PDA

Ver Versão Completa : Transformar Hilux 2010 motor 2.5 em motor 3.0



leabib
02/06/2012, 13:49
Pessoal, sou novo no fórum.
Estou com uma Hilux 2010/2011 motor 2.5 a diesel estava pesquisando na internet sobre o motor e vi que algumas peças do motor 2.5 e igual a do 3.0. Quais peças eu teria que trocar no meu motor para passar ele de 2.5 para 3.0?
Agradeceria muito a ajuda

herbs
03/06/2012, 13:39
Com certeza bastante peças a ponto de ser tornar inviável $$$$... não sou um profundo conhecedor, mas vou usar como base meu motor 2.8 que foi pro saco e fiz a retifica para 3.0. Por baixo que eu lembro foi os pistões, biela, comando, cabeçote, bicos...

Se você quer um motor mais forte eu recomendo chipar o seu. Tenho amigos que chiparam a 2.5 e ficou bom, ou se a idéia é ignorância.. vende a sua mecânica e compra uma 3.0 completa e instala no seu carro.

Espero ter ajudado

Mantiqueira
03/06/2012, 16:32
Com certeza bastante peças a ponto de ser tornar inviável $$$$... não sou um profundo conhecedor, mas vou usar como base meu motor 2.8 que foi pro saco e fiz a retifica para 3.0. Por baixo que eu lembro foi os pistões, biela, comando, cabeçote, bicos...

Se você quer um motor mais forte eu recomendo chipar o seu. Tenho amigos que chiparam a 2.5 e ficou bom, ou se a idéia é ignorância.. vende a sua mecânica e compra uma 3.0 completa e instala no seu carro.

Espero ter ajudado
Olá Herbs vc pode falar mais sobre essa transformação que foi feita na sua, qual a vantagem, ganho de potência etc.

herbs
04/06/2012, 14:06
Mantiqueira, a vantagem é pouca pois você irá ganhar muitos poucos CVs a mais, não sei exatamente quanto. No meu caso eu fiz isso pq estava com o motor completamente fudido (cabeçote trincado, BI e bicos fudidos, pistões e bielas abaixo da medida), enfim.. até foi mais fácil achar peças da 3.0 do que da 2.8 e como futuramente irei turbinar terei um pouco de vantagem.

Em resumo, se o seu motor está bom eu particularmente não recomendo fazer o que fiz pois andando agora com o carro eu sinto um pouco de ganho nas subidas e só. Nada que eu te fale "nossa, aí sim vi vantagem hein"

Abs

Mantiqueira
04/06/2012, 14:37
Mantiqueira, a vantagem é pouca pois você irá ganhar muitos poucos CVs a mais, não sei exatamente quanto. No meu caso eu fiz isso pq estava com o motor completamente fudido (cabeçote trincado, BI e bicos fudidos, pistões e bielas abaixo da medida), enfim.. até foi mais fácil achar peças da 3.0 do que da 2.8 e como futuramente irei turbinar terei um pouco de vantagem.

Em resumo, se o seu motor está bom eu particularmente não recomendo fazer o que fiz pois andando agora com o carro eu sinto um pouco de ganho nas subidas e só. Nada que eu te fale "nossa, aí sim vi vantagem hein"

Abs
Valeu amigão.

leabib
04/06/2012, 17:17
Com certeza bastante peças a ponto de ser tornar inviável $$$$... não sou um profundo conhecedor, mas vou usar como base meu motor 2.8 que foi pro saco e fiz a retifica para 3.0. Por baixo que eu lembro foi os pistões, biela, comando, cabeçote, bicos...

Se você quer um motor mais forte eu recomendo chipar o seu. Tenho amigos que chiparam a 2.5 e ficou bom, ou se a idéia é ignorância.. vende a sua mecânica e compra uma 3.0 completa e instala no seu carro.

Espero ter ajudado

Bom vi no mercado livre o motor parcial da 3.0 entre 8 a 12 mil os chips vi de varias modelos ate gente aqui no forum falando no forum desse: Chip Tuning Power Box TOYOTA Hilux 2.5 D-4D 120 hp|eBay (http://viewitem.eim.ebay.pt/Chip-Tuning-Power-Box--TOYOTA-Hilux-25-D4D-120-hp/120654752749/item) mas o motor da hilux é 102 o melhor chip e o Powerbox?

leabib
04/06/2012, 17:24
O melhor chip e PowerBox?

Valdemir Medeiros Paz
06/04/2013, 13:36
Vc não troca nada, tem um equipamento q vc compra q custa +- R$800,00 aumenta em muito o torque da h2.5 eu mesmo testei
vou ver com o meu mecânico o nome do equipamento.

guilhermeabreu
06/04/2013, 14:07
Vc não troca nada, tem um equipamento q vc compra q custa +- R$800,00 aumenta em muito o torque da h2.5 eu mesmo testei
vou ver com o meu mecânico o nome do equipamento.

Não existe milagre e nem almoço de graça , CUIDADO COM CHARLATÕES .

fgibin
07/04/2013, 20:57
Não existe milagre e nem almoço de graça , CUIDADO COM CHARLATÕES .

X2

Grande abraço
Fabrizio

Junior-L200Power
26/05/2015, 10:39
Pessoal, desculpe ressuscitar o tópico..mas eu gostaria de esclarecer uma dúvida a respeito do título desse tópico!!
Queria saber se tem como abrir o bloco do motor 2.5 e colocar os pistões da Hilux 3.0...apenas pra dar mais torque!!
Somente isso, somente trocar os pistões e nada mais.
Alguém já fez isso ou sabe se é possível fazer isso?? Não vai dar nenhum erro na central ou algo do tipo?? Ou estragar o bloco atoa??
Sei que mudando isso deve aumentar um pouco mais a taxa de compressão do motor...e consequentemente o torque e potência!!
Esta mudança seria feita em uma Hilux 2.5 16v ano 11/12!!

Obrigado e agradeço se alguém puder ajudar!!

Junior-L200Power
27/05/2015, 09:22
Poxa ninguém sabe me dizer se tem como fazer isso??

sandro_ventania
27/05/2015, 12:17
Junior...o pessoal comenta sobre mudar o 2.8 para 3.0...que seria só abrir o bloco para acomodar o cilindro maior.
Já de 2.5 para 3.0 acho que a diferença é bem grande, talvez o bloco não caiba os novos pistões, nem o cabeçote. Tem que ver se a altura dos pistões também são compativeis, etc.
Voce teria que ter todas as medidas dos dois motores para poder avaliar se é possivel ou não a modificação.

Emerson Höpner
27/05/2015, 12:30
Colega, possivelmente ninguém tenha feito isto ainda...
Será que chipando e com intercooler já não seria suficiente?

Agora, se a intenção é mesmo colocar os pistões da 3.0, procura uma retífica que trabalhe com estes motores que eles devem ter uma ideia.
Mexer assim no motor pode trazer dor de cabeça...

Junior-L200Power
27/05/2015, 21:39
Sandro...
A diferença na cabeça de cada pistão seria de 4mm, na 2.5 eles tem 92mm e na 3.0 o pistão tem 96mm de diametro!
Realmente só pegando o bloco e vendo se ele aceitaria essa diferença a mais a ponto de as paredes não ficarem tão finas!!
Tomara que o bloco seja "praticamente" o mesmo e que seja possível fazer isso!!

Emerson, chipando ela o ganho é pequeno..vai pra "apenas" 132cv e 32kgfm de torque!!
É bem aquém da Ranger 2.2, Amarok 2.0 Monoturbo e até mesmo da minha atual Outdoor...que agora esta chipada e andando muito mais!!
E pelo que li em um tópico aqui ela não aceita intercooler devido a diferença do local do map dela pra 3.0...
Parece que o carro fica mais xoxo que o original!!
O jeito vai ser avaliar as peças, blocos e cabeçotes e ver se é possível!!

Levantei essa questão pois achamos aqui uma Hilux 11/12 2.5 num preço muito, muito bom!! E ela é tipo uma SRV 2.5, ela é completona de tudo, tanto interno quanto externo é igualzinha uma SRV!! E pelo preço dela compraria aqui apenas uma 3.0 2007 muito rodada!!
Vou ver se compensa fazer o serviço...e qlquer coisa volto a postar aqui aos interessados, pois estamos entre essa Hilux e uma Ranger 3.2 2013...o preço delas é bem próximo!

Grande abraço amigos e obrigado pelas opiniões!!