Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida para rebocar o vitara 3p com cambão(towbar)

Dioclecio
30/05/2012, 16:03
Olá colegas do forum. Comprei um Vitara 3p Metal Top com roda livre automatica a pouco tempo e tinha intenção de reboca-lo com Motor Home Agrale utilizando towbar quando fosse ao litoral, distancia aproximada de 400 km (vi muitos Vitara com towbar instalado para reboque). Acontece que ao ler o manual da viatura, na pagina 7-7 está escrito "veiculos que não são equipados com roda livre manual somente deverão ser rebocados pela traseira, com as rodas traseiras apoiadas sobre plataforma rodante" :parede:. Ainda bem que não comprei o equipamento antes de ler o manual. Algum colega teria alguma sugestão para reboca-lo de modo seguro que não implicasse em ter que comprar um reboque para um eixo ou até para o veículo todo? :pensativo:

Andrei Hasse
31/05/2012, 18:50
Dioclecio,

Pelo que sei não faz mal algum puchar o vitarinha com RL Auto, pelo cambão. As RL só acionam quando a movimento do diferencial vindo da Caixa/Motor, e ainda só quando esta acionado o 4x4. Pode deixar a T-case em neutro por desencargo de conciencia, e da um Ré antes de engatar no reboque para conferir o desacionamento das RL, Mesmo que elas fiquem acopladas, o maximo que ira acontecer é o diferencial ficar rodando em vão, pois o mesmo não estara engatado internamente na T-Case.

Se tiver errado alguem me corrije por favor.

Abrss

mairo
01/06/2012, 08:04
sim, está correto andrei, que diferença vai fazer o vitara rodando no asfalto empurrado pela tração traseira, ou rebocado pelo cambão, as rodas da frente vão rodar do mesmo jeito, e se tiverem que sofrer interferências vai dar no mesmo! acho que rebocado ainda é melhor, pois vai estar a alavanca de marchas em neutro e tbm a alavanca do 4x4 em neutro!

LeoPOA
01/06/2012, 09:45
Pode rebocar no cambao tranquilo...

No samurai se deixa a t-case em Neutro e o cambio engatado em 2a. No vitara teria que confirmar se é o mesmo procedimento... eu nao lembro.

Abraço

Alessandro.SC
10/06/2012, 18:22
Olá,
Porque deixar a 2a engatada? No meu caso o cambio é do chevette 5m, tbém tenho que deixar a 2a engatada?
Abraços

No samurai se deixa a t-case em Neutro e o cambio engatado em 2a. No vitara teria que confirmar se é o mesmo procedimento... eu nao lembro.

Abraço

LeoPOA
10/06/2012, 18:58
Olá,
Porque deixar a 2a engatada? No meu caso o cambio é do chevette 5m, tbém tenho que deixar a 2a engatada?
Abraços

E ai tche,

No cambio do chevette nao sei qual o procedimento, no cambio original do samurai, é feito isso p/ nao prejudicar a lubrificaçao das engrenagens... Essa informaçao consta no manual do samuca...

Abc

Luciano Nunez
14/06/2012, 13:08

Abraço

Tchê... to curioso tambem para saber o correto.. acredito que engatando segunda deve ficar "pesado" para o carro que puxa.

Elisson
15/06/2012, 16:04
Acredito que o procedimento seja o mesmo. Para testar o funcionamento, coloca a segunda, poe a redução em "N" e tira o pé da embreagem lentamente pra ver se o carro sai do lugar ou sequer tenta. Se não se mover, o procedimento é o mesmo para caixa do chevette, assim acredito.

pedroxaviertf
04/07/2016, 20:34
Olá pessoal. Aproveitando o tópico antigo, pois não consegui achar a informação em nenhum outro, tenho a intenção de instalar o towbar em um Vitara 1997 3p automático (e com roda livre automática) e rebocá-lo em uma S10 nova diesel 4x4. Alguém aqui tem experiência em rebocar um igual?! Basta me certificar do desacionamento da roda livre e colocar tudo em N no Vitara? Alguma dica?

Estou em Belo Horizonte, também aceito sugestões de onde instalar o towbar!

Agradeço desde já. Um abraço a todos.