PDA

Ver Versão Completa : Minha Band

senorcoconut
04/06/2012, 21:41
Olá

Finalmente comprei mina band!
ela não é dos sonhos mas ta rodando!
com ela eu não tenho a pretensão de fazer trilhas em altas velocidade, mas ela tem uma função nobre
subir no morro do meu sitio e voltar carregada de banana
mas ela tem alguns problemas
a lataria ta zuada, o antigo dono deixou ela na chuva e o quadro da frente da entrando agua a valer e fora o pequeno rombo na lateral por conta da ferrugem
o ano é 80, então ela não tem reduzida, o motor é o 608. mas como a primeira é muito lenta eu quase sempre saio em segunda

351379351380
os freios são a disco sem hidrovácuo na frente e tambor atrás, tenho que dar umas bombadas pro freio funcionar direito
mas ja to acostumado a dirigir como caminhoneiro,
acho que tenho que tirar o ar
pinga um pouco de óleo mas acho que é a tampa do motor que tá velha, assim como a tampa do radiador ta sem a borracha
a carroceria, tadinha juro que vou refazer-la assim que tiver um tempinho ($$)
tenho que refazer a parte elétrica dela pra ficar um serviço direito
fora isso ela é um thundertank!

o que eu ja troquei nela.
alguns parafusos enferrujados
o oleo do motor e os filtros
os pneus
o cabo do velocímetro

por acaso alguém conhece algum mecânico na região de Sorocaba?
desde já fico agradecido e gostaria de ouvir comentários a respeito

senorcoconut

hercilio.neto
04/06/2012, 21:56
Parabéns Senorcoconut,
Benvindo ao mundo da Toyota Bandeirante.
Vá com calma, priorize o que é realmente importante. Direção, freios, suspensão...
Verá que muita coisa pode ser feito por você mesmo.
Posso estar enganado, mas achei que a suspensão está um pouco baixa, verifique se as molas não desarquearam.
Aqui no forum tem muita informação. Aproveite.

Glauco mendes
04/06/2012, 22:10
Que bacana seja bem vindo, Senor ve se agita um hidrovacuo para melhorar seus freios...........

abs...

senorcoconut
05/06/2012, 09:34
Oi Hercilio e glauco
agradeço o contato
o antigo dono tmb me falou pra levantar a frente
essa band era de um vizinho que faleceu ai o filho levou pra indaiatuba e nao cuidou como deveria.
no total eu paguei 14 mil nela acho que foi bom preço, rodando bem pegando facil (exceto agora que quebrou o cabo do afogador ehehehe)
como ela vai subir e descer uma unica estrada praticamente, tenho que realmente ver os freios e pelo o que eu tava vendo não da pra colocar um bloqueio nessa ne!? pena....
abraços

Carlo Pecca
05/06/2012, 19:08
Blz Senorcoc...
O início é o mais difícil depois vc pega a manha e fica mais fácil. Já que vai descer o morro carregado, troque o fluído e revisse o sistema de freio como um todo. O hidro-vacuo só instale original MB, é mais caro mas garante o resto da vida e não dá problema se mantido as revisões programada.
Boa sorte e bem vindo ao clube!

Guiga Tostes
05/06/2012, 22:50
como ela vai subir e descer uma unica estrada praticamente, tenho que realmente ver os freios e pelo o que eu tava vendo não da pra colocar um bloqueio nessa ne!? pena....
abraços

Senor,

conforme os amigos colocaram acima, cuide dos freios primeiro e essa bela Band vai trabalhar muito te trazendo alegrias!

Quanto ao bloqueio, é possível instalar um bloqueio Lockright que atende os eixos Band não flutuantes...porém como vc andará carregado no trabalho valeria a pena priorizar um eixo flutuante(traseiro) tanto por segurança e maior capacidade de carga como para no futuro te facilitar a instalação de um bloqueio, uma vez que para eixo flutuante a gama de opçoes e marcas é bem maior!

Gostei do visual original vintage da verdinha!

Abraço

senorcoconut
06/06/2012, 09:22
Obrigado pelas dicas galera
guiga
pelo o que eu li nesse forum (me corrija se eu estiver errado) é muito difícil e caro adaptar o eixo flutuante na band pré 82
mas a dica do lockright é muito boa!
eu tentei subir o morro um dia depois da chuva e não rolou. patinava e não subia nem a pau. acho pq eu tava sem peso algum na traseira. arrumei a estrada com o meu tratorzinho e to esperando parar um pouco a chuva pra tentar novamente
fiquei muito encucado com ela nao subir
e comecei a pensar em:
guincho (infelizmente o guincho mecânico não rola nela sem reduzida)
correntes nos pneus (vai acabar com a minha estrada)
bloqueio (me parece viável)
mas dependendo do preço talvez valha mais a pena mandar jogar pedra na estrada
kkkkkk !!!
agradeço os comentários pois sou completamente leigo em mecânica e em bandeirantes

Rodrigo Branchini
06/06/2012, 09:49
Obrigado pelas dicas galera
guiga
pelo o que eu li nesse forum (me corrija se eu estiver errado) é muito difícil e caro adaptar o eixo flutuante na band pré 82
mas a dica do lockright é muito boa!
eu tentei subir o morro um dia depois da chuva e não rolou. patinava e não subia nem a pau. acho pq eu tava sem peso algum na traseira. arrumei a estrada com o meu tratorzinho e to esperando parar um pouco a chuva pra tentar novamente
fiquei muito encucado com ela nao subir
e comecei a pensar em:
guincho (infelizmente o guincho mecânico não rola nela sem reduzida)
correntes nos pneus (vai acabar com a minha estrada)
bloqueio (me parece viável)
mas dependendo do preço talvez valha mais a pena mandar jogar pedra na estrada
kkkkkk !!!
agradeço os comentários pois sou completamente leigo em mecânica e em bandeirantes

Essa de não subir te a questão dos pneus também né.. me pareceu que eles nao são muito garrudos..
isso já ajuda bastante..
E tu tentou subir em qual marcha?
A tua primeira e segunda, já fazem o papel da reduzida.. ainda mais sem carga como tu disse
finca a segunda e se pedi mete terceira :D

Tá muito show a band.. só precisava de um dono que a cuidasse :D

boa sorte e boas alegrias

rbata
06/06/2012, 10:22
O pessoal já falou.... duas coisas para vc ter melhor tração na subida, sem precisar mexer em mecânica e gastar muito dinheiro:

- Pneu MUD.... pode ser os recapados mesmo.... tem vários tópicos aqui pelo fórum falando sobre os modelos. Eu uso um recapado da Vipal e pego asfalto sem medo.... limite de velocidade é alto (índice de velocidade original da carcaça)... apenas para os recapados mais agressivos (praticamente todos os que não são da Vipal) é que vc irá se limitar em 60~80km/h (oq já é muito bom de velocidade final para uma Band 80).

- Adicionar peso/lastro na carroceria quando estiver descarregada. Coloque 250~300kg lá na caçamba e também já vai ter uma melhora considerável na tração.

Acho que não vale a pena gastar com correntes... é muito trabalho colocar e tirar, fora que as vezes ela escapa... limite de velocidade recomendável é baixíssimo (30~40km/h)... Bloqueio também não é recomendável se não tiver flutuante, e os eixos mais antigos eram mais sucetíveis a quebra tb (segundo info de um meca, ele diz que os eixos foram evoluindo ao longo dos anos com pequenas modificações quase imperceptíveis mas não sei até onde isso é verdade ou especulação).

O guincho elétrico dá conta tranquilamente da Band se vc não pretende fazer muitas trilhas pesadas, entrar em atoleiros muito fundos, etc.... Acho que seria um bom investimento (melhor que bloqueio e corrente) mas ainda assim, deixe a mecânica/elétrica em ordem antes de mexer com o guincho.

senorcoconut
06/06/2012, 11:19
Essa de não subir te a questão dos pneus também né.. me pareceu que eles nao são muito garrudos..
isso já ajuda bastante..
E tu tentou subir em qual marcha?
A tua primeira e segunda, já fazem o papel da reduzida.. ainda mais sem carga como tu disse
finca a segunda e se pedi mete terceira :D

Tá muito show a band.. só precisava de um dono que a cuidasse :D

boa sorte e boas alegrias

Olá Rodrigo e Rbata !
eu acabei de trocar os pneus coloquei pneus "lameiros" novos na traseira e mais lisos na dianteira
acho que vou recauchutar os antigos do jeito que vcs falaram
eu já havia conseguido subir em primeirinha sussegado sem forçar nada em dias mais secos (coisa rara no vale do ribeira!)
mas agora eu tentei em 1º e em 2º mas nada. e como o cambio é seco fica dificil fazer a troca de marcha assim (acho que vou por um tiptronic no volante....)
não costumo correr com ela (chego no maximo a 80 na estrada ) e na estrada de terra muito menos
agora quebrou o cabo do afogador e eu vim ate a cidade pra comprar o danado
vou olhar com carinho alguns guinhos eletricos ... alguma sugestão?!
minha filhona da trabalho mas eu gosto dela!
agradeço os comentarios!

Sergioporto
06/06/2012, 11:42
Olá Rodrigo e Rbata !
eu acabei de trocar os pneus coloquei pneus "lameiros" novos na traseira e mais lisos na dianteira
acho que vou recauchutar os antigos do jeito que vcs falaram
eu já havia conseguido subir em primeirinha sussegado sem forçar nada em dias mais secos (coisa rara no vale do ribeira!)
mas agora eu tentei em 1º e em 2º mas nada. e como o cambio é seco fica dificil fazer a troca de marcha assim (acho que vou por um tiptronic no volante....)
não costumo correr com ela (chego no maximo a 80 na estrada ) e na estrada de terra muito menos
agora quebrou o cabo do afogador e eu vim ate a cidade pra comprar o danado
vou olhar com carinho alguns guinhos eletricos ... alguma sugestão?!
minha filhona da trabalho mas eu gosto dela!
agradeço os comentarios!
Os quatro pneus tem que ser iguais em tamanho e desenho senao vai detonar diferencial ou caixa de transferencia !!

Rodrigo Branchini
06/06/2012, 11:44
Os quatro pneus tem que ser iguais em tamanho e desenho senao vai detonar diferencial ou caixa de transferencia !!

É verdade!
Geralmente fazem isso nas famosas '' gaiolas '' só que 4x2..

rbata
06/06/2012, 11:52
Cara, aqui tenho visto o pessoal usar o guincho fabricado na China da marca ZHME.....

Segundo a propaganda que o vendedor fez aqui pro pessoal, é a mesma empresa (chinesa) que fabrica os guinchos para algumas marcas top, porém com uma carcaça diferente.

Do grupo de jipes aqui na minha cidade (bragança paulista), pelo menos uns 5 jipes já usam este guincho (tem Wyllis, Cherokee, Suzuki, Troller). Porém começaram a instalar no início do ano (acho que precisaria de mais tempo para dizer que foi realmente aprovado). Já foram bem utilizados e tem aguentado, não vi nenhum dar defeito até agora.

E tem um tópico aqui no fórum falando sobre estes guinchos ZHME... Dos guinchos de baixo custo eu recomendaria esse pois foi o que eu mais vi trabalhando até agora....

Outra opção é encontrar algum guincho elétrico usado/revisado e que tenha boa procedência.

Mas teste bem este pneu que vc comprou, pode ser que já fique satisfeito com ele. O guincho é bom quando vc está sozinho mas como vc tem trator a disposição é mais tranquilo.

senorcoconut
06/06/2012, 11:55
uhh! serio mesmo!?
eles são iguais em tamanho mas tem desenho um pouco diferentes!
o pior é que eu segui a orientação de um borracheiro que dizia entender de pneus pra toyota!
vai vendo!!!

Rodrigo Branchini
06/06/2012, 13:41
Cara, aqui tenho visto o pessoal usar o guincho fabricado na China da marca ZHME.....

Segundo a propaganda que o vendedor fez aqui pro pessoal, é a mesma empresa (chinesa) que fabrica os guinchos para algumas marcas top, porém com uma carcaça diferente.

Do grupo de jipes aqui na minha cidade (bragança paulista), pelo menos uns 5 jipes já usam este guincho (tem Wyllis, Cherokee, Suzuki, Troller). Porém começaram a instalar no início do ano (acho que precisaria de mais tempo para dizer que foi realmente aprovado). Já foram bem utilizados e tem aguentado, não vi nenhum dar defeito até agora.

E tem um tópico aqui no fórum falando sobre estes guinchos ZHME... Dos guinchos de baixo custo eu recomendaria esse pois foi o que eu mais vi trabalhando até agora....

Outra opção é encontrar algum guincho elétrico usado/revisado e que tenha boa procedência.

Mas teste bem este pneu que vc comprou, pode ser que já fique satisfeito com ele. O guincho é bom quando vc está sozinho mas como vc tem trator a disposição é mais tranquilo.

rbata.. referente a esses guinchos ZHME, tu acha que pra puxa a band longa teria que se o de 12.000?
Não sei nada sobre guincho.

abraço

dudu83
06/06/2012, 14:10
rbata.. referente a esses guinchos ZHME, tu acha que pra puxa a band longa teria que se o de 12.000?
Não sei nada sobre guincho.

abraço

pro guincho eletrico funcionar direito tem que ter um alternador bom e uma bateria boa... sim um 12.000 lbs da conta de uma longa mas use patesca pr anao forçar o guincho demais...

Rodrigo Branchini
06/06/2012, 14:53
pro guincho eletrico funcionar direito tem que ter um alternador bom e uma bateria boa... sim um 12.000 lbs da conta de uma longa mas use patesca pr anao forçar o guincho demais...

Obrigado Dudu :D

rbata
06/06/2012, 16:15
Obrigado Dudu :D

Lembrando que existe o de 16.000lb também.... mas só se for fazer um uso mais extremo...

hercilio.neto
06/06/2012, 21:50
Eu usei pneu recapado a frio da Genius Tyres (Genius 1001) por muitos anos - 2 jogos . Rodava no asfalto e na lama muito bem, nunca deu pau.
Não use pneus com tamanhos diferentes, se pegar um solo aderente, adeus transmissão.

Senorcoconut, também sou do Vale do Ribeira, nascido e criado em Miracatu.
Lá, todo bananicultor tem Toyota Bandeirante. É usada para tudo, para buscar a banana no fundo do bananal, como carro do dia a dia e até para desatolar caminhão toco.
Eu moro na região de Campinas a mais de 25 anos, mas sempre vou lá, muitas vezes de Band. Tenho parentes lá.

senorcoconut
06/06/2012, 22:24
Olá Hercilio!
moro aqui em tapiraí entre piedade e juquiá
no meio daquela serrinha tortuosa perto da cabeça da anta
vejo muitas bands por aqui, tem um vizinho aqui que tem umas 3
os pneus são do mesmo tamanho mas com os desenhos diferentes. tem muito problema isso?
eu vi esse guincho e achei uma ótima solução, alem de ser bem mais acessível
outra coisa, alguém sabe onde encontrar o hidrovacuo MB (e o 709? mesmo meu motor sendo o 608?)
é muito bom ouvir dicas de pessoas que gostam de band tmb e possuem mais experiencia!

uma coisa engraçada aqui na cidade é que todo senhor de idade me cumprimenta quando eu passo de band KKKK!
adoro isso!