PDA

Ver Versão Completa : Caixa de transferencia F1000 4x4

Ramon Pires
05/06/2012, 21:42
Esses tempos abri a caixa de transferencia da F1000 pra ve como tava por dentro, bem na verdade pra ver como era...
mas enfim montei de novo!!!! Dai tinha um probleminha na bomba de óleo dela, tinha trancado e quebrou a trava...
Tirei umas fotos e resolvi por no forum para quem nao conhece ver como é!!!

35166635168935169035168835166735166835166935167035 16713516723516733516743516753516763516783516793516 80351682351685351687

Pra te uma idéia de como é a CT por dentro!!

Ramon Pires
01/07/2012, 17:36
A bomba de óleo trancou no eixo, deve ter escapado o caninho do pescador e girou junto, arrancacando a trava que apoia na carcaça da caixa, entao fiz uma trava mais forte, mas nao sei se a bomba vai funcionar direito, por que deu desgaste... e ela joga óleo la na reduzida, é muito importante...
Entao vem a pergunta, onde encontrar essa bomba?

Waldir Carlos
01/07/2012, 17:52
Ôpa, Ramon! As imagens ajudam muito. Mesmo um leigo como eu, começa a entender um pouquinho. Minha contribuição [fotos tiradas na manutenção de entrega/compra da minha F-1000, em agosto do ano passado:

https://lh3.googleusercontent.com/-8ns1VXEuU2g/T25ScnfmzYI/AAAAAAAABjs/0uaJTo3Yxa8/s720/CIMG0823.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-gLbm0V7L0LU/T25STI6y3_I/AAAAAAAABjc/jFGAYJJfsvg/s720/CIMG0825.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-kb_cz-3UdiI/T25SpQ1B6wI/AAAAAAAABj8/Y7-TFypsPXk/s720/CIMG0826.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-Qs_i2cMEVyg/T25SbZR3CRI/AAAAAAAABjk/78teOO2JAQc/s720/CIMG0824.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-elll7MpZBDY/T25So73lkCI/AAAAAAAABj0/oMQK-U9Pcp0/s720/CIMG0827.JPG

EDIT: Não sei onde encontrar a bomba de óleo. Logo, aparecerá alguém para ajudar.

[]s

Ramon Pires
01/07/2012, 18:06
Ta circulada ali...
A tua ta original a trava...356586356587

Ramon Pires
01/07/2012, 18:12
Um dos garfos é de plastico, na minha os 2 sao de aluminio..
Quando tava em alta a alavanca tinha uma vibraçao, era a bomba que tava girando junto, dai quando arrumei ela, parou aquela vibraçao... e se falta oleo la naquelas reduçao, pensa a m.. que da... ela joga o óleo por dentro do eixo la p dentro, e ele volta e traz junto algum farelinho de ferro q sai das peças...por isso que tem uma penerinha na ponta....

Tio Eddie
01/07/2012, 19:59
Ramon,

No Brasil nunca achei peças para esta CT, mas aqui tem...

Early Bronco Restoration Full Size Bronco Restoration Classic Ford Bronco Parts For Sale (http://www.broncograveyard.com)

[]s

Ramon Pires
01/07/2012, 20:18
Bah, me apavorei com o preço do motor da reduzida e 4x4...Da p troca um por ano la...
ja aki é uma facada... Eita brasil...

cataclism2
04/07/2012, 09:22
Ramon, é meio longe aí da tua cidade, mas aqui em Caxias/RS tem uma mecânica excelente pra linha diesel, principalmente Ford. Eles lidam muito bem também na gasolina, claro (fizeram toda caixa da minha Explorer lá, recentemente).

Se tu continuar no vácuo de informações, experimenta ligar lá. O proprietário é o sr. Renato, mas os demais mecânicos são tudo guasca no assunto, também; o que mais aparece lá é motor e caixa de caminhonete diesel. ;-)

Eu sei que eles têm um bomf fornecedor de peças em Farroupilha, mas não sei quem é.

Mecânica Lorange=> (54) 3229.2046

Edintruder
04/07/2012, 12:57
Esse manda para o Brasil.
U$59,88 + 47,15 = U$107,03.

BW1356 TRANSFER CASE 9-PIECE PUMP KIT '87-'97 FORD F-SERIES & BRONCO | eBay (http://www.ebay.com/itm/BW1356-TRANSFER-CASE-9-PIECE-PUMP-KIT-87-97-FORD-F-SERIES-BRONCO-/230686345241?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item35b5fa4819&vxp=mtr#ht_1675wt_700)

Ramon Pires
04/07/2012, 13:01
Ramon, é meio longe aí da tua cidade, mas aqui em Caxias/RS tem uma mecânica excelente pra linha diesel, principalmente Ford. Eles lidam muito bem também na gasolina, claro (fizeram toda caixa da minha Explorer lá, recentemente).

Se tu continuar no vácuo de informações, experimenta ligar lá. O proprietário é o sr. Renato, mas os demais mecânicos são tudo guasca no assunto, também; o que mais aparece lá é motor e caixa de caminhonete diesel. ;-)

Eu sei que eles têm um bomf fornecedor de peças em Farroupilha, mas não sei quem é.

Mecânica Lorange=> (54) 3229.2046

Beleza, vou entrar em contato!!!
Abçs...

Alessandro,
05/07/2012, 10:38
Galera, estou com problemas com a minha CT.
O câmbio da Explorer automática é exclusiva, mas a CT é a mesma da Ranger. Não sei se é a mesma da F1000.

Está vibrando e com folga no eixo que sai pro cardã traseiro. Além disso, por duas vezes ocorreu de destracionar quando eu estava a mais de 110 km/h e em declive, ou seja, com o pé fora do acelerador. O carro tem vibrado acima de 90 km/h, como se fosse roda desbalanceada.

Hoje fui ao mecânico e disse que o destracionamento pode ser por conta das planetárias, mas só abrindo para verificar. Ele me mostrou uma outra CT que estava aberta na oficina, e pelo que entendi, seria a engrenagem responsável pela high e low. Essa peça, devido a vibração estaria escapulindo das outras engrenagens provocando a falta de força e barulho de dente se atritando.

A folga no eixo, pelo que pude ver nas fotos acima, seria apenas desgaste de rolamento, correto?

Esse trabalho do Ramon, me atiçou a abrir a minha CT, mas se houver alguma engrenagem com pouco mas importante desgaste, por falta de experiência no assunto, temo em não saber identificar.

Edit: Agora acabo de formular uma teoria para o problema. :news-coffee:
Como o rolamento está provocando uma folga radial (ou para os lados) do eixo, pode tb afrouxar no sentido logitudinal do eixo (pra dentro e pra fora). Como a peça responsável pela engrenagem, fica em contato com a engrenagem da high por uma estreita parte dos dentes, talvez seja o rolamento que esta provocando o destracionamento.
Me fiz entender? :semideia.......ou compliquei? :screwy:

Ramon Pires
05/07/2012, 21:28
Galera, estou com problemas com a minha CT.
O câmbio da Explorer automática é exclusiva, mas a CT é a mesma da Ranger. Não sei se é a mesma da F1000.

Está vibrando e com folga no eixo que sai pro cardã traseiro. Além disso, por duas vezes ocorreu de destracionar quando eu estava a mais de 110 km/h e em declive, ou seja, com o pé fora do acelerador. O carro tem vibrado acima de 90 km/h, como se fosse roda desbalanceada.

Hoje fui ao mecânico e disse que o destracionamento pode ser por conta das planetárias, mas só abrindo para verificar. Ele me mostrou uma outra CT que estava aberta na oficina, e pelo que entendi, seria a engrenagem responsável pela high e low. Essa peça, devido a vibração estaria escapulindo das outras engrenagens provocando a falta de força e barulho de dente se atritando.

A folga no eixo, pelo que pude ver nas fotos acima, seria apenas desgaste de rolamento, correto?

Esse trabalho do Ramon, me atiçou a abrir a minha CT, mas se houver alguma engrenagem com pouco mas importante desgaste, por falta de experiência no assunto, temo em não saber identificar.

Edit: Agora acabo de formular uma teoria para o problema. :news-coffee:
Como o rolamento está provocando uma folga radial (ou para os lados) do eixo, pode tb afrouxar no sentido logitudinal do eixo (pra dentro e pra fora). Como a peça responsável pela engrenagem, fica em contato com a engrenagem da high por uma estreita parte dos dentes, talvez seja o rolamento que esta provocando o destracionamento.
Me fiz entender? :semideia.......ou compliquei? :screwy:

Opa, te digo uma, mete a chave nela, ai tem recurso p arruma, deve ter ficado em ponto morto pq a peça que faz a mudança de high, neutro e low deve ta com folga no garfo, planetaria nao é, aquilo ali se chega folga moe tudo, agora o rolamento deve ta pifado tambem, e é bom arruma logo antes que de desgaste em mais peças...
E nao é muito dificil de monta...

Edintruder
05/07/2012, 23:52
O desloccamento interno dos garfos fica em 22mm entre high e low e 17mm 4x4 e 4x2. a folga deveria ser muito grande para movimentar até o centro do movimento (11mm) para chegar em N. Pode ser uma soma de fatores. Desgaste nas guias de nylon do trambulador, mas folga em rolamentos, mais alguma trava quebrada. Eu aposto que seja esse o problema, algum anel trava quebrado. Ocorreu isso no eixo de saída dianteira da CT na minha ex-Ranger.

Manda abrir a CT, mas por favor, NÃO TROCA A CORRENTE! Não caia no conto do vigário de corrente com folga.
Pode ser cruzeta ruim do cardam, o que causa muita vibração. Cuidado com a vibração que causa quebras na carcaça da caixa de marchas e CT.

Alessandro,
06/07/2012, 07:57
Ramon, valeu pela força!

Edintruder, vou me lembrar das recomendações.
Agora é que reparei a sua assinatura. Vou comentar com a D. Patrôa.

Agora já tenho programa para esse fds. Amanhã começo.
Neste fds inicio a desmontagem. Se fizer cáca, levo o balde de peças ao meca que já contactei. hehehe...

Ramon Pires
06/07/2012, 10:29
Ramon, valeu pela força!

Edintruder, vou me lembrar das recomendações.
Agora é que reparei a sua assinatura. Vou comentar com a D. Patrôa.

Agora já tenho programa para esse fds. Amanhã começo.
Neste fds inicio a desmontagem. Se fizer cáca, levo o balde de peças ao meca que já contactei. hehehe...

Tira fotos p gente ve!!!
Boa sorte!!!

Edintruder
06/07/2012, 13:15
Alessandro, olha esse vídeo que eu fiz antes de mexer na CT.
A CT da explorer é igual à da F1000, apenas os eixos são mais finos e ela é um pouco mais estreita. Mas o funcionamento interno é exatamente o mesmo dessa aí.

Problemas com tração elétrica F1000 Ranger e Explorer / Como funciona - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=n92vw-d9JxA&feature=plcp)

Alessandro,
06/07/2012, 22:29
Poxa, muito bom!!!
Valeu Edintruder.

Ramon Pires
06/07/2012, 23:13
Ta mas todo mundo quer mexer na caixa de tranferencia, mecanizar e nao sei oq, mas o porque do motorzinho se emburra e nao funciona quando precisa ninguem sabe... mas na minha ele funciona... Vamo faze tipo uma enquete pra ve se descobrimos o motivo pelo qual ele nao funciona quando mais se precisa...

Edintruder
07/07/2012, 01:32
Ramon, tem coisa na eletrônica desse módulo que não descobre nem com bolas de cristal! A maior parte dos problemas é falta de contato ou problemas com o chicote do motor por causa de anos de vibrações e sujeira. Depois começa com problemas nos relés e chicotes do painel. Por último tem problemas nos botões. Mas achar um defeito entre muitas possibilidades é muito complicado. Por isso é muito mais fácil mecanizar!

Waldir Carlos
07/07/2012, 12:35
Na EFE, depois que mandei revisar [o eletricista fez o ponto-a-ponto, desde o painel e limpou os "contatos"], raramente falha. Tipo, aciono [para testar] dez vezes; falha UMA. Às vezes, duas. Sim, habitualmente aciono o 4x4.

[]s

Ramon Pires
07/07/2012, 14:25
Esse manda para o Brasil.
U$59,88 + 47,15 = U$107,03.

BW1356 TRANSFER CASE 9-PIECE PUMP KIT '87-'97 FORD F-SERIES & BRONCO | eBay (http://www.ebay.com/itm/BW1356-TRANSFER-CASE-9-PIECE-PUMP-KIT-87-97-FORD-F-SERIES-BRONCO-/230686345241?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item35b5fa4819&vxp=mtr#ht_1675wt_700)

Bah, que coisa, la tem tudo mesmo!!!!

Ramon Pires
07/07/2012, 14:47
Bom, acabando ja com nossa enquete, nao que seja o problema de todas, mas no caso foi oq aconteceu na minha, o fato é que tem um retentorzinho onde passa o eixo que faz o acionamento da 4x4 e da reduzida, e o motorzinho fica acoplado em cima dele, dai a molinha que da pressao nele fica fraca e mina oleo p dentro do motor e dai nao da o contato no induzido dele... Simples nao? Salientando q pode ser q em outros casos seja outras coisas, mas no meu caso foi isso... e desde quando eu abri a CT e dei um grau no retentor nunca mais encomodou, exeto uma vez q arrebentou um fio do chicote... entao é isso, ah, e esse retentor nao axa nem na Ford p compra, mas qualquer coisa tenho a medida dele...

Alessandro,
07/07/2012, 23:24
No meu caso o acionamento da CT nunca falhou, mas as vezes demora uns segundos.
hoje me ocupei em montar uma rampa pra travalhar sob a Explorer. Amanhã boto a mão na graxa.

Rodrigo Baratti
08/07/2012, 09:53
Pessoal,

Qto ao problema no motor da cx de transferencia.
O Edin está montando um sistema manual, mas recentemente a Enfer lançou um acionador para Ranger e Troler que deve dar certo nas nossas Efe's.

357882

Alguem tem mais informações?

[]'s

BRAVOECONOVEMBER
08/07/2012, 10:52
Interessante mas cabo teleflex de torção não tem fama muito boa.eu arriscaria um esquema sedes mas mantendo as luzes indicadoras de painel.

Edintruder
08/07/2012, 17:07
Como aciona esse kit?

Alessandro,
15/07/2012, 21:08
O desloccamento interno dos garfos fica em 22mm entre high e low e 17mm 4x4 e 4x2. a folga deveria ser muito grande para movimentar até o centro do movimento (11mm) para chegar em N. Pode ser uma soma de fatores. Desgaste nas guias de nylon do trambulador, mas folga em rolamentos, mais alguma trava quebrada. Eu aposto que seja esse o problema, algum anel trava quebrado. Ocorreu isso no eixo de saída dianteira da CT na minha ex-Ranger.

Manda abrir a CT, mas por favor, NÃO TROCA A CORRENTE! Não caia no conto do vigário de corrente com folga.
Pode ser cruzeta ruim do cardam, o que causa muita vibração. Cuidado com a vibração que causa quebras na carcaça da caixa de marchas e CT.No caso da Explorer, entre o 4x2 e N o deslocamento do garfo é de apenas 7 mm.
Abri minha caixa e verifiquei que realmente havia folga nos rolamentos, como eu supunha, mas tb verifiquei que uma das buchas que ficam nas pontas do garfo está ausente. Havia muito farelo de material claro, certamente oriundo dessa bucha.

A fim de facilitar a pesquisa de alguém interessado neste assunto relacionado á Explorer, vou abrir um tópico específico, já que percebi várias diferenças entre as CT das F1000 e Explorer.

Rodrigo Baratti
17/07/2012, 15:26
Como aciona esse kit?

Mandei um email a Enfer perguntando sobre o sistema de acionamento e se funcionaria na F-1000.
Resposta: " o kit foi desenvolvido para Troler e alguns usuários instalaram em Ranger, na F-1000 nunca instalamos."
Não esclareceu muita coisa.

Pelo jeito só pegando uma caixa e testando em algum revendedor.

[]'s

Ramon Pires
17/07/2012, 17:23
Mandei um email a Enfer perguntando sobre o sistema de acionamento e se funcionaria na F-1000.
Resposta: " o kit foi desenvolvido para Troler e alguns usuários instalaram em Ranger, na F-1000 nunca instalamos."
Não esclareceu muita coisa.

Pelo jeito só pegando uma caixa e testando em algum revendedor.

[]'s

O bom era por a original mesmo, que é dimensionada para o veiculo, ou uma q fosse bem parecida...

Claudio Maggioni
17/07/2012, 18:56

Pode ser cruzeta ruim do cardam, o que causa muita vibração. Cuidado com a vibração que causa quebras na carcaça da caixa de marchas e CT.

Pessoal, vcs poderiam me informar qual o oleo recomendado para esta tcase??

Abraços

Ramon Pires
17/07/2012, 21:54

Abraços

Mas pelo que li em manuais de Caixas de traçao se usa oleo ATF, que eu saiba é esse na da f1000. da explorer como foi citado no outro tópico e sa S10 tambem... logo nas demais tambem deve ser...

Rodrigo Baratti
18/07/2012, 19:33
O bom era por a original mesmo, que é dimensionada para o veiculo, ou uma q fosse bem parecida...

Sem duvida....o duro é achar.

[]'s

Ramon Pires
18/07/2012, 23:20
Sem duvida....o duro é achar.

[]'s

Tava lendo nuns post de quando o Edin tava pesquisando p compra uma caixa p dele e tinha uma resposta q da p importa dos EUA com frete e tudo por uns 900 a 1000 reais, derrepente vale mais a pena tenta traze de la do q paga uns 4000 em uma aki...
Claro q uma compra dessas é bem delicada p faze, teria q fala com alguem q ja comprou de fora, mas é possivel...

Rodrigo Baratti
28/07/2012, 13:54
Apareceu mais uma opção para acionamento manual.

EMT CARRARO (http://www.emtcarraro.com.br/4x4carraro/index.htm)

O site nào tem muita informação, mas já divulgam para uso em F1000 tb.
Mandei um e-mail pedindo detalhes.

[]`s

Tio Eddie
28/07/2012, 16:54

Abraços

TCase da F-1000 usa ATF !

Rodrigo Baratti
30/07/2012, 14:11
Pergunta e resposta do fabricante:

Olá,

Vi a propaganda na M4is Off Ro4d sobre o acionador manual da 4x4 pra F1000, Troler, Explorer e Ranger e fiquei interessado, porém no site não tem nenhum detalhe.

Eu e alguns amigos temos F1000 4x4 e não temos muitas opções desse tipo de equipamento.

Vcs poderiam me passar mais informação desse kit, do que ele é composto?
Qual o principio de acionamento (alavancas, cabos,...)?
Qual a diferença do acinador para os diferentes veiculos (F1000, Ranger, Troler,...)?
Onde ficaria o acinador dentro da cabine da F1000?
Vcs teriam fotos detalhadas?
E por fim o preço e condições de pagamento?

Fico no aguardo e obrigado.

Rodrigo Baratti

Bom dia Rodrigo.

Caro colega ,infelizmente no momento só estou fabricando p/ a linha Troller (como no anúncio) ,pois o modelo que abrangia F1000,Explorer e Ranger não estava com o engate muito preciso e duro.Estou com novo projeto em teste ,mas por enquanto

sem data p/ comercialização .

Logo que estiver totalmente testado e aprovado ,divulgarei.

Um grande abraço.

Carraro

Pelo jeto ainda não temos opções.
Tentei pesqusar em kit gringo, mas sinceramente não sei os termos em ingles.:pensativo:

[]'s

Rodrigo Baratti
30/07/2012, 15:54
Achei uma opção!!!

Super simples e nada pratica.
Sinceramente não acreditei e li todo o texto, vi os videos e as fotos.

Pra acionar o 4x4 ou a reduzida é só vc descer, ajoelhar na lama, enfiar o braço debaixo da pick up e acionar o The Shiftster (http://theshiftster.com/how-use-shiftster-users-guide).
Pronto seu 4x4 está tracionado e vc todo sujo!!!
Fala sério......devia chamar "Shitster"

[]'s descobri tb que a T-case manual o acionamento é bem diferente da eletrica.

Casa da transmissão4x4
30/07/2012, 16:07
Esse dai e otimo mesmo, principlamente se você estiver indo para um casamento na roça e a pick-up atola, então se você tiver de terno e só abaixar entrar debaixo do veiculo e engatar a tração para depois sair do buraco, apos sair e só entrar debaixo do viculo novamente para desligar, simples não ?..rs..

BRAVOECONOVEMBER
30/07/2012, 20:00
Não esqueçam que em caso de rodas livres tem que ir ali na frente engatar tb. Bem prático. Fiquei imaginando abrir uma janela no piso com uma tapinha...

Ramon Pires
30/07/2012, 20:08
Eu digo que nao precisa mexer, é só trocar ou apertar um pouco o retentor e nao encomoda, visto q é o oleo q entra dentro do motor q isola ele...

MARCELO TAGLIARI
08/12/2012, 13:48
Eu digo que nao precisa mexer, é só trocar ou apertar um pouco o retentor e nao encomoda, visto q é o oleo q entra dentro do motor q isola ele...

ola boa tarde Ramon!!! me diz uma coisa a minha f1000b4x4 esta com um pequeno vazamento e quero dezamonta a caixa
pra trocar um retentor do cardan diantero e troca a junta ou amonta com cola oque for melhor!!!

eu queria saber se a alguma manha ou alguma trava misteriosa ou algun segredo na hora de amomtar???? grato se puder me ajudar

Kim
08/12/2012, 14:05
Caros!

Me ofereceram um eixo dianteiro completo da F1000 4x4 por 1.800,00.

Vale?

MARCELO TAGLIARI
08/12/2012, 14:37
caros!

Me ofereceram um eixo dianteiro completo da f1000 4x4 por 1.800,00.

Vale?

a kim na minha opniao num ta fora nao mas se manda menos acho que sai ahahah

e temq ue ver com esta a coroa e pinhao cruzetas seme eixo luva de seme eixo assim por indiante

Daniel.Shimomoto
08/12/2012, 22:05
Caros!

Vale?

Se estiver ok, eu acho que vale. Se não estiver ok, acho que vale também pois é uma peça rara, incomum mesmo.

Abs!!

xxxtripod
08/12/2012, 23:25
Caros!

Vale?

No minimo suspeito!!! Hehehe, eixo desse se tiver completo vale bem mais, compra e revende pros amigos hehehe!!! Abraços

Ramon Pires
09/12/2012, 00:45
ola boa tarde Ramon!!! me diz uma coisa a minha f1000b4x4 esta com um pequeno vazamento e quero dezamonta a caixa
pra trocar um retentor do cardan diantero e troca a junta ou amonta com cola oque for melhor!!!

eu queria saber se a alguma manha ou alguma trava misteriosa ou algun segredo na hora de amomtar???? grato se puder me ajudar

Quando desmontei a CT prestei bem atenção nas peças, dai nao teve erro na hora de montar denovo, mas p garantir pega um telefone ou uma camera e vai ``Cinegrafando´´ as partes, dai nao tem erro p monta denovo...
Quando montei a CX nao usei junta e sim silicone alta temperatura, nao deu um vazamento, o retentor quando abre a caixa vc bate ele de dentro p fora, dai tira sem estraga, tem 3 opções: leva numa loja q vende esse tipo de peça e axa uma parecida, ou faz uma peregrinação pelas concessionarias procurando, e no final, se alguma consegui vao pedi uns 80 pila por uma peçinha de 2 cm de diametro... no meu caso eu tirei uma molinha q da o aperto no retentor, dai fiz ela fica com um pouco mais de aperto, e usa a mesma... faz uns 2 anos q mexi nessa parte e nunca mais o motorzinho se emburro de nao quere funciona... Qualquer coisa prende o grito que sempre tem alguem q pode ajudar... Até.

MARCELO TAGLIARI
09/12/2012, 20:15
Quando desmontei a CT prestei bem atenção nas peças, dai nao teve erro na hora de montar denovo, mas p garantir pega um telefone ou uma camera e vai ``Cinegrafando´´ as partes, dai nao tem erro p monta denovo...
Quando montei a CX nao usei junta e sim silicone alta temperatura, nao deu um vazamento, o retentor quando abre a caixa vc bate ele de dentro p fora, dai tira sem estraga, tem 3 opções: leva numa loja q vende esse tipo de peça e axa uma parecida, ou faz uma peregrinação pelas concessionarias procurando, e no final, se alguma consegui vao pedi uns 80 pila por uma peçinha de 2 cm de diametro... no meu caso eu tirei uma molinha q da o aperto no retentor, dai fiz ela fica com um pouco mais de aperto, e usa a mesma... faz uns 2 anos q mexi nessa parte e nunca mais o motorzinho se emburro de nao quere funciona... Qualquer coisa prende o grito que sempre tem alguem q pode ajudar... Até.

blz Ramon grato pelas ideias e vou temta mecher depois eu relato tudo por aqui

xxxtripod
13/12/2012, 01:29
Seguinte, a minha pouco usei a tração, e quando usei, quebrei, e só fui arrumar agora, desmontei o motor, refiz uma bucha da tampa do motor, troquei escovas, engraxei com molikote, vedei com silicone, limpei os contatos, arrumei e isolei cada fio do chicote, e pronto, maravilha, nem se ouve o motorzinho trocando de 4x2-4x4-4x4 reduzido, não é assim tão difícil fazer tudo isso, as RL's automática, o mecânico aqui disse se tiver bem revisada, engraxada (molikote) muito difícil dar problemas!! Bom vou começar a fase de testes mais pesados hehehe!!!

385253

BrunoDallanora2013
17/05/2014, 00:45
Ramom e o pessoal que já mexeu na CT da F1000 , sabem aqueles falges que sai da caixa de trasferencia sai um que pega a cruzeta do cardã dianteiro e outro do traseiro ! pois é alguem já colocou o flange ta traseira na dianteira ? o Edin me falou que é igual o encache só é maior por fora o traseiro pega um cruzeta maior e o dianteiro uma bem pequena !

minha duvida é se serve mesmo por que tenho uma espiga e luva de cardã novos para trocar só que a cruzeta é igual a da traseira se dese para por o flange da CT da traseira na dianteira ai ficava bem melhor ai a caixa ficaria com 2 luvas grandes

O Edin me disse que dava , mas ai queria tirar a duvida porque no catalogo ford só consta um tipo de flange que é o pequeno da dianteira ! se o pessoal não entender o que me refiro vou tirar uma fotos que ai todo mundo se entente melhor !

Edintruder
17/05/2014, 22:51
Bruno, os encaixes dos eixos de saída da CT são iguais. Pode inverter os dois sem medo. Na minha estão os dois iguais, e nos catálogos sempre que vi são iguais. Muda só nos diferenciais.

BrunoDallanora2013
17/05/2014, 23:06
Bruno, os encaixes dos eixos de saída da CT são iguais. Pode inverter os dois sem medo. Na minha estão os dois iguais, e nos catálogos sempre que vi são iguais. Muda só nos diferenciais.

ai que ta estranho o meu o traseiro a cruzeta é maior e o dianterio é pequeno! sera que foi trocado ? não aparenta , não descobri um numero se quer do flange para comprar outro , pois é no catálogo ford só marca um tipo de flange e pequeno !

agora é descobrir o traseiro para trocar na dianteira ! e por a espiga e luva grande do cardã ! vou porvidenciar fotos o flange traseiro pega uma cruzeta cz210 !

xxxtripod
18/05/2014, 20:23
ai que ta estranho o meu o traseiro a cruzeta é maior e o dianterio é pequeno! sera que foi trocado ? não aparenta , não descobri um numero se quer do flange para comprar outro , pois é no catálogo ford só marca um tipo de flange e pequeno !

agora é descobrir o traseiro para trocar na dianteira ! e por a espiga e luva grande do cardã ! vou porvidenciar fotos o flange traseiro pega uma cruzeta cz210 !

A minha é original, e o as flanges são de cruzetas diferentes, e no catalogo as cruzetas também são diferentes e de acordo com as que uso.

Spicer:
Cardan Traseiro usa: 5-160xs
Cardan Dianteiro usa: 5-273xs

Eixo Dianteiro 5-297x

São só esses três modelos usados de cruzetas na F1000

463222

BrunoDallanora2013
18/05/2014, 21:23
A minha é original, e o as flanges são de cruzetas diferentes, e no catalogo as cruzetas também são diferentes e de acordo com as que uso.

Spicer:
Cardan Traseiro usa: 5-160xs
Cardan Dianteiro usa: 5-273xs

Eixo Dianteiro 5-297x

São só esses três modelos usados de cruzetas na F1000

463222

bah que bela dica agora pode ser que eu encontre o flange traseiro ! não tava achando ! se souber o numero do flange da caixa traseiro decruzeta grande melhor ! , mas pelas medidas das cruzetas eu acho o flange !

Edintruder
18/05/2014, 23:39
No meu caso eu cmprei essa CT do Tiófinho sem os flanges.
Quando comprei não tinha indicação de diferenças. Os encaixes da CT são iguais, mas agora sei que tem tamanhos diferentes, pois para mim eram os dois iguais.

xxxtripod
19/05/2014, 10:17
No meu caso eu cmprei essa CT do Tiófinho sem os flanges.
Quando comprei não tinha indicação de diferenças. Os encaixes da CT são iguais, mas agora sei que tem tamanhos diferentes, pois para mim eram os dois iguais.

E essa sua contribuição Edin, valeu muito, quando for usar o D60, posso usar cruzetas maiores. Igual pra traseira, isso vai fortalecer bem. Abraços

Ramon Pires
20/05/2014, 20:25
Ramom e o pessoal que já mexeu na CT da F1000 , sabem aqueles falges que sai da caixa de trasferencia sai um que pega a cruzeta do cardã dianteiro e outro do traseiro ! pois é alguem já colocou o flange ta traseira na dianteira ? o Edin me falou que é igual o encache só é maior por fora o traseiro pega um cruzeta maior e o dianteiro uma bem pequena !

minha duvida é se serve mesmo por que tenho uma espiga e luva de cardã novos para trocar só que a cruzeta é igual a da traseira se dese para por o flange da CT da traseira na dianteira ai ficava bem melhor ai a caixa ficaria com 2 luvas grandes

O Edin me disse que dava , mas ai queria tirar a duvida porque no catalogo ford só consta um tipo de flange que é o pequeno da dianteira ! se o pessoal não entender o que me refiro vou tirar uma fotos que ai todo mundo se entente melhor !

Boenas, o Edin disse que da, eu p fala a verdade nao consegui nem tirar o flange da saida dianteira, que era uma chave 28mm, e nao tinha no momento, mas quanto a usar a mesma cruzeta e flanges do cardã traseiro nao sei se tem necessidade pois praticamente nao é usado a tração, e de mal a pior essas cruzetas dianteiras são as mesmas da traseira das f1000 antigas e aguentam p caráleo!!

Mas uma modificação que seria interessante e importante fazer é trocar as cruzetinhas do eixo dianteiro, que são bem caras se comparadas com as dos cardãs mas essas são praticamente impossiveis de serem trocadas...

BrunoDallanora2013
20/05/2014, 21:45
Boenas, o Edin disse que da, eu p fala a verdade nao consegui nem tirar o flange da saida dianteira, que era uma chave 28mm, e nao tinha no momento, mas quanto a usar a mesma cruzeta e flanges do cardã traseiro nao sei se tem necessidade pois praticamente nao é usado a tração, e de mal a pior essas cruzetas dianteiras são as mesmas da traseira das f1000 antigas e aguentam p caráleo!!

Mas uma modificação que seria interessante e importante fazer é trocar as cruzetinhas do eixo dianteiro, que são bem caras se comparadas com as dos cardãs mas essas são praticamente impossiveis de serem trocadas...

Ramon vou trocar o flange para por cruzeta maior não pela cruzeta e sim pela espiga do cardã que vai ser a mesma da traseira , não ia fazer isto mas acabei comprando errado e como já tenho as peças spicer e dão certo vou colocar , Mesmo quando não usamos a tração o cardã dianteiro trabalha junto com a suspensão para baixo e para cima e nomeu caso tem folga na espiga e ta fazendo barulho !

Ramon Pires
21/05/2014, 00:19
Ramon vou trocar o flange para por cruzeta maior não pela cruzeta e sim pela espiga do cardã que vai ser a mesma da traseira , não ia fazer isto mas acabei comprando errado e como já tenho as peças spicer e dão certo vou colocar , Mesmo quando não usamos a tração o cardã dianteiro trabalha junto com a suspensão para baixo e para cima e nomeu caso tem folga na espiga e ta fazendo barulho !

Mas a espiga tanto de um como de outro senão me engano é igual... o q muda é só o flange, o que vc poderia fazer para firmar o cardã é usar a espiga do meio da f4000 que tem mais ou menos um palmo e é estriada de fora a fora, ai sim firma, a minha era só uns 10 cm de estria, ai troquei a espiga por essa mais longa e ficou bem firme... Se vc for trocar tudo vai gasta um troco bom de peças pois vai o flange da caixa, a cruzeta e o flange do cardã, e até aqui nao resolveu o problema da folga ainda, mais a espiga, a luva, mais uma cruzeta e o flange do diferencial!!! E um monte de coisas, ai merecia até trocar o diferencial por um dana 46!!!

BrunoDallanora2013
21/05/2014, 17:05
Mas a espiga tanto de um como de outro senão me engano é igual... o q muda é só o flange, o que vc poderia fazer para firmar o cardã é usar a espiga do meio da f4000 que tem mais ou menos um palmo e é estriada de fora a fora, ai sim firma, a minha era só uns 10 cm de estria, ai troquei a espiga por essa mais longa e ficou bem firme... Se vc for trocar tudo vai gasta um troco bom de peças pois vai o flange da caixa, a cruzeta e o flange do cardã, e até aqui nao resolveu o problema da folga ainda, mais a espiga, a luva, mais uma cruzeta e o flange do diferencial!!! E um monte de coisas, ai merecia até trocar o diferencial por um dana 46!!!

a espiga que comprei medi ela e é bem mais comprida que que ta nela , eu acho até que vou ter que tirar um pedaçinho do cardã e ainda vai ficar perfeito !

Valdão
15/06/2014, 20:36
Alguém sabe se a caixa de transferência da f1000 97 é o modelo borg warner 1356??

Edintruder
15/06/2014, 22:11
Valdão, todas as F1000 usam essa CT, BW1356.

cjalmeida34
07/05/2017, 13:30
Pessoal a minha Milola entra nos 4x4, mas quando quero reduzida, aperto botão e nada ocorre, eletrecista disse que sai da chave, mas não sabe disser porque não engata. Alguém sabe algo que posso olhar ou exemplos que já tiveram com a reduzida que eu possa verificar?