PDA

Ver Versão Completa : Turbina do MWM Série 10



Ramon Pires
26/05/2012, 18:27
Estou trocando o turbo da minha F1000 e estou querendo por o da F1000 98.
Alguém sabe informar qual é o modelo? Também mudei o radiador, instalei um
do Cargo 815, acoplado um radiador de ar, pelo tamanho do motor Cummins
sera que fecha com o MWM ou é muito grande?
Se alguem tiver uma idéia a respeito...

Edintruder
26/05/2012, 20:03
Radiador maior não é problema, na verdade é sempre bem vindo pois aceita mais repotenciamentos! ahahah

DieselPower
26/05/2012, 21:52
Ramon,
O radiador que você está se referindo, seria o Intercooler?
Caso seja, sim ele é compatível com seu motor, inclusive ambos são 3.900 cc.
A turbina poderia ser a do próprio 815 ou do 8.150, mas caso queira ter o melhor rendimento possível do 229, manda uma MP para o Sérgio Augusto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/18831-sergio-augusto.html), pois o cara entende muito de turbina!

Ramon Pires
28/05/2012, 08:21
Usei os 2 radiadores, o interessante é como encaixou no lugar, parece que foi feito para F1000, apenas teive que virar o radiador de agua e mudar as entradas dele...
Quanto a turbina vou entrar en contato... mas como diz, aumentando um pouco a potencia ja ta de bom tamanho, pq 122 cvs ja são bons, qualquer coisa a mais é lucro!!!!







Ramon,
O radiador que você está se referindo, seria o Intercooler?
Caso seja, sim ele é compatível com seu motor, inclusive ambos são 3.900 cc.
A turbina poderia ser a do próprio 815 ou do 8.150, mas caso queira ter o melhor rendimento possível do 229, manda uma MP para o Sérgio Augusto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/18831-sergio-augusto.html), pois o cara entende muito de turbina!

opala66joao@hotmail.com
28/05/2012, 22:14
Ramon,segue os dados do modelo MASTER POWER : TURBO MP3/APL682 VOLKS 8-140 VALV/MAST. R-01 , SÉRIE 11A603933

Ramon Pires
29/05/2012, 08:27
Esse é o modelo de turbo que vc usa no motor da tua camionete né?
Eu vi uns videos no youtube... ficou padrão, é mais ou menos assim que
eu quero fazer... vc nao chegou aferir o torque e a potencia depois que
fez as modificações?






Ramon,segue os dados do modelo MASTER POWER : TURBO MP3/APL682 VOLKS 8-140 VALV/MAST. R-01 , SÉRIE 11A603933

Miranda
29/05/2012, 19:43
É uma Garret TA31 wastegate que usa a F1000 X10.

TGABIRU
04/06/2012, 23:05
Oi sou novo aki no forum, e queria algumas informacao se alguem pude me ajudar fiko grato..
Acabei de comprar um f1000 87 turbinada, ai fui em uma revenderora da biaggio turbo aki na cidade e pedi uma turbina melhor e eles colocaram a turbina da x10, logo depois pediram pra colocar um avanco da bomba q nesse meu motor nao tinha, e logo depois coloquei um intercoller nela o que eu consegui adapta mais facil foi o da ranger 3.0, e ela era cambio 4 marchas, fui atras de um cambio 5 marchas e axei um das f1000 mais novo cambio e diferencial inclusive esse e com tracao positiva. So q agora ela ta na funilaria nao andei com ela ainda e gostaria de saber se desse modo ela chega a anda perto de um f1000 turbo original e o q mais posso faze pra ela anda mais???

Ramon Pires
04/06/2012, 23:30
Ola, fez tudo q podia fazer heim....
No motor, p fica como as turbo, se ja nao foi mexido... os pistao e o comando da turbo, e no diferencial, se for dana, por um 18x49, e uns pneus 33, passa de 190, tem q se cuida p nao se mata!!!!
Eu comprei essa relação mas nao animei por, anda, muito!!!!

Miranda
05/06/2012, 00:31
Oi sou novo aki no forum, e queria algumas informacao se alguem pude me ajudar fiko grato..
Acabei de comprar um f1000 87 turbinada, ai fui em uma revenderora da biaggio turbo aki na cidade e pedi uma turbina melhor e eles colocaram a turbina da x10, logo depois pediram pra colocar um avanco da bomba q nesse meu motor nao tinha, e logo depois coloquei um intercoller nela o que eu consegui adapta mais facil foi o da ranger 3.0, e ela era cambio 4 marchas, fui atras de um cambio 5 marchas e axei um das f1000 mais novo cambio e diferencial inclusive esse e com tracao positiva. So q agora ela ta na funilaria nao andei com ela ainda e gostaria de saber se desse modo ela chega a anda perto de um f1000 turbo original e o q mais posso faze pra ela anda mais???

Desse modo vc vai dar taca em muita f1000 original! Agora é só regular a bomba injetora, pressao da turbina.. que essa sua F1000 vai voar!
recomendo uma revisada na suspensao pra deixar a bixa firme no chao e pneus bons, pq essa vai andar MESMO!

TGABIRU
06/06/2012, 00:37
Brigado pela resposta.

opala66joao@hotmail.com
26/06/2012, 18:03
Ramon,não passei em teste algum com ela,fomos verificando no pé mesmo e acelerando com outros carros,você vai ver como é fácil-fácil perceber a mudança. A turbina original dos x-10 é marca garret,mas como aqui tava 1 mil e tanto mais caro,resolvi pegar o mesmo modelo mas da marca masterpower e to feliz,a mesma coisa da outra.


Esse é o modelo de turbo que vc usa no motor da tua camionete né?
Eu vi uns videos no youtube... ficou padrão, é mais ou menos assim que
eu quero fazer... vc nao chegou aferir o torque e a potencia depois que
fez as modificações?

Ramon Pires
26/06/2012, 23:54
Deu mudança de planos no turbo, arrumei um catalogo da Master Power, e olhando os modelos indicados para os MWM, tem uma tal de MP 300 que vai nos micro Volare, é fora de padrao, pq o onibus chega a atingir 150cv, entao com o intercooler, mais o termotape pra isolar o calor do coletor de escape, vai te que toma cuidado p nao passa disso... teoricamente, nao sei se na pratica funcionara assim...

DieselPower
27/06/2012, 13:16
Deu mudança de planos no turbo, arrumei um catalogo da Master Power, e olhando os modelos indicados para os MWM, tem uma tal de MP 300 que vai nos micro Volare, é fora de padrao, pq o onibus chega a atingir 150cv, entao com o intercooler, mais o termotape pra isolar o calor do coletor de escape, vai te que toma cuidado p nao passa disso... teoricamente, nao sei se na pratica funcionara assim...

Toma cuidado amigo, pois alguns Volare saíram com MWM Sprint (High Speed), se for o caso, a turbina não poderá ser utilizada.

Ramon Pires
27/06/2012, 14:22
Eu conferi e a aplicaçao dela é para os MWM Série 10 mesmo, e o mais importante é que o flange dela é igual ao do coletor da f1000, dai fica na mesma posiçao, encaixa até a manga do filtro de ar, vai fica como original...

Ramon Pires
01/07/2012, 17:25
Umas fotos do turbo Master Power MP 300, usada nos onibus Volare, Agrale 9200 e nos caminhoes VW 9-150, onde os motores geram 150 cvs...

356553356555356556

356554

Ramon Pires
10/07/2012, 19:53
Chegou o turbo, mas o problema vai ser as adaptaçoes p por ele... No cano de escape, e no suporte da valvula tambem...
358306358307358312

opala66joao@hotmail.com
10/07/2012, 20:14
é coisa simples,no meu caso o coletor da admissao deu certinho,foi só trocar a junta,colocar uns parafusos mais novos e boa,no escape eu pesquisei o original dos MWM pra veiculos que ja utilizam essa turbina,a peçinha saia na época R$ 300,00,resolvi então levar no torneiro e fazer uma flange para adaptar essa nova turbina no escape da antiga TA-31,gastei R$ 80,00 já instalado,tá até hoje sem problemas,a junta de ferro da TA-31 deu certinho,tem que ver bem pra ver que é adaptado de tao perfeito que fica passa desapercebido e dá resultado,roda até hoje sem problemas.

Ramon Pires
10/07/2012, 21:23
é coisa simples,no meu caso o coletor da admissao deu certinho,foi só trocar a junta,colocar uns parafusos mais novos e boa,no escape eu pesquisei o original dos MWM pra veiculos que ja utilizam essa turbina,a peçinha saia na época R$ 300,00,resolvi então levar no torneiro e fazer uma flange para adaptar essa nova turbina no escape da antiga TA-31,gastei R$ 80,00 já instalado,tá até hoje sem problemas,a junta de ferro da TA-31 deu certinho,tem que ver bem pra ver que é adaptado de tao perfeito que fica passa desapercebido e dá resultado,roda até hoje sem problemas.


Pois é, vp te q ve pessoalmente isso, o mecanico ja tava sugerindo reforma a minha, colocar um rotor maior, mas axo melhor fazer os flanges... e a turbina que tava é original ainda, nao tem praticamente nada de folga nos eixos e tava dando 1,5 kg de pressão, ta boa ainda.

Ramon Pires
24/07/2012, 08:02
Pra usar a MP300 tem q fazer uma botinha nova, por q axa pronta duvido, ja arrumei o material, vo v se consigo fazer parecido...

Ramon Pires
26/07/2012, 19:48
Fotos do processo!!! Nao ta muito facil mas devagarinho ta indo... Peguei uma curva de cano, tem q diminui o diametro dela, os flanges estao quase prontos... dai é só solda tudo....

360976360977360978360979360980360981

Ramon Pires
26/07/2012, 20:01
Agora tem um outro probleminha tambem, no suporte da valvula, tive q girar a carcaça fria,
dai mudou a posiçao, tem q refazer a peça...

360982 360983

DieselPower
27/07/2012, 21:26
Porque você vai diminuir o diâmetro do cano?
Basta que o flange esteja do tamanho correto, a curva pode ser maior.
A não ser que este maior diâmetro atrapalhe o local de passagem dos parafusos do flange.
Além do mais, seria muito mais fácil e barato comprar um novo joelho do que reduzir aquele.

PS.: Você não tentou utilizar o mesmo joelho da turbina anterior, apenas criando um novo flange que o ligasse a nova turbina?

Ramon Pires
27/07/2012, 21:40
Tem q diminuir um pouquinho pra ter espaço p chave apertar ou parafusos, se nao fica muito rente a curva, e nao quis mexer no flange velho por q a turbina q tava antes ainda ta boa, e da p usar em outro motor, e a bota ta pronta, nao precisa mexer...

Ramon Pires
29/07/2012, 21:26
Ja ta pronto um lado da curva, deu serviço, p mexe com ferro fundido
o fogo teve q pega, mas ficou bom, agora falta o outro lado, esse tem q faze rosca no flange...


361530361531361535361536361532361533 361534

Edintruder
29/07/2012, 22:10
Ahá gaudério!
Gostei de ver! Fazer esse serviço com ferro fundido é só sendo ferreiro!!!

Ramon Pires
29/07/2012, 23:45
E quando o fogo pegou começou a sair uma casca branca, axo q era galvanizado, mas depois paro...deve t queimado aquilo...

opala66joao@hotmail.com
31/07/2012, 16:18
Ramon,interessante esse esquema ai,bem pensado! ... Se bater o mais proximo possivel da curva original do X-10 que é R$ 300,00 eu penso em fazer do teu modo.

Ramon Pires
31/07/2012, 21:27
O problema é encontrar uma peça dessas, a turbina pode ser moderna, ja achei um acauso da certo no coletor, encontra uma curva q ligasse o turbo ao cano de escape, duvido!!! O melhor é faze um!!! Vo gasta uns 100 pila quando muito, contando q eu to fazendo os cortes nas chapas dos flanges, se fosse manda faze dava bem mais...

G.Azevedo
02/08/2012, 10:09
esse é o gaudério dos bons , até trabalha de bombacha e bota . hehehehe

opala66joao@hotmail.com
21/08/2012, 19:09
Azevedo,essa azul tua é rebaixada? tem foto dela de perto?

G.Azevedo
22/08/2012, 15:09
Azevedo,essa azul tua é rebaixada? tem foto dela de perto?
ela é sim . tenho sim , se quiser que eu poste pra ti ver é só me dizer onde . abraço

Ramon Pires
22/08/2012, 23:50
O turbo MP 300 com a curva nova de 90°, diz que tem que ser assim p fazer aquele ``barulho´´, na duvida tem uma gravata ali...




366108366111366110366109

G.Azevedo
23/08/2012, 10:32
só não coloca um pente que é mt chato SAJOIJAIOJS

DieselPower
23/08/2012, 21:10
só não coloca um pente que é mt chato SAJOIJAIOJS

Foi exatamente o que ele fez!!! :dance:

Agora, o Cruzaltense, na minha opinião sua "gravata" vai gerar restrição e possivelmente "Back Pressure", prejudicando o desempenho e a durabilidade da turbina.

Henrique B
23/08/2012, 22:01
Foi exatamente o que ele fez!!! :dance:

Agora, o Cruzaltense, na minha opinião sua "gravata" vai gerar restrição e possivelmente "Back Pressure", prejudicando o desempenho e a durabilidade da turbina.

Só deixar sem o silencioso...
A restrição dele a menos, compensa o pente kkkkkkkkkkkkk
Vai gritar demais da conta :twisted:

Ramon Pires
23/08/2012, 22:09
Foi exatamente o que ele fez!!! :dance:

Agora, o Cruzaltense, na minha opinião sua "gravata" vai gerar restrição e possivelmente "Back Pressure", prejudicando o desempenho e a durabilidade da turbina.

Eu axo que quanto a isso nao vai ter problema,ja que a saida da turbina é aproximadamente 35mm e a curva que foi feita, na parte que pega no turbo ja tem um diametro maior e a outra extremidade tem 3 polegadas, dai nao vai ter problema de estrangular a pressao..

G.Azevedo
24/08/2012, 10:15
acontece que se deixar sem nada a pressão fica muito maior , sai mais ar , da mais potênciia , na minha opinião é claro acho que pente não ajuda em nada ;s

DieselPower
24/08/2012, 20:07
acontece que se deixar sem nada a pressão fica muito maior , sai mais ar , da mais potênciia , na minha opinião é claro acho que pente não ajuda em nada ;s

:shock: G.Azevedo, não fará diferença na pressão não. :screwy:

G.Azevedo
28/08/2012, 14:45
mas então olha a saida da turbina pra ver como ficou só um triângulo aberto pra saída de ar , quanto mais ar sai mais ar tem que entrar então mais pressão vai gerar .

Ramon Pires
28/08/2012, 21:57
Eu tava lendo em topicos anteriores, o tal pente vem a ser na realidade um apito, no caso o que eu fiz nao vai interferir no desempenho pois ele nao vai obstruir a saida de ar, pois vai sair de um diametro menor para um maior, e a peça ta soldada deitada, em frente a saida do turbo, pode ser que ele funcione,como´pode ser que não, isso só andando p ver, mas axo que vai funcionar, e tem tambem a história de que a saida deve ser 90° e nao como a original, que nao faz barulho nenhum, essa história tambem pode ser conferida pois foi alterada o formato da curva.

DieselPower
28/08/2012, 21:59
mas então olha a saida da turbina pra ver como ficou só um triângulo aberto pra saída de ar , quanto mais ar sai mais ar tem que entrar então mais pressão vai gerar .

Aquele pedaço de metal (gravata) está soldado na curva da saída do escape, e não na turbina.
O que pode acontecer (e acredito que vai) é gerar contra-pressão no coletor de escape.

Ramon Pires
28/08/2012, 22:08
Mas essa contra pressão seria se tivesse soldada de forma que diminuisse a passagem de fumaça, mas ela ta deitada, bem na real, axo que nao tera função pois normalmente os pentes que o pessoal coloca p canta a turbina fica bem na saida, até ouvi falar que tem um que vai no motor da 250 que chega a diminuir a força dele, nao vi o jeito q era, mas deve se um pedaço de ferro atravessado na saida da turbina, mas que faz barulho faz...

G.Azevedo
29/08/2012, 09:49
mas a contra pressão vai dar na carcaça quente da turbina , já que o coletor de escape sai direto nela , não pode ter qualquer pedaço de metal interferindo na saída dela , e outra , eu acho super desconfortável o barulho do pente , tu vai andar sempre com um apito nos teus ouvidos. na minha F1000 vou refazer o coletor e depois colocar todo o cano de inox com uma polegada maior e ver no que vai dar :D

Ramon Pires
29/08/2012, 21:36
Ela só vai abri o bico quando tira o pé... nao fica assobiando direto...

G.Azevedo
31/08/2012, 11:38
pelo que sei fica direto não fica não ?

Ramon Pires
31/08/2012, 20:51
Falta pouco pra fica pronto... dai agente tira a duvida... Mais uma semana...

G.Azevedo
05/09/2012, 11:57
Falta pouco pra fica pronto... dai agente tira a duvida... Mais uma semana...
e ai já aprontou a milona ?

Ramon Pires
05/09/2012, 13:39
Bah, o motor ta pronto, tem uma soldinha pra fazer na travessa do motor e eu pedi p um cara solda faz um tempao e o malandro ainda nao fez... mas é só colocar no lugar, e os banco de couro peguei hoje... vai fica bao o negócio...

G.Azevedo
06/09/2012, 11:51
quando terminar faz um video pra galera veer

Vitorugo
15/09/2012, 04:08
O conterrâneo Ramon Pires... Fico pronta a fmir? Chê, te digo, meu sonho é compra uma milona 97 ou 98 mwm, pod ser 4x2, vô ter prazer de dirigi e escuta aquele som único do MWM... Mas se fico pronta aí faz um vídeo e posta aí fiim...! Tô na espera... Eu e mais meio fórum.. hehe... Quarque dia passo por Cruz Alta pra v essa bruta! Abraççç!

Ramon Pires
15/09/2012, 13:34
O conterrâneo Ramon Pires... Fico pronta a fmir? Chê, te digo, meu sonho é compra uma milona 97 ou 98 mwm, pod ser 4x2, vô ter prazer de dirigi e escuta aquele som único do MWM... Mas se fico pronta aí faz um vídeo e posta aí fiim...! Tô na espera... Eu e mais meio fórum.. hehe... Quarque dia passo por Cruz Alta pra v essa bruta! Abraççç!


Opá!!

Ta meio enrolado que tem que faze uma solda na travessa do motor e pedi pra um quéra solda pra mim e o malandro nao vai la.... e o pior que eu to morando em outra cidade dai fica dificil pra acelera o processo, os cara sao muito maneado, em vez de i la faze logo dizem q essa semana vao e nada, e eu vo p casa só de 15 em 15 dias, mas ta perto de fika pronto... dai faço um video e coloco ai...

Vitorugo
15/09/2012, 13:56
Sem pressa rapaz! hehe, sei como é fica longe de casa! É complicado, mas não da pra pressiona o tabacudo lá... Senão capaz dele faze xambonage! E sim! Faça um vídeo dela depois de pronta! Abraçççç fiim!

Jeferson L. T.
29/12/2014, 12:40
Fotos do processo!!! Nao ta muito facil mas devagarinho ta indo... Peguei uma curva de cano, tem q diminui o diametro dela, os flanges estao quase prontos... dai é só solda tudo....

360976360977360978360979360980360981

Ramon esse pente que esta na curva original da f1000 ai piava legal??

alvaro_classmann
29/12/2014, 13:07
E o vídeo Ramon... Ainda tem a F1000? hehehe

Jeferson L. T.
31/12/2014, 15:01
Fotos do processo!!! Nao ta muito facil mas devagarinho ta indo... Peguei uma curva de cano, tem q diminui o diametro dela, os flanges estao quase prontos... dai é só solda tudo....

360976360977360978360979360980360981
Ola nao consigo falar com vc. esse pente na curva original pia legal na f1000?? tenho uma igual e n consigo fazer ela piar