Ver Versão Completa : Marinheiro de primeira viagem
Galera sou novo por aqui, e estou querendo entrar no universo 4x4 sem nenhuma experiencia, estive olhando uma ranger xl 2002 4x4 2.8 tb . Ela cabe direitinho no meu orçamento. Verifiquei seu estado de conservaçao e esta impecavel pintura, pneus, interior, acessorios, etc, apesar de ter ficando babando por ela , fiquei duvidoso quanto a problemas que poderao vir apos o uso, pois ando diariamente em torno de 100 km no asfalto. O vendedor me garantiu que reparou o motor com peças novas e originais , a pergunta é sera que vale a pena ?
Moisés S.M
05/06/2012, 18:23
Bem vindo Kildary.
Já tive uma e recomendo,porem é uma caminhonete de 10 anos,com certeza vai apresentar algum problema...não acha que vai rodar rodar rodar e só colocar diesel,mas é assim mesmo...Outra coisa,manutenção da Ranger não é muito barata.Pede pro meca da uma checada na embreagem, vê se o cilindro do pedal da embreagem não tá vazando, vê se as marchas engatam facilmente com ela ligada,testa o 4x4 e a reduzida,procura vazamentos na caixa,caixa de transferência etc...Quando for testar o 4x4 no asfalto anda só em linha reta,se fizer curva fechada com ela em 4x4 pode ser que ela não saia do lugar,isso é normal....E da uma lida no manual isso ajuda muito.abs
Pedro Eduardo Patussi
05/06/2012, 18:59
e o principal.. olhe ela por baixo e veja se tem o cardan dianteiro... kkkkkkkkkkkkkkk pq qnd eu tava procurando pra compra 99% não tinha o cardan dianteiro...e os vendedores babacas falavam... ta funcionando TUDO PERFEITO...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
outra coisa...qts mil km ela tem?? seja teve problemas no motor o dono era um relaxado...e vc acredita em papai noel?99% das vezes dão uma garibada no motor com peças de 3º...e passam a caminhonete pra venda...
marciomeurer
05/06/2012, 18:59
alem de todo o check-up que o moises falou bote uns 10l de diesel e coloque ela na rodovia... teste velocidade final, vibrações (cardan custa caro) e se ela esquenta (má manutenção do radiador) e também pra ver se aparece vazamentos e etc... no d+ ela é uma excelente pick-up.. quebra? sim com certeza porem vc encontra peças usadas facilmente e MUITO baratas... peça nova só se for ORIGINAL e também o necessário se não mete usado mesmo... e também de uma boa checada na carroceria... qualquer reparo pode te custar uns 1000 reais (talvez menos) e 7 dias parada... espero ter ajudado
se ela nao tiver o cardan dianteiro como vc falou , o que deixa de funcionar ?
se ela nao tiver o cardan dianteiro como vc falou , o que deixa de funcionar ?
o 4X4 a tração dianteira
Alessandro,
06/06/2012, 08:15
Sem o cardan vc vai pagar por um 4x4, mas leva um 4x2, com chance de ganhar uma caixa de tração com defeito.
Pra rodar sempre na cidade, tudo bem, apesar que, na chuva e pista escorregadia, tem-se mais segurança acionando o 4x4 HI, que permite o carro andar normalmente porém, com mais duas rodas garrando no chão em caso de deslize.
Agora, se for pra pegar estrada de chão, esqueça!
o vendedor me garantiu que a tracao foi revisada e esta funcionando perfeitamente, mas vou levar no mecanico para verificar todos os itens basicos
marciomeurer
06/06/2012, 10:06
geralmente tiram o cardãn dianteiro por defeito na homicinetica... se n tiver o cardan dianteiro desconte 900 reais do cardan + 700 da homocinetica + 200 da M.O.
esqueci de falar para vc testar também como ela reage em baixas rotações... coloque uma terceira marcha a uns 1000 rpm +/- e acelere bastante para ver a reação dela... se vier um barulho de vibração alto do cambio quer dizer que a caixa de transferência esta com problemas... ct n tem conserto se quebrar só uma nova... desconte mais 6 conto... já ouvi falar de pessoas que conseguiram arrumar... porem 90% disseram que não conseguiram
Edit: so pra exclarecer.. a ct da muito trabalho para quebrar... só se o antigo dono "moia" ela no kct com tração ligada para dar problema...
mas se o camarada me falou da revisao e do bom funcionamento da tracao é por que deve ter ,vou verificar, valeu pela dica
pelo que vi existem mais preocupaçoes em adquirir o 4x4 do que expectativa . parece um jogo da sorte.
_montanha_
06/06/2012, 18:16
Saudações à todos.
Se me permitem usar o mesmo tópico, sou marinheiro de primeira viagem também no mundo das pickups, já andei em várias e até trabalhei com algumas, porém todas diesel. Almejei por um bom tempo uma tal de Ranger STX, comprei a dita, porém gostaria de saber se é normal ter a sensação de um MB 1519 debaixo do capô enquanto anda. Já ouvi de tudo quanto é jeito esse motor com o carro parado e ele nem sequer faz barulho, só ouço ele lá atras no escape, porém quando estou no transito ouço o batidão, porém um pouco forte demais pro meu gosto, sinto até que vibra um pouquinho dentro conforme pulsa o danado.
É normal isso ou estamos com coxins estourados ou coisa mais séria por aí?
Dados do carro:
Ranger STX 97, 4.0 V6.
Obrgado.
Pedro Eduardo Patussi
07/06/2012, 12:45
Saudações à todos. Se me permitem usar o mesmo tópico, sou marinheiro de primeira viagem também no mundo das pickups, já andei em várias e até trabalhei com algumas, porém todas diesel. Almejei por um bom tempo uma tal de Ranger STX, comprei a dita, porém gostaria de saber se é normal ter a sensação de um MB 1519 debaixo do capô enquanto anda. Já ouvi de tudo quanto é jeito esse motor com o carro parado e ele nem sequer faz barulho, só ouço ele lá atras no escape, porém quando estou no transito ouço o batidão, porém um pouco forte demais pro meu gosto, sinto até que vibra um pouquinho dentro conforme pulsa o danado. É normal isso ou estamos com coxins estourados ou coisa mais séria por aí? Dados do carro: Ranger STX 97, 4.0 V6. Obrgado. meu motor v6... funciona liso... igual carro 0km... sem ruido nenhum... e nem vibração... se vc só ouve o barulho dps q em movimento... pode ser os coxin.....cardan desbalanceado... pode ser o tipo de pneu,..(estou usando pneu mud...e a caminhonete virou uma locomotiva.. o barulho parece um trem andando...e o ronco dos pneus parece q esta com s 4 rolamentos da roda estourados...kkkkkkkk)
Moisés S.M
07/06/2012, 15:11
Isso tudo que o Pedro falou é verdade,porem coxim???acho mto difícil,se tem uma coisa que a ford vende pouco é isso ainda mais pra Ranger v6.Tenho 2 v6,uma 96 e uma 99. Ambas paradas e ligadas parecem estar desligadas,não fazem barulho algum....Já andando se vc sente vibração da uma olhada na cruzeta do cardã,pode ser ela,comigo foi isso...abs
_montanha_
07/06/2012, 21:24
Pois é Pedro, ontem prestei bastante atenção no funcionamento dela e com ela desengatada realmente o motor é muito liso, ouço apenas a correia dela e o vento da hélice, porém com ela andando, principalmente de primeira a terceira marcha, lá pelos 1500 RPM ouço junto com o ronco dela, que é baixo, algo como um "toc toc toc" atras do motor, exigindo mais dela no acelerador, qualquer ruido some e só fica o berro lá no escape mesmo, notei isso depois que liguei o ar quente, parece algo solto, vou ter que olhar embaixo dela pra dar uma verificada, pois por cima não notei nada...
Os pneus que estão nela são os BF radial T/A aro 14 da STX mesmo, são até silenciosos, já o cardan sim vai precisar de uma atenção especial, noto que ao passar pra terceira as vezes ele faz aquele barulho característico de cruzeta frouxa.
Tomei um baita susto pois ela ja está nos seus 198000km e nada impede de ter algo de errado lá dentro
Grato pelas respostas galera!
_montanha_
07/06/2012, 21:29
Isso tudo que o Pedro falou é verdade,porem coxim???acho mto difícil,se tem uma coisa que a ford vende pouco é isso ainda mais pra Ranger v6.Tenho 2 v6,uma 96 e uma 99. Ambas paradas e ligadas parecem estar desligadas,não fazem barulho algum....Já andando se vc sente vibração da uma olhada na cruzeta do cardã,pode ser ela,comigo foi isso...abs
Pensei no tal do coxim, uma pela idade e outra por ter essa tal dessa vibraçãozinha que as vezes vem ou da caixa ou do motor mesmo, sei lá. Como marinheiro de primeira viagem ainda to com frio na barriga em ter um trem desses em casa, mas to adorando a danadinha, devia ter feito isso antes eheheh
Valeu, abs!
_montanha_
09/06/2012, 18:24
Andei verificando com um amigo meu que tem bem mais experiência do que eu e constatamos que realmente era a cruzeta mais próxima do câmbio, engraxamos ela e o barulho quase sumiu, a troca vai ser necessária, mas ja me tirou o grilo da cabeça.
Abs
bom dia a todos , finalmente acabei com a duvida e o dilema, adquiri uma ranger 2002 xl 2.8 tb 4x4, a principio muito boa, anda bem no asfalto mas ainda nao testei na areia , no mais estarei tirando algumas duvidas que possam surgir durante esse novo desafio, agradeco a Deus e a todos que colaboraram e me incentivaram para mais essa conquista.
e ai galera , depois de um bom tempo estou por aqui novamente,sempre acompanhando as dicas e trirando algumas duvidas sobre a pickup . apos 5 meses de ranger fiz alguns reparos nela
1) troquei a bomba d'agua R$ 68,00 SKF
2) troquei as lonas de freio R$ 72,00 FRASLE
3) troquei os rolamento dianteiros R$ 147,00 un WOBER
4) troquei a bomba de alimentaçao R$ 100,00 MWM
proxima troca as cruzetas do diferencial dianteiro pois a que pega na cx de reducao esta muito estragada , vou aproveitar a mao de obra e trocar logo as duas R$ 43,00 un SPICER
DICA : tive um probleminha ha umas duas semanas atras com a minha ranger, eu vinha na estrada a uns 80 km/h quando coloquei no neutro devido um redutor de velocidade quando de repente ela apagou, encostei e depois de algumas tentativas ela voltou a funcionar, continuei meu trajeto pois ainda faltavam un 25 km para chegar em casa , mas o mesmo problema se ainda umas duas vezes. No outro dia funcionou normalmente mas voltou a apresentar o mesmo problema , foi quando consultei o site e vi que poderia ser o pescador ou sujeira no tanque, levei no mecanico que me pediu logo uma bomba de alimentaçao, como custava pouco R$ 100,00 nao exitei, comprei e mandei limpar o tanque e verificar o pescador que estava em ordem. Colocada abomba nova e problema persistia, quando acelerava proximo aos 3000 rpm ela simplesmente apagava. Foi quando ele teve a ideia de ligar uma mangueira em uma garrafa pet com diesel direto na bomba e descobriu o problerma que era a mangueira que vem do tanque ate o bomba obstruida. feita a substituiçao o problema foi sanado.
qualquer outra dica postarei aqui
abraços.
ola galera, sou eu de novo
mandei trocar as cruzetas do cardan dianteiro, ficou muito bom, sumiu todo o barulho que estava fazendo , pqrece que o carro é zero
rsrsrsrs
show de bola
J.Marcos
12/11/2012, 16:10
Boa tarde a todos que lêem esse forum,
Achei o título muito apropriado pois é minha primeira 4x4 e também tenho algumas dúvidas e algumas experiências a compartilhar!!
Pois bem, comprei uma Ranger conforme descrição no título do post, de todos os carros que eu já tive, não tem nem comparação, eu penso como é que eu nunca tive uma caminhonete dessas!!?! Banco de couro, roda de liga, estribo, santo antônio, quebra mato, lona, e ainda por cima tem aquele barulhinho da turbina cantando, agora já era, viciei no diesel!
Como ela é 2001, tem 11 aninhos, eu já esperava que fosse quebrar alguma coisa, embora quando comprei vi que o antigo dono havia refeito a suspensão e trocado a turbina um ano atrás, soube também que o dono antes dele trocou o kit do motor da 2.5 por um kit da 2.8 e até os mecânicos da Ford me disseram que então agora ela ficou 2.8, maravilha também...
Ocorreram desde então dois problemas significativos, o primeiro foi que eu tinha voltado de uma viagem um dia atrás e quando estava dirigindo pela cidade aqui a direção ficou dura que parecia que não tinha hidráulica, parei no posto imediatamente e vi que a polia da bomba d'água tinha pulado fora!!! A correia escapado e enrolado, tava uma zona, ainda bem que eu praticamente nem andei com ela, pois bem, levei na Ford e viram que a polia da bomba d'água já tinha sido trocada por algum outro dono e que a peça que haviam usado era de quinta categoria, paralela da paralela, daí eu morri numa grana pra consertar, mas também troquei todas as polias e correias e ficou tudo beleza!
O segundo problema foi a vibração que parecia que ia levantar vôo, mas isso eu já sabia que era cardan, morri em mais uma grana mas troquei as cruzetas, ponteira, luva, alinhei, balanceei e ficou bom também!
Agora a minha dúvida, qual é o giro ideal no 4x4 low??? Eu uso bem pouco, mas acho que puxa demais, sei lá, eu levei em alguns mecânicos antes de comprar a caminhonete, eles disseram que o maior cuidado que se tem que ter é não forçar muito o motor pq pode encavalar os pistão daí já era!! Depois disso eu fiquei ressabiado de passar dos 30.000!
Outra coisa foi um barulho estranho de lata com lata que me fez fazer uma revisão nos freios e trocar algums peças mas o barulho persistiu, daí outro dia deu uma chuva braba aqui na cidade e eu andando nas enchurrada, depois disso o barulho sumiu!! Será que tinha alguma coisa solta batendo no peito de aço que a água levou embora? Nunca vou saber....
Por enquanto é só, agradeço desde já àqueles que quiserem dar suas opiniões e até a próxima!!
meu amigo, sou novo nesse meio , mas uma coisa eu sei carro a oleo trepida um pouco fazendo com que os parafusos afrouxem, por exemplo, um dia estava em casa e me deitei embaixo da minha caminhonete, vi um parafuso enganxado entre o diferencial dianteiro e outra parte da suspensao, peguei esse parafuso e guardei , depois de alguns dias , vi um parafuso frouxo , ja quase caindo tambem, tirei fora comparei com o que tinha guardado e vi eram iguais, ai ficou facil , procurei e vi que do lado oposto ao que tirei com a mao estava faltando um parafuso. de vez em quando é bom da umas apertadas nos parafusos pois eles afrouxam.
380704
minha ranger 4x4 2002 2.8 tb
380860380861minha ranger 4x4 2002 2.8 tb
J.Marcos
06/12/2012, 15:34
Kildary, a minha é bem parecida com a sua, a diferença é que a grade da frente é cromada, tem roda de liga mangels, estribo, santo antonio e engate, a única coisa que eu acho que tiraram dela antes de passar pra frente foram os faróis de milha, ficou só a moldura no pára-choque e o buraco vazio, eu vou postar uma foto dela aqui pra vc ver.
Então, voltando àquela conversa do barulho esquisito, então, o barulho ressurgiu das trevas!!! Maldição!!! Eu já tô ficando conformado que esse barulho não tem mais o que fazer com ele, dessa vez eu levei mais uma vez no mecânico, ele viu que a saia do radiador tava solta, achei que fixando ela de volta resolveria finalmente, mas já quando fui pegar a caminhonete de volta na saída do mecânico já fez o barulho.
Um outro mecânico me disse que era o limitador que fica no freio dianteiro e na bandeja, mas eu duvido, na reta ela faz também, resumindo, a descrição do meu problema é assim:
Barulho de lata batendo na frente, faz vezes sim e às vezes não, de vez em quando quando estersa outras vezes quando passa em alguma coisa tipo uma lombada e quando molha muito por baixo depois de andar bastante na chuva o barulho some por +ou- uma semana... se alguém aí se arriscar a decifrar esse mistério, eu agradeço... já tô pensando que pra resolver é só fechar os vidro, aumentar o som e ligar o ar-condicionado que eu não vou ouvir mais nada....
meu amigo, no seu caso como é um barulho que desaparece de vez em quando , nao é de se assustar, tem so que descobrir o que é. por exemplo, fim de semana retrasado, comecei a ouvir um trelado vindo do motor da minha, levei no mecanico e ele disse que era o rol da polia onde trabalha a helice, como ja estava nos meu planos trocar as correias inclusive a dentada e os tensores mandei desmontar tudo.Para minha supresa a helice estava soldada na embreagem viscosa, e com isso funcionava desbalanceada o que danificou o tal rolamento causado o trelado. resultado , comprei tudo novo, helice, embreagem viscosa, tensores, correias e etc. depois de montado o carro ficou outro, silenciosissimo, macio, parece com um carro novo e com isso o incomodo do trelado cessou.
Ei pessoal vamos postar fotos das caminhonetes nos albuns
acabei de fazer uma revisao na supensao dianteria da caminhonete veja os itens trocados :
2 sapatas superiores
2 terminais de direcao
2 pivo da sapata inferior
1 braço de direçao lado esquerdo
pastilhas de freios
ja havia trocado os amortecedores,os rolamentos e os batedores da sapata
so falta mandar alinhar.