Ver Versão Completa : SW4 98 3.0D de "ferias" por 3 meses
red_camel
02/06/2012, 17:56
Prezados, tudo certo??
Estarei viajando durante 3 meses e gostaria de saber se existem alguns cuidados especiais. Diz meu pai que eh bom ligar o carro ao menos 1 vez por semana.
Alguma sugestão??
Obrigado e abraços!!
fgonelli
03/06/2012, 17:27
Deixa seu pai dar uma voltinha nela durante esses 3 meses!rsrsrs...
3 meses é pouco tempo no maximo tirar o cabo da bateria e trocar o oleo quando chegar de viagem.
guilhermeabreu
03/06/2012, 19:41
3 meses é muito pouco tempo , mas se puder pedir ao seu pai para ligar ela por uns 5 minutos de 15 em 15 dias já estaria bom .
Minha opinião .
fgonelli
04/06/2012, 23:14
O Guilherme, não atrapalha! Não tá vendo que o pai dele tá doido para tirar uma casquinha!
Brincadeira!!!!rsrsrs...
guilhermeabreu
04/06/2012, 23:30
O Guilherme, não atrapalha! Não tá vendo que o pai dele tá doido para tirar uma casquinha!
Brincadeira!!!!rsrsrs...
GRANDE FGONELLI
RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS , esta foi boa .
red_camel
05/06/2012, 13:11
meu é carro é como se fosse dele!! mas ele prefere o sedan dele!!
trocarei o oleo quando voltar, com certeza! troquei a bateria recentemente, mas penso ser uma boa ideia ligar ela de vez em quando!!
agradeço muito vossa atenção!!
Eu pediria pra ligar ao menos 1 vez por semana por uns 10 minutos.
red_camel
28/09/2012, 09:22
Amigos!!! Novamente, muito obrigado pelas respostas!!!
Voltei de viagem, passei excelentes momentos, agora está até dificil de voltar para a rotina heheh
Bom, no fim das contas meu pai acabou andando "bastante" com ela, em torno de uns 30 km cada vez que ligava ela (1, 2 vezes por semana). Agora vamos para o resultado (vou colar um post que coloquei em outro tópico descrevendo o único problema que ocorreu após eu ter voltado de viagem), agradeço todo o tipo de ajuda!!!
Possuo minha sw4 97/98 a aproximadamente 3 anos, sendo que ela estava com o histórico de manutenção em dia, vários mecânicos falaram que foi uma boa escolha..
Enfim, andava com o carro praticamente todos os dias, sem problemas só fazendo a manutenção preventiva (troca de óleo, etc.) a única coisa que deixei de fazer foi trocar o líquido do radiador + água. Fui viajar durante 3 meses e a sw4 ficou praticamente parada, com meu pai dando uma volta por semana... ele me informou que um dia o motor esquentou, parou num posto e o frentista completou a agua. Após isso ele trocou o óleo do motor (pois já estava na kilometragem para troca) e continuou andando na cidade, andou uns 500 km (fracionado em diferentes semanas) até eu voltar. Quando voltei fui fazer uma pequena viagem com a bixinha, em torno de 100 km de asfalto e ela esquentou bem quando estava chegando ao destino (não ando rápido, entre 80-90 km/h geralmente).
Não utilizei o carro mais, somente para voltar para casa. Antes de sair completei a agua e vim de boa, ai o carro esquentou também na metade da viagem (na verdade esquentou na metade, coloquei mais agua e também na chegada).
Fui no meu mecanico de confiança que tirou o radiador, foi testado e não visualizaram nenhum problema (ele foi limpo mas não precisou ser varetado), meu mecânico falou para ir viajar novamente para ver se ela esquentava e que por enquanto era para colocar soomente agua no radiador. Não precisei nem ir viajar, só de andar no transito da cidade (forçando um pouco mais o motor, com rotação um pouco mais alta - mas não passando de 3.500 rpm) ela esquentou!! E o ponteiro da temperatura ficou mais alto do que das ooutras vezes... Quando abri o capô, percebi que o reservatório ao lado do radiador estava com agua "transbordando" pela tampa, cheio de espuma, bolhas...
Contactei meu mecânico e ele falou que agora o próximo passo é verificar o cabeçote... Gostaria de saber se alguém já passou por um problema parecido. Estou com receio do $$$ que pode custar, mesmo minha sw4 não tenha dado muuita manutenção até o momento, seei que precisarei trocar algumas peças e mangueiras (ex: freio) que vai custar relativamente caro (mas vai fazer ela rodar um bom tempo..). Estou cogitando a ideia de trocar ela por um carro novo, principalmente com todos esses incentivos do governo, será que vale a pena?
Gostaria muito da opinião de vocês e conselhos sobre meu problema...
Abraços!!
Amadeus123
28/09/2012, 19:33
Amigos!!! Novamente, muito obrigado pelas respostas!!!
Quando abri o capô, percebi que o reservatório ao lado do radiador estava com agua "transbordando" pela tampa, cheio de espuma, bolhas...
Contactei meu mecânico e ele falou que agora o próximo passo é verificar o cabeçote... Gostaria de saber se alguém já passou por um problema parecido. Estou com receio do $$$ que pode custar, mesmo minha sw4 não tenha dado muuita manutenção até o momento, seei que precisarei trocar algumas peças e mangueiras (ex: freio) que vai custar relativamente caro (mas vai fazer ela rodar um bom tempo..). Estou cogitando a ideia de trocar ela por um carro novo, principalmente com todos esses incentivos do governo, será que vale a pena?
Gostaria muito da opinião de vocês e conselhos sobre meu problema...
Abraços!!
Antes de mexer no cabeçote compre uma tampa nova, custa uns R$ 20,00 (é a mesma do sportage), comigo aconteceu isso também e era a tampa que não segurava a pressão, a água saía pelo respiro e transbordava a garrafa, com pouca água superaquecia, o detalhe é que se você não ver isso a tempo e a temperatura chegar no vermelho, pode trincar o cabeçote.
Já troquei o cabeçote uma vez, o problema era uma rachadura na tampa da chaleira e a água em forma de vapor ía embora por ali, como o garrafão estava sempre no nível eu não sabia que estava quase sem água e numa viagem longa em um dia de calorão, superaqueceu e trincou o cabeçote, prejuízo de 5000 reais, pois tentei fazer retífica o que não resolveu, só aumentando minha despeza.
red_camel
30/09/2012, 22:52
Antes de mexer no cabeçote compre uma tampa nova, custa uns R$ 20,00 (é a mesma do sportage), comigo aconteceu isso também e era a tampa que não segurava a pressão, a água saía pelo respiro e transbordava a garrafa, com pouca água superaquecia, o detalhe é que se você não ver isso a tempo e a temperatura chegar no vermelho, pode trincar o cabeçote.
Já troquei o cabeçote uma vez, o problema era uma rachadura na tampa da chaleira e a água em forma de vapor ía embora por ali, como o garrafão estava sempre no nível eu não sabia que estava quase sem água e numa viagem longa em um dia de calorão, superaqueceu e trincou o cabeçote, prejuízo de 5000 reais, pois tentei fazer retífica o que não resolveu, só aumentando minha despeza.
Olá!! Muito obrigado pela resposta!! Já levei o carro na concessionária autorizada para analisar o que acontece, imaginei que haviam testado a tampa.. é possível quee não tenham testado esse detalhe básico??
Novamente, muito obrigado!!
red_camel,
Sim, é possível !!!
Não se iluda, nem sempre a concessionária será melhor que uma outra boa oficina (sim, a concessionária pode ser uma boa oficina também). Ninguém é infalível. Um abraço, Delfim.
red_camel
01/10/2012, 09:43
red_camel,
Sim, é possível !!!
Não se iluda, nem sempre a concessionária será melhor que uma outra boa oficina (sim, a concessionária pode ser uma boa oficina também). Ninguém é infalível. Um abraço, Delfim.
Olá Delfim, muito obrigado pela contribuição!! Vou comprar uma tampa nova e testar, o meu receio é ficar andando com a SW4 (para testar), pois a última vez que andei mesmo dentro da cidade sem forçar muito ela começou a esquentar beirando a faixa vermelha!!!
Informações adicionais: fui num mecânico de confiança e ele fez o seguinte teste: abriu a tampa do radiador e pediu para eu ligar a viatura, ligou normal e água ali do radiador ela "subia" com bolhas, ele falou que a agua devia ficar normal, sem subir estas bolhas (que era sinal que estava tendo vazamento de agua em algum lugar). Testamos o radiador, tudo ok (só foi feito limpeza); agora ele quer testar o cabeçote... Alguém tem conhecimento deste tipo de teste??
Outro detalhe importante, o último dono guardava o histórico de manutenção. Verifiquei que a última manutenção no cabeçote e bloco (retífica), foi realizada quando fizeram o motor dela, a aproximadamente 2 anos atrás.
Sei que as peças possuem desgaste natural, bem como dimensões geométricas mínimas, sendo assim a partir de um momento a retífica não seria mais aplicável. É comum o pessoal retificar o cabeçote, bloco, mais de uma vez?
Li reportagens que afirmam que mesmo retificando o motor, o propulsor nunca fica o mesmo, ou seja, o carro perde sua eficiência (a reportagem falava de carros a gasolina). Alguma opinão sobre isso tudo??
Novamente, muuito obrigado à grande ajuda!!
Abraços e ótima semana a todos!!
Amadeus123
01/10/2012, 19:54
Olá red_camel, se está acontecendo isso tem grande chance de ser uma trinca de cabeçote, leia o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/6165-sw4-97-x-cabecote-e-radiador.html que tem um bom histórico sobre o assunto.
red_camel
15/10/2012, 16:16
Olá amigos,
seguindo recomendações aqui do forum e até mesmo de um mecanico meu, encomendei na AMERICA uma nova tampa do radiador, passei as especificações da viatura, entretanto qdo recebi a nova tampa ela era diferente da atual (segue foto)
red_camel
15/10/2012, 16:17
Entrei em contato com o Ricardo explicando a situação, alguem ja passou por isso antes? Realmente há tipos diferentes de tampa de radiador?
Entrei em contato com o Ricardo explicando a situação, alguem ja passou por isso antes? Realmente há tipos diferentes de tampa de radiador?
Aconteceu comigo.
Na preventiva que fiz na minha SW4 98, encomendei também a tampa na concessionária.
Quando a entreguei na oficina que fez a limpeza do radiador o cara só botou o olho e disse "não serve".
Ou seja, a tampa nova era com uma mola, ou a chamada "tampa alta", enquanto que a que servia era a "baixa", sem mola.
E olha que o rapaz da Toyota olhou o número do chassis para encomendar a peça.
Deixei a original e eles me deram uma do estoque.
Só que a original era pressão 0,9, enquanto que a atual é 1,1.
Coincidentemente estive na Toyota à poucos dias e falei com o atendente sobre isso.
Ele conferiu o sistema e só existe a dita tampa "alta".
Pergunta: sendo a tua SW4 também 98, a tampa é alta ou baixa?
Nas fotos, a diferença entre elas.
red_camel
16/10/2012, 10:37
Olá!!
A minha seria a "tampa alta", marcado 0,9 na tampa!!!
Agora fiquei curioso para saber o motivo dessa diferença... o próprio Ricardo da América achou estranho pois quando encomendou a peça falaram que a tampa era essa mesmo, por que será que algumas tem a tampa com 1,1 e outras a tampa com 0,9??
Olá!!
A minha seria a "tampa alta", marcado 0,9 na tampa!!!
Agora fiquei curioso para saber o motivo dessa diferença... o próprio Ricardo da América achou estranho pois quando encomendou a peça falaram que a tampa era essa mesmo, por que será que algumas tem a tampa com 1,1 e outras a tampa com 0,9??
A original que comprei, mas não serviu, era 0,9, que é o correto.
A que me deram na oficina de radiadores, que é peça genérica, veio com 1,1.
Segundo o rapaz da oficina, o radiador é original, está impresso TOYOTA na parte superior, mas a tampa é diferente das outras.
Sigo rodando.:concordo:
red_camel
18/10/2012, 09:44
Olá amigos!!
Finalmente encontrei uma tampa que servia e troquei... Bom, andei forçando um pouco o motor (mas não muito) e pude perceber o mesmo problema que antes.... quando exijo mais do motor, começa a sair agua pela tampa do reservatório de agua, como se a agua tivesse fervendo e saindo tudo por ali, após certo tempo o motor começa esquentar (muito provavelmente pq não tem mais agua no radiador pois saiu tudo pela tampa)
Percebi que a tampa mesmo possui como se fosse uma tubulação por onde sai a agua, fiquei curioso em saber pq existe essa tubulação!!
Alguém já passou por isso antes? Alguma ideia de como resolver?
Comprei uma válvula termostática nova, original toyota.. será a próxima coisa a ser trocada!!
Qualquer comentário será muito bem vindo!!
Grande abraço!!
sandro_ventania
18/10/2012, 14:26
Voce está usando água pura da torneira? Tem que por aditivo para ela subir o ponto ebulição.
É normal a agua esquentar e sair um pouco para o vaso de expansão e quando esfria volta para o radiador.
Em uma hipotese pessimista, voce pode estar com problema de junta, passando pressão dos cilindros para o canal de agua, aumentando a pressão do sistema e fazendo ele expulsar muita agua para o vaso de expansão.
red_camel
21/10/2012, 16:55
Voce está usando água pura da torneira? Tem que por aditivo para ela subir o ponto ebulição.
É normal a agua esquentar e sair um pouco para o vaso de expansão e quando esfria volta para o radiador.
Em uma hipotese pessimista, voce pode estar com problema de junta, passando pressão dos cilindros para o canal de agua, aumentando a pressão do sistema e fazendo ele expulsar muita agua para o vaso de expansão.
Olá amigo!
infelizmente sua hipotese pessimista esta correta, nessas ultimos dias venho tendo uma fumaça branca saindo do cano de escape ao ligar o carro (as vezes o carro demora um pouco para ligar e treme logo apos a partida...)
pelo que meu mecanico viu, precisa de um novo jogo de junta decabeçote...
ja que vou abrir, aproveitaremos para trocar a correia dentada... Alguma sugestao de peça para trocar tambem?
grande abraço!
So um pequeno detalhe. Os aditivos na verdade nao servem para aumentar o ponto de ebulicao. O sistema de refrigeracao eh como uma panela de pressao, ou seja, sob pressao e em ambiente selado, a agua nao ferve. Eh por isso que eh mais rapido cozinhar com a panela de pressao.... A agua continua liquida a temperaturas muito superiores a 100 graus.
Alem disso eh exatamente que as tampas dos radiadores das SW4 tem um limite de pressao de acordo com o ano... Inicialmente a 0,9 bar e depois a 1,1 bar... Para nao deixar a pressao interna do sistema aumentar alem do que osistema todo aguenta... Exatamente como a valvula da panela de pressao cozinhando.. :o)
abs
Trovao
Olá,
tive um problema parecido com a minha 97 2.7L gasolina.
Começou a esquentar do nada (já tinha feito viagem com ela e tudo ok), sair fumaça branca, cuspir água pelo escape.
Levei no mecânico e ao tirar o cabeçote veio os problemas. Junta não era metálica e existia um furinho no bloco, entre dois cilindros, na parte superior que entra em contato com a junta de cabeçote, que acabava com o tempo furando a junta.
Dá a impressão que foi maquiada para vender.
Já fazem uns 20 dias que está lá. Dava para tentar fazer uma gambi e encher o furo com estanho, e torcer, mas não curto passar stress e resolvi fazer o caminho mais complicado. Teve que soldar este furinho, retificar bloco, cabeçote, trocar junta e aproveitando trocar embreagem, corrente de comando, trocar as sincronizadas do câmbio pois a minha 3ª estava raspando. Radiador também tava muito ruim e vai trocar.
Vai ficar uns 11.000 tudo, mas espero que fique zeradinha.
Tente dar uma verificada boa, pois apesar de ser um problema muito estranho e improvável, sintomas parecidos.
Olá amigo!
infelizmente sua hipotese pessimista esta correta, nessas ultimos dias venho tendo uma fumaça branca saindo do cano de escape ao ligar o carro (as vezes o carro demora um pouco para ligar e treme logo apos a partida...)
ja que vou abrir, aproveitaremos para trocar a correia dentada... Alguma sugestao de peça para trocar tambem?
grande abraço!
A resposta sobre a tampa ser diferente do que a original, existe uma possível resposta. O radiador foi trocado para o modelo maior (99 pra frente) quando fizeram o cabeçote.
Na minha 98 o radiador foi trocado e a tampa deve ser de acordo...
Obviamente as peças, se pedidas com o numero de chassi original, vem de acordo com o radiador do modelo antigo.
Isso explicaria a diferença.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Fabrizio
Amadeus123
29/10/2012, 17:14
Olá amigo!
grande abraço!
Sim, cabeçote.
red_camel
30/10/2012, 13:05
A resposta sobre a tampa ser diferente do que a original, existe uma possível resposta. O radiador foi trocado para o modelo maior (99 pra frente) quando fizeram o cabeçote.
Na minha 98 o radiador foi trocado e a tampa deve ser de acordo...
Obviamente as peças, se pedidas com o numero de chassi original, vem de acordo com o radiador do modelo antigo.
Isso explicaria a diferença.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Fabrizio
Olá!!
Sim, você pode ter razão... ouvi falar muito (na verdade li aqui no fórum) dessa troca de radiador nas sw4 devido ao aquecimento!
o que acho bem estranho é que o manual da minha consta que o radiador tem capacidade total para 10L (motor 1KZ-T) então se for seguir pelo manual a minha sw4 deveria ter vindo de fábrica com o radiador maior?
red_camel
30/10/2012, 13:09
Sim, cabeçote.
olá, está prevista para a troca:
- junta cabeçote
- jogo de juntas
- correia dentada (ultima troca foi com uns 30 mil km atrás, já que vai abrir vou aproveitar para trocar)
aproveitando (já que vou deixar a sw4 no mecanico)
- mangueira freio
- sapata freio traseira
vi e reli o manual e não consegui achar quantos litros de fluido de freio que vai!!! somente o tipo de fluido!!
alguem sabe quanto que vai??
olá, está prevista para a troca:
- junta cabeçote
- jogo de juntas
- correia dentada (ultima troca foi com uns 30 mil km atrás, já que vai abrir vou aproveitar para trocar)
aproveitando (já que vou deixar a sw4 no mecanico)
- mangueira freio
- sapata freio traseira
vi e reli o manual e não consegui achar quantos litros de fluido de freio que vai!!! somente o tipo de fluido!!
alguem sabe quanto que vai??
Fiz o meu motor e mabntive a que estava. Tb estava com 12 k km.
red_camel
13/11/2012, 08:58
olá amigos... tudo certo?
por aqui, infelizmente más notícias.... fiz as alterações conforme comentei, entretanto, logo na 1a viagem curta (isso andando a uns 90 km/h) vejo o motor esquentando!!! deu para ver claramente que a água foi colocada para fora no reservatório ao lado do radiador! o radiiador ficou sem agua e ai o motor começou a esquentar!!
estou pensando seriamente em trocar o radiador... alguma sugestão??
muito obrigado pela atenção e desejo a todos um ótimo feriado!!!
estou pensando seriamente em trocar o radiador... alguma sugestão??
muito obrigado pela atenção e desejo a todos um ótimo feriado!!!
Sim, troque o cabeçote.
Fumaça branca e água para fora do vaso expansor, depois de tudo que foi feito, com a maior certeza do mundo, é cabeçote trincado.
Lamentável, mas é o fato.
Não perca dinheiro com troca do radiador.
E boa sorte.:concordo: