PDA

Ver Versão Completa : Dicas para quem é novo no Jimny

DanielPLP
22/05/2012, 23:09
Olá pessoal,

Acabei de comprar um Jimny zerinho, grafite.
Sempre quis um 4x4 e agora consegui.
Li MUITO antes de comprar, vi as comparações entre ele e outros carros e etc. Não é isso que quero saber, se é melhor ou pior que esse ou aquele...já comprei rs. Não entendam mal, é que vi discussões acaloradas entre donos de Troller, TR4, Jimny, Tracker e etc. Sei que é pequeno, sei que não tem bagageiro (que jipe tem?), sei que é pra solteiros (meu caso)/casal + criança, sei que tem gente que acha caro e etc. Comprei sabendo tudo isso.

Pensei, pesei prós e contras, fiz o test drive incluindo um off road leve e comprei.

Por enquanto ainda estou com o modelo básico, não mudei nada.

Minhas perguntas aos veteranos:

1. Vou usar muito em cidade e estrada, mas em férias e feriados vou pro mato: que pneu me indicam?

2. Sem snorkel, até que profundidade posso entrar na água com ele sem problemas? Vou bastante ppara o interior e em época de chuva alguns riachos sobem um pouco.

3. A concessionária me disse que em breve instalarão snorkels sem perder a garantia. Alguém já instalou? Como ficou? Com o snorkel, até que ponto posso entrar na água sem problemas?

4. 4x4 na chuva: quando/como ativar? Só com o carro em linha reta (não ao fazer curvas)?

5. Vi que os donos são apaixonados. ALguma crítica ao carro?

6. Algo que eu não devo fazer de jeito algum?

7. Como é consumo médio de vocês? Pra eu avaliar o meu?

8. Basicão, saído da loja, encara bem uma estrada de terra bem ruim com eventuais obstáculos?

9. Alguém já fez viagens longas tipo Ushuaia, Salar de Uyuni (escreve assim?rs) e etc? Como foi (considerando as limitações de tamanho e tal).

10. Estribo: sim ou não?

11. Desempenho na trilha com ar, é bom?

Desculpem o interrogatório rs.
Como disse, sou novo no Jimny, então toda dica é válida.
Abraços e obrigado

Loras
23/05/2012, 02:15
Daniel,

Bem vindo!

O fórum tem muita informação a respeito.

Para não criar um tópico repetido, sugiro que aprenda a pesquisar nos já existentes.

Eu costumo usar o Google mesmo.

Veja aqui:

4x4 Brasil - Portal Off-Road - . (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/66096-jimny-2010-compensa)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/20424-pecas-e-adaptacoes-para-jimny.html

Vai encontrar muitas respostar nesses dois tópicos principais.

Um abraço,

DanielPLP
23/05/2012, 11:32
Oi Loras, valeu pelo toque.
Ontem eu dei uma procurada mas era tanta coisa que não achei nada específico, reunido num tópico só.

Abs

Treco
23/05/2012, 19:53
Olá pessoal,

Minhas perguntas:

Algumas respostas na minha opinião:

1. eu indicaria um pneu misto 50off 50on

2. o coletor de ar (dos jimnys antigos, acredito que dos novos tbm) fica logo atras do farol direito. Então pra ser bem conservador, água na altura dos parachoques.

3. Com snorkel, pode ir com água no capô, mas vai entrar agua dentro do carro. carro novo.... eu teria pena.

4. 4x4 só na trilha, na praia, na estrada de terra. No asfalto náo.

8. Saído da loja, do jeito que está, te leva alem de onde vc pensa.

Att,

Yuki
24/05/2012, 18:52
4. 4X4 só em situações de baixa aderência. Já peguei chuva bem forte com ele, e mesmo só no 4x2 e considerando o entreeixos curto e carroceria alta, se saiu bem.

5. Nenhum carro é perfeito, mas o Jimny é um dos que mais se aproxima dela. O meu veio com barulho na porta traseira, que foi resolvido numa segunda visita à concessionária. Alguns grilos são crônicos, como dos vidros das portas. Minha ré às vezes é difícil de entrar e a dobradiça da porta não a segura bem quando se para em piso inclinado e a visibilidade traseira não é lá essas coisas. Mas, como pode ver, são críticas de coisas relativamente sem importância, principalmente quando se avalia um dos últimos remanescentes do jipes da "old school".

6. Nunca faça o item 4! rs... e cuidado em curvas em terreno irregular, ele escapa fácil por causa dos eixos rígidos.

7. Rodei mais de 11 mil km, 60% em estrada e a média está por volta de 12 km/L.

10. O meu já veio com estribo. Uso ele mais pra conseguir lavar o teto que pra subir...

Abraço

DanielPLP
24/05/2012, 23:04
Valeu Treco, já me ajudou :)

DanielPLP
24/05/2012, 23:08
Obrigado Yuki

amb73
03/07/2013, 19:33
Ola amigos.
Tenho um jimny 2001 e ele anda apresenttando uma tremedeira na direcao qdo ele chega a 60-70km...mandei alinhar e balancear as rodas , mas ele continua.
Um mecanico me disse que é folga na caixa de direcao.
Alguem ja teve um problema assim parecido ou sabe dizer se tem que trocar a caixa toda ou apenas peças?
Grato

Nelson Foto
03/07/2013, 19:44
Boa noite!!!!!!!!!!!!!!
Semana passada também entrei para o mundo dos 4X4 e pelo que tenho lido...........entrei por uma boa porta!!!!!!!!!!!!!!
Comprei o Jimny 4 sun!!!!!!!!!!!!!!!
Assim como vc, DanielPLP...............sou iniciante e todas as informações dos ¨antigões¨ são bem vindas!!!!!!!!!!!!! Abraços a todos

Treco
03/07/2013, 21:10
Se vc alinhou e não deu certo, procure alinhar no local, ou seja, sem retirar as rodas do carro. Se mesmo assim continuar a tremedeira, verifique se tem folga nos rolamentos dos munhões.
Att,

Ola amigos.
Tenho um jimny 2001 e ele anda apresenttando uma tremedeira na direcao qdo ele chega a 60-70km...mandei alinhar e balancear as rodas , mas ele continua.
Alguem ja teve um problema assim parecido ou sabe dizer se tem que trocar a caixa toda ou apenas peças?
Grato

afonso85
03/07/2013, 23:43
Seguem dois vídeos de trilhas que fiz com o carro do jeito que está, completamente original.

O primeiro é só a travessia de um charco durante o SerJeep Fest 2013, pneu original com 18lbs, passei tranquilo onde tinha muito carro ficando:

http://www.youtube.com/watch?v=N0xI2oPn-1A

Esse outro, muito mais demorado, é de uma das primeiras trilhas completas que fiz com o Jimny, nessa tinha pouca lama mas muitas erosões, também com o carro todo original:

http://www.youtube.com/watch?v=J5ZYxwaTUDE

Sou bastante neófito no assunto, mas acredito que dá para ter uma idéia do que se pode fazer com o nosso carrinho...

Buno Ventura
04/07/2013, 02:54
Se vc alinhou e não deu certo, procure alinhar no local, ou seja, sem retirar as rodas do carro. Se mesmo assim continuar a tremedeira, verifique se tem folga nos rolamentos dos munhões.
Att,

Estou curioso como que alinha o carro sem as rodas?????

Brincadeiras a parte o que o amigo quis dizer e para balancear as rodas sem retirá-las método mas comum em caminhões.....

Abraços

Cocatriz
04/07/2013, 14:56
As perguntas são antigas, mas quero deixar meu pitaco:

1. Vou usar muito em cidade e estrada, mas em férias e feriados vou pro mato: que pneu me indicam?
- BF Goodrich A/T ou qualquer outro AT

2. Sem snorkel, até que profundidade posso entrar na água com ele sem problemas? Vou bastante ppara o interior e em época de chuva alguns riachos sobem um pouco.
- Meia roda, dá pra ir um pouco mais, mas na metade da roda é o safezone.

3. A concessionária me disse que em breve instalarão snorkels sem perder a garantia. Alguém já instalou? Como ficou? Com o snorkel, até que ponto posso entrar na água sem problemas?
- Até o capo, MAS a garantia só cobre até a caixa de roda, que é quase até o capô.

4. 4x4 na chuva: quando/como ativar? Só com o carro em linha reta (não ao fazer curvas)?
- 4X4 Só em baixa aderência, se você estiver numa situação onde possa haver aquaplanagem, pode usar.
Pra engatar só em linha reta com as rodas alinhadas, o problema de usar o 4x4 em situações de boa aderência é que se força os componentes por que o carro não possui Diferencial central.

- Eu fiz um exercício de chatisse no meu tópico do Rubik Cube, e cheguei a 3 pontos:
- Ele não gosta de ladeira frio ( eu moro perto de uma boa subida, e antes dele estar quente, ele pena pra subir... e nem sempre eu posso ficar os 3 minutos que ele gosta até começar a ficar quente ), a segunda ladeira ele sobe de boa empurrando os 1000 da vida...
- Botão pra trancar e destrancar as portas... Eu não sou lá muito pequeno, e apesar da trava elétrica chegar até o pino na porta não é uma atividade muito fácil.
- Relógio no painel, Eu sinto falta do relógio no painel, eu estava acostumado a ter 2 no carro, o do rádio e do painel, agora sinto falta.

- Acelerar na curva com baixa aderência em 4x2... você vai rodar ( se for de propósito é divertido...)

- O Meu com 2000 km tá fazendo 8 na cidade, cheio de morros pelo caminho.

8. Basicão, saído da loja, encara bem uma estrada de terra bem ruim com eventuais obstáculos?
- Sim, Entre e divirta-se da propaganda é bem verdade.

9. Alguém já fez viagens longas tipo Ushuaia, Salar de Uyuni (escreve assim?rs) e etc? Como foi (considerando as limitações de tamanho e tal).
- Não fiz, mas a autonomia é baixa, o tanque só tem 40 Litros, então combustível auxiliar se faz necessário.

- Sim, pra proteger de impactos embaixo, tubular preso na longarina, estribos só pra ficar bonitinho é roubada.

- O Meu não faz muita diferença, mas o gostoso é sentir o cheiro de lama, gasolina e óleo...

davidtuf
04/07/2013, 15:18
1 dos pontos chatos q vc citou eu já resolvi parcialmente, em vez d apertar a trava no pino estou apertando na propria chave mesmo na ignição.. achei mais prático q no pino! vê se vc acha tbm.. abraço!

As perguntas são antigas, mas quero deixar meu pitaco:

- BF Goodrich A/T ou qualquer outro AT

- Meia roda, dá pra ir um pouco mais, mas na metade da roda é o safezone.

- Até o capo, MAS a garantia só cobre até a caixa de roda, que é quase até o capô.

- 4X4 Só em baixa aderência, se você estiver numa situação onde possa haver aquaplanagem, pode usar.
Pra engatar só em linha reta com as rodas alinhadas, o problema de usar o 4x4 em situações de boa aderência é que se força os componentes por que o carro não possui Diferencial central.

- Eu fiz um exercício de chatisse no meu tópico do Rubik Cube, e cheguei a 3 pontos:
- Ele não gosta de ladeira frio ( eu moro perto de uma boa subida, e antes dele estar quente, ele pena pra subir... e nem sempre eu posso ficar os 3 minutos que ele gosta até começar a ficar quente ), a segunda ladeira ele sobe de boa empurrando os 1000 da vida...
- Botão pra trancar e destrancar as portas... Eu não sou lá muito pequeno, e apesar da trava elétrica chegar até o pino na porta não é uma atividade muito fácil.
- Relógio no painel, Eu sinto falta do relógio no painel, eu estava acostumado a ter 2 no carro, o do rádio e do painel, agora sinto falta.

- Acelerar na curva com baixa aderência em 4x2... você vai rodar ( se for de propósito é divertido...)

- O Meu com 2000 km tá fazendo 8 na cidade, cheio de morros pelo caminho.

- Sim, Entre e divirta-se da propaganda é bem verdade.

- Não fiz, mas a autonomia é baixa, o tanque só tem 40 Litros, então combustível auxiliar se faz necessário.

- Sim, pra proteger de impactos embaixo, tubular preso na longarina, estribos só pra ficar bonitinho é roubada.

- O Meu não faz muita diferença, mas o gostoso é sentir o cheiro de lama, gasolina e óleo...

Treco
05/07/2013, 13:04
Bruno, obrigado por esclarecer o que eu quis dizer. Realmente aquela frase não ficou muito didática mesmo...

Abs,

Estou curioso como que alinha o carro sem as rodas?????

Brincadeiras a parte o que o amigo quis dizer e para balancear as rodas sem retirá-las método mas comum em caminhões.....

Abraços

Andre Martins
20/09/2013, 13:49
Vou aproveitar para dar as minhas percepções...

- No meu caso tenho usado mais na cidade do que no off-road, mas nas vezes que precisei (Jalapão - areia, e Chapada dos Veadeiros - cascalho e travessia em riacho de pouca profundidade) ele se saiu muito bem. Fiz uso da reduzida uma única vez, mas na verdade nem precisava.

- O meu é um 4all. Passei até o meio do parachoque sem maiores problemas...

- Tomar cuidado em altas velocidades, mesmo no asfalto (falo daquele ruim, cheio de remendos e na terra em costelas de vacas, pois ele costuma sair muito de traseira). Além de tomar cuidado nas curvas, mesmo as de asfalto, pois pelo formato dele, sua estabilidade é muito pequena.

- Como já disse, curvas fechadas em alta velocidade - ele não é um carro de passeio.

- Na cidade costuma ser entre 12 e 13. Já em viagens e mesmo no off está fazendo um pouco acima dos 10km/l

- Tranquilamente. O meu ainda está do jeito que saiu da loja e somente vou pensar em trocar os pneus quando os originais acabarem...ou até que me provem o contrário, já que não estou pensando em fazer nada muito pesado com ele.

- Parece que nem faz diferença com ele, mas como disseram em outras respostas, o gostoso e deixar o ar puro entrar.... eheh

Pedro.Guerra
05/10/2013, 18:50
Boa noite a todos,

Sou novo no Fórum. Iniciante também em quesito 4X4. Hoje tenho um Jimny HR 2011-2012, comprado zero, 7 mil KM rodado apenas em cidade e estrada de asfalto.

Preciso começar a usar ele para trabalho: viagens de algumas centenas (200-600) de KM de asfalto ruim e depois estradas de terra, pastos, trilhas fechadas no meio da mata etc (ca. 50 km por dia, 10 a 30 dias seguidos). Sou biólogo, trabalho com rios, e eles tem a péssima mania de ficar BEM lá fundo do vale... :-| Além disso pratico canoagem oceânica e preciso enfrentar o desafio de transportar um caiaque de 5,12 m de comprimento e 30 kg em um carro de 3,6 m... :-?

Tive uma certa dificuldade em reunir informações do fórum sobre algumas dúvidas minhas, apesar de ter lido bastante. Portanto, pergunto:

1) Meu HR é a versão "tapeação": pneus 205, sem calços. Já vi as fotos dos tais calços aqui no Fórum mesmo. Mas não sei para que servem exatamente (erguer o carro, proteger o sistema de suspensão?). Vale a pena colocar? Os calços são esses? http://www.tecnotrilha.com.br/userupload/1850/Image/TN46%20-%20cal%C3%A7o2%20jimny.jpg
TN46 - Kit calços 2" suspensão Jimny, R$490,00 no site da Tecnotrilha.

2) Pneus, vou trocar por um 215/75R15 Bf Goodrich All Terrain A/T. Para as condições citadas, o que acham? É necessário trocar também o do estepe?

3) Aquela (maldita) peça de plástico embaixo da porta, perto de onde deveria ter um estribo ou rock slider de verdade agora solta só de encostar o pé nela. Desanimei tanto com isso que quase vendi o carro. Supostamente o Jimny deveria ser um carro robusto... Enfim, a pergunta: alguém sabe de um estribo ou rock slider decente pra resolver essa parte do carro?

4) Parachoque. Vale a pena encarar um kit da versão 4Sport? Escrevi pra Suzuki e eles informaram que poderiam instalar. São produtos bons, ou melhor partir prum paralelo?

Desculpem pela longa "carta". Obrigado a todos desde já, pois só o que li nesses dias já me ajudou muito.

Abraços,

Pedro

Pedro.Guerra
05/10/2013, 18:52
Só agora vi que a foto ficou enorme! Sorry! :parede:

GWC
05/10/2013, 20:07
Boa noite a todos,

Sou novo no Fórum. Iniciante também em quesito 4X4. Hoje tenho um Jimny HR 2011-2012, comprado zero, 7 mil KM rodado apenas em cidade e estrada de asfalto.

Preciso começar a usar ele para trabalho: viagens de algumas centenas (200-600) de KM de asfalto ruim e depois estradas de terra, pastos, trilhas fechadas no meio da mata etc (ca. 50 km por dia, 10 a 30 dias seguidos). Sou biólogo, trabalho com rios, e eles tem a péssima mania de ficar BEM lá fundo do vale... :-| Além disso pratico canoagem oceânica e preciso enfrentar o desafio de transportar um caiaque de 5,12 m de comprimento e 30 kg em um carro de 3,6 m... :-?

Tive uma certa dificuldade em reunir informações do fórum sobre algumas dúvidas minhas, apesar de ter lido bastante. Portanto, pergunto:

1) Meu HR é a versão "tapeação": pneus 205, sem calços. Já vi as fotos dos tais calços aqui no Fórum mesmo. Mas não sei para que servem exatamente (erguer o carro, proteger o sistema de suspensão?). Vale a pena colocar? Os calços são esses? http://www.tecnotrilha.com.br/userupload/1850/Image/TN46%20-%20cal%C3%A7o2%20jimny.jpg
TN46 - Kit calços 2" suspensão Jimny, R$490,00 no site da Tecnotrilha.

2) Pneus, vou trocar por um 215/75R15 Bf Goodrich All Terrain A/T. Para as condições citadas, o que acham? É necessário trocar também o do estepe?

3) Aquela (maldita) peça de plástico embaixo da porta, perto de onde deveria ter um estribo ou rock slider de verdade agora solta só de encostar o pé nela. Desanimei tanto com isso que quase vendi o carro. Supostamente o Jimny deveria ser um carro robusto... Enfim, a pergunta: alguém sabe de um estribo ou rock slider decente pra resolver essa parte do carro?

4) Parachoque. Vale a pena encarar um kit da versão 4Sport? Escrevi pra Suzuki e eles informaram que poderiam instalar. São produtos bons, ou melhor partir prum paralelo?

Desculpem pela longa "carta". Obrigado a todos desde já, pois só o que li nesses dias já me ajudou muito.

Abraços,

Pedro

Olá Pedro...
Acho q os pneus são uma ótima escolha! Eu pretendo colocar essa medida tbm mas vou direto para os muds, mas não vou trocar o estepe não.
Esses calços servem para calçar as molas da suspensão e elevar um pouco o carro... (se não me engano)
Os parachoques pelo que andei pesquisando, não vale a pena colocar o kit 4sport, alguns parachoques que o pessoal aqui do forum colocou são melhores e até mais bonitos, vale a pena pesqisar um pouco...
Espero ter ajudado

Abs
Wagner

Yuki
06/10/2013, 21:07
Um amigo colocou os 215 sem por os calços e segundo ele não raspa em nada.

Se estiver pensando em por os calços só por causa dos pneus, acho que nem vai precisar então...

Abraço

Pedro.Guerra
06/10/2013, 21:31
Oi Yuki

Obrigado pela resposta. Na verdade eu pensei mesmo em altura livre do solo sem sair das especificações originais. Se o HR foi feito para ter calços e pneus 215, então deve ser seguro, certo? Não quero nenhuma elevação absurda, mesmo porque preciso rodar em asfalto.

Abraço,

Pedro

Freak
07/10/2013, 08:31
Pedro, os HR sem ser tapeação vinham com calço na carroceria e não na suspensão.

433985

Pedro.Guerra
07/10/2013, 09:12
Pedro, os HR sem ser tapeação vinham com calço na carroceria e não na suspensão.

433985

OK... Será possível instalar isso em algum lugar?

Yuki
07/10/2013, 21:41
Só lembrando que esse o calço na carroceria não aumenta o vão livre do solo.

Ele só permite a colocação de pneus maiores. Estes sim irão aumentar a altura.

Se você não pensa em trocar de pneus, nem compensa por o calço.

Abraço

Pedro.Guerra
07/10/2013, 21:58
Verdade Yuki. Que burro que fui. Mas então para pneus 215 não raspa, nem na trilha? Já vi dizerem que sim e dizerem que não. Obrigado pela paciência.

Só lembrando que esse o calço na carroceria não aumenta o vão livre do solo.

Ele só permite a colocação de pneus maiores. Estes sim irão aumentar a altura.

Se você não pensa em trocar de pneus, nem compensa por o calço.

Abraço

Leo BA
08/10/2013, 19:41
Verdade Yuki. Que burro que fui. Mas então para pneus 215 não raspa, nem na trilha? Já vi dizerem que sim e dizerem que não. Obrigado pela paciência.

Pedro;

Neste link você encontrará algumas respostas.
Abs;

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/125902-pneus-e-rodas-para-jimny-4.html

Yuki
08/10/2013, 21:37
Então, com o calço de 1" do HR não pega não.

Sem o calço conheço apenas o relato dum amigo que colocou 215 sem ter o calço (o dele é da primeira leva do 4All, ainda japonês). Ele já fez umas trilhas e parece que tá tudo OK.

Abraço

Loivar Flavio
10/10/2013, 11:31
Eai galera, o meu eh HR 10/11 com calço de 1" e pneus Scorpions 215/75/r15, não raspa, fica muito bom, porém com terreno cheio de barro esses pneus não adiantam muito não, o barro gruda e fica lizinho, assim que puder colocarei pneus BF goodrich (ou outro equivalente/melhor), acho que do mesmo tamanha ou vou ver se vai servir o 225. A questão é que os pneus que estão são originais e estão com mais de meia vida ainda com 45 mil km, sendo que o estepe nunca foi usado, então fica complicado já colocar outros pneus e perder estes com mais de meia vida... :/

Thierry
15/10/2013, 21:33
Então, com o calço de 1" do HR não pega não.

Sem o calço conheço apenas o relato dum amigo que colocou 215 sem ter o calço (o dele é da primeira leva do 4All, ainda japonês). Ele já fez umas trilhas e parece que tá tudo OK.

Abraço

Olá pessoal, eu tenho um jimny 2012 sem calços e com 215/75 R15 bfg all terrain, já fiz trilha e está tudo OK. Mas já escutei (com pneus de outra marca) que cheios de lama raspam no parachoque.

Arildo MT
17/10/2013, 10:02
Ola amigos.
Grato

ola amb73 e outros colegas do forun, estou pesquisando, analizando algumas opções, fiquei pensando tambem em comprar um jimny entre 98/03, porem não tem nenhum aqui na cidade p/ dar uma olhada de perto, preciso ter uma ideia do espaço interno, principalmente (porta malas normal e c/ bancos rebatidos) se alguem puder me enviar fotos do espaço interno porta malas normal e c/ os bancos rebatidos (fotos ou tambem medidas, altuta x largura x comprimento) normal, rebatido, tambem do piso ao até o teto, desculpe o encomodo, mas se for possivel seria otimo p/ ter uma noção melhor do espaço, não preciso de um super porta malas, mas preciso ver se ao rebater o banco cabem algumas ferramentas, procurei essas dimensões, medidas internas e fotos na net mas não achei quase nada neste sentido, seria muito util p/ me ajudar na decisão, aguardo retorno dos colegas prestativos aqui do forun, blz, obrigado..

Gadu
17/10/2013, 21:49
Boa noite meus caros,

sou proprietário de um GM Tracker e adoro o carro, mas minha profissão (sou oficial de justiça) exige que eu use bastante o carro e a conta do combustível já tá me preocupando, daí como não largo mais o mundo 4x4, pensei no jimny que me pareceu ser bem econômico com seu motor 1.3. Entretanto, considerando que o tanque de combustível do jipinho é de apenas 40 litros, fiquei me questionando acerca da autonomia, afinal, a tracker não é beberrona e com um tanque de 66 l, hj eu não passo aperto... e aí? o que vcs me dizem?

desde já grato!

Cocatriz
17/10/2013, 22:34
depende muito do relevo e como você dirige e condições de trânsito...
Em BH, pegando bastante transito, morro e dirigindo deixando os 1.0 pra tras... o meu faz +-8km/L +30% dos pneus Mud.

Em Sampa que é bem mais plano, eu chego a fazer 10km/l, em estrada entre 13 e 15km/L.

Gadu
17/10/2013, 22:54
Em BH, pegando bastante transito, morro e dirigindo deixando os 1.0 pra tras... o meu faz +-8km/L +30% dos pneus Mud.

Em Sampa que é bem mais plano, eu chego a fazer 10km/l, em estrada entre 13 e 15km/L.

13 a 15 km/l!??? isso é uma maravilha!!!
eu acho q nunca fiz essa média em Fortaleza nem quando tinha um ford ka heheh
mas seu relato é muito animador, principalmente considerando que vc tem pneus em medidas maiores que as originais e ainda por cima MUD :twisted: hehehe

guimajc
18/10/2013, 01:37

Cocatriz, essa média na estrada é rodando a quantos por hora?

rjmatheus
19/10/2013, 18:55
Pessoal,

Fico feliz do Jimny aos poucos ganhar mais adeptos. Isso melhora a vida de todos, pois temos mais informações circulando, empresas fazendo peças para o carro, seguro mais em conta, etc.

Tenho um HR 2011/2012 (sem calço e c/ pneus 205 HT). Penso em trocar por um A/T, mas pelo que vi para manter a originalidade do carro a melhor opção é o Yokohama Geolandar AT, nas mesmas medidas que o Bridgestone que equipa o carro original até hj. Essa marca é tão boa quanto a BF/Michelin. Parece que a Dunlop (outra marca top) possui pneus nessa medidas, mas ainda não tenho a informação confirmada.

As críticas que faria são mais aos importadores da Suzuki no Brasil que ao carro em si, uma vez que já vi de perto esse modelo em outros países (república dominicana e Costa Rica, por exemplo). Podiam trazer a versão conversível (e não esse teto solar), com câmbio automático (brasileiros estão tomando gosto por isso) e um rádio decente! Resumindo, se os importadores pensassem mais nos consumidores ganhariam mais dinheiro.

Nivaldo Jr.
19/10/2013, 20:57
Pessoal,

Fico feliz do Jimny aos poucos ganhar mais adeptos. Isso melhora a vida de todos, pois temos mais informações circulando, empresas fazendo peças para o carro, seguro mais em conta, etc.

Tenho um HR 2011/2012 (sem calço e c/ pneus 205 HT). Penso em trocar por um A/T, mas pelo que vi para manter a originalidade do carro a melhor opção é o Yokohama Geolandar AT, nas mesmas medidas que o Bridgestone que equipa o carro original até hj. Essa marca é tão boa quanto a BF/Michelin. Parece que a Dunlop (outra marca top) possui pneus nessa medidas, mas ainda não tenho a informação confirmada.

As críticas que faria são mais aos importadores da Suzuki no Brasil que ao carro em si, uma vez que já vi de perto esse modelo em outros países (república dominicana e Costa Rica, por exemplo). Podiam trazer a versão conversível (e não esse teto solar), com câmbio automático (brasileiros estão tomando gosto por isso) e um rádio decente! Resumindo, se os importadores pensassem mais nos consumidores ganhariam mais dinheiro.

rjmatheus boa noite,

O Jimny, é um dos últimos representantes do "estilo jipe" que ainda é puro sangue.
Quanto menos eletrônica embarcada nele, melhor.
No caso do rádio, há vários comentários elogiando a franca evolução. E pelos comentários que li por aí, o rádio agora é decente.
Já câmbio automático em um carro nesse estilo de carro, acho que descaracteriza-o como jipe. Chega a ser uma heresia para os jipeiros!
Onde está a graça de fazer trilha com câmbio automático e controle de tração? A eletrônica embarcada faz tudo; não se mostra a habilidade do motorista. Francamente falando, não vejo graça nenhuma.
Num 4x4 puro sangue, quanto mais espartano melhor.

Sds.

rjmatheus
20/10/2013, 14:31
Boa Tarde Nivaldo!

Não acho interessante um carro que só atraia jipeiros como nós. Gostaria de ver o jimny como ele é no mundo todo: popular (e se possível barato).
Todos os proprietários (inclusive jipeiros) só tem a ganhar com isso. Serão mais oficinas especializadas, mais gente trazendo peças, mais opções de acessórios, seguro e manutenção mais baratos, revenda com melhores preços, enfim... não vejo nenhuma vantagem em um carro de "nicho". E o Jimny em país nenhum é carro de nicho (e olha que ele é comercializado em 100 países)! Aliás as montadoras japonesas ganharam o mundo com carros populares e não carros de nicho (só aqui mesmo no Brasil que honda e toyota são carros de classe média-alta).

Já viajei algumas vezes para América Central e Caribe... acredite: tem muito jimny rodando. Eles proliferam por lá. E não consegui identificar um "perfil" de proprietário. Na Costa Rica, por exemplo, fui em uma concessionária Suzuki procurar uma peça pro meu Jimny... os caras tem tudo em estoque! Detalhe, Costa Rica não fabrica um parafuso sequer e o mercado consumidor de automóveis é infinitamente menor que o brasileiro. Com certeza não são só jipeiros que fazem os importadores trazerem peças para aquele pequeno país da América Central.

Então, que venha a opção conversível, com câmbio automático, mil opções de cores, básico, com ar e direção, etc. Todos só temos a ganhar com isso. Quem é jipeiro compra a básica e equipa por fora. O cara que enfrenta o trânsito do dia a dia das cidades compra a automática. O cara que anda nas dunas a conversível. O que não quer esquentar a cabeça com perda de garantia mantém o carro original, e por aí vai...

E se um dia a Suzuki ver que não vale mais a pena manter os eixos rigidos (uma virtude do jimny), pode ter certeza que mudarão sem consultar jipeiros. Aliás, sejamos francos... não há jipeiros no mundo a ponto de sustentarem sozinhos a fabricação de um carro no japão (e agora no Brasil).

abs!

rjmatheus boa noite,

O Jimny, é um dos últimos representantes do "estilo jipe" que ainda é puro sangue.
Quanto menos eletrônica embarcada nele, melhor.
No caso do rádio, há vários comentários elogiando a franca evolução. E pelos comentários que li por aí, o rádio agora é decente.
Já câmbio automático em um carro nesse estilo de carro, acho que descaracteriza-o como jipe. Chega a ser uma heresia para os jipeiros!
Onde está a graça de fazer trilha com câmbio automático e controle de tração? A eletrônica embarcada faz tudo; não se mostra a habilidade do motorista. Francamente falando, não vejo graça nenhuma.
Num 4x4 puro sangue, quanto mais espartano melhor.

Sds.

Fontedasroubadas
09/02/2014, 23:55
Olá pessoal,

Acabei de comprar um Jimny zerinho, grafite.
Sempre quis um 4x4 e agora consegui.
Li MUITO antes de comprar, vi as comparações entre ele e outros carros e etc. Não é isso que quero saber, se é melhor ou pior que esse ou aquele...já comprei rs. Não entendam mal, é que vi discussões acaloradas entre donos de Troller, TR4, Jimny, Tracker e etc. Sei que é pequeno, sei que não tem bagageiro (que jipe tem?), sei que é pra solteiros (meu caso)/casal + criança, sei que tem gente que acha caro e etc. Comprei sabendo tudo isso.

Pensei, pesei prós e contras, fiz o test drive incluindo um off road leve e comprei.

Por enquanto ainda estou com o modelo básico, não mudei nada.

Minhas perguntas aos veteranos:

Desculpem o interrogatório rs.
Como disse, sou novo no Jimny, então toda dica é válida.

Abraços e obrigado

Ola amigo,

Estou hoje no mesmo dilema de adquirir meu primeiro 4x4, estava procurando um carro mais mecanico, sem frescuras, aí me deparei com o defender, no entando descobri que ele, apesar de preencher muito bem esses quesitos, tem muitos "privilegios", como: preço de peças e manutençao do motor. Enfim, agora estou no jimny mas vi que as peças dele nao estao muito atras do defender e tem ate mais cara, o espelho retrovisor custa 750 x 250 da defender, entao, na sua vivencia atual do carro, oque esta achando do gasto nele ? E o consumo ?

Saudaçoes

ricardo rh
24/06/2015, 11:01
bom dia , tenho um jimny 2014 e estou tentando tirar a vibração do volante que faz acima de 100km/h o mesmo já esta balanceado até mesmo no local , aguma idéia para solução do mesmo !!! a concessionária diz ser normal - isso é inaceitável , se faz balanceamento de cardan neste carro também, obrigado .

jimyjimy
24/06/2015, 11:07
Pede pra Concessionária te levar em outro Jimny pra mostrar que é normal. De qualquer forma, tenta outra concessionária. Buscando aqui no fórum, uma pessoa já disse isso:

"Geralmente quando o volante trepida acima dos 100 km/h é balanceamento das rodas traseiras."

bom dia , tenho um jimny 2014 e estou tentando tirar a vibração do volante que faz acima de 100km/h o mesmo já esta balanceado até mesmo no local , aguma idéia para solução do mesmo !!! a concessionária diz ser normal - isso é inaceitável , se faz balanceamento de cardan neste carro também, obrigado .

ricardo rh
24/06/2015, 11:13
bom dia , amigo andei em um na agencia 2015 com mesmo km e o mesmo tremia muito mais que o meu mas a partir de 80km/h , onde disseram que solucionaram o problema colocando uma arruela não sei onde em cada roda diant , mas valeu a dica vou levar o mesmo para balancear novamente em outro local !!! abraços.

Marcus Vinicius Lameiras
25/09/2016, 17:07
DanielPLP e meninos...estou na mesma situação do Daniel. Comprei um Jimny semana passada e devo pegá-lo em 10 dias, aproximadamente.
Ficarei aqui, pegando carona no tópico, ok?
Valeu !

Estopa
26/09/2016, 16:24
Ola amigos.
Grato

Além do balanceamento local, outra coisa que costuma amenizar bastante é instalar um armortecedor de direção, embora a direção fique mais pesada.

JLN FRANÇA
18/03/2018, 17:41
Olá amigos do 4x4. Esta semana comprei o meu Jimny. É um 2012/2012 HR japonês com 55.000 km rodados, e bem inteirinho. Tudo é bom neste carrinho, mas estou com um probleminha que espero que voces possam me ajudar. Estou conhecendo agora o carro e deparei com o seguinte : quando comando as lanternas, pela alavanca esquerda da coluna de direção, deveria acender as luzes traseiras das lanternas , luz de placa e a luzes pequenas nos farois . Todas acendem , menos as dias dos farois. Tem algum macete para fazê-las acender ?? Pelo que sei , e pelo que diz o manual, era para acender, mas.. Existe algum fuzivel específico para estas luzes do farol ?? Visto de fora , parece ser de led . Não sei se é original. Podem me ajudar ??

jorgeffn
19/03/2018, 12:13
Olá amigos do 4x4. Esta semana comprei o meu Jimny. É um 2012/2012 HR japonês com 55.000 km rodados, e bem inteirinho. Tudo é bom neste carrinho, mas estou com um probleminha que espero que voces possam me ajudar. Estou conhecendo agora o carro e deparei com o seguinte : quando comando as lanternas, pela alavanca esquerda da coluna de direção, deveria acender as luzes traseiras das lanternas , luz de placa e a luzes pequenas nos farois . Todas acendem , menos as dias dos farois. Tem algum macete para fazê-las acender ?? Pelo que sei , e pelo que diz o manual, era para acender, mas.. Existe algum fuzivel específico para estas luzes do farol ?? Visto de fora , parece ser de led . Não sei se é original. Podem me ajudar ??

Você fala as luzes do farol baixo ou o farol de milha? Os de milha acendem por botão... do lado esquerdo.

abs!

Leo BA
21/03/2018, 14:35
França;
Não entendi se você fala das lâmpadas de posição (lanterna) ou dos faróis H4.
Existem fusíveis para elas, localizados embaixo do painel, à esquerda da coluna de direção.
Mas, comece checando se as lâmpadas não estão simplesmente queimadas.
Depois posta o resultado.
Abs

JLN FRANÇA
22/03/2018, 21:04
França;
Não entendi se você fala das lâmpadas de posição (lanterna) ou dos faróis H4.
Existem fusíveis para elas, localizados embaixo do painel, à esquerda da coluna de direção.
Mas, comece checando se as lâmpadas não estão simplesmente queimadas.
Depois posta o resultado.
Abs
Olá meus camaradas Jorgeffn e Leo BA. Me refiro às lampadas das lanternas, as de posição. Eu as estava observando de dia, no sol, e não notei o acendimento. O dono anterior colocou duas lampadas de led, viradas para baixo (para o refletor do faro). E só à noite é que as vi acesas, e os respectivos reflexos no farol é que dão a iluminação de lanternas. Obrigado pelas respostas. Outra coisa : pretendo colocar um sistema de bloqueio anti roubo , interrompendo o funcionamento da bomba eletrica de gasolina. Alguma ideia de onde passa a fiação que alimenta a bomba ?? E para trocar a bomba, tem que tirar o tanque ?? Em tempo : estou achando um "carrinho" sensacional !!

Leo BA
24/03/2018, 14:40
França;
A bomba de gasolina fica dentro do tanque. Tem que retirar até o cardã traseiro, pra facilitar a remoção do tanque.
O Jimny já conta com um sistema de bloqueio com chave codificada. Eu não faria nada em paralelo a isso, além do seguro contra roubo.
Já ví essas traquitanas de bloqueios e vidros automáticos, deixarem gente dentro d'água, onde todo mundo já tinha passado sem problemas, com água lavando o capô.

Alex Candal
11/04/2018, 15:32
Olá, boa tarde a todos!
Acabei de adquirir um Jimny 4sport 2017/18 com 12000 km rodados. Já rodamos mais uns mil km em duas semanas, o carro é apaixonante. Agora faço parte desta família também!
Abrços a todos!

BrunoSX4
16/02/2019, 20:36
Aí galera, se inscrevam no canal !

Compilation new jimny sierra Off Road - Compilacao Novo Jimny 2019 - сборник - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_0W1eOj9yOs)

Brunhola
23/06/2021, 13:04
Boa tarde a todos, estou negociando um Jimny 4all 2012 (japones) mas tenho muitas dúvidas. Nunca tive um jipe mas é um objetivo meu. O carro é bom em relação aos nacionais ? Há dificuldade de adquirir peças de reposição se necessário ?
Provávelmente surgirão outras dúvidas e conto com a experiência de voces para me orientarem, grato por enquanto.

Peixotosv
04/07/2021, 18:48
Boa noite Leo. Fiquei com uma duvida depois que li sua mensagem sobre bloqueio anti roubo.

Eu coloquei um alarme da positron fora da concessionaria, e pude continuar a usar a trava na chave original da suzuki, acionando e liberando o alarme por lá. Acontece que esse alarme tem o sistema keyless que nada mais é um chaveiro que vem a mais e que deve estar junto ao veiculo na hora de bater a chave para dar partida no carro. Sem esse chaveiro proximo ao carro mesmo usando a chave não ligará o veiculo. A utilidade disso é necessitar de dois itens pra ligar o carro e dificultar seu roubo.

Eu só queria o alarme mas veio esse sistema junto eu deixei pra lá.

não teve que remover bomba de gasolina, carda etc, pra instalar esse alarme, foi instalação normal somente em parte elétrica. Mas ele tem sim um bloqueio que impede o veiculo de funcionar.

voce acha que posso ter problemas?

abraco

França;
A bomba de gasolina fica dentro do tanque. Tem que retirar até o cardã traseiro, pra facilitar a remoção do tanque.
O Jimny já conta com um sistema de bloqueio com chave codificada. Eu não faria nada em paralelo a isso, além do seguro contra roubo.
Já ví essas traquitanas de bloqueios e vidros automáticos, deixarem gente dentro d'água, onde todo mundo já tinha passado sem problemas, com água lavando o capô.