PDA

Ver Versão Completa : Fumaça quando se dá a partida



tavio_g
28/07/2005, 22:13
Pessoal, notei que quando vou dar partida no jeep sai uma fumaça branca quando ele pega, depois não sai mais nada.
Realmente não tem que sair pois fiz o motor dele recentemente (OHC).
Pergunto o que pode ser!?
Algum excesso de gasolina???
Óleo? mas pq só na partida!?

Obrigado

Abraços

Otávio

Scacca
29/07/2005, 10:25
Cara, segundo todo dono de motor antigo isso é normal.

Mas se não continuar saindo fumaça blza. Fica tranquilo

[]'s

Elmer_Jeep
29/07/2005, 10:39
Pessoal, notei que quando vou dar partida no jeep sai uma fumaça branca quando ele pega, depois não sai mais nada.
Realmente não tem que sair pois fiz o motor dele recentemente (OHC).
Pergunto o que pode ser!?
Algum excesso de gasolina???
Óleo? mas pq só na partida!?

Otávio

Fumaça branca = Òleo
Fumaça preta = Excesso de combustível.

Em motores recém recondicionados é normal, o problema seria se tivesse fumaçando durante o funcionamento do motor, mas se é só na partida logo logo isso acaba.

[]'s

Scacca
29/07/2005, 10:45
Deve ser pq os anéis ainda não acentaram.

[]'s

tavio_g
29/07/2005, 10:57
então, passei num mecânico hoje e ele me disse que pode ser uma junta de válvula que pode estar torta ou mal colocada. será?????
ele deve estar com uns 3000 km rodados desde a retífica.

Elmer_Jeep
29/07/2005, 10:59
tavio_g, tá meio equivocada a explicação desse mecânico... :putz:

Se for retentor de válvula, eu concordo :D

kiko ribeiro
29/07/2005, 11:37
bom dia amigo ,estou aqui des das 7 da manhã so curtindo o forum pois sou novo aqui ese forum é beleza nota 10 vamos la: VC FES O SEU MOTOR PELO QUE VI ME DIGA QUE GASOLINA VC USA SE É NORMAL ADITIVADA PELO QUE SEI A FUMAÇA BRANCA PODE SER O COMBUSTIVEL PROCURE USAR UMA GASOLA + LIMPA FAÇA UMA EXPERIENCIA LOGICO QUE É SO P/ EFEITO DE EXPE.. ESPERIMENTE A GASOLINA DA PETROBRAS AQUELA + CARA ELE NÃO É ADITIVADA É MAIOR OCTANAGEM CUSTA EM TORNO DE 2,70 O LITRO +- OTRA TROCARAM OS RETENTORES DE VALVULA?? ESPERO TER AJUDADO ABRAÇOS

Scacca
29/07/2005, 11:44
bom dia amigo ,estou aqui des das 7 da manhã so curtindo o forum pois sou novo aqui ese forum é beleza nota 10 vamos la: VC FES O SEU MOTOR PELO QUE VI ME DIGA QUE GASOLINA VC USA SE É NORMAL ADITIVADA PELO QUE SEI A FUMAÇA BRANCA PODE SER O COMBUSTIVEL PROCURE USAR UMA GASOLA + LIMPA FAÇA UMA EXPERIENCIA LOGICO QUE É SO P/ EFEITO DE EXPE.. ESPERIMENTE A GASOLINA DA PETROBRAS AQUELA + CARA ELE NÃO É ADITIVADA É MAIOR OCTANAGEM CUSTA EM TORNO DE 2,70 O LITRO +- OTRA TROCARAM OS RETENTORES DE VALVULA?? ESPERO TER AJUDADO ABRAÇOS

Fumaça branca é de oleo, preta de gasolina.

Pode ser retentor ou os anéis que ainda não acentaram, mas só na partida não é preocupante.

[]'s

tavio_g
29/07/2005, 13:56
Elmer é isso mesmo.
Eu que me equivoquei ao escrever.
e aí???? vale a pena abrir de novo pra ver o que é ou melhor esperar um pouco e ver o que acontece??
Pode dar algum problema?
valeu

Elmer_Jeep
29/07/2005, 15:15
Elmer é isso mesmo.
Eu que me equivoquei ao escrever.
e aí???? vale a pena abrir de novo pra ver o que é ou melhor esperar um pouco e ver o que acontece??
Pode dar algum problema?
valeu

Ok.

Aguarde mais uns km pra ver se essa fumaça vai desaparecer e verifique sempre o nível do óleo.

Por falar em óleo, vc já fez quantas trocas depois que o motor foi recondicionado :?: :?:

Caso o motor chegue à uns 6000km e a fumaça continue seria o caso de abrir, mande retirar apenas o cabeçote(não precisa tirar o motor inteiro do carro). É lá que ficam os retentores de válvula. :wink:

Blz, agora me responde sobre a troca de óleo desse motor pra eu tentar matar essa charada ok. :concordo:

Sergio Rocha
29/07/2005, 17:51
aposto R$ 1,00 que é retentor de válvula.Fez o motor recentemente, será q o mechanico trocou os retentores ?

[]'

tavio_g
29/07/2005, 18:34
Elmer, troquei o óleo 1 vez e sempre confiro o nivel.
andei pouco depois que fiz o motor e qdo troquei ainda estava limpo.
acho que andei uns 1000 km.
agora to nessa troca quase 2000 rodados de lá pra cá.
como troquei a tampa de válvula pq quebrei aquele respiro, acabei não apertando direito :parede: os parafusos com medo de espanar e vazou um pouco. mas aí completei com 1/2 lt e to assim até agora.
Estou usando óleo da shell para 5000 km. alguma sugestão sobre marca/modelo?

Sergio, sobre o retentor, qdo fizemos o motor, ele levou o cabeçote para a retífica tb. Não me lembro o que foi feito direito mas vou ver isso e respondo depois.

Sergio Rocha
29/07/2005, 18:50
Quando o retentor não está legal, o oleo quando o motor fica desligado por um bom tempo, desce por ele pro cilindro.Daí quando vc liga ele queima, faz a fumaça branca, e depois para.
Para porque com o motor em funcionamento ele não passa pra baixo.

Certo professor ELMER ?

[]'já passei por isso

tavio_g
29/07/2005, 18:56
seria este o retentor????

Para informação, de um dia para o outro ele faz isso.
qdo venho trabalhar e deixo ele pela manhã, qdo pego à tarde, a mesma coisa. portanto o período nem é tão grande assim.

Elmer_Jeep
29/07/2005, 19:05
tavio_g, Motor recondicionado a primeira troca é com 500km. SEMPRE ÓLEO E FILTRO :!:

Segunda troca com 2000km e a partir daí as trocas normais que ficam à seu critério (eu faço nos meus carros à cada 3000). O óleo shell é excelente.

Grande Sérgio, correto :concordo:

[]'s encerrando o expediente. :mrgreen:

Sergio Rocha
29/07/2005, 19:07
Isso.Um periodo de 6 hs é mais do q suficiente. :wink:
Ele vaza o q está em cima da peça.É muito pouco.

Vc vai rodar assim muito tempo sem maiores problemas.

[]'

tavio_g
29/07/2005, 19:32
blz, mas vai queimando óleo né????
pode até parecer frescura, mas não acho legal isso estar acontecendo uma vez que foi cag#$#& do mecânico e o motor tá novo... será que seria muiiitta chatisse da minha parte?
:roll: :roll:

Sergio Rocha
29/07/2005, 19:37
Seu direito.Vc mandou consertar, tem direito dele consertado.Trocar esses retentores é moleza, basta tirar o cabeçote.
[]'

tavio_g
29/07/2005, 19:39
blz... vo encostar o jeep lá.
valeu pessoal.

Brigadão

leopoldo
29/10/2005, 13:09
..........é moleza, basta tirar o cabeçote


Nem precisa tirar..........tem um procedimento que permite trocar o retentor sem remover o cabeçote.

É o procedimento de pressurizar a câmara com ar comprimido, ou usar uma longa corda de nylon enfiada pelo burado da vela

Elmer_Jeep
29/10/2005, 14:14
..........é moleza, basta tirar o cabeçote


Nem precisa tirar..........tem um procedimento que permite trocar o retentor sem remover o cabeçote.

É o procedimento de pressurizar a câmara com ar comprimido, ou usar uma longa corda de nylon enfiada pelo burado da vela

Mestre, já que vc complementou minha informação no outro tópico agora é minha vez :lol:

Pra substituição do retentor de válvula sem retirar o cabeçote as molas de válvula podem ser desmontadas com o pistão no pms. :concordo:

[]'s

leopoldo
29/10/2005, 14:55
Sim.......


É exatamenbte o que eu tinha mencionado, só que sem mencionar esse detalhe.


A técnica da corda de nylon e a do PMS com ar comprimido só poderiam ser feitas com segurança com o pistão no PMS !

Tem toda uma sequência de tarefas a serem feitas para o sucesso de ambas as técnicas.

Inclusive assegurar, na técnica do ar comprimido, que o motor não vire e alguém perca um dedo !

Sergio Willys
30/10/2005, 00:12
Pela descrição parece que a quantidade de fumaça que sai é bastante grande, e deve ser realmente retentor. Mas se a quantidade não for assim tão intensa, também pode vir agum vazamento do sistema de arrefecimento, (água entrando no cilindro) por algum problema na junta do cabeçote. Assim conferir se a água não está baixando tbém é bom.

André-4WD
21/11/2005, 20:19
Salve..

Comprei a viatura nao faz muito tempo. assim que comprei notei que vazava oleo pelo retentor traseiro e logo descobri que é um mal muito comum em motor opala 6cc.

Bom, Troquei o oleo e meti valvoline super competition 20-50W mais um Bardahl prolonga. Desconheço a historia do motor mas pelo visual acredito que ja rodou bastante.

Depois do Bardahl prolonga notei:
1) diminuiu consideravelmente o pinga-pinga do retentor traseiro.
2) saiu uma fumaça branca!!
Esta fumaça sai depois de um regime de rotação mais elevado ( tipo pegar uma estrada OU uma trilha). Toda vez que aumento o giro bruscamente sai um pouco de fumaça e depois qdo alivio o pé do acelerador, sai mais um pouco.

O q pode estar acontecendo?

obrigado,
Andre