PDA

Ver Versão Completa : ajuda com setor de direcao...



william lima
21/05/2012, 14:20
ola pessoal nao consigo acerta a suspensao da minha gaiola com relacao ao setor.
Quando a suspensao trabalha as rodas variam a geometria...348748348749348750

Alessandro.SC
21/05/2012, 18:19
Tens que baixar a caixa de direção (pela foto parece meio complicado)

william lima
21/05/2012, 18:43
Tens que baixar a caixa de direção (pela foto parece meio complicado)

sera que e por que o setor ta alto de mais??axo que ate uns 5cm fika facil pra mim baixar...
CARA tua gaiola e show de bola...minha intencao e fazer o mais parecido com a sua...Parabens

Alessandro.SC
21/05/2012, 19:03
Valeu William.

Se tu deixar os braços da direção paralelos a "badeija da supenção" esse problema já era, ou pelo menos vai ser mínimo.



sera que e por que o setor ta alto de mais??axo que ate uns 5cm fika facil pra mim baixar...
CARA tua gaiola e show de bola...minha intencao e fazer o mais parecido com a sua...Parabens

william lima
21/05/2012, 19:18
[QUOTE=Alessandro.SC;1697172]Valeu William.

Se tu deixar os braços da direção paralelos a "badeija da supenção" esse problema já era, ou pelo menos vai ser mínimo.[/QUOT

Vc diz fikar paralelo a "bandeija" superior ao maximo?
do parafuso da bucha da balanca superior teria que fikr alinhado o braco do setor isso? como da para perceber pela foto ele esta toltalmente acima da bucha...

Flávio Cadore
21/05/2012, 20:16
Não sei se vou me fazer entender mas a "técnica" é a seguinte: a barra deve ficar paralela às bandejas...as linhas tracejadas representam a barra de direção, para cada altura terá o seu comprimento certo, quanto mais alta menor ela será. Depois de saber o comprimento certo e quando for instalar a bara ela vai passar da linha das imaginária dos parafusos das bandejas por causa do ângulo do braço.
E outra, geralmente a caixa de direção deverá ficar atrás do eixo.

vinijost
21/05/2012, 20:36
Não sei se vou me fazer entender mas a "técnica" é a seguinte: a barra deve ficar paralela às bandejas...as linhas tracejadas representam a barra de direção, para cada altura terá o seu comprimento certo, quanto mais alta menor ela será. Depois de saber o comprimento certo e quando for instalar a bara ela vai passar da linha das imaginária dos parafusos das bandejas por causa do ângulo do braço.
E outra, geralmente a caixa de direção deverá ficar atrás do eixo.

flavio.. estou com um problema parecido.. ja fiz varios duplo A e agora coloquei a manga do corcel na dianteira e uso a caixa de direção do monza.. até ai blz.. achei o ponto em que a roda não varia.. mais se passo muito pra baixo ou muito pra cima ainda continua variando.

tipo..

se tá bem baixada a suspensão a roda ta reta.. dai vou subindo a roda e e a roda abre um pouco e subo mais e a roda fica igual e dai quando subo mais ela ainda fica igual e dai subo mais um pouco e a roda fecha o que tinha aberto no começo..

as outras vezes quando regulava a roda ou so abria, ou fechava..

se ela abria eu erguia a caixa de direção.. e se fechava eu baixava a caixa de direção.. mais agora ela abre e fecha junto.

não entendo o porque.

entendeu meu raciocinio?

a caixa tá bem centralizada no meio e o caster tá um pouco negativo.

Abraços,

vinicius.

william lima
21/05/2012, 21:08
Não sei se vou me fazer entender mas a "técnica" é a seguinte: a barra deve ficar paralela às bandejas...as linhas tracejadas representam a barra de direção, para cada altura terá o seu comprimento certo, quanto mais alta menor ela será. Depois de saber o comprimento certo e quando for instalar a bara ela vai passar da linha das imaginária dos parafusos das bandejas por causa do ângulo do braço.
E outra, geralmente a caixa de direção deverá ficar atrás do eixo.

Flavio,lembra que comentei com vc que qeria erguer mais minha suspensao?pois bem,botei em pratica sua ideia so que agora varia mt as rodas,entam a solucao seria eu baixar o setor e deixar ele paralelo a balanca superior?

leobnaval
21/05/2012, 21:18
Willian, pode instalar essa caixa de direção abaixo do assoalho, para alinhar os braços de direção com as bandejas da suspensão.
Do jeito que está realmente as rodas abrem e fecham conforme a suspensão trabalha.

[]s

william lima
21/05/2012, 21:44
Willian, pode instalar essa caixa de direção abaixo do assoalho, para alinhar os braços de direção com as bandejas da suspensão.
Do jeito que está realmente as rodas abrem e fecham conforme a suspensão trabalha.

[]s
Pra mim montar em baixo do assoalho fikara mt vuneravel as pancadas dos obstaculos...vou tentar amanha baixar ao maximo que nao interfira com o chassi,caso nao for o suficiente vou ter que fazer uma nova estrutura para o chassi.
Sera que c eu usar outro setor nao facilitaria solucao do problema??que tenho um bruxo meu que tem um ferro velho...

leobnaval
21/05/2012, 21:49
Pra mim montar em baixo do assoalho fikara mt vuneravel as pancadas dos obstaculos...vou tentar amanha baixar ao maximo que nao interfira com o chassi,caso nao for o suficiente vou ter que fazer uma nova estrutura para o chassi.
Sera que c eu usar outro setor nao facilitaria solucao do problema??que tenho um bruxo meu que tem um ferro velho...
Pode abaixar o que quiser, se continuar com a caixa em cima do assolho não vai resolver e nem trocar de modelo de caixa. A caixa não é errada, o que está errado é o ponto de fixação dela.

Se instalar ela embaixo do assoalho é só colocar uma chapa de proteção, para ela não sofrer impactos, contra pedras, barro, etc...

E preste atenção na onde vai fixar ela no ponto embaixo do assoalho, por que senão quando a suspensão comprimir (subir) o braço de direção vai bater na estrutura e vai quebrar.

[]s

william lima
21/05/2012, 22:14
Pode abaixar o que quiser, se continuar com a caixa em cima do assolho não vai resolver e nem trocar de modelo de caixa. A caixa não é errada, o que está errado é o ponto de fixação dela.

Se instalar ela embaixo do assoalho é só colocar uma chapa de proteção, para ela não sofrer impactos, contra pedras, barro, etc...

E preste atenção na onde vai fixar ela no ponto embaixo do assoalho, por que senão quando a suspensão comprimir (subir) o braço de direção vai bater na estrutura e vai quebrar.

[]s
tentarei baixar ao maximo em cima do assoalho deixar mais paralelo com as bandeijas como falou nosso amigo flavio...
caso nao der passa ele pra baixo,mas c fosse o casso de eu baixa o setor pr baixo do assoalho trocarei a suspencao colocarei torre de santana que par mim c torna mais em conta...faco menos adptacoes..

leobnaval
21/05/2012, 23:07
flavio.. estou com um problema parecido.. ja fiz varios duplo A e agora coloquei a manga do corcel na dianteira e uso a caixa de direção do monza.. até ai blz.. achei o ponto em que a roda não varia.. mais se passo muito pra baixo ou muito pra cima ainda continua variando.



Vinicius o seu problema é bem semelhante ao do Willian.
Quando a suspensão trabalha (estende ou comprime) tem-se uma variação no posicionamento dos braços de direção. E para eles não interferirem no sentido da roda devem ser projetados para aquele especifico conj. de suspenção.
No seu caso você está usando uma caixa de direção inadequada para este tipo de suspenção, pois no caso de duplo A, o braço de direção deve ter o ponto de flexão do braço próximo do ponto de flexão dos braços da suspensão.

Provavelmente você esta usando um sistema de duplo A que varia bem pouco a cambagem, em compensação este sistema varia bastante a bitola do eixo diant., junto com um grande curso de susp. e a caixa de direção com compr. de braços errada, resulta no problema que você descreveu.

A grosso modo, deve estar acontecendo como no croqui abaixo:

348880
A suspensão descreve a trajetória em vermelho, a barra de direção do monza descreve a trajetória em preto, e a barra de direção correta (verde claro) com o ponto de flexão próximo a da suspensão descreve a trajetória verde escuro que casaria melhor com os deslocamentos que a suspensão sofre.

[]s

william lima
22/05/2012, 12:27
Amigos baixei o setor ao maximo por cima do assoalho...seguem fotos
Oque vcs axam?348922348923348925348927

leobnaval
22/05/2012, 13:19
Melhorou...
Agora ande com a gaiola e faça a suspensão trabalhar bastante para ver se acontece o que acontecia antes. Pode ser que tenha resolvido, pode ser que tenha apenas melhorado.

[]s

william lima
22/05/2012, 17:00
Melhorou...
Agora ande com a gaiola e faça a suspensão trabalhar bastante para ver se acontece o que acontecia antes. Pode ser que tenha resolvido, pode ser que tenha apenas melhorado.

[]s

Pois bem...parece que melhorou,so q agora os brasos do setor fikram mt comprido vou ter que encurtalos,mas antes disso vou fazer uma regulagem para a cambagem das rodas que uma delas fikou bem fora.vou ter que fazer isso nos parafusos das buchas da balanca pois meu pivos n possibilitam essa regulagem.