PDA

Ver Versão Completa : RODAS DIANTEIRAS "SAMBANDO"!!!

vnogueira
28/07/2005, 13:00
Pessoal,

Estou com um probleminha, vejam se podem me ajudar. De um tempo pra cá minhas rodas dianteiras começaram a "sambar". Isso mesmo, ao passar por ruas com asfaltamento irregular ou com buracos as rodas dianteiras começam a "sambar", jogando toda vibração para o voltante e me obrigando a parar o carro para não perder o controle.

O estranho é que num asfalto regular, como numa rodovia, e mesmo andando a 60km/h, isso não acontece.

Antigamente era mais difícil de acontecer isso, mas hj de manhã depois que bati os molejos e troquei os jumelos por uns maiores, essa tremedeira passou a ser constante e acontece qdo passo até mesmo em uma simples irregularidade no aslfato, ficando praticamente impossível conduzir o carro.

Toda hora qdo começa a tremedeira tenho que reduzir a velocidade para em torno de 10Km/h ou até mesmo parar, e sair de novo com o carro.

O que pode ser? Será que só um alinhamento ou balenceamento resolve?

Eu estou usando pneus frotreiras ressolados, com meia vida de uso, com 16 libras...

Abraços,

Vitor

Marcio Vargas
28/07/2005, 13:10
Ummmm.....
Jumelos maiores? Teu sistema de direção é o original? Com duas barras?

Imdependente disso teu problema é shimmy... A pergunta acima é só para ver como poderemos te ajudar...

Comece por aki...

www.google.com.br
Lá dentro digite exatamente assim...

site:www.4x4brasil.com.br shimmy

Vai aparecer uma serie de topicos aki do forum que tratam exatamente sobre o teu problema,, Dae é só vc dar uma pesquisada,,,

[]'s de quem já sofreu com esse mau depois do Fess

PS: Não "bata" mais os feixes,,, Daki a um mes eles vão estar arriados denovo,,, COmpre um novo

vnogueira
28/07/2005, 13:48
Márcio,

Isso mesmo, coloquei uns jumelos maiores, ergueram o jeep cerca de 3 cm.

Meu sistema de direção é original sim.

Verifiquei na net sobre o Shimmy e cheguei a conclusão que é isso mesmo. Pelo que vi tbm, diversos problemas podem causar o Shimmy, desde uma simples folga num parafuso até rolamentos, etc..

A questão agora é descobrir o que tá causando isso...vou levar num mecânico.

Valeu pela dica.

Abraço,

Vitor

Marcio Vargas
28/07/2005, 13:57
Seguinte...

No sistema de direção original do jeep vc tem uma barra de direção saindo de cada roda e indo ate o centro do jeep ( olhando de frente) ali no centro do jeep elas são presas ao chassi por uma peça em forma de " L " que faz parte do sistema de direção...
Desta forma temos uma das pontas presas na roda e outra no chassi. O eixo do jeep não é fixo em relação ao chassi, dae quando vc ergue o chassi em relação ao eixo as pontas das barras tb sobem, levando com elas o pneu, dae as rodas fecham ( olhando de frente) Caso vc coloque peso elas abrem...

Quando vc colocou o jumelão vc aumentou em 3 centimetros a altura do chassi em relação ao eixo...

Tuas rodas fecharam.

Vc provavelmente não compensou isso...

Existem varias maneiras para corrigir isso aki mesmo no forum...

A foto abaixo ajuda entender o que eu quis dizer... Imagine este jeep sendo erguido, o que aconteceria as rodas?

vnogueira
28/07/2005, 14:12
Márcio,

E aconteceu isso mesmo, as rodas fecharam um pouco...

Mas o problema não deve ser só isso, pois as rodas tremiam antes tbm, mas em menor intensidade...esse "jumelão" só ajudou a piorar...

O que posso fazer pra compensar o fechamento das rodas??

Abraço,

Vitor

Marcio Vargas
28/07/2005, 14:29
Pois é...

O que pode ser é que vc já tinha um pouco por outros motivos,,, O sistema original tem 9 pontos onde pode ocorrer folga. Imagina 0,4cm em cada ponto? Tu vais ter 3,6cm de folga... isso já daria um chimmy violentissimo.. Acho que o jumelão foi a gota d'agua,,,
Estas barras tem uma rosca interna,, é só afrouxar as braçadeiras que tem nas pontas e girar ate abrir o que vc precisa... Porem esta não é a melhor solução, alem de ser de dificil acerto logo vc tera problemas denovo.
O mais correto é vc mudar o sistema de barras para um igual ao da foto abaixo... Uma barra ligando as duas rodas e outra ligando uma roda ao terminal... Dae as duas sempre ficam paralelas,,,

Sugestão:
Já que vais mexer, pq não parte para um outro setor?
Tipo o da foto, é de santana, mas tem os de opala tb qua são bem faceis de istalar...

[ ]'s...

vnogueira
28/07/2005, 14:43
Márcio,

Essas barras são do santana?

Pelo que me lembro as de santana tbm não são duas, uma pra cada roda, ligadas ao terminal??

Vitor

Marcio Vargas
28/07/2005, 14:47
Nesta foto apenas a caixa de direção é do santana...

William_NATAL
28/07/2005, 14:55
coloca uma barra ligando e alinhando as duas rodas e a barra da direção movimenta somente um lado.

deve acabar com este problema.

Marcio Vargas
28/07/2005, 15:03
Da uma olhada aki....

Tem uma explicaçãozinha sobre as barras nas primeiras paginas do topico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024&postdays=0&postorder=asc&start=340

[ ]'s

vnogueira
29/07/2005, 10:25
Márcio,

E aconteceu isso mesmo, as rodas fecharam um pouco...

Mas o problema não deve ser só isso, pois as rodas tremiam antes tbm, mas em menor intensidade...esse "jumelão" só ajudou a piorar...

O que posso fazer pra compensar o fechamento das rodas??

Abraço,

Vitor

Márcio,

Pra fazer essa regulagem na barras é complicado? Preciso soltar as barras dos terminais e da roda ou não? Creio que terei que levantar o jeep para as rodas ficarem suspesas tbm...

Vitor

Marcio Vargas
29/07/2005, 10:29
Não precisa soltar os terminais, nem suspender o jeep...

Fazer as rodas abrirem é facil,,, o problema é achar o ponto certo.. Fazer ficarm parelhas...

Isso que é o dificil...

Scacca
29/07/2005, 10:33
Pesquise no forum, esse assunto ja foi muito falado e com certeza vai achar a solução.

[]'s

vnogueira
01/08/2005, 08:28
Pessoal,

Esse fds fiz uma trilha, e pra tentar amenizar o shimmy eu reduzi a calibragem dos pneus dianteiros de 16 para 14 libras...confesso que foi uma boa alternativa, e que reduziu pra caramba o shimmy, dando pra fazer a trilha numa boa...

Mas sei que tem ainda algum outro fator que está contribuindo pra causar isso, e vou evar num mecânico...

Valeu pelas dicas,

Abraços,

Vitor

Marcio Vargas
01/08/2005, 08:33
O Aumento da altura sem a compenssação nas barras,,,
Procura aki no forum sobre shimmy que vc poupa $$$$$ alguns com o mecanico...

vnogueira
01/08/2005, 08:50
Márcio,

Com certeza o aumento dos jumelos é um dos problemas, mas sei que tem ainda mais algumas coisinhas...

Tentei inclusive regular as barras de direção como vc havia me explicado, mas fiquei com medo de fazer burrada e resolvi deixar pra lá...não sei fazer e posso até piorar o sistema...vou ter que levar num mecânico mesmo...

Vitor

Marcio Vargas
01/08/2005, 08:59
Um conselho de quem já apanhou muito com isso...

Gasta um pouco mais e troca o sistema de barras, deixa igual ao da segunda foto ali em cima... COm isso vc elimina 100% do shimmy...

Agora se vc quiser manter este sistema. Faz o seguinte... Leva no mecanico e troca todas as buchas do sistema de direção,, Tudo,,, Desde os munhoes ate o volante,,, Coloca tudo buxa nova, se for preciso troca os terminais tb, dae ele faz uma boa regulagem... Com isso vc mantem este sistema, gasta super pouco. Só fique atento para dependendo do uso que vc faz do jeep a cada 2 meses dar uma revisada,,

Assim vc elimina todas as causas do teu shimmy,,, As folgas e a altura não compensada.

Ok?

vnogueira
23/08/2005, 14:22
Fala Márcio, blz?

Cara, semana passada levei o jeep no meu mecânico e troquei o terminal de direção e dei uma bela apertada nas nas folgas do sistema de direção, aproveitando ainda para regular as barras para compensar a altura ganha com o jumelão...resolveu cerca de 50% do shimmy, mas mesmo assim contina qdo pego muito buraco ou um asfalto muito irregular...

Já tô ficando irritado com essa tremedeira...

Tô pensando em seguir o seu conselho e trocar o sistema de barra de direção para igual ao da segunda foto que vc postou...

Me fala uma coisa, o que preciso trocar, só as barras e o terminal central ou tem algo mais? É difícil de trocar, eu mesmo consigo? Onde posso aprender a fazer?

Qual sistema posso utilizar? Vc disse do opala, mas tem um outro sistema semelhante mais barato? O do opala aqui tá saindo quase 300 conto...me quebra as pernas...

Vi um uma vez numa F45? Será que dá? Ou provavlemente esse tbm é adaptado de opala?

Me ajuda aí...valeu!!

Abraço,

Vitor