Ver Versão Completa : Buchas da Suspensão da SW4 3ª Geração (1997 / 2002)
Caros amigos foristas,
A minha SW4 3.0 TDI 1999 está precisando trocar as buchas da suspensão, e pretendo dar logo uma geral trocando todas as buchas das 4 balanças (sup. e inf.)dianteiras e dos 4 braços tensores (inf. grandes, sup. pequenos e o transversal)traseiros.
Pergunto:
>>> A Toyota fornece tais buchas separadamente ou só as peças completas?
>>> Alguém já fez esse serviço? Ficou bom?
Obrigado a todos pela ajuda, Delfim.
fgonelli
02/06/2012, 12:23
Caros amigos foristas,
A minha SW4 3.0 TDI 1999 está precisando trocar as buchas da suspensão, e pretendo dar logo uma geral trocando todas as buchas das 4 balanças (sup. e inf.)dianteiras e dos 4 braços tensores (inf. grandes, sup. pequenos e o transversal)traseiros.
Pergunto:
A toyota fornece as buchas das 4 balanças dianteiras e dos dois braços inferiores trazeiros. Mas os braços superiores traseiros somente somente completo já com as duas buchas.
Eu troquei as buchas (comprei tudo na america) e os braços da trazeira na Toyomundi e o carro ficou bem melhor. E tive que trocar as da dianteira direita devido um acidente. O carro ficou novo de novo não bate nada.
Abraço, Felipe
Felipe,
E o braço transversal (responsável pela estabilidade lateral), a Toyota fornece as buchas ou tb só o braço completo?
Vc fez o serviço recentemente?
Lembra quanto gastou nas peças?
E na mão-de-obra ?
Obrigado pela ajuda.
Um abraço, Delfim.
Delfim,
Procure aqui as referencias das peças:
www.toyodiy.com
A Toyota fornece as buchas separadas sim!
Mas a substituição deve ser feita com cuidado na prensa. Se o mecânico não tiver a ferramenta correta, estraga a bucha durante a montagem. E a vida útil diminui consideravelmente...
Um abraço,
Valeu, Ricardo !
To ligado nisso, tem que tirar e colocar na prensa, senão além de estragar as buchas novas na colocação, ainda pode empenar as balanças ao retirar as buchas velhas.
Abração, Delfim.
Sim, exato! Prensa.
Mas para usar a prensa são necessárias "flanges" específicas para cada bucha.
Elas apoiam no anel metálico externo das buchas, poupando a borracha / tubo metálico interno da pressão.
Nem toda oficina tem essas flanges... prensa a maioria tem!
Abraço,
Muito bem lembrado !!!
Já vi alguns mecânicos usando aquelas chaves de catraca, tipo copo, para fazer o papel das flanges específicas.
Aliás já vi até mecânico de fundo de quintal tacando fogo nas balanças para derreter as borrachas e conseguir tirar as buchas velhas... Socorro !!!
Mas vou ficar de olho, verificar o ferramental da oficina e acompanhar o serviço.
Um abraço, Delfim.
guilhermeabreu
02/06/2012, 21:22
Caros amigos foristas,
Pergunto:
DELFIM
Não vejo nescessidade de vc trocar todas as buchas , estou com um mecanico muito bom , levei nele pra trocar todas as buchas , pois meu carro esta com 19 anos e com 320.000 km e nunca troquei nada , mas depois dele inspecionar me falou que precisava trocar só as buchas da balança superior , assim o fiz comprei na AMERICA e o carro esta igual a zero .
MINHA EXPERIÊNCIA .
Caro amigo Guilherme,
A minha viatura está com várias buchas ruins e as que ainda estão boas certamente já possuem desgaste e em pouco tempo dariam problema tb.
Por isso optei por fazer logo uma troca geral e deixar tudo novo.
Fico pensando se a lift de suspensão de 1,5" que instalei pode ter alterado a geometria da suspensão e provocado um desgaste mais acelerado das buchas.
Aproveito Para informar que as buchas das bieletas COFAP que instalei há somente um mês estourarsm tb...
Um abrço, Delfim
Caramba, as COFAP estouraram em 1 mês????? Então não era o que imaginávamos em qualidade....
Parece que não dá mais para confiar em quase nenhuma marca.....:x:freaking:
Abraço.
Pois é, Zani... Eu também fiquei decepcionado !
Mas o que estragou foram as buchas de borracha, a articulação inferior está boa, por isso vou comprar as buchas originais Toyota e colocar nas bieletas Cofap.
Um abraço, Delfim.
fgonelli
03/06/2012, 15:45
Caro amigo Guilherme,
A minha viatura está com várias buchas ruins e as que ainda estão boas certamente já possuem desgaste e em pouco tempo dariam problema tb.
Fico pensando se a lift de suspensão de 1,5" que instalei pode ter alterado a geometria da suspensão e provocado um desgaste mais acelerado das buchas.
Aproveito Para informar que as buchas das bieletas COFAP que instalei há somente um mês estourarsm tb...
Um abrço, Delfim
Delfim, não sei se o lift acelera o desgaste acho que ele faz com que vc perceba mais as folgas do que antes por estar mais alto e perder um pouco de estabilidade.
Pelo jeito peças para nossos carros tem que ser toyota mesmo.
Fiz o serviço a pouco tempo mas não estou encontrando onde anotei os preços, Mas o que é mais caro mesmo é o braço superior em torno de 250,00 pila pode olhar no ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_1997_TOYOTA_4RUNNER_KZN185L-GKMSX_4804.html) que não tem bucha para vender separada. Não troquei as buchas da barra de controle lateral pois acho que não existem buchas de borracha nessa barra mas vou dar uma olhada.
Não se assuste se a bucha que vier para barra inferior for um pouco diferente pois a que vem de fabrica não tem uma capa externa de metal e as para substituição tem.
Delfim vc é aqui do Rio? Se for, tenta fazer esse serviço na toyomundi que eles vão te dizer quais buchas vc deve ou não trocar, para aproveitar o serviço. Pois as da parte trazeira das balanças inferiores dianteiras tem que soltar a caixa de direção para trocar então deve se trocar dos dois lados para aproveitar a mão de obra.
Abraço, Felipe
guilhermeabreu
03/06/2012, 16:17
Caro amigo Guilherme,
Um abrço, Delfim
AMIGO DLFIM
COM CERTEZA ABSOLUTA O SEU LIFT FOI O RESPONSÁVEL POR ABREVIAR A VIDA ÚTIL DAS BUCHAS e mais uma vez , as peças originais indiscutívelmente são melhores do as do paralelo embora a COFAP tem tradição em produtos de qualidade .
Qto a vc trocar todas as buchas esta bem esclareido , pois se a maioria estão ruins , não justifica vc manter algumas em menor número , daí concordo com vc em trocar todas , mas as minhas qdo o mecanico retirou as balanças até achei que ele exagerou em querer trocar de tão boas que estavam de aparencia , com nenhum aspecto de desgaste , mas depois que trocou APENAS AS QUE ELE CONDENOU , O CARRO FICOU ZERO SEM UM BARULHO .
Fiquei impressionado com o aspecto das buchas pois minha SW4 esta com 19 anos e 320.000 km rodados , por ísto gosto de manter ela o mais original possível e tenho tido quase nehuma dor de cabeça por ísto , mas gosto é gosto e tenho que respeitar .
DAÍ MAIS UMA VEZ vou colocar minhoca na sua cabeça : VALE A PENA VC MANTER A SUA SW4 LINDA COM ESTE LIFT , OU VOLTAR ELA NA ALTURA ORIGINAL E TER BUCHAS ORIGINAIS POR MUITO MAIS TEMPO .
Eu optaria pelas BUCHAS ORIGINAIS E ALTURA ORIGINAL . Minha opinião apenas amigo .
fgonelli
03/06/2012, 17:20
Guilherme a sua sw4 se não me engano é 93 da segunda geração(que é um tanque de guerra no que diz respeito a durabilidade) e a minha e a do delfim são da terceira de 97 a 02. Nas sw4 da terceira geração é comun as buchas da traseira pedirem penico chegando perto dos 200 000km. As da dianteira costumam durar um pouco mais.
Amigo Guilherme,
Você tem razão e farei isso, retirarei os calços de suspensão. Farei isso com pesar, pois depois de olhar o trãnsito do "segundo andar", vai ser difícil acostumar com a altura original, hehehe...
Mas pelo o que andei cotando na América, gastarei R$ 2.063,00 com todas as buchas e braços, fora o sedex e a mão-de-obra da oficina e não quero estragá-las rapidamente.
Veja o orçamento enviado pela América:
4 Bucha da bandeja superior Toyota R$ 70.00 R$ 280.00
4 Bucha da bandeja inferior Toyota R$ 117.00 R$ 468.00
4 Bucha do braço tensor longo Toyota R$ 75.00 R$ 300.00
2 Braço tensor curto Toyota R$ 260.00 R$ 520.00
1 Braço transversal Toyota R$ 435.00 R$ 435.00
8 Bucha da bieleta Toyota R$ 7.50 R$ 60.00
TOTAL: R$ 2.063,00 (DOIS MIL E SESSENTA E TRES REAIS)
Felipe,
Amanhã vou cotar a mão-de-obra na Toyomundi e na oficina onde costumo fazer a manutenção da viatura, vamos ver o que eles me dizem...
Um abraço, Delfim.
guilhermeabreu
03/06/2012, 19:33
Amigo Guilherme,
Você tem razão e farei isso, retirarei os calços de suspensão. Farei isso com pesar, pois depois de olhar o trãnsito do "segundo andar", vai ser difícil acostumar com a altura original, hehehe...
Mas pelo o que andei cotando na América, gastarei R$ 2.063,00 com todas as buchas e braços, fora o sedex e a mão-de-obra da oficina e não quero estragá-las rapidamente.
TOTAL: R$ 2.063,00 (DOIS MIL E SESSENTA E TRES REAIS)
Felipe,
Amanhã vou cotar a mão-de-obra na Toyomundi e na oficina onde costumo fazer a manutenção da viatura, vamos ver o que eles me dizem...
Um abraço, Delfim.
DELFIM
Acho que vc tomou a decisão correta , MAS NÃO DEIXE DE COTAR NA FERRACO .
Sei o que é ísto , no meu ENGESA tinha rodas BBS BINNO tala 10" e pneus 33" , meu ENGESA era LINDO com este up grade .
MAS AO ÍR AO TRABALHO EM OUTRO MUNICÍPIO CHOVIA UM POUCO E TINHA UMA POÇA DE ÁGUA DE +- 2 METROS DE COMPEIMENTO X 30CM DE LARGURA X 3CM DE PROFUNDIDADE , veja esta medidas , era uma pocinha na beira do asfalto E SIMPLESMENTE AO PASSAR COM O LADO DIREITO DO ENGESA NESTA POCINHA , O BICHO SAIU DE MINHA MÃO E FUI ARRASTANDO A LATERAL DELE NUMA CERCA VIVA DE GAIOLINHA , não sei se vc conhece esta vegetação e só parei qdo encotrei um tronco de +- 20cm de diametro , o ENGESA tinha acabado de saír da reforma , mas não aconteceu quase nada , pois o bicho é bruto demais .
6 meses depois voltando do serviço a 15 km daqui era +- 18:30hs estava na BR 101 próximo da cidade e chovia uma garoa fina e não tinha lâmina d'água na pista não e o ENGESA começou a partir para a contramão numa reta na qual vinha uma fila de caminhões , já estava de noite e pensei que era aquela a hora que ía conversar com Deus , mas Ele me guiou e me tirou da contramão e seguí meu caminho .
RESUMO :
No dia seguinte comprei 4 rodas MANGELS modelo DRAGON e 4 pneus novos 265x75x16 , nunca mais " AQUAPLANEI " , olho o ENGESA hoje , acho ele muito feio , MAS ESTOU AQUI VIVO PARA ESCREVER ESTE RELATO .
NEM SEMPRE O QUE É MAIS BONITO É O MELHOR OU MAIS SEGURO , OPTEI POR MAIS SEGURANÇA E MENOS BELEZA .
guilhermeabreu
03/06/2012, 19:38
Guilherme a sua sw4 se não me engano é 93 da segunda geração(que é um tanque de guerra no que diz respeito a durabilidade) e a minha e a do delfim são da terceira de 97 a 02. Nas sw4 da terceira geração é comun as buchas da traseira pedirem penico chegando perto dos 200 000km. As da dianteira costumam durar um pouco mais.
FGONELLI
Não sabia/achava que estas peças duram menos tempo nestas gera 3 , a minha é 93 mesmo e as buchas traseiras nem sei se existem , pois nunca ví nada de errado na traseira a não ser a bunda arreada que resolví mandando fazer molas sob medida no que ficou acima da minha espectativa e gastei míseros R$345,00 no par de molas traseiras para ela .
Guilherme,
É isso mesmo, a segurança em primeiro lugar !
Já enviei um email para a Ferraço pedindo a cotação, amanhã eles devem responder.
Quero fazer o serviço ainda essa semana, no máximo na quarta-feira, pois na semana que vem viajarei com a viatura e quero testar bem antes de pegar a estrada. Assim, tenho que fazer o pedido das peças amanhã mesmo, para recebê-las pelo sedex em tempo hábil. Um abraço, Delfim.
feitosac
03/06/2012, 23:57
Delfim,
Posta tambem o preço total do serviço, com a mao de obra da Toyomundi, a minha ja ta com 150.000km.
Abs.
jorge.duarte
03/06/2012, 23:59
Guilherme,
É isso mesmo, a segurança em primeiro lugar !
Já enviei um email para a Ferraço pedindo a cotação, amanhã eles devem responder.
Quero fazer o serviço ainda essa semana, no máximo na quarta-feira, pois na semana que vem viajarei com a viatura e quero testar bem antes de pegar a estrada. Assim, tenho que fazer o pedido das peças amanhã mesmo, para recebê-las pelo sedex em tempo hábil. Um abraço, Delfim.
Delfim,
Quando for deixar a viatura, me avisa. Se puder ir, aproveito para conhecer a oficina e te dou carona de volta!
Abs
Caro Jorge,
Caso o orçamento da M.O. da Toyomundi seja razoável e eu resolva fazer o serviço lá, te avisarei sim.
Um abraço, Delfim.
Meirelles
04/06/2012, 00:44
Delfim,
Quando for deixar a viatura, me avisa. Se puder ir, aproveito para conhecer a oficina e te dou carona de volta!
Abs
Se vcs forem na 3ª ou na 4ª eu tb posso ir. É só me avisarem um dia antes. Aproveito e vejo, com o Marcos, algumas peças q vou precisar trocar edepois é só fazer o pedido na América ou na ferraço.
Delfim, mesmo sabendo q as peças na America e na Ferraço são mais baratas, faça o orçamento tb na Inter Japan (Toyota em Botafogo) pq todas as vezes q pedi peças na America eu encontrava alguma coisa em promoção bem mais barata na Inter Japan e podendo economizar é sempre bom, né, hehehe. Se for ligar pra lá, fala com o José Carlos (InterJapan - 2176-9400).
E meu amigo, peças para nossas Toyotas, só originais Toyota, lembra quem me disse isso? kkkkkkkk.
Abração e me avisem qdo forem.
Pois é Meirelles, e as peças serão todas ORIGINAIS mesmo, hehehehe !!!
Vou ligar para a Inter Japan agora mesmo.
Um abraço, Delfim.
Marcos Barth
04/06/2012, 09:02
Bom dia. Estou com o mesmo problema em minha viatura, e estou a procura destas buxas, quando achar algum preço viavel posta ai.
Pois as buxas do tirante longo aqui na toyota da minha cidade sai por R$286.00 cada uma e não tive coragem de comprar ainda.
Amigos,
Já comprei as peças, o melhor preço foi o da América mesmo, fiz a transferência bancária e eles ficaram de me enviar tudo amanhã.
Na Ferraço o preço total ficou quase R$ 180,00 mais caro.
Liguei para a Toyomundi e me passaram uma M.O. de R$ 600,00, mais caro portanto que o orçamento do Rei do Shimmy, em Botafogo, que me cobrou R$ 420,00 (R$ 550,00 com o alinhamento, inclusive caster e camber).
Vou cotar agora à tarde em uma oficina aqui da Tijuca, onde costumo fazer a manutenção da viatura.
Um abraço, Delfim.
Delfim, parabéns pelo tópico, informativo, excelente, com preços, telefones, opiniões etc...
Fico triste quando leio outros e não colocam preço, telefones....o fórum é para isso, nos ajudarmos e nos informarmos, inclusive juntos temos mais poder de barganha, comprando com qualidade e sem dúvidas.
Abraço e espero que o serviço fique excelente.
talha-mar
04/06/2012, 14:08
Oi Pesoal, tambem estou gostando do tópico e aproveito pra dar uma dica que acho de grande importancia para a durabilidade das buchas de borracha da suspensão não só das Toyotas mas da maioria dos carros.
É o seguinte, normalmente quando os mecanicos fazem a troca das buchas de balanças e barras em geral o carro está levantado num elevador ou sobre calços com a suspensão toda "pendurada". Acontece que quando se monta o conjunto e aperta todos os parafusos isso seria a posição da suspensão toda esticada, no curso máximo dela. Quando o carro volta ao chão, apoiado sobre as rodas todas as buchas já ficam com uma forte torção sobre a borracha. Qualquer borracha que fique tracionada ou torcida tem a sua duração bem encurtada, logo se racha toda. O que sempre faço é montar tudo sem apertar os parafusos e então baixar a viatura até a posição de repouso (sobre as rodas) e só então apertar os parafusos. Isso tambem vale para as buchas de jumelos e todas as que são coladas no pino central e na parte metálica externa. Descobri isso mexendo nos antigos jumelos da Band (agora são de PU) pois uma vez depois de trocar as buchas e baixa-la afrouxei um pouco o parafuso e deu pra ver a borracha se detorcendo pra se acomodar na posição normal dela.
Tambem outra dica, nunca trocar as buchas de borracha por PU em barras como as da suspensão das SW4 pois como são rígidas com certeza vão provocar a quebra da barra por fadiga mecanica.
Espero que tenha conseguido explicar direito, um abraço a todos
Henri
Marcos Barth
04/06/2012, 16:11
Amigo vc poderia me passar o e-mail da América?
guilhermeabreu
04/06/2012, 22:27
Oi Pesoal, tambem estou gostando do tópico e aproveito pra dar uma dica que acho de grande importancia para a durabilidade das buchas de borracha da suspensão não só das Toyotas mas da maioria dos carros.
É o seguinte, normalmente quando os mecanicos fazem a troca das buchas de balanças e barras em geral o carro está levantado num elevador ou sobre calços com a suspensão toda "pendurada". Acontece que quando se monta o conjunto e aperta todos os parafusos isso seria a posição da suspensão toda esticada, no curso máximo dela. Quando o carro volta ao chão, apoiado sobre as rodas todas as buchas já ficam com uma forte torção sobre a borracha. Qualquer borracha que fique tracionada ou torcida tem a sua duração bem encurtada, logo se racha toda. O que sempre faço é montar tudo sem apertar os parafusos e então baixar a viatura até a posição de repouso (sobre as rodas) e só então apertar os parafusos. Isso tambem vale para as buchas de jumelos e todas as que são coladas no pino central e na parte metálica externa. Descobri isso mexendo nos antigos jumelos da Band (agora são de PU) pois uma vez depois de trocar as buchas e baixa-la afrouxei um pouco o parafuso e deu pra ver a borracha se detorcendo pra se acomodar na posição normal dela.
Tambem outra dica, nunca trocar as buchas de borracha por PU em barras como as da suspensão das SW4 pois como são rígidas com certeza vão provocar a quebra da barra por fadiga mecanica.
Espero que tenha conseguido explicar direito, um abraço a todos
Henri
GRANDE TALHA-MAR
X2
Muitíssimo claro , parabens , parabens , parabens , muito sentido no que falou .
MAIS UMA DICA IMPORTANTE COLOCADA AQUI PARA TODOS .
FORTE ABRAÇO
X3 confesso nunca ter pensado nisso, valeu mesmo forte abraço.
GRANDE TALHA-MAR
X2
Muitíssimo claro , parabens , parabens , parabens , muito sentido no que falou .
MAIS UMA DICA IMPORTANTE COLOCADA AQUI PARA TODOS .
FORTE ABRAÇO
guilhermeabreu
04/06/2012, 22:40
TROCAR BUCHAS EM TOYOTA SÓ POR ORIGINAIS
Tenho outra experiencia com um carro velho todo modificado que uso para tudo , é o meu ENGESA , as buchas originais ( digo modelos originais ) que troquei pela primeira vez duraram apenas 3 meses , POIS FAÇO USO PESADO , troquei pelas de PU , que decepção , duraram mais tempo e deixou o ENGESA muito duro e por fim : IMPROVISEI BUCHAS FEITAS EM CASA , DE BORRACHAS LONADAS que na realidade são usadas como batente de molas de caminhão e que na realidade são tiras de pneus velhos de caminhões e tratores , estou ha 3 anos sem nenhum desgaste .
Logo :
BUCHAS DE BORRACHAS LONADAS É O CANAL , mas não para nossas HILUX pq tem que terem medidas milimetricamente exatas e de formato perfeito .
fgonelli
04/06/2012, 22:56
Caraca delfim, vc comprou até a barra transversal que eu nunca vi ninguem trocar! A minha idéia era cv ir na toyomundi para ver qual bucha trocar, pois eles são de confiança (sei que não são barateiros mas são proficionais, honestos e sabem o que estão fazendo). Já fizeram tanta coisa para mim que viramos amigos.
Beleza vai sair com o carro zero de novo!
feitosac
05/06/2012, 00:09
Marcos,
Segue o email da America´s : thiagopegorari@hotmail.com
Pode falar com o Thiago.
Abs.
Zani,
É isso aí, o maior sentido do fórum é esse mesmo, informar, colaborar, unir, ajudar... Aqui tenho aprendido muito !!!
Henri,
Excelentes dicas e observações, aprendi ainda mais com o seu post extremamente elucidativo e didático !!!
Marcos,
Na América Auto Peças de Ponta Porã-MS, além do email do Thiago, que o nosso amigo Carlos Feitosa te passou, tem também o do Cássio ( cassio.pegorari@hotmail.com ) e o do Ricardo ( ricardo.america@hotmail.com ). Todos eles costumam ficar online no MSN e vc pode tirar dúvidas e pedir cotações por esse canal. Mas se preferir telefonar, os números são os seguintes: (67)3431-3641 (principal), (67)9239-2850 (Cássio), (67)9202-0077 (Ricardo).
Entretanto, sempre devemos estimular a concorrência e consultar a Ferraço Auto Peças, também de Ponta Porã-MS, pois pode ter preços mais atraentes em alguns itens. O contato que tenho lá é o Jonathan ( air.jonathan@hotmail.com ) que também costuma ficar online no MSN. Os telefones da Ferraço são (67)3437-3700, (67)3437-3707 e (67)9939-0833 (Jonathan).
Felipe,
Hoje na oficina onde faço os serviços de manutenção periódica e onde trocarei todas as buchas (Orçamento de M.O. de R$ 450,00), colocaram a viatura no elevador e constataram que a barra transversal está em excelente estado e que seria bobagem substituí-la, assim liguei para a América e suspendi a compra da mesma e aproveitei para pedir as buchas de fixação da barra estabilizadora traseira.
Pelo visto vc continuará sem ver alguém trocar a barra transversal, kkkkkkk...
Guilherme,
Suas considerações sempre sábias e relevantes nos ajudam a tomar as decisões corretas !!!
MUITO OBRIGADO A TODOS !!!!
Um abraço, Delfim.
Meirelles
05/06/2012, 01:12
Delfim, vc tem idéia qdo levará a viatura na oficina? Qualquer coisa me avisa pois quero conhecer essa oficina onde vc vai levar, ok, assim quem sabe é mais uma opção.
Abração.
Meirelles,
Essa oficina chama-se LUDAMAR MOTORES e fica na Rua Barão de Mesquita, na esquina com a Rua Deputado Soares Filho.
Provavelmente farei o serviço só na sexta-feira, pois quinta-feira será feriado e não creio que o sedex com as peças chegue antes disso, uma vez que será despachado de Ponta Porã-MS somente amanhã à tarde.
Um abraço, Delfim.
talha-mar
05/06/2012, 18:47
Amigos, eu é que agradeço pois tambem já aprendi muito com todos aqui do Forum. Quanto as buchas de PU tambem acho ótimas, mas só em algumas aplicações. Onde a suspensão exige torções como nas barras das SW se colocarmos PU com certeza vai partir a barra ou a solda, já soube de casos assim. Em feixes de molas eles tem elasticidade suficiente para funcionar bem. Uso elas na Band e na Hilux CD. Essas de caminhão podem ser uma boa opção, mas algumas buchas das nossas viaturas são fundidas na própria peça ou em um tubo metálico que é colocado na prensa tipo as dos amortecedores dianteiros e das barras superiores da susp. traseira.
Henri,
Vejo na foto que vc reboca um trailer com a Band, que modelo de trailer é esse?
Eu também tenho um trailer e viajo rebocando-o com a minha SW4.
O meu é um Karmann-Caravan, fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil, modelo KC-450, 1986.
Um abraço, Delfim.
talha-mar
06/06/2012, 13:06
Oi Delfim, o meu trailer é um Karmann-Guia KC-330 Tangará de 1985. Comprei há alguns anos e depois de uma reforma temos usado em bons acampamentos, geralmente fora de campings. Como as vezes (mesmo sabendo que não é pra isso) pegamos alguma estradinha mais difícil, modifiquei um pouco o para choque traseiro, reforcei os cantos com chapas de alumínio e levantei uns 5 cm a suspensão. Não chegou a comprometer a estabilidade mas passa mais fácil em desníveis sem estragar nada. Agora quando for pra mais longe vou rebocar com a SW4 que é mais confortável no asfalto.
Um abraço
Henri
EvandroSTM
19/04/2013, 13:16
Amigo Guilherme,
Felipe,
Um abraço, Delfim.
Vou precisar trocar as buchas da minha tambem, como paliativo troquei só as dos braços menores por coxins do fiesta pois os que estavam lá eram de pneus fabricados pela Lonil, melhorou o balanço, nao acabou, mas melhorou.
jorge.duarte
26/04/2013, 19:58
Pessoal,
Para quem não sabe agora a SKF está produzindo peças para suspensão. Segue o link
Componentes de direção e Suspensão SKF (http://www.skfcommunity.com.br/catalogoautomotivo/Banners/Suspensao/suspensao.asp)
Abs
Pessoal,
Para quem não sabe agora a SKF está produzindo peças para suspensão. Segue o link
Componentes de direção e Suspensão SKF (http://www.skfcommunity.com.br/catalogoautomotivo/Banners/Suspensao/suspensao.asp)
Abs
Boa indicação.
Pena que para a SW4 98 só tem o pivô superior; justo o mais barato dos pivôs.
O que mata é o preço do inferior original.:roll:
Boa indicação.
Pena que para a SW4 98 só tem o pivô superior; justo o mais barato dos pivôs.
O que mata é o preço do inferior original.:roll:
Glaicon,
Ouso discordar, o que mata não é o preço dos pivôs originais...
O que MATA (de verdade) são os pivôs paralelos que quebram e fazem a roda da viatura cair no meio da rua !!!
Um abraço, Delfim
Glaicon,
Ouso discordar, o que mata não é o preço dos pivôs originais...
O que MATA (de verdade) são os pivôs paralelos que quebram e fazem a roda da viatura cair no meio da rua !!!
Um abraço, Delfim
É verdade, Delfin.
Amanhã encosto a viatura para a troca dos pivôs esquerdos.
Comprei há mais de um mês os originais.
Apesar dos chineses terem parado o nhec-nhec, vou trocar, pois em julho serão mais de 6.000 Km de estrada.
Trocarei também todos os fluídos.
Lembras que troquei ano passado as buchas dos braços traseiros inferiores por PU?
Esquece! Já começou a voltar o balanço lateral (passarinhando).
Amanhã será buscada uma solução para maior rigidez.
Viajar sob risco de voltar esse incômodo, não quero.:concordo:
Giuliano MO
29/04/2013, 17:57
Hoje cedo estaca trocando idéia com o méca sobre a SW4 97 que estou de olho e ele me comentou sobre peças pq estamos pertinho da fronteira do uruguay e lá é bem menos, mas ele disse que um cara chegou na oficina dele pra trocar pela terceira vêz um pivô de suspensão, não sei qual é, mas ele comprou sempre no uruguay, aí o meca respondeu pro cara q se não fosse original toyota ele não trocaria pq não queria ser o quarto mecânico a trocar a mesma peça!!
É verdade, Delfin.
Amanhã encosto a viatura para a troca dos pivôs esquerdos.
Comprei há mais de um mês os originais.
Apesar dos chineses terem parado o nhec-nhec, vou trocar, pois em julho serão mais de 6.000 Km de estrada.
Trocarei também todos os fluídos.
Lembras que troquei ano passado as buchas dos braços traseiros inferiores por PU?
Esquece! Já começou a voltar o balanço lateral (passarinhando).
Amanhã será buscada uma solução para maior rigidez.
Viajar sob risco de voltar esse incômodo, não quero.:concordo:
Glaicon,
Você sabe porque as nossas viaturas ganharam fama mundial de serem excelentes e maravilhosas?
Simples: Porque os engenheiros da Toyota fizeram e executaram um projeto excelente e maravilhoso !
Você quer que a sua viatura continue excelente e maravilhosa?
Simples: Não mude o projeto excelente e maravilhoso que os engenheiros da Toyota executaram, USE SOMENTE PEÇAS ORIGINAIS !!!
Um abraço, Delfim
Glaicon,
Você sabe porque as nossas viaturas ganharam fama mundial de serem excelentes e maravilhosas?
Simples: Porque os engenheiros da Toyota fizeram e executaram um projeto excelente e maravilhoso !
Você quer que a sua viatura continue excelente e maravilhosa?
Simples: Não mude o projeto excelente e maravilhoso que os engenheiros da Toyota executaram, USE SOMENTE PEÇAS ORIGINAIS !!!
Um abraço, Delfim
Recomendação excelente e maravilhosa!:mrgreen:
RLCOPIAS
16/06/2013, 15:54
Desculpa a ignorância sou novo no forum mas as peças na america e no ferraco são originais, pergunto isso porque já quebrou três vezes os pivo da minha sw4 98 td e tambem do meu amigo cristo capotas curitiba quebrou esta semana a dele, e como todos sabem a roda vai pro chão um baita transtorno e perigo... Ele achou paralelo com grande diferença de preço... E ele optou pelo o mais caro na minha faço a troca anual devido e único ponto fraco das sw4...
jorge.duarte
16/06/2013, 21:51
Desculpa a ignorância sou novo no forum mas as peças na america e no ferraco são originais, pergunto isso porque já quebrou três vezes os pivo da minha sw4 98 td e tambem do meu amigo cristo capotas curitiba quebrou esta semana a dele, e como todos sabem a roda vai pro chão um baita transtorno e perigo... Ele achou paralelo com grande diferença de preço... E ele optou pelo o mais caro na minha faço a troca anual devido e único ponto fraco das sw4...
Ambas comercializam originais e paralelas. Quanto ao pivô da SW4 mais antigas, use somente original, pois caso contrário acontece o que você relatou.
Ps. Nesse pivô, não caia no papo de vendedor, oferecendo peça paralela de primeira linha...isso no existe!
Abs
Caro RLCOPIAS,
Existe tópico com a questão dos pivôs da SW.
Somente discordo de vc quando afirma que este é o "ponto fraco" das SW.
Acabei de trocar os pivôs da minha, consegui que um amigo trouxesse dos EUA ambos pelo preço de um original aqui.
Na hora da troca o meca me mostrou ambos os que foram retirados, um era original, e apesar de apresentar folga (180.000 km) ainda estava integro. O outro era paralelo e já estava comprometido, sendo que havia sido trocado a pouco tempo. Mas o que assombra é a diferença na qualidade do material, é realmente visível e explica pq os relatos de quebra de pivô (já vi duas viaturas por aqui com pivôs quebrados).
Assim, se fosse colocar os pivôs originais, pode ir tranquilo, não quebra mais. Segundo recomendação, somente uma vistoria a anual ou a cada 50KKm. Gastas um pouco mais de primeira, mas depois não vai se incomodar por bastante tempo.
Caros senhores possuidores de sw4 como eu, após pesquisar bastante sobre as buchas da suspenção para troca de minha sw4 97 e constatar o alto preço das mesmas, procedi da seguinte forma : retirei os 4 braços traseiros fora e levei em um posto de molas de caminhões, o rapaz mediu com paquimetro e me trouxe ( para as inferiores ) buchas de molas do caminhão wolksvagem- nestas, tive de cortar as laterais por serem mais compridas e fazer uma bucha no torno para ajustar o parafuso original - para as barras superiores , as buchas que deram certo foram de amortecedores de caminhão ( não lembro qual). Sei que gastei um total de 160 latinhas ( 30,00 de torno e 120,00 das 8 buchas e uns 10 de combustível) e ja andei uns 8 mil km e ta firme a traseira da sw4. Antes da troca eu não podia passar de 70 km/h que a traseira navegava.
Espero ter sido útil , pois os preços destas buchas originais ficam em torno de 290,00 " cada " aqui em Porto Alegre.
obs : levei a camionete em 6 postos de molas diferentes e só houvi que os mesmos não trabalham com este tipode veículo. Por isto tive de levar os braços auxiliares em mãos para fazerem as medidas e ver qual bucha era mais aproximada da original em tamanho.
Marco Roma fun
12/02/2014, 10:58
Genaro, Bom dia!
Você já lembra qual são estas buchas e modelos dos caminhões, tem uma SW4 1998 e tenho que trocar essas buchas. A minha SW4 está rebolando mais que dançarina de forro.
Obrigado,
Marco
Caros senhores possuidores de sw4 como eu, após pesquisar bastante sobre as buchas da suspenção para troca de minha sw4 97 e constatar o alto preço das mesmas, procedi da seguinte forma : retirei os 4 braços traseiros fora e levei em um posto de molas de caminhões, o rapaz mediu com paquimetro e me trouxe ( para as inferiores ) buchas de molas do caminhão wolksvagem- nestas, tive de cortar as laterais por serem mais compridas e fazer uma bucha no torno para ajustar o parafuso original - para as barras superiores , as buchas que deram certo foram de amortecedores de caminhão ( não lembro qual). Sei que gastei um total de 160 latinhas ( 30,00 de torno e 120,00 das 8 buchas e uns 10 de combustível) e ja andei uns 8 mil km e ta firme a traseira da sw4. Antes da troca eu não podia passar de 70 km/h que a traseira navegava.
Espero ter sido útil , pois os preços destas buchas originais ficam em torno de 290,00 " cada " aqui em Porto Alegre.
obs : levei a camionete em 6 postos de molas diferentes e só houvi que os mesmos não trabalham com este tipode veículo. Por isto tive de levar os braços auxiliares em mãos para fazerem as medidas e ver qual bucha era mais aproximada da original em tamanho.
genaro, bom dia!
Você já lembra qual são estas buchas e modelos dos caminhões, tem uma sw4 1998 e tenho que trocar essas buchas. A minha sw4 está rebolando mais que dançarina de forro.
Obrigado,
marco
marco, éstas buchas no mercado livre baixaram tanto o preço que não pagam a pena este caminho alternativo que usei. Ficou bom, pois ja rodei mais de 25.000 km e estão firmes, mas tem de tornear uma bucha interna para ajustar no parafuso original... Cara, de uma olhada no mercado livre... Não lembro as especificações das adaptadas... Abraço.
Rubens Linhalis
01/09/2014, 12:16
Alguém consegui uma solução para bucha do braço superior (menor) da suspensão traseira? É possível comprar só a bucha original? Existe Part Number?
E para o braço inferior (maior) é possível comprar só a bucha também, certo? Alguém tem o part number?
476035
abraços
guilhermeabreu
01/09/2014, 12:28
Alguém consegui uma solução para bucha do braço superior (menor) da suspensão traseira? É possível comprar só a bucha original? Existe Part Number?
E para o braço inferior (maior) é possível comprar só a bucha também, certo? Alguém tem o part number?
476035
abraços
RUBUNES
Pelo que sei as buchas do braço menor superior , não existe só elas apenas com a barra e sugiro em colocar original , não tente colocar pq não fica bom , qto as buchas da barra inferior existe original sim e estas dou a dica de vc colocar sob medida de borracha lonada fabricada na BORRACHAS ROCHA é de excelente qualidade e te garanto que é igual ou até superior as originais , conheço ela ao vivo e a cores e muito baratas , em torno de R$30,00 cada , é só vc ligar e dar as medidas externa interna e comprimento .
Rubens Linhalis
01/09/2014, 13:58
RUBUNES
Pelo que sei as buchas do braço menor superior , não existe só elas apenas com a barra e sugiro em colocar original , não tente colocar pq não fica bom , qto as buchas da barra inferior existe original sim e estas dou a dica de vc colocar sob medida de borracha lonada fabricada na BORRACHAS ROCHA é de excelente qualidade e te garanto que é igual ou até superior as originais , conheço ela ao vivo e a cores e muito baratas , em torno de R$30,00 cada , é só vc ligar e dar as medidas externa interna e comprimento .
Blz Guilherme..
Sobre o braço menor, era o que eu temia, ter que trocar o braço (e são essas que já precisam ser trocadas).
As buchas do braço inferior (maior) eu vou pesquisar e depois coloco o resultado por aqui.
Obrigado
Rubens
AlonsoFausto
01/09/2014, 14:58
Blz Guilherme..
Sobre o braço menor, era o que eu temia, ter que trocar o braço (e são essas que já precisam ser trocadas).
As buchas do braço inferior (maior) eu vou pesquisar e depois coloco o resultado por aqui.
Obrigado
Rubens
Fala Rubens, blz?!
Então, as buchas do braço inferior o part number é 48702-35070 (bush sub-assy, lower control arm) e você deve pedir 04 unidades. Na imagem que você mandou, é a figura 48102C.
Abraço.
Boa tarde a todos,
tive a infeliz ideia de comprar as buchas que vendem no mercado livre para o braço inferior curto e realmente elas não servem, semana passada o carro foi para oficina para realizar a troca e as medidas são bem diferentes (14x44x60), tiveram que remontar os braço com as buchas velhas.
Resumindo comprei na autorizada cada peça com desconto por 378,00 saiu mais barato que na America 375,00 e ainda teria que pagar o frete.
AlonsoFausto
02/09/2014, 14:38
Fala Rubens, blz?!
Então, as buchas do braço inferior o part number é 48702-35070 (bush sub-assy, lower control arm) e você deve pedir 04 unidades. Na imagem que você mandou, é a figura 48102C.
Abraço.
Ratificando, 48702C
AlonsoFausto
02/09/2014, 14:39
Boa tarde a todos,
tive a infeliz ideia de comprar as buchas que vendem no mercado livre para o braço inferior curto e realmente elas não servem, semana passada o carro foi para oficina para realizar a troca e as medidas são bem diferentes (14x44x60), tiveram que remontar os braço com as buchas velhas.
Resumindo comprei na autorizada cada peça com desconto por 378,00 saiu mais barato que na America 375,00 e ainda teria que pagar o frete.
Zezos, existem buchas originais. Mas se já trocou completo, melhor ainda.
Quando você diz américa, é uma loja nacional ou é américa EUA?
Amigo, tem algum telefone ou site dessas lojas por favor?
Quando você diz américa, é uma loja nacional ou é américa EUA?
Nao amigo, América auto peças é uma loja em Ponta Porã...
Segue zap do vendedor
+556792020077