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Ver Versão Completa : Grand Vitara com GNV dá problema?



Marcos_mfcm
23/05/2012, 20:10
Estou comprando um Grand Vitara que tem o kit para gás natural. Não vou usar o gás, mas gostaria de saber quais os problemas que posso ter por conta do uso do kit por outro proprietário.
Ou se ele não deu problema quando estava usando gás não vai dar agora que o gás não será usado?

Felipe R+C
25/05/2012, 16:25
Marcos,

Se vc não vai usar o gás (talvez leve o carro pra onde não há postos) é melhor esperar e procurar um que não tenha sido convertido. O desgaste de molas e amortecedores é maior. O de motor também. Sabe qual equipamento está instalado na sua viatura?

heliosilva77
20/11/2012, 00:28
Assinando o tópico.



Marcos,

Se vc não vai usar o gás (talvez leve o carro pra onde não há postos) é melhor esperar e procurar um que não tenha sido convertido. O desgaste de molas e amortecedores é maior. O de motor também. Sabe qual equipamento está instalado na sua viatura?

mas.marco
20/11/2012, 10:04
amigão... JAMAIS compre carro com GNV. SALVO se você conhecer BEM o dono e acompanhar tudo que acontece.

bem... com o carro parado, engate a 2a e tente sair andando (sim, de 2a mesmo).

outra coisa: tire a tampa do oleo e veja se ha um caramelado (goma) na tampa.

o MAIOR problema n ouso de GNV é o super aquecimento...

Se não tem historico do carro amigo, cai fora e espera uma outra oportunidade.

EvandroES
20/11/2012, 11:26
Tambéns não aconselho, já vi vários casos de veículos que utilizavam GNV e depois deram problema. Minha irmã comprou um carro que tinha GNV e foi retirado e o carro só incomodou. Conversando com alguns mecânicos os mesmos falaram que por mais bem feito que seja a instalação de GNV é sempre uma injambração e que nossos motores não foram feitos para funcionar com GNV, até funciona, porém o motor paga um preço caro.
Abraços.

PHMello
20/11/2012, 11:43
Gnv é bom sim! Pra cozinhar! Isso não passa de invenção de brasileiro pra economizar uns trocados( que acaba gastando em outras coisas e manutenção ). Começou com alguém adaptando o gás de cozinha mesmo com o botijão original dentro da mala do carro. Algumas explosões e incendios depois, alguém decidiu deixar a coisa dentro da lei e arrumou um jeito de instalar o kit com "segurança" e o governo de olho nos impostos (vistorias extras , homologação e etc) aprovou a gambiarra. O carro não foi feito pra esse tipo de combustível e o primeiro a ser detonado é o cabeçote.
Como já disseram, sái fora e procura outro original.
Abç,
PHMello

heliosilva77
21/11/2012, 10:24
PHMello, não é bem assim, existe sempre prós e contra ser levado em consideração: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/104709-l200-triton-3-5-gasolina-2009-gnv-5-geracao-primeiras-impressoes.html





Gnv é bom sim! Pra cozinhar! Isso não passa de invenção de brasileiro pra economizar uns trocados( que acaba gastando em outras coisas e manutenção ). Começou com alguém adaptando o gás de cozinha mesmo com o botijão original dentro da mala do carro. Algumas explosões e incendios depois, alguém decidiu deixar a coisa dentro da lei e arrumou um jeito de instalar o kit com "segurança" e o governo de olho nos impostos (vistorias extras , homologação e etc) aprovou a gambiarra. O carro não foi feito pra esse tipo de combustível e o primeiro a ser detonado é o cabeçote.
Como já disseram, sái fora e procura outro original.
Abç,
PHMello

EvandroES
21/11/2012, 15:53
PHMello, não é bem assim, existe sempre prós e contra ser levado em consideração: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/104709-l200-triton-3-5-gasolina-2009-gnv-5-geracao-primeiras-impressoes.html

Helio, concordo com vc em partes, realmente existe uma boa economia com GNV, no entanto pelo que pude ver o problema está a longo prazo, para quem compra carro novo e fica 3 ou 5 anos talves não sinta nada mas acredito que a partir daí o motor começa a sentir os efeitos da mudança.

Essa é só minha opinião por experiências e pelo que já observei, nada técnico. Eu ainda não não confio no GNV a longo prazo.

Abraços.

heliosilva77
21/11/2012, 16:17
Pois é Evandro, eu desisti, tava muito empolgado, só de IPVA ao invés de 2500 em 2012, iria pagar 650, um economia de 75%. Sem falar no combustível mensal, no entanto, depois q liguei pra a suzuki daqui, eles foram logo dizendo q eu perdiria a garantia de 3 anos sem llimite de km, para eu comprei meu carro em março desse ano foi um balde de água fria.
Nestes termo desisti mesmo, sem condições, não quero ter surpresas nas horas da revisão.

è isso, e mais ainda que num futuro penso muito em pegar um pick up, aí ainda tem a desvalorização do carro.

Ou seja, muito calma nessa hora.

Valeu,

Hélio.






Helio, concordo com vc em partes, realmente existe uma boa economia com GNV, no entanto pelo que pude ver o problema está a longo prazo, para quem compra carro novo e fica 3 ou 5 anos talves não sinta nada mas acredito que a partir daí o motor começa a sentir os efeitos da mudança.

Essa é só minha opinião por experiências e pelo que já observei, nada técnico. Eu ainda não não confio no GNV a longo prazo.

Abraços.

EvandroES
22/11/2012, 00:55
É Helio, olhando o quanto de $$$$ se economiza realmente dá uma coceira rsrsrs, a diferença é grande.
Abraços.

RHL
22/11/2012, 08:14
eu não compro carro com GNV, e nem coloco nos meus.

requeijo
23/11/2012, 11:10
Olá Pessoal,

Helio, sobre o GNV e igual a bunda, cada um tem um gosto.. rsrsr
Mas eu particulamente não tenho nada contra, muito pelo contrario, estou querendo pegar um GV3 e colocar GNV... Mas existe alguns pros, contras e comentarios, que são:

Pros.
- Aqui no RJ o IPVA tem um bom desconto, ou seja, paga o kit rapidinho.
- Economia no combustivel é enorme, caso vc anda muito com a sua viatura.

Contras.
- Fora do RJ e GNV e mau visto, infelizmente.
- O GV3 e um carro que se encaixa na categoria de classe media alta, uma vez que estamos com um carro com o valor incial de R$ 73k, portanto, são pessoas que possuem uma boa condição financeira e uma boa quantidade de pessoas desta classe não estão preocupadas com economia de combustivel, poluição, etc.. (OBS.: Não estou generalizando, existe algumas que pessam no seu bolso, assim como eu.. rsrs)
- Perda de potencia no carro.

Comentarios:
- Na oficina que coloquei o GNV em meu carro, vi e vejo diversos carros mais caros do que o GV3 colocando GNV... logo pensei, não consigo ainda entender alguma resistência em colocar GNV.
- Sobre problemas que o GNV causa, isto posso dizer que já é passado, uma vez que este novo kit chamado de 5a geração melhorou muito.
- Sobre este kit, ele é injetado como todos sabem, e ele so passa a liberar o GNV depois que o carro atinge uma determinada temperatura e ultrapasse uma deteminada rotação no motor, pois enquanto isto não acontece, ele continua rodando no combustivel normalmente, logo, aquele paradigma de ressecar mangueias, problema na bomba, etc, acabaram-se... até pq, as vezes a central injeta GNV + Combustivel.
- Perda de potencia tem, mas sinceramente, não é problematico para mim, até pq eu não faço pegas.. e nem o meu carro da para fazer issto.. rsrs... Mas se realmente forem avaliar a potencia do carro exatamente quando eles saem da loja, vão ver que TODOS não possuem a potencia real que a fabrica informa em seus manuais... no caso do GV3 soube que a potencia dele esta em torno de 120cv e nao 140cv.
- Sobre problemas a longo prazo no motor, eu trato da seguinte forma... o combustivel ele é armazenado e transportado em diversas condições, e por conta disso, acaba recebendo diversos residuos... logo, estes residuos acabam parando no motor e muitos por la ficam, até pq existem residuos que não serão queimados na hora de colocar o possante para rodar.... já o GNV isto não acontece uma vez que ele vem direto do cano.
- Com relação a garantia, os vendedores sempre falam isto, mas eles não gostam de perder cliente.. mas na pratica, alguem já teve que usar a garantiar e ver que a loja não trocou peça nenhuma... pois todas as lojas elas tem por definição, se trocar peça o custo da peça trocada na garantia e por conta da loja... logo, elas vão fazer todos os gatinhos possiveis para consertar o carro...
- Mas a pratica, a maioria aceita na garantia um carro com GNV... desde que estejam com a revisões em dia, e claro... rsrsrs
- Uma pratica que alguns fazem é colocar o GNV para diminiuir o IPVA, onde apos a vistoria, vai em uma loja e retira os cilindros e os coloca novamente no ano seguinte, somente para passar na vistoria.... (famoso jeitinho brasileiro)

Uma observação final, no ultimo dia 14/11/2012 estive na loja onde coloquei o GNV no meu e perguntei da instalação de um GNV em GV3 e fui informado que nesta semana teria um 0km la para instalar...

Depois disso tudo, voltei a ficar em duvida se ao pegar um GV3 eu coloco GNV ou não... uma vez que a minha duvida e mais com relação a revenda, caso eu queira revender, poi como eu falei, infelizmente tem bastante gente que tem a visão que GNV não é bom...

Abs

heliosilva77
23/11/2012, 11:28
Pois é Requeijo, suas opiniões são muito válidas e concordo com elas... O problema é troar o certo pelo duvidoso, por exemplo, eu sou do RN e moro no Rio, vou sempre ao RN, já fui no meio do ano e rodei 8000 km. Já pensou um problema com esse carro na viagem? esse é um, o outro trata-se da desvalorização, no futuro não muito longe penso em pegar um carro maior, aí vem a desvalorização? as revisões passam a não ser mais tabelada, pois o cara pode "inventar" tal peça foi desgatada mais por causa do GNV e por isso preciso ser trocada?
já pensou?

Ou seja, mudei de idéia veih, desisti.

E com relação a ser classe média, eu acho isso um tanto qto coisa de otário, o cara ficar teorizando como o fulano ou o cicrano deve usar seu dinheiro, deixe ele usar como queira. É isso veih, mas abortei mesmo. O cara q vai botar no zero com certeza pretende passar no mínimo uns cinco anos com o carro, ou até mais. Ou vai ver, pode ser um desinformado q nem se quer parou pra pensar nos pró e os contras.

E por último, nenhum carro no Brasil foi desenvolvido para rodar a gás, ou seja, tem-se uma adequação...

Abs,

Hélio.




Olá Pessoal,

Helio, sobre o GNV e igual a bunda, cada um tem um gosto.. rsrsr
Mas eu particulamente não tenho nada contra, muito pelo contrario, estou querendo pegar um GV3 e colocar GNV... Mas existe alguns pros, contras e comentarios, que são:

Pros.
- Aqui no RJ o IPVA tem um bom desconto, ou seja, paga o kit rapidinho.
- Economia no combustivel é enorme, caso vc anda muito com a sua viatura.

Contras.
- Fora do RJ e GNV e mau visto, infelizmente.
- O GV3 e um carro que se encaixa na categoria de classe media alta, uma vez que estamos com um carro com o valor incial de R$ 73k, portanto, são pessoas que possuem uma boa condição financeira e uma boa quantidade de pessoas desta classe não estão preocupadas com economia de combustivel, poluição, etc.. (OBS.: Não estou generalizando, existe algumas que pessam no seu bolso, assim como eu.. rsrs)
- Perda de potencia no carro.

Comentarios:
- Na oficina que coloquei o GNV em meu carro, vi e vejo diversos carros mais caros do que o GV3 colocando GNV... logo pensei, não consigo ainda entender alguma resistência em colocar GNV.
- Sobre problemas que o GNV causa, isto posso dizer que já é passado, uma vez que este novo kit chamado de 5a geração melhorou muito.
- Sobre este kit, ele é injetado como todos sabem, e ele so passa a liberar o GNV depois que o carro atinge uma determinada temperatura e ultrapasse uma deteminada rotação no motor, pois enquanto isto não acontece, ele continua rodando no combustivel normalmente, logo, aquele paradigma de ressecar mangueias, problema na bomba, etc, acabaram-se... até pq, as vezes a central injeta GNV + Combustivel.
- Perda de potencia tem, mas sinceramente, não é problematico para mim, até pq eu não faço pegas.. e nem o meu carro da para fazer issto.. rsrs... Mas se realmente forem avaliar a potencia do carro exatamente quando eles saem da loja, vão ver que TODOS não possuem a potencia real que a fabrica informa em seus manuais... no caso do GV3 soube que a potencia dele esta em torno de 120cv e nao 140cv.
- Sobre problemas a longo prazo no motor, eu trato da seguinte forma... o combustivel ele é armazenado e transportado em diversas condições, e por conta disso, acaba recebendo diversos residuos... logo, estes residuos acabam parando no motor e muitos por la ficam, até pq existem residuos que não serão queimados na hora de colocar o possante para rodar.... já o GNV isto não acontece uma vez que ele vem direto do cano.
- Com relação a garantia, os vendedores sempre falam isto, mas eles não gostam de perder cliente.. mas na pratica, alguem já teve que usar a garantiar e ver que a loja não trocou peça nenhuma... pois todas as lojas elas tem por definição, se trocar peça o custo da peça trocada na garantia e por conta da loja... logo, elas vão fazer todos os gatinhos possiveis para consertar o carro...
- Mas a pratica, a maioria aceita na garantia um carro com GNV... desde que estejam com a revisões em dia, e claro... rsrsrs
- Uma pratica que alguns fazem é colocar o GNV para diminiuir o IPVA, onde apos a vistoria, vai em uma loja e retira os cilindros e os coloca novamente no ano seguinte, somente para passar na vistoria.... (famoso jeitinho brasileiro)

Uma observação final, no ultimo dia 14/11/2012 estive na loja onde coloquei o GNV no meu e perguntei da instalação de um GNV em GV3 e fui informado que nesta semana teria um 0km la para instalar...

Depois disso tudo, voltei a ficar em duvida se ao pegar um GV3 eu coloco GNV ou não... uma vez que a minha duvida e mais com relação a revenda, caso eu queira revender, poi como eu falei, infelizmente tem bastante gente que tem a visão que GNV não é bom...

Abs

Mitsuo
21/04/2013, 01:23
E aí pessoal!

Estou pensando em comprar um Grand Vitara 2.0 16V 5p., gasolina, Automático, 2001 de boa procedência. Rodo bastante em área urbana no meu trabalho e pelo menos uns 800km só de BR por mês e por este motivo tenho interesse em mandar instalar um kit GNV no carro. É viável para este carro? Existe uma informação mais precisa sobre o kit que devo procurar e qual o custo aproximado para um kit e serviço bem feito?

Obrigado!

Angelo RJ
21/04/2013, 16:36
Olá,, achei ótima essa discussão, porque estou querendo um comprar um vitara 97,JLX, 5p, em ótimo estado, sem vazamentos, sem fumaça e sem barulhos no motor. O carro tem GNV, porem quem usava era o antigo dono e não o atual, que acabou deixando o kit instalado, porém com o cilindro vazio. Ainda não fechei negócio justamente pelo fato de ter GNV e com certeza já ter rodado muito (o antigo dono) com esse combustível. Confesso que tenho dúvidas se compro ou não, mas o carro não apresenta nada que mostre estar ruim, e estou falando de um carro antigo, ano 97. Sendo assim, minha dúvida continua, compro ou não ? abs

rafaellsm
31/05/2016, 17:24
Olá Pessoal,

Helio, sobre o GNV e igual a bunda, cada um tem um gosto.. rsrsr
Mas eu particulamente não tenho nada contra, muito pelo contrario, estou querendo pegar um GV3 e colocar GNV... Mas existe alguns pros, contras e comentarios, que são:

Pros.
- Aqui no RJ o IPVA tem um bom desconto, ou seja, paga o kit rapidinho.
- Economia no combustivel é enorme, caso vc anda muito com a sua viatura.

Contras.
- Fora do RJ e GNV e mau visto, infelizmente.
- O GV3 e um carro que se encaixa na categoria de classe media alta, uma vez que estamos com um carro com o valor incial de R$ 73k, portanto, são pessoas que possuem uma boa condição financeira e uma boa quantidade de pessoas desta classe não estão preocupadas com economia de combustivel, poluição, etc.. (OBS.: Não estou generalizando, existe algumas que pessam no seu bolso, assim como eu.. rsrs)
- Perda de potencia no carro.

Comentarios:
- Na oficina que coloquei o GNV em meu carro, vi e vejo diversos carros mais caros do que o GV3 colocando GNV... logo pensei, não consigo ainda entender alguma resistência em colocar GNV.
- Sobre problemas que o GNV causa, isto posso dizer que já é passado, uma vez que este novo kit chamado de 5a geração melhorou muito.
- Sobre este kit, ele é injetado como todos sabem, e ele so passa a liberar o GNV depois que o carro atinge uma determinada temperatura e ultrapasse uma deteminada rotação no motor, pois enquanto isto não acontece, ele continua rodando no combustivel normalmente, logo, aquele paradigma de ressecar mangueias, problema na bomba, etc, acabaram-se... até pq, as vezes a central injeta GNV + Combustivel.
- Perda de potencia tem, mas sinceramente, não é problematico para mim, até pq eu não faço pegas.. e nem o meu carro da para fazer issto.. rsrs... Mas se realmente forem avaliar a potencia do carro exatamente quando eles saem da loja, vão ver que TODOS não possuem a potencia real que a fabrica informa em seus manuais... no caso do GV3 soube que a potencia dele esta em torno de 120cv e nao 140cv.
- Sobre problemas a longo prazo no motor, eu trato da seguinte forma... o combustivel ele é armazenado e transportado em diversas condições, e por conta disso, acaba recebendo diversos residuos... logo, estes residuos acabam parando no motor e muitos por la ficam, até pq existem residuos que não serão queimados na hora de colocar o possante para rodar.... já o GNV isto não acontece uma vez que ele vem direto do cano.
- Com relação a garantia, os vendedores sempre falam isto, mas eles não gostam de perder cliente.. mas na pratica, alguem já teve que usar a garantiar e ver que a loja não trocou peça nenhuma... pois todas as lojas elas tem por definição, se trocar peça o custo da peça trocada na garantia e por conta da loja... logo, elas vão fazer todos os gatinhos possiveis para consertar o carro...
- Mas a pratica, a maioria aceita na garantia um carro com GNV... desde que estejam com a revisões em dia, e claro... rsrsrs
- Uma pratica que alguns fazem é colocar o GNV para diminiuir o IPVA, onde apos a vistoria, vai em uma loja e retira os cilindros e os coloca novamente no ano seguinte, somente para passar na vistoria.... (famoso jeitinho brasileiro)

Uma observação final, no ultimo dia 14/11/2012 estive na loja onde coloquei o GNV no meu e perguntei da instalação de um GNV em GV3 e fui informado que nesta semana teria um 0km la para instalar...

Depois disso tudo, voltei a ficar em duvida se ao pegar um GV3 eu coloco GNV ou não... uma vez que a minha duvida e mais com relação a revenda, caso eu queira revender, poi como eu falei, infelizmente tem bastante gente que tem a visão que GNV não é bom...

Abs

E ai, requeijo. Instalou ou não o kit gás? Qual o resultado?

Abs!

Aurilio
03/06/2016, 19:45
Boa noite amigos !!
Gostaria de aproveitar este post para saber sobre consumo do GV de vcs !
Comprei um GV 0km 15/16 4x4 aut , no momento esta com 5000km e o consumo na cidade não passa de 5,5/6km e na estrada 7,5/7,8. Fica nisso mesmo ou melhora ?
Obrigado !!!

viniciuslow
18/10/2016, 15:11
Boa tarde Aurilio!

A média do meu 4x4 AT 2010 está 8.0 km/L entre cidade e estrada!
Acredito estar fazendo uns 7 na cidade e 9 na estrada e depende muito de quanto eu piso..
Conseguiria fazer até menos mas não consigo andar muito devagar (80km/h) na estrada, senão ele faria uns 10-11km/L.

Uma dica pra voce, quando comprei o meu ele também bebia mais, mesmo saindo beeem devagarzinho, e mantendo o pedal no acelerador pra não perder velocidade.
Depois que comecei a sair mais veloz (sem pisar muito, pisando normal mesmo), atingir uma velocidade boa e tirar o pé pra deixar o carro ir um pouco "no embalo" e depois pisar novamente pra atingir novamente uma certa velocidade de novo e dpois tirar o pé... e por aí vai. O carro começou a beber bem menos! O meu é muito mais economico fazendo isso!

Achei bem diferente o modo de "economizar" deste carro comparando com o meu antigo...
Vê se funciona ctg!

Abçs!!

Ley Tracker
15/04/2020, 10:51
Reativando o tópico!!!

Alguém já instalou o KIT GNV 5ªG na Grand Vitara 98 a 2001 2.0?