Conectar

Ver Versão Completa : Turbina do om-364

Sergioporto
28/05/2012, 11:24
Retirei a turbina pois estou tirando motor p/ sanar vazamentos.A turbina é Garret 42/63 e notei que na saida da caixa fria tem óleo,tambem na tubulaçao e entrada do intercooler.Pergunto aos colegas: Este óleo é normal?Nao fumaceia branco,fumaça sempre um pouco marron.Devo mandar substituir reparos e tambem carcaça quente p/ 48?Pelo que já li em vários tópicos enche mais rápido,mas e nas subidas consegue manter rpm?Quanto ao consumo de óleo nao sei dizer pois está vazando muito no mancal traseiro com giro acima de 1.500 rpm.
Que me aconselham?

mecamaniaco
28/05/2012, 13:27
Olá colega, ter um pouco de óleo na saída da turbina é normal sim, só não pode ser muito! Isso acontece geralmente por cavitação (falta de ar na entrada da turbina) fazendo com q ela gire além do limite e/ou a pressão não seja suficiente para ajudar os retentores do eixo!

Quanto a carcaça da turbina, não vale a pena trocar não, a não ser q esteja demorando muito p encher..... A fumaça q sai ao acelerar pode ser filtro de ar sujo, mangueira estrangulada ou uma simples regulagem da BI, mas de certa forma é normal em motores Diesel mecânico!

Fe_jipeiro
28/05/2012, 17:17
Sergio,

Se o oleo nao for em excesso, fique tranquilo...

Com relacao a caixa quente.... eu trocaria para .48 sim.. a diferenca eh grande de desempenho... com a .48, comeca encher perto dos 1300 rpm... e o motor fica muito mais arisco..

Abs..

Sergioporto
28/05/2012, 17:43
Sergio,

Se o oleo nao for em excesso, fique tranquilo...

Com relacao a caixa quente.... eu trocaria para .48 sim.. a diferenca eh grande de desempenho... com a .48, comeca encher perto dos 1300 rpm... e o motor fica muito mais arisco..

Abs..
beleza,está valendo as opinioes.Vou fazer isso,trocar a caixa quente!Nao há sinal de óleo no coletor de admissao.Mais uma pergunta!
Subindo ,esta configuraçao nao deixa cair muito a rpm?Explicando.na atual configuraçao com caixa 63 consigo manter giro alto ou melhor,giro quando começa subida e é muito dificil trocar marcha,mesmo com 5 marchas e pneu 33.Com 48 vai mudar sómente encher mais em baixa?Se for,vai ficar um canhaozinho!!!
Deixa eu abrir meu motor primeiro para ver qual surpresa me espera!heheheehSalientando que motor é turbinado sómente por "cima".
Brigadao turma

Fe_jipeiro
28/05/2012, 17:46
Sergio...

Se vc ja sobe em 5ª marcha, agora com a .48, vai subir em 6ª.. hauhauau... pq em qq marcha, vai aproveitar muito melhor o torque, devido nao soh a turbina começar encher mais cedo, mas ela vai encher mais tb.. rsrsrs.. qual pressao q utiliza hj ?

por exemplo, se vc com a .63 consegue 0.8kg ... com a .48 vc deve chegar perto dos 1.1, 1.2kg com a msm regulagem de BI...

Lembrando que, a .48 nao vai estrangular seu motor... nem em baixa e nem em alta..

Abs...

Sergioporto
28/05/2012, 18:06
Sergio...

Se vc ja sobe em 5ª marcha, agora com a .48, vai subir em 6ª.. hauhauau... pq em qq marcha, vai aproveitar muito melhor o torque, devido nao soh a turbina começar encher mais cedo, mas ela vai encher mais tb.. rsrsrs.. qual pressao q utiliza hj ?

por exemplo, se vc com a .63 consegue 0.8kg ... com a .48 vc deve chegar perto dos 1.1, 1.2kg com a msm regulagem de BI...

Lembrando que, a .48 nao vai estrangular seu motor... nem em baixa e nem em alta..

Abs...
Nao nada que possa medir a pressão atualmente,mas vou colocar vários manometros,tudo mecânico,pressão de óleo,termômetro ,pressão do turbo,pressão de ar pois vou colocar Freio'a ar.
Vamos ver estado do motor agora,vamos ver se agüenta o abraço.Aquele ditado,quem gosta de motorzinho e dentista

marciorank@gmail.com
28/05/2012, 18:24
como posso saber se a caixa quente da minha é 48 ou outra configuração?

Fe_jipeiro
28/05/2012, 18:39
Marcio,

Geralmente. vem gravado o A/R na caixa quente, perto da base que prende no coletor...

Abs..

junior888
28/05/2012, 20:18
fe_jipeiro já canso de me explicar sobre a .48... uhauahuahuaha

marciorank@gmail.com
28/05/2012, 22:32
Marcio,

Geralmente. vem gravado o A/R na caixa quente, perto da base que prende no coletor...

Abs..
blz Fe jipeiro

vou dar uma olhada amanha pra ver se tem gravado alguma coisa

marciorank@gmail.com
29/05/2012, 18:38
Marcio,

Abs..

procurei e achei;

A/R 63 na quente e
turbina master power apl 240 A/R 42.

pergunto Fe jipeiro;
vale a pena trocar o A/R 63 por 48 na sua opinião com esta turbina que tenho?
sabe onde encontro e quanto custa esta caixa quente?

Fe_jipeiro
29/05/2012, 23:34
Marcio,

Com certeza, vale a pena ... com a mudança para .48, vai parecer q trocou de turbina / turbinou seu motor novamente... fica muito mais arisco o motor e mais aproveitoso tb ... Não vai se arrepender ... Igual disse anteriormente, tipo de hj consegue 0.8kg com a .63, somente com a troca, vc deve consegue entre 1 a 1.2kg com a mesma regulagem de débito... enchendo muito mais rápido... e com a .48, deve entrar lá pelos 1300rpm...

Se a sua é APL240, pode comprar essa na SPA: _http://www.spaturbo.com.br/loja//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2083/category_id,466/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,1/

Abs...

junior888
29/05/2012, 23:57
procurei e achei;

A/R 63 na quente e
turbina master power apl 240 A/R 42.

pergunto Fe jipeiro;
vale a pena trocar o A/R 63 por 48 na sua opinião com esta turbina que tenho?
sabe onde encontro e quanto custa esta caixa quente?
Cara, eu trocaria (e vou trocar) pela .48, só nao tive tempo ainda de ir atras. A minha é .64, basicamente igual a sua, e a impressão que tenho dessa turbina é que ela demora muito pra encher, só lá pelos 2500 rpm, e como faço trilha, ela já nao serve, mas na estrada ela vai muito bem.

marciorank@gmail.com
30/05/2012, 07:22
Marcio,

Com certeza, vale a pena ... com a mudança para .48, vai parecer q trocou de turbina / turbinou seu motor novamente... fica muito mais arisco o motor e mais aproveitoso tb ... Não vai se arrepender ... Igual disse anteriormente, tipo de hj consegue 0.8kg com a .63, somente com a troca, vc deve consegue entre 1 a 1.2kg com a mesma regulagem de débito... enchendo muito mais rápido... e com a .48, deve entrar lá pelos 1300rpm...

Se a sua é APL240, pode comprar essa na SPA: _http://www.spaturbo.com.br/loja//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2083/category_id,466/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,1/

Abs...

blz Fe jipeiro

acredito que até vai passar de 1.2kg , pois assim como esta ja chego em 0,9 e bem puchado na
subida vai a 1 kg. Vou cotar na spaturbo,
abraço

Fe_jipeiro
30/05/2012, 14:24
Show de bola !!

não perca tempo, não vai se arrepender ...

Absss

Fband
30/05/2012, 15:07
Fe_jipeiro,
Não entendo absolutamente nada de turbinas, mas acho que a minha turbina está dando pouca pressão.
A turbina é uma APL .42 frio e .48 quente e está dando no máximo 0.7kg pisando até o assoalho da Band. Isso é normal ?
Ou está baixo ?

Abraço

Sergioporto
30/05/2012, 15:27
Nao nada que possa medir a pressão atualmente,mas vou colocar vários manometros,tudo mecânico,pressão de óleo,termômetro ,pressão do turbo,pressão de ar pois vou colocar Freio'a ar.
Vamos ver estado do motor agora,vamos ver se agüenta o abraço.Aquele ditado,quem gosta de motorzinho e dentista
Acabei de abrir o motor por baixo,ou seja,retirei do lugar e tirei o virabrequim.Motor é com GAXETA,perguntei em outro tópico e ninguem conseguiu me informar,estava preocupado porque se fosse rosca sem fim teria que retificar!Nao estava dormindo direito ´so pensando nos $$$$ que ia gastar mas hoje vou tomar umas !!heheheeh
Bronzinamento ainda está no metal branco que eu chamo de amaciamento,mas vou trocar jogo completo.Motor com 170.000 km e tá zero,porisso gosto do MB.Nao vou mexer encima,vou preparar turbina e talvez alguma coisa na injetora.
Hoje durmo sossegado.
Abs

Fe_jipeiro
30/05/2012, 15:30
Fe_jipeiro,
Não entendo absolutamente nada de turbinas, mas acho que a minha turbina está dando pouca pressão.
A turbina é uma APL .42 frio e .48 quente e está dando no máximo 0.7kg pisando até o assoalho da Band. Isso é normal ?
Ou está baixo ?

Abraço

Fband,

Verifica, nessa ordem:

Sistema de admissao (filtro, largura da mangueira ate turbina, etc)
Sistema de exaustão (diametro escape, o abafador tem q ser pra turbo, curvas, cano muito longo, etc)
Regulagem da BI.

Com tudo isso em dia, tem q chegar facil aos 1.2kg..

Abs...

Fe_jipeiro
30/05/2012, 15:32
Acabei de abrir o motor por baixo,ou seja,retirei do lugar e tirei o virabrequim.Motor é com GAXETA,perguntei em outro tópico e ninguem conseguiu me informar,estava preocupado porque se fosse rosca sem fim teria que retificar!Nao estava dormindo direito ´so pensando nos $$$$ que ia gastar mas hoje vou tomar umas !!heheheeh
Bronzinamento ainda está no metal branco que eu chamo de amaciamento,mas vou trocar jogo completo.Motor com 170.000 km e tá zero,porisso gosto do MB.Nao vou mexer encima,vou preparar turbina e talvez alguma coisa na injetora.
Hoje durmo sossegado.
Abs

Opa Sergio ...

Menos mal hein .. faz caprichado q vai ficar zero bala e um trator... ehehehe

Abs..

marciorank@gmail.com
30/05/2012, 18:19
opa Fe jipeiro
por curiosidade; o que significa A/R 63 e A/R 48 na caixa quente, qual a diferença
entre os dois?

abraço

Fe_jipeiro
30/05/2012, 18:29
Marcio,

O A/R, nada mais é que o "tamanho" interno da caixa quente ...

Tem esse material que o nosso amigo Sergio Augusto me enviou outro dia, ilustra bastante o funcionamento... dá uma olhada..

Qto menor a numeração, menor o "espaço" e mais rápida a pegada, ou seja, menor o tão famoso turbo lag ... Porem, o conjunto tem que ser bem dimensionado para não gerar contra-pressão... Para a APL240, a .48 quente fica ideal...

Abs..

marciorank@gmail.com
04/06/2012, 12:30
blz ai fe jipeiro;

estive conversando hoje com o pessoal da spa turbo e eles ma falaram
que se eu trocar a caixa quente A/R 63 por uma 48 eu vou ganhar
mais força em baixa porem vai diminuir minha velocidade final e o
motor vai esquentar mais.
Pelo fato de ele esquentar mais não teria problemas, pois minha band
não esquenta, o que não gostaria era de perder em velocidade final.
Qual sua opinião?

Sergioporto
04/06/2012, 13:22
blz ai fe jipeiro;

estive conversando hoje com o pessoal da spa turbo e eles ma falaram
que se eu trocar a caixa quente A/R 63 por uma 48 eu vou ganhar
mais força em baixa porem vai diminuir minha velocidade final e o
motor vai esquentar mais.
Pelo fato de ele esquentar mais não teria problemas, pois minha band
não esquenta, o que não gostaria era de perder em velocidade final.
Qual sua opinião?
Me falaram a mesma coisa,que a 48 vai restringir saida de gases mas vou apostar.Quanto à temperatura vamos ver pois o meu tem a pá do ventilador de plástico do 1513 e cmo pretendo alongar relaçao acredito que vai ficar bom.

Fe_jipeiro
04/06/2012, 15:03
Marcio / Sergio,

Se fosse motor de alta rotação, eu até concordaria ... mas podem colocar sem medo !!!...

Na config q uso hj, estou com .70fria/.36quente e afirmo q nao segura a velo final. Para a APL240, a recomendada pra band é a .48 quente.

Depois me contem o resultado !

Abs...

Carlo Pecca
04/06/2012, 18:54
Cara!
- ainda coloco uma doideira dessas, deixa chegar o aumento da aposentadoria!!!!
abs a todos

marciorank@gmail.com
06/06/2012, 12:44
Cara!
- ainda coloco uma doideira dessas, deixa chegar o aumento da aposentadoria!!!!
abs a todos

Cara; agora estou em duvidas;
gostaria de aumentar a força da minha band, porem
não posso diminuir a velo final dela que eu acho que
ja é pouca.

abraço

Fe_jipeiro
06/06/2012, 14:20
Cara; agora estou em duvidas;
gostaria de aumentar a força da minha band, porem
não posso diminuir a velo final dela que eu acho que
ja é pouca.

abraço

É só turbinar !!

Abs,

birawc
27/06/2012, 22:57
Boa noite, mandeiinstalar um ma garret 8150 42/48, ficou fantastico e outro carro em todos os sentidos, gastei 1.500,00 instalada, daqui algum tempo vou intercoolar ja comprei o intercooler (VW8150), irei fixar-lo no lugar e posteriormente fecho o circuito.355963355964355965355966355967

maikpenner
16/08/2012, 09:05
Engraçado, todo mundo pede informações, faz, mas ninguém posta os resultados depois. hehehe
Pensando em turbinar a minha Band.

Abraços
Maik

rbata
16/08/2012, 14:34
Engraçado, todo mundo pede informações, faz, mas ninguém posta os resultados depois. hehehe
Pensando em turbinar a minha Band.

Abraços
Maik

Isto é um bom sinal Maik. Se a instalação da turbina fosse algo ruim certamente teria um monte de gente metendo o páu....rs

Vá em frente, vc não se arrependerá, a band se transforma completamente depois de turbinada. Considero que foi um dos investimentos mais úteis que já fiz na band. Pra vc que costuma fazer viagens longas vai ser ótimo.

Eu cheguei a escrever sobre os resultados pós-turbina, não sei se foi no meu tópico ou em algum outro por aqui. Mas em resumo é como se a band original fosse um carro 1.0 e depois da turbina se transforma num carro 1.4~1.6 (não fica mais pedindo marcha em subidas). Isso no caso da minha que é uma turbina pequena e pressuriza em baixa rotação. Tem turbinas maiores que pressurizam num RPM mais alto e dão um pouco mais de potência, acredito que fique equivalente quase a um carro com motor 2.0.

mecamaniaco
16/08/2012, 14:49
Realmente é outra vida, nas subidas de 3º faixa por exemplo é só acelerar e ir "empurrando" os carros de plástico q estão na frente!

Tirando momentos em q é preciso freiar devido a algum bloqueio na pista, vc raramente precisará reduzir a marcha!

Fband
16/08/2012, 15:05
Posso dizer o mesmo da minha Band... mesmo sendo o Om314 e com uma turbina pequena da pra deixar os 1.0's de prástico pra tras.
:bananadança:

Dimasi
16/08/2012, 21:29
A minha tb tá com turbina pequena que amarra em alta, mas começa a soprar muito cedo. Uma retomada em 5a de 80 a 120, antes demorava uma eternidade, agora é só ir acelerando e sentir o motor puxar com vontade.

canzilao
17/08/2012, 00:18
A minha com 364, turbo e relação 12/35 é o bicho, essa semana fui na chacara e como estava sozinho cheguei um pouco o pé, deu 140 de GPS, só me esqueci de olhar no RPM pra fazer a relação.

maikpenner
05/09/2012, 10:52
O meu kit e turbina chegam na semana que vem...
Estou ansioso já pra ver qual é a diferença... hehe

canzilao
05/09/2012, 11:09
E o intercooler Maik ja ta vindo junto ???

maikpenner
05/09/2012, 12:42
Nao canzilao, o intercooler vem em um segundo momento. por enquanto só o kit e a turbina mesmo.

canzilao
05/09/2012, 19:58
Maik um intecooler vc vai morrer em 500 latinhas o do VW8-150, EU mataria a pane de uma vez pois vc vai ter gastos com tubulações e mangueiras e depois vai ter que gastar de novo.
Pense nisso e faça tudo de uma vez, desde que vc não sofra um atentado tbm quando a esposa descobrir o custo da brincadeira rsrs.

Abel Mário
01/12/2012, 10:38
Galera, tenho uma Band 92/93 (OM364), resolvi turbinar meu brinquedo com intercooler. Onde posso encontra o kit completo, e quanto ficaria o prejú?

Dimasi
01/12/2012, 22:41
Na turbo Anhanguera. O Kit com turbina APL e sem intercooler fica uns 2K. Mais uns R$ 500 para refazer o escapamento. Vale cada centavo.
Abs

Julio Militão
02/12/2012, 11:04
Na minha, com OM314, coloquei turbina (.42/.63)e intercooler VW8150. Também troquei o comando de válvula pelo o do OM364 e os pistões de 5 canaletas do motor mercedes 6cc (OM352?). Incluindo um escapamento de 3". Acrescentei dois ventiladores ching ling na frente do condensador do ar condicionado. Estou com pneus 35" e com molas sobre os eixos. Minha Band é curta com cabine e capota de aço, tanque de plástico de 70 litros, com peso total de 1920 Kg.
Seu rendimento é fabuloso. Realmente, só sinto o turbo atuar nas subidas e em rotações mais altas, conferindo segurança nas ultrapassagens. Acredito que, para uso urbano e em trilhas a .42/.48 seria mais apropriada. Em uso misto, urbano/trilhas e expedições, talvez uma .42/.53 caísse bem (não sou expert no assunto).
Estou pensando em trocar por uma .42/.48 para ver como fica.

Abraço a todos.

junior888
02/12/2012, 12:47
minha turbina é uma .42 / .63, e agora vou trocar para a .48, vou trocar os bicos e vou intercoolar, depois posto aqui como ficou...

maikpenner
14/12/2012, 15:15
Olá birawv... a sua turbina está enchendo quanto?
Instalei o mesmo kit ontem.
No inicio estava enchendo no máximo 0,5kg.
Depois abrir a bomba 1,5 volta.
Agora está enchendo 0,7kg.
E está fazendo muito barulho de ar quando começa a encher.
Não sei se está tendo algum vazamento ou puxando ar em falso.
Vou verificar hoje de tardezinha.

Abraço
Maik

Boa noite, mandeiinstalar um ma garret 8150 42/48, ficou fantastico e outro carro em todos os sentidos, gastei 1.500,00 instalada, daqui algum tempo vou intercoolar ja comprei o intercooler (VW8150), irei fixar-lo no lugar e posteriormente fecho o circuito.355963355964355965355966355967

birawc
17/12/2012, 21:16
Ola, estou sem a jabiraca ja fas uns quatro meses, tinha uns vazamentos no cambio e na caixa seca, tinha comprado um cambio de 5m e então aproveitei p/ mecher, como o unico mecanico em minha cidade que meche tava cheio de serviço tive que esperar ele ta mechendo aos poucos fez o motor ta zero tava com fougas nas no girabrequim por isto o vazamento na caixa seca não adiantava trocar os retentores então fiz tudo, aprovetei e mandei abrir os diferencias trocar o que era preciso, tambem ta zedo, instalar o ar condicionado a motecedor de direção e a barra estabilizadora, freios e qt a turbina não sei te dizer pois não tinha instalado o relogio p/ medir, apos intalar a turbina tava andando muito, então interculei e aprovetei p/ fazer a bomba ijetora acreditem nunca tinha sido mexida era original (91) e os bicos tambem, os proprietarios anteriores eram muito relapsos, o mecanico me prometeu ela ate o dia 23/12, vamos esperar, qundo ela ficar pronta te falo +.

Dimasi
17/12/2012, 22:21
Isso que é uma geral. Pena que só vei ficar pronta depois do fim do mundo KKKKKKKKK !

hercilio.neto
17/12/2012, 23:04
Isso que é uma geral. Pena que só vei ficar pronta depois do fim do mundo KKKKKKKKK !

Ouvi dizer que os únicos sobreviventes dessas catástrofes do fim do mundo serão os Toyota Bandeirante.

junior888
18/12/2012, 13:03
Ouvi dizer que os únicos sobreviventes dessas catástrofes do fim do mundo serão os Toyota Bandeirante.
já sobreviveram a tantos "fim do mundo", esse só vai ser mais um.

maikpenner
18/12/2012, 15:16
Blz birawc,

a minha consegui tirar o chiado... era uma abraçadeira mal apertada...
agora abri bem a BI, mas está enchendo no máximo 0,8kg...
dizem que deveria encher 1,2kg, mas acho que talvez o próprio kit esteja restringindo.
Vamos ver se consigo tirar mais alguma coisa dela...

Abraço
Maik

Olá birawv... a sua turbina está enchendo quanto?
Instalei o mesmo kit ontem.
No inicio estava enchendo no máximo 0,5kg.
Depois abrir a bomba 1,5 volta.
Agora está enchendo 0,7kg.
E está fazendo muito barulho de ar quando começa a encher.
Não sei se está tendo algum vazamento ou puxando ar em falso.
Vou verificar hoje de tardezinha.

Abraço
Maik

maikpenner
25/12/2012, 23:07
Para a turma que tem o OM-364.
Onde deixam o cabo do acelerador para não pegar no coletor ou na própria turbina?
O meu eu já usei uma fita hellerman, para afastar um pouco o cabo das partes quentes, mas ele fica muito pesado para acelerar.
Alguma outra sugestão???
Abraços
Maik

thefranca
26/12/2012, 10:33
Olá birawc!

Esse intercooler do VW8-150 é o dos caminhões a partir de 2002??

Abraço!

jmdcoutinho
17/01/2013, 16:14
Pessoal,

Estou querendo turbinar minha band com motor 364 e estou com muita dificuldade de encontrar o Kit para turbinar, só vi na turbos anhanguera. Alguém conhece e tem boas referências? Estava procurando o da ID-italy mas não consigo contato nem com a fabrica nem com representantes comerciais. Alguém pode recomendar algum lugar? A turbina ja tenho uma garrett 42/48.

maikpenner
28/02/2013, 12:34
Olá jmdcoitinho,

eu comprei o meu Kit pro OM-364 na centralturbospr.com.

Abraços
Maik

hercilio.neto
28/02/2013, 18:09
Olá jmdcoitinho,

eu comprei o meu Kit pro OM-364 na centralturbospr.com.

Abraços
Maik

Maik,
Voce interculou?

maikpenner
01/03/2013, 10:25
Olá Hercilio,

Estou andando sem intercooler por enquanto.
Está em minha lista de desejos, mas não é a prioridade no momento, está mais lá pro final.
Enquanto não vem o intercooler, eu conectei o Snorkel, ajudou a puxar ar mais gelado de fora do cofre do motor.
Antes pegava o ar quente de dentro do cofre do motor. Não é a solução, mas ajuda.
O inconveniente é que vaza ruído do motor pelo snorkel (não vejo solução para isso ainda).

Amanhã chega a minha nova hélice de 10 pás feita especificamente pra Toyota, também não é a solução, mas vai ajudar.
Também chegou ontem, mas, ainda não instalei, o meu EGT (Pirômetro).
Assim fica mais seguro de andar sem intercooler, pois posso medir a temperatura dos gases de exaustão.
Qualquer alteração significativa é percebida em questão de segundos.

Rodei os primeiros 5 mil km tranquilos com a turbina.
O ponteiro da temperatura só mexe nas longas serras.
Em esforço contínuo ele sai dos tradicionais 82ºC e vai até 90ºC, mas não passa disso.
Em terreno normal e condições normais de viagem mantém-se sempre nos 82ºC.

Antes eu costumava viajar 80-90 km/h. (por questões de conforto e ruído)
Agora com a turbina é tranquilo manter 90-100 km/h. (a turbina reduziu o ruído do motor e fica mais fácil manter 100 km/h)
Mais pra frente, quero alongar a relação pra poder manter 100-110 km/h com baixo ruído (baixo giro do motor).

A nível de curiosidade, a velocidade agora chega fácil aos 140 km/h (medido no GPS),
mas, obviamente não é uma velocidade recomendada e segura para os nossos bólidos.
Ainda mais com barraca de teto, bagageiro, pneus MUD, etc.
A minha Band é 5 marchas, pneus 33", relação original 10x37 e a BI está limitada em 2.700 rpm.
Ta andando bem, está forte e o consumo não mudou com a turbina.
Na verdade acho que ficou mais econômica, pois passei a andar mais rápido e gastar o mesmo.
Se mantiver a velocidade antiga, ela fica mais econômica.

Acho que é isso.

Abraços
Maik

MarcioNatal
01/03/2013, 11:39
Olá Maik.

Depois diz pra gente como ficou essa nova hélice. Quanto ao EGT, vi um amigo usando dois, um na saída da turbina(20 cm após saída) e outro após o intercooler, na entrada do motor, sabendo assim qual a real temperatura do ar pós turbina esta chegando na máquina.

Quanto a hélice, a Valpec vende para consumidor final? Quantas latinhas foi essa sua?

Um abraço.

Márcio Humberto

maikpenner
01/03/2013, 13:09
Olá Márcio, o importante mesmo é medir o ar que sai do motor. Não sei nem se da pra chegar a medir o ar que entra. Esse EGT dele deve estar lá meio que sobrando mesmo. É porque o EGT só começa a marcar acima de 100ºC, e acredito que o ar não deva entrar muito acima disso. Só em caso de estouro de turbina. Mas nesse caso você logo identifica, mesmo medindo na saída dos gases.

O ar que sai do motor, sai por volta de 300ºC depois da combustão. Se houver algum problema na turbina por exemplo e a mesma estourar mandando o ar quente pro motor, em questão de segundos a temperatura do EGT da saída dos gases vai às alturas.
Pois com ar quente entrando na camera de combustão, o ar da saída fica ainda mais quente. Então, você logo identifica o problema.

Quanto à hélice, eles não vendem para consumidor final, mas perguntaram de onde eu era e entraram em contato com um representante da minha região. Esse representante efetuou um pedido de algumas hélices. Na sequencia me enviaram um e-mail para entrar em contato com o representante. Devem chegar hoje ou amanhã ai eu posto pra dizer se ela realmente veio para o tamanho da Toyota.

Att
Maik Penner

MarcioNatal
02/03/2013, 10:28
Bom dia Maik.

É isso, vira um loop, e a temperatura dos gases aumentando, até derreter/torrar a máquina. O ideal, nesse caso, seria então um EGT com alarme para temperatura ajustável, para evitar surpresas!

Quanto à hélice, vou ficar aguardando a sua avaliação para, se ela for aprovada, correr atras para conseguir uma!

Abs.

Márcio Humberto

maikpenner
02/03/2013, 17:03
Sim Marcio,
se estourar a turbina vira um looping mesmo... mas o EGT marca em questão de segundos, é muito rápido... a medição é instantânea. Se pisar forte, o medidor marca de 150 a 350º graus em 4 ou 5 segundos.
Se você pesquisar, existe Pirômetro com alarme de alerta ajustável para evitar surpresas.

O EGT eu instalei hoje. Os gases estão saindo entre 200 e 300ºC rodando na cidade. Na estrada, andando normal fica entre 300 e 400ºC. Se forçar muito a turbina, andando com ela cheia o tempo todo, ele trabalha entre 400 e 500ºC, o que eu achei muito alto (não sei). Vou ter que avaliar se é excesso de diesel, falta de diesel ou se é só colocar um intercooler mesmo.

A hélice infelizmente não chegou hoje. Liguei na distribuidora e a transportadora ainda não entregou. Estou na ansiedade. Fica pra próxima semana.

maikpenner
02/03/2013, 18:52
Sim Marcio,
se estourar a turbina vira um looping mesmo... mas o EGT marca em questão de segundos, é muito rápido... a medição é instantânea. Se pisar forte, o medidor marca de 150 a 350º graus em 4 ou 5 segundos.
Se você pesquisar, existe Pirômetro com alarme de alerta ajustável para evitar surpresas.

O EGT eu instalei hoje. Os gases estão saindo entre 200 e 300ºC rodando na cidade. Na estrada, andando normal fica entre 300 e 400ºC. Se forçar muito a turbina, andando com ela cheia o tempo todo, ele trabalha entre 400 e 500ºC, o que eu achei muito alto (não sei). Vou ter que avaliar se é excesso de diesel, falta de diesel ou se é só colocar um intercooler mesmo.

A hélice infelizmente não chegou hoje. Liguei na distribuidora e a transportadora ainda não entregou. Estou na ansiedade. Fica pra próxima semana.

Pesquisando, encontrei pouco material a respeito. Mas o ideal é manter os gases (EGT) abaixo de 650ºC.

Aos que não conhecem.

EGT - Exhaust Gas Temperature Gauge (Temperatura dos Gases do Escapamento)
Termopar - É o sensor que mede a EGT
Pirômetro - Instrumento que faz a leitura do sinal enviado pelo termopar e apresenta a temperatura em uma determinada escala.

canzilao
02/03/2013, 21:43
Maik pra efeito de ter uma referencia se é que seja valida, nos motores aeronauticos que funcionam a gasolina o EGT tem pico a 450º, agora a turbina que é a querosene tem pico maximo a 850º e se chegar ai ja era, só outra, e Tº de trabalho de 700º quando exigida em potencia de trabalho, e em rotação de repouso fica em 540ºC.

maikpenner
03/03/2013, 23:18
Hoje dei uma viajada e pude testar o Pirômetro na estrada.
Mantendo uma velocidade constante de 100 km/h o pirômetro indicava temperatura entre 300 e 350ºC, dependendo das circunstâncias da estrada. Apenas em subidas fortes e ultrapassagens é que o pirômetro apresentou temperaturas próximas de 400ºC.
Abraços
Maik

maikpenner
04/03/2013, 17:04
Olá Márcio, chegou a hélice da Toyota Bandeirante com 10 pás.
Vamos aos detalhes:

A medida (diâmetro) é o mesmo da original, então não precisei cortar nada.
Teoricamente seria plug & play, mas nem tudo são flores.
Como a espessura da hélice é menor, é precisei fazer alguns ajustes.
Precisei calçar a hélice para trazê-la mais pra frente.
Tive que usar arruelas entre a hélice e o espaçador da polia, pois as pás estavam pegando no parafuso de fixação da bomba de direção hidráulica. As pás originais tem um corte (inclinação) diferente que desviam desse parafuso, mas as pás dessa hélice são retas na parte de trás, o que fez com que elas pegassem no parafuso.
Para tentar resolver o problema eu coloquei as 3 arruelas atrás da hélice como calço. Acho que ainda não é o suficiente, mas por enquanto ta assim. Consegui afastar um pouco, ainda assim, a hélice ficou passando de 2 a 3mm do parafuso. Espero que não pegue.
O som muda um pouco, o motor parece que "canta" mais, mas, como o motor não é tão silencioso não é tão perceptível.
Realmente a hélice puxa muito mais vento.
Agora só da pra saber dos resultados testando na estrada e nas serras.
Abaixo seguem algumas fotos da instalação.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398554&d=1362424188&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398554&d=1362424188)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398551&d=1362424179&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398551&d=1362424179)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398552&d=1362424182&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398552&d=1362424182)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398553&d=1362424185&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398553&d=1362424185)

Abraços
Maik

Olá Maik.

Depois diz pra gente como ficou essa nova hélice. Quanto ao EGT, vi um amigo usando dois, um na saída da turbina(20 cm após saída) e outro após o intercooler, na entrada do motor, sabendo assim qual a real temperatura do ar pós turbina esta chegando na máquina.

Quanto a hélice, a Valpec vende para consumidor final? Quantas latinhas foi essa sua?

Um abraço.

Márcio Humberto

canzilao
04/03/2013, 21:09
Mike pra ficar bem feito use um tarugo de TECNIL pois assim a helice ficará apoiada em toda a sua base.

MarcioNatal
05/03/2013, 10:11
E ai Maik, bom dia.

Parabéns pela aquisição! Vendo as suas considerações quanto a proximidade das pás da hélice do parafuso/eixo da bomba da DH, lhe pergunto: usou o espaçador recomendado para evitar isso? Se não, é só colocar que esse problema acaba! Além do mais, a hélice fica toda apoiada nele. É fácil de encontrar em qualquer loja que venda material para a linha Mercedes. Se não estou enganado, basta pedir pelo espaçador da hélice na bomba d'água. Parece uma "estrela" com seis pontas!

Agora é só esperar para ver como a máquina se comporta nas retonas e nas subidas das serras! Posta aqui como foi o resultado e suas conclusões. Um abraço.

Márcio Humberto.

maikpenner
05/03/2013, 10:16
Canzilao,

já encomendei o espaçador.
A minha tem o espaçador original, mas para essa hélice parece que não é o suficiente.
Existem espaçadores de medidas diferentes. Vou ver qual será a medida ideal.
Abraço

Maik

Carlo Pecca
05/06/2013, 17:30
Atualizando o tópico, liguei para a Turbo Anhanguera e fui informado que eles estão desenvolvendo um kit para OM364 com intercooler. è previsto para daqui há 60 dias a disponibilidade do novo kit já com intercooler. Atualmente no site só aparece o kit para OM364 sem intercooler e já custando 2k2 de platas.
Abraço a todos.

canzilao
31/07/2013, 22:10
Felippe como vc sempre ta aqui eu vou lhe incomodar com a minha azeitona, o motor dela pelo jeito foi dessa pra outra, e ai to pensando em fazer outro com tudo do bom e do melhor, o meu é 364, dai to pensando em tacar uma K16, bicos especiais, embreagem trabalhada, e esses mimos que fazem a alegria do povão.
Oque vc me recomenda a fazer ja que nesse assunto vc é o Papa da galera.
Minha duvida quanto a bicos especiais é se nao aumenta muito o consumo, e que pistões utilizar, se existe um trabalho especial pra se fazer no cabeçote, e oque mais poderia seri feito pra que ficasse um serviço de prima.
Manda ai as dicas que segunda feira to iniciando a bagunça dpeendendo do que o mecanico me disser de como ficou o motor depois da batedeira.
Eu estive viajando dai nao fiz o pedido daqueles filtros, segunda como acaba todas as viagens vou ver se ainda consigo vaga no transporte pra trazer pra nós.

Dimasi
31/07/2013, 23:24
Elgen,
Pegando dicas do Felippe, vc vai acabar criando um monstro hehehehehe. Mas acho que o seu motor ainda não foi pro saco.

canzilao
31/07/2013, 23:42
Elgen,
Pegando dicas do Felippe, vc vai acabar criando um monstro hehehehehe. Mas acho que o seu motor ainda não foi pro saco.
Dimasi se for apenas a parte de cima eu nao vou achar nada ruim pois viajei nas ferias e o gasto foi enorme, tanto que o Marcelão da matho4wd me perguntou quanto gastei e eu disse que nem faço contas, se fizer nao tem como passear sem esquentar a cabeça.
A bomba d'agua eu sei que ja era, ela nunca vazava e agora ta mijando, quando se abre a tampa do oleo no cabeçote a fumaça ta demais, ta saindo muita mesmo, e ta saindo muita fumaça sei la onde pelo lado esquerdo do motor, deve ser a turbina que morreu, sei la rsrs.
Vamos esperar segunda pra saber oque realmente foi, se ele morreu eu encaixo uma usina de força monstrinho, se nao foi tão grave assim eu faço uma meia sola e vou preparar a turbulenta que esta esperando pra voltar pra casa e precisa rodar logo antes que todo o gasto que fiz a 2 anos vá pro saco por ficar parada.
Vamos ver oque acontece.

Fe_jipeiro
02/08/2013, 18:26
Dimasi se for apenas a parte de cima eu nao vou achar nada ruim pois viajei nas ferias e o gasto foi enorme, tanto que o Marcelão da matho4wd me perguntou quanto gastei e eu disse que nem faço contas, se fizer nao tem como passear sem esquentar a cabeça.
A bomba d'agua eu sei que ja era, ela nunca vazava e agora ta mijando, quando se abre a tampa do oleo no cabeçote a fumaça ta demais, ta saindo muita mesmo, e ta saindo muita fumaça sei la onde pelo lado esquerdo do motor, deve ser a turbina que morreu, sei la rsrs.
Vamos esperar segunda pra saber oque realmente foi, se ele morreu eu encaixo uma usina de força monstrinho, se nao foi tão grave assim eu faço uma meia sola e vou preparar a turbulenta que esta esperando pra voltar pra casa e precisa rodar logo antes que todo o gasto que fiz a 2 anos vá pro saco por ficar parada.
Vamos ver oque acontece.

Elgen,

Você pode mesclar com as peças do OM 364LA e 366LA + jetcooler ... atrelado a uma boa turbina e bicos de maior vazão... a azeitona vai ficar um monstro ... e econômica !

Qualquer coisa, vamos trocando email, pois não estou quase acessando o forum !

Abs

DeMelo
02/08/2013, 21:34
Elgen,

Você pode mesclar com as peças do OM 364LA e 366LA + jetcooler ... atrelado a uma boa turbina e bicos de maior vazão... a azeitona vai ficar um monstro ... e econômica !

Qualquer coisa, vamos trocando email, pois não estou quase acessando o forum !

Abs

Felippe,

É possível transformar um OM 314 em 364 por dentro com todos esses mimos aí?

Fe_jipeiro
03/08/2013, 19:03
DeMelo ...

Eh possivel sim ...

A band Zen do Serjao eh assim....fica muito bom...

Abs

DeMelo
03/08/2013, 20:24
DeMelo ...

Eh possivel sim ...

A band Zen do Serjao eh assim....fica muito bom...

Abs

Bom saber!!! Quando meu motor for para o pau (espero que daqui a muito tempo), vou fazer esse arranjo aí!!!
Depois te mando e-mail sobre a turbina k16.
abçs

birawc
12/11/2013, 16:48
Ola a tds estou com uma duvida, na minha band, ta fazendo uma media de 5,5 a 6 km/l, uso 90 % na cidade, minha configuração e esta..
Band Curta Aço/91
Om 364 zerado com km atual de 5000km.(motor / bomba foram feitos ha 8 meses, bicos novos tb)
Turbina garret 42/48 - interculado
cambio 5m
pneus 31/10,5 r15
Usando somente o diesel S10, também fiz o teste com o diesel comum e foi o mesmo resultado.

Alguma sugestão.

fabiano r
12/11/2013, 17:07
Ola a tds estou com uma duvida, na minha band, ta fazendo uma media de 5,5 a 6 km/l, uso 90 % na cidade, minha configuração e esta..
Band Curta Aço/91
Om 364 zerado com km atual de 5000km.(motor / bomba foram feitos ha 8 meses, bicos novos tb)
Turbina garret 42/48 - interculado
cambio 5m
pneus 31/10,5 r15
Usando somente o diesel S10, também fiz o teste com o diesel comum e foi o mesmo resultado.

Alguma sugestão.

Boa tarde birawc! Cara a minha é OM-314 turbo k16 intercooler cambio sincro 4 marchas pneu 33 e faço 5,5 a 6 km/l na cidade, já fiz de td só falta fazer a bomba (essa não fiz ainda pq um bombista aposentado disse que não tem pq fazer se não falha e sempre pega de primeira até em temperaturas negativas) em compensação a média em estrada de terra e asfalto fica acima de 9km/l o que já bom para mim mas na cidade meu amigo já desisti de tentar melhorar.
Se conseguir o "milagre" me passa a receita por favor. Abraço!

titanium
12/11/2013, 17:21
Vou falar por mim: rodando na cidade, eu (por habito) normalmente piso "fundo" pra tentar melhorar a Retomada da Band.
e olha que a minha NÃO é turbinada (por enquanto)...

Uma Band sem LDA, rodando muito em cidade, deve ser mais beberrona mesmo!
Acho que as bands que têm LDA na BI devem ser mais econômica na cidade.

Mas é só achismo...
Alguém que tenha LDA poderia confirmar????

Abraços

fabiano r
12/11/2013, 17:23
Vou falar por mim: rodando na cidade, eu (por habito) normalmente piso "fundo" pra tentar melhorar a Retomada da Band.
e olha que a minha NÃO é turbinada (por enquanto)...

Uma Band sem LDA, rodando muito em cidade, deve ser mais beberrona mesmo!
Acho que as bands que têm LDA na BI devem ser mais econômica na cidade.

Mas é só achismo...
Alguém que tenha LDA poderia confirmar????

Abraços

Titanium td blz? Explica ai q q é esse LDA q sou meio chucro!

fabiano r
12/11/2013, 17:31
Achei q q é

LDA
O LDA é um corretor de débito de diesel em função da carga de pressão de sobre alimentação do turbo. Ele pode ser adaptado nas bombas do tipo “A”, “P” e “VE” desprovidas da solução. Esta poderá ser uma das saídas para que o motor diminua substancialmente a emissão de fumaça preta e gases po*luen*tes. A inserção em massa do equipamento surgiu nos anos 80.

Bomba alimentadora garante que as galerias internas da linha de injeção da bomba injetora estejam sempre abastecidas

Corregedor de débito (LDA) faz o ajuste fino da quantidade de diesel enviado pela bomba ao motor

Funcionamento: O LDA é responsável pelo ajuste fino de débito em acordo com a condição de uso do veículo. Ex: Imagine um caminhão carregado em um aclive. Nesta condição o condutor deverá “afundar o pé” para vencê-lo e o LDA permitirá o envio da quantidade de diesel necessária.

Agora imagine que o aclive se foi e uma longa planície toma conta da estrada: Nesta situação, mesmo que o condutor esteja com o “pé na tábua”, o LDA limitará o envio de diesel, pois não haverá a necessidade de débito máximo nesta condição.

Fala essas coisas a gente já fica tendo idéia.. será q tenho será q dá para adaptar afffffffffffffff..............

titanium
12/11/2013, 17:45
Pois é Fabiano,

E aproveitando essa sua descrição wikipediana, é que afirmo que esse "Controle de Débito de Diesel" que a LDA faz quando o pé ta embaixo, PODE (ACHO) causar esse consumo a mais de nossas Bands que NÃO tem a bendita!
rsrsrs..

Eu não tenho e o meu mecânico botou banca pra instalar... cobrou 700 pratas e eu já tenho tanta coisa pra fazer, que acabei desistindo..
heheheh

Vou preferir Valvular meu Pé, que sai mais barato!
kkkkkkkkkkkk
:mrgreen:

fabiano r
12/11/2013, 17:54
700 pratas de diesel dá p rodar um bocado rsrs ou fazer algum up. Vou procurar saber mais sobre o assunto! Estou esperar o feriadão de final de ano para ir até uma cidade vizinha q tem um oficina conceituada e trabalham com BI para ver o que eles dizem pois eu ando muito na cidade uso a band no dia dia e esse tanquinho da 40 e tantos litros seca toda a semana isso quando não faço nenhum passeio dai chegar lá encher o tanque fazer as contas 5,5km/l dá uma dó! rsrs Abraço!

titanium
13/01/2014, 13:49
Alguém sabe o tamanho da hélice (diâmetro) da toyota ????
Estou tentando procurar aqui em Brasília mas ta dificil!!
Encontrei um cara que vende uma helice 10 pás que NÃO É Valpec... então ele não sabe dizer qual a aplicação dela só o tamanho e que é pra motores mercedes com polia de 6 furos..

Sergioporto
13/01/2014, 14:43
Alguém sabe o tamanho da hélice (diâmetro) da toyota ????
Estou tentando procurar aqui em Brasília mas ta dificil!!
Encontrei um cara que vende uma helice 10 pás que NÃO É Valpec... então ele não sabe dizer qual a aplicação dela só o tamanho e que é pra motores mercedes com polia de 6 furos..
Coloquei de plástico que é usada no caminhao com o motor 352.Tive que cortar um pouco na ponta para nao pegar no defletor mas já vi por aqui que encontra para Toy,nao sei se é a mesma do caminhao pequeno (709/710.)

titanium
13/01/2014, 15:31
Pois é Sérgio! Encontrar encontra... em qualquer cidade normal, menos em Brasília (que é um interior com cara de moderninho) rsrsrs

O código valpec da helice 10 pas especifica pra toyota é a V956!
Mas o problema é que o camarada lá não tinha nada da valpec, mas tinha de outra marca... aí só conseguiu tirar a medida do diâmetro, que tem 520mm (52cm)... será que dá???

A original de aço tem 340mm... mas ela realmente é pequenina..

Valeu!
Abraços

Sergioporto
13/01/2014, 17:43
Vou aproveitar que radiador está fora do lugar e amanha de manha eu meço e coloco aqui as medidas .Bem entendido que cortei um pouco das pontas.

Sergioporto
13/01/2014, 17:53
Titanium ,medi agora !Na minha está com 46,5 cms depois de cortada um pouco as beiras,podia ter deixado um pouco maior,entao acredito que esta que tu viu,de 52 cm dê mas aconselho à cortar um pouco para evitar que casual deslocamento lateral do motor venha à afetar a helice.

titanium
13/01/2014, 19:29
Titanium ,medi agora !Na minha está com 46,5 cms depois de cortada um pouco as beiras,podia ter deixado um pouco maior,entao acredito que esta que tu viu,de 52 cm dê mas aconselho à cortar um pouco para evitar que casual deslocamento lateral do motor venha à afetar a helice.

Poxa Sergio, VALEU!
Vou comprar essa helice então.. está custando 40 reais.. acho que esta num bom preço! então compro logo 2! hehehe
VAI QUE uma resolve quebrar, não é!?

Muito obrigado!

Forte abraço!

CAPT GOTTLIEB
05/04/2014, 16:32

Hercílio, boa tarde!
Desde ontem meu Jipão está turbinado (Biagio TUNA10 .42.48), sem intercooler. Ficou um rojão e até dá um pouco de medo, pois o veículo não é para alta velocidade. Continuo dirigindo como antes, mas nas ultrapassagens eu baixo a bota e ele corresponde. Ficou tão potente que sinceramente não vejo necessidade de intercooler. Soldei um bujão de uma polegada no novo cano de descarga, mas prefiro deixar fechado, pois o barulho me incomoda. Abraços,
Capt. Gottlieb

457974 457975 457976 457977

fabiano r
05/04/2014, 21:30
Hercílio, boa tarde!
Desde ontem meu Jipão está turbinado (Biagio TUNA10 .42.48), sem intercooler. Ficou um rojão e até dá um pouco de medo, pois o veículo não é para alta velocidade. Continuo dirigindo como antes, mas nas ultrapassagens eu baixo a bota e ele corresponde. Ficou tão potente que sinceramente não vejo necessidade de intercooler. Soldei um bujão de uma polegada no novo cano de descarga, mas prefiro deixar fechado, pois o barulho me incomoda. Abraços,
Capt. Gottlieb

457974 457975 457976 457977

Boa noite Capt parabéns pelo up na band diesel sem turbo é soda rsrs, quanto ao intercooler não pense apenas na potência, com ele vai ter economia também.

hercilio.neto
06/04/2014, 02:22
Hercílio, boa tarde!
Capt. Gottlieb

457976

Capt,

Parabéns.
Os dutos ficaram bem alojados, a instalação ficou muito boa.
O escapamento ficou direto, ou está com silencioso?

Vi nas fotos que a sua bateria está no cofre do motor.
Quando puder, poste fotos da adaptação do suporte. Pode ser útil para quem quiser esse formato.

Um abraço.

antonio umino
07/04/2014, 09:24
falando em intercooler....
Vcs que têm Band... deve ter reparado que quando está frio, o motor parece ter mais força, e na estrada rende bem..
E nas horas quentes, a viatura parece não ter rendimento...
Por fim com o radiador de ar o motor deve dar mais rendimento...
abçs

CAPT GOTTLIEB
07/04/2014, 17:54
Capt,

Parabéns.

Quando puder, poste fotos da adaptação do suporte. Pode ser útil para quem quiser esse formato.

Um abraço.

Hercílio, boa noite! O escapamento foi trocado para 2,5 polegadas e optei por colocar um silencioso (marmita), porém coloquei um bujão de 1 polegada antes da marmita. E assim quando quiser posso deixar o escapamento mais aberto. Mas eu e minha mulher achamos que o ruído aumenta muito e no dia a dia deixamos o bujão fechado. Mas numa viagem longa acho uma boa deixar o bujão aberto e permitir que o turbo trabalhe mais livre.

O filtro de ar era a óleo e foi trocado pelo filtro seco do caminhão 608. Como precisou ser reposicionado deu espaço para a bateria. A bomba da caixa de direção hidráulica também foi recolocada do mesmo lado do filtro de ar e bateria, pois para instalar a turbina foi necessário obter mais espaço.

CAPT GOTTLIEB
07/04/2014, 18:01
Medi agora mesmo e fez 305 Km com 36,5 litros de diesel (8,3 Km/l). Sem o turbo fazia 8 Km/l... então não mudou quase nada, mas agora anda uma barbaridade! O Jipe Toyota Band pode e deve ser definido antes e depois do turbo, pois torna-se outro veículo.

Dimasi
08/04/2014, 03:41
falando em intercooler....
Vcs que têm Band... deve ter reparado que quando está frio, o motor parece ter mais força, e na estrada rende bem..
E nas horas quentes, a viatura parece não ter rendimento...
Por fim com o radiador de ar o motor deve dar mais rendimento...
abçs

O principio é esse mesmo. Ar mais frio é mais denso = + 02 disponivel para queima.

antonio umino
08/04/2014, 13:12
Radiador de ar...
Quiz dizer. Intercooler....
Acho que mesmo com o motor sem a turbina, Maçarico como dizem,
Com Intercooler. até que aumentaria o rendimento..
Pois tenho caminhão MB... 1113,d maçarico original... e em viagem de madrugada, quando frio, o caminhão rende pra caramba, e nos dias quentes, parece que perde rendimento....
abraços..

mecamaniaco
08/04/2014, 15:04
Radiador de ar...
Quiz dizer. Intercooler....
Acho que mesmo com o motor sem a turbina, Maçarico como dizem,
Com Intercooler. até que aumentaria o rendimento..
Pois tenho caminhão MB... 1113,d maçarico original... e em viagem de madrugada, quando frio, o caminhão rende pra caramba, e nos dias quentes, parece que perde rendimento....
abraços..

Antonio, sua sensação de força quando o tempo está frio está correta sim, mas o uso do intercooler em motor aspirado (maçarico) é inútil, pois diferentemente do motor turbo, no motor naturalmente aspirado o ar admitido já esta na temperatura ambiente, ou seja, não há necessidade de resfriamento do ar aquecido por decorrência da compressão. A eficiência do intercooler ar/ar sempre será menor que 1, ou seja, o ar de dentro chegará no máximo a temperatura externa, não havendo qualquer vantagem no seu uso em motores sem sobrealimentação.

Uma solução para essa queda de rendimento seria a instalação de um "kit cold air intake", o qual capta o ar de fora do cofre do motor, geralmente bem mais frio que o ali encontrado.

CAPT GOTTLIEB
11/04/2014, 21:53
Capt,

Parabéns.

Um abraço.

Hercílio, aqui estão as fotos da instalação da bateria no cofre do motor. Foi usada uma chapa de ferro como berço e duas cantoneiras soldadas. Estas foram fixadas na carroceria com dois parafusos. Usei dois para fusos longos para fixar a bateria no berço de ferro. O apoio ficou bom e firme. Como dizem os chineses, uma imagem vale mais do que mil palavras.

459025 459026 459027 459028 459029

hercilio.neto
11/04/2014, 22:21
Valeu Capt.

No "Intrépido" eu tinha a bateria embaixo do banco do motorista. Era muito ruim, toda vez que precisava mexer na bateria era necessário remover o banco. E ali era um lugar que entrava pó e barulho.

No "Imortal" a bateria fica no cofre, mas quando eu comprei não tinha o suporte. A bateria estava solta no assoalho do banco traseiro. Deu trabalho pra achar o suporte original e foi caro. Por sorte achei aqui em Campinas mesmo, com o Virgílio da Tor Off Road.

Parabéns, a sua solução é bem interessante, uma vez que o peso da bateria fica distribuído entre a parede corta-fogo e a haste do paralama.

O que fez com o lugar original, fechou ou aproveitou de outra forma?

CAPT GOTTLIEB
11/04/2014, 22:26
Boa noite Capt parabéns pelo up na band diesel sem turbo é soda rsrs, quanto ao intercooler não pense apenas na potência, com ele vai ter economia também.

Fabiano, agradeço suas palavras. Há um pequeno erro nas fotos e já corrigi. A turbina é .42.63 e não .42.48. Por enquanto não penso em colocar um intercooler, pois o Jipe ficou tão potente que até dá um pouco de receio pilotá-lo. É só pisar um pouco e logo chega aos 100 Km/h! Mamma mia! Con questa turbina la jeep Band si ha trasmutato in altra machina!

Sérgio Bambirra
11/04/2014, 22:39
Capt, uma dúvida: esta travessa não corre o risco de encostar nos bornes fechando curto circuito não?

Sds.

CAPT GOTTLIEB
11/04/2014, 22:44
Valeu Capt.

No "Intrépido" eu tinha a bateria embaixo do banco do motorista. Era muito ruim, toda vez que precisava mexer na bateria era necessário remover o banco. E ali era um lugar que entrava pó e barulho.

No "Imortal" a bateria fica no cofre, mas quando eu comprei não tinha o suporte. A bateria estava solta no assoalho do banco traseiro. Deu trabalho pra achar o suporte original e foi caro. Por sorte achei aqui em Campinas mesmo, com o Virgílio da Tor Off Road.

Parabéns, a sua solução é bem interessante, uma vez que o peso da bateria fica distribuído entre a parede corta-fogo e a haste do paralama.

O que fez com o lugar original, fechou ou aproveitou de outra forma?

Hercílio, quando comprei o Jipe a Bateria já estava no cofre do motor, porém na frente, onde agora está o filtro de ar. Na verdade fizemos uma troca de lugar. A bateria foi para trás e o filtro de ar vei para frente.

Era assim: 459036 E ficou assim: 459037

CAPT GOTTLIEB
11/04/2014, 22:52
Capt, uma dúvida: esta travessa não corre o risco de encostar nos bornes fechando curto circuito não?

Sds.

Sérgio, esta possibilidade é muito remota, pois sob a haste (travessa) metálica há uma borracha de pneu e os parafusos grandes estão bem apertados e não permitem nenhum jogo na bateria. Porém se os parafusos não fossem bem apertados a bateria poderia dançar no berço e haveria risco de curto. Mas se você mesmo assim tiver receio, pode encapar a travessa com um pedaço de mangueira e tudo ficará isolado. Abraços.

Sérgio Bambirra
11/04/2014, 23:01
Ok Capt,

É que vibração e trepidação não costumam faltar em nossas bands, e aí a chance dos parafusos afrouxarem deixa de ser tão remota... Mas tem razão, basta dar uma isolada com uma mangueira, a ideia é boa. Grato.

Abs.

T.Azevedo
02/03/2015, 23:25
Blz birawc,

a minha consegui tirar o chiado... era uma abraçadeira mal apertada...
agora abri bem a BI, mas está enchendo no máximo 0,8kg...
dizem que deveria encher 1,2kg, mas acho que talvez o próprio kit esteja restringindo.
Vamos ver se consigo tirar mais alguma coisa dela...

Abraço
Maik

Maik boa noite.
Meu motor está rendendo muito parecido ao seu. Antes maximo de 0,5 kg.
Hoje fui no bombista e regulou uma volta a mais apenas pra teste. E foi a 0,7 sem fumaça nenhuma. Ficou bem mais solto e em 4 marcha com uma retomada boa.
494242494243

A minha duvida é qual foi a regulagem dessa segunda mexida sua que você comentou?

O bombista indicou tentar na bancada regular a BI com a vazão do 914. Mas que só ficaria igual com LDA.

Foto antes e depois.

luizfernando05
05/03/2015, 17:06
alguem ja utilizou a turbina biagio? sabe se ela presta? to precisando trocar a da minha ranger 2.8

Kraken_DAGG
20/03/2015, 21:02
Senhores, boa noite... Estou pesando em pendurar uma turbina no kraken ( release the kraken rsrsr) mas tenho algumas dúvidas.
1- todos do tópico apenas penduram a turbina ou fazem tb alguma alteração de cilindro ou biela ou esmo virabrequim?
2 - instrumentos a ser considerados pirometor e manômetro apenas ou tem mais algum?
3 - consumo de óleo. O meu Om364 consome algum óleo ( nada fora do normal - tem 750.000km) TEnho medo de piorar está situacao
4- estou com hélice de 8 pás. Preceitos considerar a de 10?
5- alguém indica algum lugar bom no rio que venda e instale ou, compro separadamente e caço o,marquinho de Friburgo?
6- precisaram fazer alguma alteração no FREIO? Atualmente estou com o original a disco na dianteira e tambor na traseira. Freio a ar.
Esse carro significa muito para mim e não gostaria de estar "comprando problemas".
obrigaod pessoal e conto com a ajuda de vcs.
abs
antonio
Ps Motor om364

nirlei
21/03/2015, 10:09
1) Se for para uso comum, dentro da normalidade, geralmente só turbinar resolve. se quiser potência (o que não é o caso do Bandeirante), pode-se preparar o motor "por dentro";
2) Considero os dois instrumentos importantes;
3) Aí que eu acho que o bicho vai pegar. O motor já está bem rodado. Se turbinar com essa km, vai diminuir o restante da vida útil. Melhor retificá-lo e, já que, prepare-o por dentro para o turbo;
4) A minha viatura, com turbo, A/C e hélice de alumínio de 8 pás, não esquenta nada acima do normal;
5)
6) O turbo não vai aumentar a velocidade da Band. Só vai manter uma velocidade de cruzeiro constante
e uma melhor retomada. Quando der, instale discos na traseira também.

Isso na minha humilde opinião. Vale a pena turbinar com certeza! Terá ainda mais prazer ao andar de Bandeirante. A minha não é um canhão. Viajo a 100/110 km/h de boa, com uma sobrinha ainda caso necessite.

Grande abraço e boa sorte na empreitada!!!

Sergio c
22/03/2015, 10:20
Na minha opinião, turbina e vai até onde vai com esse motor, depois retifica ele e já faça alguma melhorias internas e aí terá motor p você, filhos e talvez p netos heheheh.

Zé Luis da Jurema
08/05/2015, 14:17
Para a turma que tem o OM-364.
Onde deixam o cabo do acelerador para não pegar no coletor ou na própria turbina?
O meu eu já usei uma fita hellerman, para afastar um pouco o cabo das partes quentes, mas ele fica muito pesado para acelerar.
Alguma outra sugestão???

Abraços
Maik

Estou com este mesmo problema, onde deixo o cabo do acelerador pra não pegar no coletor ou na turbina, já estou até andando com cabo reserva, pois já se foram 4

Aguardo sugestões

Fband
08/05/2015, 15:19
Sugiro revestir o coletor com a fita termotape, acho que vai resolver.

Na minha Bandeirante eu revesti com o termotape logo após a turbina até chegar no assoalho. É possível pegar no termotape mesmo depois de muito tempo rodando. Ele consegue isolar muito bem o calor.

Abs

Ohlsen
10/08/2015, 21:20
Boa noite, turma da Bandeirante,

Gostei bastante desse topico, apos ver o titulo, li todas as paginas e, sinceramente, aprendi bastante - LDA, pirometro, .48, .63, ..... etc. Foi bem tempestivo, faz tempo que penso em turbo e intercooler e esta chegando a hora. Depois do servico na oficina em que esta, vai para o conserto do ar, acho que o compressor nao tem defeito, minha questao eh como vai ficar as saidas do ar, nao gosto daquele bicho embaixo do porta luva. Antes eu consegui adapta-lo no centro do painel cortando a parte do cinzeiro e do radio, tive que afundar a flandagem pro lado do motor. Deu certo, nao atrapalhou a passagem das marchas e o visual ficou bom, o unico defeito foi o mecanico que instalou a caixa de saida do ar, fez um servico de bebo com ressaca, as pressa e de qualquer jeito, o importante pra ele era "tomar uma logo, pra adocar o bico e espalhar o sangue".

So vi o servico dele depois que a caixa comecou a inclinar. Inclinou pq o fela pendurou a caixa furando e parafusando suas laterais, pendurando a outra ponta da haste de metal que usou como suporte, em qualquer lugar. Com a constante trepidacao a caixa acabou quebrando. So uma nova agora. Nao acompanhei o servico pq tinha q trabalhar e por fora, na hora, nao deu pra ver. Acho que a caixa deveria ter sido envolvida em um tipo de grade, com 4 barras de aco fino, paralelas e cruzadas, duas a duas, e dobradas conforme o tamanho da caixa, depois encontrava um lugar pra fixa-la.

Na viatura de um amigo ele embutiu a caixa atras do porta luva, so deixou a tampa de enfeite, perdeu o espaco do porta luva mas ficou com um bom servico: nao sei como, mas ele conseguiu fazer duas saidas no painel, pra motorista e passageiro, e duas atras, na parte detras das laterais do console, entre o banco do motorista e do passageiro, voltadas pros ocupantes do banco trazeiro. Achei interessante e vou fazer igual, so que vou colocar a caixa no centro do painel, como fiz anteriormente pra nao perder o espaco do pota luva, orientando ou acompanhando o servico, com outro mecanico, que nao beba.

Depois vou ler novamente este topico pra fazer o servico do turbo e do intercooler. Pra mim vai ser bom os dois, pelo que li. Ou devo primeiro fazer o servico da instalacao do turbo e do intercooler?

Se puderem me ajudar, aceito, com satisfacao, as sugestoes, experiencias e conhecimento que notei nos participantes deste forum. A unica coisa que eu sabia a respeito do turbo e do intercooler eh que servem pra aumentar a potencia e o desempenho. O intercooler como "ar condicionado" do motor; que o turbo jogava mais ar no cilindro pra manter o equilibrio da mistura na hora da aceleracao; que o intercooler esfriava o ar, diminuindo sua densidade e mais volume pro turbo etc. Nao sabia nada sobre filtro de ar, BI, LDA, cabo do acelerador, escapamento, chiclete ou fita nao sei de que ... etc. Venho pesquisando sobre esse assunto desde que ouvi a expressao "turbinar por dentro e por fora". O que significa isso EXATAMENTE? Quais servicos devo fazer e quais pecas devo mudar, instalar, aumentar, diminuir, ..., melhores marcas, onde comprar etc., enfim, pra turbinar por "dentro e por fora"?

Conheco bebo de longe (tambem bebia e sei do que a cachaca eh capaz), e nao vou colocar o carro na mao de um novamente, mas pode acontecer coisa pior, um mecanico malaca explicando pro cliente abestado os mil e um "servicos que devem ser feitos" e as mil e uma "pecas que devem ser trocadas".

Pensei em pecas e servicos originais da MB, alguem pode me dizer alguma coisa a respeito?

Antecipadamente, agradeco.

Att. Ohllsen

Dimasi
11/08/2015, 05:58
Turbinar por dentro, significa preparar o motor para receber a turbina. Basicamente consiste em instalar o "jet cooler" que é um jato de óleo na parte inferior dos pistões e trocar os pistões e comando pelos do OM 366 se não me engano. Mas se seu motor estiver bom e não quiser montar um foguete, não precisa mexer por dentro.
Abs

Ohlsen
11/08/2015, 12:44
Turbinar por dentro, significa preparar o motor para receber a turbina. Basicamente consiste em instalar o "jet cooler" que é um jato de óleo na parte inferior dos pistões e trocar os pistões e comando pelos do OM 366 se não me engano. Mas se seu motor estiver bom e não quiser montar um foguete, não precisa mexer por dentro.
Abs

Valeu Diamasi,

Nao sei dizer se o motor esta bom, comprei a base de troca, o antigo era om 314, 1976, e este eh om 364, se nao me engano, 1992. Se for 1992 mesmo, sao 23 anos de trabalho. Eh um bom tempo a ser considerado, mesmo em se tratando de um MB.

Esta funcionando bem mas nao sei dizer se esta bom, ainda falta umas coisinhas na parte eletrica, colocar alguns itens obrigatorios que o detran nao dispensa etc., por isso andei muito pouco nela, levei de uma oficina pra outra, so isso. Pouca coisa pra fazer uma avaliacao.

To afim de mandar abrir o motor, verificar o interior pra ver se esta tudo em ordem e, se tiver alguma coisa pra fazer, faco logo, e aproveito pra turbina-lo por dentro. Como nao sei como esta o motor, se proprietario(s) anterior(es) ja fizeram retifica, trocaram pecas etc. acho que eh uma boa ideia, porque, quando estiver pronto, ja vou saber com que motor estou andando, nao vou ter supresa, espero servico bem feito, e nao vou ficar rodando o tempo todo na duvida sobre a real condicao do motor; a partir dai, fazer a manutencao como manda o manual. Surpresa pode sair mais caro! O que voce acha?

Jet cooler eh uma peco ou aparelho que devo cotar junto com as outras pecas, eh isso mesmo que entendi?

E quanto ao turbo e intercooler originais da MB?

Falta pouco pra termina-la, praticamente so o ar condicionado, capotaria completa e uns servicinhos na parte eletrica e acessorios. Depois disso da pra andar nele um tempo, ate me capitalizar pro turbo e intercooler.

Nao to afim de um foguete, nao sou de correr muito, praticamente o limite estabelecido pra estrada, mas um motor potente quando precisar e confiavel pro que der e vier.

Ate mais e obrigado pela atencao.

Dimasi
12/08/2015, 04:55
Ohlsen
Vc conhece o Jojó / Bandoleiros aí de Fortaleza ?

junior888
12/08/2015, 19:51
Estou com este mesmo problema, onde deixo o cabo do acelerador pra não pegar no coletor ou na turbina, já estou até andando com cabo reserva, pois já se foram 4

Aguardo sugestões
Na minha eu tinha o mesmo problema, o cabo estourava e o acelerador era duro, agora estou usando o cabo das mais novas com motor 14b, pois o cabo é maior... Nunca mais tive problemas.

Ohlsen
13/08/2015, 19:41
Ohlsen
Vc conhece o Jojó / Bandoleiros aí de Fortaleza ?

Boa noite, Dimasi,

eu conheci muita gente do Bandoleiros aqui de Fortaleza, pessoal gente boa, na minha agenda de telefone ainda tenho alguns contatos da turma, mas fui a poucas reunioes. Nao lembro desse nome (apelido), me afastei do grupo quando parei o carro. Estava dando muitos problemas e me deixando no prego.

O carro ficou parado uns cinco anos mais ou menos, voltei a fazer alguma coisa nele no primeiro semestre de 2013, falta pouco pra acabar.

Se souber o nome dele, pode ser que eu conheca. Na oficina onde desmontei e montei o carro em 2013, tenho quase certeza que os mecanicos conhecem. Quando for pra aqueles lados, vou dar uma passada la e perguntar.

Nao tenho certeza mas acho vi o nome (apelido) dele em umas fotos de um passeio que tres colegas de bandeirante fizeram pros lencois Maranhenses. As fotos ficaram exposta numa loja de auto pecas muito conhecida por aqui, a KRM, que, antes da abertura das importacoes. so vendia pecas pra toyota bandeirantes. Quando passar por la pergunto.

Abracos.

Dimasi
17/08/2015, 18:44
Jojó = Henrique Valle. Tem uma band de fibra amarela e vai sempre pros lados dos Lençóis. Eu mesmo fui com ele em 2012 e 2013.

Ohlsen
20/08/2015, 21:37
Jojó = Henrique Valle. Tem uma band de fibra amarela e vai sempre pros lados dos Lençóis. Eu mesmo fui com ele em 2012 e 2013.
Eu sei qual eh a band, devo conhece-lo de vista e conversado poucas vezes, mas no tempo que eu ia as reunioes dos Bandoleiros, faz muito tempo. Pelo apelido eh mais facil. Vou perguntar ao Ze Maria, da KRM, com certeza ele conhece.

Ele vendeu a band? Vi uma igual em uma revenda.

Abs.

Dimasi
21/08/2015, 09:29
Aquela ele não vende e não empresta.

Ohlsen
22/08/2015, 11:26
Aquela ele não vende e não empresta.
Vou ver se entro em contato com com ele, talvez ele possa me dar umas dicas.

Valeu Dimasi,

Mauricio Soriano
22/05/2016, 17:42
A minha é OM 364 original e faço medido já três vezes o seguinte: Na cidade 10,5 e na estrada 12,3 com diesel 500( comum)

Boa tarde birawc! Cara a minha é OM-314 turbo k16 intercooler cambio sincro 4 marchas pneu 33 e faço 5,5 a 6 km/l na cidade, já fiz de td só falta fazer a bomba (essa não fiz ainda pq um bombista aposentado disse que não tem pq fazer se não falha e sempre pega de primeira até em temperaturas negativas) em compensação a média em estrada de terra e asfalto fica acima de 9km/l o que já bom para mim mas na cidade meu amigo já desisti de tentar melhorar.
Se conseguir o "milagre" me passa a receita por favor. Abraço!

Gile pvh
10/01/2020, 20:43
Gostaria de experiencia do pessoal sobre qual turbina usar?

Estou de olho para comprar uma bandi curta lata aqui em RO até o fim deste ano de 2020 se Deus quiser preferencia OM364 mas se pintar outro motor também pego depende mais da lataria.

_Mas eu gosto de turbina cheia já em 1000 RPM igual as triton pode estar de 4° em 1100 RPM que se aperta o pé agente cola no banco, pois bem quero que fique assim com muito torque na baixa muito mesmo do tipo que de terceira se arrochar o pé de 40 arrasta pneu, pois quero usar o carro para supermercado levar e buscar crianças na escola, entrar em cruzamentos movimentados aqui em POrto Velho, também BR e estrada de chão, DEIXO BEM CLARO que não gosto de RPM alta ou seja na BR pretendo alongar a transmissão até onde for necessário para andar em baixa RPM na Rodovia, quem sabe 5 marchas overdriver.

Aguardo as dicas dos mais entendidos no assunto

Sergio c
11/01/2020, 10:20
Para ter uma turbina forte em baixa tem de ser pequena, assobia já na lenta hehehe, mas o motor fica um pouco mais fraco em altas rotações. Uma turbina que faria essas duas funções seria a eletrônica TGV(turbina de geometria variável), forte em baixa e tb na alta, mudando a geometria das palhetas internas.

Gile pvh
11/01/2020, 12:17
NO caso como turbina precisa de manutenção a cada x anos acredito que seja mais robusto uma não variável, falo isso pois olhei o preço dela no MercadoL e não é tão mais cara mas toda manutenção no turbo se ficar caro ai é ruim

Gile pvh
11/01/2020, 12:18
Esta questão de andar na BR não tem como descontar com um cambio com a 5° longa?

Gile pvh
11/01/2020, 12:20
Porem estou aqui justamente para ouvir opnioes e dicas, estou aberto a sugestões , Qual é o conjunto de turbo ideal para minha necessidade? aqui onde moro em Porto Velho ainda não conheço uma oficina especializada que faça o serviço no gosto do cliente

Gile pvh
11/01/2020, 12:37
Estes tempos coloquei uma T2 em um F4000 FTO e o danado tinha muito torque porem na BR quando chegava em uns 80 não tinha mais folego.

Eu ja li muito aqui sobre isso mas não achei alguém com o mesmo gosto que eu que tenha uma receita de qual conjunto usar?

Sergio c
11/01/2020, 18:56
Falam bem da Borg W. K16. Na minha band tem originalmente uma turbina pequena, não sei os números das partes quente e fria. Mas o turbo enche logo e como não carrego peso, em alta a força do motor e do volante dele mantem a rotação em alta tb. Patina a embreagem mas o motor não arrega. Vamos esperar alguém que usa a K16 p ver a opinião.