Ver Versão Completa : contra-peso anti-vibração da ranger.
Olá..boa tarde....gostaria de saber se alguem pode me explicar a funçao desse contra-peso anti-vibração da ranger que fica acoplado proximo a caixa de tração, pois a minha 2001 tem essa peça e parece estar frouxa, ...se isso é normal ou tem algum problema? ....se existe ajuste a fazer na mesma ?
Edintruder
06/06/2012, 18:14
É assim mesmo. Na minha quando desconfiei que fazia barulho, passei umas voltas de borracha para dar uma afirmadinha no contra-peso. Isso é um contra-peso dinâmico que teoricamente reduz vibrações por ressonância na CT. Encontras esse tipo de coisa nas Hilux modernas inclusive no escapamento delas.
BRAVOECONOVEMBER
06/06/2012, 18:28
No mais... se parece estar frouxa, aperta os parafusos!
opaa....legal....tentei saber junto a propria ford e nao sabiam me dizer nem qual era a peça que eu estava falando...achei o maximo,,rsrs!!!
..mas...vlw galera ....agora ja tenho uma noçao do pq da peça!
se entendi direito...essa peça tem que ficar firme...nao pode balançar...é isso?
Edintruder
07/06/2012, 13:12
Negativo. Essa peça precisa balançar sim. Ela trabalha frouxa. Na minha coloquei um pouco de borracha pois eu acreditava que estava fazendo barulho, e na verdade o ruído vinha do escapamento. Porém deixei com a borracha. Outra vez andei um bom tempo sem esse contrapeso, mas coloquei pois se foi previsto no projeto, alguma serventia tinha que ter.
Depois me dei de conta que por se tratar de caixas de alumínio que não suportam trabalhar com vibrações excessivas, então entendi que esse balanceador dinâmico serve para absorver grande parte das vibrações e eliminar muitas ressonâncias em vez de deixar essas vibrações irem para as caixas de transferência e marchas.
BRAVOECONOVEMBER
07/06/2012, 13:57
Na minha não é frouxo. Não bate. Tem somente a flexibilidade da borracha. Pra amortecedor de massa não pode ter folga, senão não ajuda. A massa acrescentada ajuda a mudar o modo e a frequencia de vibração natural, evitando a ressonância, e amortecer vibrações pela massa em si.
Alumínio não tem limite de vida infinita à fadiga, então...
Em suma, é a explicação do efeito que o Edin descreveu aí.