Ver Versão Completa : Uma roda virando menos que a outra?
Rodrigo Branchini
25/05/2012, 22:41
Boa noite pessoal.
Estive tirando algumas fotos em um final de semana, e depois olhando elas percebi que uma roda fica mais virada que a outra..
Isso não está estranho? Ou é só impressão?
Andando ela não da sinais de que esteja alguma coisa errada..
Foto anexa.
Obrigado desde já.
Rodrigo
349570
hercilio.neto
26/05/2012, 00:50
Rarará!
Também já tive essa dúvida...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=232927&stc=1&thumb=1&d=1278192681 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=232927&d=1278192681)
Pode ser só ilusão de ótica, mas passa uma impressão de que a direção está desalinhada.
HERCILIO NETO
Mas foi devidamente esclarecida pelo Lucas Nassif
Não é ilusão de ótica não. Há uma pequena diferença no alinhamento das rodas dianteiras mesmo. Só que essa diferença é normal. A roda do lado de dentro da curva vira um pouco mais que a do lado de fora, pelo fato da parte interna da curva ter um raio menor, evitando assim um arraste de pneu.
Pode observar que todo carro tem essa diferença. :concordo:
hercilio.neto
26/05/2012, 00:54
Rarará!
Também já tive essa dúvida...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=232927&stc=1&thumb=1&d=1278192681 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=232927&d=1278192681)
Pode ser só ilusão de ótica, mas passa uma impressão de que a direção está desalinhada.
HERCILIO NETO
Mas foi devidamente esclarecida pelo Lucas Nassif
Não é ilusão de ótica não. Há uma pequena diferença no alinhamento das rodas dianteiras mesmo. Só que essa diferença é normal. A roda do lado de dentro da curva vira um pouco mais que a do lado de fora, pelo fato da parte interna da curva ter um raio menor, evitando assim um arraste de pneu.
Pode observar que todo carro tem essa diferença. :concordo:
Obs: Extraído deste tópico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/6535-cj-5-1977-hakuna-matata-2.html#post1202473
Êita, dupliquei a bagaça.
Rodrigo Branchini
26/05/2012, 14:42
Rarará!
Também já tive essa dúvida...
Mas foi devidamente esclarecida pelo Lucas Nassif
Obs: Extraído deste tópico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/6535-cj-5-1977-hakuna-matata-2.html#post1202473
Êita, dupliquei a bagaça.
Obrigado pela resposta Hercilio!
que coisa louca! haha
abraço
Guiga Tostes
01/06/2012, 17:30
Rodrigo,
complementando a informação do Hercílio, note que existem batentes reguláveis(parafuso) no eixo/munhão da Band(nas duas pontas), estes servem para ajustar o esterçamento.
No seu caso pode ser que um lado esteja com regulagem diferente do outro. Para ajustar basta acertar o numero de voltas dos parafusos.
Abaixo fotos onde a seta vermelha indica o parafuso de regulagem e a seta verde o batente soldado ao eixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=350721&d=1338582573
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=350720&d=1338582550
Espero que ajude.
Abrs
tivemos um problema de uma roda estar virando mais que a outra num opala, alinhado com as rodas retas 100%, ao virar as rodas uma sempre virava mais que a outra. Quebramaos a cabeça e no final, descobrimos que o braço onde vao as barras, um lado estava maior que o outro. No caso da toyota, pode ser dificil acontecer isso, mas verifique os braços do munhao p/ ver se estao iguais.
Rodrigo,
complementando a informação do Hercílio, note que existem batentes reguláveis(parafuso) no eixo/munhão da Band(nas duas pontas), estes servem para ajustar o esterçamento.
No seu caso pode ser que um lado esteja com regulagem diferente do outro. Para ajustar basta acertar o numero de voltas dos parafusos.
Abaixo fotos onde a seta vermelha indica o parafuso de regulagem e a seta verde o batente soldado ao eixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=350721&d=1338582573
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=350720&d=1338582550
Espero que ajude.
Abrs
Guiga, dá uma ajuda sobre esse batente.
Ele só limita o fim de curso??? Fim de curso nos dois extremos do esterçamento, correto????
Vc sabe se eu posso liberar todo o ângulo de esterçamento da band??? Ou seja, parafusar totalmente os parafusos??? Eu acho que a minha band esterça tão pouco... e tem uma sobra grande ali nesses parafusos, eles estão quase que totalmente desparafusados dos dois lados (quando comprei ela veio com pneus 35.. agora estou com 31).
Ou é necessário deixar uma medida mínima ali nos parafusos???
Valeu.
Guiga Tostes
02/06/2012, 01:56
Guiga, dá uma ajuda sobre esse batente.
Ele só limita o fim de curso??? Fim de curso nos dois extremos do esterçamento, correto????
Vc sabe se eu posso liberar todo o ângulo de esterçamento da band??? Ou seja, parafusar totalmente os parafusos??? Eu acho que a minha band esterça tão pouco... e tem uma sobra grande ali nesses parafusos, eles estão quase que totalmente desparafusados dos dois lados (quando comprei ela veio com pneus 35.. agora estou com 31).
Ou é necessário deixar uma medida mínima ali nos parafusos???
Valeu.
Fala Rafa!
É isso mesmo, os parafusos limitam o esterçamento no final de curso dos dois extremos.
Infelizmente não sei precisar se pode ou não zerar(apertando o parafuso até o final) ou qual o ajuste ideal, minimo ou máximo... e se zerar o limitador pode causar algum dano as homocinéticas por esterçar mais do que deve...talvez essa info exista no manual de serviço(reparo) que eu não possuo...aliás se alguém tiver o link deste(não é o do manual do proprietário) e puder compartilhar. :concordo:
Como na sua o esterçamento está limitado no máximo, vc pode liberar mais da metade do que tem atualmente sem problemas...mas sem parafusar tudo deixando assim uma "margem de segurança".
Abrs
Rodrigo Branchini
02/06/2012, 16:11
Fala Rafa!
É isso mesmo, os parafusos limitam o esterçamento no final de curso dos dois extremos.
Infelizmente não sei precisar se pode ou não zerar(apertando o parafuso até o final) ou qual o ajuste ideal, minimo ou máximo... e se zerar o limitador pode causar algum dano as homocinéticas por esterçar mais do que deve...talvez essa info exista no manual de serviço(reparo) que eu não possuo...aliás se alguém tiver o link deste(não é o do manual do proprietário) e puder compartilhar. :concordo:
Como na sua o esterçamento está limitado no máximo, vc pode liberar mais da metade do que tem atualmente sem problemas...mas sem parafusar tudo deixando assim uma "margem de segurança".
Abrs
Obrigado Guiga, vou verificar isso mesmo!!
E vou olhar também as outras sugestões!
Guiga, se quizer me add no msn rbranchini@hotmail.com
Acho que tenho este manual de serviço, tentei postar mas é 10MB demora mt
Abraço
Guiga Tostes
02/06/2012, 17:17
Obrigado Guiga, vou verificar isso mesmo!!
E vou olhar também as outras sugestões!
Guiga, se quizer me add no msn rbranchini@hotmail.com
Acho que tenho este manual de serviço, tentei postar mas é 10MB demora mt
Abraço
Blz Rodrigo, depois diga se deu certo!
Eu uso pouco o msn, mas vou adicionar e se quiser tentar mandar o manual por email, segue: guigatostes@gmail.com(este é o mesmo do msn).
Abraço
Rodrigo Branchini
08/06/2012, 08:38
Blz Rodrigo, depois diga se deu certo!
Eu uso pouco o msn, mas vou adicionar e se quiser tentar mandar o manual por email, segue: guigatostes@gmail.com(este é o mesmo do msn).
Abraço
Pessoal, se alguém mais quiser o manual de serviços e do proprietário, pode mandar um email pra branchini.rodrigo@gmail.com que eu mando.. tenho escaneado aqui no pc.
Abraços!
Rodrigo Branchini
08/06/2012, 08:39
E referente aos batentes reguláveis, ainda não consegui mexer neles. Tá corrido.
Abraço
Rodrigo
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