PDA

Ver Versão Completa : Barra de direção quebrando..



catitoamaral
28/07/2005, 01:25
:putz: Olá camaradas.
Estou numa encrenca.
A direção do meu Niva é do Santana Hidráulica.
As rodas estão bem levantadas os pivôs são da F1000.
Botei tudo novo Pivôs,buchas da bandeja superior e inferior,rolamentos das rodas etc...
a haste do lado direito da barra da direçãojá quebrou 3x,por sorte estava manobrando..senão......
As Rodas são mengels16" os Pneus são 215/80R16 Atx 236 S/C
O motor é do golf 1.9 com 16.000 originais.
Freio a disco nas 4 etc....
Alguém poderia me dar alguma pista do que pode estar acontecendo?
Agradeço retorno.
Novo e-mail: catito_amaral@brturbo.com.br

Eduardo Velo
01/08/2005, 20:42
Amaral , como está colocada essa cx de Santana ?
vc está usando osistema original de transmissaõ para as rodas , com o pitmam auxiliar ??
parece ser subdimensionamento , mas fica dificil afirmar .. como esta quebrando ?? partindo ao meio , na rosca da saída do pitmam ou no terminal ??

[]s...

catitoamaral
02/08/2005, 01:13
Olá Eduardo.
O camarada agradeço por ter dado uma espiada neste tópico.
Eu comprei este carro em Sampa.
Na Alternativa 4X4,éra do sr: Lin.
Quem fez a adaptaçaõ do motor foi o Bacelar.
Parece que ele também adaptou a direção.
Eu conversei com o Bacelar antes da quebra e ele se lembrou do Niva..
..E me falou que a suspenção parecia boba..mal dimensionada.
Esta parte não foi ele que fez.
Realmente quando ando no asfalto parece que o Niva vai se jogar para qualquer lado.
Muito estranho e o Bacelar percebeu.
As hastes que saem da caixa de direção são do Santana.
Depois tirando os pivos que são da F1000 é tudo original.
Eduardo ..vou investigar melhor e te dou um retorno mais detalhado das péças.
Cara...um grande abraço ..aguardo algum retorno.
Este é o Niva..

.

Eduardo Velo
02/08/2005, 10:03
Pelo q vc ta descrevendo os braços de articulação estão subdimensionados , esses pneus dão umas 30 " e o off-set negativo da uma forçadinha a mais nos braços ...
Tenta passar por desenho ou foto onde ocorre a quebra ...
Dependendo acho interessante usar braços com com parede maior , pode ser um tudo mesmo cortado na medida e manda usinar as roscas dir. e esq. em qqer torneiro ...

[]s...

christian govastki
02/08/2005, 13:29
Prezado

Só para tirar uma dúvida, acredito que os pivôs devam ser da D20 e não da F1000, pois esta não usa pivô na suspensão (apenas nas barras de direção), quanto a isto não há problema, o meu também usa estes pivôs (TRW da D20 no braço superior com o kit scherer) :D .

Aparentemente, se a sua suspensão é a original levantada, tem que ser dada uma investigada na forma como foi feita a adaptação da direção, pois como a caixa de direção do santana é pinhão e cremalheira ela trabalha de forma bem diferente do setor e rosca sem fim originais. Salvo engano, no santana há um braço auxiliar na torre do amortecedor onde a barra se conecta, que permite o esterçamento das rodas. Se este braço for mais comprido que o do Niva o que pode estar acontecendo é que os esfórços aplicados na barra podem estar ultrapassando os limites causando a ruptura do mesmo (falta você dizer como se dá a ruptura)

A barra que quebra é de que lado ou de ambos? Como se dá a quebra.

No caso do Niva, o pitmam auxiliar também tem a função de manter a barra num ângulo que proporcione o menor esforço aos componentes do sistema.

Outra hipótese é de que as barras que você está comprando serem de 2 ou 3a linha... De que marca são estas barras de direção? Eu só compro TRW ou Nakata (como é adaptação do santana não deve ser difícil de achar). Driveway e outras genéricas não valem nada. E afinal é a sua segurança...

Outra coisa, como estes pneus não esterce o volante com o carro completamente parado senão além das barras você vai ter que trocar a caixa tb...o peso do seu conjunto (pneu+roda+manga de eixo+pinça+etc, etc, etc ) é muitas vezes superior ao do santana, ai meu camarada não tem adaptaçào que suporte....

Abrxs e sonhando com uma hidráulica original.... :mrgreen:

catitoamaral
03/08/2005, 00:43
Olá Camaradas.
Agradeço vossa atenção e conselho.
Respondendo algumas perguntas....
Esta quebrando ao meio na saída da caixa hidráulica sempre a haste do lado direito.
Vou tirar fotos da péça e da parte da suspenção e postar.
Quanto a usinar já foi feito e não suportou ..quebrou.
Quanto aos pivos creio que deve ser mesmo da D20.
Tive a impresão que o mecânico falou F1000,posso ter me enganado.
Chistian ..agradeço tua observação...
Vou falar com o mecânico sobre todas as dicas que vocês estão passando.
O problema é que eu sou zero a esquerda em mecânica.
E agradeço todas as observações que vocês estão fazendo e vou considerar cada uma e averiguar.
Outra coisa outro dia o sujeito apertou a porca dos rolamentos das rodas dianteiras foi uma desgraça...tive que trocar tudo.
Quando truxeram o Niva até minha casa estava com o bloqueio ligado..por pouco não arrebentam o carro.
Na minha cidade em Panambi RS...não existe nenhum, que conheça a mecânica do Niva..meu Jeep esta servindo de cobaia é mole?
Um grande abraço. :concordo:

Eduardo Velo
03/08/2005, 08:41
Amaral , coloca lado do motorista ou do carona , fica mais fácil pra gente entender , pq lado dir. pode ser olhando o carro de frente ou de dentro do carro ...
A Cx original fica do lado do motorista , com um pitmam que leva articulação pra roda lado motorista e ao pitmam auxiliar por uma barra , e do auxiliar outra barra pra roda lado carona .
Se está quebrando PODE SER limitação de curso , com essa barra que quebrou mesmo , ergue a vtr e esterça o max. pra esq. e veja o comportamento das barras nos 2 lados ...

[]s...

catitoamaral
03/08/2005, 12:35
Valeu eduardo me tiraste de uma fria.
É a barra pro lado do carona. Vou fazer o teste Depois dou retorno.
um abração.

christian govastki
05/08/2005, 11:25
Prezado, baixa o manual de manutenção (disponível na parte de download..., se não conseguir me avise) e começa a estudar a mecânica do Niva, pois tem uma série de detalhes que devem ser observados na manutenção dele que diferem dos outros veículos, por estas que a manutenção do mesmo deve ser feita por gente que conhece o carro, senão é encrenca na certa (depois o niva é que fica com fama de quebrador...).

Quanto ao problema da barra de direção, dá uma observada como funciona o sistema de direção original e em que ponto a adaptação passou a dar problema. Aparentemente, a barra do carona está com o comprimento excessivo para peso do conjunto. Você já vislumbrou a hipótese de voltar para o sistema original? Ou caixa do maverick? Ou caixa do opala? A adaptação é passível de reversão?

O senão da adaptação do seu carro é que a mudança foi muito extensiva no sistema de direção e nas hipóteses que coloquei o que muda, na essencia, é apenas a caixa, todo o resto do sistema continua igual...assim teremos menos problemas. Eu não conheço a fundo o sistema de direção do santana, mas a caixa dele é aquela que as duas barras são simétricas (caixa com saída apenas para um lado) ou a da esquerda é mais comprida que a da direita (dos dois lados?)

catitoamaral
05/08/2005, 17:05
Christian! Valeu a dica do Manual.
Estou baixando agora.
O que dissestes sobre os "mechanicos"....é verdade.
Até aqui só fizeram besteira.
Vou repassar todas as informações técnicas para o mecânico.
Um grande abraço.

catitoamaral
05/08/2005, 17:05
Christian! Valeu a dica do Manual.
Estou baixando agora.
O que dissestes sobre os "mechanicos"....é verdade.
Até aqui só fizeram besteira.
Vou repassar todas as informações técnicas para o mecânico.
Um grande abraço.

Eduardo Velo
05/08/2005, 17:33
Não deveria haver problemas com mecânicos para Niva , afinal quem manja de mecânica manja e fim
O problema é que hj temos muitos trocadores de peças e é raríssimo encontrar um mecânico que manja mesmo , procure por mecânicos mais velhos , eles ja apanharam bastante com vários carros e acabam entendo melhor o funcionamento do Niva ...
O Manual de manutenção vai te ajudar bastante , como ele tem tração integral algumas coisas tem que ser levada em consideração em rel. aos outros carros , como o sistema de direção , por ex. , vc tem tração na diant. como a maioria dos carros atuais , mas tb tem a traseira empurrando , numa curva isso faz diferença ...
Como eu mesmo fazia toda manutenção do meu , achava a mecânica fácil de mexer e bem simples ...

[]s...

catitoamaral
22/09/2005, 04:22
Olá Camaradas.
Estou postando a foto da barra da direção que sempre quebra.
Se algúem puder ajudar agradeço.

christian govastki
22/09/2005, 10:42
Olá Camaradas.
Estou postando a foto da barra da direção que sempre quebra.
Se algúem puder ajudar agradeço.

Prezado Catito

Segue o desenho da suspensão original do niva, vc poderia relacionar quais as peças foram alteradas durante a adaptação da direção para que possamos ter uma idéia mais clara do que ocorre.

Basta citar os números...

MANFREDI
22/09/2005, 12:02
Ajudando.............

Pelo desenho e foto tâ com cara de ser a numero 5 ou a 1.

Sua caixa de direação é a francesa?

Cesar Rocha
22/09/2005, 16:49
Bom...
...Aproveitando o tópico e o desenho , que veio a calhar, alguem me diz que peça é a numero 20 e onde posso encontra-la... a minha tá com uma rachadura feia, tá me preocupando um bocado...
O Nivinha parece até que tem regulagem de altura no volante... hehehehe

Emmo
22/09/2005, 20:01
Cara.. este ajuste do volante parece de fábrica :lol: :lol: :lol:

No Zé Luis da StatusLada ele recomendou soldar um apoio para evitar este ajuste.

Ainda não fiz o meu.. alguem já fez isto ?

Quanto a DH acho que vale a pena conversar com o Rogério Bacelar... além do cara ter desenvolvido a dele, pelo visto ele já viu de tudo.

[ ]´s e Sucesso !

Cesar Rocha
22/09/2005, 20:36
Eu vou ter que fazer alguma coisa assim, tá muito grande o curso do ajuste! :lol: :lol: :lol:
Será que alguem aqui do forum já fez algo parecido???

Abraços

Cavalcante
22/09/2005, 20:44
Você pode refazer este suporte, utilizando como modelo o original, com uma chapa um pouco mais grossa.
Perceba no desenho que o suporte possui quatro pontos de fixação, provavelmente na parede corta-fogo (não desmontei o meu até essa parte ainda) que provavelmente terão de ser reforçados também.
A folga vertical no volante também é ocasionada por componentes de suspensão e direção com problema. Verifique isto. Talvez foram eles que causaram a trinca no seu suporte.

Cesar Rocha
23/09/2005, 02:01
Ok, obrigado Cavalcante. Voce sabe de algum componente em especial que pode ocasionar isto? Eu imagino que deva ser alguma torção mesmo que de leve na coluna de direção... Ou tô errado?
a patroa já tá achando que a regulagem de altura é opcional do Niva :mrgreen:

[]s regulados!

Cavalcante
23/09/2005, 08:17
Podem ser as famosas férias da caixa de direção, ou as buchas da bandeja superior, que se arreganham ao menor sinal de cambagem errada (pelo menos no meu...) ou buchas do pitman. Mas isto pode até já ter sido resolvido anteriormente, e ficou o suporte da coluna de direção por fazer. Este você vai ter que arrumar de todo jeito, então faça-o e veja se o problema continua... As buchas você pode verificar visualmente. Aliás, faça isto sempre... Toda vez que eu olho o meu encontro uma novidade :parede:
Tem uma firma no Ipiranga, chamada Ito (é uma travessa da Manifesto, duas ou três quadras depois do mercado municipal) que reforma componentes de suspensão/direção. Retire os componentes danificados e leve pro cara. O serviço é rápido, bom e barato. Fica melhor que o componente novo.
Pivôs, por exemplo, não compro mais. Tenho dois de reserva, reformados lá por R$ 25,00. Quando estragar eu troco e levo lá de novo. Melhor do que pagar os R$ 50,00 que tão cobrando por aí...

catitoamaral
24/09/2005, 05:17
Olá Camaradas.
Estou postando a foto da barra da direção que sempre quebra.
Se algúem puder ajudar agradeço.

Prezado Catito

Segue o desenho da suspensão original do niva, vc poderia relacionar quais as peças foram alteradas durante a adaptação da direção para que possamos ter uma idéia mais clara do que ocorre.

Basta citar os números...
Chistian..
Vou botar o Jipão na rampa e conferir,segunda retorno com a relação do que foi modificado.
Valeu..um grande abraço.

catitoamaral
24/09/2005, 05:21
Valeu camaradas.
Vou botar o Jipão na rampa e fazer a relação das péças que foram trocadas.
Até onde eu sei a caixa de direção é do Santana.

Cesar Rocha
27/09/2005, 15:38
muot bom saber disso Cavalcante, com certeza vou ter que dar um jeito nesse suporte.
É, sempre que olha acha alguma coisa :putz: , melhor assim, do que olhar ele todo dia e só poder olhar! :D

Obrigado :concordo:

Lin
24/11/2005, 02:06
Ola!
Sr. Amaral,

todas adaptações foram feito por Rogerio Barcelar,
inclusuve a suspenção.
barra de direção (peça da foto) era desevovido e fabricado por ele tbm,
pivo é de F1000 segundo ele. troquei 1 vez.
ele deve ter corrigido essa deficiencia e' de linha de montagem dele
vc deve cobrar dele e te mandar essa peça na faixa.

[]'s

Lin