PDA

Ver Versão Completa : CHEROKEE diesel



MARIO SERGIO
30/07/2005, 12:50
Pessoal, estou negociando a compra de uma cherokee sport 2.5 a diesel.
Não conheço muito deste jeep,mas gostaria de ouvir opinião dos integrantes desta lista, sobre prós e contras da viatura.
Algumas coisas óbvias já percebi, como seguro muito caro, peças também caras.
Alguém desta lista teve ou tem uma destas e pode opinar?

As opiniões e experiências dos colegas que já tiveram ou tem uma cherokee irão me ajudar muito , com certeza.

Valeu..


Sérgio
:)

Edintruder
30/07/2005, 19:25
Velho,
Se na sua cidade houver abastecimento de GNV dá preferência pela gasolina, mas se não tiver como é o meu caso, aí fica com ela que a mecânica não dá galho. Em relação ao motor diesel da Cherokee fico te devendo pois diesel na Cheroka é minoria, e não sei qual o motor equipa ela.

MARIO SERGIO
31/07/2005, 00:58
Obrigado pela dica, mas ainda estou na busca de mais informações.....
A tua cherokee é sport? As peças são muitooooo caras? É realmente tão díficil de encontrar ou depende de $$$$$$$??
Mas vc tem razão em um aspecto, são poucas cherokee a diesel, o que pode ser bom ou ruim...
Uma vez telefonei para uma concessionária autorizada no RJ sobre uma avaliação que iria fazer em uma cherokee( que estava pensando em comprar na época ), e o preço ( 100 pratas por horas na autorizada ) é de matar...
Ó motor desta Cherokee era um motor " suspeito" mas a Concessionária foi super decente e honesta comigo e em avisar de todos os riscos que eu estava correndo na compra desta cherokee , mas se ofereceram para avaliar .( também a 100 pratas por horas , até eu quero avaliar cherokee dos outros.....kakakakakka)
Mas ,sério....me avisaram que se o motor estivesse ruim o meu tombo seria mais ou menos uns 17.000,00 entre motor, peças e mão de obra...
Bem , pulei fora da tal cherokee e estou em busca de outra..Mas a diesel e motor 1000 % ..e com garantia

Um abraço


Velho,
Se na sua cidade houver abastecimento de GNV dá preferência pela gasolina, mas se não tiver como é o meu caso, aí fica com ela que a mecânica não dá galho. Em relação ao motor diesel da Cherokee fico te devendo pois diesel na Cheroka é minoria, e não sei qual o motor equipa ela.

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 01:20
Fala SERGIO, bom parabens pela escolha só por ser CHEROKEE, infelizmente as modelos a DIESEL, eu mesmo não aconselho, a história do motor que equipa este carro é bem complicada, este é um motor DETROIT DIESEL, 2.5 com 117 CV, o problema é o tipo do motor, pois se trata de motor com cabeçotesindiviuais, o que no caso de quebra tem de ser feito individualmente, por ser de alumínio, dependo do estrago é ele não pega passe e ai só trocando mesmo, a pancada é grande, 3.500r$ CADA :shock: :shock: , mesmo assim o passe e recuperaçãoem um desses fica em 1000R$ em lugar aqui no RIO, mas não ´para por ai a mangueira da turbina sempre se rompe dependendo do desgaste e só pode ser reparada por original, pois tem uma curva lateral que fica impossível de ser reproduzida, existem outro pequenos defeitrosde superaquecimento, mas ai e outro papo, QUERO SABE QUAL DAS DUAS lhe cobrou para fazer aavaliação, SAN DIEGO OU GASTAL :?: :?:

Edintruder
31/07/2005, 11:01
Então é o mesmo esquema da Dakota. Cabeçotes individuais não prestam! Tem gente com Dakota diesel tentando arrumar um MWM ou Maxion para colocar no lugar do original pois não existem peças para eles no Brasil com um preço justo. Esquece a Diesel e fica na Gasolina com GNV. Só a diferença do valor do seguro paga o kit GNV.
Eu ando de Ranger, mas babo por Cherokee.

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 20:08
Então é o mesmo esquema da Dakota. Cabeçotes individuais não prestam! Tem gente com Dakota diesel tentando arrumar um MWM ou Maxion para colocar no lugar do original pois não existem peças para eles no Brasil com um preço justo. Esquece a Diesel e fica na Gasolina com GNV. Só a diferença do valor do seguro paga o kit GNV.
Eu ando de Ranger, mas babo por Cherokee.


É isso ai EDI, a história dessse motor é bem mais sinsitra que vcs podem pensar, agora extinta a fabrica posso desbafar coisas que vcs nem imaginam, este motor é produzido algumas partes na itália, se se eu te disser que ele é primeiramente vendido como motor estacionário, quier dizer como GERADOR, isso mesmo, ele tem uma característica muito boa que é o torque em baixa e sempre linear com uma economia muito grande, a CHRYSLER adaptou ele as pressas para automóveis em 1999, foi usado nas SPORT até 2001, e largamente vendido na ARGENTINA, o maior problema é que a fábrica dele na ITÁLIA, foi estinta em 2002, somente com a produçao de peças de reposição mas não na mesma escala, os maiores problems de adpatação no Brasil foram de temperatura, onde por erro de projeto, usaram o sistema de refrigeração das á gasolina, com ventoinha de acoplamento viscoso, mas os ajustes de funcionamento e o tunel de vento, eram deficitários, sempre entrando em funcionamento acredite se quiser 1.5 graus a mais que o ideal, isso ocasionava um trabalho com temperatura exessiva e que não marcava no painel, só marcava após quase 2 ou 3 graus acima do do ideal e o ponteiro simoplesmente dava um pulo direto para o vermelhão, aí as dilatações ja tinham ido tudo pro beleléu :putz: e ele ia rachando bem devagarinho :mrgreen: :mrgreen: ,, até o belo dia em a fumaça ficava bem branquinha, aí :shock: :shock: :shock: :shock: fusdes :shock:
Mas tem outras históirias, existe uma solução prática mas requer cuidado, arrancar o rele de baixa da ventoinha :concordo: , mas não façam de qualquer maneira quem quiser e mostro passo a passo como fazer
Vlaeu :concordo:

MARIO SERGIO
31/07/2005, 23:31
Marcelo:

Valeus.............. :D :D :D mesmo as dicas, ..

Isto é que é informação de primeira " categoria'. Muito obrigado mesmo.

É uma pena, pois estava..........apaixonado..rs. rs Pela cheroka a diesel, mas paixão off-road é f.....(&&%&%) , leva um tempo para esquecer... :D :D
Quanto ao orçamento é o seguinte, fiz na AGO no RJ e até onde sei a GASTAL não é mais autorizada ou fechou ( não sei direito) mas o fato é que meu contato lá do Rio me passou o telefone da AGO e acabei não ligando para este detalhe.
Seja como for, conversei (por telefone com o pessoal da AGO ) e na realidade confesso que exagerei um pouquinho..rs rs :oops: :oops: em relação ao orçamento,mas era quase isto ( 100 pratas por hora) e como pra fazer as contas ficou mais fácil é por aí mesmo.
Mas eles foram muito honestos e para dizer a verdade me ajudaram, pois diante de um orçamento destes....
Acho que vou me candidatar a vaga de tesoureiro do PT, talvez resolva isto..kakakakakaka.

Um pena , pois fiquei realmente impressionado com a cherokee que pilotei , o motor a diesel turbinado é de excelente resposta..Mas nada como a experiência dos colegas da lista.
Em relação as cherokas a gasolina,penso que você acaba tendo que optar por gás natural ..E apesar de econômico, etc.etc. Não gosto de carro a gás, e vou evitar ao máximo ter um sempre que puder... :D :D
Mais uma vez , obrigado pelas dicas.

[ ]s orientados

Sérgio



Fala SERGIO, bom parabens pela escolha só por ser CHEROKEE, infelizmente as modelos a DIESEL, eu mesmo não aconselho, a história do motor que equipa este carro é bem complicada, este é um motor DETROIT DIESEL, 2.5 com 117 CV, o problema é o tipo do motor, pois se trata de motor com cabeçotesindiviuais, o que no caso de quebra tem de ser feito individualmente, por ser de alumínio, dependo do estrago é ele não pega passe e ai só trocando mesmo, a pancada é grande, 3.500r$ CADA :shock: :shock: , mesmo assim o passe e recuperaçãoem um desses fica em 1000R$ em lugar aqui no RIO, mas não ´para por ai a mangueira da turbina sempre se rompe dependendo do desgaste e só pode ser reparada por original, pois tem uma curva lateral que fica impossível de ser reproduzida, existem outro pequenos defeitrosde superaquecimento, mas ai e outro papo, QUERO SABE QUAL DAS DUAS lhe cobrou para fazer aavaliação, SAN DIEGO OU GASTAL :?: :?:

Cleuson
01/08/2005, 08:57
Mario

Agora quem vai falar é quem TEM uma Sport diesel e não os palpiteiros de sempre.
Tenho meu carro há dois anos e nunca me deu nenhum problema. Existem problemas de aquecimento relatados mesmo, mas isso foi corrigido nos modelos de 99 em diante, quando começaram a sair com um sistema de arrefecimento diferente, maior. Para evitar problema, eu não abuso das rotações, mas acho que isso deveria ser feito em qualquer motor diesel.

Quanto ao custo que te falaram de um motor novo (17 mil), quanto você acho que custa um MWM novo? Ou um Powerstroke novo? Vai sair nessa faixa também.
Lembro que a Grand Cherokee Laredo a diesel usa um motor muito parecido, com a diferença que é 5 cilindros. Mas a maioria das peças de um serve no outro, inclusive os famosos cabeçotes. Fora o motor, todas as outras peças do carro são idênticas à gasolina.

Eu tenho e não me arrependo. O seguro É O MAIS BARATO entre os 4x4 a diesel do mercado. Faça a pesquisa e veja se não é verdade.

Qualquer dúvida, é só me mandar uma msg em PVT.
Cleuson
XJ TD 99

hsfujita
01/08/2005, 14:58
Mario,

reitero aqui as palavras do Cleuson. Tive uma XJ diesel 99 por 2 anos e foi um axcelente carro. Rodei mais de 85.000 km sem nenhum problema. A minha tinha original, uma ventoinha elétrica trabalhando junto com o viscoso e trabalhava satisfatoriamente. Aqueceu uma vez apenas, mas também, foi marcada minha: tava subindo a serra de Ubatuba-Taubaté carregado, com o ar condicionado ligado em pleno verão e com o pé embaixo... ao contrário do que o Marcelo Carvalhal falou, o termometro indicava corretamente de modo que percebi a temperatura subir antes que algo acontecesse no motor; só desliguei o ar condicionado e aliviei o acelerador e continuei subindo numa boa.
Quanto às peças, tem que garimpar um pouco que acha. por exemplo: o filtro de óleo na concessionária custa uns $120,00 mas o do Santana serve... Amortecedores são fabricados aqui mesmo pela Monroe e gastei uns $250,00 cada, que não é mais caro que o de qualquer pick-up.
Realmente o seguro é o mais baixo entre qualquer 4x4 diesel do mercado. Quando estava p/ comprar a minha, estava em dúvida entre ela e uma Pajero, e o seguro desempatou a escolha: o seguro da Cheroka era METADE da Pajero e não precisava colocar rastreador como na Pajero!
E para completar, ela é muito econômica. O Ceuson pode confirmar, se vc usar um diesel de boa qualidade e viajar a velocidades moderadas, ela chega a fazer mais de 13km/l. Muito melhor que a Xterra que eu tenho hoje com motor MWM.

Sergio Rocha
01/08/2005, 22:10
A San Diego me pediu 17.000,00, a 3 anos atras, pra trocar a bomba injetora da minha Dakota diesel.Por sorte ela estava na garantia.A pick up tinha 20.000 km e pifou a bomba injetora.teve que ser trocada.
Sabe o que eu fiz logo após esse susto ? Vendi a maldita.

[]'

MARIO SERGIO
02/08/2005, 03:12
Cleuson e colegas desta lista:
Deste jeito eu acabo voltando para minha cherokee, .ou melhor para o meu sonho..rs rs
Veja bem , eu estou realmente " na agulha" para comprar uma,mas ainda vou( Tentar ) pesquisar ( isto se o impulso deixar..) antes de comprar.
Gostei muito quando pilotei uma cherokee,mas estou achando estranho este negócio de ventilar com viscoso...Que trem é este? O colega abaixo informou ( valeu ) que pode-se adaptar uma ventoinha a mais...Bem acho isto meio estranho ( este tal aquecimento ) mas pelo o que li todos condordam que este problema de aquecimento é real na cherokee.

Também tenho um jipe( Toyota Band) a diesel mas confesso que temperatura nunca tive problema ,ao contrário disto ,depois que troquei o radiador as vezes chego a pensar que o diacho do ponteiro naõ está funcionando pois a temperatura de uma Toyota Bandeirantes não oscila muito , para dizer a verdade quase nada.

Mas, sabe como é estas maluquices de nós jipeiros, cismou....F( &¨%*¨*&¨*() , acaba trocando de viatura só para ver qual é....
:D :D
Mas , Obrigado mesmo por suas opiniões( e também pela dica do seguro ) , vou lhe escrever sim em particular mais tarde ,pois estou viajando a trabalho e assim que retornar vou fazer isto, pois tenho sim dúvidas sobre a cherokee.



[ ]s mais animados..rs

Sérgio



Mario

Agora quem vai falar é quem TEM uma Sport diesel e não os palpiteiros de sempre.
Tenho meu carro há dois anos e nunca me deu nenhum problema. Existem problemas de aquecimento relatados mesmo, mas isso foi corrigido nos modelos de 99 em diante, quando começaram a sair com um sistema de arrefecimento diferente, maior. Para evitar problema, eu não abuso das rotações, mas acho que isso deveria ser feito em qualquer motor diesel.

Quanto ao custo que te falaram de um motor novo (17 mil), quanto você acho que custa um MWM novo? Ou um Powerstroke novo? Vai sair nessa faixa também.
Lembro que a Grand Cherokee Laredo a diesel usa um motor muito parecido, com a diferença que é 5 cilindros. Mas a maioria das peças de um serve no outro, inclusive os famosos cabeçotes. Fora o motor, todas as outras peças do carro são idênticas à gasolina.

Eu tenho e não me arrependo. O seguro É O MAIS BARATO entre os 4x4 a diesel do mercado. Faça a pesquisa e veja se não é verdade.

Qualquer dúvida, é só me mandar uma msg em PVT.
Cleuson
XJ TD 99

hsfujita
03/08/2005, 14:25
Mario,

O ventilador "viscoso" é um ventilador que tem uma embreagem de escorregamento limitado, por isso chamam de viscoso. Tem vários carros que usam este tipo de ventilador: desde Corcel II até Toyota SW4(tive uma 94). Quanto a adaptar uma ventoinha a mais, ela já vem com os dois sistemas (viscoso + elétrico) original de fábrica. Quanto a esquentar não considero exatamente um defeito, mas sim uma característica do carro que a gente tem que ter em mente e monitorar sempre o mostrador do painel, mas isso vale para qualquer indicação do painel, se não não faria sentido todos aqueles relógios, não é mesmo? O projeto é realmete uma adaptação, e funciona muito bem na Europa ou na Argentina, onde o clima é mais frio, no nordeste deve ser naturalmente mais crítico.

MARIO SERGIO
03/08/2005, 21:46
Obrigado pela LUZ...Valeu :D :D
Todas as considerações dos colegas me ajudaram muito ,e aí quando chegar em casa,vou resolver se compro ou não uma cheroka.


[ ]S

MÁRIO SÉRGIo

Mario,

O ventilador "viscoso" é um ventilador que tem uma embreagem de escorregamento limitado, por isso chamam de viscoso. Tem vários carros que usam este tipo de ventilador: desde Corcel II até Toyota SW4(tive uma 94). Quanto a adaptar uma ventoinha a mais, ela já vem com os dois sistemas (viscoso + elétrico) original de fábrica. Quanto a esquentar não considero exatamente um defeito, mas sim uma característica do carro que a gente tem que ter em mente e monitorar sempre o mostrador do painel, mas isso vale para qualquer indicação do painel, se não não faria sentido todos aqueles relógios, não é mesmo? O projeto é realmete uma adaptação, e funciona muito bem na Europa ou na Argentina, onde o clima é mais frio, no nordeste deve ser naturalmente mais crítico.

nfsleo
03/08/2005, 22:44
Mario, na boa cara... PULA FORA DE QUALQUER CARRO DA CRYSLER, DODGE, JEEP E SAI CORRENDO SEM OLHAR PRA TRÁS! Verdade seja dita, os carros sâo muito bons, bonitos e extremamente confortáveis, mas o preço das peças de reposiçâo é simplesmente hediondo. Peças de desgaste natural tipo amortecedores, pastilhas, fitros, etc vc até encontra por um preço aceitável, mas tirando isso, qualquer peçinha sem vergonha custa no mínimo 10X o preço de uma similar de um carro nacional e as concessionárias nunca tem nada a pronta entrega. Como o pessoal falou, o motor a diesel nâo é lá o mais confiável... as à gasolina têm uma infinidade de peças (sensores, módulo de injeçâo, bicos, etc) que costumam dar muito problema e custam uma fortuna (um módulo de injeçâo custa por volta de 5000 pratas e costuma queimar com certa frequencia) Em hipótese alguma compre ou converta um carro desses para GNV, ferra todo o motor, começa a dar problema em tudo :shock: O câmbio automático e os diferenciais da cherokee tbm nâo aguentam muito pau, se o dono anterior era pé de chumbo pode ter certeza que estarâo destruídos. Cara, nâo quero cortar o teu barato, mas se tiver grana e estiver realmente muito a fim, procura uma extremamente pouco rodada ou até mesmo uma zero, pois o pessoal que compra esses carros importados novos, geralmente usa 1 ou 2 anos e só passa pra frente quando o carro já tá todo fudid*, precisando de manutençâo cara.

Fausto
04/08/2005, 17:13
Pessoal, estive observando o debate, de excelente nível, q. ñ se encontam mesmo em revistas especializadas.
Gostaria, se alguém puder comentar:

Custo/ Benefício, qual seria a opção ?

Cherokee Diesel X Cross Lander CL 244 ?
Alguns pontos importantes a considerar ?

Custo/ Viabilidade.
Alguém sabe algo sobre adptação de motor diesel em cherokee gaz.

O motor MWM Sprint, 2.8, 132 HP, TDI (acho). tem os cilindros "individuais" também, isto tem problema ?

O motor International HS 2.8 L, 132 HP TDI, ñ sei se é o powerstroke, seriam opções ?

Será q. tem q. alterar caixa de câmbio, supensões, caixa de transferência, e o berço do motor?.

Tô perguntando tudo isto, pq. estou pensando numa VT usada.

Wallace
06/08/2005, 02:50
Mario, na boa cara... PULA FORA DE QUALQUER CARRO DA CRYSLER, DODGE, JEEP E SAI CORRENDO SEM OLHAR PRA TRÁS! Verdade seja dita, os carros sâo muito bons, bonitos e extremamente confortáveis, mas o preço das peças de reposiçâo é simplesmente hediondo. Peças de desgaste natural tipo amortecedores, pastilhas, fitros, etc vc até encontra por um preço aceitável, mas tirando isso, qualquer peçinha sem vergonha custa no mínimo 10X o preço de uma similar de um carro nacional e as concessionárias nunca tem nada a pronta entrega. Como o pessoal falou, o motor a diesel nâo é lá o mais confiável... as à gasolina têm uma infinidade de peças (sensores, módulo de injeçâo, bicos, etc) que costumam dar muito problema e custam uma fortuna (um módulo de injeçâo custa por volta de 5000 pratas e costuma queimar com certa frequencia) Em hipótese alguma compre ou converta um carro desses para GNV, ferra todo o motor, começa a dar problema em tudo :shock: O câmbio automático e os diferenciais da cherokee tbm nâo aguentam muito pau, se o dono anterior era pé de chumbo pode ter certeza que estarâo destruídos. Cara, nâo quero cortar o teu barato, mas se tiver grana e estiver realmente muito a fim, procura uma extremamente pouco rodada ou até mesmo uma zero, pois o pessoal que compra esses carros importados novos, geralmente usa 1 ou 2 anos e só passa pra frente quando o carro já tá todo fudid*, precisando de manutençâo cara.Quantas Cherokees voce já teve?
Eu tenho uma desde que peguei a minha 98 zero em junho de 99.
O único grande problema que tive foi um radiador furado.
Que foi substituido por um novo de cobre feito sob encomenda por uns R$ 300,00...
Todas as peças que cotei na autorizada tinha em estoque.
Não cotei para mim, mas para comparar com as que importo.
Alguns preços, tudo em Dolar e alguns desatualizados, mas já colocado no Brasil

Lanterna Traseira XJ, 195,00, essa é cara pois não é a lanterna das Cherokees dos EUA, pois a nossa é o modelo Europeu que tem o pisca laranja, talvez seja importada nos EUA. É a única peça que considero cara.
Lanternas traseiras Cherokjee XJ 91, 42,00, essa é igual as americanas, para ver a diferença.

Farol XJ 97, 45,00
Cruise Control XJ 98, 485,00
Coxim da Transmissão XJ 98 original, 45,00
Jogo superior de juntas da XJ 97 4.0, 115,00
molas dianteiras XJ de 3", 230,00
Acumulador/Desidratador XJ 98 Receiver / Drier, 315,00
motor de arranque XJ Starter XJ 4.0L, 270,00
Kit de discos do Bloqueio para XJ dana 35, 125,00
XJ 97 buchas da suspensao copletas c/ buchas dos braços dianteiros (dianteriso e traseiros) e buchas das molas traseiras (dianteiras e traseiras), 55,00
Amortecedor do porta malas da XJ, 55,00
Panhard XJ completa com buchas, 140,00
Jogo de lonas XJ, cada lado 110,00, essa acho caro também
Bucha da Barra estabilizadora XJ, cada 8,00
Bucha superior da bieleta XJ cada 4,00
Bucha dos braços inferior XJ cada 15,00
Bucha dos braços de suspensão superior XJ cada 30,00
sensor da pressão de óleo, para a XJ 97, 4.0 , 55,00
XJ 97 buchas da suspensao copletas c/ buchas dos braços dianteiros (dianteriso e traseiros) e buchas das molas traseiras (dianteiras e traseiras) 125,00 original
HDS Susp. Kit XJ 3" c/ feixe de molas novo e maior, 830,00
Kit HDS 6,5" para Xj com Ranchos 9000 X e controle 2.290,00

Para as Grands:
Glass Support ZJ 97 55,00
Módulo de Injeção ZJ 93 Recondicionado 815,00
Lanterna traseira 97 ZJ 105,00
ZJ 97, FRONT OR REAR BUSHING FOR FRONT UPPER ARM, 16,00
ZJ 97, FRONT BUSHING FOR FRONT LOWER ARM, 17,00
ZJ 97, REAR BUSHING FOR FRONT LOWER ARM, 26,00
Pastilhas dianteiras (4) Grand Cherokee ZJ 93 a 98, 68,00 (são as mesmas para as XJ e os Wranglers)
Pastilhas Traseiras (4) Grand Cherokee ZJ 95 a 98, 72,00
Embreagem Grand Cherokee ZJ 93 a 98, 305,00, acho que é a mesma do Wrangler e Cherokee 4.0

Wrangler:
Bomba de D'água do TJ 97, 205,00
Replace a top Bestop Wrangler TJ, 850,00
HDS 4" p/ TJ c/ Rancho 9000 X, 1.250,00
Quick Disconnect dianteiro Wrangler TJ 4" HDS, 80,00
Braços superiores da suspensão 4" TJ c/ buchas HDS, 335,00
Suporte traseiro da placa (license plate) do Wrangler TJ, 55,00
Lanternas traseira Wrangler TJ Lado Direito , 57,00
"Lanternas traseiras do Wrangler TJ com iluminação para a
placa Lado Esquerdo, 70,00

Wallace
06/08/2005, 02:55
Pessoal, estive observando o debate, de excelente nível, q. ñ se encontam mesmo em revistas especializadas.
Gostaria, se alguém puder comentar:

Custo/ Benefício, qual seria a opção ?

Cherokee Diesel X Cross Lander CL 244 ?
Alguns pontos importantes a considerar ?A Cherokee é um projeto que esta pronto. As Cross Lander parece que eles estão ainda descobrindo o que é melhor


Custo/ Viabilidade.
Alguém sabe algo sobre adptação de motor diesel em cherokee gaz.

O motor MWM Sprint, 2.8, 132 HP, TDI (acho). tem os cilindros "individuais" também, isto tem problema ?

O motor International HS 2.8 L, 132 HP TDI, ñ sei se é o powerstroke, seriam opções ?

Será q. tem q. alterar caixa de câmbio, supensões, caixa de transferência, e o berço do motor?.

Tô perguntando tudo isto, pq. estou pensando numa VT usada.Esqueça isso, ou compre uma a Diesel se voce prefere este combustivel ou coloque GNV numa a gasolina se for o caso.
Quando bem instalado GNV vai bem.
Ou ande a gasolina como eu.

Fausto
13/09/2005, 23:18
Alguém pode me dizer qual o comportamento da Cherokke Diesel (99/2000) nas trilhas, quanto aos diferenciais, cardã, cruzeta, suspensão, há algum ponto sensível ?
Até agora ñ sei se o motor delas é parcial/totalmente italiano.
Se for totalmente italiano, e fábrica fechou em 2002, como o Marcelo Carvalhou informou, como é q. fica a sua manutenção, haveria componetes similares no mercado nacional ?

Fausto
13/09/2005, 23:21
Correção: Marcelo Carvalhal falhou.
Componentes similares.

Wallace
14/09/2005, 13:24
Acho que no resto é tão boa ou melhor que as a gasolina, pois parece que tem com Dana 44 traseiro.
A grande desvantagem que vejo é só ter mecanica.

Victor C
17/09/2005, 16:08
Wallace, Conhece algum mecanico aqui no rj?

Abçs

Marcelo Carvalhal
18/09/2005, 09:36
Correção: Marcelo Carvalhal falhou.
Componentes similares.



Pô Fausto, o motor ´não é totalmente ITALIANO, mas somente o conjunto MOTOR/BLOCO/CABEÇOTES, os outro componentes são de diferentes ffabricantes, esse carro não dá problema sério, respeite as trocas principalmente de óleo de motor e filtro de óleo e combustível que vc não terá problemas algun, se por acaso perceber que ela tá com aquecimento acima do normal digo em volta de 110, isso é o que marca, diminua a tocada que ele volta ao normal.

Qunato a componentes similares :pensativo: :pensativo: depende o que vc tá precisando :pensativo:

Na minha pra vc ter uma idéia uso o regulador de pressão de motor 4.1 da chevrolet :concordo: mas meu carro é 6 cilindros, por ai vai, sempre há maneiras de reutilizar peças de outros motores, só tem de ter paciência e pesquisar um pouco


DICA:
QUEM TEM CHEROKEE XJ, ZJ, qualquer ano, o motor da bomba de gasolina é o mesmo das BLAZERS, ou um que caiba no COPO do CORPO da bomba que fica no tanque e tenha especificação de uso com pressão de 5,5 BAR no máximo, seu carro aceita até 4,5 BAR :concordo: :concordo:


:pensativo: :pensativo: ACHO QUE VOU COBRAR :mrgreen: :mrgreen:

Wallace
18/09/2005, 13:29
Mas a bomba da Blazers não custa mais caro?

Marcelo Carvalhal
18/09/2005, 14:16
A bomba da BLAZER é uma das que cabem, é necessário quem entenda para fazer a adaptação, exsitem passos a serem seguidos na desmontagem e principalmente a recolocação :concordo:

Dewton
30/09/2005, 22:16
Pessoal,
Não conheço nada de 4x4. Tenho um Galloper a diesel, automático, que pretendo trocar. Andei pensando em Cherokee diesel, mas um mecanico conhecido informou que este carro tem problemas cronicos de superaquecimento. Algum proprietário deste modelo aqui no forum já teve este tipo de problema?
Vou usar o carro em viagens para locais remotos, com clima tropical na maioria das vezes e confiabilidade é fundamental.

Gilbertojipeiro38
07/10/2005, 18:30
Andei numa Dakota com motor MWM da S10 e caixa Dodge e achei otima. Eh possivel fazer coisa semelhante na XJ 97 manual? Meu problema eh que ando muito em fazendas e tem lugares aqui com 250 km sem postos de abastecimento

Marcelo Carvalhal
08/10/2005, 00:04
Andei numa Dakota com motor MWM da S10 e caixa Dodge e achei otima. Eh possivel fazer coisa semelhante na XJ 97 manual? Meu problema eh que ando muito em fazendas e tem lugares aqui com 250 km sem postos de abastecimento

Se seu carro realmente tiver cbo Mecânico, dá sim. MAS VAI TER QUE USINAR DUAS FLANGES para acoplar o cambio no motor, além do mais este MWM 2.8 tem muita flexão, o cara vai ter que adaptar muito bem os calços do motor, ele torçe muito quando faz força, e mete um INTERCOOLER dos que vem nas NISSAN são muito eficientes, seu maior problema vai ser omologar o carro no detran :pensativo:

Gilbertojipeiro38
08/10/2005, 07:36
Marcelo

agora a pergunta mais polemica. Qual o maior pneu que posso colocar na XJ com suspensao original, com pouca torcao(nao vou fazer trilha, so andar em estradas ruins)? Vi na Fenajeep varias com BF 31 sem kit de suspensao

Marcelo Carvalhal
08/10/2005, 21:23
Tenho no meu carro um modelo raro de BF GOOD 32/12.5 - R15, ganhei em um evento em 2000, e uso um kit da PRO COMP de 3" sem calço, quando usava o carro baixo qualquer 31 MUD cabe só esbarra por dentro do parahcoques, no caso meu carro está com as partes onde o pneu pega lanternado, de fora não parece que foi feito nada, mas aumentei as angulaçoes para que eles trabalhassem folgado com torção


Toda original cabe sim um MUD 31 pega só quando esterça até o fim, principalmaente pro lado esquerdo,e no caso não aconselho ser feito em nenhum dos modelos XJ/ WJ/ ZJ, a bomba de hidráulica consegue estourar a mangueira se vc forçar o conjunto por muito tempo, ele tem muita força :shock:

Gilbertojipeiro38
09/10/2005, 10:01
Agora eh tarde ja fiz

Marcelo Carvalhal
10/10/2005, 12:27
Puta pessoal teimoso, Gilberto tudo bem já colocou mesmo, mas vai raspar quando falava do meu carro tava falando da minha ZJ, já tive XJ e usava 31 AT mas dava umas raspadas boas quando torcia...

COLOCA UM KITÃO DE NO MÍNIMO 3,5" QUE VC FICA MAIS FELIZ :mrgreen: :mrgreen:

Marcelo Carvalhal
10/10/2005, 12:30
Puta pessoal teimoso :discordo: :stop: :putz: :putz: , Gilberto tudo bem já colocou mesmo, mas vai raspar quando falava do meu carro tava falando da minha ZJ, já tive XJ e usava 31 AT mas dava umas raspadas boas quando torcia...

COLOCA UM KITÃO DE NO MÍNIMO 3,5" QUE VC FICA MAIS FELIZ :mrgreen: :mrgreen:

Dewton
10/10/2005, 18:47
Pessoal,
Estes kits para lift não afetam a estabilidade do carro?

Gilbertojipeiro38
10/10/2005, 19:03
Marcelo

eu so troquei os pneus com o Engesa. Vou distrocar no proximo fim de semana e juntar $$$ para comprar o lift kit

Marcelo Carvalhal
10/10/2005, 21:05
Pessoal,
Estes kits para lift não afetam a estabilidade do carro?

Depende meu filho vc quer chegar a que velocidade em um 4X4 a masi de 15cm do chão :?: :?:


eu so troquei os pneus com o Engesa. Vou distrocar no proximo fim de semana e juntar $$$ para comprar o lift kit[/quote]

Vc pode até andar com o pneus mas quando for manobrar não força senão vai estargar seu PNEU, NA FALTA DE GRANA tem uma solucão que é barata mas não fica assim uma BRASTEMP mas quebra o galho :pensativo:
Da uma olhada no crro do BRUNO BUENTES E DO MARCOS EM

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12530&postdays=0&postorder=asc&&start=0

Dewton
11/10/2005, 04:40
Marcelo, Uns 120 quando estiver no asfalto. Faço isto com um Galloper. Algum problema com as curvas, digamos, normais?

Wallace
11/10/2005, 19:22
Pessoal,
Estes kits para lift não afetam a estabilidade do carro?Kit de 3 e pneus 31 AT a XJ deve ficar mais estavel que a original>
Mas mesmo assim é um jipe e não um esportivo.
Mas pode andar tranquilamente a 120 km/h onde é permitido.

Dewton
13/10/2005, 21:28
Wallace,
Poderia explicar melhor? Com o centro de gravidade mais alto, mesmo assim o veículo fica mais estável que o original? Desculpe a insistência, mas quem não pergunta não aprende.

Dewton
14/10/2005, 23:11
Alguem conhece mecanico honesto (fora de autorizada) no Rio que trabalhe bem com Cherokee sport, incluindo a diesel?

Marcelo Carvalhal
15/10/2005, 00:20
Cara os mecanicos são honetos das autrizadas, aliás os unicos capases de mexer no seu carro são de autorizadas ou foram, pois foi lá que fizerão os cursos de especilização..


O que vc tá precisando :?: :?: :?: :pensativo:

Dewton
15/10/2005, 19:27
Pessoal, Na verdade estou avaliando que veiculo vou comprar. Estou entre Pajero 3.5 V6 e Cherokee Sport. Estou comparando desempenho (com informações aqui do forum), custos e facilidade de manutenção. Por falar nisto, entre a Cherokee e a Pajero, qual seria escolha de vcs? Estou tendendo para a Pajero, mas parece que, caso necessite de peças, estas seriam mais dificeis ou mais caras. É isto? Também estou avaliando a facilidade de encontrar MDO que trabalhe (bem) aqui no Rio, pois as concessionárias, na minha opinião, exploram muito.

Dewton
17/10/2005, 20:00
Marcelo,
Vc trabalha com mecanica não é? Caso positivo, trabalha com a Cheroka diesel? Voltando ao assunto superaquecimento, é possível e faz alguma diferença substituir o radiador por outro maior e de material melhor condutor de calor? Aqui no Rio tem alguém que faz, com qualidade?

Marcelo Carvalhal
17/10/2005, 22:18
Cara vc já comprou o carro, :pensativo: os casos de superaquecimento, são para uso extremo, mas dá pra resolver, o que vc precisa, até agora não falou :discordo: :discordo:
Vc comprou uma DIESEL :?:

Wallace
18/10/2005, 12:22
Wallace,
Poderia explicar melhor? Com o centro de gravidade mais alto, mesmo assim o veículo fica mais estável que o original? Desculpe a insistência, mas quem não pergunta não aprende.É qua a base lateral aumenta com o uso de pneus mais largos.
Assim como também fica com mair área de contado dos penus com o solo.
E o mair curso da suspensão também ajuda.
Mas continua sendo um Jipe e não um veiculo normal no tocante a estabilidade.

Dewton
18/10/2005, 23:05
Marcelo, ainda não. Estou comparando Cherokee e Pajero, tanto à diesel quanto à gasolina, para ver qual me atende melhor (custo x desempenho). Tenho uma queda pela Cherokee diesel, mas preocupa-me o tal do superaquecimento. Como e quem pode resolver isto? Provavelmente não vou fazer trilhas, mas ando bastante em estradas de terra bem ruins. O que vc considera como uso extremo? Subir a serra da bocaina e andar pelas estradinhas de lá seria? Cruzar a transpantaneira ou a Carretera austral, no Chile? Ir até os Lençois maranhenses? É prá isto que quero o veículo. As dicas de vcs estão ajudando a decidir!

Marcelo Carvalhal
18/10/2005, 23:21
Uso extremo seria sempre em momentos de velocidade constante em esforço. tipo SERRA DAS ARARAS Á 120KMH, ou mandar a passagem de JERIQUAQUQRA SEM PARA NA AREIA, esse carro aguenta bem velocidade cosntante com esforço moderado, os problemas são mais comuns nas 99, se vc conseguir uma 2001 não terá isso.....
AS PEÇAS SÃO CARAS SIM, mas o que vc pensa que vai trocar, só uma mangueira ou outra, correias ´são quase o mesmo preço e vc compra nas autorizadas mesmo, o seguro é mais barato, mas sinceramente tenho medo desse motor :pensativo: :pensativo:

famarcio
22/10/2005, 20:44
Amigos, peço desculpas por fazer uma pergunta um tanto simplória em discussão tão avançada. Se vc quer um carro para viagens longas por que não uma Blazer 2.4? Fiz 10.000 Km Rio-São Luiz-Rio subindo pelo litoral inclusive Jeriquaquara via Preá, isto é, pela praia como falou o Marcelo (com um guia local) e Barreirinhas no Maranhão pois para entrar no areal dos Lençois quebrei como passageiro em uma Bandeirante. Retornei pelo interior do Piauí e Bahia. Entre São Raimundo Nonato e Feira de Santana passei por dentro de seis riachos aonde as pontes foram levadas por temporal. Fiz a viagem em Jan/Fev 2004. Consumo médio total 8 Km/L com muita bagagem e ar condicionado ligado.
Eu leio as discussões do fórum buscando opções de custo x benefício x confiabilidade x assistência técnica x conforto x desempenho, e não consigo justificar nem a compra de uma viatura diesel pois não rodo quilometragem que justifique os custos do diesel (compra, seguro etc.).
Não quero complicar a vida e ainda pagar por isso!!!!!
Abraço a todos.

Marcio Filgueiras (Blazer 2.4 - 2001)

Giovani
22/10/2005, 22:12
Eu leio as discussões do fórum buscando opções de custo x benefício x confiabilidade x assistência técnica x conforto x desempenho, e não consigo justificar nem a compra de uma viatura diesel pois não rodo quilometragem que justifique os custos do diesel (compra, seguro etc.).
É que em alguns casos, como deve ser esse, faltou um x...

x ESTILO... :mrgreen:

Cherokee é Jeep! :twisted:

Blazer... Nada contra... Até o mané do meu vizinho tem uma... :lol: :lol:
Já uma Cheroka de salto alto, guincho, etc... :dance:

[]'s :concordo:

Dewton
23/10/2005, 20:31
Oi Marcio! Valeu pelas dicas. Mas como falou o Giovani, tem a questão do gosto. Afinal, não se trata de um carro, um meio de transporte. Para isto o escort SW da mulher dá conta com folga. o 4x4 é mais uma curtição e aí conta mais a paixão... Mas concordo contigo em relação ao diesel. Estou comparando os custos anuais para manter o veículo (IPVA, seguro, combustível, etc). Valeu!!! :concordo: :concordo: :concordo:

Dewton
23/10/2005, 20:36
Wallace, tirando o motor, existe outra diferença? O kit de 3" pode ser utilizado na diesel?

Marcelo Carvalhal
23/10/2005, 22:14
Eu leio as discussões do fórum buscando opções de custo x benefício x confiabilidade x assistência técnica x conforto x desempenho, e não consigo justificar nem a compra de uma viatura diesel pois não rodo quilometragem que justifique os custos do diesel (compra, seguro etc.).
É que em alguns casos, como deve ser esse, faltou um x...

x ESTILO... :mrgreen:

Cherokee é Jeep! :twisted:

Blazer... Nada contra... Até o mané do meu vizinho tem uma... :lol: :lol:
Já uma Cheroka de salto alto, guincho, etc... :dance:

[]'s :concordo:


:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: IMPRESSIONANTE COMO A INTELIGÊNCIA É TÃO PARENTE EM DETERMINADAS PESSOAS :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: ISSO É QUE É COMENTÁRIO, MARAVILHOSO, REALMENTE SEM DÚVIDAS, IMCOMPARÁVEL :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:



So queria saber uma coisa :!: , por a caso o cara tá fazendo alguma comparação :?: :?: :?: :?:

Wallace
24/10/2005, 12:13
Wallace, tirando o motor, existe outra diferença? O kit de 3" pode ser utilizado na diesel?Pode usar o kit sim.

Wallace
24/10/2005, 12:18
Esa ultima foto mostra uma suspensão da pior qualidade, não trabalha nada.
Uma boa suspensão deixa os 4 pneus no chão mesmo com grande obstaculo.

Marcelo Carvalhal
24/10/2005, 14:33
MElhorou!!!!!! :mrgreen:

FBOGHO
05/12/2005, 13:33
Alguém saberia me informar onde e por quanto poso conseguir um acoplamento visquoso para a Sport Diesel 2000/01
Obrigado

Dewton
04/06/2006, 11:04
É possivel (e viável) colocar diferencial central na Cherokee Sport diesel?

Wallace
04/06/2006, 14:47
Precisa trocar toda a caixa de transferencia pela selectrack.
Não sei se cabe, ou seja, se a selectrack não é maior que a comand track, mas pode ser posivel sim.

Kanhan
07/03/2009, 17:39
É isso ai EDI, a história dessse motor é bem mais sinsitra que vcs podem pensar, agora extinta a fabrica posso desbafar coisas que vcs nem imaginam, este motor é produzido algumas partes na itália, se se eu te disser que ele é primeiramente vendido como motor estacionário, quier dizer como GERADOR, isso mesmo, ele tem uma característica muito boa que é o torque em baixa e sempre linear com uma economia muito grande, a CHRYSLER adaptou ele as pressas para automóveis em 1999, foi usado nas SPORT até 2001, e largamente vendido na ARGENTINA, o maior problema é que a fábrica dele na ITÁLIA, foi estinta em 2002, somente com a produçao de peças de reposição mas não na mesma escala, os maiores problems de adpatação no Brasil foram de temperatura, onde por erro de projeto, usaram o sistema de refrigeração das á gasolina, com ventoinha de acoplamento viscoso, mas os ajustes de funcionamento e o tunel de vento, eram deficitários, sempre entrando em funcionamento acredite se quiser 1.5 graus a mais que o ideal, isso ocasionava um trabalho com temperatura exessiva e que não marcava no painel, só marcava após quase 2 ou 3 graus acima do do ideal e o ponteiro simoplesmente dava um pulo direto para o vermelhão, aí as dilatações ja tinham ido tudo pro beleléu :putz: e ele ia rachando bem devagarinho :mrgreen: :mrgreen: ,, até o belo dia em a fumaça ficava bem branquinha, aí :shock: :shock: :shock: :shock: fusdes :shock:
Mas tem outras históirias, existe uma solução prática mas requer cuidado, arrancar o rele de baixa da ventoinha :concordo: , mas não façam de qualquer maneira quem quiser e mostro passo a passo como fazer
Vlaeu :concordo:
Boa-tarde, galera.
Realmente a Gastal aqui do Rio não tem mais oficina, sequer vende veículos. Eles continuam com alguns serviços de pós-vendas apenas. A AGO continua como o colega mencionou: trabalhando com a qualidade que se espera de uma autorizada, metendo a faca sem piedade, taxímetro ligado direto...

Mas aproveito o tema para checar uma informação: estou vendo a compra de uma Sport 2.5 Diesel (ano 2000), e na primeira virada de chave que presenciei o carro lançou uma bela cortina de fumaça (branca). Recebi a explicação de que esses motores idealmente precisam estar cheios de combustível e que é comum, depois de algum tempo parados, que eles "queimem o excesso de diesel", provocando essa fumaceira.

Procede? Ou posso estar me metendo em uma grande roubada?

Sobre o aquecimento, outro tema preocupante, é de se esperar a mesma temperatura de arrefecimento das movidas a gasolina? Em torno dos 100 C?

Será info valiosa, vinda das únicas pessoas em que confio quando o assunto é Jeep.

Abraços!

dudarj
07/03/2009, 19:38
Se fosse excesso de diesel a fumaça seria preta.

Fumaça branca pode ser água ou óleo. Sugiro levar em um mecânico, principalmente por se tratar de um motor problemático.

Kanhan
07/03/2009, 21:38
Se fosse excesso de diesel a fumaça seria preta.

Fumaça branca pode ser água ou óleo. Sugiro levar em um mecânico, principalmente por se tratar de um motor problemático.
Obrigado, Duda.
Sem dúvida farei isso, na semana que vem. Provavelmente na Four by Four, no Recreio.
Abraços, valeu pelo toque.