudar. Moro em Friburgo e tô na dificuldade de conseguir... Meu carro deu problema no radiador comprei um pelo mercado livre só q é menor pois é do Vitara e o do Sidekick é um pouco maior.... Vc conhece alguma loja ou site que venda ou faça reparo em radiador do Sidekick 94 automaticamente?
Desde já agradeço, Simone