Ver Versão Completa : Caixa melhor escalonada p/ Opala 4c
JHRR3000
03/06/2012, 22:39
Sou novato no Fórum, então me desculpem se já tiver algum tópico sobre o assunto.
Bom, tenho um CJ5 1958, motor opala 4c com caixa original 3m (com 1ª seca). o problema é que acho que falta um melhor escalonamento de marchas pra esse motor ter um rendimento um pouco melhor.
me aconselharam a trocar todo o conjunto, caixa e motor, mas como não quero problemas com detran pra legalizar outro motor, vou permanecer com opala 4.
Será que uma caixa de chevette 4m ficaria bom?
Aí a solucao pra voce amigo, nao tem erro!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/11259-caixa-de-chevette-no-jeep-84.html
Jones Ronaldi
04/06/2012, 17:28
Opa.. tenho esse conjunto que vc possui agora... depois de revisada a caixa e motor ficou bom.. para piques pequenos até o trabalho e pegar a estrada para ir para a trilha... mais essa caixa do chevette é filé.... :curtir:
JHRR3000
05/06/2012, 11:26
Aí a solucao pra voce amigo, nao tem erro!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/11259-caixa-de-chevette-no-jeep-84.html
Era bem o que eu precisava saber...
agora mãos na graxa como diz o ditado...
e Adeus câmbio willys
e Adeus câmbio willys
Uso motor opala 4 cil com a caixa original 3m e relação de diferencial 9x44...
Pra mim, não precisa melhor... em trilha quase só uso a segunda reduzida, e na estrada ando tranquilo nos 100 km/h... pra que melhor que isso....
M-Beltrame
05/06/2012, 14:11
JURR, cuidado não confia em tudo oque vc lê por aqui...
A caixa do chevete é boa para esse motor?
Sim, mas se vc não for para trilha e tiver pneu pequeno. Nesse caso ela é perfeita para vc.
Mas para todo o resto ela é uma bela BOST@...
Frágil, tem um escalonamento horrível (5M), e os engates são piores ainda (isso tem mais haver com o tamanho da alavanca, q no chevete é pequena e para adaptar no jeep tem q alonga-la)...
Se for pra trilha coloca logo um Clark 4M (a clark de verdade, não essa pseudo clark), nessa o escalonamento fica perfeito e ela é praticamente indestrutível para o seu motor.
Essa é apenas a minha opinião, se alguns não gostarem não to nem ligando:mrgreen:
T+
JHRR concordo com o amigo M-BELTRAME tinha no meu jeep o cambio original 3 marchas , troquei pou um clarck 260f e o carro mudou da agua pra cerveja, ate a patroa anda no jeep agora sem reclamar das enroscadas do tres marchas hahahaha . recomendo. abraxx
JHRR3000
06/06/2012, 10:11
JURR, cuidado não confia em tudo oque vc lê por aqui...
A caixa do chevete é boa para esse motor?
Sim, mas se vc não for para trilha e tiver pneu pequeno. Nesse caso ela é perfeita para vc.
Mas para todo o resto ela é uma bela BOST@...
Frágil, tem um escalonamento horrível (5M), e os engates são piores ainda (isso tem mais haver com o tamanho da alavanca, q no chevete é pequena e para adaptar no jeep tem q alonga-la)...
Se for pra trilha coloca logo um Clark 4M (a clark de verdade, não essa pseudo clark), nessa o escalonamento fica perfeito e ela é praticamente indestrutível para o seu motor.
Essa é apenas a minha opinião, se alguns não gostarem não to nem ligando:mrgreen:
T+
Também já ouvi dizer que caixa clark e motor opala é um casamento perfeito, mas o problema é o valor que tão pedindo. um "roubo declarado" que nem diz o ditado.
Só falei na do chevette por questões de $$$.
a dúvida persiste... até pq uso pneus 31/10,5 R15 Dynatork
não quero viver quebrando!
M-Beltrame
06/06/2012, 15:27
Haha é um roubo declarado msm, mas vale apena... coloquei o cambio de chevete e me arrependi.
Se vc faz trilha esquece o cambio de chevete.
T+ e boa sorte.
calhiandro
07/06/2012, 09:03
Tenho uma dúvida, esse cambio clark que vocês se referem é o cambio da c10?
M-Beltrame
07/06/2012, 09:58
Tenho uma dúvida, esse cambio clark que vocês se referem é o cambio da c10?
Sim e não hehehe
O cambio da c10 tb é clark e muito bom, porém ele é 3 marchas, esse clark 4m q estamos falando é os das A20 e C20.
T+
Meu CJ-5(66), tem motor GM-151(4cil), penus 750x16 câmbio de C-10(3m).... - É um trator ! e como tal, para deslocamentos fica meio esguelado na BR. Más, como é um Jeep. E Jeep não foi feito prá correr (costumo dizer que Jeep é um "guarda-loças com 4 rodas"),70...80Km/h na estrada decididamente é o limite máximo e isto em reta. Certamente aparecerão os iluminados que dirão: "Ando a 110...120 na BR"..... Possível é ! - Más, só podem ter "TITIKA DE PORCO" na cabeça.
Leia bastante principalmete o tópico sugerido pelo DIC3 , e a assinatura dele (Jeep CJ-5 61 verde), onde terá bastante conteúdo para nortear a melhor escolha para seu perfil.
Tenha em mente que não existe configuração perfeita que atenda tudo. O que é bom para uma situação é péssimo para outra e o meio termo não é para nenhuma (EX: penus A/T.... Não prestam prá asfalto.... Não prestam prá terra.... São "O MEIO TERMO")
JHRR3000
08/06/2012, 09:12
Meu CJ-5(66), tem motor GM-151(4cil), penus 750x16 câmbio de C-10(3m).... - É um trator ! e como tal, para deslocamentos fica meio esguelado na BR. Más, como é um Jeep. E Jeep não foi feito prá correr (costumo dizer que Jeep é um "guarda-loças com 4 rodas"),70...80Km/h na estrada decididamente é o limite máximo e isto em reta. Certamente aparecerão os iluminados que dirão: "Ando a 110...120 na BR"..... Possível é ! - Más, só podem ter "TITIKA DE PORCO" na cabeça.
Leia bastante principalmete o tópico sugerido pelo DIC3 , e a assinatura dele (Jeep CJ-5 61 verde), onde terá bastante conteúdo para nortear a melhor escolha para seu perfil.
Tenha em mente que não existe configuração perfeita que atenda tudo. O que é bom para uma situação é péssimo para outra e o meio termo não é para nenhuma (EX: penus A/T.... Não prestam prá asfalto.... Não prestam prá terra.... São "O MEIO TERMO")
Como diz o ditado, "nem Jesus agradou a todos"... Mas é a verdade, vc faz um trator pra trilha, mas pro asfalto e cidade não fica o bixo.
Ou vc faz um foguete pra jeep cross, e não tem torque pro barro pesado.
pneu q se usa em trilha não é o ideal pro cross e pra cidade... enfim... jeep é complicado... mas é uma beleza.