Ver Versão Completa : Bloqueio arb no troller
MARCELO T4
31/05/2012, 11:45
Pessoal preciso de opiniões para decidir.
Tenho um troller 2012 que estou equipando,está com pneus 33 mud (tenho outro jogo agressivo para trilha),guincho warn endurance 12 000,reprogramada central com 250 cv.
Já li e reli várias vezes,aí pergunto;
1-Bloqueio é ARB,certo ? Não penso em colocar outro.
2-Não achei relato de manutenção do arb,quebra ou não ? Sei que depende da peça atrás do volante,mais no geral ? Pergunto isso porque tinha em um troller 2002 dois bloqueios macrotorque que só me davam manutenção,por isso desanimei um pouco.
3-Vale custo x benefício ?
4-Aqui na minha região trilhas são basicamente barro e erosão,nesse caso ganho muito com os bloqueios ? Só complementando como disse tinha troller com bloqueio o que fazia diferença,porém raramente usava porque quebrava toda vez.
5-Tenho mecânico de minha confiança,a instalação é simples ?
Opiniões são bem vindas.
Abs
Paulo_CW
31/05/2012, 12:33
Morcegão...
ARB é q tem de bom, já tive em minha Pajero e te digo q da tesão até de ver ele não mão de tão bem feito..... porém hj estou muito feliz com 100% Eaton e-locker no meu troller.... não deixa nada a desejar da ARB...
Instalação de ambas as marcas é simples porém trabalhosa e deve ser feita com muito critério.... deve-se medir as folgas das relações atuais e depois com a nova montagem.... com o ARB a atenção fica um pouco mais redobrada devido as vedações de ar... posicionamento e cuidado com os X-rings de vedação no eixo.... tambem tem de dar atenção na instalação do compressor (ah... o bloqueio num da pau.... mas o compressor, eu e outros já tiveram problemas com a solenoide)
Quanto ao Eaton, por ser elétrico é vantajoso no q se diz instalação, pois é mais simples
Outro ponto é o critério no uso da vtr.... ainda mais no seu caso sendo chipada.... aconelho a já colocar umas pontas deixo da Ensimec....
Quanto ao custo benificio.... sem dúvida o Eaton tem vantagem.... primeiro q é mais barato e outra q não precisa comprar o compressor....
Paulo_CW
31/05/2012, 12:48
Mais umas coisinhas...
Nunca vi relatos de problemas nem com ARB, nem com Eaton
O bloqueio da ARB só da manutenção se os X-rings forem pro pau.... então tem de ser cuidadoso na instalação para não danificá-los...
Mecânico de confiança.... infelizmente não quer dizer q tenho conhecimento e ferramental adequado para as instalações.... portanto.... veja as recomendações do manual... e faça seu meca entender as mesmas
Se vale a pena a instalação de bloqueio..... quem tem de responder é vc mesmo de acordo com o uso da sua vtr..... bloqueio em trilhas de erosões é show.... em lama.... muitas vezes não ajuda nada.....
MARCELO T4
31/05/2012, 13:28
Paulo obrigado pela opinião,sou de Telêmaco,aí em Curitiba tem contato de algum mecânico que entenda de arb ? Sabe quanto tempo demora para instalar dois bloqueios ?
MARCELO T4
13/06/2012, 10:26
Pessoal,estou instalando dois bloqueios arb no troller,pergunto;
Para fazer o furo na carcaça necessita arrancar todo o diferencial ou consegue fazer no lugar ?
Os botões de acionamento estou pensando em furar o console mesmo,do lado do câmbio ou vou ver se cabe do lado do porta copo,2 botões é certeza que cabe agora 3 vamos ver,alguma sugestão?
Compressor instalo no porta mala mesmo tanto faz canto direito ou esquerdo ?
Fora a atenção sobre os orings da vedação de ar que já avisei meu mecânico alguma outra recomendação.
Valeu
Paulo_CW
13/06/2012, 10:52
1 - Furo pode ser fito no local... basta soltar os amortecedores.... com furadeira angular faz sem precisar soltar os amortecedores,
2- Não acho q ps botões ficam bons instalados no console, veja q ele é um material meio esponjoso e de grande espessura... acho q não trava bem os botões a não ser q vc faça uma peça de adaptação.... minha opinião...
3- Instalação do compressor - vai do teu gosto.... já vi instalado no compartimento do macaco....
4- Fora os "X rings"- basta o meca seguir instruções / desmontar e montar os mancais do mesmo lado / aferir com relogio comparador a folga coroa pinhão na desmontagem e montagem / usar obviamente o torquimetro / aferir as engrenagens com uso de tinta marcadora / cuidar com a folga das mangueiras e por onde eles vão passar / na elétrica é só cuidar com o aterramento do compressor
Em meu Troller (2010) o compressor foi instalado em baixo do banco do condutor e os botões de acionamento foram colocados um pouco acima da caixa de fusiveis. Sempre deixo os fios dos conectores que vão no compressor desconectados, só ligando-os quando vou para trilha. Isso impede que eu acione o bloqueio inadvertidamente. Estou tentando postar fotos.353718353719
MARCELO T4
18/06/2012, 07:42
Obrigado Paulo e CJB,bloqueio instalado e funcionando,coloquei os botões exatamente no mesmo lugar CJB,ficou muito bom,só o compressor que coloquei no porta mala aliás segundo porta luva rs.Dei uma volta ontem mais não tive oportunidade de testá-lo.
Deveria ter testado em uma subida muito lisa que as 4 rodas patinaram e tive que usar o guincho,mais acho que nessa situação não iria adiantar muito,meu conceito,posso estar errado é que o bloqueio tem sua maior vantagem em erosões,facões,x,no barro não vai mudar nada.Abs
Rodrigo Lasta
30/10/2012, 12:53
Olá MArcelo. Tudo bem? tenho um bloqueio destes guardado e pensei em usa-lo no troller 2006 que tenho. O carro está com pneus 35 e chip de 240cvs. Pergunto: Quais os principais problemas que você teve com este bloqueio?
Pessoal preciso de opiniões para decidir.
Tenho um troller 2012 que estou equipando,está com pneus 33 mud (tenho outro jogo agressivo para trilha),guincho warn endurance 12 000,reprogramada central com 250 cv.
Já li e reli várias vezes,aí pergunto;
1-Bloqueio é ARB,certo ? Não penso em colocar outro.
2-Não achei relato de manutenção do arb,quebra ou não ? Sei que depende da peça atrás do volante,mais no geral ? Pergunto isso porque tinha em um troller 2002 dois bloqueios macrotorque que só me davam manutenção,por isso desanimei um pouco.
3-Vale custo x benefício ?
4-Aqui na minha região trilhas são basicamente barro e erosão,nesse caso ganho muito com os bloqueios ? Só complementando como disse tinha troller com bloqueio o que fazia diferença,porém raramente usava porque quebrava toda vez.
5-Tenho mecânico de minha confiança,a instalação é simples ?
Opiniões são bem vindas.
Abs
MARCELO T4
30/10/2012, 13:58
Boa tarde Rodrigo.
Se fosse você não instalaria esse bloqueio da macrotorque,porque além de não funcionar bem,o acionamento via cabo é muito problemático e o principal a empresa pelo que eu saiba FALIU,então se tiver problema não vai conseguir peça de reposição.
Abs
Murillus
08/05/2013, 17:00
Cada vez que leio sobre bloqueio fico com mais duvidas de qual colocar...
MARCELO T4
22/05/2013, 10:19
Bom dia pessoal.
Só para informação para quem pensa em colocar bloqueio.
Irá fazer 1 ano que instalei os bloqueios da ARB simplesmente espetacular !!!!!!!! :euforico:
Não me deram NENHUM tipo de manutenção com uso frequente em trilha pesada.
Faz uma diferença brutal na trilha,aonde os cabras não conseguem passar eu passo te boa.
Sem falar do compressor que além de acionar os bloqueios enchem os pneus para valer,esses dias um colega destalonou um pneu 35 em questão de 5 min o compressor deu conta de encher totalmente sem problema.
Estou bem contente e recomendo para quem ainda estiver em dúvida.
Abs
luizfcunha
22/05/2013, 12:54
Para contribuir,
Tenho um ARB instalado no meu Troller (237cv). O Antigo proprietário, que fez a instalação, não reportou nenhum problema! O compressor foi instalado na caixa onde fica o triângulo, chave de rodas e macaco, embaixo do banco traseiro. Só precisou raspar um pouco a tampa e arrumar um outro local pra guardar o triângulo e chave de roda. Perfeito :dance:
Eu tive ARB nos dois eixos por quase 2 anos no Troller 2008 e nunca tive nenhum problema.
No Troller atual eu estava decidido que ia de Eaton E-Locker, pela instalação mais simples.
O ARB tem mais variáveis para dar problema, então precisa de mais atenção na instalação.
Mas no final das contas, em time que se ganha não se mexe, então optei novamente pelo ARB!
Abraços.
Murillus
24/05/2013, 17:45
Para contribuir,
Tenho um ARB instalado no meu Troller (237cv). O Antigo proprietário, que fez a instalação, não reportou nenhum problema! O compressor foi instalado na caixa onde fica o triângulo, chave de rodas e macaco, embaixo do banco traseiro. Só precisou raspar um pouco a tampa e arrumar um outro local pra guardar o triângulo e chave de roda. Perfeito :dance:
Posta umas fotos pra podermos ver como ficou...
Revivendo o tópico.
Duvida:
Qual pressão o compressor usa p/ acionar o bloqueio ARB?
Pergunto pois uso um compressor Viair P300 p/ acionar uma buzina a ar c/ duas cornetas d metal antiga e encher pneus. Está instalado c/ pressostato 85-105psi, relê, válvula de segurança e reservatório de 5L.
Com isso o sistema sempre esta pressurizado dentro desta pressão.
A função do solenóide do ARB é liberar a pressão p/ o bloqueio acionar? E como ele desbloqueia?
Agradecido.