Ver Versão Completa : Câmbio perfeito.
Fontoura
01/06/2012, 11:08
Estou fazendo trilha com minha rural e ela está se comportando muito bem. Só que quando quero passear e viajar com ela, sinto que ela está muito amarrada. Dá 80km/h quase botando um pistão prá fora! rsrsrsrsrs...
A configuração atual é Opala 6 original, câmbio Clark 3 marchas da C-10 t-case willys e relação 53x9 e pneu 35".
Gostaria de colocar um câmbio 5 marchas com as primeiras marchas mais reduzidas e se possível a 5ª overdrive, para aí eu poder colocar uma relação 47x11 ou até mesmo uma 45x11 e aí rodar melhor on-road.
Mas teria que ser um câmbio que tb aguentasse o tranco e não deixasse ela "chocha" para a trilha! Qual seria o câmbio ideal para essa configuração?
Abraços!
Mauro-F75
01/06/2012, 11:46
Fontoura
Minha F-75 tá com motor opala 4cc e cambio de opala 5 marchas, e relação 11x45, melhorou em tudo, saída e escalonamento das marchas. Na estrada então nem se fala viajo a 90km/h a 2500RPM em 5ª marcha. É claro que nas subidas tem que ir pra 4ª mas sem aquele drama do cambio original onde a diferença entre a 4ª e a 3ª criava aquele baita degrau. No meu caso uso mais em estradas, mas como vc tem um 6 canecos acho que nunca vai ter problema de saida ou de força.
Abraço
Mauro
Fontoura
01/06/2012, 11:59
Fontoura
Minha F-75 tá com motor opala 4cc e cambio de opala 5 marchas, e relação 11x45, melhorou em tudo, saída e escalonamento das marchas. Na estrada então nem se fala viajo a 90km/h a 2500RPM em 5ª marcha. É claro que nas subidas tem que ir pra 4ª mas sem aquele drama do cambio original onde a diferença entre a 4ª e a 3ª criava aquele baita degrau. No meu caso uso mais em estradas, mas como vc tem um 6 canecos acho que nunca vai ter problema de saida ou de força.
Abraço
Mauro
Tb acho que o câmbio de 5m do opala 4cc seria muuito bom. Acontece que já ví muita gente dizer que ele não aguenta um 6cc.
Quem realmente sabe disso?
Ou alguém tem outra opinião?
Leonardo Daltrozo
01/06/2012, 15:24
Tudo bem Fontoura.
Cara eu no teu lugar não perderia tempo com a 5M do opala(4) que é BEM fraca até no 4cil, coloca a 5M da C-20 que é forte e tem 5a drive. É a que eu uso na Camper e não tenho do que reclamar.
Abraço
Fontoura
01/06/2012, 21:25
Tudo bem Fontoura.
Cara eu no teu lugar não perderia tempo com a 5M do opala(4) que é BEM fraca até no 4cil, coloca a 5M da C-20 que é forte e tem 5a drive. É a que eu uso na Camper e não tenho do que reclamar.
Abraço
Valeu a dica!
Mas como identifico este câmbio? Clark ou ZF?
lmaimone
01/06/2012, 22:37
Eu recomendo o 5m da toyota bandeirantes, se possível já com a T-case junto. Troquei um 4m opala auto por este e estou feliz.Abs
Fontoura
01/06/2012, 23:20
Eu recomendo o 5m da toyota bandeirantes, se possível já com a T-case junto. Troquei um 4m opala auto por este e estou feliz.Abs
E este câmbio não é muito longo? E sua T-case tem reduzida?
Com essa configuração de opala 6 cilindros + pneu 35", aqui o pessoal usa relação de 44/9, sendo com caixa de c-10 3 marchas ou de c-20 4 marchas. Acho que em vez de mexer na caixa, trocaria a relação.
[]'s
Fontoura
15/06/2012, 23:52
Com essa configuração de opala 6 cilindros + pneu 35", aqui o pessoal usa relação de 44/9, sendo com caixa de c-10 3 marchas ou de c-20 4 marchas. Acho que em vez de mexer na caixa, trocaria a relação.
[]'s
Troquei hoje por 44x9! O pessoal falou que eu vou achar chocha e que em pc pesado vou passar só em 1ª reduzida e com o motor apanhando!
O que vcs acham destas opiniões?
Abraços!
X2!!!
O conjunto fecha com chave de ouro, bom para trilha e para estrada!!!
Fontoura
16/06/2012, 14:39
X2!!!
O conjunto fecha com chave de ouro, bom para trilha e para estrada!!!
Kim, mas este conjunto não é o mesmo da hilux? Se não, qual a diferença?
Leonardo Daltrozo
16/06/2012, 16:13
Boa tarde Fontoura, comentei sobre sobre a clark da C-20 por eu usar (ja veio na Camper) e vc estar avaliando as caixas 5M.
Mas sinceramente p/ nossas trilhas e passeios eventuais eu acho que 3m C-10 ou 4m C-20 c/ reduzida willys fica otimo. Temos colegas de trilha usando 11x47, 11x45 e até 12x47 com a mesma C-10 3m e opala 6 que vc usa, se tiver tudo em ordem vai tranquilo.
Abraço!!
Fontoura
16/06/2012, 16:43
Boa tarde Fontoura, comentei sobre sobre a clark da C-20 por eu usar (ja veio na Camper) e vc estar avaliando as caixas 5M.
Mas sinceramente p/ nossas trilhas e passeios eventuais eu acho que 3m C-10 ou 4m C-20 c/ reduzida willys fica otimo. Temos colegas de trilha usando 11x47, 11x45 e até 12x47 com a mesma C-10 3m e opala 6 que vc usa, se tiver tudo em ordem vai tranquilo.
Abraço!!
É, Leonardo. Hoje estou com uma Clark 3m com um pneu 35" e usando 44x9. Quero ver como anda. O pessoal daquí, acha que fica chocha!
Depois quero experimentar a Clark 4m com uma relaçao 47x11. Aí é queeuacho que fica ideal! Mas aceito sugestões.
Abraço!
Marco-Maga
16/06/2012, 17:38
É, Leonardo. Hoje estou com uma Clark 3m com um pneu 35" e usando 44x9. Quero ver como anda. O pessoal daquí, acha que fica chocha!
Depois quero experimentar a Clark 4m com uma relaçao 47x11. Aí é queeuacho que fica ideal! Mas aceito sugestões.
Abraço!
Fontoura,
Bem mais uma opnião de quem tem..
Coloca a 43x8 não tira o clark 3m e seja feliz...
Esse cambio não quebra nem que vc queira...kkkk
Claudio Maggioni
16/06/2012, 17:45
Ola Leonardo, estou com o mesmo problema, porem nao quero mais usar a tcase original, estava querendo utilizar uma tcase hilux.
A configuracao que tenho aki é um motor opala 4cc, capa seca, volante e embreagem da c20, cambio clark 4 marchas mas estou sem opcao de tcase para esse cambio. To cotando uma flange pra utilizar a tcase da hilux mas so essa flange esta saindo R$ 2300,00.
Gostei dessa opcao do cambio 5 m e tcase da bandeirantes, mas como seria a adaptacao no opala 4cc??? É facil???
Abracos
Casa da transmissão4x4
16/06/2012, 18:57
Ola Leonardo, estou com o mesmo problema, porem nao quero mais usar a tcase original, estava querendo utilizar uma tcase hilux.
A configuracao que tenho aki é um motor opala 4cc, capa seca, volante e embreagem da c20, cambio clark 4 marchas mas estou sem opcao de tcase para esse cambio. To cotando uma flange pra utilizar a tcase da hilux mas so essa flange esta saindo R$ 2300,00.
Gostei dessa opcao do cambio 5 m e tcase da bandeirantes, mas como seria a adaptacao no opala 4cc??? É facil???
Abracos
Claudio, a t-case da hilux antiga e muito boa, moderna, engates macios, não dá vazamentos, porem a saida do cardan traseiro e central(depedendo do eixo o cardan fica muito desalinhado), e peças de reposição não é muito facil de arrumar, a caixa de tração da toyota bandeirantes e fabricdo até hoje todas as peças, e por preços bem acessivel. A unica desvantagem da caixa de tração da toyota bandeirantes e que ela e dificil de tirar vazamentos, mas nada comprado com a do willys..rs..
Claudio Maggioni
16/06/2012, 19:34
Claudio, a t-case da hilux antiga e muito boa, moderna, engates macios, não dá vazamentos, porem a saida do cardan traseiro e central(depedendo do eixo o cardan fica muito desalinhado), e peças de reposição não é muito facil de arrumar, a caixa de tração da toyota bandeirantes e fabricdo até hoje todas as peças, e por preços bem acessivel. A unica desvantagem da caixa de tração da toyota bandeirantes e que ela e dificil de tirar vazamentos, mas nada comprado com a do willys..rs..
A do willys é praticamente impossivel de tirar os vazamentos... Ninguem merece!!! Mas eu acho uma boa essa da bandeirantes tbm... Vc saberia me dizer qual a relacao da reduzida do willys x bandeirantes x hilux??
Abracos
Casa da transmissão4x4
16/06/2012, 19:45
A do willys é praticamente impossivel de tirar os vazamentos... Ninguem merece!!! Mas eu acho uma boa essa da bandeirantes tbm... Vc saberia me dizer qual a relacao da reduzida do willys x bandeirantes x hilux??
Abracos
Claudio, eu acho que as relações são estas ( se eu estiver errado alguem me corrija ):
Willys : 2,48
Toyota bandeitantes : 2,0
Hilux : 2,2
Abraço.
Att.
Danilo.
sebastiao colombi
28/06/2012, 15:24
Tenho na minha rural 6cc opala a alcool carburador h34, cambio clark 4 marcha e relaçao 11/45 nao tenho duvida que pra trilha e otima, estrada entao nem se fala anda muito bem, tinha a 9/44 que era original ficava mais forte mas.. perdia na estrada acho eu .. uma reduzida da Toyota bandeirante seria ainda melhor mas e coisa de futuro ..
Pneus 33 aro 15/8 do trolher e bloqueio trazeiro abraços
sebastiao colombi
28/06/2012, 15:30
Marco comprei um cj 5 com motor de opala , cambio original, e muito bom penso eu , mas em comparaçao com a rural e outra coisa hoje comprei um cambio da c10 clark 3 marcha que pretendo colocar; no jeep agora fica a duvida qual relaçao usar , acho que esta com a 9/44, qual seria sua opniao abraços...
georgevalle
29/06/2012, 09:10
Fontoura acredito que o ideal para você é a 240V pois tem a 1ª muito reduzida (embora seja seca) e a 5ª 1:1 e colocaria uma relação de C&P longa.
georgevalle
29/06/2012, 09:13
Sebastião o problema da caixa da C-10 é 1º que é muito longa exigindo assim um diferencial reduzido e consequentemente velocidade final baixa, mas se o jeep é para trilha é uma boa opção.
sebastiao colombi
29/06/2012, 18:13
seria trilhas e deslocamento pra cidades vizinhas
Casa da transmissão4x4
29/06/2012, 18:22
Sebastião o problema da caixa da C-10 é 1º que é muito longa exigindo assim um diferencial reduzido e consequentemente velocidade final baixa, mas se o jeep é para trilha é uma boa opção.
Sebastião, e igual nosso amigo falou acima, o da C-10 tem a 1 macha muito longa, para compensar isso você teria que colocar uma ralação muito reduzida e conseguentemente ficaria ruim a velocidade final. Então você pode tanto colocar o 240F 4 machas(D-10) como o 240v 5 machas(D-20) que ficará muito bom !!! Ambos os câmbios são muito parrudos so quebra se faltar oleo !!!