PDA

Ver Versão Completa : Manômetro de pressão do turbo!!!

jampanoll
25/05/2012, 08:29
Bueno galera, já sei que existe um tópico sobre esse assunto maaaaaas eu não consigo achar!!!! eu coloco o que eu quero ali em cima clico em buscar e vai para uma outra página que não aparece tópico nenhum, até com tópicos que existem!!!! queria a ajuda de vocês para lidar com esse "trem" hehehe :grin:
Agora vamos ao que interessa, queria por um manômetro de pressão do turbo na minha viatura ( hilux sw4 1999 ) mas não queria furar o painel por que ia doer demais em mim!!! hehehehehe teria algum modo de fixar sem furar o painel??? :pensativo:

Abração, João Paulo.

Renato Camargo
25/05/2012, 12:29
O meu e colado com fita dupla face no canto esquerdo do painel bem perto da coluna, não atrapalha e fica bem visivel.

titanium
25/05/2012, 13:57
Caros, não joguem pedra, por favor.... Mas PRA QUE SERVE esse medidor?
Pergunto isto pois a minha viatura tem turbo, mas não tem nenhum manômetro nela... e se eu colocar, pra que vou usar? COMO vou usar?
:D

Como saber se a pressão está alta ou não? quais são os parâmetros?
Como instala uma??

Valeu!!

fgibin
25/05/2012, 18:54
Duvidas, duvidas, duvidas...
Onde é ligado o sensor de pressão?
Tem que furar o duto de admissão?
Obrigado!

Ezahn
25/05/2012, 19:48
Respondendo algumas aqui.

O sensor tem que ser colocado na admissão, depois do turbo é claro, entre o turbo e o motor. Nas que o turbo é adaptado como a minha é fácil. Usa o furo do coletor que tinha originalmente o respiro da tampa de válvulas que tem que sair dali. Nas que já vem turbinada não sei se tem um local pronto para isto, se não tem que furar.

O manometro da minha coloquei usando aquele copinho próprio parafusado no canto superior direito do painel de relógios. Ficou bom, só fiz 2 pequenos furinhos para os parafusos e se tirar o manometro não vai dar para ver, só se abaixando.

Para que serve um não sei muito bem não, sei que da para verificar se a tubulação pressurizada está boa ou tem vazamento de pressão.

349541349542

jorge.duarte
25/05/2012, 21:31
Pessoal,
Na minha, coloquei o manometro no lugar do cinzeiro. Como na fumo, retirei o cinzeiro e colei com dupla face na parte superior da base do cinzeiro. Ali cabem 2 manometros, certinho. O manometro de turbo, além do que o nosso amigo Ezahn comentou, serve tambem para detectar o contrário, ou seja, se romper a mangueira que regula a pressão, na valvula de alivio, podemos correr o risco da turbina pressurizar toda sua capacidade e ferrar nosso motor! Por isso é sempre bom ficar de olho no "relóginho".

Abs

titanium
25/05/2012, 23:59
Huuummmmmmmmmmm....
Ótimas dicas, caros Jorge e Ezahn!!
Muito obrigado!
Só faltaram umas fotinhas da instalação no motor, Ezahn! (kkkkkkk - explorando na cara de pau! rsrsrs)

Jorge, no cinzeiro!?
Não entendi... você Tirou aquela "Gavetinha" do cinzeiro para poder por, no lugar, os dois marcadores? foi isso?
rsrss..

Obrigado pessoal!

Abraços,

jampanoll
26/05/2012, 00:04
O meu e colado com fita dupla face no canto esquerdo do painel bem perto da coluna, não atrapalha e fica bem visivel.

Renato, quando pega um buraco o ou algo parecido ou com muito calor o manometro não desgruda da coluna por causa que a cola da fita esquenta ??? ou pelo manometro ser muito pesado???

jampanoll
26/05/2012, 00:06
Pessoal,
Na minha, coloquei o manometro no lugar do cinzeiro. Como na fumo, retirei o cinzeiro e colei com dupla face na parte superior da base do cinzeiro. Ali cabem 2 manometros, certinho. O manometro de turbo, além do que o nosso amigo Ezahn comentou, serve tambem para detectar o contrário, ou seja, se romper a mangueira que regula a pressão, na valvula de alivio, podemos correr o risco da turbina pressurizar toda sua capacidade e ferrar nosso motor! Por isso é sempre bom ficar de olho no "relóginho".

Abs

Mas no cinzeiro não fica muito escondido????

HERICK
26/05/2012, 16:07
Meus amigos, no meu caso o manômero foi aparafusado logo abaixo do cinzeiro do lado do carona, como o suporte do manômetro é articulável, vc direciona ele pra cima e para a direção do motorista, mas c sinceridade, acho q vou copiar a do Ezahn, gostei pois vc tá sempre olhando a criança subir e descer, hehehe, forte abraço.

jorge.duarte
26/05/2012, 20:38
Jorge, no cinzeiro!?
Não entendi... você Tirou aquela "Gavetinha" do cinzeiro para poder por, no lugar, os dois marcadores? foi isso?
rsrss..

Obrigado pessoal!

Abraços,
Isso mesmo!

jorge.duarte
26/05/2012, 20:39
Mas no cinzeiro não fica muito escondido????
Se for uma coisa para ficar olhando sempre, realmente não é o melhor lugar, mas não gosto de nada em cima do painel, tampouco, furar.

Abs

Renato Camargo
27/05/2012, 12:09
Renato, quando pega um buraco o ou algo parecido ou com muito calor o manometro não desgruda da coluna por causa que a cola da fita esquenta ??? ou pelo manometro ser muito pesado???
O manometro é aquele pequeno, ele é levinho, só saí do lugar quando mando no lava-rápido, acho que batem no "relogio" rsrsrs e ele desgruda, mas pelo calor e peso não. 349730. Não sei se dar pra ver ele escondido lá no cantinho, mas é a melhor foto que tenho agora rsrs.

DieselPower
27/05/2012, 17:06
Amigão,
Aqui está o tópico com todas as informações que precisa:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/42805-manometro-do-turbo-24.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/42805-manometro-do-turbo-24.html)

Nele existem relatos de várias maneiras de instalações e fixação no painel.
Abraço.

Guiga Tostes
27/05/2012, 23:18
Opa!

Na minha fixei com fita dupla face 3M o copinho com o manômetro no centro da carcaça de acabamento da coluna de direção, esta mesma carcaça serviu para "esconder" a mangueira do manômetro vinda do motor. Gostei do resultado, sem furos, não vibra e fica muito bom para visualizar.

Nas fotos do motor, circulado em vermelho o ponto de fixação da mangueira do manômetro.

Fotos

jampanoll
28/05/2012, 10:08
Uma outra dúvida que me surgiu agora, se mais tarde eu vender a camionete é possível eu tirar o manômetro? por causa do furo na mangueira do turbo...

Guiga Tostes
28/05/2012, 10:27
Uma outra dúvida que me surgiu agora, se mais tarde eu vender a camionete é possível eu tirar o manômetro? por causa do furo na mangueira do turbo...

Opa, pode remover sim e tampar o furo onde antes a mangueira era fixada. Tudo continuara a funcionar normalmente só que sem o manometro.

Abrs

jampanoll
28/05/2012, 15:41
Opa, pode remover sim e tampar o furo onde antes a mangueira era fixada. Tudo continuara a funcionar normalmente só que sem o manometro.

Abrs

Desculpe tantas perguntas, mas sou novato nisso ainda hehehehe
Na minha viatura, uma sw4 3.0 turbo, onde instalo a mangueira do manômetro???:pensativo:

abração

Ezahn
28/05/2012, 18:39
Opa!

Na minha fixei com fita dupla face 3M o copinho com o manômetro no centro da carcaça de acabamento da coluna de direção, esta mesma carcaça serviu para "esconder" a mangueira do manômetro vinda do motor. Gostei do resultado, sem furos, não vibra e fica muito bom para visualizar.

Nas fotos do motor, circulado em vermelho o ponto de fixação da mangueira do manômetro.

Fotos

Quando turbinei o meca deixou preso nesta posição de forma provisória com fita para eu escolher o lugar depois. Achei que ali o manômetro tampa a visualização de algumas luzes de alerta do painel.

Ezahn
28/05/2012, 19:16
Huuummmmmmmmmmm....
Ótimas dicas, caros Jorge e Ezahn!!
Muito obrigado!
Só faltaram umas fotinhas da instalação no motor, Ezahn! (kkkkkkk - explorando na cara de pau! rsrsrs)

Jorge, no cinzeiro!?
rsrss..

Obrigado pessoal!

Abraços,

Ai vai mais explicações.

Eu tirei a base articulada do copinho e parafusei o copinho diretamente na parte superior do acabamento. Dois furinhos bem finos e os mesmos ficam na parte de cima do acabamento, ou seja, se retirar o manômetro só vai dar para ver os furos abaixando e olhando de baixo para cima. Reduzi o comprimento do copinho + ou - 1 cm (ainda pretendo diminuir mais um pouco pois a luz dele reflete no parabrisa, principalmente depois que eu subi o banco e sou alto). Neste local ficou bom: não tampa visualização de nada, é de fácil visualização (já esta no painel) e ficou bem firme.
349987349988

A mangueira e o fio da iluminação saem por trás e entram entre o acrílico transparente do painel e o acabamento preto. Não fura nada. A iluminação puxei da luz dos botões, acho que do pisca alerta. Acende junto com o painel.
349986

No motor foi feita uma adaptação/redução e ligou a mangueira no furo onde originalmente é ligado o respiro da tampa de válvulas. Este respiro tem que sair dali naturalmente quando se turbina a viatura e o furo teria que ser tampado. Ai foi aproveitado. Nas que já vem turbinada tem que se estudar, se não tiver nenhum furo original tampado na tubulação pressurizada ai tem que furar e adaptar.
349989

Abraços

Guiga Tostes
28/05/2012, 21:24
Quando turbinei o meca deixou preso nesta posição de forma provisória com fita para eu escolher o lugar depois. Achei que ali o manômetro tampa a visualização de algumas luzes de alerta do painel.

Eu gostei da sua solução e tb do esquema no coletor de admissão utilizando a saída para o manômetro, quando eu intercoolar a minha vou usar este exemplo para ligar a mangueira do manometro.

Quanto as luzes do painel, a unica que fica um pouco atras é a da bateria, as demais: oléo, Tbelt, agua no filtro de diesel, valvula termostática e freio de estacionamento continuam com a visualização perfeita.

Abrs

jampanoll
29/05/2012, 10:54
eu instalo na tubulação que vai pro turbo ou que sai do turbo???:pensativo:

fgibin
29/05/2012, 20:44
Olá Jampanoll,
Na SW4 3.0 TD existe uma tomada de pressão que vai do coletor de aspiração até a bomba de injeção e ao sensor de alarme da turbina (tem um "T"). Serve para adequar o fluxo de diesel quando a turbina pompa mais ar e para sinalizar no painel quando a turbina está com problema. É bem acessível e se pode fazer um "T" nesta mangueira para "ler" a pressão de aspiração...
Se tiver o manual do motor 1KZT, é bem visualizado na parte de testes de eficiência do turbo.
Grande abraço.
Fabrizio

DieselPower
29/05/2012, 21:22
Amigo,
Existe uma mangueira que sai do coletor de admissão e vai até a Bomba Injeto (LDA).
Corte esta mangueira, instale um "T" e ligue a mangueira do manômetro.
Mas, pelo que parece você não está conseguindo identificar nem a BI, certo?
Talvez seja melhor ir até um bombista e pedir para ele realizar a ligação.
É tão simples que na maioria das vezes eles não cobram nada.
Abraço.

Inner
29/05/2012, 21:23
Pergunta aos mestres de de plantão, no meu caso o medidor de pressão faz um ruído chato tanto é que desliguei. Li em algum lugar por aqui, acho que foi o Ezahn que deu a dica em colocar um pedaço de palito na mangueira tentei mais não funcionou pergunto será o medidor com defeito? quando coloquei o palito coloquei +/- 1cm na saída da mangueira no motor será ali mesmo ou próximo a entrada da mangueira no medidor bem é isso abraço a todos Inner

Olá Jampanoll,
Na SW4 3.0 TD existe uma tomada de pressão que vai do coletor de aspiração até a bomba de injeção e ao sensor de alarme da turbina (tem um "T"). Serve para adequar o fluxo de diesel quando a turbina pompa mais ar e para sinalizar no painel quando a turbina está com problema. É bem acessível e se pode fazer um "T" nesta mangueira para "ler" a pressão de aspiração...
Se tiver o manual do motor 1KZT, é bem visualizado na parte de testes de eficiência do turbo.
Grande abraço.
Fabrizio

Ezahn
29/05/2012, 22:06
Pergunta aos mestres de de plantão, no meu caso o medidor de pressão faz um ruído chato tanto é que desliguei. Li em algum lugar por aqui, acho que foi o Ezahn que deu a dica em colocar um pedaço de palito na mangueira tentei mais não funcionou pergunto será o medidor com defeito? quando coloquei o palito coloquei +/- 1cm na saída da mangueira no motor será ali mesmo ou próximo a entrada da mangueira no medidor bem é isso abraço a todos Inner

Inner, eu tb pedi ajuda no fórum sobre isto e acho que foi o Leo Dic (???) que deu a dica.

Então, o correto é usar uma mangueira própria que é muito fina por dentro. Vende em casa especializada. Mas a dica é a seguinte. Eu enfiei uns 10 a 15 cm de capa de fio sólido na mangueira entrando justo (cortei a capa como se fosse desencapar, passei um óleo de leve para consegue introduzir, e depois puxei o fio deixando a capa dentro da mangueira. Diminuiu um pouco mas não resolveu. Dai eu fiz a mesma coisa com um fio daqueles cinza de telefone enfiando por dentro da capa de fio que já estava lá. Ai sim resolveu, faz um pequeno chiadinho logo que ligo o carro mas depois da primeira acelerada para e não faz mais. Fiz isto perto do manômetro.

É moleza e funciona.

Boas!

Ezahn
29/05/2012, 22:11
eu instalo na tubulação que vai pro turbo ou que sai do turbo???:pensativo:

Na tubulação pressurizada, ou seja, que sai do turbo e vai para a admissão do motor.

titanium
30/05/2012, 07:15
Ai vai mais explicações.

Eu tirei a base articulada do copinho e parafusei o copinho diretamente na parte superior do acabamento. Dois furinhos bem finos e os mesmos ficam na parte de cima do acabamento, ou seja, se retirar o manômetro só vai dar para ver os furos abaixando e olhando de baixo para cima. Reduzi o comprimento do copinho + ou - 1 cm (ainda pretendo diminuir mais um pouco pois a luz dele reflete no parabrisa, principalmente depois que eu subi o banco e sou alto). Neste local ficou bom: não tampa visualização de nada, é de fácil visualização (já esta no painel) e ficou bem firme.
349987349988

A mangueira e o fio da iluminação saem por trás e entram entre o acrílico transparente do painel e o acabamento preto. Não fura nada. A iluminação puxei da luz dos botões, acho que do pisca alerta. Acende junto com o painel.
349986

No motor foi feita uma adaptação/redução e ligou a mangueira no furo onde originalmente é ligado o respiro da tampa de válvulas. Este respiro tem que sair dali naturalmente quando se turbina a viatura e o furo teria que ser tampado. Ai foi aproveitado. Nas que já vem turbinada tem que se estudar, se não tiver nenhum furo original tampado na tubulação pressurizada ai tem que furar e adaptar.
349989

Abraços

Opa!
Valeu meu caro!
Gostei da posição de onde você instalou!
Na minha tem esse mesmo Suspiro ae!
Quando for instalar o Manometro vou colocar no mesmo local que você instalou o seu: no canto direito-superor do painel!

Valeu!

Abração!

jampanoll
30/05/2012, 11:12
Amigo,
Existe uma mangueira que sai do coletor de admissão e vai até a Bomba Injeto (LDA).
Corte esta mangueira, instale um "T" e ligue a mangueira do manômetro.
Mas, pelo que parece você não está conseguindo identificar nem a BI, certo?
Talvez seja melhor ir até um bombista e pedir para ele realizar a ligação.
É tão simples que na maioria das vezes eles não cobram nada.
Abraço.

Diesel, ontem acabei me "atracando" e li todo o tópico que tu me passou sobre instalação de manômetro... estou sem a viatura desde segunda e assim não consigo por nada em pratica ainda hehehehe
Achei mais fácil com a porca de duas saídas do que cortar a mangueira pelo fato de quando vender para poder tirar o manômetro
abração, João Paulo.

sandro_ventania
02/06/2012, 12:10
Respondendo algumas aqui.

O sensor tem que ser colocado na admissão, depois do turbo é claro, entre o turbo e o motor. Nas que o turbo é adaptado como a minha é fácil. Usa o furo do coletor que tinha originalmente o respiro da tampa de válvulas que tem que sair dali. Nas que já vem turbinada não sei se tem um local pronto para isto, se não tem que furar.

O manometro da minha coloquei usando aquele copinho próprio parafusado no canto superior direito do painel de relógios. Ficou bom, só fiz 2 pequenos furinhos para os parafusos e se tirar o manometro não vai dar para ver, só se abaixando.

Para que serve um não sei muito bem não, sei que da para verificar se a tubulação pressurizada está boa ou tem vazamento de pressão.

349541349542

Ezahn.

Voce tirou a mangueira do suspiro da tampa de válvulas por causa do turbo, mas o que voce fez com ela? Colocou antes do turbo ou deixou solta soprando ar pra fora?

Ezahn
02/06/2012, 23:13
Ezahn.

Voce tirou a mangueira do suspiro da tampa de válvulas por causa do turbo, mas o que voce fez com ela? Colocou antes do turbo ou deixou solta soprando ar pra fora?

Ficou soprando pra fora. É anti ecológico e com o carro parado as vezes sente o cheiro do vapor do óleo. O certo é ligar antes da turbina mas não foi ligado pois se quebrar anel e subis óleo nela ai dispara o turbo e pode derreter o motor.

jorge.duarte
03/06/2012, 23:57
Ficou soprando pra fora. É anti ecológico e com o carro parado as vezes sente o cheiro do vapor do óleo. O certo é ligar antes da turbina mas não foi ligado pois se quebrar anel e subis óleo nela ai dispara o turbo e pode derreter o motor.
Ezahn,
Mas isso pode acontecer mesmo sem turbo, pois o suspiro original é ligado na admissão. O que faz o motor disparar, é quando a turbina quebra e dá passagem de oleo, para a admissão, isso independe se está ou não com o respiro ligado, pois vai disparar!
Nosso amigo Guilherme que o diga!!
Abs

sandro_ventania
04/06/2012, 21:37
Eu estou pensando em deixar o suspiro jogando pra fora tambem, mesmo não tendo turbina...eu observei que pelo suspiro sobra um ar muito quente, nada útil ao desempenho do motor.

Inner
04/06/2012, 22:10
Refiz toda a instalação do manômetro acabei comprando dois tipos de mangueira e fiz como o Ezahn falou, coloquei uma mais fina por dentro da original de ponta a ponta. Bem acabou o chiado finalmente.