PDA

Ver Versão Completa : Off road com a nova Hilux



Kevin
27/07/2005, 23:48
Alguem teve alguma experiência offroad com a nova pickup da Toyota.[/b]

Homero
28/07/2005, 00:42
Kevin,

Tenho uma SRV automática , tinha antes uma Ranger estendida TD 4x4 e sempre gostei de passeios off road .Não sou de fazer trilhas pesadas mas gosto de ir nos lugares a passeio e se o caminho for ruim gosto de ter um veiculo que possa me levar até la.Dentro desse conceito a Hilux e a Ranger se equivalem com algumas diferenças:

-Ainda não testei no barro/atoleiro mesmo porque com os pneus originais Wrangler HP 100% asfalto não deve ser muito bom.Na Ranger uma época usei 33/12,5/15 AT e conseguia sair de situações complicadas com certa facilidade.Creio que o maximo que cabe na nova Hilux é 31 AT e com esse acho que ela se sairia muito bem.Ela não tem diferencial blocante , mas minha Ranger também não tinha

-No seco ela enfrenta bem erosões ,obstáculos e da a impressão de ter o curso das suspensões maiores que o da Ranger(eu disse impressão, não tenho certeza se é realmente).

A Hilux é um pouco maior que a Ranger na largura , mas, ao volante da a impressão de ser muito maior, aparentando que não vai passar em alguns lugares meio estreitos.

A reduzida com o cambio automático é um pouco estranha pois ele troca de marchas com pequenos trancos (não reduzido é muito suave) e tem uma coisa que incomoda que é o fato de em reduzida não passar de terceira apesar de ter 4 marchas.Eu usava bastante 5 reduzida na Ranger e na Hilux eu acabo usando pouco a reduzida e forçando o automático que outro dia indo perto de Gonsalves(MG) tem uma pedra de São Domingos se não me engano ,que voce chega a subir com o carro a 2025 metros , quase no final acendeu uma luz de alta temperatura do óleo do automático.Foi só colocar a reduzida continuei andando que em 1 minuto a luz apagou.De qualquer maneira acho que a automática não é a melho escolha para quem quer trilhas mais pesadas.Agora,o conforto é muito bom.

O consumo apesar de automática eu diria que é uns 10% melhor que a Ranger que tinha em media.Mas tenho a impressão que no off road mais pesado a Hilux consome uns 20% a maisque a Ranger,mas nunca medi só off road.Em 400km total sendo uns 60 off road ela fez 11,2.Trecho longo só estrada a 120/140 fez 11,4 e 11,8 em 2 medidas.


Não sei se é porque o carro é novo e a gente fica com mais dó , mas a impressão é que a Ranger é mais resistente.Olhando a suspensão(peças e contrução) tenho também essa impressão.


abraços

Homero

Caio Rivetti
28/07/2005, 11:08
Kevin, fim de semana passado fiz um teste drive em trilha na nova hilux mecanica e ao contrario do que parece o carro se comporta muito bem fora da estrada. O curso de suspenção é muito bom, ela passa muito bem por erosões e outros obstaculos,a resposta do motor é impressionante, o novo sistema de injeção common rail tem respostas muito mais rapidas que as bombas injetoras. O conforto é indiscutivel e imcomparavel com qualquer outra pickup, o unico contra que eu vejo é que ela é um pouco maior do que as outras pickups mas em trilhas abertas acho que isso não é problema. Quanto a colocar pneus maiores, acho que fica facil colocar uns 33"o que melhoraria muito a performance off road.
Agora discordo do Homero quando ele fala que a Hilux e a Ranger se equivalem com algumas diferenças. Acho a ranger e a hilux incomparaveis, ja tive uma ranger e hoje tenho uma hilux 2003 que é muito melhor que a ranger on e offroad, a unica coisa que tenho saudade da ranger, era o consumo inferior ao da toyota. Quanto a suspenção, realmente as toyotas tem muito mais curso o que melhora muito o desempenho offroad. A impressão que tive ao andar ná nova hilux era de estar andando em uma SUV de luxo com o desempenho offroad da minha hilux e muito mais conforto.
Quanto a resistencia e durabilidade provavelmente voce esta com dó do carro novo,a toyota com certeza é bem mais resistente, tanto que isso é uma caracteristica da marca a muito tempo. Os carros toyotas tem fama mundial por serem confiaveis e resistente a muito tempo, e com certeza a toyota nao nos decepcionaria com a nova hilux.
Homero parabens pela troca, tenho certeza que com o tempo vai ver que a toyota é bem superior a ranger em todos os quesitos.

Wallace
29/07/2005, 18:38
Oi Homero, que coisa isso, a minha Cherokee coloca a 4 marcha na reduzia no automático normalmente.
Sera que não tem algum botão tipo over drive que tenha que ser acionado?

Homero
29/07/2005, 23:20
Wallace


Ta no manual que quando esta acionada a reduzida ela não engata a 4 mesmo que a alavanca esteja em 4.
Outra situação que o manual informa que não engata a 4 é quando o veiculo ainda não esquentou.

O mais chato é que a reduzida faz um pouco de barulho(choro) e as trocas de marcha não são tão suaves pelo menos nas subida íngremes( o motor demora a cair de rotação e a proxima marcha entra e da um tranquinho)Não é tão ruim mas destoa bastante do resto das características do carro.

Eu falei que parece mais frágil do que a Ranger, só para ilustrar o estabilizador dianteiro vai ligado a suspensão atraves de bieletas como do Marea por exemplo :uma haste relativamente fina com 2 terminais bola nas extremidades.(parece Fiat)


Caio Rivetti


Na SRV acho quase impossível colocar pneu 33 pois se voce medir o vão do paralama ele mede 34".
Na SR e STD tem um pouco mais de espaço (não tem o alargador)mas também acho pouco provavel que caiba sem pegar por dentro do paralama quando se extersa.Creio que o 31 deve ficar ótimo.
Quanto ao curso da suspensão , a Hilux não tem estabilizador traseiro que a minha Ranger tinha então o comportamento é diferente.
Quando disse que eram equivalentes no of road seria para o meu tipo de uso mas tenho certeza que a minha Ranger antiga conseguiria ir em qualquer lugar que se consiga ir com a nova Hilux , ao contrário também é provavel que sim.AHilux anterior tinha diferencial blocante (se não estou enganado) e aí sim seria superior tanto a Ranger(antiga, pois, a nova também tem dif. blocante)quanto a Hilux nova.Conforto concordo que é muito superior a Ranger antiga.As novas(04/05) já são muito mais confortáveis e posso dizer pois fiz 3 teste driver na Rager 3.0 antes de pegar a Hilux


Correção : Eu andei andei 400km e fiz 11,2 km/l com 60 km of road e não 60%of road



Abraços

Homero

Kevin
30/07/2005, 19:32
Alguem sabe qual a largura dos pneus que podem ser colocados no modelo SR que vem com roda de aço aro 16 e um pneu de "bicicleta" (205-70 r16)?
Liguei no 0800 da toyota e a atendente me respondeu que a Toyota não recomenda a troca dos pneus pois altera as configurações originais.
Como pode um carro deste, idealizado para todos os terrenos, vir com uma porcaria de pneu e ainda não poder ser substituido?

Homero
31/07/2005, 17:12
Fui almoçar em um restaurante em Itu SP e ao tentar subir no barranquinho para estacionar ela perdeu aderencia e tive que colocar 4x4 senão não subia.
Acho que a minha ranger velha(99) subiria pois já fui outras vezes nesse restaurante e estaciono quase que no mesmo lugar e foi a primeira vez que passei vergonha.

Parece Kombi!!!!

Definitivamente falta o blocante


Homero

Homero
31/07/2005, 17:44
Kevin,

Creio que a limitação está no diâmetro e nem tanto na largura.Esse pneu 205/70/16 assim como o 255/70/15 da SRV tem o diâmetro de 29".O Pupa aqui do forum colocou na SRV dele 31/10,5/15 e parece muito feliz.
Então creio que se pode usar sem sustos o 265/75/16 que equivale a 31,5", mas a roda deve ter tala 7".Não sei qual a tala da roda de ferro da Hilux; se for 6" acho que pode ir ate 245 ,se 6,5" até 255.

Se for para comprar rodas de liga novas , eu provavelmente compraria 15X7 e usaria 31/10,5/15 pois para o mesmo diâmetro tem mais pneu e menos roda , o que ajuda a amortecer impactos no off road.Já o 265/75/16 resultaria em maior estabilidade on road.As soluções 15" são mais baratas.


Homero

Luiz Antonio
04/09/2005, 00:08
PessoALL,

Achei interessante postar aqui pra que pudessemos trocar algumas ideias sobre os fatos ocorridos com o colega pickpeiro.

http://www.rolo4x4.com.br/maia.asp

nfsleo
04/09/2005, 15:19
Cara... :shock: gastar bem mais de R$ 100 mil dinheiros pra ter esse tipo de problema é palhaçada da Toyota! Se eu fosse esse cara devolvia a camionete e pedia minha grana de volta!

João Pedro
05/09/2005, 01:19
Realmente não da pra entender estas montadoras. Calçar uma picape com esses pneus chega a intrigar.
Um colega de serviço acabou de comprá-la, tanto ele quanto eu estranhamos as medidas dos pneus, Ficaram até acanhados com o tamanho da bruta (que tem um visual imponente). Acho que a Toyota abusou para aumentar a estabilidade dela, acho mesmo que eles se esqueceram que ela não foi feita só para andar em estradas asfaltadas.

Quanto a patinar... sisto ocorre com a minha S10 e o recurso é aplicar a "tração". Pior era a Blazer 4.3 que tive, uma vez fiquei deseperado com ela deslizando morro abaixo em uma manobra com a estradinha de grama molhada. Porque as Tpyotass não vem com o blocante já de fábrica é um mistério, um veículo pesado desses tinha até de ser obrigatório.
Sua sorte é que ela parece ter as caixas de rodas que permitem "achar" sapatos melhores para ela. Minha S10 veio com as medidas: 235/70/16 e, face aoo seu desenho, não é nada fácil por pneus melhores nela. O único jeito seria trocar minhas rodas pelas de aro 15. Quer dizer, a gente compra o carro e se vira no prejuízo.

Pequeno jr
09/09/2005, 12:12
kramba ... so agora vi a reportagem que o Luiz Antonio falou. E vi tbm o video q o rapaz comenta na reportagem.

alguem + aq, proprietário da nova Hilux ja passou por isso ou algo semelhante ???

Everton Júnior
09/09/2005, 12:33
Ja vi um caso de uma hilux automatica precisar trocar as partilhas com 10.000km

João Pedro
09/09/2005, 13:20
Não é possível (bem, tudo é possível), mas será que o sistema de freios não foi alterado - da antiga para à nova - causando fadiga e falha prematura do conjunto.
Com a potência do nvo motor, mais o maior peso do nvo modelo, pode fazer com que o sistema entre em pane quando mais exigido.
Porém, ainda que uma picape não seja para ser usada como um sedan, se ela tem motor tem de saber, e poder, parar bem.
Pode ser também a qualidade das peças fornecidas à fábrica, mas isto não exime a responsabilidade da Toyota.
O relato do dentista é impressionante

Walter L. L. Casitta
09/09/2005, 14:00
Ja vi um caso de uma hilux automatica precisar trocar as partilhas com 10.000km

A maioria dos carros automáticos trocam pastilhas com menos de 10000Km. Depende do motorista...

Everton Júnior
09/09/2005, 15:38
Vou ver se isso ocorre com a L200 automatica tambem....

Bianor
09/09/2005, 18:39
Fui almoçar em um restaurante em Itu SP e ao tentar subir no barranquinho para estacionar ela perdeu aderencia e tive que colocar 4x4 senão não subia.
Acho que a minha ranger velha(99) subiria pois já fui outras vezes nesse restaurante e estaciono quase que no mesmo lugar e foi a primeira vez que passei vergonha.

Parece Kombi!!!!

Definitivamente falta o blocante


Homero

Uai que Kombi cara !
Minha S-10 não tinha dispositivo blocante e com ajuda da Dana que me informou as especificações da caixa Trac-Lok comprei uma e ficou muito bom.
A S10 2006 a diesel vem com Trac-LoK agora !
Acho que a Hilux antiga tinha ?
Veja se pode Adaptar.