Ver Versão Completa : Vela Aquecedora quebrada
Saudações Colegas.
Criei esse novo tópico por solidariedade. Acabo de ter problemas com velas aquecedoras da minha L200 e não desejo isso a ninguém, li no fórum sobre este assunto mas achei bom enfatizar.
Minha L200 começou a não pegar pela manha, quando pegava expelia muita fumaça relativamente branca e vibrava muito... pois bem, vim ao fórum e descobri aqui que os problemas mais prováveis poderiam ser: VELA AQUECEDORA ou SUPORTE DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL(diafragma defeituoso), FILTRO SUJO ETC. Troquei o suporte do filtro e filtro de combustível o carro melhorou 20% em termos de potencia mas continuou demorando a pegar pela manhã, então testei as velas conforme aprendi com os colegas e conclui que NENHUMA estava funcionando.
Nesta semana procurei as benditas velas pra comprar, em uma autopeças de São José dos Campos-sp encontrei por R$14,00 umas velas da "MAXEEN" (made in hell)... até tentei dar uma de esperto e procurei informações sobre esta marca mas nada... nada... ai fui e comprei as malditas MAXEEN. Quando fui retirar as velas para substituir, logo a primeira quebrou dentro do cabeçote e a marca, para minha "felicidade", era "MAXEEN"...Apenas uma pequena ponta ficou saliente e pensei: "Ufaaa! só puxar com alicate"...Mas fui surpreendido novamente, a porcaria não saiu e ainda me caiu dentro do cabeçote! esbravejei e recitei todo o repertorio de insultos que aprendi. Depois de ser acalmado pele minha noiva voltei ao local da tragedia e com um pedaço de arame fino milagrosamente consegui "pescar" a porcaria e traze-la ate a posição de outrora.
Bem... agora vou exercitar minha fé e esperança e tentar "sacar" aquela maldita, já li algumas dicas de como fazer isso, porém, nem sempre é possível, algumas vezes é necessário abrir cabeçote. (se conseguir tirar esse pedaço talvez tenha coragem para tentar tirar as outras 3 que restam)
Criei o tópico para desabafar, ser orientado pelos colegas e principalmente dizer: NÃO COMPREM ESSAS VELAS! VELAS MAXEEN NÃO SÃO BOAS (haa se pudesse chingar!!), comprem velas boas! barato sai caro!
Desde já agradeço aos colegas que puderem me orientar de alguma forma como proceder, quando resolver volto a postar.
Muito Obrigado!
Carlos A. C. Azevedo
03/06/2012, 23:53
Cara, fazendo com muito cuidado, dá umas porrada no borne que pega o positivo da bateria e joga um desengripante ao redor da rosca, tenta afrouxar um pouco, se vier, aperta só um pouco de novo e joga mais spray em cima e dá mais uma batida, e vem tentado afrouxar, a cada 15 a 20 graus de giro que tu der na chave afrouxando a vela, tu aperta de novo, bem pouco, joga spray e vai afrouxando mais, com todo cuidado e carinho do mundo e de preferencia sem tu ligar o motor nesse dia.
Foi assim que tu fez?
Vela boa é essa aqui, 0250202094 Vela Aquecedora Bosch Mitsubishi L200 L300 2.5d - R$ 75,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232624381-0250202094-vela-aquecedora-bosch-mitsubishi-l200-l300-25d-_JM) é cara, mas colocou e é pra muito tempo e não fode o cabeçote do motor quando for tirar.
Boa sorte.:concordo:
PauloLimited
04/06/2012, 00:23
Para a vela durar mais, nos dias frios espera a luz da iginição apagar pelo menos umas 3x, desliga e liga a chave novamente quando ela apagar pelo menos 3x. Com isso aumenta a vida útil das velas.
Carlos A. C. Azevedo:
Muito obrigado pela dica, infelizmente não foi assim que fiz (falta de experiencia é terrível)... desparafusei ela normalmente de agora em diante vou fazer como sugeriu e torcer muito para dar certo.
Para falar a verdade hoje depois de umas 4 horas de tentativa (sofrendo como a mãe do ouriço) consegui retirar o pedaço da vela. Prendi uma abraçadeira de plastico para evitar que ela escorregasse novamente pra dentro da câmara, tirei diesel do filtro e fui jogando dentro do orifício e fiquei la todo tempo mexendo com o pedaço usando um alicate de bico... puxa foi um alivio quando saiu. Mas o pior e inacreditável foi que cometi uma burrice da qual vou me lembrar e arrepender pelo resto da vida:
Quando tirei o pedaço da vela com uma chave de fenda pude ver que dentro da Câmara tinha um pouco de sujeira inclusive limalhas que provavelmente caíram quando tentava tirar o dito cujo...Tive a PÉSSIMA ideia de prender um pedaço de espuma (dessas que envolvem os chicotes de fio) em uma chave de fenda com fita isolante e limpar la dentro...(que burrice insofismável) o pedaço de espuma com fita isolante agarrou, desesperei para tirar e acabei jogando ele dentro da câmara! Agorá sabe Deus como vou tirar isso de lá, pelo que vi no manual esse motor 4d56 é combustão indireta, o que talvez possibilite tirar esse lixo la de dentro retirando o bico injetor (esperança é ultima que morre). Agora estou tão P... da vida vou ter que recorrer a mecânico porque não tenho ferramentas aqui...(já havia prometido a mim mesmo não fazer mais isso)...
Se o pedaço fosse pequeno talvez eu ate arriscasse mandar ver assim mesmo, o pior é que não era... tenho medo de agarrar em alguma válvula ou sei la.
PauloLimited : agradeço sua dica,porém, chego a desconfiar que foi isso que estragou as velas (posso estar enganado), eu fazia conforme recomendou, mas hoje quando tirei o bico da vela vi que ele estava deformado e "rombudo" (o que dificultou a retirada). Penso que seja justamente o aquecimento excessivo das velas somado a qualidade lastimável delas que fizeram isso. Não sei, faz sentido o que pensei?
Agora a luta continua (é justo pagar pela falta de inteligencia), torcer para conseguir tirar esse entulho la de dentro... se alguém sugerir algo agradeço muito.
Sou muito grato aos colegas, sempre aprendo muito por aqui. Abraços
Carlos A. C. Azevedo
04/06/2012, 13:34
Gilter, realmente, o modo de economizar as velas é esse ai, sempre esperar a molinha apagar do painel, e quanto mais frio tiver o tempo, mais vezes tu tem que fazer isso, no caso das que tavam no teu motor, elas deve ter inchado por serem altamente vagabundas, por que elas tem que aguentar facil passar dos 600°C em poucos segundos.
No caso, tanto as velas de aquecimento, quanto os bicos estão montados e direcionados pra cabeça do pistão, se fosse um mwm, dava pra tirar o cabeçote desse cilindro e ia ter acesso a camara. Ai se não conseguir tirar do jeito ruim, tem que tirar do jeito pior, desmontando o cabeçote.
Boa sorte. :concordo:
Só pra contar o ultimo capitulo da novela
Como não tinha ferramentas para sacar os bicos, chamei um guincho levei a uma oficina (que já haviam indicado) expliquei a situação e implorei para que tentassem tirar a sujeira da câmara pelo buraco do bico injetor sem desmontar o cabeçote. minhas preces foram ouvidas rsrs... deixei ela la já pensando no pior mas em poucas horas o serviço estava pronto, tiraram a sujeira e já substiruiram as velas (outra quebrou). resumo:
Guincho = 70,00 / Mao de obra = 300,00 / novas velas = 160,00 --- saí da oficina rindo atoa porque o pior não aconteceu ...
Coloquei a melhor vela que pude encontrar por aqui, uma tal de American Motors, mas não estou satisfeito, assim que possível vou comprar as da BOSCH que o Carlos sugeriu.
O que aconteceu foi o que havíamos mencionado mesmo, as velas eram muito ruins e deformaram com o calor, assim travaram no cabeçote.
Obrigado Carlos, obrigado Paulo, É bom ter alguém a quem chorar as magoas!
leobnaval
05/06/2012, 21:34
Bem sobre velas aquecedora da L200 tenho uma certa experiência visto que temos uma L200 95 aqui em casa, que foi adquirida a 12 anos atrás então já troquei vela até num querer mais e de diversas marcas e até de modelos diferentes que são mais compridas e curtas.
Cara, fazendo com muito cuidado, dá umas porrada no borne que pega o positivo da bateria e joga um desengripante ao redor da rosca, tenta afrouxar um pouco, se vier, aperta só um pouco de novo e joga mais spray em cima e dá mais uma batida, e vem tentado afrouxar, a cada 15 a 20 graus de giro que tu der na chave afrouxando a vela, tu aperta de novo, bem pouco, joga spray e vai afrouxando mais, com todo cuidado e carinho do mundo e de preferencia sem tu ligar o motor nesse dia.
Carlos isso que você recomendou nunca deve ser feito, bater em cima do "borne positivo". Essa parte que se rosqueia a chapa metálica de distribuição de corrente para as velas, pois as velas são feitas com a parte roscada separas da parte de aquecimento e se bater em cima delas é muito provavel que você desprenda a parte central da vela e ela caia dentro do cabeçote.
O desengripante ao redor pode ser utilizado.
Para a vela durar mais, nos dias frios espera a luz da iginição apagar pelo menos umas 3x, desliga e liga a chave novamente quando ela apagar pelo menos 3x. Com isso aumenta a vida útil das velas.
Esse procedimento só diminue a vida útil da vela, pois ela foi fabricada e testada para ter um ciclo de aquecimento por partida, como o sistema de aquecimento "é burro" ele vai aquecer a vela toda vez que você girar a chave e imagine a vela já a 600º, você vai lá e aquece mais e depois denovo, isso acaba com a vela. Além de em certos casos deformar a seção de aquecimento e até desintregar ela (principalmente em velas de marcas vagabundas). Já teve casos em que a vela se deformou tanto que a retirar a parte roscada saiu e a parte de aquecimento ficou presa no cabeçote, mais consegui tirar ela com paciência e puxando com um alicate.
O ideal é que a cada aquecimento seja dada um partida, se ela não pagar na 1ª partida refaça o procedimento aguardadndo um tempo maior após a luz de aquecimento apagar (coisa de 5s) e aí gire a chave para partir o motor.
Tenho velas de várias marcas e se quiserem posso até postar fotos delas, quebradas, serradas, sem o centro, ponta deformada, etc...
A recomendação que eu faço é use velas de ótima qualidade. No momento estou desmontando o cabeçote para retirar uma vela xing ling que quebrou dentro do cabeçote a um tempo atrás e ninguém conseguiu tirar ela ficou lá por alguns anos tampada com solda.
Comprei velas Delphi que achei com preço ótimo, já ouvi falarem bem delas e aparentam ser muito boas.
Eu recomendo as originais, bosch, delphi e denso (as velas denso achei para comprar nos EUA, mas quando fui comprar já tinham vendido)
[]s
leobnaval
06/06/2012, 14:00
Neste catálogo da Bosch tem algumas informações interessantes, e tambem uma foto térmica da vela de aquecimento (anexo) que mostra que possui pontos que atingem 900ºC , imagine ficar repetindo o procedimento de aquecimento, sem o combustivel ser injetado para a troca de calor na parte de aquecimento da vela.
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/diesel/downloads/folder_velas_aquecedoras_2008.pdf
351781
[]s
Carlos A. C. Azevedo
06/06/2012, 18:20
Bem sobre velas aquecedora da L200 tenho uma certa experiência...
[]s
Pow leo, valeu ai, não sabia que as velas eram desse jeito, ainda mais essas ai, só de encostar ja vira poeira. Então, o menos errado seria bater na parte da rosca (no sextavado) claro, no penultimo caso, só pra tentar destravar elas. E passar fita veda rosca? ajuda alguma coisa? montei as primeiras velas vagabundas aqui da L com veda rosca e foram bem faceis de tirar, mas não ficaram tempo suficiente pra travar, 4 meses é muito pouco tempo.
No caso da Bosch, não pode considerar muita coisa, ja que aqui no norte, de manha, a temp mais baixa é uns 26°, mas é só esperar apagar uma unica vez e o motor pega só de encostar a chave.
:concordo:
leobnaval
07/06/2012, 14:50
Então, o menos errado seria bater na parte da rosca (no sextavado) claro, no penultimo caso, só pra tentar destravar elas. E passar fita veda rosca? ajuda alguma coisa? montei as primeiras velas vagabundas aqui da L com veda rosca e foram bem faceis de tirar, mas não ficaram tempo suficiente pra travar, 4 meses é muito pouco tempo.
O menos errado seria bater apenas no sextavado, porém como é muito dificil acertar somente ele e pouco adiantaria, o melhor é não bater mesmo.
Sobre a fita veda rosca nunca usei, e como tambem nunca vi nenhuma recomendação do tipo acredito ser desnecessário, já que a vedação da vela se dá com o encosto no cabeçote. Com isso o recomendado é apenas instalar o modelo de vela adequado ao veículo e no caso das L200 torquear a vela com 15 Nm (a Bosch recomenda entre 15 a 20 Nm e a Denso entre 12 a 15 Nm).
Neste link tem o catálogo de velas aquecedoras da Denso, porém não tem em português (mais tem em espanhol...)
http://static.istore.pl/istore/12349/files/2754390.pdf
É muito bom este catálogo, tem diversas informações inclusives dos defeitos que comentamos, lá tem as causas e soluções para melhor vida útil das velas aquecedoras. Fora as aplicações, medidas, torque, etc.
[]s
Carlos A. C. Azevedo
07/06/2012, 19:55
Beleza, valeu Leo. :concordo:
Cantarelle
24/07/2012, 21:25
Pow leo, valeu ai, não sabia que as velas eram desse jeito, ainda mais essas ai, só de encostar ja vira poeira. Então, o menos errado seria bater na parte da rosca (no sextavado) claro, no penultimo caso, só pra tentar destravar elas. E passar fita veda rosca? ajuda alguma coisa? montei as primeiras velas vagabundas aqui da L com veda rosca e foram bem faceis de tirar, mas não ficaram tempo suficiente pra travar, 4 meses é muito pouco tempo.
No caso da Bosch, não pode considerar muita coisa, ja que aqui no norte, de manha, a temp mais baixa é uns 26°, mas é só esperar apagar uma unica vez e o motor pega só de encostar a chave.
:concordo:
Pessoal, talvez vocês possam me ajudar! Também faço parte do 4X4 desde 2008 (mas com uma Cheroka Sport gasolina), agora tô comprando um Pajero GLS-B 2.8 DTI 99/99 com 170mKM, inteira de tudo, andei, testei em tudo quanto é tereno, tá show! (já tô apaixonado...).
Só um porém: tá demorando uns 3 minutos pra luz das velas aquecedoras apagar. Isso é normal?
Abraços
leobnaval
24/07/2012, 23:10
Só um porém: tá demorando uns 3 minutos pra luz das velas aquecedoras apagar. Isso é normal?
Na L200 95 a luz da vela acende vermelha no momento em que se vira a chave e depois ela ficar verde, assim que ficar verde pode dar a partida.
E depois ela demora mesmo pra apagar.
Na verdade deve-se esperar uns 20 segundos de pré-aquecimento da velas com o motor frio após isso pode dar partida. E com o motor quente uns 4 s. é mais que suficiente.
Veja se esperando só estes tempos ela liga o motor ou tem dificuldade.
[]s
mar.celo
24/07/2012, 23:33
Eu tenho uma GLX 95, a luz da vela fica acesa por uns 5 segundos e depois apaga e logo em seguida ligo o carro. Sempre liga de primeira, mas reparo que também sai uma quantidade maior de fumaça e o carro treme muito. Lendo o relato no primeiro tópico, será que isto pode ser a vela? De qualquer forma vou aproveitar e na próxima revisão trocá-las.
Sds
leobnaval
24/07/2012, 23:53
Seria bom verificar as velas, sim.
Se o carro treme com motor frio, é bom verificar além das velas aquecedoras, a folgas das válvulas (dá pra regular) e vazão dos bicos injetores.
[]s
mar.celo
26/07/2012, 04:46
Anotado, vou checar na próxima revisão.
Sds
andrelubiana
07/12/2014, 13:37
Estou com pouco tempo de casa pois não faz 5 meses que estou com uma l200 savana 10/11 e até hoje só executei manutenção na oficina. Ontem sai com minha l200 que não indicou qualquer problema de partida ou funcionamento e hoej pela manhã ao tentar dar a partida no carro o motor de partida manteve seu som normal mas o carro não pega e sequer dá sinal que irá pegar. Além disso, percebi que a luz da vela de pre aquecimento não está ascendendo, poderia ser a ausência das velas que estejam me causando este problema?
Sintomas semelhantes são percebidos quando a bomba de combustível é desativada, seja pela retirada do fusível, seja pelo travamento eletrônico feita pelo alarme.
Efetuei uma purga de ar conforme orientado no manual, imaginando que poderia ser alguma bolha que estivesse impedindo a chegada de combustível no motor.
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