PDA

Ver Versão Completa : tipo de óleo indicado para tracker 2008

joelvolpini
05/06/2012, 20:15
Boa noite, tenho uma tracker 2008. comprei há 15 dias, quero trocar o óleo, porém não achei ak o SL 20w50, apenas o Sj 20w50 que na embalagem diz ser para motores com mais de 100 mil km... achei o SL 15w40. Será que posso usar esse mesmo SL 15W40? o uso o SJ 20w50... qual a diferença... nem os vendedores sabem...

jonvas
13/08/2012, 12:50
Eu uso o shell 15X50.

Boa noite, tenho uma tracker 2008. comprei há 15 dias, quero trocar o óleo, porém não achei ak o SL 20w50, apenas o Sj 20w50 que na embalagem diz ser para motores com mais de 100 mil km... achei o SL 15w40. Será que posso usar esse mesmo SL 15W40? o uso o SJ 20w50... qual a diferença... nem os vendedores sabem...

jonvas
13/08/2012, 12:51
Ops, 15W50

Eu uso o shell 15X50.

fhilipe
13/08/2012, 15:30
tenta achar SL ou SM
Não acho uma boa idéia sair de 20w50 e ir pra 15w40 .... muitos dizem que sair de oleo grosso pra um mais fino nao é bom.
eu fiz o contrario ... usava só 5w30 agora uso 20w50 SL ou SM

rogeriomasih
13/08/2012, 19:52
qual o lubrificante recomendado pelo manual?

Rubens Linhalis
13/08/2012, 21:06
qual o lubrificante recomendado pelo manual?

Uso o Shell HX7 10w-40. Ate agora...muito bom.

gtavalanche
16/08/2012, 13:09
Aos 90.000KMs rodados utilizando o mesmo SL 5w30 que vem no carro original, nem penso em engrossar o óleo só quando começar a baixar que nessa quilometragem ainda não baixa nada...

CR!CO
22/01/2013, 13:38
Desenterrando o tópico.....
Tenho uma Tracker 2008 com quase 95000km.
Atualmente uso óleo F1 Master Plus SL 15w40 e esses dias notei que baixou aproximadamente 1L em 4000Km.
Será que hora de engrossar o óleo? Usar o SL 20w50?

Não percebi nenhum vazamento no motor.
Sou segundo dono, e peguei ela com aprox. 80000Km. Não sei qual óleo o antigo dono utilizava.

Agradeço desde já a ajuda do amigos do Forum.

CR!CO

jipezuki
22/01/2013, 17:38
Meu GV está com 126.000 KM, e desde q comprei uso 20w50 trocando a cada 5.000. Entre as trocas preciso completar + ou - com 1,5 litros de oleo.

rafaelgx
22/01/2013, 18:52
Idem.
Tambem sempre usei o 20w50 desde que comprei o Tracker. Não sei que óleo era usado anteriormente. Troco Óleo e filtro a cada 5k.

Meu GV está com 126.000 KM, e desde q comprei uso 20w50 trocando a cada 5.000. Entre as trocas preciso completar + ou - com 1,5 litros de oleo.

wbigal
22/01/2013, 19:02
Minha Tracker esta com 72000km e troco sempre o óleo e filtro a cada 7000km. Uso sempre o Castrol Magnatec 10W40 (sintético) e até hoje não baixou o nível do óleo. Comprei a viatura com 15000km e não sei qual óleo o antigo dono usava.

Abraço.

Rubens Linhalis
22/01/2013, 22:59
Bom.. como disse antes, uso o Shell HX7 10w-40. Troco de 5 em 5 mil.. junto com filtro.. e nao baixa oleo entre as trocas.. o carro tem 61mil km rodados, ano 2008.

Chuva
23/01/2013, 09:10
colquei o Mobil suv 5w30 e o carro ficou bem economico, nao baixa ou fuma. ta com 65kkm.

mas hj eu até iria de 10w40 (mais indicado pelas temperaturas tb) da mobil mais para a economia. É um de tampinha verde chamado econoflex.. dá para por em carro só gasolina sim! (apesar q no Brasil com os novos 25% de alcool isso é bem relativo... kkk).

Digo esse óleo da mobil pq coloquei na fielder 06 que não é flex e o carro começou a fazer 14/L.. claro que não piso.. e é automática!

Talvez valha o teste desse econoflex mobil 10w40 na tracker.. vai ser o proximo..

[ ]s

CR!CO
29/01/2013, 16:18
Depois de ler várias opiniões aqui postadas, resolvi trocar a marca e "modelo" do óleo da minha Tracker.
Optei pelo Shell Helix HX7 SM 10w40, mesmo sabendo que antes era um SL 15w40.
Vamos ver no dá essa troca, se vai continuar fazendo o famoso barulho, se vai continuar baixando o óleo e em quanto vai baixar.....

Vou postando aqui neste tópico minhas impressões sobre esta "mudança".

Sobre o barulho na metálico no motor: sempre quando troco o óleo ele diminui bastante logo após a troca, mas uns 1000km após a troca ele começa a se intensificar novamente. Vamos ver quanto tempo esse novo óleo "aguenta sem o barulho".

Abraço e obrigado a todos.

CR!CO

Azamba
28/04/2013, 23:31
Depois de ler várias opiniões aqui postadas, resolvi trocar a marca e "modelo" do óleo da minha Tracker.
Optei pelo Shell Helix HX7 SM 10w40, mesmo sabendo que antes era um SL 15w40.
Vamos ver no dá essa troca, se vai continuar fazendo o famoso barulho, se vai continuar baixando o óleo e em quanto vai baixar.....

Vou postando aqui neste tópico minhas impressões sobre esta "mudança".

Sobre o barulho na metálico no motor: sempre quando troco o óleo ele diminui bastante logo após a troca, mas uns 1000km após a troca ele começa a se intensificar novamente. Vamos ver quanto tempo esse novo óleo "aguenta sem o barulho".

Abraço e obrigado a todos.

CR!CO

Prezado CR!CO,

Como ficou a sua Tracker com a troca do modelo de óleo??

Comprei recentemente uma Tracker 07/08 com 63000 km rodados e estou muito contente. Troquei o óleo quando comprei e já rodei aproximadamente 1000 km. Uso óleo mineral API SL 20W50 (o mesmo modelo que o antigo dono usava) e ela baixou o nível nesse meio tempo, acredito que esteja baixando em torno de 1L a cada 4000 km.

Estou um pouco assustado com isso, embora no manual esteja escrito que é normal baixar até 0,8L a cada 1000 km (acho um exagero este valor).

Abraços!

Wantuil
29/04/2013, 07:28
Gente, só usava 10w40, já faz duas trocas que estou usando CASTROL ANTI-BORRA 20W50 SL, o carro virou outro o motor funciona muito macio. Troco a cada 7.000km, na hora da troca sempre ta faltando meio litro, super normal. Recomendo. Abraços

glsoledade
29/04/2013, 08:07
Prezado CR!CO,

Como ficou a sua Tracker com a troca do modelo de óleo??

Comprei recentemente uma Tracker 07/08 com 63000 km rodados e estou muito contente. Troquei o óleo quando comprei e já rodei aproximadamente 1000 km. Uso óleo mineral API SL 20W50 (o mesmo modelo que o antigo dono usava) e ela baixou o nível nesse meio tempo, acredito que esteja baixando em torno de 1L a cada 4000 km.

Estou um pouco assustado com isso, embora no manual esteja escrito que é normal baixar até 0,8L a cada 1000 km (acho um exagero este valor).

Abraços!

Achei 1l muito... tem vazamento ou ele está queimando tudo isto de óleo msm?

O meu troquei por 15W40 mineral, troquei aos 46m km e depois trocarei aos 51m km

Rubens Linhalis
29/04/2013, 08:36
Achei 1l muito... tem vazamento ou ele está queimando tudo isto de óleo msm?

O meu troquei por 15W40 mineral, troquei aos 46m km e depois trocarei aos 51m km

É.. um litro tambem acho muito. O meu, uso o Shell Helix HX7 10w40 , nao baixa nada de troca em troca, a cada 5 mil. Minha viatura é 2007/2008 com 65mil km .

Azamba
29/04/2013, 21:25
Pois então, a quilometragem da Tracker me parece original, tem as revisões marcadas no manual. Vazamento eu não notei, onde pode estar vazando óleo?

Também não notei cheiro de óleo ou fumaça. O motor está bem redondinho.

Azamba
29/04/2013, 22:32
Uma pergunta: entre o nível máximo e o mínimo da vareta da Tracker tem aproximadamente 1 litro?

Chuva
30/04/2013, 07:56
Olá Azamba,

Não sei se é exatamente essa relação, mas acompanhando esse tópico ontem fui dar uma olhada.

Meu nivel de óleo com aprox. 6mil km baixou do talo da vareta (ponto de cima) para o meio da vareta. O óleo é o 5w30 suv; ou seja, o carro "come" mesmo óleo; meu motor tb tá redondinho.

Então completei com pouco mais de meio litro que havia sobrado e ficou de novo no último ponto.

Por analogia TALVEZ se possa arredondar que de ponto a ponto na vareta seja mais ou menos 1 litro, mas seria melhor mais relatos.

Espero que ajude,

[ ]

CR!CO
30/04/2013, 11:59
Voltando com algumas percepções: Troquei o óleo pelo Shell Helix HX7 SM 10w40, num primeiro momento parecia ser melhor, mas depois de uns 1000kms meu motor aumentou aquele "barulho metálico" famoso das Tracker. Não tenho a menor noção do fazer agora.
Já usei o 15w40 e o 10w40. Acho que vou partir pro 20w50 pra ver da algum resultado diferente. Pois abrir motor não estou com vontade não. Pensei no tal Flush, mas ainda não tenho nenhum opinião concreta sobre o uso deste produto.
Se alguém tiver alguma idéia ou experiência pra falar aí, sinta-se a vontade.
Hoje meu carro está com 97-98000km.
Abraço.

Aurasil
09/07/2013, 22:45
Olá amigo. Sou proprietário de uma Tracker 2008 com 80 mil Km, e ao rodar por aproximadamente 2000 mil Km, ela acabou fundindo a parte de baixo do motor. Segundo informações do mecânico, o motor estava com a corrente do comando de válvulas e também o ponto de ignição adiantados para contornar o problema característico da Tracker: baixo torque em baixa rotação. Ainda na garantia, todo o processo de manutenção foi feito, mas alguns detalhes corrigidos por mim após muitas leituras, e vou postá-los aqui:
PRIMEIRO: GAP de velas inadequadas, ou seja, as velas que estavam no veículo era a BKR6E em vez da BKR6E-11. Isso provocava uma lentidão no motor em deslanchar quando se acelerava em rotações abaixo de 2000 rpm, ou seja, o motor amarrava quando se acelerava.
SEGUNDO: Parafusos das bobinas enferrujados. Causava queima inadequada do combustível em virtude da alta resistência elétrica nos contatos, que somado as velas inadequadas...
TERCEIRO: acredito que por receio, o mecânico deixou o motor com ponto de ignição atrasado. Isso provocava baixo torque em todas as rotações, mas principalmente em baixas. Nesse item, acredito poder ajudar o pessoal com as famosas batidas de lata do motor! Procurem ver o ponto de ignição, pois isso é sintoma de ponto adiantado que faz com que o motor bata pino justamente na faixa de rotação entre os 1500 e 2200 rpm! Antes de fundir, estava assim!
QUARTO: Vazamento no retentor do volante do motor. Esse problema ainda não corrigi, mas o consumo de óleo está em torno de 300 ml a cada mil Km rodados. O óleo utilizado é o HELIX HX 15w40 trocado a cada 10 mil Km. Abraço.

cadgcao00
10/07/2013, 01:55
pessoal quem aqui usa o top turbo 15w40 no GV/TRACKER??

Chuva
10/07/2013, 08:12
Olá amigo. Sou proprietário de uma Tracker 2008 com 80 mil Km, e ao rodar por aproximadamente 2000 mil Km, ela acabou fundindo a parte de baixo do motor. Segundo informações do mecânico, o motor estava com a corrente do comando de válvulas e também o ponto de ignição adiantados para contornar o problema característico da Tracker: baixo torque em baixa rotação. Ainda na garantia, todo o processo de manutenção foi feito, mas alguns detalhes corrigidos por mim após muitas leituras, e vou postá-los aqui:
PRIMEIRO: GAP de velas inadequadas, ou seja, as velas que estavam no veículo era a BKR6E em vez da BKR6E-11. Isso provocava uma lentidão no motor em deslanchar quando se acelerava em rotações abaixo de 2000 rpm, ou seja, o motor amarrava quando se acelerava.
SEGUNDO: Parafusos das bobinas enferrujados. Causava queima inadequada do combustível em virtude da alta resistência elétrica nos contatos, que somado as velas inadequadas...
TERCEIRO: acredito que por receio, o mecânico deixou o motor com ponto de ignição atrasado. Isso provocava baixo torque em todas as rotações, mas principalmente em baixas. Nesse item, acredito poder ajudar o pessoal com as famosas batidas de lata do motor! Procurem ver o ponto de ignição, pois isso é sintoma de ponto adiantado que faz com que o motor bata pino justamente na faixa de rotação entre os 1500 e 2200 rpm! Antes de fundir, estava assim!
QUARTO: Vazamento no retentor do volante do motor. Esse problema ainda não corrigi, mas o consumo de óleo está em torno de 300 ml a cada mil Km rodados. O óleo utilizado é o HELIX HX 15w40 trocado a cada 10 mil Km. Abraço.

Obrigado pelo ótimo relato Aurasil!!

chicok
11/07/2013, 15:19
Engraçado os comentários de que é normal a tracker baixar óleo. Já ouvi falar muito disso, mas comigo nunca aconteceu. Sempre está exatamente no mesmo nível após os 5000km. Acho que entre as duas marcas na vareta tem menos de um litro. Tirei o meu da oficina e estava um pouco abaixo da marca inferior. Completei com uma garrafa que tinha em casa e devia ter uns 800ml, e agora está meio cm acima da marca superior.

Uso o mobil api-sm 20w50. Recomendação do manual para temperaturas superiores a -10°, então é o que uso. Faz o barulho metálico de manhã, e até trocar os pneus pelos AT fazia 9,5km/l na cidade pelo menos.

Rubens Linhalis
11/07/2013, 17:49
...Completei com uma garrafa que tinha em casa e devia ter uns 800ml, e agora está meio cm acima da marca superior.

Amigo..

Acho que nao é bom o oleo esta acima do nivel maximo.

eder oliveira
11/07/2013, 18:48
engraçado é que minha tracker ao fazer a troca de oleo, rigorosamente colocando os 5.5 lts, fica uns meio centimetro acima do nivel maximo da vareta.

Chuva
11/07/2013, 19:32
Nossa, q coisa hein? Seria a vareta original passando do nível? Enfim, os 5,6l (contando com a troca do filtro) na minha sempre ficou a uns 5mm abaixo da marca de nível máximo. Se esse seu nível estiver certo (vareta), eu não tenho certeza, mas o óleo mais alto no motor não causaria algum problema durante a queima ou enxarcamento de alguma coisa?

eder oliveira
11/07/2013, 21:49
será que nivelando o oleo pelo ponto maximo da vareta e para isso ter que rodar com tipo 5,2 lts de oleo, causaria algum tipo de problema no motor a longo prazo?

chicok
12/07/2013, 13:30
Eu sei que não deve ficar acima. Falei que quando coloquei as 800ml ele subiu de um pouco abaixo da marca inferior para meio cm acima da marca superior. Depois é só abrir um pouco o bujão e deixar escorrer para voltar no nível. :concordo:

Chuva
14/07/2013, 15:57
Pesquisei e achei o seguinte: é arriscar demais ter óleo em excesso no cárter devido às consequências de uma lubrificação deficiente. Além disso o óleo poderá subir para a câmara de combustão onde queima de modo incompleto criando resíduos de óleo e de gasolina que não é nada recomendável para o motor.Este fenómeno que se produz naturalmente no decorrer do desgaste do motor e dos seus segmentos agrava-se com um nível de óleo demasiado elevado. O que provoca um consumo de óleo associado ao característico fumo azul e cria progressivamente a deterioração do motor, do catalisador e do filtro de partículas.Se o nível do óleo estiver muito alto (vários centímetros), pode provocar o chapinhar, formando espuma o que será suficiente para diminuir a pressão do óleo, pois a bomba começa a aspirar do carter uma mistura de óleo com ar. Esta diminuição de pressão pode danificar algumas peças sujeitas a grandes pressões, nomeadamente os bronzes da cambota. Em outros sites tb comentam sobre o encharcamento das velas quando o óleo em excesso passa pelos anéis. As velas encharcadas dificultam a combustão e o carro anda menos. Acho que é isso..

CR!CO
15/07/2013, 11:26
Voltei a usar o óleo F1 Master Plus SL 15w40, depois que o Shell Helix HX7 SM 10w40 não mudou em nada e até acho que aumentou o barulho do motor. Agora com o 15w40 novamente parece que melhorou um pouco novamente.
O que acho muito engraçado é que logo que troco o óleo, parece que melhora bastante o barulho, mas depois de alguns Kms já volta ao normal.

Outro dúvida que já apareceu por aqui, mas que não tive muitas informações foi sobre o tal Flush para limpar internamente o motor.
Alguém já fez? Pois estava pensando em fazer pra ver se melhora esse "barulho" no motor.
Me falaram em passar o Flush 2x seguidas no motor pra tirar qualquer detrito que possar ter se soltado e depois entupir alguma coisa e piorar a situação.
Aguardo as opiniões de quem já utilizou.

cadgcao00
15/07/2013, 15:08
E sobre o uso de oleo para motores a diesel (top turbo 15w40 )na GV/TRACKER. Alguem tem algo a disse?

Chuva
15/07/2013, 15:36
putz.. nao manjo nada de motor diesel.. quanto ao Flush eu já usei! É um liquido meio amarelho (1/2 litro acho) que parece gasolina, tem até cheiro de. Eu fiz o seguinte: troquei o óleo por um vagabundo de 10 reais e deixei o carro bater por um tempo. Depois tirei mais ou menos um litro (canequinha na garagem) e depois coloquei o flush. Nesse óleo novo com flush baratinho a intenção era fazer alguma borra ou pedaço de óleo flutuante sair mais fácil do que com o óleo já gasto/sujo. DEPOIS de esgotar tudo, por bastante tempo pingando (1 hora fio fininho), troquei o filtro (é o do ford ka!) e coloquei oleo novo bom 5w30 suv mobil. Devia ter posto mais grosso, mas o carro ficou bom mesmo galera.. anda bem ate hoje e bebe pouco pq o motor trabalha mais livre; tb não fuma. Se seu motor tá muito rodado é melhor colocar oleo mais grosso. Há um outro processo de constatação de borras no motor que o m_Bispo postou em algum lugar nesse forum. Consistia em tirar a tampa do comando de válvula, onde é visivel um monte de possiveis borras por debaixo dela. Se a tampa estiver assim imaginem o resto do motor.. mas e um processo bem mais funcional e mais radical para se limpar, pois ai tem q desmontar o motor msm. Não sei se ao tirar essa tampa do comando de valvula vaza muito óleo. Talvez seja interessante tirar qdo nao tiver oleo no carro. [ ]

Rubens Linhalis
15/07/2013, 16:48
putz.. nao manjo nada de motor diesel.. quanto ao Flush eu já usei! É um liquido meio amarelho (1/2 litro acho) que parece gasolina, tem até cheiro de. Eu fiz o seguinte: troquei o óleo por um vagabundo de 10 reais e deixei o carro bater por um tempo. Depois tirei mais ou menos um litro (canequinha na garagem) e depois coloquei o flush. Nesse óleo novo com flush baratinho a intenção era fazer alguma borra ou pedaço de óleo flutuante sair mais fácil do que com o óleo já gasto/sujo. DEPOIS de esgotar tudo, por bastante tempo pingando (1 hora fio fininho), troquei o filtro (é o do ford ka!) e coloquei oleo novo bom 5w30 suv mobil. Devia ter posto mais grosso, mas o carro ficou bom mesmo galera.. anda bem ate hoje e bebe pouco pq o motor trabalha mais livre; tb não fuma. Se seu motor tá muito rodado é melhor colocar oleo mais grosso. Há um outro processo de constatação de borras no motor que o m_Bispo postou em algum lugar nesse forum. Consistia em tirar a tampa do comando de válvula, onde é visivel um monte de possiveis borras por debaixo dela. Se a tampa estiver assim imaginem o resto do motor.. mas e um processo bem mais funcional e mais radical para se limpar, pois ai tem q desmontar o motor msm. Não sei se ao tirar essa tampa do comando de valvula vaza muito óleo. Talvez seja interessante tirar qdo nao tiver oleo no carro. [ ]

Assim que tiver um tempo vou fazer isso.. algumas duvidas:

Quanto tempo/km usou o oleo vagabundo antes de adicionar o Flush?

Depois de adicionar o Flush ao sistema, ficou com o motor funcionando por quanto tempo (hr/dias/km) ? Rotação alta ou baixa?

Já estou até vendo a parte chata de tirar as proteções.. acho que vou fazer aquela rampinha para subir com a frente do carro.

abraços

Rubens Linhalis
15/07/2013, 16:50
...O que acho muito engraçado é que logo que troco o óleo, parece que melhora bastante o barulho, mas depois de alguns Kms já volta ao normal.

Acontece a mesma coisa comigo.

Sera que o sistema nao esta sujo? Aí o flush faria a limpeza..

Sera que nesse processo do flush nao é interessante tirar e limpar o carter?

abraços..

Chuva
15/07/2013, 16:56
Oi Rubens,

Deixei batendo uns 15 minutos em marcha lenta. Depois desliguei e esperei esfriar um pouco pq não dá para tirar 1 litro de oleo por baixo do carro com o motor muito quente.. vc queima a mão ao tirar o parafuso..

Com o Flush deixei batendo tb uns 15 minutos em marcha lenta, como manda a embalagem.

Cara, acredite se quiser, mesmo com o carro sem lift na época dá para fazer apenas deitando no chao.

Se for fazer mesmo ia ser legal antes de qquer coisa esvaziar tudo e tirar a tampa do comando de válvula antes de fazer qquer coisa pra ver a situação. Não deve ser dificil tirar. Se alguem já fez poste por favor o esquema.

Eu não lembro direito, mas parece q naquele post do bispo o mecanico dele explicou o porque o óleo ficou tão borrachudo..

Tem um tal de num sei o que de molibidênio que é o famoso molikote. Um treco pra engrossar o óleo e parar de passar oleos pelos anéis gastos e fazer o carro fumar pouco.. tecnica usada pra vender carro. Não tenho certeza, mas esse "tapa buraco" pode aglutinar essas borras monstruosas.

[ ]s

Rubens Linhalis
15/07/2013, 17:35
Oi Rubens,

Deixei batendo uns 15 minutos em marcha lenta. Depois desliguei e esperei esfriar um pouco pq não dá para tirar 1 litro de oleo por baixo do carro com o motor muito quente.. vc queima a mão ao tirar o parafuso..

Com o Flush deixei batendo tb uns 15 minutos em marcha lenta, como manda a embalagem.

Cara, acredite se quiser, mesmo com o carro sem lift na época dá para fazer apenas deitando no chao.

Se for fazer mesmo ia ser legal antes de qquer coisa esvaziar tudo e tirar a tampa do comando de válvula antes de fazer qquer coisa pra ver a situação. Não deve ser dificil tirar. Se alguem já fez poste por favor o esquema.

Eu não lembro direito, mas parece q naquele post do bispo o mecanico dele explicou o porque o óleo ficou tão borrachudo..

Tem um tal de num sei o que de molibidênio que é o famoso molikote. Um treco pra engrossar o óleo e parar de passar oleos pelos anéis gastos e fazer o carro fumar pouco.. tecnica usada pra vender carro. Não tenho certeza, mas esse "tapa buraco" pode aglutinar essas borras monstruosas.

[ ]s

Blz Chuva..

Vamos ver se alguem posta alguam coisa.. acho que nesse processo de retirar a tampa do comando de valvula o mais complicado é depois colocar aplicando o torque certo nos parafusos (nao tenho torquimetro)..

Se alguém tiver alguma informação sobre a retirada/limpeza do carter, posta também fazendo favor!

abraços

eder oliveira
11/08/2013, 20:05
O que acontece se não aplicar o torque certo? Só futuros vazamentos?

Portug@
08/03/2014, 00:38
Desculpe ressuscitar o tópico galera.

Hoje troquei o óleo da minha tracker 2008 e coloquei o Castro Magnatec 10W30 e de cara percebi o motor mais suave, menos barulho, na loja indicaram o 5w30 mas como no manual diz que ele sai de fábrica com 10w30 resolvi manter a viscosidade, viatura com 51 kkm, espero ter feito uma boa escolha.

Abs

Octavio
08/03/2014, 21:02
Pessoal,

boa noite!!!

troquei o oleo hoje ( mobil 1 20 w 50 sm ) e pelo que havia visto no forum , o filtro de oleo poderia ser o Fram PH 2951 , porém no catálogo da loja também constava o Fram PH 5949 e como não tinha o 2951, coloquei esse, será que há algum problema ? Esse que coloquei também é indicado para tr4 .....

Abs!!

sptracker
05/04/2014, 21:09
Pessoal, achei óleo sintético Selenia 5w30, por 19,89 reais, quase levei. Só que vou viajar, andar mais de 3 mil km, então eu deixei para lá. Como terei que trocar o óleo antes da viagem pensei em colocar o 15w40, que é meio termo em relação ao 5w30 e 20w50.
Aos que utilizam o 5w30 sintético, qual é o tempo de troca? 5mil ou 7 mil? Sente mesmo a diferença do carro ficar mais esperto?

Brüner
06/04/2014, 16:31
Pessoal, deixo uma dica de óleo, no jimny o recomendado é 5w30, porém trocquei o óleo em janeiro e devido ao calor excessivo optei pelo 5w40, achei o motor mais silêncioso. Estou usando um Full sintético da Havoline.

Arildo MT
06/11/2016, 15:40
Oi Rubens,

[ ]s

Apesar de não ter indícios de borra, fiz o flush em 02 trocas de óleo preventivamente a mais de 01 ano, sem problemas, óleo saiu espesso, deixei decantar uns 06 meses ou mais, ficou uma pasta preta no fundo dos vasilhames uns 500 gramas de resíduos em cada 5,5 l, então mesmo não tendo indícios, tinha borra, até a capacidade de volume de óleo normalizou, antes cabia menos óleo que indicava o manual, fiz descarbonização, ajuste do ponto, ficou excelente, consumo na cidade melhorou uns 30%, na estrada permaneceu igual, 5w40 fazia barulho de tucho horrível pela manha, 15w40 fazia menos e 10w40 ficou excelente zero barrulho.

Marcelo Mig
13/12/2016, 11:47
Relendo este tópico, vi que há uma grande disparidade sobre a viscosidade e tipo de óleo de motor usados na Tracker 2008.

O manual informa, na seção 13, que "O seu veículo sai de fábrica abastecido com óleo de classificação API-SL e viscosidade SAE 10W30."

E na página seguinte, informa que "Os tipos de óleo especificados para motores a gasolina são de classificação APISL,ou superior e de viscosidade:
• 5W30
• 10W30
• 10W40
• 10W50
• 15W40
• 15W50
• 20W50

Em regiões onde a temperatura for superior a –10oC, recomendamos o uso de óleo SAE 20W50."

Na minha interpretação, primeiro ele informa o óleo com o qual o veículo saiu de fábrica, depois informa os tipos de viscosidade existentes e finalmente faz a recomendação: SAE 20W50.

Essa é também a recomendação do Daniel Simon: óleo mineral 20W50, trocas a cada 5mil km. Melhor usar um óleo mais barato e trocar mais vezes do que um caro e deixar muitos km no carter.

Sigo essa recomendação no meu Tracker, que está com 76.000km, motor redondinho.

jipezuki
13/12/2016, 14:19
Óleo 20W50, com trocas a cada 5mil km ....sem dor de cabeça !!

Arildo MT
15/12/2016, 00:53
No meu uso, o 10w 40 semissintético ficou excelente, economia e zero ruídos, o semi 15w 40 razoável e o sintético 5w 40 péssimo.

brasil.aventura
18/01/2017, 11:41
Coloco o 15W40, mas amanhã vou adicionar o famoso MULITEC 1.

Pablo Reinheimer
25/01/2017, 19:58
Olá pessoal, sei que muitas mensagens já são antigas mas deixa eu contribuir um pouco: difetente do que muitos mecânicos e muitos metidos a entendidos dizem o período de troca de óleo e ditado pelo fabricante do "motor" e não pelo fabricante do óleo. Exemplo: por determinado tempo GM e FIAT usavam exatamente o mesmo óleo, contudo na GM (Corsa) o período de troca é a cada 7.500km e na FIAT (Palio) a cada 20.000km. Espero com este exemplo ter esclarecido algumas dúvidas quanto ao período de troca. Quanto ao trocar entre diferentes viscosidades e classificações API é recomendado que ao trocar de um para outro o novo deve ficar no motor por 1.000km e depois deve ser trocado novamente ambas vezes o filtro deve ser trocado junto. Quanto ao flush não é necessário colocar óleo novo e colocar o produto. Pode ser feito no óleo velho, agora caso esteja muito sujo (borra) deve se fazer uma segunda vez com cerca de 1.000km. Cuidar o tempo de 15min do motor ligado com o flush e em marcha lenta isso pq ele é um dispersante detergente tem o mesmo efeito do detergente de cozinha porém um pouco mais concentrado. Por esse motivo não se pode acelerar nem deixar mais tempo.
Em relação a tirar a tampa do cabeçote para limpar não recomendo sem conhecimento prévio e não por conta do torque e ordem de aperto mais pelo fato de que se o motor está sujo a este ponto terá que desmontar todo motor para tirar a borra das galerias tentem primeiro o flush. Não sei ao certo o de que ruido se referem no motor pois a minha não faz mas recomendo limpar o motor e testar qq coisa vai colocando o óleo mais grosso nas trocas conforme recomendação do fabricante claro obedecendo o descrito acima.

MARCANGIANE
26/01/2017, 11:59
5w30,100%sintético.

jsfarias
15/02/2017, 22:10
Meu tracker está com 85000 km e apresentou barulho, tec tec tec em marcha lenta.
Estou pensando em trocar o kit de distribuição.
Com relação ao óleo, qual seria o mais indicado?

Chuva
17/02/2017, 13:30
Pessoal, assim como no gv3 descobri outro dia q o motor j20a PRECISA de um filtro de óleo decente, com RETENTORES, ou seja, válvula de retenção, pra não fazer aquele barulho de algo arranhando qdo se dá a primeira partida do dia.. o singelo tecfil psl 145 nao presta.. procurem filtros com válvula de retenção.. []

rosineihenrique
27/04/2017, 12:13
Qual filtro indicado, pois hoje uso o PSL 134 que eh o indicado por esse fabricante para o esse motor, qual melhor e qual me indicam?

Pessoal, assim como no gv3 descobri outro dia q o motor j20a PRECISA de um filtro de óleo decente, com RETENTORES, ou seja, válvula de retenção, pra não fazer aquele barulho de algo arranhando qdo se dá a primeira partida do dia.. o singelo tecfil psl 145 nao presta.. procurem filtros com válvula de retenção.. []

pmarc
10/10/2017, 14:15
Qual filtro indicado, pois hoje uso o PSL 134 que eh o indicado por esse fabricante para o esse motor, qual melhor e qual me indicam?

Eu tenho usado o Fram PH2951.

Estava fuçando isso, aí quando a gente vai indo e voltando nas tabelas de conversão, vira uma confusão:

De
Para

FRAM PH2951
MANN W68/3 W68/80

MANN W68/3
FRAM PH496

MANN W68/80
FRAM PH4967 PH4967A

MANN W610/1
FRAM PH4386 PH4967

Tem um tópico dedicado à peças substitutas, bem longo, use a busca...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara.html

rosineihenrique
10/10/2017, 20:49
Olha, venho usando o PSL 134 e não tem problema nenhum com rajar o motor quando frio, normalmente se Raja já eh outra coisa porque esse filtro eh muito bom e ta atendendo muito bem junto com o Motul 4100 turbolight 10w40 semi-sintético de boa qualidade.

Marlon Balconi
26/02/2018, 12:15
Pessoal, alguém sabe indicar o óleo correto para Tracker diesel? Está com 90000km usando 15w40, mas baixa em torno de 1,5l entre trocas

Arnaldo José Marçal
19/06/2021, 22:19
Pessoal, sei que o assunto aqui é sobre oléo da tracker 2008, mais estou perdido e queria saber se alguém aqui poderia me ajudar.

Tenho uma Tracker 2008 / Gasolina e já esta na casa dos 200K...uso só o óleo lubrax Tecno 10w40 Semi-sintetico, porem hj lavando o carro fui dar uma geral e ao tirar a vareta de oleo do motor vi que ele estava zerado, completamente sem nadinha, sumiu todo o óleo do motor, alguém saberia o que pode ter acontecido?

jeep8
24/06/2021, 14:22
Caro Chuva qual tipo e marca de filtro de oleo indica para gv v6 3.2? grato