Ver Versão Completa : Ranger V6 210cv SOHC - troca corrente de comando
Guilherme A. Araújo
23/05/2012, 16:39
Prezados amigos,
andou meio sumido do fórum em postagens, mas estou sempre lendo as noticias oir aqui...
Tive que parar a Ranger pra fazer algus reparos e decidi abrir o motor e trocar as correntes de comando.
Acontece que esse motor nao tem ponto, e sim sincronismo.
Para sincronizar este motor é necessario uma ferramenta especial, feita pra usar em todos os motores SOHC em V.
Como as concessionarias nao mechem muito mais cm motor, nao adquirem estas ferramentas, ainda mais sendo de um
motor que é muito pouco usado no Brasil, e raramente dá algum problema.
O Que eu gostaria de saber é se alguem já mecheu neste motor, ou se sabe quem faz manutenção neste tipo d emotor para
eu verificar a possibilidade de existencia desta ferramenta.
Meu motor está há 4 meses parado pois no olhometro, mesmo tomando todos os cuidados, o carro nao ficou no ponto. Nao funciona e nao admite o ar para a câmara. Detalhe, está na concessionária daqui e eles nao tem a ferramenta e disseram nao conseguir... ficam enrolando e nada do negocio sair.
O Motor é o mesmo do Mustang v6 2005-2011.
Sei da existencia detsa ferramenta à venda nos EUA, mas sairia colocada aqui, por R$1.200,00 aprox..
Alguém me dá alguma ajuda aí??
Guilherme A. Araújo
23/05/2012, 16:43
OTC 6488 OTC6488 OTC TOOLS 6488 - Ford Sohc 4.0L V6 Cam Service Set (http://www.ntxtools.com/network-tool-warehouse/OTC-6488.html)
LINK DE UM DOS SITES QUE VENDEM A FERRAMENTA....
Pedro Eduardo Patussi
23/05/2012, 17:42
mah q zica hein... =X
a tal ferramenta fica no maximo uns 1050 reais...vc msm comprando...isso ja pegando imposto...
se tiver sorte de não pegar imposto fica uns 750 reais...
OTC 6488 OTC6488 OTC TOOLS 6488 - | eBay (http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0&_nkw=OTC%206488%20OTC6488%20OTC%20TOOLS%206488%20-&_sop=15&_clu=2&_fcid=31&_localstpos=&_stpos=&gbr=1)
Guilherme A. Araújo
23/05/2012, 18:44
Pois é...
Esse é que é o problema, nao acho certo eu ter que comprar essa ferramenta, pra usar uma só vez e depois guardar ela...
F*&%$...
Edintruder
23/05/2012, 19:24
Reclama no 0800 da Ford!
Outra coisa, os caras não marcaram o ponto das engrenagens antes de tirar a correia velha??? Isso é coisa de amador!
Quando eu troco correias eu nem me preocupo em colocar o motor no ponto. Apenas marco todas as polias ou engrenages fazendo marcações bem definidas. Troco a correia sem passar trabalho nenhum com isso. FOi o tempo de procurar os pontos originais e mal conseguir vê-los com o motor no lugar ou com pouca luz.
Guilherme A. Araújo
24/05/2012, 08:50
Reclama no 0800 da Ford!
Outra coisa, os caras não marcaram o ponto das engrenagens antes de tirar a correia velha??? Isso é coisa de amador!
Quando eu troco correias eu nem me preocupo em colocar o motor no ponto. Apenas marco todas as polias ou engrenages fazendo marcações bem definidas. Troco a correia sem passar trabalho nenhum com isso. FOi o tempo de procurar os pontos originais e mal conseguir vê-los com o motor no lugar ou com pouca luz.
Edi, neste caso nem é caso de marcar as engrenagens por 2 motivos:
1 - Na troca das correntes, troca-se as engrenagens tbm;
2 - acabei desmontando também o motor, como ela está com 140mil, fiz troca de anéis, bronzinas,
bomba de óleo, água, válvulas, bruni as camisas... aquela aprumadinha pro trem ficar mais 0km do que tava, entende?
Guilherme A. Araújo
11/06/2012, 12:08
È!!
Acabei comprando a ferramenta por minha conta mesmo, mesmo ela estando na Ford!!!
Inicialmente, deviso questões de envio para o Brasil, comprei a de U$$ 283,00, mais frete Express U$$ 85,00, cotação do paypal por 2,10, que totalisou em R$ 773,00, mais o imposto quando chegar que é sempre uma surpresa!!
Estimo que chegue até semana que vem pra vr se até o sábado que vem ela funciona!
Pedro Eduardo Patussi
11/06/2012, 12:42
agora o jeito é abrir um oficina... ou alugar a ferramenta.... kkkkk esse pais é uma vergonha...o proprietario do veiculo q era "vendido" no brasil "sem importação"....ter q comprar ferramentas pq ngm tem a ferramenta...pra manutenção...
A Ford deve garantir o serviço pelo código de defesa do consumidor.
Peças de reposição por pelo menos 10 anos, salvo engano.
Consulte um advogado.
Eu acho que cabe algum ressarcimento...
Abs.
Imperador!
11/06/2012, 18:41
A Ranger dele é 1999, estamos em 2012.
A Semana Agora (http://www.asemanaagora.com.br/lernoticia.php?nt=2510)
Advogado de defesa - Jornal da Tarde (http://blogs.estadao.com.br/advogado-de-defesa/tag/pecas-de-reposicao/)
Conjur - Fabricante deve manter peças de reposição no mercado (http://www.conjur.com.br/2007-jul-06/fabricante_manter_pecas_reposicao_mercado)
Não há limite absoluto na legislação. Veja nos links acima.
Qual a vida útil de uma Ranger?
10 anos?
Outro ponto.
A questão não é a falta da peça. É a falta da ferramenta adequada. Total desqualificação técnica de uma concessionária. Ou seja, OFICINA AUTORIZADA, RECONHECIDA E HOMOLOGADA pela própria FORD.
Falha ainda mais grave.
Marcelo Corradi
12/06/2012, 09:44
a Ranger dele num é 1999 não. é de 2001 pra frente, pq é 210cv.
Guilherme A. Araújo
12/06/2012, 10:18
Justamente,
Minha Ranger é 2001/2.
O que acontece é que como foram poucas unidades comercializadas no Brasil, as concessionárias
não tem a ferramenta.
Mesmo que seja o mesmo motor do Mustang V6 2005-2010, que tbm nao é comercializado no brasil, eles nao tem
a ferramenta.
Nao adiantaria eu colocar na justiça, pois iria demorar ainda mais e complicar para vários lados e etc e tal...
No fim, o que me restou foi comprar esta ferramenta...
Enfim, pra quem já gastou uma nota boa, o que é mais um poco né... Já que Fu..., Fu... e meio nao faz tanta diferença!!
O que eu quero é ver a criança andar!
Agora, se depois de chegar isso, sincronizar e se nao pegar, aí o trem vai feder, aí eu vou partir pra cima sem dó nem piedade!!!
Guilherme,
Não precisa colocar na justiça agora.
Pode colocar na justiça depois que retirar a picape de lá.
No orçamento deve constar o prazo para efetuar o reparo.
Se não tinham a ferramenta, deveriam ter lhe avisado antes (pelo menos). O certo mesmo seria a concessionária ter recusado o serviço.
Espero que resolva!!!
Abs.
Guilherme A. Araújo
06/07/2012, 16:40
Chegou a ferramenta.
Preço no EUA + Frete + IOF do cartão(roubo)= R$873,00
Preço do Iposto no Brasil= R$ 339,00
Valor total: R$1.212,00
Detalhe: O Vendedor declarou valor de 200 dólares da peça, ante os 283dólares que paguei!!
Semana que vem vamos mecher nela, meu meca foi fazer treinamento esta semana.
Renato Froes
10/08/2013, 02:09
Chegou a ferramenta.
Preço no EUA + Frete + IOF do cartão(roubo)= R$873,00
Preço do Iposto no Brasil= R$ 339,00
Valor total: R$1.212,00
Detalhe: O Vendedor declarou valor de 200 dólares da peça, ante os 283dólares que paguei!!
Semana que vem vamos mecher nela, meu meca foi fazer treinamento esta semana.
Olá Guilherme, como ficou o final dessa história? conseguiu trocar a corrente?
Estou adquirindo uma 2002 4.0, acredito ser esse mesmo motor.
Algum conselho? ainda tenho tempo de desistir.
Abraço
Renato
Guilherme A. Araújo
10/08/2013, 11:54
Olá Guilherme, como ficou o final dessa história? conseguiu trocar a corrente?
Estou adquirindo uma 2002 4.0, acredito ser esse mesmo motor.
Algum conselho? ainda tenho tempo de desistir.
Abraço
Renato
Renato,
Troquei não só as correntes, como acabei fazendo mais coisas, como válvulas, anéis, bronzinas e etc...
Quase fiz o motor, rrrsrss
\ficou tudo ok.
Mas, um conselho, só troque quando bater, pois é muito complicado, dá um trabalho lascado e no Brasil, não existe a ferramenta para sincronizar os comandos.
Eu tive que comprar, só para o meu uso...
PS: 3 meses depois que montei, nao sei pq cargas dágua, saiu do ponto e bateu as valvulas, resultado: Coloquei um Diesel 3.0 de uma ranger 2011, troquei tudo, motor, cambio, chicote, e etc...
Sem adaptação, tudo perfeito, showww.
mas sinto saudades do V6 que está guardado em casa, rsrssr
Renato Froes
12/08/2013, 10:42
Pois é, estou com medo de comprar essa Ranger e não conseguir realizar manutenção nesse motor.
Mas a tentação é forte!! Pois ela só tem 80 mil kms rodados.
Renato Froes
12/08/2013, 10:46
Renato,
Troquei não só as correntes, como acabei fazendo mais coisas, como válvulas, anéis, bronzinas e etc...
Quase fiz o motor, rrrsrss
\ficou tudo ok.
Mas, um conselho, só troque quando bater, pois é muito complicado, dá um trabalho lascado e no Brasil, não existe a ferramenta para sincronizar os comandos.
Eu tive que comprar, só para o meu uso...
PS: 3 meses depois que montei, nao sei pq cargas dágua, saiu do ponto e bateu as valvulas, resultado: Coloquei um Diesel 3.0 de uma ranger 2011, troquei tudo, motor, cambio, chicote, e etc...
Sem adaptação, tudo perfeito, showww.
mas sinto saudades do V6 que está guardado em casa, rsrssr
Guilherme, essa troca de motor, cambio, chicotes, etc... Ficou cara? Pode nos informar qual foi o valor do investimento?
Guilherme A. Araújo
12/08/2013, 15:10
Eu compraria sem medo novamente, uma V6 SOHC, ainda mais com essa KM.
Se ela não possuir GNV, ainda melhor, pelo menos pra mim, pois traumatizei com isso, devido
falta de manutencao e mao de obra adequadas em minha região.
Quanto ao investimento no Diesel, gastei muito, mas muito mesmo...
Foi por impulso e deppois que o negocio estava feito, não quis voltar atras e nem desistir
da mudança....
Mas gastei mais de R$20mil, fácil, fácil...
Se eu vendesse as coisas que tenho em casa, da V6, isso iria se minimizar, era a conta que deveríamos fazer,
mas no fim, montei tudo, e o restante está guardando em casa.
Vendendo tudo que tinha nela, ia sobrar um gasto de uns R$ 5mil.
Mas me estresso na hora de vender, pois nada tem valor, quando vc vai comprar tudo tem valor, mas qdo é seu e vai vender,
nao vale nada, prefiro deixar em casa eferrijando e juntando pó do que dar as minhas coisas...
Mas acontece.
Enfim... eu compraria novamente uma 4.0 SOHC!!
Renato Froes
13/08/2013, 11:31
Guilherme, mais uma dúvida:
Qual é o consumo desse motor SOHC 4.0?
abraço
renato
Guilherme A. Araújo
15/08/2013, 09:33
Qual é o consumo desse motor SOHC 4.0?
abraço
renato
O Meu fazia dentro da cidade, com ar ligado, media entre 5,5 e 6,5, dependendo do pé e do transito(que nao tinha em cuiabá como tem hoje)
Na estrada, andando a 140km/h fazia 9km/l, se apeertasse o pé no fundo, o tempo todo, chegou a fazer o minimo de 7,1km/l
Renato Froes
15/08/2013, 11:29
Você já dirigiu uma ranger com 162cv?
gostaria de saber se a diferença de desempenho desse motor é grande em relação ao SOHC.
abraço
Guilherme A. Araújo
15/08/2013, 16:45
Você já dirigiu uma ranger com 162cv?
gostaria de saber se a diferença de desempenho desse motor é grande em relação ao SOHC.
abraço
Já sim Renato.
Eu, particularmente, achei muita diferença, princpalmente em alta rotação (quando o SOHC solta os cavalos 5.250rpm)
Arrancadas também senti diferença devido maior torque.
O Motor parece ser mais gostoso, a "chamada" é mais suave e ao mesmo tempo, mais brava...
Alguns falam que nao tem diferença, mas eu senti
Ricardo Franklin
05/03/2016, 18:57
Já sim Renato.
Eu, particularmente, achei muita diferença, princpalmente em alta rotação (quando o SOHC solta os cavalos 5.250rpm)
Arrancadas também senti diferença devido maior torque.
O Motor parece ser mais gostoso, a "chamada" é mais suave e ao mesmo tempo, mais brava...
Alguns falam que nao tem diferença, mas eu senti
Guilherme estou tentando contato com vc. Estou precisando das ferramentas pára troca da corrente da ranger SOHC e gostaria de saber se vc ainda possui o kit de ferramenta e se venderia.
Abraço