PDA

Ver Versão Completa : Iniciante



gustavo pires
27/07/2005, 22:22
Olá pessoal. Sou novo no 4x4. Uso o veículo praticamente no asfalto. Na terra somente em alguns finais de semana. Por isso tenho um Ecosport 4wd que, mesmo sem reduzida, anda bem na areia da praia e em trilhas com lama de dificuldade mediana, podendo afirmar que o carro não é apenas maquiagem ou produto de marketing. Porém, estou pensando em compar uma picape para entrar em viagens e passeios mais radicais, ter mais confiança e porque a família aumentou. Gostaria de sugestões de vocês que conhecem o assunto. Ranger, L200, Frontier ou Hilux, anos 2004 ou 2005? A S10 me parece pouco adequada para usar na areia, de acordo com comentários que vi anteriormente, mas estou aberto a sugestões. Me interessam o espaço interno, desempenho do motor e aptidão para o fora de estrada.

ArthurC
28/07/2005, 17:22
Fala Gustavo, primeiramente bem vindo ao fórum, se vc gosta de offroad e veiculos 4x4 vai gostar muito daqui.

Nunca botei muita fé na Ecosport 4wd, mas finalmente temos alguem no fórum que pode falar por experiencia propria, oq vc me diz da viatura?

Quanto a picape, acho q a duvida ficaria entre a nova Ranger e a nova Hilux, por terem um projeto mais atualizado e ja estarem com o motor novo, o resto vai mto do gosto. Se vc quer offroad, cai fora da S10, é a menos indicada.

abraços

gustavo pires
28/07/2005, 21:22
Obrigado, amigo.
Sobre o Eco 4wd, digo q é uma boa opção para quem usa mais na cidade e eventualmente na terra.
Andei na praia e na lama.
Na areia apenas atolei 1 vez, porque parei para tirar fotos. Saí cavando, colocando os tapetes como calço e eu empurrando com minha esposa na direção. Ficou um cheiro de queimado depois, mas logo passou. Tirando isso, mandou muito bem. Por exemplo, fui de Natal-RN para praia de Pipa em alguns trechos pela areia (cerca de 10 km) sem nenhum incidente. Na lama não atolou, mesmo encarando facões grandes e poças grandes de lama com água. Até um Troller ficou nessa trilha, mas acredito talvez por imperícia do piloto. O 4wd não é só maquiagem ou marketing.
Mas, tenho receio de trilhas mais pesadas porque: não tem reduzida, a altura para o solo é de 20 cm (raspa um bocado), ultrapassa água até 40 cm, os pneus são aro 15 30% terra e 70% asfalto (procurei em algumas lojas e não encontrei melhor opção).
Vantagens: o preço, o carro é bonito, boa visibilidade, motor potente, direção com regulagem de altura (um pouco pesada comparando com carros de passeio), bancos em couro bons e bonitos (motorista com reg. de altura e tras. bipartido), vários porta-trecos.
Desvantagens: aquelas limitação no off road, ruído na cabine, porta-malas pequeno.
O consumo é compatível com um 2.0.
Sobre as picapes, a Nissan vem divulgando um preço para a Frontier equivalente, p. ex., ao do TR4. O preço das outras é bem superior. Vale a pena pagar mais? Como é o conforto e o uso off road tirando logo a S10?
Abraços.

gustavo pires
28/07/2005, 21:42
Esclarecendo: qdo falei do preço do Eco 4wc foi comparando com outros veículos 4x4 (pelo menos 10 mil menos caro). É claro que o Eco não foi feito pra trilha pesada como mencionei. Para quem faz passeios impossíveis de fazer com 4x2 é bem adequado e supera muitos obstáculos. É uma parte do mercado que também tem sua importância. Daí não ser só um produto de marketing. Para trilhas mais radicais, estou procurando um outro carro, provavelmente uma picape.
Abraços.

nfsleo
28/07/2005, 23:05
Cara, tudo depende da utilização que vc vai dar ao veículo... trilhas muito, muito radicais só com jipão adaptado mesmo. Picapes 4x4 encaram terrenos ruins numa boa, mas nâo dá pra esquecer que a traseira leve e a distribuição de peso ruim prejudicam um pouco, ou seja, nâo chegam em lugares que os jipôes chegam... estradas de terra com lama, facões, poças grandes de água, etc eu encaro até com a minha 4x2 mesmo, ficar ou nâo atolado vai muito daquela peça que fica atrás da direção... mas se vc ta querendo fazer umas trilhas de dificuldade média, sem expedição na selva, e procura um carro que tbm ofereça certo conforto e dê pra viajar com a família, uma picape 4x4 atende muito bem. Como o Arthur disse, a grande vantagem (ou desvantagem, depende do ponto de vista) da ranger e hilux é novo motor commom rail. A s10 deve mudar completamente daqui um ano, entâo nâo sei se valeria a pena comprar uma agora... cara, na verdade todas as picapes disponíveis no mercado tem seus pontos fortes e fracos, mas no final aonde uma chega as outras chegam tbm... se fosse vc fazia uns test-drives pra escolher melhor :concordo:

gustavo pires
29/07/2005, 21:51
Valeram as sugestões, obrigado.
Gustavo

Edintruder
30/07/2005, 15:28
Velho,
A Ranger 2.8 é muito boa, o espaço interno é maior que o da Frontier (eu não entro no banco traseiro da Frotier e Hilux. A L200 tem bom espaço e a S-10 é intermediário, porém para as pernas ainda é melhor a Ranger), a Ranger tem uma excelente resistência mecânica e o preço das peças não são tão exorbitantes como é divulgado. A L200 é a manutenção mais cara do mercado hoje.

A Frontier é muito boa opção, é difícil alguém reclamar dela por aqui. Mas vale lembrar que as peças dela ainda são mais caras que a Ranger e S-10.

A Ranger 2.5 anda igualzinho a um Ecosport 1.6. A 2.8 tem um desempenho comparável até ao seu Ecosport 4wd. O consumo de diesel sempre fica na casa dos 10 até 12 km/l.

São veículos bem distintos, porém andar na cidade de Ranger não é tão ruim, é questão de hábito apenas. A minha mulher prefere andar de Ranger no centro apertado que de Uno! O ÚNICO senão é lugar para estacionar... de resto é só alegria.

As pick-ups são também bem mais difíceis de atolar ao parar na areia solta que o Ecosport devido a maior altura e maior área de pneus, fora ainda o torque e reduzida que ao arrancar facilita para não cavar e enterrar mais ainda.

Minha opinião ainda é a mesma de quando comprei a minha Ranger:
1a - Ranger
2a - Frontier
3a - L200
4a - Hilux
5a - S10