PDA

Ver Versão Completa : 33" na Japa? Quando precisa aumentar?

titanium
22/05/2012, 10:00
Olá amigos!

Em quanto preciso levantar minha Japa para poder calça-las com uns Pneus 33"??

Eduardo Sceafer me deu a dica de que dá para levantar a Japa em 1" mesmo usando os amortecedores originais, apenas por meio de espaçadores (dianteiros e traseiros)...

Daí minha dúvida é: consigo colocar 33" com esse pequeno Lift?

Abraços,

moswaldo
22/05/2012, 10:59
Olá amigos!

Em quanto preciso levantar minha Japa para poder calça-las com uns Pneus 33"??

Eduardo Sceafer me deu a dica de que dá para levantar a Japa em 1" mesmo usando os amortecedores originais, apenas por meio de espaçadores (dianteiros e traseiros)...

Daí minha dúvida é: consigo colocar 33" com esse pequeno Lift?

Abraços,

Para calçar os 33" voce precisa no minimo 2" de body lifit ou suspension lift.

Tem que ver também o offset de suas rodas pois pela largura dos 33 pode ser que eles acabem tocando na bandeja/barra estabilizadora.

Atc

Marco Oswaldo

hugo.morais
22/05/2012, 12:09
Na pickup com feixe de molas na frente também é preciso levantar? Estou com pneus 31 e rodas BBS com offset negativo, não sei quanto e me dá a impressão que os 33 cabem...

Abraços,

Hugo

titanium
22/05/2012, 20:26
Opa Marco!! Obrigado!!

guilhermeabreu
22/05/2012, 22:42
Opa Marco!! Obrigado!!

TITANIUM

CONSELHO SE FOSSE BOM , NÃO ERA DADO , ERA VENDIDO .

Logo não é conselho , é apenas minha opinião , vc vai judiar demais dos outros componentes de sua SW4 , vc terá problemas de embreagem com frequencia e ponteiras de direção que irão acabar com muita frequencia e sem falar que vai ficar bem mais lerdinha e perder muita velocidade em subidas de serra , a sua SW4 deixará de ser a GUERREIRA INDESTRUTÍVEL que sempre foi .

EU NÃO COLOCARIA PNEUS 33" NELA .

HERICK
22/05/2012, 22:45
Opa Marco!! Obrigado!!
Cara, pra caber tranquilamente os 33, um BL 3" resolve ou um SL de 2,5 igual ao do Marco, ou optar por algo mais em conta como aumentar os feixes e jumelos, mas cuidado c a segurança valeu! abraço.

titanium
23/05/2012, 08:16
Caros Guilherme e Herick!
Obrigado pelas dicas e orientações!

Ainda estou analisando o Custo x Benefício de se ter uns 33"....
Entendo que para fazer lift, seria interessante aliviar outros componentes, instalando Dropkit da transmissão, amortecedor de direção e outros detalhes...
MAS é que a viatura fica muito bonita com eles!! hahahahaha

Quanto ao desempenho, Guilherme, acho que não perderia tanto pois ela tem turbo...

Pra falar a verdade eu não sei se alongo a relação dela ou se instalo pneus maiores...
AINDA estou analisando os prós e contras!
:D

DICAS??????

Abraços

hugo.morais
23/05/2012, 08:19
Cara, pra caber tranquilamente os 33, um BL 3" resolve ou um SL de 2,5 igual ao do Marco, ou optar por algo mais em conta como aumentar os feixes e jumelos, mas cuidado c a segurança valeu! abraço.

Herick,

Vc tem uma pickup com 33", certo? A sua pickup é japonesa (com feixo de molas)? O que vc precisou fazer para caber os 33?

Abraços,

Hugo

zelucas
23/05/2012, 15:49
Herick,

Vc tem uma pickup com 33", certo? A sua pickup é japonesa (com feixo de molas)? O que vc precisou fazer para caber os 33?

Abraços,

Hugo

A dele não é japonesa, mas te respondo com base na do meu pai que está com 33'' e roda tala 8'', foi levantada umas 3'' e mesmo assim pega guando esterça a direção e trabalha a suspensão ao mesmo tempo, mas é pouco e é no feixe que o pneu encosta, então se limitar um pouco a direção ou colocar um espaçador de roda resolve. A altura nunca se sabe ao certo pois esses carros vem cada um com uma depois de tantos anos de uso...

[]s

hugo.morais
23/05/2012, 16:35
Zé Lucas,

Vc levantou com body lift ou na suspensão? Como a roda da minha camionete já tem o offset negativo me parece que cabem os 33 sem mexer... Minha pergunta, colocando os 33" o único problema é o pneu pegar no feixe de molas ou o pneu pega por dentro do paralama?

Abraços,

Hugo

HERICK
23/05/2012, 18:25
Herick,

Abraços,

Hugo
Como já responderam por mim, obrigado amigo Zélucas, só me resta dizer q p caber os 33 e até 35 o qual será minha próxima empreitada, o BL ( calços de carroceria) de 3" é o suficiente e te confesso q hoje em dia eu acho os 33 pequenos em rel a altura da viatura, pois na picape a caixa de roda é bem mais maior q a da sw4, sei q a galera condena de 33 pra cima, força o conjto e tudo mais q já supra citaram, mas pra mim o visual fica invocado, qualquer dúvida Hugo tamos aí, forte abraço.

guilhermeabreu
23/05/2012, 20:05
VCS SÃO LOUCOS , VCS SÃO LOUCOS , VCS SÃO LOUCOS

E cada louco com suas manias , fui!!!!!!!!!!!!!!

Ezahn
23/05/2012, 22:43
Pra falar a verdade eu não sei se alongo a relação dela ou se instalo pneus maiores...

DICAS??????

Abraços

Cara, o seu dilema é o mesmo que o meu!!!Hahahaha

Ezahn
23/05/2012, 22:47
VCS SÃO LOUCOS , VCS SÃO LOUCOS , VCS SÃO LOUCOS

E cada louco com suas manias , fui!!!!!!!!!!!!!!

E vc tinha alguma dúvida disto!!!!!!

titanium
23/05/2012, 23:24
Pois é, caro Ezahn!
Que dúvida cruel.... mas estou achando que sai mais "barato" alongar a relação......

Viajar pra Brasília de carro umas 4 vezes no ano está ficando cansativo..
são 2.200KM de estrada... e rodar a 120Km/h é uma tortura pra mim e para o carro!!
Não que eu queira andar a 140... 150 direto... mas acho que, por segurança, uma deveria haver uma folga para ultrapassagens...

Ezahn.. qual seria as C&P para as nossas???
Tu que estavas olhando isto deve seber...
Encontrou algum local bom para comprar??
As C&P mais longas são as das V6 Gasolina do mesmo ano que as nossas??? Por que se for, acho que tenho um contato...

Help us!

Abraços

Ezahn
23/05/2012, 23:47
Pois é, caro Ezahn!
Que dúvida cruel.... mas estou achando que sai mais "barato" alongar a relação......

são 2.200KM de estrada... e rodar a 120Km/h é uma tortura pra mim e para o carro!!
Não que eu queira andar a 140... 150 direto... mas acho que, por segurança, uma deveria haver uma folga para ultrapassagens...

As C&P mais longas são as das V6 Gasolina do mesmo ano que as nossas??? Por que se for, acho que tenho um contato...

Help us!

Abraços

Pelo que andei vendo a C&P para alongar nossas viaturas são as da V6. A nossa é 41x9 (4.56), e as da V6 são 41x10 (4,11).

Então seria assim: (ebay)

Traseira- 4.11 8" (http://www.ebay.com/itm/Toyota-8-Ring-Pinion-Gear-Set-4-11-/130460597683?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AToyota|Model%3A4Runner&hash=item1e600ebdb3&vxp=mtr#ht_1914wt_1396)

Dianteira- 4.11 7,5" (http://www.ebay.com/itm/USA-Standard-Toyota-7-5-Ring-Pinion-Gear-Set-4-11-/140484749789?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AToyota|Model%3A4Runner&hash=item20b58b29dd&vxp=mtr#ht_1914wt_1396)

Como vc vê, tendo alguém para trazer dos EUA fica por U$300,00. Bem razoável. (se tiver esquema traz 2 hehehehehe)

Comprando aqui R$1500,00. (http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=2)

Abraços

zelucas
24/05/2012, 00:18
Zé Lucas,

Vc levantou com body lift ou na suspensão? Como a roda da minha camionete já tem o offset negativo me parece que cabem os 33 sem mexer... Minha pergunta, colocando os 33" o único problema é o pneu pegar no feixe de molas ou o pneu pega por dentro do paralama?

Abraços,

Hugo

A do meu pai está levantada somente a suspensão, como o curso de suspensão aumentou bem na frente, começou a pegar quando torcia e esterçava ao mesmo tempo, pega um pouco no feixe e um pouco no para-barro. Se quer o carro pra trilha recomendo levantar a suspensão, caso contrário vá de body lift que gera menos problemas. 3'' é o suficiente pra 33''

[]s

Galego006
24/05/2012, 09:29
Caros Guilherme e Herick!
Obrigado pelas dicas e orientações!

Ainda estou analisando o Custo x Benefício de se ter uns 33"....
Entendo que para fazer lift, seria interessante aliviar outros componentes, instalando Dropkit da transmissão, amortecedor de direção e outros detalhes...
MAS é que a viatura fica muito bonita com eles!! hahahahaha

Quanto ao desempenho, Guilherme, acho que não perderia tanto pois ela tem turbo...

DICAS??????

Abraços

Sempre andei com 33" na Hilux japa turbo, e se vc está querendo alongar a relação mesmo, coloque os 33" sem dó, ficará linda,
para trilhas uso os 33" recapados da Ost (que são ainda mais altos) e não noto diferença deles para os 33" gastos hehehe
uso os 33" mud (borrachudos) mas agora que estão gastos, vou colocar os all terrain, que são beeEm mais silenciosos, fica a dica, ainda mais para vc que usa ela para viagens longas..

Abração

titanium
25/05/2012, 08:31
Pelo que andei vendo a C&P para alongar nossas viaturas são as da V6. A nossa é 41x9 (4.56), e as da V6 são 41x10 (4,11).

Então seria assim: (ebay)

Traseira- 4.11 8" (http://www.ebay.com/itm/Toyota-8-Ring-Pinion-Gear-Set-4-11-/130460597683?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AToyota%7CModel%3A4Runner&hash=item1e600ebdb3&vxp=mtr#ht_1914wt_1396)

Dianteira- 4.11 7,5" (http://www.ebay.com/itm/USA-Standard-Toyota-7-5-Ring-Pinion-Gear-Set-4-11-/140484749789?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AToyota%7CModel%3A4Runner&hash=item20b58b29dd&vxp=mtr#ht_1914wt_1396)

Como vc vê, tendo alguém para trazer dos EUA fica por U$300,00. Bem razoável. (se tiver esquema traz 2 hehehehehe)

Comprando aqui R$1500,00. (http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=2)

Abraços

Ezahn...
Segundo meus cálculos, para trazermos o Conjunto (dianteiro e traseiro) de C & P dos EUA, gastaríamos por volta dos R$ 1.450,00, já calculando com 60% de imposto, confere???

A sorte seria se não caísse na alfandega!! rsrs
Achas que vale a pena?

Abraços

titanium
25/05/2012, 08:34
A do meu pai está levantada somente a suspensão, como o curso de suspensão aumentou bem na frente, começou a pegar quando torcia e esterçava ao mesmo tempo, pega um pouco no feixe e um pouco no para-barro. Se quer o carro pra trilha recomendo levantar a suspensão, caso contrário vá de body lift que gera menos problemas. 3'' é o suficiente pra 33''

[]s

Excelente dica, Zelucas!
Está anotada!

Mas pergunto: uso o carro mais para viagens longas e, as vezes, em trilhas leves... Na opinião de vocês, os 3" de bodylift iriam atrapalhar Muito a estabilidade?
Quais as implicações de se fazer um BL? tem que alongar a direção?
Onde encontro os kits?

Abraços

titanium
25/05/2012, 08:39
Sempre andei com 33" na Hilux japa turbo, e se vc está querendo alongar a relação mesmo, coloque os 33" sem dó, ficará linda,
para trilhas uso os 33" recapados da Ost (que são ainda mais altos) e não noto diferença deles para os 33" gastos hehehe
uso os 33" mud (borrachudos) mas agora que estão gastos, vou colocar os all terrain, que são beeEm mais silenciosos, fica a dica, ainda mais para vc que usa ela para viagens longas..

Abração

Valeu pelo relato Galego!

Pois é... eu até havia comprado uns pneus 30" (que, inclusive, estão 'a venda) mas não curti muito o barulho ao rodar a mais de 110km/h... é ruim andar com o aquele barulho com o vidro aberto! rsrsrs..
Mas você está dizendo que o AllT é mais silencioso..... :pensativo:
Vou pensar direitinho nesse detalhe...

Mas se for alongar a relação, será que precisa por os 33"???
Quanto será que ela atinge (velocidade) com a relação das V6 ???

Alguém se candidata? Ezahn?!
:pipoca:

Abraços

guilhermeabreu
25/05/2012, 14:27
Pois é, caro Ezahn!

Help us!

Abraços

TITANIUM

Eu tb adoro carro com sobra de potencia não para nadar a 160km/h o tempo todo , MAS NAS ULTRAPASSAGENS que tendo potencia de sobra vc SEMPRE ULTRAPASSA COM SEGURANÇA .

Mas voltando ao assunto de alongar diferencial :

Minha experiencia com meu ENGESA com motor MWM 2.8 sprint que uso no dia a dia de trbalho , viagens curtas e longas 1.000 km , em locais que não tem fiscalização de velocidade , vc andar a 110kmh por 2200km como é seu caso , é uma merda , daí tem que andar a 140km/h de cruseiro senão vc não chega nunca , concordo sou assim tb , mas com relação a troca de C&P fiz de tudo no meu ENGESA tinha a relação original de 9x44= 4,88 , o carro era um canhão , mas não passava de 90km/h , troquei pela 11x47 = 4,2 melhorou muito mas ainda estava com giro alto , troquei pela 12x47 = 3,92 , melhorou um pouco , mas o giro ainda estava alto , troquei pela 13x46 = 3,54 , ficou bom andando a 110km/h o giro esta em 3.000 rpm com pneus 33" .

SÓ QUE FALTA FORÇA NO MOTOR , EU PISO NO FUNDO ELE NÃO PASSA DE 3.200 RPM E A VELOCIDADE NÃO PASSA DE 130KM/H E DEMORA MUITO A CHEGAR NESTA VELOCIDADE , AS ULTRAPASSAGENS SÃO HORRÍVEIS ,POIS A RETOMADA É MUITO LENTA .

Não é a toa que os engenheiros da TOYOTA bolaram a calcularam esta relação de C$P para nossas HILUX mais antigas .

CONCLUÍNDO :

PRESTE BEM A ATENÇÃO : SE VC ALONGAR DEMAIS A RELAÇÃO OU ALONGAR UM POUCO QUE É SAÍR DE 9X41 PARA 10X41 E USAR PNEUS 33" PODE O MOTOR NÃO TER FORÇA PARA VC CONSEGUIR CHEGAR A 140KM/H POR FALTA DE POTENCIA MESMO ELE SENDO TURBINADO E AS RETOMADAS FICAREM PÉSSIMAS .

MINHA EXPERIENCIA .

Para andar em viagens longas a mais de 120km/ de velocidade cruzeiro a no máximo 3.200 rpm , TEM QUE TER UM MOTOR DE NO MÍNIMO 160HP , NÃO SERÁ COM NOSSAS HILUX MAIS ANTIGAS QUE VC CONSEGUIRÁ FAZER ÍSTO SEM PREJUDICAR O MOTOR .

NÃO GASTE DINHEIRO FAZENDO ESTAS TROCAS PARA DEPOIS VC SE ARREPENDER . Eu tive vários prejuízos trocando a relação por várias vezes até chegar nesta que estou , FICANDO SATISFEITO COM O REGIME DE GIRO EM MINHAS VIAGENS A 100/115KM/H A 2.800 A 3.000 RPM E INSATISFEITO COM O DESEMPENHO EM RETOMADAS .

PARA FINALIZAR :

NÃO EXISTE ALMOÇO DE GRAÇA .

titanium
26/05/2012, 00:14
Grande GUILHERME, antes de tudo, devo lhe dar os parabéns por ser um nobre amigo SEMPRE disposto nos AJUDAR e ENSINAR!
:palmas:
Suas ponderações são sempre muito precisas e extremamente bem-vindas!
:concordo:

Como você falou: viajar 2 mil KM a 100... 110... ou 120 (com o motor UIVANDO) não é muito legal!!
Se eu for a 100, parece que não vou chegar nunca!
Se eu for a 120, o motor parece que não vai aguentar até o final da viagem EEE eu fico sem sobras para ultrapassagens!!

Rodo muito em estradas em NÃO possuem fiscalização de velocidade e, justamente por isso, a média de velocidade da pista é sempre em torno de 120!!
Por incrível que pareça, ATÉ os caminhoneiros estão rodando a esta velocidade, esses dias!!
Rapaz...... tem vezes que eu vou ultrapassar :rally: , coloco o carro do lado do Oponente ( :twisted: ) EEEE....
EEEeeee...........
Tenho que tirar o pé do acelerador, me contentando com a minha antiga posição...:-(

E, definitivamente, preciso mudar isso!! rsrsr...
Preciso conseguir ultrapassar um carro que esteja rodando a 120 km/h!!! rsrsrs...
Muitas vezes NEM EM DESCIDA eu consigo isso! hahahahaha

Mas entendo BEM quando você aconselha a tomar cuidado com a troca de relação!
Os engenheiros da Toyota realmente fizeram um excelente projeto com as nossas SWs...
Mas em se tratando de uma caminhonete com Turbo e Pneus 31", acho que ela aguenta um alongamento de diferencial, sem apresentar grande perda de torque....

O QUE ACHAM???

Forte abraço!
(desculpem o post longo)

guilhermeabreu
26/05/2012, 11:19
Grande GUILHERME, antes de tudo, devo lhe dar os parabéns por ser um nobre amigo SEMPRE disposto nos AJUDAR e ENSINAR!
Suas ponderações são sempre muito precisas e extremamente bem-vindas!
:concordo:

Como você falou: viajar 2 mil KM a 100... 110... ou 120 (com o motor UIVANDO) não é muito legal!!
Se eu for a 100, parece que não vou chegar nunca!
Se eu for a 120, o motor parece que não vai aguentar até o final da viagem EEE eu fico sem sobras para ultrapassagens!!

Rodo muito em estradas em NÃO possuem fiscalização de velocidade e, justamente por isso, a média de velocidade da pista é sempre em torno de 120!!
Por incrível que pareça, ATÉ os caminhoneiros estão rodando a esta velocidade, esses dias!!
Rapaz...... tem vezes que eu vou ultrapassar :rally: , coloco o carro do lado do Oponente ( :twisted: ) EEEE....
EEEeeee...........
Tenho que tirar o pé do acelerador, me contentando com a minha antiga posição...:-(

E, definitivamente, preciso mudar isso!! rsrsr...
Preciso conseguir ultrapassar um carro que esteja rodando a 120 km/h!!! rsrsrs...
Muitas vezes NEM EM DESCIDA eu consigo isso! hahahahaha

Mas entendo BEM quando você aconselha a tomar cuidado com a troca de relação!
Os engenheiros da Toyota realmente fizeram um excelente projeto com as nossas SWs...
Mas em se tratando de uma caminhonete com Turbo e Pneus 31", acho que ela aguenta um alongamento de diferencial, sem apresentar grande perda de torque....

O QUE ACHAM???

Forte abraço!
(desculpem o post longo)

GRANDE TITANIUM

Obrigado pelos elogios , mas nem tanto assim .

Mas meu objetivo principal neste meu relato pra vc , foi que minha experiencia no meu ENGESA mudando tanto a relação de C&P qto de pneu , o resultado final não foi SATISFATÓRIO para a NOSSA PROPOSTA , que é de : TER UM VEÍCULO QUE TRAFEGUE EM VELOCIDADE CRUZEIRO DE 120/130KM/H SEM O MOTOR FICAR URRANDO E COM FOLGA DE ACELERADOR PARA ULTRAPASSAGENS SEGURAS , foi ísto que eu entendí , pelo que vejo , somos parecidos na maneira de andar , MAS NESTE ASPECTO , NOSSAS JAPINHAS NÃO TEM POTENCIA DE MOTOR MESMO COM ALONGAMENTO DE RELAÇÃO C&P , TURBINADA E COM PNEUS MAIORES PARA ANDAR NESTE RÍTMO .

CONCLUSÃO DE MINHA EXPERIENCIA :

PARA VC TER UM CARRO COM ESTAS CARACTERÍSTICAS TERIA QUE TER UM MOTOR MAIS FORTE , TIPO 160HP PARA CIMA .

SUGESTÃO :

Ao invez de vc gastar esta grana em PNEUS MAIORES , TROCA DE C&P E TURBINAR ??? SUGIRO A VC ÍR NUM DESMANCHE COMPRAR UM MOTOR DAS TOYOTAS MAIS NOVAS DE 2005 EM DIANTE E PARTIR PRA GALERA , COM ESTE MOTOR VC VAI FAZER TUDO QUE VC QUER SEM TER QUE GASTAR DE NOVO OU FICAR INSATISFEITO .

FIANALIZANDO :

Fazer o que vc quer TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE VC NÃO IRÁ FICAR SATISFEITO COM O RSULTADO FINAL , VIDE O QUE FIZ NO MEU ENGESA , que tem tudo ísto , PNEU MAIOR , TURBINADO , TROCADO A RELAÇÃO POR OUTRA MAIS LONGA E ELE NÃO PASSA DE 125KM/H PQ O MOTOR NÃO TEM FORÇA PARA EMPURAR TODAS ESTAS MODIFICAÇÕES , como no meu caso , eu uso no dia a dia , em trabalho e lazer e trabalho este que sempre é em cidades vizinhas 50 km daqui , consigo suportar tranquilo esta LIMITAÇÃO DE DESEMPENHO , pois qdo estou com pressa ando a 115/120km/h , não tem como andar mais do que ísto , MAS SÃO APENAS 50 KM . e numa viagem de 2000 km andando nesta velocidade vc VAI PASSAR AGONIA DIRETO .

Desculpe por ter me a longado demais , mas é preciso para que vc não tome alguma atitude que depois possa se arrepender , E COM CERTEZA TE DIGO QUE VC VAI SE ARREPENDER .

titanium
26/05/2012, 15:07
Ta certo, meu caro!
Irei refletir um pouco mais a respeito, antes de me meter a comprar as C&Ps!!!
Mais uma vez, Muito obrigado pelas orientações!

Abraços

HERICK
26/05/2012, 16:00
Excelente dica, Zelucas!
Está anotada!

Mas pergunto: uso o carro mais para viagens longas e, as vezes, em trilhas leves... Na opinião de vocês, os 3" de bodylift iriam atrapalhar Muito a estabilidade?
Quais as implicações de se fazer um BL? tem que alongar a direção?
Onde encontro os kits?

Abraços
Amigo, posso te garantir q complicações não terás se fizer o serviço numa oficina especializada e o kit de BL for bom, alguns ajustes terão q ser feitos, alongar alavanca de câmbio, novos suportes de parachoques e radiador, não tô lembrado da direção mas acredito q sim, dentre outras coisitas a mais, mas geralmente ou vc compra o kit americano ou manda fazer os calços de carroceria o q não é nenhum mistério, no meu caso veio importado, vou checar a marca pra vc, a estabilidade da viatura muda é óbvio, mas nada q se compense c pneus maiores, aproveitando o ensejo qdo coloquei os 33 a viatura já ficou c a rel de marchas mais longa, não vejo a necessidade de alongar mais, as toys antigas não foram projetadas p velocidades elevadas, quer dar mais um gás, vai num bombista e manda aumentar o débito da bomba injetora, tenho certeza q não vai arrepender, dá uma melhorada significativa, forte abraço.

titanium
27/05/2012, 17:23
Herick, meu caro...
Você que usa os 33, sabe dizer qual a velocidade dela quando atinge 3.500 RPM???
A minha fica com uns 120 km/h nesta faixa de RPM... e a sua??

Vi esse conjunto de BodyLift Kit a venda em um site americano... não lembro o preço agora... mas não me pareceu caro!
:)

Quem sabem, né!?

Mas Estou pensando aqui... minhas rodas são originais, portanto, 15x7"... não sei se ela cabe os 33...
As suas, Herick, são 15x8???

Abraços,

Guiga Tostes
27/05/2012, 18:17
Olá Titanium!

Um bodylift de 2" já é o suficiente para "caber" os 33" para uso misto: cidade, estrada, expedições e trilhas leves. Quanto ao esterçamento, utilizando as rodas originais, o pneus tocarão a bandeja/braço da direção quase no final do curso de esterçamento, isso no plano e sem a suspa torcendo. Este problema pode ser resolvido facilmente com rodas com off set negativo(-25 por exemplo) ou espaçadores de rodas...mas isso implicará na instalação de alargadores de paralamas(fenders) pois os pneus ficarão para fora da lata.

Se montar os 33" não alongue a relação e vice-versa pois vai faltar motor para empurrar(mesmo turbinada), meses atrás montei um jogo de 35" da minha Band na SW4 só para ver como ficava(uso a relação original)...ficou linda e a relação bem mais longa, mas o freio piorou muito, a viatura sentiu o peso das bolachas e a 5a. marcha virou overdrive...testando na estrada, mesmo na descida o motor não conseguiu empurrar com força para bater 4500rpm.

Conforme dito pelos colegas a relação original + 33" + turbo fica bem redonda para poder rodar a 115-120km/h de cruzeiro sem forçar o motor e assino em baixo do colocado pelos colegas tb...as 2.8 não foram projetadas para andar em medias superiories a 120km/h e atingir/manter 140km/h tb não é para elas e diminuirá consideravelmente a durabilidade do motor.

No próprio manual das SW4 2.8 existe uma nota que diz algo parecido com: "...tenha paciência na condução..."

Anexo fotos do pneu 33"(dianteira) montado nas rodas originais e a viatura com BL de 2".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=349758&d=1338153386http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=349759&d=1338153394http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=349760&d=1338153404http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=349762&d=1338153418http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=349761&d=1338153412

e esta ultima só para uma referencia, o mesmo BL de 2" só que com pneus 35"...para esta configuração o ideal seria uma relação mais curta que a original e + 2" de lift só que agora na suspensão(Ironman, OME etc).
349763
Abrs

titanium
28/05/2012, 15:31
Poxa Guiga, Muito Obrigado pelas informações!!!

Na sua opinião, o que fica melhor, na Sua opinião, considerando Custo x Benefício pra quem vai rodar mais na Estrada e Trilhas Leves????
Body Lift ou Suspension Lift???

PS: a SW está show com os 33"!! E ficou MELHOR ainda com os 35"!!!

Abraços

Ezahn
28/05/2012, 19:24
Olá Titanium!

Um bodylift de 2" já é o suficiente para "caber" os 33" para uso misto: cidade, estrada, expedições e trilhas leves. Quanto ao esterçamento, utilizando as rodas originais, o pneus tocarão a bandeja/braço da direção quase no final do curso de esterçamento, isso no plano e sem a suspa torcendo. Este problema pode ser resolvido facilmente com rodas com off set negativo(-25 por exemplo) ou espaçadores de rodas...mas isso implicará na instalação de alargadores de paralamas(fenders) pois os pneus ficarão para fora da lata.

Se montar os 33" não alongue a relação e vice-versa pois vai faltar motor para empurrar(mesmo turbinada), meses atrás montei um jogo de 35" da minha Band na SW4 só para ver como ficava(uso a relação original)...ficou linda e a relação bem mais longa, mas o freio piorou muito, a viatura sentiu o peso das bolachas e a 5a. marcha virou overdrive...testando na estrada, mesmo na descida o motor não conseguiu empurrar com força para bater 4500rpm.

Conforme dito pelos colegas a relação original + 33" + turbo fica bem redonda para poder rodar a 115-120km/h de cruzeiro sem forçar o motor e assino em baixo do colocado pelos colegas tb...as 2.8 não foram projetadas para andar em medias superiories a 120km/h e atingir/manter 140km/h tb não é para elas e diminuirá consideravelmente a durabilidade do motor.

No próprio manual das SW4 2.8 existe uma nota que diz algo parecido com: "...tenha paciência na condução..."

Anexo fotos do pneu 33"(dianteira) montado nas rodas originais e a viatura com BL de 2".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=349759&d=1338153394http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=349760&d=1338153404http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=349762&d=1338153418http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=349761&d=1338153412

e esta ultima só para uma referencia, o mesmo BL de 2" só que com pneus 35"...para esta configuração o ideal seria uma relação mais curta que a original e + 2" de lift só que agora na suspensão(Ironman, OME etc).
349763
Abrs

Erguida no macaco não vale!! Hahahahaha Propaganda enganosa!

Ezahn
28/05/2012, 19:54
Valeu pelo relato Galego!

Pois é... eu até havia comprado uns pneus 30" (que, inclusive, estão 'a venda) mas não curti muito o barulho ao rodar a mais de 110km/h... é ruim andar com o aquele barulho com o vidro aberto! rsrsrs..
Mas você está dizendo que o AllT é mais silencioso..... :pensativo:
Vou pensar direitinho nesse detalhe...

Mas se for alongar a relação, será que precisa por os 33"???
Quanto será que ela atinge (velocidade) com a relação das V6 ???

Alguém se candidata? Ezahn?!
:pipoca:

Abraços

Aqui tem uma planilha que um colega aqui do fórum passou, não lembro quem foi. Mas de fato. Ou 33" ou alonga a relação. Os dois fica ruim. Alongar é mais sensato para um carro "normal" Os 33" seria mais para trilha, mas o freio fica mais prejudicado assim como o consumo e força outras peças de direção. Enfim, cada uma tem um objetivo.

350004

Se não der tente aqui (http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=velocidade%20hilux%203l%2C5l%20e%20sw4%2093&source=web&cd=1&ved=0CFgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.4x4brasil.com.br%2Fforum%2Fat tachment.php%3Fattachmentid%3D289840%26d%3D1304346 894&ei=igDET7b7MePC0QGphbmrCg&usg=AFQjCNHOg4YwFQSi51c3REjItWAE4aB47Q)

Guiga Tostes
28/05/2012, 21:01
Poxa Guiga, Muito Obrigado pelas informações!!!
Na sua opinião, o que fica melhor, na Sua opinião, considerando Custo x Benefício pra quem vai rodar mais na Estrada e Trilhas Leves????
Body Lift ou Suspension Lift???
PS: a SW está show com os 33"!! E ficou MELHOR ainda com os 35"!!!
Abraços

Titanium,

o body lift é relativamente mais simples e bem mais barato que o suspension lift feito com kits que conferem maior performance ao conjunto(molas maiores/especiais, amortecedores de longo curso e barras de torção) já o suspension lift feito com espaçadores para molas e bandejas/pivos coloco na mesma categoria do body lift, pois servem para elevar a viatura sem ganho em performance, mas estes podem até sair mais caros que o body lift.

A minha Hilux tem a mesma proposta que a sua, dia-a-dia, muita estrada e algumas incursões offroad leves, nada de trilhas pesadas em mata fechada...e minha opção foi pelo body lift justamente pelo custo benefício(eu mesmo fiz a instalação). No entanto, se o objetivo fosse performance e o uso offroad mais intenso partiria para um Kit de susp. Ironman ou OME.

O 33" da foto é um estepe antigo da Band que nem está mais em uso, eu só montei em uma roda para poder verificar o espaço na caixa de rodas e esterçamento...o jogo de BF AT 33" dela já está em SP e vou busca-lo agora em junho. Assim que montar mando mais fotos.

Quanto aos 35"...o visual fica demais...mas a performance e segurança ficam comprometidas..hehehe

Erguida no macaco não vale!! Hahahahaha Propaganda enganosa!

O Edu, sacanagem...se fosse para dar o gato eu esconderia o macaco na foto... :mrgreen:

A SW não estava suspensa pelo macaco na foto, ele estava posicionado na foto pois como disse acima, montei em 1 unica roda para testar o esterçamento e verificar o espaço...com isso tive que montar de um lado e depois do outro...deu trabalho, mas as fotos e os relatos estão ai para quem pensa em montar 33"...eu tb me surpreendi com o bom espaço ganho com apenas 2". :concordo:

Abrs

titanium
28/05/2012, 22:12
Aqui tem uma planilha que um colega aqui do fórum passou, não lembro quem foi. Mas de fato. Ou 33" ou alonga a relação. Os dois fica ruim. Alongar é mais sensato para um carro "normal" Os 33" seria mais para trilha, mas o freio fica mais prejudicado assim como o consumo e força outras peças de direção. Enfim, cada uma tem um objetivo.

350004

Se não der tente aqui (http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=velocidade hilux 3l%2C5l e sw4 93&source=web&cd=1&ved=0CFgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.4x4brasil.com.br%2Fforum%2Fat tachment.php%3Fattachmentid%3D289840%26d%3D1304346 894&ei=igDET7b7MePC0QGphbmrCg&usg=AFQjCNHOg4YwFQSi51c3REjItWAE4aB47Q)

Boa Ezahn!
Era justamente essa planilha que estava procurando!
Mas não entendi uma coisa... as nossas SWs, teoricamente, usam 4,556:1... Correto?
Mas a minha, mesmo com pneus 31", a 3800 RPM fica por volta dos 125Km/h....
O que pode estar errado? (eu ou o diferencial?)
hehehhe

Outra Dúvida: Consigo colocar os 33" na roda original toyota 15x7??????

E você, meu caro, instalaria 33 ou alongaria a relação?

Abraços

titanium
28/05/2012, 22:17
Titanium,

o body lift é relativamente mais simples e bem mais barato que o suspension lift feito com kits que conferem maior performance ao conjunto(molas maiores/especiais, amortecedores de longo curso e barras de torção) já o suspension lift feito com espaçadores para molas e bandejas/pivos coloco na mesma categoria do body lift, pois servem para elevar a viatura sem ganho em performance, mas estes podem até sair mais caros que o body lift.

A minha Hilux tem a mesma proposta que a sua, dia-a-dia, muita estrada e algumas incursões offroad leves, nada de trilhas pesadas em mata fechada...e minha opção foi pelo body lift justamente pelo custo benefício(eu mesmo fiz a instalação). No entanto, se o objetivo fosse performance e o uso offroad mais intenso partiria para um Kit de susp. Ironman ou OME.

O 33" da foto é um estepe antigo da Band que nem está mais em uso, eu só montei em uma roda para poder verificar o espaço na caixa de rodas e esterçamento...o jogo de BF AT 33" dela já está em SP e vou busca-lo agora em junho. Assim que montar mando mais fotos.

Quanto aos 35"...o visual fica demais...mas a performance e segurança ficam comprometidas..hehehe

O Edu, sacanagem...se fosse para dar o gato eu esconderia o macaco na foto... :mrgreen:

A SW não estava suspensa pelo macaco na foto, ele estava posicionado na foto pois como disse acima, montei em 1 unica roda para testar o esterçamento e verificar o espaço...com isso tive que montar de um lado e depois do outro...deu trabalho, mas as fotos e os relatos estão ai para quem pensa em montar 33"...eu tb me surpreendi com o bom espaço ganho com apenas 2". :concordo:

Abrs

Poxa Guiga...
você mesmo instalou, meu caro!?
É complicado fazer isto?
Alguma dica, foto ou vídeo que ajude a instalação do kit?

Estou para trocar meus amortecedores e estou MUITO tentado a já apostar em uns melhores e maiores... apenas pensando num Lift de 2" de suspensão!
O duro é que a $$$ está curta.. rsrsrs

Guiga, Ezahn e outros amigos, quem souber de alguma oportunidade de trocar meus 31" por uns 33", me avise que estou tentado a fazer o teste!
rsrsrs...

Muito obrigado pela ajuda, meus caros!

Abraços,

Guiga Tostes
28/05/2012, 22:47
Poxa Guiga...
você mesmo instalou, meu caro!?
É complicado fazer isto?
Alguma dica, foto ou vídeo que ajude a instalação do kit?

Estou para trocar meus amortecedores e estou MUITO tentado a já apostar em uns melhores e maiores... apenas pensando num Lift de 2" de suspensão!
O duro é que a $$$ está curta.. rsrsrs

Muito obrigado pela ajuda, meus caros!

Abraços,

Aqui tem um tutorial com informações e fotos passo a passo da instalação do body lift: segue link Instalação Body Lift 2″ Performance Accessories Toyota Hilux SW4 1995 [Tutorial] | Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/instalacao-body-lift-2-performance-accessories-toyota-hilux-sw4-1995-tutorial/)

Quanto a montar amortecedores mais longos sem alterar o restante da suspensão e sem precisar do curso maior que venham a proporcionar, não vejo vantagem e sim o risco de final de curso quando totalmente comprimido...o que pode danificar os mesmos e te fazer perder dinheiro.

Agora se quiser dar um upgrade nos amortecedores trocando os originais por outros de marcas como: Bilstein, OME, Rancho, Procomp, Ironman nas mesmas medidas dos originais, manda bala!

Abrs

titanium
29/05/2012, 00:20
Valeu pelo tutorial Guiga! Vou dar uma olhada!

Pois é... pensei e não falei! rsrs.. a intenção é mais ou menos esta... trocar os amortecedores pelos Bilstein + espaçadores de suspensão...
Mas com sua sugestão de fazer um BodyLift, surgiram algumas dúvidas!

1 - Os 33" cabem nas rodas 15x7" originais da SW4? Qual o tamanho dos espaçadores que precisarei colocar?
2 - Com lift de 2" de Suspensão, consigo colocar os 33?

Mais uma vez, valeu pela força!

Abraços

titanium
29/05/2012, 00:40
:stop: Perai perai perai!!!!

Antes que responda, deixe-me parebeniza-lo pelo Excelente relato da Instalação!!!
:master:

Muito bom mesmo, Guiga!

Abraços!

Ezahn
29/05/2012, 23:18
Boa Ezahn!
Mas não entendi uma coisa... as nossas SWs, teoricamente, usam 4,556:1... Correto?
hehehhe

Abraços
Então, não sei beo o que ocorre. Não fui eu que fiz esta planilha. O que eu acho é que ela considera tudo à partir da velocidade de velocímetro da configuração original e não velocidade real. Meu carro a 107km/h em 5ª esta a 3000 rpm, mas a velocidade do painel bate exatamente com o gps. Pelas contas o 31" alonga em 9% a relação comparado com o pneu original. Ou seja, com pneu original o carro deve marcar uns 9% a mais. Tem algum gato mas dá para fazer estas comparações: Mudando de 31 para o 33 alonga 7%. Trocando a relação de 4,55 para 4,100 alonga 11%. Já da para fazer uma ideia.

titanium
30/05/2012, 06:56
:pensativo:
hummmmm..

Nunca parei para conferir a velocidade com o GPS... mas em Brasília tem muito pardal que mostra ao motorista a velocidade que ele está passando (barreira eletrônica) e a velocidade é exatamente igual, a do ponteiro com a do aparelho...

De toda forma, Edu, valeu pelas informações a respeito de quanto alonga a relação!

Estive pensando ontem... pelo Custo x Benefício talvez seja melhor alongar a relação... afinal, já uso pneus 31" e teria um custo bem maior para por os 33"... acho que por hora é melhor alongar!
A Tor Offroad (aquele link que você me passou) não é bem o 4.1, é!?
Como funciona a nomenclatura?
O 4.1 é o 10x41, não é!?
Mas na Tor só tem, para eixos AISIN, os 9x41, que, se não me engano, são os que já temos, correto?!

Abraços

guilhermeabreu
30/05/2012, 10:43
Boa Ezahn!
hehehhe

Abraços

TITANIUM

Com certeza tem alguma coisa de errado com seu carro , o mais provável é que a relação do seu carro estesteja modificada ou seu carro era a gasolina e colocaram o motor díesel , assim a relação do carro a gasolina é mais curta fazendo o motor trabalhar em alto giro nesta velocidade citada .

Tenho um amigo que comprou uma SW4 98 a gasolina num leilão e trocou o motor para o díesel, falei com ele que teria que trocar a relação do diferencial e ele não ligou , e ficou assim como a sua esta , daí qdo viajamos juntos andando a 120km/h +- , eu estava a 3000/3200 rpm e ele a 3800/4000 rpm , e depois de uns 6 meses ele bateu o motor , com certeza por excesso de giro .

Eu uso o 255x75x15 que é um pouquinho menor do que o 31" , e o velocímetro fica quase igualado com o GPS , marcando um pouquinho a mais , como esta a SW4 do EZAHN com pneus 31" , o velocímetro dele esta batendo igual ao do GPS , ísto pq TODO VELOCÍMETRO SAI DE FÁBRICA MARCANDO ERRADO A MAIS DE 10 A 15% DEPENDENDO DO FABRICANTE , e com vc colocando pneus ligeiramente maiores vc acaba por regular a marcação do velocímetro com a velocidade real .

DA UMA CONFERIDA NA RELAÇÃO DO DIFERENCIAL DA SUA SW4 sou capaz de apostar que esta com relação curta demais , de não estar com a relação original da SW4 A DÍESEL e sim da SW4 A GASOLINA .

titanium
30/05/2012, 14:11
Pois é, caro Guilherme...

Salvo engano, à 120km/h a minha fica com uns 3500 RPM... E EU USO Pneus 31"!!!
Não sei o que pode estar acontecendo...

Outra coisa que pode ter acontecido é o seguinte: um dos donos anteriores era mexânico... digo, mecânico... e fazia um monte de gambiarras nela...
Uma coisa que me chamou atenção é a caixa de transmissão mexida...
Sendo assim aproveito para tirar outra dúvida: A minha 4ª marcha é MUITO parecida com a 5ª!!!

A de Vocês é assim também???

agora fiquei encafifado... :pensativo:

Ezahn
31/05/2012, 20:02
Pois é, caro Guilherme...

Salvo engano, à 120km/h a minha fica com uns 3500 RPM... E EU USO Pneus 31"!!!
Não sei o que pode estar acontecendo...

Outra coisa que pode ter acontecido é o seguinte: um dos donos anteriores era mexânico... digo, mecânico... e fazia um monte de gambiarras nela...
Uma coisa que me chamou atenção é a caixa de transmissão mexida...
Sendo assim aproveito para tirar outra dúvida: A minha 4ª marcha é MUITO parecida com a 5ª!!!

A de Vocês é assim também???

agora fiquei encafifado... :pensativo:

Titanium fiz umas alterações na planilha para bater com a velocidade real, ou seja, a que ela marca hoje. A 3000 rpm a velocidade é 107 km/h (isto é fato real).

Calculado para 5ª marcha:

3500 rpm = 125 km/h.
2500 rpm = 89 km/h

Calculado em 4ª marcha:

2500 rpm = 76 km/h
3000 rpm = 91 km/h

Amanhã vejo se confirmo algumas medidas reais.

Quanto ao seu diferencial, tem um site que não me lembro qual é que vc entra co o número do chassi e ele diz tudo que sei carro tinha quando original. Lá tem a marca do dif. e relação original. De uma procurada aqui no fórum que vc acha, e se alguém souber o site, mande a dica para nós!!! Quem achar poste ai para nós!!!

titanium
31/05/2012, 23:34
Fala Ezahn!

Pois é meu caro.. preciso, inclusive, por ela na estrada para confirmar este fato.
Mas por hora vou parar ela para alguns pequenos ajustes! Vou pegar estrada no meio e no final do ano e quero deixa-la mais confortável para a empreitada!
hehehehe..

PS: a ida a Cananéia ainda sai este ano!! Será que não conseguimos fazer com mais outras Toys!?

Valeu mesmo pelas informações, meu amigo!

Forte abraço!

TCHEIGOR
01/06/2012, 11:57
Ezahn, a minha 93 bate certinho essa relação RPM x Velocidade, também calçada com 31'
ou seja, 120Km/h tá quase em 3500RPM.
Eu ando direto a 100Km/h e fica em uns 2850RPM
já pensei em alongar a relação pra ficar mais tranquilo o RPM, mas aí precisaria turbinar pra não ficar (mais) xoxa...
talvez o que eu vá poupar o motor em RPM, venha a judiar com a pressão do turbo (to com 230 mil Km) , aí como fiquei na dúvida, fica como está que é mais barato :)
tenho medo de turbinar com essa Km toda...

Titanium fiz umas alterações na planilha para bater com a velocidade real, ou seja, a que ela marca hoje. A 3000 rpm a velocidade é 107 km/h (isto é fato real).

Calculado para 5ª marcha:

3500 rpm = 125 km/h.
2500 rpm = 89 km/h

Calculado em 4ª marcha:

2500 rpm = 76 km/h
3000 rpm = 91 km/h

Amanhã vejo se confirmo algumas medidas reais.

Quanto ao seu diferencial, tem um site que não me lembro qual é que vc entra co o número do chassi e ele diz tudo que sei carro tinha quando original. Lá tem a marca do dif. e relação original. De uma procurada aqui no fórum que vc acha, e se alguém souber o site, mande a dica para nós!!! Quem achar poste ai para nós!!!

Ezahn
01/06/2012, 23:22
Tcheigor, alongar sem turbinar não rola. Vai ficar uma muito chocha. Quanto ao Km da sua, ta na boa. A minha eu turbinei com 240.000.

Hoje fiz uma medida real. Titaniun, fica tranquilo que a sua tá normal. Igualzinha a minha, e realmente a 4ª é bem próxima da 5ª.

Em 5ª
RPM km/h
2000 74
2500 94
3000 108
3500 125

em 4ª

rpm km/h
2500 78
3000 93

em 3ª
rpm km/h
3000 65

350760

Guiga Tostes
02/06/2012, 17:43
Hoje fiz uma medida real. Titaniun, fica tranquilo que a sua tá normal. Igualzinha a minha, e realmente a 4ª é bem próxima da 5ª.

Em 5ª
RPM km/h
2000 74
2500 94
3000 108
3500 125

em 4ª

rpm km/h
2500 78
3000 93

em 3ª
rpm km/h
3000 65

350760

Show de bola! Bate certinho com a minha tb(relação original+31")!

Agora, coisa linda o manômetro cravado no 1kg...a minha limitei no 0,6kg por não ter intercooler...ainda chego lá :concordo:

Abrs

Ezahn
02/06/2012, 23:23
Show de bola! Bate certinho com a minha tb(relação original+31")!

Agora, coisa linda o manômetro cravado no 1kg...a minha limitei no 0,6kg por não ter intercooler...ainda chego lá :concordo:

Abrs

Então, toda 2.8 que tem relação original vão marcar nesta sincronia, mesmo com pneu original que é menor, 31 ou 33". Nestes casos o que muda é a velocidade real, nos ponteiros é tudo igual. Com o 31 a velocidade do ponteiro bate 100% com a real (GPS).

É isso ai, da-lhe 1 kg.

TCHEIGOR
02/06/2012, 23:43
pois é Ezahn, estranho que na minha o ponteiro não bate com o GPS (mesmo calçando 31), acredito que seja por aferição do medidor mesmo, pois eles vêm com um erro pra mais (em Km/h) e talvez esse erro não seja 'padrão' umas podem ter mais q outras.
O meu velocímetro está marcando cerca de 5Km/h a mais que o GPS. Em função disso eu considero uma diferença de 7% pra calculo do consumo, pelo que li vc usa 9%, acho que vou adotar esse valor tbem e ganhar alguns Km/l hehehehehe, já dá um ânimo!
abraço!

guilhermeabreu
03/06/2012, 00:08
Então, toda 2.8 que tem relação original vão marcar nesta sincronia, mesmo com pneu original que é menor, 31 ou 33". Nestes casos o que muda é a velocidade real, nos ponteiros é tudo igual. Com o 31 a velocidade do ponteiro bate 100% com a real (GPS).

É isso ai, da-lhe 1 kg.

EZAHN

É ísto aí , não importa o tamanho do pneu , o RPM vai bater SEMPRE a mesma velocidade no velocímetro não impoortando o tmanho do pneu , como o exemplo que vc citou de 3.000 rpm marca no velocímetro 108 km/h não importando o tamanho do pneu , SÓ QUE COM O PNEU 31 ESTA VELOCIDADE QUE MARCA NO VELOCÍMETRO É A VELOCIDADE REAL .

Qdo comprei a minha SW4 estava com pneus 225x75x15 e a 3.000 rpm marcava 108 km/h , MAS REALMENTE ESTAVA A 92KM/H NO GPS que é o erro de marcação que todos os carros teem qdo sai de fábrica , ou seja um erro de 10 a 15% para mais .

Então com pneus de tamanhos diferentes a VELOCIDADE REAL VAI MUDAR DE ACORDO COM O TAMANHO DO PNEU .

Como vc falou a minha com pneus 255x75x15 , o que marca no velocímetro é uns 3km/h a mais do que o real do GPS , acredito sim que com os pneus 31 que vcs tem iguala o que marca no velocímetro com o GPS .

Guiga Tostes
03/06/2012, 03:25
EZAHN
É ísto aí , não importa o tamanho do pneu , o RPM vai bater SEMPRE a mesma velocidade no velocímetro não impoortando o tmanho do pneu , como o exemplo que vc citou de 3.000 rpm marca no velocímetro 108 km/h não importando o tamanho do pneu , SÓ QUE COM O PNEU 31 ESTA VELOCIDADE QUE MARCA NO VELOCÍMETRO É A VELOCIDADE REAL .
.

É isso ai, da-lhe 1 kg.

Exato!
As 2.8 com relação original + 31" ficam com o velocímetro marcando mais próximo da velocidade real aferida no GPS, a margem de erro diminui bastante e o odômetro pode ser melhor usado sem a necessidade de muitos calculos mentais :mrgreen: !

:stop: Perai perai perai!!!!

Antes que responda, deixe-me parebeniza-lo pelo Excelente relato da Instalação!!!

Muito bom mesmo, Guiga!

Abraços!

Obrigado Amigo!

a idéia era essa, produzir um material simples, porém completo que pudesse servir de consulta ou guia para os toyoteiros interessados em "levantar" suas Hilux. :concordo:

titanium
03/06/2012, 22:54
À todos, um Muito obrigado pela força, dicas e esclarecimentos!

Este final de semana fiz uma pequena viagem ao Sul de Minas e, no caminho, pude constatar a informação passada anteriormente: a 3500 RPM a velocidade é de 120 Km/h.

Na página anterior (página 4), os nobres amigo demonstraram que o Manometro serve para verificar a pressão do Turbo.
Como não foi eu quem instalou o Turbo na minha SW4, não tenho a menor idéia da pressão configurada...
Acho que vou instalar este pequeno aparelho!
rsrsrs..

Muito obrigado, Ezahn, pela confirmação por foto!
Me deixou mais tranquilo! rsrsrs

Abraços!

Ezahn
04/06/2012, 22:31
À todos, um Muito obrigado pela força, dicas e esclarecimentos!

Este final de semana fiz uma pequena viagem ao Sul de Minas e, no caminho, pude constatar a informação passada anteriormente: a 3500 RPM a velocidade é de 120 Km/h.

Na página anterior (página 4), os nobres amigo demonstraram que o Manometro serve para verificar a pressão do Turbo.
Como não foi eu quem instalou o Turbo na minha SW4, não tenho a menor idéia da pressão configurada...
Acho que vou instalar este pequeno aparelho!
rsrsrs..

Muito obrigado, Ezahn, pela confirmação por foto!
Me deixou mais tranquilo! rsrsrs

Abraços!

Não foi nada. O importante é vc ficar ciente de que sua toy não tem gato!!!

Guiga Tostes
11/07/2012, 03:07
Opa!

Finalmente os BF AT 33" chegaram($) e pude finalizar a montagem e compor a SW após o body lift de 2"!

Gostei bastante do resultado, achei o visual manso/discreto, acredito que por conta das rodas originais(se tirar os estribos, para barro e escurecer as rodas deve ficar mais agressiva...) e não notei aumento significativo de ruido ao rodar dos 33" AT em relação aos 31" do mesmo modelo.

O desempenho me agradou bastante, a relação ficou um pouco mais longa e confortável(folego), o velocímetro segue marcando bem próximo dos valores do GPS até 80km/h, depois disso a diferença vai aumentando e segue na casa de 5km/h a 7km/h a menos no velocímetro do que a "real" no GPS, ex: 120km/h no velocímetro ~ no 126km/h GPS.

Os freios precisam de um pouco mais de atenção pois pioram um pouco e que se acostume com a nova forma de dirigir. Por não ter modificado nada na suspensão, o conforto característico das SW continua o mesmo e até um pouco mais macio agora com mais borracha em relação aos antigos 31". A direção hidráulica não tomou conhecimento dos novos pneus e segue leve e precisa, ainda sobre a direção, regulei os batentes de esterçamento(2 voltas apenas) para evitar que os pneus raspem nos braços de direção quando no final de curso do esterçamento e ficou perfeito, com minima perda.

Agora resta começar as aferições em relação ao consumo que postarei aqui em breve.

Em resumo a conta foi simples, o pneu cresceu 2" e a carroceria subiu 2" , ajusta-se o final de curso do esterçamento e bora rodar!

Ps.: Uma pena não existir 33" 10,5 R15 no modelo AT, cairia como uma luva!!! A BF traz esta medida para o Brasil somente no modelo MUD KM2.

Ah...e as fotos seguem abaixo!

Abs em lua de mel novamente com o brinquedão! :mrgreen:

titanium
11/07/2012, 07:03
Parabéns, Guiga!!!
Ficou fantástico!

Confesso que até me deu vontade de desistir da venda da minha e continuar os projetos antigos: Amort. Bilstein + Pneus 33"...........

hehehehe

Valeu pelo relato! Isso, certamente, ajuda Muito os futuros empreendedores!

Abração!

Renato Camargo
11/07/2012, 23:17
Ficou lindona. Vai ser preciso colocar os alargadores de paralamas?? Desse jeito (sem alargadores) achei bem mais bonita.

Guiga Tostes
13/07/2012, 12:32
Parabéns, Guiga!!!
Ficou fantástico!

Confesso que até me deu vontade de desistir da venda da minha e continuar os projetos antigos: Amort. Bilstein + Pneus 33"...........

hehehehe

Valeu pelo relato! Isso, certamente, ajuda Muito os futuros empreendedores!

Abração!

Valeu!!!
Pensa bem a sua SW já está na garagem...pq vc não poupa um $ por algum tempo, com calma... e adiciona uma Band no futuro para fazer companhia à sua Japa? :pensativo:

Ficou lindona. Vai ser preciso colocar os alargadores de paralamas?? Desse jeito (sem alargadores) achei bem mais bonita.

Gde Renato!

Os pneus ficaram bem pouco para fora da lata, acho que não dá 5cm...mas um "gualda" mal intencionado pode me encher o saco por isso...

Eu tb gostei muito do visual como está, sem alargadores, ficou discreto e achei que após remover os frisos cromados dos paralamas deu uma rejuvenecida.

Já dei uma pesquisada na net e não encontrei os alargadores para ela no Brasil, alguém sabe onde tem?

Na gringa tem muitas opções, desde os da Pacer em borracha que tem um preço bem interessante aos sonhados Bushwacker cujo valor+frete tornam-se proibitivos para o meu bolso...por hora vai ficar sem alargadores até que apareça uma boa oportunidade, seja nacional ou gringo.

Segue foto do modelo de Bushwacker que gosto...já vi nacional similar em fotos, mas não acho para comprar...

atsf
13/07/2012, 14:51
Já dei uma pesquisada na net e não encontrei os alargadores para ela no Brasil, alguém sabe onde tem?

Não sei se tem à venda. Mas consta no catálogo:

Dfender Acessórios - Alargador de Paralamas (http://www.dfender.com.br/Alargador_paralamas.html)

:semideia

fgonelli
13/07/2012, 15:22
Esses da defender acho que não chegam a 5cm. Eu entrei em contato com o pessoal da http://www.atitude4x4.com (http://www.atitude4x4.com/) e me disseram que estão desenvolvendo um para as da terceira geração. Quem sabe eles não fazem um para a sua? São até parecidos com os Bushwacker !

Guiga Tostes
15/07/2012, 01:55
Não sei se tem à venda. Mas consta no catálogo:Dfender Acessórios - Alargador de Paralamas (http://www.dfender.com.br/Alargador_paralamas.html):semideiaOpa, obrigado pela dica já mandei um email para eles! Vamos aguardar a resposta!
Esses da defender acho que não chegam a 5cm. Eu entrei em contato com o pessoal da Atitude 4x4 (http://www.atitude4x4.com) e me disseram que estão desenvolvendo um para as da terceira geração. Quem sabe eles não fazem um para a sua? São até parecidos com os Bushwacker !Interessante tb, valeu pela indicação! :concordo:Abrs

leodinossauro
27/07/2012, 12:01
Olá colegas Toyteiros.

Eu tinha uma Sw4 2.7 97 e estou partindo agora para uma Hilux Japa CD 95 já turbinada.

Adoro viagens, não sou de correr muito, mas prezo por tranquilidade, digo ruído interno :-). E a Totona ( sw4 2.7 ) era um espetáculo nesse aspecto.

Assim, vendo a discussão da turma com velocidade de cruzeiro por volta de 110 ou 120 km/h na japa entre 3000 e 3500 rpm.

Nessa faixa, rodando em asfalto bom, o ruído da Hilux CD é tolerável ? Escuta um sozinho tranquilo em níveis entre 14 e 18 ( em sons Sony ) e é possível conversar num tom normal dentro da viatura ? A idéia é usar pneus AT mesmo, porque sei bem o que é viajar com Mud cravudo ( no meu Vitara )

Valeu moçada! To empolgado para adquirir a viatura ( ando precisando de caçamba )

Opa, obrigado pela dica já mandei um email para eles! Vamos aguardar a resposta!Interessante tb, valeu pela indicação! :concordo:Abrs

Mantiqueira
27/07/2012, 13:34
Olá colegas Toyteiros.

Eu tinha uma Sw4 2.7 97 e estou partindo agora para uma Hilux Japa CD 95 já turbinada.

Adoro viagens, não sou de correr muito, mas prezo por tranquilidade, digo ruído interno :-). E a Totona ( sw4 2.7 ) era um espetáculo nesse aspecto.

Assim, vendo a discussão da turma com velocidade de cruzeiro por volta de 110 ou 120 km/h na japa entre 3000 e 3500 rpm.

Nessa faixa, rodando em asfalto bom, o ruído da Hilux CD é tolerável ? Escuta um sozinho tranquilo em níveis entre 14 e 18 ( em sons Sony ) e é possível conversar num tom normal dentro da viatura ? A idéia é usar pneus AT mesmo, porque sei bem o que é viajar com Mud cravudo ( no meu Vitara )

Valeu moçada! To empolgado para adquirir a viatura ( ando precisando de caçamba )
Léo eu tenho uma L200 e uma Hilux japa e já sinto diferença imagine vc. Ouvir música, dá sim, até porque eu e minha esposa adoramos e viajamos muito, mas o som tem que ficar um pouquinho alto sim.
A grande virtude dessa japa é saber que quando vc cair em um buraco tem um eixo rígido com feixe de molas que não sentirá nem cócegas do contrário da SW4 que, embora seja um tanque, com o tempo exigirá manutenção por conta desses abusos.
Um abraço e bom fds.

Guiga Tostes
27/07/2012, 23:17
Opa!
Agora resta começar as aferições em relação ao consumo que postarei aqui em breve.

Boas!

Finalizei o primeiro tanque após os 33" e o consumo ficou em 8km/l já considerando a diferença do odômetro, o uso foi 60% estrada e 40% cidade sem ligar o ar cond. achei razoável mas espero conseguir melhorar as médias para 8,5-9 km/l nos próximos tanques e cuidando para deixar o pé mais leve.

Na estrada ficou mais solta e muito boa de rodar, agora pode-se manter cruzeiro de 110-115km/h(no gps) sem ter o motor gritando e se precisar andar um pouco mais forte é só pisar...antes para rodar confortável e econômico tinha que manter 100-110km/h(no gps)

Abrs

Renato Camargo
29/07/2012, 15:56
Boas!

Finalizei o primeiro tanque após os 33" e o consumo ficou em 8km/l já considerando a diferença do odômetro, o uso foi 60% estrada e 40% cidade sem ligar o ar cond. achei razoável mas espero conseguir melhorar as médias para 8,5-9 km/l nos próximos tanques e cuidando para deixar o pé mais leve.

Na estrada ficou mais solta e muito boa de rodar, agora pode-se manter cruzeiro de 110-115km/h(no gps) sem ter o motor gritando e se precisar andar um pouco mais forte é só pisar...antes para rodar confortável e econômico tinha que manter 100-110km/h(no gps)

Abrs
E aí Guiga colocou alargadores?? Não esqueça de posta fotos pra gente.

Guiga Tostes
01/08/2012, 22:40
E aí Guiga colocou alargadores?? Não esqueça de posta fotos pra gente.

Grande Renato!

Ainda não fechei os alargadores...por falar nisso mandei 2 emails para a Dfender e nada de responderem...acho que o jeito será ligar lá para tentar saber: preço, se vendem direto ao consumidor ou onde vende.

Por hora sigo sem os alargadores mesmo, estou gostando do visual limpo e como os pneus estão muito pouco para fora da lata ainda não tive problemas com os Cops...

Mas assim que tiver novidades posto por aqui!

Abrs