PDA

Ver Versão Completa : snorkel



marco cruz
23/03/2003, 00:53
ALL,
Tenho algumas dúvidas quanto à instalação de snorkel no CJ.
É realmente necessário instalar o snorkel para diferencial (+ bobina e velas) e caixa de câmbio ou só no filtro de ar?

Giovani
23/03/2003, 01:36
:D Olá Marco!

:shock: Sim, é preciso instalar snorkel nos diferenciais e caixa de câmbio. Não adianta nada ter um Snorkel só para o filtro de ar, pois quando vc sair da água terá contaminado o óleo de tudo. Substitua os suspiros por bicos e ponha mangueiras até o filtro de ar. Os suspiros do motor também devem ser ligados no filtro de ar. Se o motor que vc tem é o original 6cc, há um suspiro na lateral esquerda do motor. É um tubo de +ou- 1 polegada. Vire-o para cima e ponha uma mangueira, ligando no filtro de ar. A tampa por onde se põe óleo também deve ser substituída por uma mangueira. Vede a distribuição também. :wink:

marco cruz
23/03/2003, 21:54
Giovanni,
:?: Vc conhece aquele kit para vedação do diferencial da Donatti? (http://www.acessorios4x4.com.br)
Me parece ser interessante; veja se estou certo: levaria as mangueiras para o filtro de ar e de lá poderia fazer o snorkel :idea: .
Como sou recém-jipado ( :oops: ainda virgem de trilha), pergunto-lhe: é verdade que o CJ pára em qualquer poça mais funda?
Regards,

Giovani
23/03/2003, 22:13
:D Olá Marco!

:? Já vi aquele Kit e acho caro demais. Com bicos e mangueira de silicone vc faz o mesmo e com menos $$$$. Mas vc que sabe, se quiser pegar algo pronto, pague. Sim, ele leva até o filtro. Como há muitos suspiros no jeep para serem ligados no filtro, o ideal é fazer um tubo maior para receber todos os suspiros, tipo uma central, e então ligar esse no filtro e posteriormente do filtro sai o Snorkel.
:? Eu diria que um CJ "qualquer" pára em uma poça qualquer. :lol: Quem disse isso não sabe nada... Fazendo uma vedação criteriosa e preparando seu jeep para encarar as trilhas, não pára nem em furacão! Veja o tópico "Tampa do distribuidor", lá expliquei como fazer uma boa vedação na distribuição. :wink:

Alexandre Vaz Ferreira
25/03/2003, 00:38
Entrando no assunto, gostaria de saber qual é o filtro de ar que melhor se adapta para instalar um snorkel. O meu CJ5 tem motor 6 cil., carburador e filtro de ar original à óleo.
Um baita abraço. Alexandre

Giovani
25/03/2003, 00:44
Entrando no assunto, gostaria de saber qual é o filtro de ar que melhor se adapta para instalar um snorkel. O meu CJ5 tem motor 6 cil., carburador e filtro de ar original à óleo.
Um baita abraço. Alexandre

:D Olá Alexandre!

:D Os filtros mais indicados são o do Corcel I e da Kombi, pois possuem uma entrada de ar tubular, facilitando a instalação das mangueiras. No meu Jeep (veja no álbum) instalei o da Kombi, do lado de fora do Jeep. Esses filtros em banho de óleo são uma m#@%$*&.

Alexandre Vaz Ferreira
25/03/2003, 01:26
:D Obrigado pela dica do filtro de ar.
Em que tipo de loja pode-se comprar os bicos para fazer um snorkel para o diferencial e caixa. Se puderes me indicar fico contente :D , pode ser aí em santa Rosa.
OBS :?: :Acho que o snorkel do Donatti não conecta-se ao filtro de ar, a não ser que se mude o sistema, ele tem um terminal que deve ser instalado em um lugar alto.
Um abraço . alexandre

Giovani
25/03/2003, 01:55
:D Olá Alexandre!

:o De fato, ele possui um terminal retangular, seria preciso conectar uma mangueira nele, para então ir ao filtro. Talvez a idéia seja instalá-lo embaixo do painel, dentro do jeep. Mas aí o cheiro do óleo invadirá a cabine. Deixando ele no cofre do motor, poderá pegar água, caso não seja ligado no filtro. Em resumo, faça vc mesmo um que sai melhor e mais barato. :wink:
:D Aqui em Santa Rosa, vá na Casa das Mangueiras, próximo à Rodoviária. Traga um dos suspiros junto, para poder pegar o tamanho da rosca correta. Aliás, traga o da caixa também que é diferente. Em Três de Maio, procure o Rigon, da autoelétrica, ele já sabe todas manhas dos jeep.:wink:

marco cruz
25/03/2003, 08:07
Prezados,
:?: Não seria possível puxar essa da Donatti até o filtro de ar e daí fazer um único snorkel compreendendo diferencial, cambio, bobina e filtro?
Acho que é necessário colocar uma caixa de filtro maior, não?

De qualquer forma, no endereço http://www.trilha4x4.com.br/dica5.htm :D tem uma dica legal e bem fácil para montar em casa. Achei apenas que o acabamento final não ficou tão legal com o copo.

Procurei um snorkel já montado (troller) - R$ 850,00!!! :shock:

Outra coisa, quero colocar um retrovisor "grande e bom"; os do wrangler são muito caros e pensei nos da D-20. Preciso furar? Vcs têm alguma outra dica?

Giovani
25/03/2003, 13:42
:D Olá Marco!

:D Sim é possível fazer isso e não precisa pôr filtro maior por causa dos suspiros.
:o Nem sonhe em pôr um treco daqueles que nem o do Troller! Procure aquele copo nas revendas de peças para tratores, vc encontrará uns legais e baratos! O resto faça vc mesmo. Use tubos metálicos ou de PVC, depois de pintado ninguém vê diferença. No meu é tudo PVC. Têm curvas, joelhos, enfim vc pode até dar um nó! Outra dica, não ponha o Snorkel na lateral do Willys, ponha na frente do pára-brisa, senão na primeira trilha apertada vc arranca tudo fora. As Toyotas e Troller, podem ter do lado, pois os pára-lamas e rodas estão mais para fora, protegendo o snorkel. Mas veja que os Land Rover têm a opção de sair com o snorkel por cima do pára-lama, ficando "dentro" das linhas externas do veículo!
:D Quanto ao retrovisor que tal um com a palavra "Jeep" gravado no espelho?? É bonito, grande e vc parafusa junto com a dobradiça do pára-brisa. A Donatti também tem isso... E é barato! Liga p/ (16) 629-1693 ou acesse www.acessórios4x4.com.br :wink:

marco cruz
25/03/2003, 16:38
:o Não tinha pensado nisso!!!
Vou bolar algo e deixar no meio do capô. Uma dúvida: não poderei então baixar o quadro do pára-brisa em nenhuma hipótese, certo?

Qto à sugestão do retrovisor, acho que vou ficar com aquele da Donatti mesmo; parece ser bom e não é tão caro (e não precisa furar nada).

Valeu!!!

Giovani
25/03/2003, 18:24
[quote="marco cruz"]:o Não tinha pensado nisso!!!
Vou bolar algo e deixar no meio do capô. Uma dúvida: não poderei então baixar o quadro do pára-brisa em nenhuma hipótese, certo?[quote]

:D Olá Marco!

:D Errado. Se vc fixar um tubo com o chapéu no quadro do pára-brisa, em um dos lados e fizer a ligação do tubo com uma mangueira flexível, poderá sim baixar o pára-brisa! :wink:

marco cruz
26/03/2003, 09:44
Giovanni,
Não entendi.
Você tem alguma foto ou esquema? Para mim está meio complicado :?

Wallace,
Eu vi esse snorkel no askby.com por US$ 375,00 + frete (+ ou - R$1300,00 + frete!!!!!!!!) :shock: :shock: :shock:
Acredito que o caro vire um submarino, não? :)
Deve vir até escotilha no kit...

Giovani
26/03/2003, 13:12
:D Olá Marco!

8) Veja na foto. Desculpe não achar um Land inteiro para mostrar, mas era o único que eu tinha e mostrava bem o snorkel. :lol:
8) Fixe um tubo com o caneco no quadro do pára-brisa e ligue com uma mangueira flexível. Instale ele bem no canto do quadro, porém dentro da linhas externas do jeep, como o capô é curvado, terá espaço para o tubo, talvez fique um pouco levantado, dependendo do tamanho do caneco que vc pôr.

marco cruz
27/03/2003, 10:01
Wallace,
:) Valeu pela dica e parabéns pela página.
Acho que não combina muito com o CJ (é muito sofisticado e caro); fica legal em carros maiores, tipo a Cherokee.
Vou tentar alguma coisa mais artesanal, algo parecido com o do Band.

Luis Assis
27/03/2003, 13:56
Marco,
Este foi feito em tubo de aluminio cromado, e com mangeuira ligando ao filtro de ar... Não é muito sofisticado não, ficou simples, Bonito e funcional, bem IMHO... :D
PS: O parabrisa não bascual mais... :(
[]'s
Gustavo

Sandro Tannuri
27/03/2003, 14:49
Gustavo,

O que sao estes alargadores de paralama das fotos acima?

Obrigado

Luis Assis
27/03/2003, 16:34
Sandro,
Fibra mesmo. :) :!:
[]'s
Gustavo

Adriano Braga
27/03/2003, 17:30
ôh Gustavo

Vc já fez trilha com estes alargadores de fibra? Te pergunto pq um cara aqui em POA fez uns para a Land dele e rechou na primeira trilha apertada. Ele usou os moldes do original e fez uma forma para alargá-los. Dai pintou da cor do carro...ficou bonitinho mas ordinário...não deu ibope!!!

abraço

Sandro Tannuri
27/03/2003, 20:11
Este e o problema com os de fibra. Estou montando um CJ para um amigo e os eixos de Rural deixaram os pneus bem para fora, quando vi os da foto acima achei que alguem estaria fazendo naquele plastico igual as Lands e o Wrangler.

Abraços,

marco cruz
28/03/2003, 00:00
Giovanni,
:) Valeu pela foto, mas acho que a difficuldade será achar um copo legal.
Vi hoje na feira do Ibirapuera alguns e realmente não vi nada 100%.
Vi a Cherokee do Wallace, e ficou bem legal (mas US$ 375 não dá :cry: ).
Ouvi dizer que um cara adaptou uma "leiteira". :shock:

Giovani
28/03/2003, 00:25
:D Marco, vá em uma revenda de peças para tratores, existem diversos modelos! :wink:

marco cruz
28/03/2003, 00:43
caros,
acabo de ler um texto em algum site (não me lembro qual) dizendo que não se deve utilizar o snorkel por muito tempo pois o motor não está "respirando" adequadamente. :shock:
Procede? :?: :?:

Giovani
28/03/2003, 00:50
:D Olá Marco!

:D O problema são os "caseiros" mal feitos. O que não pode acontecer é o diâmetro do tubo e mangueiras ser mais estreito que a boca do filtro. Se forem maiores é até melhor. Se simplesmente o fato do Snorkel existir, fosse prejudicar o motor, os caminhões jamais teriam suas tomadas de ar lá no alto da cabine!!!!! :wink: Outro ponto positivo do Snorkel é pegar ar limpo e frio lá em cima, coisa que não acontece no cofre do motor. Vc sabe o que faz o intercooler nos motores turbo-diesel? Esfria o ar, melhorando o desempenho do motor!!! :wink:

fugger
28/03/2003, 01:32
Gustavo

Que filtro é esse que vc usou??

Adriano Braga
28/03/2003, 10:54
Sandro

As X temos o costume de achar que as coisas robustas, soldadas e chapas reforçadas são as melhores para aguentar as trilhas...em certos casos elas são as piores...este caso do alargador é uma...os da Land são 10...o máximo que pode acontecer com eles é de sair do lugar sem se detonar. Eu tive uma Land e sempre raspava eles nas trilhas mais fechadas...nunca se estragaram.

abraço


Acho que estou desviando o assundo deste forum...baita atravessado!!!! :lol: :lol: :lol:

Luis Assis
28/03/2003, 13:56
ôh Gustavo

Vc já fez trilha com estes alargadores de fibra? Te pergunto pq um cara aqui em POA fez uns para a Land dele e rechou na primeira trilha apertada. Ele usou os moldes do original e fez uma forma para alargá-los. Dai pintou da cor do carro...ficou bonitinho mas ordinário...não deu ibope!!!

abraço

Este jipe não é meu não, mas o pessoal aqui usa estes alargadores em problema. E outra, o pessoal costuma usar somente os paralams em fibra, me parece que eles suportam mais torção que os de lata e não racham tão facilmente no meio, como é comum e trilhas pesadas...


Gustavo

Que filtro é esse que vc usou??

Como eu disse, este jipe ai não é o meu, mas deve ser o de combi... Mas todo caso, eu pergunto para o sujeito e posto esta informação...

[]'s

Gustavo

marco cruz
01/04/2003, 08:25
Giovanni,
o Lagartixa ainda está com aquele filtro original (com óleo). :shock:
Pergunto-lhe: posso simplesmente trocá-lo por um filtro de ar (por ex. da Kombi) sem maiores adaptações? :lol:
Teria algum outro mais adequado que o da Kombi?

Giovani
01/04/2003, 12:43
:D Olá Marco!

:D Pode trocar o filtro, não precisa fazer mais nada. Uma opção é o do Corcel I, ou então de algumas pick-ups, como F-1000 ou D-20, porém são grandes. O interessante é que seja semelhante ao da Kombi, com uma "boca" no filtro em que se possa pôr uma mangueira. :wink:

walter.andreis
25/04/2003, 05:41
Giovani e All,
Qual o diametro de entrada/saida do filtro de ar da Kombi?
Estou usando o motor 4.1MPFI no CJ que o diametro de entrada de ae eh de 3,5"....
Qual filtro com as caracteristicas do da Kombi, possue este diâmetro (ou maior) ?

[]´s

Giovani
25/04/2003, 12:29
:D Olá Walter!

:D O da Kombi tem 2". É pequeno para esse motor. Teria que ser igual ao utilizado nos jeeps com motor Ford OHC, ou então os da D-20. :wink:

AndréSanchez
26/04/2003, 01:51
Giovani,

Vc falou que cjs não podem utilizar snorkel na lateral como no troller, pq os cjs são estreitos . Então de uma olhada nesse kit

Giovani
26/04/2003, 03:11
:D Caríssimo amigo André!

:D Não falei que os CJ's são estreitos (apesar de serem) e sim as TRILHAS! O que acontece com Troller e Toyota, é que eles têm as rodas e pára-lamas dianteiros mais largos que o pára-brisa, protegendo dessa forma o Snorkel instalado na lateral. Se vc visitar meu Álbum de fotos, verá em meu jeep um snorkel muito semelhante à esse! Acontece que ele já ficou duas vezes pelo caminho... Então retirei e coloquei o filtro em cima do jeep, na frente do pára-brisa, para que as TRILHAS ESTREITAS não ficassem com pedaços do meu jeep! :lol:
8) Quanto à esse aí da foto, não sobrevive à meia trilha por aqui... :lol:

AndréSanchez
27/04/2003, 17:41
:o

O snorkel prejudica o funcionamento do motor? Não abafa o filtro de ar?

Giovani
27/04/2003, 18:27
:D Olá André!
:D Veja o que escrevi na página 2 desse tópico... Não abafa.... :wink:


:D Olá Marco!
:D O problema são os "caseiros" mal feitos. O que não pode acontecer é o diâmetro do tubo e mangueiras ser mais estreito que a boca do filtro. Se forem maiores é até melhor. Se simplesmente o fato do Snorkel existir, fosse prejudicar o motor, os caminhões jamais teriam suas tomadas de ar lá no alto da cabine!!!!! :wink: Outro ponto positivo do Snorkel é pegar ar limpo e frio lá em cima, coisa que não acontece no cofre do motor. Vc sabe o que faz o intercooler nos motores turbo-diesel? Esfria o ar, melhorando o desempenho do motor!!! :wink:

João Ricardo
09/06/2003, 12:02
Amigos, estou precisando da ajuda de vocês !!!!! :?

Comprei um filtro de ar da Kombi, para colocar no meu CJ5-63 - motor original. Este filtro, segundo me informaram, é da Kombi mais moderna. É um cilindro plástico, com saída para o carburador de forma redonda e com a entrada/tomada de ar inicialmente achatada (junto ao corpo do filtro). Nessa parte achatada é encaixado um bico CURVO que também é achatado numa porta e redondo na outra (essa ponta redonda parece uma corneta).

1- Como fazer essa ligação entre o filtro e o carburador (magueiras, joelhos, tamanhos. espessura. . . .)? :?:

2- Para que lado devo colocar o lado (tipo corneta) da entrada do ar no filtro (para frente, trás, baixo, cima)? :?:

3- Como fazer para instalar um snorkel, visto que a ponta da entrada de ar do filtro é cônica e tipo uma corneta? :?:

4- Como ligar o suspiro do motor no filtro? Esta ligação seria feita na entrada de ar do filtro ou após a saída? :?:

Obrigado.

[ ]'s João Ricardo.
CJ 5 - 63
Rio de Janeiro.

Mauricio Mei
09/06/2003, 14:25
Pessoal li em uma das primeiras mensagens deste topico algo sobre um "respiro do motor" que seria uma mangueira que existe na parte inferior esquerda do BF-161 (pelo menos o meu tem esta mangueira). Para que serve esta mangueira, ja que nunca tinha pensado em sua utlidade??? :oops: É necessário fazer snorkel para ela ???

Abraços

Giovani
10/06/2003, 00:59
Comprei um filtro de ar da Kombi, para colocar no meu CJ5-63 - motor original. Este filtro, segundo me informaram, é da Kombi mais moderna. É um cilindro plástico, com saída para o carburador de forma redonda e com a entrada/tomada de ar inicialmente achatada (junto ao corpo do filtro). Nessa parte achatada é encaixado um bico CURVO que também é achatado numa porta e redondo na outra (essa ponta redonda parece uma corneta).

:D Grande João Ricardo!

:D O tico e o teco estão de bronca... Não consegui entender esse filtro... Vc não tem uma foto? Poderia fazer um desenho, no Paint mesmo... :)
:( Tem muita parte achatada e redonda com bico curvo... :P


Pessoal li em uma das primeiras mensagens deste topico algo sobre um "respiro do motor" que seria uma mangueira que existe na parte inferior esquerda do BF-161 (pelo menos o meu tem esta mangueira). Para que serve esta mangueira, ja que nunca tinha pensado em sua utlidade??? É necessário fazer snorkel para ela ???

:D Grande Mauricio!

:D Claro que precisa de Snorkel! É o suspiro do motor, vai direto para as válvulas! Ligue ele junto com o filtro, logo acima do carburador. Mas não "estrangule", faça uma conexão com o mesmo diâmetro desse tubo. :wink:
:D Retire ele e monte novamente com o tubo virado pra cima. Aí conecte uma mangueira, que vai até o filtro. :wink:

Mauro B.
10/06/2003, 03:37
:D Claro que precisa de Snorkel! É o suspiro do motor, vai direto para as válvulas! Ligue ele junto com o filtro, logo acima do carburador. Mas não "estrangule", faça uma conexão com o mesmo diâmetro desse tubo. :wink:
:D Retire ele e monte novamente com o tubo virado pra cima. Aí conecte uma mangueira, que vai até o filtro. :wink:

Ae Giovani !!!

Eu acho o diâmetro deste tubo muito grande para ser ligado direto ao carburador. Este tubo originalemte é inclinado e tem este diâmetro original para que no andar do jipe, o ar que passe por volta acabe que "sugando" o ar do respiro. Como a depressão neste caso acho ser bem menor que a do filtro de ar, ligando direto penso que acabaria por sugar ar demais dali. No meu jipe, fiz uma redução, ligando através de uma mangueira transparente no filtro de ar. Penso que uma mangueira de 1/2" de diâmetro interno já seja suficiente. :P

Ah, como a sucção ali se mantém mesmo com o veículo parado, aconselho quem for fazer a vedar tb a vareta de óleo do motor, pois se não poderá sugar água por ali, ajudada pela pequena depressão formada dentro do carter.... :shock:

[]'s suspirados...

Hélio
10/06/2003, 07:53
Ola a Todos!!! :D

Lendo este topico fique com dúvidas a respeito dos respiros que provavelmente existam no motor OHC. Alguém pode esclarecer quais e onde ficam tais respiros? E quais desses respiros devem ser ligados ao filtro/snorkel, para que não entre agua?
:?

João Ricardo
10/06/2003, 08:11
[quote=João Ricardo]
Comprei um filtro de ar da Kombi, para colocar no meu CJ5-63 - motor original. Este filtro, segundo me informaram, é da Kombi mais moderna. É um cilindro plástico, com saída para o carburador de forma redonda e com a entrada/tomada de ar inicialmente achatada (junto ao corpo do filtro). Nessa parte achatada é encaixado um bico CURVO que também é achatado numa porta e redondo na outra (essa ponta redonda parece uma corneta).

:D Grande João Ricardo!

:D O tico e o teco estão de bronca... Não consegui entender esse filtro... Vc não tem uma foto? Poderia fazer um desenho, no Paint mesmo... :)
:( Tem muita parte achatada e redonda com bico curvo... :P

Grande Giovani,
Infelizmente não possuo foto e muito menos tenho habilidade para fazer o desenho. Vamos tentar mais uma vez:
O filtro tem a forma cilindrica. Numa extremidade sai um joelho 90º que liga no carburador (na Kombi não sei, pois me disseram que este filtro é da Kombi com injeção!?!). Na mesma extremidade do filtro, PORÉM NA LATERAL, sai um outro tubo que começa achatado (corpo do filtro) e termina redondo (tipo uma boca de corneta). Esse lado é para a entrada do ar.
Giovani, como é o seu filtro? Tentei olhar no seu Jeep, mas nas únicas duas fotos em que ele aparece (veículos off road), está um pouco distante.
Obrigado pela ajuda.
Abraços,
João Ricardo.

marco cruz
10/06/2003, 10:35
Pessoal,
Ontem por acaso vi um filtro de ar do gol bola e achei interessante e utilizável :idea:; alguém já viu alguma adaptação com esse filtro? :?: :?:

Giovanni, mestre dos jipes,
desculpe-me a ignorância :oops: :oops: , mas não consigo achar os respiros dos diferenciais e câmbio :shock: :shock: ; ai jesus, será que o lagartixa é anaeróbio? :roll:

[]'s asfixiados,

Mauricio Mei
10/06/2003, 10:50
Marco

deixa eu tentar te ajudar: (tenho um CJ5 -1974)

RESPIRO DOS DIFERENCIAIS
DIANTEIRO - logo acima da "bola" do diferencial existe uma especie de pino, que eh rosqueavel....este eh o seu respiro

TRASEIRO - olhando por tras do carro fica a esquerda da "bola"do diferencial, no eixo mesmo. Eh um pino rosqueavel tambem.

CAMBIO - na lateral direita superior da caixa um pino rosqueavel com as mesmas caracteristicas. - acesso meio complicado.

No meu jipe utilizei o kit do Donatti. Ficou perfeito.... :wink: Facil instalacao e otimo acabamento. Apesar do preco, acho que vale a pena :!:

Alguem mais pode me ajudar, ate agora nao entendi para que serve o "respiro do motor"...nem sabia que ele existia. O tico e o teco estao tendo dificuldades.... :cry:

Abracos

marco cruz
10/06/2003, 11:31
Maurício,
Valeu!
Eu comprei o kit da Donatti e perdi as instruções, o que impediram o tico (o teco está de férias) de achar os respiros...

Qto ao filtro do Gol, que tal? No caso do Lagartixa, o snorkel vai ter mais utilidade no rendimento do motor, pois o bichinho vai respirar um arzinho mais frio.

João Ricardo
10/06/2003, 12:58
[quote=João Ricardo]
Comprei um filtro de ar da Kombi, para colocar no meu CJ5-63 - motor original. Este filtro, segundo me informaram, é da Kombi mais moderna. É um cilindro plástico, com saída para o carburador de forma redonda e com a entrada/tomada de ar inicialmente achatada (junto ao corpo do filtro). Nessa parte achatada é encaixado um bico CURVO que também é achatado numa porta e redondo na outra (essa ponta redonda parece uma corneta).

Grande Giovani,

Para auxiliar um pouco a descrição que fiz do filtro, dê uma olhada na página 2, naquela foto do filtro que está no jeep cinza.
O meu filtro também é cilíndrico, porém de plástico. Para retirar a tampa do fundo do filtro da foto, tem um parafuso. O meu possui quatro presilhas tipo gancho, na borda da tampa.
A saída para o carburador parece ser igual (um joelho 90º).
Na entrada de ar (a da foto ligada ao snorkel) é que acontece a diferença. No meu filtro esta entrada é achatada e nela é ligada um bico (achatado numa ponta e redondo na outra-termina tipo uma corneta). Este bico forma um ângulo de 90º, virado para o fundo do filtro (olhando para a foto da pág. 2, o bico ficaria virado para o lado da porca que está ao centro do filtro).
Ajudei ou compliquei mais ainda ?? :oops:

[ ]' João Ricardo.

Giovani
11/06/2003, 01:48
:D Salve galera!

:D Nossa! Rolou muito papo desde minha última visita...
Vamos lá:


Eu acho o diâmetro deste tubo muito grande para ser ligado direto ao carburador
Penso que uma mangueira de 1/2" de diâmetro interno já seja suficiente.

:D Grande Mauro! Eu já fiz esse tipo de ligação, reduzindo o diâmetro. Ele simplesmente botava pressão até saltar a mangueira fora, ou então forçava a saída de óleo por tudo, inclusive pela vareta! :wink:


Lendo este topico fique com dúvidas a respeito dos respiros que provavelmente existam no motor OHC. Alguém pode esclarecer quais e onde ficam tais respiros? E quais desses respiros devem ser ligados ao filtro/snorkel, para que não entre agua?

:D Olá Hélio! O motor OHC sai de fábrica com bom preparo... Basta uma revisão no sistema de suspiro, que fica todo na tampa de válvulas do motor, bem em cima. Já está tudo canalizado, apenas vede a vareta do óleo e as conexões das mangueiras... :wink:


O filtro tem a forma cilindrica. Numa extremidade sai um joelho 90º que liga no carburador (na Kombi não sei, pois me disseram que este filtro é da Kombi com injeção!?!). Na mesma extremidade do filtro, PORÉM NA LATERAL, sai um outro tubo que começa achatado (corpo do filtro) e termina redondo (tipo uma boca de corneta). Esse lado é para a entrada do ar.

Na entrada de ar (a da foto ligada ao snorkel) é que acontece a diferença. No meu filtro esta entrada é achatada e nela é ligada um bico (achatado numa ponta e redondo na outra-termina tipo uma corneta). Este bico forma um ângulo de 90º, virado para o fundo do filtro (olhando para a foto da pág. 2, o bico ficaria virado para o lado da porca que está ao centro do filtro).

:D Grande João Ricardo! Esse filtro é só um pouco diferente. Na entrada curva de 90°, que é igual ao do meu, vc liga a mangueira do carburador, e demais suspiros. Essa boca de entrada, em forma de corneta é semelhante à do meu filtro, que apenas pus um “chapéu”, deixando virada pra cima. Esse bico curvo, deve ser para o respiro do motor. Nessa “corneta” vc deve conectar a mangueira do Snorkel. Vc pode encurtá-la, se achar melhor...
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, manda! :wink:


Maurício,
Valeu!
Eu comprei o kit da Donatti e perdi as instruções, o que impediram o tico (o teco está de férias) de achar os respiros...
Qto ao filtro do Gol, que tal? No caso do Lagartixa, o snorkel vai ter mais utilidade no rendimento do motor, pois o bichinho vai respirar um arzinho mais frio.

:D Grande Marco! Tá respondido!!!
Quanto ao do Gol, não vi nenhum ainda... :(

João Ricardo
11/06/2003, 08:53
:D Grande João Ricardo! Esse filtro é só um pouco diferente. Na entrada curva de 90°, que é igual ao do meu, vc liga a mangueira do carburador, e demais suspiros. Essa boca de entrada, em forma de corneta é semelhante à do meu filtro, que apenas pus um “chapéu”, deixando virada pra cima. Esse bico curvo, deve ser para o respiro do motor. Nessa “corneta” vc deve conectar a mangueira do Snorkel. Vc pode encurtá-la, se achar melhor...
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, manda! :wink:

Grande Giovani (ou, quem sabe, o futuro moderador :P :P :P )
Agora que eu consegui transmitir a vc. como é o meu filtro, voltemos as perguntas iniciais:

1- Como fazer essa ligação entre o filtro e o carburador (magueiras, joelhos, tamanhos, espessura. . . .)?

2- Para que lado devo colocar o lado (tipo corneta) da entrada do ar no filtro (para frente, trás, baixo, cima)?

3- Como fazer para instalar um snorkel, visto que a ponta da entrada de ar do filtro é cônica e tipo uma corneta (tem uma rebarba)?

4- Como ligar o suspiro do motor no filtro?

"Essa boca de entrada, em forma de corneta é semelhante à do meu filtro, que apenas pus um “chapéu”, deixando virada pra cima". Como vc. fez isso?

Considerando que vc. é um cara "bão" nessas coisas, não quer me fazer um desenho especificando toda essa parafernalha?? :oops: :oops:

Obrigado.

[ ]'s João Ricardo.
CJ 5 - 63
RJ.

Giovani
12/06/2003, 00:55
1- Como fazer essa ligação entre o filtro e o carburador (magueiras, joelhos, tamanhos, espessura. . . .)?
2- Para que lado devo colocar o lado (tipo corneta) da entrada do ar no filtro (para frente, trás, baixo, cima)?
3- Como fazer para instalar um snorkel, visto que a ponta da entrada de ar do filtro é cônica e tipo uma corneta (tem uma rebarba)?
4- Como ligar o suspiro do motor no filtro?

"Essa boca de entrada, em forma de corneta é semelhante à do meu filtro, que apenas pus um “chapéu”, deixando virada pra cima". Como vc. fez isso?

:D Grande João Ricardo!

:D Vamos lá:
1- Depende de onde vc vai pôr o filtro... Instale ele primeiro, depois vai ligando com mangas e até tubos de pvc de 65mm.
2- Geralmente se põe virado para o lado da parede corta-fogo, para depois fazer um furo e ligar a mangueira do Snorkel.
3- Corte a rebarba! Depois ache uma mangueira que sirva nela.
4- Conecte uma manga no suspiro e ligue naquele "bico curvo".
Olha como fiz no meu jeep: :wink:
Quanto à boca de entrada, como deixei o filtro em cima do jeep, do lado de fora, apenas deixei a boca virda pra cima. Para não entrar água, pus uma tampa de pvc de 100mm, rebitada na boca. :wink:

Mauro B.
12/06/2003, 22:49
Eu já fiz esse tipo de ligação, reduzindo o diâmetro. Ele simplesmente botava pressão até saltar a mangueira fora, ou então forçava a saída de óleo por tudo, inclusive pela vareta! :wink:

Ae Giovani!!!

Que estranho estar "botando pressão"...seu motor não está perdendo compressão demais nos cilindros??? Digo isso pois quando comprei o jipe, ele veio com aquele tubo do respiro lateral fechado, e andei com ele assim por uns dois anos, e nunca ocorreu isso! Hoje, tenho este respiro lateral ligado com uma mangueirinha dessas de 1/2" no filtro, e como antes, sem botar pressão. :shock:
Eu olhei agora a foto que tu enviaste dos respiros no seu jipe. Vi que vc tbm ligou no filtro a tampa de balancins. Nesse caso, é imprescindível que vc use no respiro lateral uma mangueira do mesmo diâmetro do tubo. Caso contrário, o ar irá sair pela tampa de balancins, e não entrar, como é previsto no projeto original! Inclusive, esta mangueira na tampa dos balancins (ligado nesta forma, no filtro) deve ter diâmetro menor que a do respiro lateral, garantindo assim a circulação original do respiro dentro do motor! :D :D
Isso escrito acima vale para os duas mangueiras ligadas na mesma posição em relação ao filtro. Agora, se uma liga entes e outra depois, aí é outra história... :P :P :P

[]'s

Giovani
13/06/2003, 01:37
Eu olhei agora a foto que tu enviaste dos respiros no seu jipe. Vi que vc tbm ligou no filtro a tampa de balancins. Nesse caso, é imprescindível que vc use no respiro lateral uma mangueira do mesmo diâmetro do tubo. Caso contrário, o ar irá sair pela tampa de balancins, e não entrar, como é previsto no projeto original! Inclusive, esta mangueira na tampa dos balancins (ligado nesta forma, no filtro) deve ter diâmetro menor que a do respiro lateral, garantindo assim a circulação original do respiro dentro do motor!

:D Grande Mauro!

:D Esse motor é do Maverick 6cil, o 3000. Não tem o suspiro lateral, apenas 2 na tampa, um deles não aparece na foto, está atrás do carburador, esse tem 1/2". Quando reduzi esse da dianteira, para 1/2", ele soprava tanto que soltava a mangueira! Por isso pus essa maior.
Agora, quanto à circulação de ar no motor, se fosse dessa forma, todos deveriam ter aquele suspiro lateral... Confesso que boiei nessa, tendo os dois em cima, não funciona da mesma forma?? :?:

Mauro B.
13/06/2003, 04:06
Agora, quanto à circulação de ar no motor, se fosse dessa forma, todos deveriam ter aquele suspiro lateral... Confesso que boiei nessa, tendo os dois em cima, não funciona da mesma forma?? :?:

Ae Giovani !!!!

Eu achava que era o BF-161... :oops:

Bom, é verdade, o 3000 não tem o suspiro lateral....eu não sei como funciona o sistema de respiro do 3000 :roll: Giovani, não sabes se há alguma divisão interna da tampa dos balancins deste motor??? Como é ligado originalmente essas mangueiras no Maverick??? :?:

Todo o caso, não sei se irá te ajudar -mas com certeza a muitos irá- coloquei nos Downloads do forum um arquivo "Respiro do Carter" , que eu escaneei de um livro de mecânica que possuo. Vale a pena ler o arquivo. Apartir dele poderemos imaginar como é o respiro desse motor 3000.

Bom, no caso dos BF-161, é fácil: o ar entra pela tampa do óleo (que inclusive tem um filtrinho original), circula e depois sai pelo tubo lateral (que é inclinado para trás). :D

No meu BF-161, apenas liguei o tubo lateral ao filtro, através de uma mangueira. A tampa do óleo eu deixei como é original. Como na tampa do óleo há a pressão atmosférica, e no tubo lateral uma pressão menor que esta, o ar acaba que entrando pela tampa e saindo pelo tubo, como é previsto originalmente. :P
Agora, se quisermos ligar a tampa e o tubo lateral no "snorkel", devemos fazer de modo que o ar sempre entre pela tampa e saia pelo tubo. :shock:

Isso acima vale para o motor BF-161, quanto ao 3000, não sei! :cry: Giovani, é com vc! :P

[]'s respirando

walter.andreis
13/06/2003, 07:59
Iiixii... agora danou-se tudo! heheheheeehehe
E no 4.1MPFI ? Tem essas frescuriti tbm!? :D :D

[]´s

Giovani
14/06/2003, 02:08
Giovani, não sabes se há alguma divisão interna da tampa dos balancins deste motor??? Como é ligado originalmente essas mangueiras no Maverick??? :?:

:D Grande Mauro!

:D Tem sim! Tem uma latinha que divide a tampa ao meio, com um encaixe para o eixo dos balancins. No original, ele tem a tampa com o filtrinho na frente e no suspiro de 1/2", ele é conectado no filtro de ar.
Considerando isso, creio que a ligação do suspiro dianteiro possa, de fato, estar errada... :( Vou fazer alguns testes, e ver no que dá! :wink:
:D Valeu!
[]'s

Mauro B.
19/06/2003, 02:13
Tem sim! Tem uma latinha que divide a tampa ao meio, com um encaixe para o eixo dos balancins. No original, ele tem a tampa com o filtrinho na frente e no suspiro de 1/2", ele é conectado no filtro de ar.


Ae Giovani !!!!

Só estou podendo responder agora pois estava em viagem...e retornei hoje...

Com essa divisão na tampa, acho que podemos considerar (nesse motor 3000) que o ar entra pelo tubo maior, passa por parte dos balancins, passa pelos tuchos laterais, vai para a parte que sobrou dos balancins e entra para o carburador! :lol:

Para a ventilação no carter, provavelmente o ar entre tbm pelo tubo da vareta de óleo. Com esta afirmação, não devemos vedar este tubo da vareta, tanto nos BF como nos 3000. Eu havia dito em uma outra mensagem que deveríamos vedá-la, mas depois desse nosso "estudo", digo que devemos conectar uma mangueirinha nela e suspendê-la, permitindo assim, o fluxo de ar por ali! :D

Bom Giovani e all, acho que até agora é isso! Idéias, sujestoes, rEtificações e etc....o fórum é pra isso :D

[]'s ventilados

Giovani
19/06/2003, 03:09
Para a ventilação no carter, provavelmente o ar entre tbm pelo tubo da vareta de óleo. Com esta afirmação, não devemos vedar este tubo da vareta, tanto nos BF como nos 3000.

:D Grande Mauro!

:D Ali também, é?? :shock: Daqui uns dias vou poder me dedicar um pouco mais ao meu CJ, aí vou fazer essas alterações... Primeiro tenho que terminar o "T-Rex" do meu Brother, que já era para o carnaval... :lol: :lol:

Mauro B.
19/06/2003, 14:17
Ali também, é??

Aee Giovani !!!

Não tenho certeza, pois não sei se a tampa dos balancins tem outra maneira de se conectar com o carter SEM antes passar pelos tuchos laterais...se realmente não tem, deve ser isso mesmo (da vareta)! :P

O negócio é a gente peguntar para os projetistas destes motores....aí vai ser difícil :cry: :cry:

Giovani, se souber de algo, avise!! :wink:

[]'s ventilados

walter.andreis
20/06/2003, 01:44
:D Grande Mauro!

:D Ali também, é?? :shock: Daqui uns dias vou poder me dedicar um pouco mais ao meu CJ, aí vou fazer essas alterações... Primeiro tenho que terminar o "T-Rex" do meu Brother, que já era para o carnaval... :lol: :lol:

Então aki vai uma dúvida construtiva, relacionada ao jeep do seu brother.. :oops:
Como funciona o esquema de ventilação do motor 4.1MPFI dele?(que por um leeeve acaso eu tenho 1 igual :D :D )

[]´s

Giovani
20/06/2003, 02:02
Como funciona o esquema de ventilação do motor 4.1MPFI dele?(que por um leeeve acaso eu tenho 1 igual :D :D )


:D Grande Walter!!

:D Sei lá, meu!!! Nem parei pra pensar num troço desses... :lol: :lol:
:D Só vou ligar o radiador e ventoinha. No mais o "mexânico" dele, lá de Bento, é que vai meter a mão! Nem vou fazer funcionar o motor aqui... :D
:D Mas olhando pro motor, só existe um suspiro na tampa, em cima, bem na frente. Ligue esse no filtro de ar e esqueça! Os outros estão todos devidamente "canalizados"... :wink:

walter.andreis
20/06/2003, 02:12
heheheheheehhehe....
Valew Féra...
Entendido, compreendido, e executado daki uns dia.. ;D
Se eu achar mais algum buraco lah eu te aviso, pra mexer no do seu brother também....

[]´s

I2MF
03/09/2006, 19:52
Seguindo a orientação do meu mecânico (que trabalha com mecância leve e pesada em empresa mineradora), eu comprei mangueiras emborrachadas (em loja de mangueiras especiais), e espigões com rosca da mesma medida que os respiros da caixa de câmbio e diferenciais, aí substituí os respiros originais pelos espigões e conectei as mangueiras (cada uma de forma independente). O terminal das mangueiras é muito simples, é só elevar a ponta da mangueira até a altura desejada e curvá-la, amarrando-a com arame mesmo, feito um cabo de guarda-chuva ou "j" invertido, que, de preferência, deverá ser fixado em local onde houver pouco barro, para não expor a ponta da mangueira (Aliás, é bom fazer isso depois que o carro estiver sujo, para achar um bom local de fixação do "terminal".

Pronto, por R$ 30,00 fiz o snorkel dos diferenciais e caixa de câmbio.

Camilo JR
05/09/2006, 08:08
opa.. alguem pode me ajudar achar os respiros do meu motor??

é o 4cc de opala...

já tenho o kit da donatti pra diferenciais e caixa.. e to procurando um filtro q não seja mto grande pq tenho poco espaço ao redor do meu motor pra instalar.... só q não sei todos os lugares onde pode entrar agua no motor... se alguem tem esse motor ou sabe onde ficam os respiros vai ajudar bastante....

valewwww

abraçosss

Paulo_CW
05/09/2006, 09:30
Pessoal, voltando ao respiro do motor BF161... alguem aí ja viu ou esta usando um reservatorio q esta a venda por 49 latinhas na Donatti (parte das novidades), parece interessante pois o óleo fica retido num copo de alumínio que possui torneira de descarga do excesso, e tem conexão para uma mangueira de respiro... se alguem puder dar uma luz, pois é algo facilmente feito em casa com tubo de pvc + válv. esfera + espiga + mangueira ....valeu...:-D :-D :-D

jotinha4x4
10/02/2009, 22:04
Pessoal, voltando ao respiro do motor BF161... alguem aí ja viu ou esta usando um reservatorio q esta a venda por 49 latinhas na Donatti (parte das novidades), parece interessante pois o óleo fica retido num copo de alumínio que possui torneira de descarga do excesso, e tem conexão para uma mangueira de respiro... se alguem puder dar uma luz, pois é algo facilmente feito em casa com tubo de pvc + válv. esfera + espiga + mangueira ....valeu...:-D :-D :-D

no caso do bf161 voce vai gastar no minimo uns 2anos p/ encher ele de oleo a menos que seu carro esteja fumando muito, mas em caso de vedaçao nao adianta este modelo e mais usado em carro turbo poi ele ainda tem um filtro superior nele!!! o ideal e colocar e jogar uma mangueira direto na entrada de ar!!! igual ao exemplo na pagina anteriro!!! particularmente acho bobeira e nao e pratico. mas isso vai do gosto de cada um!!!
no meu cj fiz os suspeiros de caixa e diferencial independentes ficando no cofre do motor!!! meu snorkel sobe por dentro do painel corta fogo e na quina do parabrisa!! nao tenho problemas des de entao.

benderrr
02/02/2010, 20:34
gostaria de saber de quem instalou o snorkel na parede corta fogo , se o baraulho é exagerado? ou toleravel?

guto_udesc
02/02/2010, 21:47
gostaria de saber de quem instalou o snorkel na parede corta fogo , se o baraulho é exagerado? ou toleravel?

Olá !!

Tenho instalado em meu CJ o filtro de ar da kombi e a entrada de ar coloquei na parede do corta fogo, nenhum barulho ! Bom, pelo menos é mais baixo que o do BF-161 pois só ouço ele.

[]s

guto_udesc
04/02/2010, 12:34
Olá !!

Tenho instalado em meu CJ o filtro de ar da kombi e a entrada de ar coloquei na parede do corta fogo, nenhum barulho ! Bom, pelo menos é mais baixo que o do BF-161 pois só ouço ele.

[]s

Falando em Snorkel, tenho um novinho para vender. Somente "capacete", se alguém tiver interesse mande um MP.

[]s