PDA

Ver Versão Completa : Maxion 2.5 TD IC

cruzxlt
30/05/2012, 19:14
Tenho esse motor na minha ranger recentemente adquirida. Estava pretendendo deixar o motor mais vívido, até porque leves inclives já debilitam esse motor. Sei que o câmbio também é responsavel por tal resposta, mas acredito que uma repaginada nesse motor a deixaria até mais gostosa de dirigir. De imediato já pensei, não pode faltar aquele milagroso kit SuperLDA... Gostaria de passá-la para 2.8, mas acho que a alteração para um virabrequim maior e biela menos ameaçaria a vida util do motor, então pensei em substituir apenas o pistão.. Porém tal alteração demanda uma série de outras, como retrabalhar o fluxo de agua no motor, se possível até o de óleo, com instalação de radiadores melhores.... De nada adianta aumentar a potência do motor, e não mexer na turbina.. a troca por uma tgv nem sempre é possível, mas o aumenta do débito da bomba já torna alguns casos suficiente, apesar de ser apreensivo quanto a durabilidade. Existe também uma série de indicações em trocar os bicos, pelos da 2.8. Como o motor ficará mais potente em geral, deveremos trocar a embreagem, por uma versão com mais área de contato. QUAL A OPINIAO DE VOCES COLEGAS? Critiquem e sugestionem, e principalmente, deêm novas idéias!

BRAVOECONOVEMBER
30/05/2012, 20:56
Ó, seguinte... já deu pra notar com pouco tempo de uso (atualmente no 2o ano) que esse motor não compensa ficar mudando demais não. Via de regra, se comportam bem com upgrades de periféricos (mexer em BI, aumentar a pressão do turbo, bicos melhores). Intercooler já tem. Refrigeração do motor, se estiver tudo certinho, esquece, suporta bem. Isso já dá muita diferença. Embreagem? Use com cuidado e seja feliz, não compensa muito ficar bolando gambiarra. Faz o seguinte: dá uma volta na BI e experimenta...
Pra chutar o balde mesmo, mas acho que não é isso que queres, e pela necessidade de investimento financeiro pesado em uma preparação mais violenta, compensa mais partir logo pra trocar ela por uma 2.8 ou mesmo uma 3.0 e inventar em cima, de repente mecanizar, essas coisas.

Imperador!
30/05/2012, 22:09
Se quer fazer bem feito, faça assim:

Comece dando uma geral na BI, instale o Kit LDA e dê uma geral nela. Substitua os bicos pelos da 2.8.
Depois faça um upgrade COMPLETO no motor (nada de trocar só pistões) e transforme esse 2.5 no 2.8.
Mudar a turbina desse carro é desnecessário e caro. Uma TGV custa, pelo menos, 3.500 reais e com esse dinheiro tu coloca um belo jogo de pneus nesse carro e ainda fica com bastante troco.
O sistema de arrefecimento do carro sustenta sem problemas esses upgrades.

Edintruder
30/05/2012, 23:23
Não tem como trocar apenas pistões. O da 2.8 são ais baixos, então TEM que trocar virabrequim e bielas junto. Não reduz a vida útil, mas aumenta muito pois poderás usar marchas mais longa quase sempre.
Compra a BI da 2.8, manda dar uma revisada, coloca os bicos do Rasch e experimenta. Se não gostares, então parte para a alteração do trem de força.
É simples e fácil. Não tem muito o que complicar. O 2.5 bem ajustadinho anda muito. Então é sinal que a BI e bicos estevem estar pedindo aposentadoria. Mexe só nisso que ficará outro motor. Mas como tem que mexer mesmo, parte para uma BI usada do 2.8 e manda revisar. É tirar uma BI e colocar a outra.

RGamaJr_4x4
30/05/2012, 23:55
cruzxlt,

não inventa muito não que sai caro.
Pela "baixa" kilometragem (200k km), acho que revisar BI e trocar bicos pelos da 2.8 já tá de bom tamanho.

Se quiser mais que isso, o gasto que terás dará para pegar uma 2.8. Mas sabendo que tanto a 2.8 quanto a 3.0 não é nenhum bicho para subir uma rampa, por exemplo. Embora sejam mais potentes, a relação é mais longa.

Edintruder
31/05/2012, 16:36
Cruz, faz um teste simples, bota essa Ranger a rodovia e pisa fundo. Se chegar nos 160km/h ela está com BI e bicos ok, se não chegar nisso é sinal que o problema está aí mesmo. Se fizeres BI e bicos a Ranger 2.5 chega numa final de 160 a 165km/h. Depois disso sai de giro e só pega mais em descida. Com a BI desgastada, a pressão de injeção cai e a Ranger não passa de 130, 140km/h, dependendo do estado de desgaste. Com BI e bicos da 2.8 ela vai nos 165km/h muito rápido e sustenta essa velocidade com muito facilidade. O problema de rodar assim é que o motor está perto da faixa "vermelha" de giro, que na 2.5 não é marcada no tacômetro do painel. Acima de 3800rpm no HSD começa a faixa pontilhada e 4000 é vermelha contínua. Essa é a mesma marcação do painel da 2.8.
A diferença é que a relação dos diferenciais da 2.8 é mais longa, e a 3800rpm está a 170km/h nas 2002 e 2003, e 180km/h nas 2004 e 2005, pois nesses anos os diferenciais foram alongados mais um pouco.

cruzxlt
31/05/2012, 22:17
Cruz, faz um teste simples, bota essa Ranger a rodovia e pisa fundo. Se chegar nos 160km/h ela está com BI e bicos ok, se não chegar nisso é sinal que o problema está aí mesmo. Se fizeres BI e bicos a Ranger 2.5 chega numa final de 160 a 165km/h. Depois disso sai de giro e só pega mais em descida. Com a BI desgastada, a pressão de injeção cai e a Ranger não passa de 130, 140km/h, dependendo do estado de desgaste. Com BI e bicos da 2.8 ela vai nos 165km/h muito rápido e sustenta essa velocidade com muito facilidade. O problema de rodar assim é que o motor está perto da faixa "vermelha" de giro, que na 2.5 não é marcada no tacômetro do painel. Acima de 3800rpm no HSD começa a faixa pontilhada e 4000 é vermelha contínua. Essa é a mesma marcação do painel da 2.8.
A diferença é que a relação dos diferenciais da 2.8 é mais longa, e a 3800rpm está a 170km/h nas 2002 e 2003, e 180km/h nas 2004 e 2005, pois nesses anos os diferenciais foram alongados mais um pouco.

Capaz que uma pickup dessas na mão do gurizão de 20 aninhos não ia ter passado por essa?! Brincadeira, trato ela macia mesmo, aconteceu que ela é bem amarrada depois dos 130, dai não tive estomago de forçar ela depois dos 140.

Mas até passa... mas dos 150 não!

Edintruder
31/05/2012, 22:43
Ok, então taí o problema. Passou da hora de fazer bomba e bicos. Se não puderes gastar com isso por enquanto, faz o seguinte paleativo. Olha por trás da Bomba Injetora. Tem um parafuso com uma fenda no meio, porém não tem cabeça. Ele pode ter algum lacre ainda. Tira esse lacre, com uma chave 13mm tu tiras o aperto da contra-porca e com uma chave de fenda tu apertas esse parafuso central. Mete direto 4 voltas sem dó mesmo. Aperta a contra-porca de novo. Depois tu olhas o mesmo tipo de parafuso que serve de batente para a marcha lenta, porém a porca é 10mm. Faz o mesmo processo, porém desaparafusa esse para acertar a marcha lenta do motor. Esse ajuste fazes com o motor ligado.
Com isso vais compensar a perda de injeção em rpms mais baixos, mas não ganharás muito em alta pois nesse regime a BI já trabalha quase no limite de injeção. Com isso evita apenas pisar fundo antes dos 1500rpm para não fazer muita fumaça preta e não contaminar o óleo lubrificante com diesel. Na minha ex-Ranger eu andei por mais de 1 ano com 4 voltas na BI, e por mais de 2 anos com 3 voltas.
A grande melhora é metada do que podes conseguir colocando a BI e bicos do 2.8 PS.

BRAVOECONOVEMBER
01/06/2012, 19:15
4 voltas é? Hum... a minha tá original + 5/8 de volta... e desde o último aumento de 1/8 notei mais economia, acho que tava muito pobre e tendo que pisar muito pra andar (desde que pedi pra tirar limpar e regular bicos). Vou experimentar 1 volta pra vê di qualé...

Pedro Eduardo Patussi
01/06/2012, 19:24
4 volta?? ele vai volta reclamando q a ranger 2.5 ta bebendo igual uma v8 diesel.... uhAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHU

Edintruder
01/06/2012, 19:27
Rodei do MS ao RS puxando um mille no towbar com 4 voltas na BI e a Ranger faz 9,6km/l. No caminho inverso do RS para o MS fez média de 9,8km/h a 130kmh. As médias normais eram na casa dos 10,5km/l com 4 voltas na BI, e na regulagem original não chegava à 11km/l, então o consumo depende muito ainda da forma que conduzes um veículo à diesel.

Daniel.Shimomoto
01/06/2012, 20:02
200 mil km, arrisco dizer 1/2 vida do motor. Portanto nada de re-inventar a roda.

-> Revisão de Bomba e bicos faz bem. Trocar pelos bicos raschmotoren dizem que fica muito bom.

-> O kit superLDA dizem também que é excelente. E tem otimo custo beneficio.

-> Turbina VNT teve um forista que colocou e diz que gostou. Mas acho que fica caro demais.

-> Numa eventual retifica, não arriscaria abrir o bloco para 2.8.

Abraços!

Edintruder
01/06/2012, 22:40
Amigos, alguém mais está produzindo o kit super LDA? Pergunto isso pois fazem 7 meses que o nosso amigo Kiko faleceu, e fora ele não conheço mais ninguém que tenha produzido esse kit...

Daniel.Shimomoto
02/06/2012, 10:44
Amigos, alguém mais está produzindo o kit super LDA? Pergunto isso pois fazem 7 meses que o nosso amigo Kiko faleceu, e fora ele não conheço mais ninguém que tenha produzido esse kit...

Vou ver com o Pequeno Jr se ele sabe de algo. Ele foi o ultimo que comprou que eu sei.

Abraços!

cruzxlt
29/09/2014, 20:26
Ó, seguinte... já deu pra notar com pouco tempo de uso (atualmente no 2o ano) que esse motor não compensa ficar mudando demais não. Via de regra, se comportam bem com upgrades de periféricos (mexer em BI, aumentar a pressão do turbo, bicos melhores). Intercooler já tem. Refrigeração do motor, se estiver tudo certinho, esquece, suporta bem. Isso já dá muita diferença. Embreagem? Use com cuidado e seja feliz, não compensa muito ficar bolando gambiarra. Faz o seguinte: dá uma volta na BI e experimenta...
Pra chutar o balde mesmo, mas acho que não é isso que queres, e pela necessidade de investimento financeiro pesado em uma preparação mais violenta, compensa mais partir logo pra trocar ela por uma 2.8 ou mesmo uma 3.0 e inventar em cima, de repente mecanizar, essas coisas.

Justamente Bravo, hoje acredito que a troca dos bicos (por Rasch ou 2.8), ou qualquer alteração que implique em durabilidade é um tiro no próprio pé. Se quer potência troca por outro.
Por questão de inteligencia, se vai gastar digamos 10mil em todas essas alterações e retífica...Então vende a caminhonete e pega outra e vai aproveitar ainda a durabilidade (e outras coisas +) do novo carro.

Se quer fazer bem feito, faça assim:

Comece dando uma geral na BI, instale o Kit LDA e dê uma geral nela. Substitua os bicos pelos da 2.8.
Depois faça um upgrade COMPLETO no motor (nada de trocar só pistões) e transforme esse 2.5 no 2.8.
Mudar a turbina desse carro é desnecessário e caro. Uma TGV custa, pelo menos, 3.500 reais e com esse dinheiro tu coloca um belo jogo de pneus nesse carro e ainda fica com bastante troco.
O sistema de arrefecimento do carro sustenta sem problemas esses upgrades.

O kit LDA é um bom investimento
afinal ele corrige a alimentação da turbina, é a mesma lógica de motores gasolina: tem-se mais potência, um motor girando mais redondo, mais economia e durabilidade por se manter na mistura perfeita por mais tempo.

Aumento nos bicos e bomba(da PS) ou exagerar no débito da bomba fica muito caro a longo prazo..você gasta dinheiro 3x: para modificar, por rodar menos e por ter que arrumar denovo.

O orçamento em 2012 estava em R$8mil no Máááximo. Em 2014 botei na ponta do lápis (e depois de um assalto) ficou em R$27.000.

Não tem como trocar apenas pistões. O da 2.8 são ais baixos, então TEM que trocar virabrequim e bielas junto. Não reduz a vida útil, mas aumenta muito pois poderás usar marchas mais longa quase sempre.
Compra a BI da 2.8, manda dar uma revisada, coloca os bicos do Rasch e experimenta. Se não gostares, então parte para a alteração do trem de força.
É simples e fácil. Não tem muito o que complicar. O 2.5 bem ajustadinho anda muito. Então é sinal que a BI e bicos estevem estar pedindo aposentadoria. Mexe só nisso que ficará outro motor. Mas como tem que mexer mesmo, parte para uma BI usada do 2.8 e manda revisar. É tirar uma BI e colocar a outra.

A troca dos pistões x vira x bielas e toda parte de usinagem tem que deixar para depois, afinal retífica é só quando condenar o kit (e provavelmente o bloco). Então optei por não mexer na "parte interna".

4 voltas é? Hum... a minha tá original + 5/8 de volta... e desde o último aumento de 1/8 notei mais economia, acho que tava muito pobre e tendo que pisar muito pra andar (desde que pedi pra tirar limpar e regular bicos). Vou experimentar 1 volta pra vê di qualé...

Obrigado pela dica BEN. Meia volta..5/8... no máximo 1 é suficiente para não perder demais no quesito duabilidade.

cruzxlt,

não inventa muito não que sai caro.
Pela "baixa" kilometragem (200k km), acho que revisar BI e trocar bicos pelos da 2.8 já tá de bom tamanho.

Se quiser mais que isso, o gasto que terás dará para pegar uma 2.8. Mas sabendo que tanto a 2.8 quanto a 3.0 não é nenhum bicho para subir uma rampa, por exemplo. Embora sejam mais potentes, a relação é mais longa.

200 mil km, arrisco dizer 1/2 vida do motor. Portanto nada de re-inventar a roda.

-> Revisão de Bomba e bicos faz bem. Trocar pelos bicos raschmotoren dizem que fica muito bom.

-> O kit superLDA dizem também que é excelente. E tem otimo custo beneficio.

-> Turbina VNT teve um forista que colocou e diz que gostou. Mas acho que fica caro demais.

-> Numa eventual retifica, não arriscaria abrir o bloco para 2.8.

Abraços!

Acabei, no fim das contas, optando pelas orientações do Rogério e Daniel,
afinal ao se tratar de um motor com meia-vida(200.000km), aumentar a alimentação de um motor desses seria dizer para a caminhonete que ela tem mais um ano de vida, terminaria com a durabilidade em questão de meses. E este é o quesito que os motores diesel tem de mais importante em relação a outras tecnologias (além do torque temos economia de combustível tanto em preço quanto em consumo). Alterações que impliquem em durabilidade, NÃO!

Capaz que uma pickup dessas na mão do gurizão de 20 aninhos não ia ter passado por essa?! Brincadeira, trato ela macia mesmo, aconteceu que ela é bem amarrada depois dos 130, dai não tive estomago de forçar ela depois dos 140.

Mas até passa... mas dos 150 não!

Recentemente fiz a revisão da bomba e os bicos levaram um pouco de solvente para limpar, estava PODRE de ferrugem por dentro. Com a troca de todos os filtros e tudo mais consegui 170kmh, mas os pneus carecas deixam essa brincadeira perigosa e é impossivel manter essa velocidade de cruzeiro.

4 volta?? ele vai volta reclamando q a ranger 2.5 ta bebendo igual uma v8 diesel.... uhAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHU

HAHAHAHA! 4 voltas é um pouquinho exagerado, mas eu sei de uns casos aqui pelo fórum de 6 ou 8 voltas!? Cabuloso!

Edintruder
29/09/2014, 21:56
Cruzxlt, se abrir o débito da BI no máximo o consumo pouco se altera pois o que manda no consumo é a forma de condução. Se esticares mais as marchas o consumo subirá. Com a regulagem original ela gastará o mesmo que com a BI aberta, porém com a BI aberta terás a capacidade de injeção "original" a 3/4 do acelerador. Basta pisar menos para andar a mesma coisa com o mesmo consumo. A vantagem é ter a potência disponível quando precisares. Eu estrangulei a minha F1000 e abri de novo pois o consumo não altera em nada e o motor fica muito preso. Precisa embalar para subir na rodovia ou ultrapassar, tens que esticar mais giro para compensar a falta de combustível injetado x rpm.

Na F1000 ando no limite da BI há 4 anos. Na Ranger andei 5 anos com a BI aberta e durabilidade quem define é a manutenção que o motor recebe e cuidados no uso.

cruzxlt
04/10/2014, 11:51
Cruzxlt, se abrir o débito da BI no máximo o consumo pouco se altera pois o que manda no consumo é a forma de condução. Se esticares mais as marchas o consumo subirá. Com a regulagem original ela gastará o mesmo que com a BI aberta, porém com a BI aberta terás a capacidade de injeção "original" a 3/4 do acelerador. Basta pisar menos para andar a mesma coisa com o mesmo consumo. A vantagem é ter a potência disponível quando precisares. Eu estrangulei a minha F1000 e abri de novo pois o consumo não altera em nada e o motor fica muito preso. Precisa embalar para subir na rodovia ou ultrapassar, tens que esticar mais giro para compensar a falta de combustível injetado x rpm.

Na F1000 ando no limite da BI há 4 anos. Na Ranger andei 5 anos com a BI aberta e durabilidade quem define é a manutenção que o motor recebe e cuidados no uso.

OK! Muito esclarecedor Edin!
Assim que puder vou repensar o débito que vou usar,
afinal a durabilidade e consumo diferente dos gasolina...
acontece que agora estou com um problema para fazê-la ligar..
enquanto isso vou para outro tópico. hehehe

diogov8
04/10/2014, 12:47
Olá a todos. Aprendi bastante sobre esse motor lendo essas postagens de todos aqui. Estou inclinado a adquirir uma F1000 HSD pelo custo beneficio, para ser usada na fazenda e principalmente pescarias hehe. Mas não tenho certeza ainda.

rfdex
04/10/2014, 19:32
Olá a todos. Aprendi bastante sobre esse motor lendo essas postagens de todos aqui. Estou inclinado a adquirir uma F1000 HSD pelo custo beneficio, para ser usada na fazenda e principalmente pescarias hehe. Mas não tenho certeza ainda.

Vai fundo, mas pegue uma F1000 com procedência, faça boa manutenção e em mecânico que entenda e goste desse motor! Esta é a fórmula. Abraço

rodrigonogueira
12/12/2014, 11:47
ola galera sou novo aqui no pedaço já deixei um tópico o outro dia, aproveitando o assunto sobre a F-1000 hsd XLT fiquei apaixonado pelo carro,macia, ótima para se guiar, mas, as pessoas por aqui falam muito mal, do motor e da caixa qual a opinião de vocês? essa que eu olhei esta com o interior impecável, pintura precisa ser refeita, e aparentemente a bomba e bicos precisam no minimo de uma revisão. e o ar-condicionado esta parado também. pretendo usa-la na fazenda e para laser sera que ela aguenta ou vai ficar dando problema? o cara pediu 33k mas esta muito acima do valor, contando com o que vou gastar acho que só vale 25k, qual a opinião de vocês?

desde já obrigado