PDA

Ver Versão Completa : Mais um 1Kz-TE superaquecido !!! (final da história)



Leonardo Dic
30/07/2005, 15:28
Tenho um amigo aqui na cidade que não participa do fórum, que tem uma Hilux SRV 3.0 turbo ano 2003 com 120.000 km.
Ontem ele estava vindo de SP e depois de 200 km de Castelo Branco a 3000 - 3200 rpm ela ferveu.

Hoje já foi aberto o cabeçote e o resultado é a junta queimada e uma trinca bem pequena nele.

Agora fica a dúvida. A manuntenção estava em dia com troca de fluido de arrefecimento feita a menos de 5000 km.
Estou começando acreditar que realmente esse motor tem problemas.

Abraço

Luca
30/07/2005, 15:32
Estou começando acreditar que realmente esse motor tem problemas.
É, Leonardo. Agora eu já não tenho mais dúvida. Se vc tiver outras notícias do carro do seu amigo, mantenha-nos informados.
[]´s

Reinaldo
02/08/2005, 22:35
Só me resta rezar pelo meu ... :pensativo:

Um abraço.

Reinaldo

demil
03/08/2005, 21:00
Ainda bem q naum comprei. Hje me apareceu uma impecável e o cara já me abriu o jogo q numa viagem ao Tocantins ela bateu o motor e segundo ele fez inteiro, só q naum tinha notas para comprovar(boa essa né?). Depois desta notícia acho q vou começar a procurar uma mais velhinha mesmo, tipo 95 ou 93. É de desanimar!

Leonardo Dic
03/08/2005, 21:12
É Reinaldo não descuida da manutenção (fluido e limpeza de radiador) e alivia o pé, pois como esse motor anda muito mais que o 3L, será que vcs donos de KZT-E não se empolgam um pouco demais com eles e sentam a botina demasiadamente ?
Pois quem conheço aqui que tem o 2.8 normalmente já acostumou com a POTENCIA dele e não fica dando pau no bichinho.

Será que também não pode ser isso ?


Amanhã vou dar um pulo na oficina pra ver o que aconteceu realmente no cabeçote.

Abraço

demil
04/08/2005, 00:14
E eu vou ficar no aguardo...ansioso por informações.

Gilberto A Rufino Jr
04/08/2005, 15:07
É certo que os 3.0td andam bastante mesmo! Eu tive a experiencia de andar com a minha sw4 enquanto ela pertencia a meu pai, "andava muito"!!! E era uma delícia acelerar um motor diesel com desempenho e baixo nivel de ruído. Mas depois que "perdemos o motor", o carro estava puxando uma carreta com um ford 46 woodie (super leve!) e subindo a serra para São Marcos (RS) e AQUECEU... Aí a coisa mudou bastante.
Agora que comprei a sw4, eu ando bem mais leve e não sinto necessidade de acelerar tanto. Chego a ter a impressão que ela ficou manca!! Mas é que com o preço de uma retífica e cabeçote... Não é como um fusca a ar que o motor completo a gente faz por uns 1.500,00.
E no meu caso, ainda tem um agravante.
Como custou muita grana a operação na SW4, ainda não foi feito o serviço na bomba injetora e a troca dos bicos. Ainda não nos recuperamos da despesa.
Aindei fazendo umas medições na pressão da turbina, e me pareceu tudo em ordem. Ela está trabalhando com 0,6 a uns 2.000 giros e 0,8 na pressão máx. Mas teve um "entendido" que me informou que pelo fato do conjunto ter aquecido, ela pode estar comprometida, não dando todo o rendimento no conjunto/funcionamento nas câmaras de combustão. Ou seja,acusa no manômetro,mas no interior da máquina ela não chega a pressão ideal de funcionamento.
Estou pesquisando os preços na concessionária Toyota no paraguai, como quero trocar também a embreagem e amortecedores, estou pensando em levar o carro e fazer os serviços lá naquele lado.
Terminando: vale a pena aliviar o pé e usar toda a potência que o 3.0td só quando for necessário!!!
Até mais.
Rufino.---

Gilberto A Rufino Jr
04/08/2005, 15:12
Em tempo: eu pessoalmento gosto muito mais das sw4 97, acho mais bonita e tem mais folga de motor. Ela é só um pouco mais manhosa e exige mais cuidado que as 2.8. No mais são todas toyotas, e são irmãs. Pelo preço que pagamos, vale a pena ser cauteloso e cuidadoso, afinal é muita grana para deixar estragar por falta de cuidado e atenção.

Reinaldo
04/08/2005, 20:13
Gilberto e Leonardo,

Concordo com vocês.
Estou muito feliz com a Maritaca. A bichinha tá com 136mil KM sem sinais de cansaço.
Em relação ao peso do pé, sou tranquilo. A minha velocidade de cruzeiro é de 120 a 130 Km/h, o que em 5ª dá uns 3.000 RPM. O ponteiro da temperatura não passa do meio nem por decreto, mesmo após horas comendo asfalto.
Em relação à manutenção eu sou bem criterioso também, acho o dinheiro mais bem gasto para quem fica com o mesmo carro por muito tempo, principalmente se for diesel.
Em termos de beleza eu acho que a SW4 veio evoluindo com o tempo. Acho as 95 bonitas, as 97 mais bonitas ainda e as 2001 as melhores (principalmente as pretas). Estou ansioso para ver o modelo 2006. Tomara que eu não me decepcione, assim poderei comprar uma, daqui a uns 10 anos ... :mrgreen:

Leonardo Dic
04/08/2005, 20:47
É pessoal, a coisa ficou feia, o cabeçote foi pro saco. Duas trincas, e uma é grande. Ele fez uma cotação e achou um por 5.000,00 em Londrina, mas ainda não comprou, vai tentar alguma coisa com a Toyota, mas acho que não vai dar em nada. Alguem de vcs já conseguiu outro cabeçote da Toyota ?????

Por enquanto a bichinha está desmontada aguardando.

É isso aí, vamos manerar o peso da botina.

Abraço

Fernando Figueiredo
04/08/2005, 22:52
Citar
"Estou pesquisando os preços na concessionária Toyota no paraguai, como quero trocar também a embreagem e amortecedores, estou pensando em levar o carro e fazer os serviços lá naquele lado. "

Estive no Paraguai em março e me decepcionei com o preço das peças lá. O parabrisa estava mais caro que em SP e a embreagem 15,00 mais barata. Fora que um monte de coisas tem que vir de Assumpção e demora 1 ou 2 dias.

fabricio barra andrade
05/08/2005, 08:27
Leonardo, este problema é comum nos primeiros 1KZT nas que sairam em 97/98, pode ver nos site toyoteiros dos hermanos. No Brasil, parece que a toyota não assumiu o problema, não sei o motivo :pensativo: . Mas mesmo aqui, estes cabeçotes foram trocados e substituídos também o radiador, por um redimencionado, sem ônus para o propietário, para que ficassem como os 1KZT após 98. Agora todo motor pode dar pau, principalmente quando não se fica atento a manutenção e chega a "butina". Tenho uma SW4 97/98 que teve o cabeçote e radiador trocados com 160 000KM, obviamente fora da garantia, sem ônus, pela toyota, mas como disse foi da turma de motores com mal dimensionamento cabeçote/radiador. Estou agora com 180 000 Km e muito feliz com a bichinha 8) .

equipeminas4x4
05/08/2005, 12:21
Ainda bem q naum comprei. Hje me apareceu uma impecável e o cara já me abriu o jogo q numa viagem ao Tocantins ela bateu o motor e segundo ele fez inteiro, só q naum tinha notas para comprovar(boa essa né?). Depois desta notícia acho q vou começar a procurar uma mais velhinha mesmo, tipo 95 ou 93. É de desanimar!

Opa, dá uma olhada na minha 9*3, está à venda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/71b18ad8c8b3039858287a5b6ed84e95.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/277547ab066737eef11e3e0079d7d72f.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/23a3b3b821d261604420543f254c934b.jpg

[]´s

demil
12/08/2005, 18:41
obrigado pela oferta, porém procuro uma sw4

Reinaldo
12/08/2005, 19:20
Galera,


Mifu! :evil: :evil: :evil:
A Maritaca ferveu ... :putz:
Na terça ao chegar em casa ouvi um barulho alto de descompressão.
Olhei o marcador de temperatura e estava na faixa vermelha. Isso em um trajeto de 15min do meu trabalho até em casa após passar o dia parada na garagem.
Ela está na oficina. Já descobriram que um furo em uma mangueira que passa por trás do motor foi o responsável por esvaziar o radiador. Detalhe, o compartimento plástico onde fica a marca de controle do nível de arrefecimento está cheio ...
Agora eles vão abrir o motor para ver se o cabeçote trincou ou se a junta queimou, uma das duas coisas aconteceu. :parede:
PQP, há poucos falei que a Maritaca nunca tinha tido problema com aquecimento ... achava, sinceramente, que só tinha problema que não cuidava bem da manutenção do carro ...
... e levei essa porrada :parede: :parede: :parede:
Já antevejo várias latinhas voando embora ...
Mantenho vocês informados.

Demil,
Compra a 95!

Pessoal,
Uma pergunta, as SW4 após 98 relamente estão isentas desse problema?

Abraços,

Leonardo Dic
13/08/2005, 10:02
Oi pessoal, conversei com o meu amigo dono da Hilux hoje e ele me disse que é quase certo que a Toyota vai dar um cabeçote novo.
Qualquer novidade eu comunico.

Abraço

Leonardo Dic
20/08/2005, 14:26
Conversei hoje com o meu amigo e a história chegou ao fim. A Toyota forneceu um cabeçote novo e ele pagou metade da mão de obra da concessionária, ou seja R$ 1100,00.

Por esse final acredito que a Toyota tenha a sua culpa, pois a pick up já está fora da garantia.

Abraço

cbridi
22/08/2005, 21:21
Meu tio, mesmo sem ter feito todas as revisões, também conseguiu com que a Toyota arcasse com um cabeçote novo. Vejam o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10719

[]s

Otavio Neves
26/09/2005, 22:41
Tenho mais uma historia de SW4 com superaquecimento.
A minha comprei 0km em janeiro de 1997, fiz todas as revisoes na concessionaria, inclusive a ultima, de 130 mil km e nunca tive problemas com o motor ate que.... sabado ultimo (24.09), quando cheguei a Petropolis, sem forcar muito a barra, bang... o ponteiro da temperatura estava la no vermelho e a agua do radiador fervendo pelo reservatorio....
esperei que voltasse ao normal, continuei viagem por mais uns 50km, com novos aquecimentos (sem ferver). Parei o carro, troquei a agua, revisei as correias e etc.... Tudo pareceu normal, ate que, quando voltei para o Rio de Janeiro, numa subidinha curta a temperatura foi la pra cima de novo.... fora isso, no plano e na descida o carro se comportou bem, com a temperatura normal...
Pus o carro na concessionaria hoje (26.09) e resolvi dar uma olhada aqui na internet e estou, confesso, meio apavorado !!!
Ja vou exigir logo a troca do cabecote e do radiador do meu carro, mas gostaria que alguem que tenha experimentado a "briga" que acho que vou ter me desse as dicas ou me confirmasse os dados que devo apresentar para cortar o "papo furado" que acho que vao tentar.....
Obrigado pela ajuda,

Otavio Neves

Leonardo Dic
28/09/2005, 22:30
Oi Otávio, pelo que pude ver no caso do meu amigo, conta muito um bom relacionamento com o pessoal das concessionária. Pois a dele já tinha vencido a garantia e mesmo assim a Toyota deu o cabeçote novo e ele só pagou a mão de obra.

Mas esse motor já tem um histórico grande de superaquecimento. Por isso pode ser que consiga pelo menos o cabeçote com a Toyota.

Abraço

Leonardo Dic
11/03/2006, 10:43
All, um colega aqui da cidade teve o cabeçote da sua SW4 99 trincado (a trinca foi feia mesmo), na estrada quase chegando na cidade. Abriu o motor ontem e teve uma biela entortada também, pelo calço hidráulico.

Agora não tenho dúvidas, esse motor tem problema.

Abraço

Luiz Antonio
11/03/2006, 14:00
Fala Leonardo, blza

Pois é, eu estou muito a fim de trocar a minha sw4 por outra mais nova, mas acho mesmo que vou ficar com a molenga.


[]'s

Luiz Antonio
11/03/2006, 14:03
Leonardo,

O motor 1kzte é o mesmo que o 5l ?, em caso negativo, sabe dizer em que hilux eles estão instalados.


[]' :parede: s

Leonardo Dic
11/03/2006, 14:11
Luiz, os motores 5L são derivados dos nossos 2.8 (3L), que pelo visto só mudam no diâmetro dos cilindros de 96mm para 99,5mm. São excelentes motores como os nossos 3L.
Eles sairam nas pick ups 3.0 sem turbo de 2002 a 2004. Pelo que sei eles não sairam nas SW4.
Me corrijam se estiver errado.

Abraço

d_fismann
11/03/2006, 17:33
Leonardo,

dá uma olhada na termostática... - as vezes é melhor tirar do que correr esse risco!!

[ ] ´s chateados com a SRV 2003

bob_f
10/05/2006, 22:40
dah uma olhada no paraguai........por 3500 latinhas tu leva um na caixa, zero !

Vlw

De Moura
29/11/2008, 12:22
eu queria saber uma coisa esse motor da sw4 ele dexa de ser ruim desde q ano ?? :shock:

Keffin Gracher
30/11/2008, 20:44
O motor 1Kz-TE não é ruim, só foi mal projetado o radiador dele, mal dimensionado para o tamanho e as necessidades de refrigeração do motor.

Tudo bem que o cabeçote poderia ser mais robusto...o Serjão sabe se houve mudanças no cabeçote...

Tenho uma SW4 1997 e estou muito satisfeito, o carro não te deixa na mão, o motor responde muito bem...

rmguimar
04/07/2016, 11:29
Tenho uma Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 4X4 3.0 turbo diesel 2002 na fazenda. Até hoje não tivemos problemas....