Conectar

Ver Versão Completa : LOMBADA ELETRÔNICA

wilson ghetti
29/07/2005, 19:55
Boa noite pessoal, alguem pode me tirar uma duvida, pois passo com minha camper pelas lombadas eletrônicas e a velocidade nunca é marcada no visor da coluna como os demais carros...Será porque é de fibra???? Se alguem conhece o sistema de monitoramento para podermos tirar essa dúvida, fico no aguardo.

Jeanilson
29/07/2005, 21:30
Boa noite pessoal, alguem pode me tirar uma duvida, pois passo com minha camper pelas lombadas eletrônicas e a velocidade nunca é marcada no visor da coluna como os demais carros...Será porque é de fibra???? Se alguem conhece o sistema de monitoramento para podermos tirar essa dúvida, fico no aguardo.

Olá Wilson, tudo bem?

A sua viatura é levantada, não é?

Pois a mesma coisa acontece com o meu Samurai (com suspensão elevada e pneus 31"). É que quando o veículo é muito alto não tem metal suficiente perto do sensor que fica no asfalto para acionar a lombada eletrônica (pelo menos é essa a minha teoria... :roll: ).

[]'s se entrometento nos tópicos dos outros.

wilson ghetti
29/07/2005, 22:14
É verdade, minha camper é bem alta e tem pneus 33, será que é isso???
Legal, as multas não vem....mas se alguem tiver outra teoria..manda pra gente...certo???

Luca
30/07/2005, 15:46
Num sei se é pela fibra ou pela altura, mas tô achando dukaralho. Que boa notícia você me deu Wilson. Infelizmente com a Hilux o totem marca corretamente. Num vejo a hora de experimentar com meu Engesa :D .
[]´s

André-4WD
30/07/2005, 23:27
Salve galera!!
Até onde sei os sensores que medem a velocidade operam por peso, não pela altura do veiculo. Calculam a velocidade baseado no tempo que se leva para percorrer os dois conjuntos de sensores instalados no chão: são dois retangulos distanciados uns 30 cms e que esta um pouco antes da lombada.

Tanto que moto nao dispara... ( pouco peso). Pelo menos foi a explicação que ouvi do modelo que tem por aqui.

A maioria que tem instalado por esse Brasil é de uma Fabrica gaucha, Kopp, se nao me falha a memoria..

Algumas vezes notei q a lombada nao marca a velocidade e isso com um Uno que tenho...

Sds,
Andre

Edintruder
31/07/2005, 01:43
Os modelos mais comuns são por radar, e necessita de massa frontal para funcionar, motos não são detectadas por radar também. Quando a memória está carregada, ela pára de funcionar até que seja descarregada e as infrações computadas. Então quando não marcam, normalmente é por memória cheia mesmo.

Sukys
31/07/2005, 01:52
André,

Os sensores da lombada eletrônica não detectam peso, mesmo porque ficam sob uma camada de pixe ou até de asfalto, o que eles detectam é a presença de metal, que dever ter uma determinada área para uma determinada altura em relação ao solo para ser detectado. Quanto maior a área maior poderá ser a altura, e vice-versa.
O sensor nada mais é que uma bobina elétrica cuja frequência de oscilação é perturbada pela presença de algo metálico e esta perturbação é interpretada como um veículo sobre a mesma, e com duas bobinas espaçadas por uma distância conhecida fica fácil determinar a velocidade do veículo.

Aumentando a altura do veículo em relação ao sensor realmente a detecção pode falhar, como no caso citado pelo Wilson, mas isso acontece por desajuste e não característica deste tipo de detecção, caso contrário não se detectaria a presença de caminhões - principalmente truck - cuja estrutura metálica além de ter dimensão relativamente pequena fica muito acima de qualquer jipe equipado com pneus 33".

Quando ao fato da carroceira ser de fibra, o ajuste deste tipo de sensor leva em conta um padrão referenciado na área projetada pela estrutura metálica (motor, diferenciais, chassi, rodas, etc. o que está mais próximo do solo) logo a carroceira, mesmo quando metálica, fica práticamente de fora. Carros pequenos geralmente estão mais próximos ao chão, os maiores mais distantes, como a detecção leva em conta a distância versus área, uma coisa compensa a outra e todos os veículos são detectados, com excessão das motos, que sai deste padrão (estrutura com pouca área projetada e distante do solo).

Abraços,

Telmo Petrucci
31/07/2005, 11:42
pondo lenha na fogueira.....por aqui dizem q outro fator importante pra lombada eletronica marcar seria a presença de quatro pneus no chão...uma das razões pelas quais as motos não são pegas!!

Pratico mountain bike e um dia resolvemos fazer um teste infantil.....quatro bicicletas, duas na frente duas atrás, de forma que quatro pneus passassem semelhantes a um carro....
resultado, marcou a velocidade q passamos!!!!!!
:shock: :shock: :shock: :shock:

Sukys
31/07/2005, 15:11
Pondo mais lenha ainda na fogueira... fosse assim, quatro bicicletas, duas na frente duas atrás, simularia a presença de dois carros e não um, e se fosse por pneu, um caminhão com três eixos seria identificado como um veículo e meio.

Não existe só um meio de detecção e eu fiz comentários sobre o texto do André (detecção de movimento através de sensores instalados no solo), mas será que a lombada eletrônica por onde você passou não faz a detecção por micro-ondas, que ficam instalados no alto?

Só que aí entra um detalhe, se a detecção por micro-ondas pode alterar a altura do jipe o quanto quizer que o circuito identifica como tal.

wilson ghetti
31/07/2005, 19:24
Bem pessoal, hoje passei por duas lombadas eletrônicas aki em SP. uma na Francisco morato e outra no tunel anio Quadros, e as duas não detecaram o meu carro , porém o do meu amigo(palio) marcou a velocidade normal.....bem esperemos mais explicações de nossos companheiros do forum....um abraço à todos.

Wallace
31/07/2005, 20:21
O Sukys, como sempre esta certo.