PDA

Ver Versão Completa : Instalação de guincho elétrico - dicas, sugestões e experiências



Renato Fraga
01/06/2012, 15:23
Olá a todos, estou instalando um guincho elétrico na minha viatura e gostaria de colher algumas informações.

Devido o fato do meu carro possuir um sistema elétrico/eletrônico bastante complexo, optei por fazer um sistema totalmente independente para o guincho.

Sendo assim, vou instalar uma bateria e um alternador exclusivos para ele.

Minha dúvida vêm exatamente na forma adequada para se fazer isso.

Existe um alternador mais indicado para esse serviço???? Qual seria a configuração adequada???

Bateria, quais propriedades mais adequadas para esse serviço???? Existe um modelo mais indicado???

Cabeamento, existe uma bitola adequada???

Sistema de segurança, é interessante uma chave geral no cabo positivo, de preferência perto da bateria????

Interruptores, disjuntores, o que mais é indicado par um serviço seguro e eficiente do guincho???

Aguardo respostas...


Abraços a todos

Loiro
03/06/2012, 21:15
Não seria mais prático instalar o guincho com uma chave geral exclusiva e uma bateria porrada (tipo essas optima yellow)? Acredito que mesmo colocando duas baterias, seria mais fácil que instalar outro alternador para o guincho...
[]'s

Renato Fraga
03/06/2012, 21:36
Então, minha preocupação é com a interação da bateria acessória com o sistema elétrico do carro.

Na Dakota, quem controla o alternador é o módulo da injeção, que controla praticamente tudo no carro.

Já peguei relatos de Dakotas com problemas severos no gerenciamento eletrônico provocados por guinchos elétricos e sistemas de som mais potentes.

A idéia então de colocar outro alternador elimina esse problema. Espaço tem de sobra no cofre do motor.

Minha maior dúvida agora consiste em qual tipo de bateria seria a mais indicada.

Uma bateria de arranque, ou estacionária????


Abraços a todos

Jgaliotto
03/06/2012, 21:47
Opa, tenho uma F75 com um 4.1 MPFI e tem alternador de 90 amperes.
Coloquei uma bateria optimal de 55A amarela e um guincho de 13mil libras e não tenho problemas com o guincho e a instalação.
Tanto que separei os reles do guincho, tendo até uma perda extra, alem de toda parafernalia de um injetado.
Quanto ao sistema da dakota, não sei, mas no geral não precisa de outro alternador.

Renato Fraga
03/06/2012, 23:51
É o que todos me dizem, mas tenho meus receios.

No seu Jeep, o módulo só controla a injeção.

No meu carro, controla todos os marcadores do painel, funcionamento do ar condicionado, ABS, AirBag, computador de bordo, e o alternador.

Tenho motivos para me preocupar????

Espaço tem de sobra, e tenho idéia de colocar um alternado do NewCivic ou do Honda City, que são bem compactos e já encontrei por R$200,00 para comprar.

Vale a pena ou não vale????


Abraços a todos

Tio Eddie
04/06/2012, 00:09
Renato,

Quanto a Bateria ela deve ter amperagem CCA (cold cracking ampere) de preferência MAIOR do que a amperagem demandada pelo guincho (em geram vem escrito nas especificações), além disso deve ter capacidade de ciclos de descarga longos, pois a drenagem provocada pelo guincho é enorme, mesmo com um bom alternador funcionando.

Baterias "grandes" tipo 90Ah ou maiores com CCA adequado dão uma mãozinha.

Outro ponto importante é a bitola dos cabos que devem ser ligados DIRETAMENTE na bateria e o aterramento (que costuma ser negligenciado)

Quanto a eletrônica do teu carro X guincho, não tenho conhecimento suficiente para opinar.

[]s

Loiro
04/06/2012, 00:10
Aqui já vi instalado guincho em muitos veículos eletrônicos, como cherokee, hilux d4d e nunca deu problema. Usa o guincho com o carro ligado com bateria normal, Moura, Bosch... de 70 amp pra cima.
Ainda não deu problema em nenhum por causa do guincho..
[]'s

Renato Fraga
04/06/2012, 01:34
Pois é, acabei de receber uma notícia que um amigo derreteu o fuel tech do Jeep dele enquanto usava o guincho.

As variações de tensão são muito grandes.

Tio Eddie, sei que é uma pergunta capciosa, mas o tipo de bateria acredito ser mais importante do que a capacidade dela.

BAterias convencionais, denominadas bateria de arranque, são projetadas para oferecer o máximo de corrente porém num intervalo de tempo curto. Tempo esse suficiente para dar a partida no motor.

Baterias estacionárias, são projetadas para oferecer o máximo de corrente pelo máximo de tempo possível. Quando descarregadas completamente, consegue retomar sua carga sem sequelas, contrário do que ocorre com as de arranque que cada vez que perdem parte da sua carga, acabam tendo o tempo de vida útil reduzido.

Pesquisando, encontrei baterias projetadas para tocar motores elétricos para pescaria. Acredito ser uma opção razoável, mas não encontrei maiores detalhes a respeito do produto.

http://img.bateriaimpact.com.br/img/products/rme-120_1_460.jpg


Abraços a todos

Tio Eddie
04/06/2012, 02:02
Pois é, acabei de receber uma notícia que um amigo derreteu o fuel tech do Jeep dele enquanto usava o guincho.

As variações de tensão são muito grandes.

Tio Eddie, sei que é uma pergunta capciosa, mas o tipo de bateria acredito ser mais importante do que a capacidade dela.

BAterias convencionais, denominadas bateria de arranque, são projetadas para oferecer o máximo de corrente porém num intervalo de tempo curto. Tempo esse suficiente para dar a partida no motor.

Baterias estacionárias, são projetadas para oferecer o máximo de corrente pelo máximo de tempo possível. Quando descarregadas completamente, consegue retomar sua carga sem sequelas, contrário do que ocorre com as de arranque que cada vez que perdem parte da sua carga, acabam tendo o tempo de vida útil reduzido.

Pesquisando, encontrei baterias projetadas para tocar motores elétricos para pescaria. Acredito ser uma opção razoável, mas não encontrei maiores detalhes a respeito do produto.

http://img.bateriaimpact.com.br/img/products/rme-120_1_460.jpg


Abraços a todos

Renato,

Independente da bateria, o guincho precisa da corrente (amperagem) adequada para seu funcionamento sob carga. Logo o melhor dos mundos seria uma bateria com CCA adequado para o guincho.

Já tive situações que o alternador deu mau contato (estava com água quase no capô) e quando a cara da Milona saiu da água, ele não mandava energia suficiente, logo o guincho não tinha "força" suficiente para tirar o carro pois a bateria era de 75Ah (660CCA) e o alternador, naquele momento, praticamente não carregava nada.

Outro lembrete, comumente ignorado, é a forma de operar o guincho elétrico. Se recomenta algo entre 15-30 segundos puxando para um intervalo igual, sem puxar visando não torrar os solenóides e não deixar o guincho esquentar (não muito..).

[]s

jcp_xj
04/06/2012, 14:15
Acabei de colocar um parachoque e um guincho na minha XJ.
Preciso fazer a instalação
Poderiam me sugerir um local em SP, principalmente,
para me auxiliar em relação a análise de bateria, alternador...
Valeu

Jgaliotto
19/06/2012, 13:02
E ai Renato conseguiu instalar? boa sorte.

Renato Fraga
19/06/2012, 14:22
Sim o guincho está no lugar, o parachoque ficou pronto tem pouco mais de uma semana.

Agora, estou correndo atras do alternador e da bateria.

Abraços a todos

Dudu Itatiaia
20/06/2012, 18:41
Boa noite,
estou querendo comprar um guincho pra minha defender 110, vi um bremen de 12000 libras, alguem conhece essa marca?
Estou querendo um com capacidade a cima de 9 mil libras, pois vou fazer um trabalho q exige muita força do guincho.
Se alguem conhece, sabe ate quantos graus de inclinação ele consegue puxar?

abraços

Renato Fraga
21/06/2012, 00:32
Amigo, o que você quer dizer com "quantos graus de inclinação ele consegue puxar????"

O guincho Bremen, é bom, longe de ser um Warn ou demais renomados, mas a maior vantagem é ser bem barato.

Na GAMA 4x4 estão vendendo ele por R$1447,00. Eu comprei um. Se estragar, compro outro.... Prefiro assim do que pagar R$5000,00 num famosão.

Para uma Land 110, pode ser que ele fique no limite, mas é sempre bom lembrar que o uso da patesca é indispensável para um guincho elétrico.

Abraços

Renato Fraga
21/06/2012, 02:03
Tentando tirar mais uma dúvida:

Como seria possível e seguro instalar uma chave como essa???

http://www.offroadcontrols.com/images/panels/P1010049a.JPG

Imagino que a chave seria ligada a um relê. Mas relê é um dispositivo seguro para um equipamento que puxa muita amperagem???

E se o relê colar???? Existe um equipamento superdimensionado que torne seguro essa instalação????

É possível observar um led com a inscrição HOT. De onde vem sinal para ele acender????

Abraços a todos

Desnickadu
21/06/2012, 12:29
nesse causo vc usa os solenoides que já tem no guincho pra fazer a ligação.

Solenoides são como reles, os fios que vão para a chave acionam o rele/solenoide e este por sua vez faz o contato entre o equipamento e a linha de alimentação. Assim sendo, o que vem pra dentro do carro OU controle remoto é somente o consumo do solenoide/rele que dificilmente passa o consumo de um par de lampadas.

Ah. Todos eles, seja rele seja solenoide, são construidos para que quando se queimem não deixem passar corrente. Portanto "colar ligado" é algo proximo ao impossivel de acontecer.

Renato Fraga
21/06/2012, 15:10
Mas acontece....


Obrigado pela explicação.

Um amigo perdeu o guincho inteiro porque a bagaça travou recolhendo o cabo, e depois de enrolar inteiro, o gancho travou no bocal e o motor gemeu até queimar. Durante esse tempo, tentaram cortar o positivo que alimentava o guincho, mas não conseguiram.

Nada que uma chave geral não resolva.

MAs referente ao interruptor de dentro do carro, eu acho legal para evitar acionamento acidental.


Abraços

Desnickadu
21/06/2012, 16:52
Mas acontece....


Obrigado pela explicação.

Um amigo perdeu o guincho inteiro porque a bagaça travou recolhendo o cabo, e depois de enrolar inteiro, o gancho travou no bocal e o motor gemeu até queimar. Durante esse tempo, tentaram cortar o positivo que alimentava o guincho, mas não conseguiram.

Nada que uma chave geral não resolva.

Abraços

Melhor do que uma chave-geral é um fusivel.
Basta ver o consumo do guincho e colocar um fusivel de acordo na linha. O melhor é que assim funciona sem intervenção humana, logo, não falha ;)

Renato Fraga
21/06/2012, 17:35
Poxa, mas um guincho chega a puxar mais de 400 amperes. Vai ter que ser um belo dum fuzível, digno de transformador de poste !!!!!!

Kim
21/06/2012, 22:23
Renato!

Minha opinião sobre o assunto deste tópico.

Pode colocar duas baterias, sendo uma de 180A para o gincho
https://lh6.googleusercontent.com/-Uuy6IIILh1k/TPWCF9Ql6pI/AAAAAAAAHfc/B125RA6rHzQ/s640/SAM_1857.JPG

Para carregar, sem ter problemas com seu conjunto eletrônico, ligue o alternador que tem, por meio de um relê, assim, só mandará energia quando você quiser, ou com algum dispositivo que ligue o relê quando o motor esteja ligado.

Aqui, os carros com som potente faz isso, deixa uma bateria de 45A para o carro e um jogo de 3 ou 4 baterias de 180A para o som, com um relê, quando liga o motor, carrega tudo, quando desliga, a bateria do carro fica preservada.

Se me perguntar, sobre o alternador original carregar uma bateria de alta amperagem, carrega, mais de forma lenta, o que é melhor para a vida útil da bateria.

Sobre o painel que postou, é simples, pode fazer em casa, onde a chave com a capa, é uma liga~desliga, a outra chave, é uma liga~desliga~liga mais sem trava.

No guincho, a tomada tem 3 fios, que comumente são branco ou preto, vermelho e verde.
O primeiro, é corrente, o segundo pode ser enrola e o terceiro pode ser desenrola.
Então, o branco vai para a chave vermelha Winch, que quando ligada, acende um led e manda corrente para a segunda chave, que por sua vez, manda corrente para o segundo ou terceiro fio (vermelho e o verde).
O segundo led é um pouco mais complicado, pois o "HOT" tem que ter um sensor, que penso eu, pode ser de ventuinha, de carro a gasolina, de uns 75 graus.

Mais...

Esse painel pode não ser nada prático quando tiver que controlar o guincho de fora da viatura.

Kim
21/06/2012, 22:33
Pensando um pouco aqui, pode usar um solenoide para ligar as baterias, onde o alternador faria o acionamento do solenóide, no que as baterias carregassem, automaticamente desarmaria o solenoide.

Pode usar o da partida da D20, igual aos que usei no reparo do meu guincho, que torrei os solenoides de enrolar.
https://lh3.googleusercontent.com/-Uyl_4iSB50I/T95KVv1mWPI/AAAAAAAAJ50/RXb2DuWbXiQ/s800/150620121794.jpg

O uso para armar e de baixa amperagem!

Renato Fraga
23/06/2012, 14:09
Opa Kim, tranquilo???

Obrigado pelas dicas...

Usar 2 baterias no carro já era ideia desde o início.

Mas eu admito ainda ter receio de contar com o alternador do carro para o serviço.

Relativo ao painelzinho, pelo que entendi, a chave tipo caça é só para evitar que o guincho seja acionado acidentalmente. Na verdade, com ela desligada, só o acionamento de dentro do carro é que fica isolado. Se plugar o controle lá na caixa de solenoides, ele vai funcionar.

Caso contrário, Se a chave realmente desliga o guincho, basta manter a chave acionada para trabalhar o guincho com o controle pelo lado de fora do carro.

Abraços

Desnickadu
23/06/2012, 16:08
Poxa, mas um guincho chega a puxar mais de 400 amperes. Vai ter que ser um belo dum fuzível, digno de transformador de poste !!!!!!


Encontrei algo melhor queo fusivel :twisted:

Disjuntor automotivo:
Greenstep - Loja Do Offroad.com.br - Disjuntor Automotivo - 400A (http://www.greenstep.com.br/loja/eletronicos-veiculares/36-disjuntor-automotivo-400a.html)
[não conheço a loja]

No mercadolivre tem varios vendendo desse tipo de disjuntor de 200amperes, eu perguntei pra um se ele tem algo proximo a 400. Assim que obtiver uma resposta eu edito aqui.

Mas 400 amperes é bastante coisahein?! que tamanho de guincho é esse ?

CAVESO
23/06/2012, 16:30
Assinando e aprendendo...

JCJ
23/06/2012, 21:07
Imagino que a chave seria ligada a um relê. Mas relê é um dispositivo seguro para um equipamento que puxa muita amperagem???

E se o relê colar???? Existe um equipamento superdimensionado que torne seguro essa instalação????

É possível observar um led com a inscrição HOT. De onde vem sinal para ele acender????

Abraços a todos

Não usa nenhum rele adicional, usa o mesmo do guincho ! Veja quais fios estão indo para o controle e puxe eles nesta chave ! Uso guincho traseiro e dianteiro e fiz esse esquema e funciona tranquilo !

A inscrição HOT do led, vem de alguns guinchos que tem relé térmico ! Se o seu tiver puxe o fio para o seu painel ! :concordo:




Ah. Todos eles, seja rele seja solenoide, são construidos para que quando se queimem não deixem passar corrente. Portanto "colar ligado" é algo proximo ao impossivel de acontecer.

Não é próximo do impossível acontecer isso com solenóide e relés ! Até relé de estado sólido trava assim e "cola ligado" ! :concordo:


Melhor do que uma chave-geral é um fusivel.
Basta ver o consumo do guincho e colocar um fusivel de acordo na linha. O melhor é que assim funciona sem intervenção humana, logo, não falha ;)

Para determinadas aplicações industriais seria correto usar fusível ou disjuntor na linha ! Mas para off road o correto é chave geral sem dúvida e parruda ainda por cima para cortar motor guincho e tudo mais de um só vez em caso de pane ! :concordo:

JCJ
23/06/2012, 21:21
No caso de usar duas baterias não seria mais fácil usar um isolador de bateria específico para essa finalidade, não tem partes móveis, etc...


[]´s
JCJ

Renato Fraga
24/06/2012, 00:07
É dessa chave que você se refere?????


http://www.azula.com.br/arquivos/ids/63693_2/MAR8603DP0.jpg


Abraços a todos

RoadRunner
24/06/2012, 12:45
Olá Renato,

Em alguns caminhoes com motores estacionarios, (draga, oficina movel...). O sistema do caminhao permanece original enquanto o sistema do motor (arranque. bat, alt, e auxis) estao instalados normalmente (como se fosse outro caminhao) na cacamba do veiculo.

Assim, em teoria é perfeitamente possivel fazer o sugere, mas no lugar do segundo motor, sera o mesmo da Dakota tocando o alternandor.

Todas os polos (+,-) deverao ser instalados apenas entre eles (alt -> bateria2 <- guincho), deixando apenas o comando do guincho para a eletrica do carro, ou nem isso caso seja wi-fi.

Os gringos tem bastante coisa sobre alternadores montados em paralelo, talvez de para aproveitar algumas ideias deles:

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&cp=15&gs_id=1n&xhr=t&q=twin%20alternator%20wiring&safe=off&aq=0L&aqi=g-L2&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=1024&bih=655&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=iw&ei=7DTnT5OYN6no6gHunoHhDg#hl=pt-BR&gs_nf=1&pq=twin%20alternator&cp=21&gs_id=1f&xhr=t&q=twin+alternator+wiring&pf=p&safe=off&sclient=psy-ab&oq=twin+alternator&aq=0L&aqi=g-L2&aql=&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=4ce356db617725a0&biw=1024&bih=655&bs=1

[s]

JCJ
24/06/2012, 21:27
É dessa chave que você se refere?????


Abraços a todos

A chave geral que uso é de 1000 A (aplicação Caterpillar / 1 polo).

.: Ospina :. (http://www.ospina.com.br/asp/produtosDetailsDet.asp?ProductID=1949)

[]´s
JCJ

Renato Fraga
25/06/2012, 01:01
Sim sim, eu sei bem qual é essa. Já está na minha Wish List !!!!!!!!!

Desnickadu
25/08/2012, 17:58
Revivendo só pra dizer que eu estava procurando coisas pra montar um sonzinho no carro e encontrei no site fusiveis de alta amperagem.

Porta fusivel:
Porta Fusivel ANL Gold Tipo Faca (0/2/4/8 AWG) (http://www.wolloko.com.br/wolloko/interface/product.asp?template_id=3&old_template_id=&partner_id=1&departamento=Acessorios-Instalacao&produto=Porta-Fusivel-ANL-Gold-Tipo-Faca-%280%2F2%2F4%2F8-AWG%29&dept_id=727&pf_id=PortaFusivelANL)


Esse aqui já vem com 4 fusiveis de 300 amperes cada, ligados aos pares:
Porta Fusivel PFT Gold Tipo ANL tipo Faca 2 entradas e 2 sadas para cabo at 70mm2 Taramps 1200A (http://www.wolloko.com.br/wolloko/interface/product.asp?template_id=3&old_template_id=&partner_id=1&departamento=Acessorios-Instalacao&produto=Porta-Fusivel-PFT-Gold-Tipo-ANL-tipo-Faca-2-entradas-e-2-saidas-para-cabo-ate-70mm2-Taramps-1200A&dept_id=727&pf_id=PFT_1200)


Fusiveis:

Fusvel AFS Conection - CONNECTION - 100 Ampres - 150 Ampres - 300 Ampres - 60 Ampres - 80 Ampres - WOLLOKO - Acessorios para Carro e Tuning (http://www.wolloko.com.br/wolloko/interface/product.asp?template_id=3&old_template_id=&partner_id=1&departamento=Acessorios-Instalacao&produto=Fusivel-AFS-Conection&dept_id=727&pf_id=SFA)

Fusvel Automotivo ANL Tipo Faca (140A, 200A, 250A) (http://www.wolloko.com.br/wolloko/interface/product.asp?template_id=3&old_template_id=&partner_id=1&departamento=Acessorios-Instalacao&produto=Fusivel-Automotivo-ANL-Tipo-Faca-%28140A%2C-200A%2C-250A%29&dept_id=727&pf_id=ANL150)



Só pra saber que existe e não custa uma fortuna ;)

undead
21/11/2017, 15:04
olá, quem pode me explicar da possibilidade de instalar um guincho elétrico 3000lbs numa KOMBI?? ou é melhor usar correntes nas rodas traseiras?? preciso subir um top de uns 50 mts e quando a kombi tá descarregada e o solo um pouco úmido ela atravessa na estrada ou só patina e não sobe.

Sergio c
21/11/2017, 15:56
Se puder, os dois sistemas ajudam, mas se tiver que optar vá de correntes, que é 100% confiável. Esse guincho acho fraco p Kombi, normalmente é usado em gaiolas leves e quadricilos.
olá, quem pode me explicar da possibilidade de instalar um guincho elétrico 3000lbs numa KOMBI?? ou é melhor usar correntes nas rodas traseiras?? preciso subir um top de uns 50 mts e quando a kombi tá descarregada e o solo um pouco úmido ela atravessa na estrada ou só patina e não sobe.

undead
22/11/2017, 08:37
Se puder, os dois sistemas ajudam, mas se tiver que optar vá de correntes, que é 100% confiável. Esse guincho acho fraco p Kombi, normalmente é usado em gaiolas leves e quadricilos.

Nunca usei nenhum dos dois, se a corrente já é o suficiente blz!
agradecido pela dica! :curtir:

Sergio c
22/11/2017, 12:30
As correntes só não resolvem se entrar em atoleiros fundos, mas em subidas com barro não fica em nenhum lugar.
Nunca usei nenhum dos dois, se a corrente já é o suficiente blz!
agradecido pela dica! :curtir: