PDA

Ver Versão Completa : F1000 98/98

jpsantiago
05/06/2012, 14:29
Sou iniciante em veículo de motor diesel. Adquiri uma F1000 1998/1998 4x4 cabine simples super inteira. O vendedor me informou que o motor é um mwm x10 4.3 turbo. Está correto esta especificação? Segundo ele não há nenhum cuidado especial, alguém tem algumas dicas para um iniciante neste tipo de veículo? Cuidados com o 4x4, cuidados com manuseio, este veículo vai ficar vários dias parados, pois vou usar somente para ir para a chácara, como proceder em dias muito frios já que aqui no sul o fio é de ranguear cusco.

marciomeurer
05/06/2012, 19:04
mwm x10 é correia dentada neh? tem que trocar ela a cada 100 mil km eu acho... troque agora para n ter problemas com motor... ao d+ n da problema nenhum...

f1000 e um trator n quebra facil

Tio Eddie
05/06/2012, 19:16
Sou iniciante em veículo de motor diesel. Adquiri uma F1000 1998/1998 4x4 cabine simples super inteira. O vendedor me informou que o motor é um mwm x10 4.3 turbo. Está correto esta especificação? Segundo ele não há nenhum cuidado especial, alguém tem algumas dicas para um iniciante neste tipo de veículo? Cuidados com o 4x4, cuidados com manuseio, este veículo vai ficar vários dias parados, pois vou usar somente para ir para a chácara, como proceder em dias muito frios já que aqui no sul o fio é de ranguear cusco.

Jpsantiago,

Seja bem vindo!

Estás com um excelente veículo nas mãos! Além dos cuidados básicos, só alegrias
Sugiro dares uma olhada no tópico da Milona (link na minha assinatura) e aos poucos ir conhecendo a galera femilzeira e se familiarizando com teu novo "brinquedo".

[]s

Eddie

Dioclecio
05/06/2012, 19:33
Ola JPSANTIAGO.
Tenho um motor home Itapoã com o motor MWM X10 (mesmo da F1000). Quando comprei fiz revisão numa mecânica Diesel de confiança. Pesquisei um pouco sobre ele tb, como no seguinte site de mecânica:
MWM Série 10 (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=77)
Já rodei um bocado com ele e considero muito robusto e confiável.
Como não roda diariamente, faço funcionar o motor a cada 10 dias por pelo menos uns 15 min. Controlo tb a carga da bateria para não deixar baixar muito nesse nossos dias frios. Nunca guardo com muito diesel para não envelhecer parado, quando saio viajar daí sim encho o tamque.
Espero ter contribuído.
Abraço

Ramon Pires
05/06/2012, 19:39
mwm x10 é correia dentada neh? tem que trocar ela a cada 100 mil km eu acho... troque agora para n ter problemas com motor... ao d+ n da problema nenhum...

Esse motor nao é correia dentada, nunca ouvi ninguem dize q teve q trocar correia de um desses,,,,
E só capricha na troca de óleo e senta a ripa nele!!!

Ramon Pires
05/06/2012, 19:43
Ola JPSANTIAGO.
Tenho um motor home Itapoã com o motor MWM X10 (mesmo da F1000). Quando comprei fiz revisão numa mecânica Diesel de confiança. Pesquisei um pouco sobre ele tb, como no seguinte site de mecânica:
MWM Série 10 (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=77)
Já rodei um bocado com ele e considero muito robusto e confiável.
Como não roda diariamente, faço funcionar o motor a cada 10 dias por pelo menos uns 15 min. Controlo tb a carga da bateria para não deixar baixar muito nesse nossos dias frios. Nunca guardo com muito diesel para não envelhecer parado, quando saio viajar daí sim encho o tamque.
Espero ter contribuído.
Abraço

Quanto a quardar com pouco diesel tem um problema!!! A agua do ar condensa e começa a juntar agua dentro do tanque!!
Se os filtro nao forem bonz da zebra na bomba!!!
Valeu...

rfdex
05/06/2012, 19:55

Amigo, acho que você se equivocou. O MWM Série 10 4.3l (X10) não possui correia dentada. Na F-1000, o único que possui é o tal do Maxion 2.5 HSD. Nem o 4.9i à gasolina é correia.

Quanto à F-1000 4x4 com este motor X10, eu acho um pecado deixá-la parada assim. Esse é um veículo para se usar todo dia! É pau para toda obra. Se ela estiver inteira (leve a um mecânico de confiança se possível), pode comprar que você terá em mãos uma das melhores - se não a melhor - camionete já fabricada no Brasil até hoje. Daqui a poucos os demais colegas deixarão aqui suas opiniões também! Abraços.

Raphael Fernandes
Brasilia-DF

Waldir Carlos
05/06/2012, 20:03
Ainda sou relativamente novato em Femil, mas acredito que o "segredo" - para o X10 ter uma longa vida útil - é simples:

* Manutenção preventiva [troca de óleos e filtros nos intervalos recomendados];
* Manter a BI e os bicos no "padrão" e utilizar diesel de boa qualidade [tanque e periféricos, sempre limpos];
* Fazer uso do carro [esse engine é bem robusto!]: "trabalho", estrada e alegria.

[]s

Rodrigo Baratti
05/06/2012, 20:38
Essa família não para de crescer!
Seja bem vindo!

Coloca umas fotos pros fãs babarem.

[]'s

jpsantiago
06/06/2012, 08:53

Pessoal, quero agradecer os comentários, são de grande importância.
Fico feliz por ter achado um fórum com pessoas que realmente comentam coisas sérias e proveitosas.
Mais uma vez muito obrigado.

marciomeurer
06/06/2012, 10:01
Esse motor nao é correia dentada, nunca ouvi ninguem dize q teve q trocar correia de um desses,,,,
E só capricha na troca de óleo e senta a ripa nele!!!

devo ter me enganado então...

Edintruder
06/06/2012, 16:54
JPsantiago, de qual cidade tu és? Eu moro em Rio Grande. Hoje amanheceu tudo branco de geada. Eu coloquei na minha duas baterias em paralelo para ter mais força no arranque, pois uma sozinha não estava dando conta de virar nos dias mais frios do inverno.
O único cuidado com esse motor é o nível da água. Sempre confere, pois a tampa de metal costuma perder pressão e deixa evaporar a água rápido demais. Fora isso é só ligar e andar. O motor dura mais que a F1000.
Em relação ao 4x4, se for elétrica tenta usar o máximo possível, pois o que estraga ela é justamente a falta de uso.

Maurício Fernandes
06/06/2012, 17:49
Ele deve ser de Santiago....

jpsantiago
06/06/2012, 22:47
Ele deve ser de Santiago....

Hehehe, boa esta, não amigo não sou de Santiago, sou de Estância Velha, aliás, hoje ta muito frio aqui e ta marcando geada amanhã, vou ter que preparar umas 5 baterias pra ligar a f1000, hehehe.

jpsantiago
06/06/2012, 22:48
Deixa dar um tempo bom pra tirar umasmfotos e posto aqui.

jpsantiago
06/06/2012, 22:53
Pessoal, muito grato pelas dicas, tenho pesquisado na web e fiquei impressionado com os comentários positivos desta F1000 com motor mwm x10. Consegui uma bem inteira, uma raridade, quando der um tempo bom eu tiro uma fotos e posto para vocês verem. Eu não imaginava que tinha adquirido uma camionete tão boa, estou impressionado. Amanhã vou pra chácara e testar o 4x4, tô louco de curiosidade.

Edintruder
07/06/2012, 01:05
Se ela pesar muito para ligar, tu tiras a mangueira que entra na turbina e abafa com a mão e pede para alguém ligar ela para ti. Segura a entrada com a mão e espera o motor embalar no arranque, e solta que liga bem fácil. Eu muito fiz essa manobra sozinho, virando arranque com um fio na bateria e deixando a ignição ligada. Só cuida para deixar a porta aberta, e picape freiada e DESENGATADA. Se ela pega engatada sai derrubando tudo pela frente.

BRAVOECONOVEMBER
07/06/2012, 09:31
Tche, daqui a pouco a solução vai ser estacionar a camioneta em cima do fogo de chão, pra esquentar o carter...

Maurício Fernandes
07/06/2012, 09:34
Santiago de Estância, estamos perto.
Lhe convido, assim como os demais conterrâneos, para acompanhar os tópicos da turma do RS:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas/10520-trilhas-no-sul.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/77669-jipeiros-do-itu-poa-rs.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/21262-passeios-e-trilhas-leves-no-sul.html

Sds.

Edintruder
07/06/2012, 19:50
Tche, daqui a pouco a solução vai ser estacionar a camioneta em cima do fogo de chão, pra esquentar o carter...

Mas isso é muito comum com tratores e caminhões mais "idosos"...

jpsantiago
08/06/2012, 08:59
Se ela pesar muito para ligar, tu tiras a mangueira que entra na turbina e abafa com a mão e pede para alguém ligar ela para ti. Segura a entrada com a mão e espera o motor embalar no arranque, e solta que liga bem fácil. Eu muito fiz essa manobra sozinho, virando arranque com um fio na bateria e deixando a ignição ligada. Só cuida para deixar a porta aberta, e picape freiada e DESENGATADA. Se ela pega engatada sai derrubando tudo pela frente.

Por incrível que pareça, não "reinou" nada pra pegar, foi só virar a chave que pegou na hora, estou cada vez mais impressionado com esta F1000. Como falei antes, não imaginava que tinha feito uma compra tão boa. Meus amigos comentam comigo, "cara, tu não imagina o que tu tem na mão". Estou super contente com ela.

jpsantiago
08/06/2012, 09:03
Lhe convido, assim como os demais conterrâneos, para acompanhar os tópicos da turma do RS:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/21262-passeios-e-trilhas-leves-no-sul.html

Sds.

Legal, vou pesquisar e conhecer.
Sempre tive vontade de ter uma caminhonete a diesel e entrar neste "mundo", agora vou começar a conhecer, obrigado.

jpsantiago
09/06/2012, 20:40
352358

Este é o meu "brinquedinho"

BRAVOECONOVEMBER
09/06/2012, 21:08
Mas isso é muito comum com tratores e caminhões mais "idosos"...
Eu sei... já ou vi falar muito dessa prática.
Como não posso fazer um fogo de chão debaixo da Jabureca, então "marchei" ontem com uma bateria nova, porque a minha começou a reinar com esses primeiros frios que fizeram. Passei pra uma 75 Ah. Fez uma diferença absurda no virar o arranque. Ainda bem que o motor não está ruim de pegar, senão já tinha me deixado na mão.
Ah! Beleza de Femil essa azulona aí.

Maurício Fernandes
09/06/2012, 21:11
Tem um amigo nosso que tem uma também muito bonita.
Mas ele só anda com ela no asfalto :twisted:, conforme o vídeo:
F-1000 Malocca Motor X-10 no Espinilho.MPG - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lORt9Ir6hv8)

Waldir Carlos
10/06/2012, 12:26
352358

Este é o meu "brinquedinho"

Linda Femil. PARABÉNS.

[]s

Edintruder
10/06/2012, 13:12
Realmente. A tua F1000 está muito lindona mesmo!

adriano crestanello
10/06/2012, 14:19
boa tarde abri hoje o cadastro nesse site 4x4 estou com uma f-1000 ano 1995 cabine estendida com motor mwm 229 turbo de fabrica com a bomba retrabalha turbina nova , cambio da f-250 drive diferencial da f1000 a gasolina msmo , coloquei jogos de bf 33 alterrain nela levantei a suspensao 4cm de baixo da mola, sou muito apaixonado pela a f1000 alem de ser uma camionete muito confortavel nao da muita manutenção e as peças sao faceis de adiquirir. vlw abraços a todos fmilzeiros do brasil

BRAVOECONOVEMBER
10/06/2012, 14:54
Adriano:
Faiz favor, botar uma descrição dessas e não postar fotos é sacanagem.
Photos, pls!!!!!!!!!!

Waldir Carlos
10/06/2012, 14:57
Adriano:
Faiz favor, botar uma descrição dessas e não postar fotos é sacanagem.
Photos, pls!!!!!!!!!!

Isso mesmo! Bota FOTOS, "pánóis" babar. Adriano, pode ser uma dúzia de imagens, OK? Sim, não esquece de fotografar trambém o 229.

[]s

marciomeurer
11/06/2012, 09:03
ae adriano nos podemos marcar uma pescaria no Rio Brilhante pra pegar uns pintado e nois ja ve essa femil hehehehe

Edintruder
11/06/2012, 18:32
Como ficou a relação final com a caixa da F250? a 100km/h está com quantos rpm?
Muito show, mais uma F1000 para esticar até, Paranavaí!

jpsantiago
13/06/2012, 00:22
Pessoal, o antigo proprietário da minha femil tirou a válvula termostática, ele tem mais 2 veiculos a diesel e disse que sempre faz isto nos veículos dele, não explicou porque, achei estranho. Notei que a temperatura não sobe, está sempre baixo. O que me dizem sobre isto?

jpsantiago
13/06/2012, 00:25

Sds.

Legal, estou começando a gostar destas aventuras, quem sabe acabo entrando em um grupo.

jpsantiago
13/06/2012, 00:30
Andei pensando em um nome pra minha femil, o que acham de Trovão Azul?

Edintruder
13/06/2012, 15:29
Pessoal, o antigo proprietário da minha femil tirou a válvula termostática, ele tem mais 2 veiculos a diesel e disse que sempre faz isto nos veículos dele, não explicou porque, achei estranho. Notei que a temperatura não sobe, está sempre baixo. O que me dizem sobre isto?
Espera ele fazer isso num motor moderno! Vai superaquecer e ele não terá nem garantia! Coloca as VTs no lugar pois motor nenhum deve rodar sem a VT. O motor dura muito menos por trabalhar fora da faixa correta de temperatura.

Maurício Fernandes
13/06/2012, 16:20
isso é mania de veio.

jpsantiago
13/06/2012, 21:30
Espera ele fazer isso num motor moderno! Vai superaquecer e ele não terá nem garantia! Coloca as VTs no lugar pois motor nenhum deve rodar sem a VT. O motor dura muito menos por trabalhar fora da faixa correta de temperatura.

Sim, localizei um mecânico que é autorizado pela mwm (localizei pelo site da mwm) e já tratei de fazer uma revisão geral, tá em boas mãos a azulona.

jpsantiago
13/06/2012, 21:32
isso é mania de veio.

Concordo, mas já tô resolvendo isto.

jpsantiago
14/06/2012, 16:02
Agora consegui colocar o avatar com a foto da minha Azulona, o site estava com problemas mas já resolveram. Tô cada dia mais xonado pela Azulona. Mandei fazer uma revisão geral e adivinhem, apenas troca de óleo, engraxamento, etc, de resto tudo ok.

Edintruder
14/06/2012, 22:44
Vai te acostumando a fazer apenas troca de óleos, filtro e engraxamento, pois é s´[o isso mesmo que a F1000 demanda. Qualquer coisa além disso é pura perfumaria que acabamos por inventar. Eu estou doido para colocar os benditos vidros elétricos na Femil, mas cada vez acabo comprando outras coisas e nunca chego nesse item... rsrsrs

jpsantiago
15/06/2012, 12:01
Pessoal, o que acham de criarmos um clube da f1000?
Minha sugestão é www.femilclube.com.br ou www.femilgrupo.com.br
Quem fizer parte do grupo tem direito a utilizar o email seunome@femilclube.com.br ou seunome@femilgrupo.com.br.
o que acham?

jpsantiago
15/06/2012, 13:44
Pessoal, o que acham de criarmos um clube da f1000?
Minha sugestão é www.femilclube.com.br (http://www.femilclube.com.br) ou www.femilgrupo.com.br (http://www.femilgrupo.com.br)
Quem fizer parte do grupo tem direito a utilizar o email seunome@femilclube.com.br ou seunome@femilgrupo.com.br.
o que acham?

Lembrando que teria um limite de contas de email, seriam apenas para os "fundadores" do grupo.

rfdex
15/06/2012, 18:39
Boa idéia! Mas poderíamos montar uma enquete com alguns nomes para votação. O que acham? Abraços

Raphael
F-1000 '97 cabine dupla 4 portas MWM 229
Brasilia-DF

opala66joao@hotmail.com
15/06/2012, 18:49
Eu to dentro heim...

jpsantiago
15/06/2012, 19:09
Boa idéia! Mas poderíamos montar uma enquete com alguns nomes para votação. O que acham? Abraços

Raphael
F-1000 '97 cabine dupla 4 portas MWM 229
Brasilia-DF

Ok, vou fazer uma lista de sugestões para votação.

Edintruder
15/06/2012, 19:14
Porra! Acho que vai ser mais um fórum pro cara olhar quando está de bangú em casa! boa! Tô dentro também!

Waldir Carlos
15/06/2012, 19:58
:offtopic:

Permitam-me "atravessar" o tópico. O motivo: Seu Zeca, o guardião da Ilha.

Agora há pouco, assistindo a TV Cultura, fiquei emocionado. Lembrei da minha infância, vivenciada na área rural. Foi difícil controlar a emoção. Não sabia dessa linda história de VIDA. Pensava que ele ainda estaria vivo!

Homenagem ao seu Zeca - O Guardia (http://www.youtube.com/watch?v=lrs5ohJcT6Y)

http://www.barradoquarai.net/ambiente/zecafim.html

[]s

jpsantiago
16/06/2012, 08:57
:offtopic:

Permitam-me "atravessar" o tópico. O motivo: Seu Zeca, o guardião da Ilha.

Agora há pouco, assistindo a TV Cultura, fiquei emocionado. Lembrei da minha infância, vivenciada na área rural. Foi difícil controlar a emoção. Não sabia dessa linda história de VIDA. Pensava que ele ainda estaria vivo!

Homenagem ao seu Zeca - O Guardia (http://www.youtube.com/watch?v=lrs5ohJcT6Y)

Guardião da Ilha Brasileira (http://www.barradoquarai.net/ambiente/zecafim.html)

[]s

Quanta sabedoria... Emocionante.

jpsantiago
04/07/2012, 23:11
Pessoal, mandei minha femil para revisão e agora sinto uma vibração quando em velocidade constante. Se manter em terceira, sem forçar a barra a 40 km/h ou em quarta também sem forçar muito em velocidade constante a 80 km/h, ou então em quinta marcha em velocidade constante 100 km/h a 120 km/h, sinto uma vibração forte ao qual é sentido no assoalho, principalmente no lado esquerdo. Fiz algumas pesquisas e ví de tudo, disco freio, cruzetas, pastilhas, cardan e até turbo com rotores desbalanceados. Este ruído não tinha antes, sentia o motor macio, escutava o ronco do motor com orgulho, mas agora só escuto esta vibração/ruído chatos. Meu mecânico não soube dizer o que é e agora estou pesquisando (fazendo a parte dos mecânicos) pois não aguento mais escutar esta vibração/ruído. Chego a ficar com dor de cabeça pois rodando em uma rodovia em velocidade constante cada vez a vibração vai aumentando e atordoa a cabeça. Se alguém já passou por isto me ajudem por favor.

Edintruder
06/07/2012, 00:03
Santiago, isso apareceu após a revisão?
Isso está diretamente ligado com transmissão. Olha se o cardam traseiro está com as cruzetas bem firmes. É a peça que mais desgasta na F1000 são as cruzetas, então começa olhando isso. Outra coisa, se o cardam foi mexido, tem que ver se os garfos estão alinhados. Se colocar os garfos desalinhados causa um trepidação e ruído terríveis.

RoadRunner
06/07/2012, 00:12
Olá,

Por curiosidade, suas rodas livres sao automaticas?

As vezes o mecanico tracionou ela, mas nao desativou as RLs quando voltou ao 4x2, como reclamou que vem pelo lado esquerdo, pode ser o cardan dt com algun defeito/ folga que esta rodando a toa.

[s]

Ramon Pires
06/07/2012, 10:34
Santiago, isso apareceu após a revisão?
Isso está diretamente ligado com transmissão. Olha se o cardam traseiro está com as cruzetas bem firmes. É a peça que mais desgasta na F1000 são as cruzetas, então começa olhando isso. Outra coisa, se o cardam foi mexido, tem que ver se os garfos estão alinhados. Se colocar os garfos desalinhados causa um trepidação e ruído terríveis.

Concerteza é isso q aconteceu, o camarada montou os flange trocado, por isso q ta vibrando desse jeito...solta a cruzeta da caixa e alinha a luva de modo que os flanges fiquem no mesmo alinhamento, nao tem erro, e da p faze com uma chave 15 se nao me engano!!

Edintruder
06/07/2012, 13:32
Ramon, na falta a 15 funciona, mas estraga os parafusos. A chave correta desses parafusos é 9/16 se for preso com U-bolts ou 8mm SEXTAVADA se for preso por 2 chapinhas.
A chave 9/16 compra uma combinada nova para não estragar os parafusos na hora de apertar bem, e os 8mm usa de cachimbo sextavado para apertar e soltar o aperto, senão fica mal apertado ou estraga o parafuso.
É importante que as ferramentas sejam de marca boa (Tramontina, Gedore ou Vonder). Cuidado com chaves baratas que não possuem a medida correta, e "esbeiça" as porcas e parafusos. Cruzeta tem que ser bem apertada para evitar que afrouxe e caia o cardam pelo caminho, o que pode provocar um acidente.

Ramon Pires
06/07/2012, 14:57
Mas oq vc axa, deve ser o desalinhamento dos flanges p da essa vibraçao mesmo né, pq nao tem outro motivo...

Edintruder
06/07/2012, 19:56
Ramon, é difícil dizer só por descrições vagas. Eu acho que o mais provável seja isso sim, mas s[ó poderemos saber depois que o Santiago disser exatamente o que foi feito na F1000 dele. O nosso serviço é igual à pediatria, basicamente as informações são passadas pelos pais na ótica deles, e o nosso diagnóstico é melhorado apenas por fotos ou vídeos que mostram exatamente o que está ocorrendo, ou um diagnóstico mais preciso dado por informações mais específicas e detalhadas quanto for possível.
Em pouco tempo todos nós ficamos mestres em mecânica! ahahaha!

jpsantiago
07/07/2012, 09:54
Se o mecânico mexeu na transmissão ou cardan então nã fiquei sabendo, a revisão era só troca de óleo e ele teve que retificar os discos de freio, fez cambagem, geometria e trocou a correia do alternador. Quanto a roda livre eu utilizei o 4x4 depois da revisão e fiz o procedimentondo manual ref a roda livre, andar de ré por três metros no mínimo. Aliás como saber se o processo da roda livre deu certo?

Ramon Pires
07/07/2012, 14:20
Se o mecânico mexeu na transmissão ou cardan então nã fiquei sabendo, a revisão era só troca de óleo e ele teve que retificar os discos de freio, fez cambagem, geometria e trocou a correia do alternador. Quanto a roda livre eu utilizei o 4x4 depois da revisão e fiz o procedimentondo manual ref a roda livre, andar de ré por três metros no mínimo. Aliás como saber se o processo da roda livre deu certo?

é só experimenta gira o cardã, se gira livre ta desengatado...

Edintruder
07/07/2012, 16:08
Se girar o cardam as RLs irão acoplar novamente.

Confere o aperto dos parafusos das 4 rodas.

jpsantiago
08/07/2012, 10:47
Ok, obrigado pelas dicas.

Edintruder
08/07/2012, 17:03
Conferisses?